Вы находитесь на странице: 1из 33

PS-GRADUAO LATO SENSU ESPECIALIZAO EM ESTTICA FACIAL E CORPORAL

Hipercromias
Gssica Cantadori F. Arenas Inaiara Carvalho Gorski

Introduo

Diferenas na cor da pele das pessoas: - Expessura da pele - Vasos sanguneos n/dilatao/proximidade a superfcie da pele - Quantidade de melanina produzida pelos melancitos
marciamensagem.blogspot.com

Introduo

So biopolmeros heterogneos, pigmentados, de alto peso molecular. So insolveis e esto presentes nos seres vivos.

Funes da Melanina
-Proteo solar do DNA contra efeitos mutagnicos da radiao. -Termorregulao. -Neutralizao de radicais livres -Proteo contra afeces actnicas. -Preveno do cncer de pele. -Filtro solar natural.

Melancitos
Clulas existentes na camada basal

-Origem embriolgica: crista neural. -O nmero de melancitos no varia conforme a raa e sim sua capacidade funcional (quantidade de melanina produzida). Na camada basal varia de 2.000 a 2.500 por mm2 nas regies expostas a luz e genitais no resto do corpo de 1000-1500/mm2
- Unidade melanocitria: 1 melancito para cada 36 queratincitos

* Ocorrncia

http://daniportal.blogspot.com.br/2011/04/anatomia-da-pele.html

Sntese da Melanina
Ocorre nos melancitos. - Dependente das enzimas: 1- Tirosinases, 2- TRP-1 (tyrosine related protein 1) ou DHICA oxidase (5,6-dihidroxiindol-2-cido carboxlico oxidase)

http://www.adeliamendonca.com.br/dicas/dica2.html

Sntese da Melanina
Fatores que Influenciam: - Genticos - Hormonais - hipofisrio - estrognio e progesterona - Ao dos raios UV

Quando os melancitos so ativados pela luz ultravioleta, faz com que os melassomas maduros, que esto ao redor do ncleo (intensa produo de melanina nos melassomas conforme figura) sejam transportados por microtbulos e filamentos de actina atravs da membrana plasmtica, para os queratincitos, ocorrendo o escurecimento da pele e cabelo.

Eliminao da Melanina
A melanina eliminada durante o processo de descamao da epiderme.

Hipercromias
As manchas melnicas ocorrem geralmente devido ao aumento da produo de melanina.

Causas das Hipercromias


- Radiao solar. - Distrbios hormonais. - Envelhecimento (radicais livres) - Gravidez. - Drogas hormonais e no hormonais. - Queimaduras solares ou no.

http://alergodermatologia.blogspot.com.br/2008/06/melasma-cloasma.html

Melasmas e Cloasmas
- Manchas simtricas de tom acastanhado na testa e ma do rosto. - Mais frequente em mulheres morenas. - Fatores Hormonais/hereditrio - Cloasma - gravidez

http://alergodermatologia.blogspot.com.br/2008/06/melasma-cloasma.html

Eflides
Aumento no nmero de melancitos - Manchas castanhas claras de 1 a 2mm de dimetro que aparecem na infncia aps a exposio solar. - Hereditrio autonmico dominante, caracterstico de ruivos, loiros de olhos azuis.
http://143.107.23.244/lido/patoartegeral/Banco_de_imagens/patoarteimages1Pigtext9.htm http://belleza-estetica.com/wp-content/uploads/2008/10/pecas.jpg

Lentigens
- So manchas escuras de colorao uniforme isoladas ou agrupadas, em qualquer parte do corpo. - Causa: aumento do nmero de melancitos na camada basal. - Neste caso, o sol no estimula.

http://dermoscopic.blogspot.com.br/2008/07/solar-lentigos.html

Lentigens Actnicas
- Manchas de 0,5 a 2cm que ocorrem nas mos, rosto e colo - Frequncia aps os 40 anos. - Peles muito claras.

http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=Lentigo&lang=3

Lentigens Senis
Algumas manchas so chamadas queratoses solares, diferenciando-se das lentigens solares em relao ao toque. Tratamento: - Queratolticos associados a despigmentantes - Fotoproteo.
http://dermimages.med.jhmi.edu/images/lentigo_maligna_1_021202.jpg

Melanoses
Por cosmticos Por fitoqumicos
(fitofotodermatoses)

http://dermimages.med.jhmi.edu/images

Poiquilodermia de Civatte
Mulheres, peri e ps menopausa Observada nos dois lados e V do pescoo.

scipioni.com.br

Hiperpigmentao Periorbital
Manchas arredondadas prximas as plpebras e regio periocular - No h tratamento, se hereditrio.

