Вы находитесь на странице: 1из 45

APRESENTAO Estas diretrizes tm por objetivo padronizar a apresentao dos Trabalhos de Concluso de Curso (TCCs) das Habilitaes Tcnicas

de Nvel Mdio da Etec Dona Escolstica Rosa. O documento est baseado nas recomendaes da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), em conformidade com o Regulamento Geral do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, e destina-se aos alunos e professores dos cursos de Administrao, Contabilidade, Metalurgia, Nutrio e Diettica, Secretariado e Segurana do Trabalho. Nesta segunda edio as regras estabelecidas se mantm, mas as sugestes colhidas com alunos e docentes puderam aprimorar o novo manual. Assim, estamos ampliando algumas informaes, detalhando e exemplificando alguns itens com o intuito de contribuir para o melhor entendimento de todos os envolvidos no processo.

Aprovado pelo Conselho de Escola em 19/05 /2010

TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC Ensino Tcnico REGULAMENTO GERAL

CAPTULO I - Conceituao e Objetivos Art. 1 O Trabalho de Concluso de Curso - TCC constitui-se numa atividade acadmica de sistematizao do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente profisso, desenvolvida mediante orientao, controle e avaliao docente, cuja exigncia requisito essencial e obrigatrio para obteno do diploma de tcnico. 1 - Entende-se por atividades acadmicas aquelas que articulam e interrelacionam os componentes curriculares com as experincias cotidianas, dentro e fora da escola, para ratificar, retificar e/ou ampliar as competncias desenvolvidas. 2 - Conforme a natureza e o perfil do profissional que pretende formar, cada Habilitao Profissional definir, por meio de regulamento especfico, a modalidade de TCC, quais sejam: 1) Trabalho escrito, conforme estrutura definida; 2) Prottipo com Manual Tcnico; 3) Maquete com Memorial Descritivo; 4) Outras. 3 - Preferencialmente, o TCC dever ser desenvolvido em equipe. 4 - O processo de elaborao do TCC ter incio no 2 Mdulo, devendo ser concludo no final do 3 Mdulo. Para os cursos com 4 mdulos, o TCC ter incio no 3 mdulo, devendo ser concludo no 4 mdulo. Art. 2 - So objetivos do TCC: I. Oferecer educao profissional por meio de mecanismos que garantam a contextualizao de currculos; II. Promover a efetiva interdisciplinaridade no desenvolvimento do trabalho; III. Promover a interao da teoria e da prtica, do trabalho e da educao; IV. Possibilitar o acompanhamento e o controle das prticas desenvolvidas pelos alunos, na prpria escola ou nas instituies parceiras, permitindo a verificao do desempenho dos alunos, segundo as competncias estabelecidas no Plano de Curso; V. Proporcionar experincias prticas especficas aos alunos por meio do desenvolvimento de projetos, promovendo a integrao com o mundo do trabalho e o convvio scio-profissional; VI. Propiciar ao aluno o domnio das bases norteadoras da profisso de forma tica e compatvel com a realidade social, desenvolvendo valores inerentes cultura do trabalho; VII. Promover a autonomia na atividade de produo de conhecimento cientfico.

CAPTULO II - Da Regulamentao Art. 3 - Os Trabalhos de Concluso de Curso sero regidos por regulamento prprio da U.E., aprovado pelo Conselho de Escola, atendidas as disposies da Coordenadoria de Ensino Tcnico CETEC. 1 - O Regulamento do Trabalho de Concluso de Curso da U.E.dever fazer parte do Projeto Pedaggico da escola e definir basicamente: I. Modalidades de trabalhos e objetivos; II. Normas para desenvolvimento do TCC; III. Normas para definio do cronograma de apresentao dos trabalhos, prazos para entrega dos trabalhos e para divulgao da composio das Bancas de Validao e outros; IV. Critrios de avaliao; V. Instrumentos para orientao, controle e avaliao dos trabalhos. CAPTULO III Da Organizao Administrativa e Didtica Art. 4 - O Coordenador Pedaggico ser responsvel pela qualificao da ao do coletivo da escola, vinculando e articulando o trabalho Proposta Pedaggica. 1 - Compete ao Coordenador Pedaggico: I. Articular-se com a Direo da U.E., Coordenadores de rea e responsveis pelos departamentos envolvidos para compatibilizar diretrizes, organizao e desenvolvimento dos trabalhos; II. Convocar, sempre que necessrio, os docentes e os Coordenadores de rea para discutir questes relativas organizao, planejamento, desenvolvimento e avaliao do TCC; III. Acompanhar o processo de constituio da Banca de Validao e de definio do cronograma de apresentao dos trabalhos a cada perodo letivo. Art. 5 - O Coordenador de rea ser responsvel pela operacionalizao e permanente avaliao das atividades docentes e discentes. 1 - Compete ao Coordenador de rea: I. Delimitar as reas de conhecimento do TCC em conjunto com os professores da habilitao. II. Atualizar, em conjunto com a equipe escolar, regulamentaes especficas complementares do TCC da Habilitao Profissional; III. Promover parcerias com empresas e instituies da rea profissional para o enriquecimento tecnolgico dos trabalhos dos alunos. CAPTULO IV Da Orientao Art. 6 - A orientao dos trabalhos, entendida como processo de acompanhamento didtico pedaggico, ser de responsabilidade de todos os docentes da habilitao, cabendo aos responsveis pelos componentes curriculares especficos do TCC a promoo da articulao e da integrao dos demais componentes curriculares. 1 - Os docentes do Componente Curricular especfico do TCC tero como principais atribuies:

