Вы находитесь на странице: 1из 2

ESCOLA SECUNDRIA DE SANTA MARIA DA FEIRA ANO LETIVO DE 2012-2013 GEOGRAFIA C TURMAS : DOCUMENTO N1

1-O Sistema Mundial Contemporneo


O grande desafio do incio de sculo o entendimento das novas configuraes espaciais decorrentes da organizao, escala do planeta, de novos processos e atores econmicos e polticos.

No final do tratamento deste tema o aluno deve:


Discutir a importncia da mundializao na criao de novas dinmicas espaciais; Compreender o papel dos principais atores da mundializao; Compreender a relao dialtica entre o global e o local; Compreender a complexidade e a interdependncia dos problemas que afetam a Humanidade, em diferentes locais do planeta. ( 6 aulas de 45).

A permanncia e a acelerao do processo de mundializao so o trao de unio entre as diversas modificaes ocorridas no final do sculo XX e constituem um dos aspetos determinantes deste perodo. Num mundo caracterizado pela instantaneidade da informao, pelo aumento da velocidade dos transportes e pela densificao das redes de fluxos, os locais conservam toda a sua importncia, pois a sua natureza no apenas econmica, mas tambm poltica e simblica. A mundializao tem vindo a contribuir para o aumento da interdependncia entre lugares e regies, por outro lado, tem vindo a acentuar as assimetrias existentes, aumentando o fosso entre as sociedades ricas e as sociedades que lutam pela sobrevivncia. Num mundo cada vez mais integrado, o mundo de sobrevivncia tem vindo a interpenetrar, progressivamente, o mundo de conforto, acentuando tambm as desigualdades de desenvolvimento no interior dos pases. O tipo de vnculos entre os territrios , hoje, cenrio de novos paradoxos: uniformizao global potenciadora de maior incluso social, ope-se a emergncia de diferenas e de novas formas de excluso; a criao de riqueza e de mltiplas oportunidades acompanhada de ameaas e de riscos. A mudana global no pode fazer desaparecer as outras escalas, pelo contrrio: a mundializao crescente coincide com a afirmao dos locais como lugares de controlo (cidades globais) e de resistncia (nacionalismos). Os princpios fundamentais da organizao espacial continuam a operar, o que assegura que, mesmo sendo maior a integrao do sistema mundial, os lugares e

as regies continuem a fazer-se e a refazer-se. Deste modo, o novo contexto mundial preenchido com a variedade local que est em constante mudana, do mesmo modo que o contexto global, ele prprio, responde aos desenvolvimentos locais. Conceitos bsicos:
Atores da mundializao, Aldeia global, Arquiplago-mundo, Fragmentao, Globalizao, Integrao, Interdependncia, Internacionalizao, Multipolaridade, Mundializao, Mundo policntrico , Sistema mundial.

Bibliografia: Global.com, manual adotado, Pginas 10 a 23.

Вам также может понравиться