trendytwins.com.br

Nevus
Pigmentares ou Pigmentaes Lunares - Manchas escuras, circunscritas, pequenas, congnitas ou adquiridas tardiamente. - Aumento do nmero de melancitos. - Comum em todas as pessoas

http://alergodermatologia.blogspot.com.br/2008/06/melasma-cloasma.html

Vitiligo
- No hipercromia Ausncia de melanina na pele por destruio ou inativao dos melancitos. Tratamento:
Corticides Imunomoduladores Tpicos Puvaterapia Psolarenos e radiao solar Microfototerapia Laserterapia Transplante de melancitos
http://www.vitiligo.med.br/tratamento.php

Tratamento
- Despigmentantes - gradual - Esfoliao: Peelings - Usar fotoprotetores (profiltico) - Evitar luz solar. - Suspender uso de anovulatrios.

http://www.mulhercriativa.com.br/dicas-de-beleza/manchas-pele-tratamento-manchas-na-pele

Despigmentantes
Despigmentante cido ascrbico cido azelico
cido gliclico cido kjico cido retinico Hidroquinona

Extrato aquoso de leuccitos Extrato de uva-ursina Flavonides Silicato sinttico de alumnio

Ao Atua por inibio na melanognese Eficaz na hiperp. ps inflamatria e melasma. Ao antitirosinase,anti-radicais. Ao de descamao peeling Inibe a tirosinase,promove a diminuio da eumelanina Descamao- peeling. Diminui o melasma epidrmico Ao imediata.Inibe a tirosinase. Acelera a degradao dos melanossomas. Soluo de peptdeos. Inibidor da tirosinase
Inibidor da tirosinase. Degrada a melanina da pele Antioxidantes. Inibidor da tirosinase Absorve a melanina j formada. Usado nos casos de cloasma.

Despigmentantes
Despigmentantes descritos em patentes
Despigmentantes/Patentes Aminotirosinase Betanas Ao Inibidor da tirosinase Aceleram a penetrabilidade dos agentes despigmentantes Cistena e triptofano Inibe a formao de melanina/decomposio de perxidos lipdicos. Derivados de c. benzico Inibidor da formao de melanina Extrato de Catharanthus roseus Glicosdio da hidroquinona (Arbutin) Proteoglicanas Associada a ascorbatos - clareamento Oligopeptdeos Inibe a formao de melanina
Hidroquinona mais usado, porm proibido na frica do Sul e Tailndia.Efeitos irritantes. Instvel quimicamente se oxida facilmente. Arbutin substituto da hidroquinona.

Despigmentantes
Combinaes de ativos
Combinaes Biowhite composto por Saxifraga stolonifera,Vitis vinifera,Morus nigra,Scutellaria baicalensis Extrato de amora e bcula e c. kjico Fructinase - Proteinases Vegetais: Carica papaya e Ananassa sativa (c. de frutas) Malarrest A Glicerina, c. ltico, c. kjico, c. ascrbico Sepiwhite MSH Undecilenoil fenilalanina, c. kjico Ao Inibidores da tirosinase. Menos txico. Estabilidade. Usado em concentaes de 1 a 4%.

Inibidor da tirosinase.No irritante. Concentao de 0,5 a 1% Esfoliantes,limpeza e renovao da camada superficial da pele. Sem os efeitos AHA. Conc. 1% Clareamento e antioxidante. Conc. 1 a 5% Inibe todas as etapas do processo de pigmentao induzidas pela melanotropina. Conc. 1 a 2%

Artigos Cientficos
Jos Mesquita Guimares,Maria Teresa Baudrier,Alberto Mota, Maria Rute Barrosa,Maria RosaTavares,Maria Antnia Barros,Carlos Resende. Creme Despigmentante D4 no tratamento de Melasma.Srvio de Dermatologia e Venereologia, Faculdade de Medicina e Hospital de So Joo . Porto. Portugal.Med Cutan Iber Lat Am 2005;33(1):19-24. - Composio: c. Gliclico10%,c. Kjico 3%,arbutina 2%, fator despigmentante174J/276/D 2% (flanonide), fotoprotetores, antioxidante (vit E). - Mtodo: 4/8 e 12 semanas de tratamento. Aplicao dia e noite. -19 pacientes, sendo 2 homens. Apres. Regio zigomtica afetada. Concluso: eficaz para a tratamento de melasma epidrmico.