I. Definir a estrutura do TCC, segundo orientaes da Coordenadoria de Ensino Tcnico CETEC II. Orientar especificamente o desenvolvimento de cada trabalho, no que se refere problematizao, delimitao do projeto, construo de hiptese(s), referenciais tericos, fontes de pesquisa, cronograma de atividades, identificao de recursos etc. III. Informar aos alunos sobre as normas, procedimentos e critrios de avaliao; IV. Acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos, segundo cronograma estabelecido; V. Avaliar o TCC em suas diferentes etapas (avaliao parcial e final); VI. Encaminhar os trabalhos aprovados Banca de Validao; VII. Organizar o processo de constituio da Banca de Validao e definir o cronograma de apresentao de trabalhos; VIII. Divulgar, por meio de documentos internos datados e assinados, a relao de alunos, respectivos temas dos trabalhos e composio da Banca de Validao; IX. Presidir a Banca de Validao dos trabalhos da sua turma; X. Elaborar a ata da Banca de Validao, constando os pareceres emitidos sobre cada trabalho, devidamente assinada por todos os integrantes, para composio do pronturio do aluno; XI. Preencher a Ficha de Avaliao do TCC de cada aluno de sua turma para composio do pronturio. CAPTULO V Da Avaliao Art. 7 A avaliao do TCC envolve a apreciao: I. do desenvolvimento do TCC; II. do trabalho escrito; III. da demonstrao do produto e/ou materiais resultantes do trabalho realizado, quando for o caso. CAPTULO VI Da Banca de Validao Art. 8 - A Banca de Validao ter como composio bsica o Professor Responsvel pelo Componente Curricular Desenvolvimento do TCC, como seu presidente, e mais dois professores da U.E. 1 - Os critrios para composio da Banca de Validao dos trabalhos sero definidos no regulamento de cada Habilitao Profissional. 2 - A critrio da Coordenao de rea, poder, ainda, integrar a Banca de Validao docente de outra instituio de ensino ou profissional do setor produtivo considerado autoridade na temtica do TCC a ser apreciado. Art. 9- Os casos omissos sero resolvidos pela Direo da U.E.

So Paulo, 11 de maro de 2008 Coordenadoria de Ensino Tcnico CETEC - CENTRO PAULA SOUZA

NORMAS E ORIENTAES PARA ELABORAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC - DA ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA
A ETEC Dona Escolstica Rosa institui as presentes normas, que contm orientaes tcnico-pedaggicas destinadas normalizao das aes relacionadas com a atividade do TCC, atendendo ao Artigo 3 do Regulamento Geral e em conformidade com as disposies da Coordenadoria de Ensino Tcnico CETEC. Normas para desenvolvimento do TCC O Trabalho de Concluso de Curso TCC - requisito essencial e obrigatrio para obteno do diploma de tcnico. Trata-se de uma atividade escolar de sistematizao do conhecimento sobre um objeto de estudo pertinente rea de formao profissional. O processo de elaborao do TCC tem incio no 2 Mdulo, devendo ser concludo no final do 3 Mdulo. Modalidades de Trabalho As modalidades de TCC variam, evidentemente, em funo das particularidades de cada curso. Mas o TCC dever envolver necessariamente uma pesquisa emprica, que somada pesquisa bibliogrfica dar o embasamento prtico e terico necessrio para o desenvolvimento do trabalho. A pesquisa emprica dever contemplar uma coleta de dados, que poder ser realizada no local de estgio supervisionado, ou por meio de visitas tcnicas e entrevistas com profissionais da rea. O desenvolvimento do TCC pautar-se- em pressupostos interdisciplinares, podendo ento, conforme a natureza e o perfil do profissional, exprimir-se por meio de: I. Trabalho escrito; II. Projeto Experimental; III. Prottipo com Manual Tcnico; IV. Maquete com Memorial Descritivo; V. Plano de Negcios; V. Relatrio de Estgio Supervisionado. ESCOLHA DO TEMA A temtica a ser abordada deve estar contida no mbito das atribuies profissionais da categoria, sendo de livre escolha do aluno. O professor orientador tambm pode propor temas, mas sempre lembrando que a definio final da equipe que ir desenvolv-lo. O importante que o aluno escolha o tema de seu trabalho levando em considerao os seguintes aspectos:

1. Tendncias, preferncias pessoais e profissionais. O trabalho a ser desenvolvido dever permitir o alcance do objetivo curricular e o aprimoramento da formao profissional, fomentando a qualificao do aluno para o mundo do trabalho. O entusiasmo, a dedicao, o empenho, a perseverana e a deciso para superar obstculos dependem, naturalmente, do ajustamento do perfil do pesquisador ao tema escolhido. A observncia deste aspecto impulsionar sobremaneira o desenvolvimento do trabalho. 2. Aptido: no basta gostar do tema, preciso ter aptido, ser capaz de desenvolv-lo. Aptido, neste caso, poder ser entendida como base cultural e cientfica adequada (experincia na rea de conhecimento, relao direta com o currculo da habilitao etc.). Temas de carter filosfico exigem aptido ou capacidade para abstrao, enquanto que assuntos de carter cientfico exigem correspondentes conhecimentos bsicos e especficos. 3. Tempo: na escolha do tema, o tempo deve ser um fator a ser considerado. O tempo disponvel para realizao do trabalho deve ser compatvel com o nvel de dificuldade (complexidade) do tema selecionado. 4. Recursos: o fator econmico deve ser ponderado, uma vez que o desenvolvimento de determinadas pesquisas exige a realizao de viagens e/ou a aquisio de alguns materiais/equipamentos. O aluno dever analisar a facilidade de acesso s fontes de pesquisa e a existncia ou no de material bibliogrfico disponvel e atual. 5. Relevncia: o tema deve ser escolhido de maneira que o estudo realizado possa trazer uma contribuio efetiva na soluo de algum problema. Dever contemplar certo grau de inovao seja na abordagem, seja no produto final. ESTRUTURA FSICA DO TCC (O Trabalho escrito) PARTE PR-TEXTUAL Identificao e Resumo PARTE TEXTUAL O texto a parte do trabalho onde o contedo apresentado e desenvolvido. Consiste em: Introduo, Desenvolvimento (Reviso da literatura, Metodologia, Resultados, Discusso) e Concluso. PARTE REFERENCIAL Anexos, Apndices e Bibliografia.

I. PR-TEXTUAIS Capa (obrigatrio) Folha de rosto (obrigatrio) Errata (opcional) Folha de aprovao (obrigatrio) Dedicatria (opcional) Agradecimentos (opcional) Epgrafe (opcional) Resumo em lngua verncula (obrigatrio) Resumo em lngua estrangeira (opcional) Sumrio (obrigatrio) Lista de ilustraes (opcional) Lista de abreviaturas e siglas (opcional) Lista de smbolos (opcional) CAPA (modelo em anexo) Nome da Instituio logotipo do Centro Paula Souza e redigido logo abaixo ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA centralizado, caixa alta, negrito, letra tamanho 14; Nome do Curso caixa alta, centralizado, negrito, tamanho de letra 14; Autor(es) - centralizado, caixa alta, letra tamanho 14; Ttulo - centralizado, caixa alta, negrito, na metade da folha, letra tamanho 14; Subttulo, se houver abaixo do ttulo, caixa alta, negrito, letra tamanho 14; Local (cidade) Local da instituio onde deve ser apresentado; centralizado, caixa alta, aproximadamente 3cm da borda inferior, letra tamanho 12; Ano do depsito (entrega) centralizado, sob o local, fonte 12. FOLHA DE ROSTO (modelo em anexo) Ela segue o formato da CAPA, com a incluso da natureza, do objetivo e do orientador do trabalho. Os elementos devem figurar na seguinte ordem: Nome completo dos autores em caixa alta, 5cm da borda superior, letra tamanho 12, centrado, em negrito. Ttulo principal do trabalho em caixa alta, 11cm da borda superior, letra tamanho 14, centrado, em negrito. Subttulo (se houver) abaixo do ttulo, letra tamanho 14, centrado, em negrito. Natureza do trabalho e objetivo; nome da instituio a que submetido; rea profissional; Nome do orientador e, se houver, do co-orientador letras minsculas, letra tamanho 12, recuado direita. Local (cidade) da instituio centrado, caixa alta, letra tamanho 12, negrito. Ano de depsito (entrega) centrado, caixa alta, letra tamanho 12, negrito.