Artigos Cientficos
Andria Mateus Moreira,Bruna Souza Felix Bravo,Adriana,Gutstein da Fonseca Amorim,Ronir Raggio Luiz,Maria Cludia Almeida Issa. Estudo duplo cego comparativo entre hidroquinona e extrato de uva-ursina no tratamento do melasma. Surg Cosmet Dermatol. 2010;2(2)99-104.
Skin Whitenig Complex (SWC) complexo despigmentante que contm extrato de uva-ursina, Aspergillus biofermentado( que quebra o cobre inico, essencial para a atividade da enzima tirosinase) extrato de grapefruit, rico em cido ctrico e mlico, com ao esfoliante; e extrato de arroz, rico em oligossacardeos, com funo hidratante. O SWC liberado para uso em concentraes de 2 a 5%.
- Objetivo: Avaliar a eficcia e segurana do Skin Whitening Complex no tratamento do melasma facial, e compar-lo hidroquinona. - Mtodos: 13 mulheres portadoras de melasma.Todas receberam duas formulaes diferentes, identificadas como lado direito da face e lado esquerdo da face, que foram aplicadas duas vezes ao dia durante 90 dias - Resultados: Das 13 pacientes, 10 apresentaram melhora clnica global do melasma. - Concluses: Embora o tratamento com hidroquinona 4% apresente melhor resultado clnico, no houve diferena estatisticamente significativa entre os dois tratamentos. O SWC 5% mostrou-se eficiente e seguro.

Artigos Cientficos
Ionice Remio Tedesco,Jerusa Adriano,Daniela da Silva. Produtos Cosmticos Despigmentantes Nacionais no mercado. 2007.
Levantamento de 46 marcas nacionais de produtos cosmticos despigmentantes de fabricao nacional. Resultado: 48% das marcas analisadas possuem algum produto cosmtico com ao despigmentante. Mais utilizados: Vit C,hidroquinona e extrato de uva ursi (Melfare). Concluso: Para o profissional da esttica: existem muitos produtos com ao despigmentante ativos para tratamento de hipercromias.

Artigos Cientficos
Rogrio Schutzler Gomes. Perspectivas do uso de clulas-tronco em Cirurgia Plstica. Clnica Beiramar Cirurgia Plstica, Florianpolis, SC, Brasil.Rev. Bras. Cir. Plst. 2011; 26(1): 151-9. Artigo de Reviso - Objetivo: Mostrar o estgio atual das pesquisas publicadas com clulas-tronco adultas, derivadas da gordura e da pele, e as perspectivas de terapia celular com clulas-tronco. - Resultados e Concluso: novas perspectivas para correo de deformidades adquiridas e congnitas, alteraes cicatriciais, queimaduras, estrias, manchas hiper e hipocrmicas.

Novidades
TGP2 Peptdeo - Fatores de Crescimento Despigmentante
- Oligopeptdeo derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF), cujo seqenciamento de aminocidos capaz de promover o clareamento de manchas decorrentes de melanina. - Indicado para o clareamento de manchas decorrentes de processo inflamatrio. - Envolve todas as etapas da melanognese. Reduz a liberao do fator de transcrio de tirosinase (MITF) No havendo ativao de tirosinase. EGF FC Epidermal
clubedecienciaslie.blogspot.com

www.pharmaspecial.com.br

Referncias
1. 2. 3. Andria Mateus Moreira,Bruna Souza Felix Bravo,Adriana,Gutstein da Fonseca Amorim,Ronir Raggio Luiz,Maria Cludia Almeida Issa. Estudo duplo cego comparativo entre hidroquinona e extrato de uva-ursina no tratamento do melasma. Surg Cosmet Dermatol. 2010;2(2)99-104. Ionice Remio Tedesco,Jerusa Adriano,Daniela da Silva. Produtos Cosmticos Despigmentantes Nacionais no mercado. 2007. Jos Mesquita Guimares,Maria Teresa Baudrier,Alberto Mota, Maria Rute Barrosa,Maria RosaTavares,Maria Antnia Barros,Carlos Resende. Creme Despigmentante D4 no tratamento de Melasma.Srvio de Dermatologia e Venereologia, Faculdade de Medicina e Hospital de So Joo . Porto. Portugal.Med Cutan Iber Lat Am 2005;33(1):19-24 Maria Allarecilla Nicoletti, Eliane Maria tIe Almeilla Orsil,Ana Carolina Nogueira Duarte,Gabriela Arbex Buono. Hipercromias: Aspectos Gerais e Uso de Despigmentantes Cutneos. Faculdade de Farmacia e Bioqufmica da Universidade Paulista- Campus Marques de Sao Vicente, Sao Paulo SP, Brasil. Cosmetics&Toiletries.Vol. 14,mai-jun 2002. Rogrio Schutzler Gomes. Perspectivas do uso de clulas-tronco em Cirurgia Plstica. Clnica Beiramar Cirurgia Plstica, Florianpolis, SC, Brasil.Rev. Bras. Cir. Plst. 2011; 26(1): 151-9. Valria Maria de Souza. Ativos Dermatolgicos Vol.2. Ed. Pharmabooks.So Paulo.2005. www.pharmaspecial.com.br

4.

5. 6. 7.

OBRIGADA

Cuidado com o Sol!

Вам также может понравиться