ERRATA (opcional) Deve aparecer logo aps a folha de rosto, contendo a lista de folhas e linhas em que ocorre erros, seguida da devida correo. Exemplo: Folha 56 87 Linha 7 5 Onde se l capacitadora estadual Leia-se capacitao federal

FOLHA DE APROVAO (modelo em anexo) Elemento obrigatrio, que dever conter: Autor(es); Ttulo por extenso; Subttulo (se houver); Data de aprovao; Conceito; Nome, assinatura e instituio dos membros componentes da banca de Validao; Local/Ano. DEDICATRIA E AGRADECIMENTOS (opcional) Recomendamos utilizar a mesma fonte do corpo do trabalho, tamanho 12, podendo esta ser em itlico, alinhado a 6 cm da margem esquerda, espaamento simples, digitado acima da margem inferior, sem aspas. EPGRAFE (opcional) Epgrafe a transcrio de um pensamento, seguida de indicao de autoria, relacionada com a matria tratada no corpo de trabalho. transcrita sem aspas e deve seguir as mesmas normas da dedicatria e do agradecimento, podendo o texto ser alinhado direita. RESUMO EM LNGUA VERNCULA Elemento obrigatrio, constitudo por um nico pargrafo conciso e objetivo, no ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, conforme a NBR 6028. RESUMO DA LNGUA ESTRANGEIRA (opcional) Consiste em uma verso do resumo em idioma de divulgao internacional: Ingls Abstract Deve ser seguido das palavras representativas do contedo do trabalho, isto , palavras-chave e/ou descritores, na lngua. Como citada na descrio acima o resumo ou abstract deve conter no mximo 500 palavras.

SUMRIO ( modelo em anexo) O sumrio o ndice geral, que alm de indicar a pgina onde se encontra cada assunto, constitui um resumo dos tpicos abordados no trabalho, facilitando sua localizao no texto. Portanto, deve conter os ttulos das partes, captulos e sees do trabalho Ttulos em negrito e caixa alta.

II. TEXTUAIS Introduo Desenvolvimento Reviso Metodologia Resultados Discusso Concluso

Introduo a apresentao do assunto a ser tratado atravs de uma definio objetiva do tema e a finalidade da pesquisa, justificando a escolha do assunto, a metodologia empregada, a delimitao precisa das fronteiras da pesquisa em relao ao campo e perodos abrangidos. Deve fornecer esclarecimentos sobre o ponto de vista sob o qual o assunto ser tratado. Deve-se cuidar para no antecipar na Introduo os resultados do trabalho o que anula de imediato o interesse pela leitura integral do texto. atravs da leitura da Introduo que o examinador colhe a primeira imagem do trabalho. Desenvolvimento Parte principal do texto que contm a exposio ordenada e pormenorizada do assunto. Divide-se em sees e subsees, que variam em funo da abordagem do tema e do mtodo conforme descritos nas sees a seguir. Reviso da literatura

o levantamento terico (bibliogrfico e webgrfico) com anlise da literatura relevante, j publicada na rea, que serve de base investigao do trabalho proposto. A reviso da literatura no uma simples transcrio de pequenos textos, mas uma discusso sobre as idias, fundamentos, problemas e sugestes dos vrios autores pertinentes e selecionados, demonstrando que os trabalhos foram efetivamente examinados e criticados. Quando no houver necessidade de um captulo exclusivo para a reviso da literatura ela pode ser includa na Introduo.

Metodologia

A palavra Metodologia vem do Grego: META - que significa caminho; LOGOS - discurso, estudo. Portanto, a Metodologia confere os caminhos necessrios para se chegar ao estudo, sistematiza as fases da pesquisa e o conhecimento obtido. A metodologia deve seguir a seqncia cronolgica de desenvolvimento do trabalho, devendo o autor demonstrar capacidade de sntese e clareza. Resultados

Os Resultados obtidos devem ser apresentados em ordem cronolgica, estejam ou no de acordo com o ponto de vista do pesquisador. Podem ser acompanhados por tabelas, figuras, grficos, etc. para maior facilidade de exposio. Discusso

Recomenda-se que seja uma objetiva considerao dos resultados apresentados anteriormente e que conduza s principais concluses. Neste item o autor tem maior liberdade de expresso, o que coloca em evidncia a sua maturidade intelectual. Na Discusso dos resultados, o autor deve: Relacionar causas e efeitos; elucidar contradies, teorias e princpios relativos ao trabalho; indicar a aplicabilidade dos resultados obtidos e suas limitaes; sugerir novas pesquisas, a partir das experincias adquiridas no desenrolar do trabalho, visando sua complementao. Consideraes finais ou Concluso A concluso e descobertas do autor devem ser apresentadas de maneira lgica, clara e concisa, fundamentada nos resultados e na discusso anteriormente abordada. O autor deve ainda reafirmar de maneira sinttica a idia principal e os pormenores importantes do corpo do trabalho, respondendo indagao levantada pelo problema e aos objetivos do trabalho. III. PS-TEXTUAIS Referncias (obrigatrio) Apndice (opcional) Anexo (opcional) Glossrio (opcional) Referncias (obrigatrio) conjunto padronizado de informaes retiradas do material consultado.

COMO APRESENTAR REFERNCIA BIBLIOGRFICA Livros: - com um s autor: BOBBIO, Norberto. O positivismo jurdico: lies de Filosofia do Direito. So Paulo: cone, 1995. - com mais autores: CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentao de trabalhos acadmicos, dissertaes e teses: (NBR 14724/2002). Maring: Dental Press, 2002. Artigo de revista: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. Artigo e/ou matria de revista, boletim etc. em meio eletrnico MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comrcio eletrnico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=246>. Acesso em: 20 set. 2003. Normas Tcnicas ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 6023: informao e documentao referncias elaborao. Rio de Janeiro, 2002. ______. NBR 10520: informao e documentao citaes em documentos apresentao. Rio de janeiro, 2000. ______. NBR 14724: informao e documentao trabalhos acadmicos apresentao. Rio de Janeiro, 2002. Artigos da Internet RATLIFF, J. Waiting for the Future in Sunshine City. Computer-Mediated Communication Magazine, v.1. n.6, p.3. Oct.1994. Disponvel em: http://www.december.com/cmc/mag/1994/oct/sunshine.html. Acesso em: 8 dez. 2008, 18h30. Para mais informaes, consultar a norma da ABNT especfica para elaborao de referncias: NBR 6023/2002.

Anexo(s) (opcional); um texto/ documento no elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao para o trabalho. Por exemplo: uma norma tcnica, um certificado de qualidade, um documento de garantia etc. So identificados por letras maisculas e travesso, seguido do ttulo. Exemplo: ANEXO A Representao grfica de contagem de clulas

Apndice(s) (opcional); um texto/ documento elaborado pelo autor, que serve de fundamentao, comprovao e ilustrao para o trabalho. Por exemplo: um questionrio, um roteiro de entrevista, um relatrio, uma correspondncia, um desenho etc. So identificados por letras maisculas e travesso, seguida do ttulo. Exemplo: APNDICE A Avaliao das clulas aos quatro dias de evoluo. Glossrio (opcional): Relao de termos tcnicos utilizados no trabalho, com respectivos significados. APRESENTAO GRFICA 1. Papel: Formato: o recomendado o A4 (210 x 297 mm), branco. 2. Margens a. Superior b. Inferior c. Esquerda d. Direita 3cm 2cm 3cm 2cm

3. Pargrafo Os textos devem ser justificados, digitados com espaamento entre linhas de 1,5 e com recuo na primeira linha de 1,25. 4. Fontes Recomenda-se o uso do tipo Times New Roman ou Arial. Quanto ao Tamanho da Fonte: 14 - ttulos (caixa alta) 14 - subttulos 12 - texto 10 notas de rodap, citaes longas, tabelas, quadros e ilustraes 5. Ttulos Os ttulos das divises principais ou seces primrias devem ser digitados em letras maisculas e negrito (ex.: 1 INTRODUO), numerados em arbico, sem pontuao, iniciando-se o texto aps dois espaos. Esses ttulos de seco principal devem comear em uma folha, no pode haver texto acima deles. Os ttulos das seces secundrias (1.1) e tercirias (1.1.1) devem ser digitados em negrito, com pontuao, letra maiscula nas iniciais das seces secundrias (1.1 Seco Secundria) e apenas na primeira palavra para as seces tercirias (1.1.1 Seco terciria). Os ttulos que recebem indicativos numricos devem ficar alinhados esquerda. Os ttulos que no recebem indicativos numricos como agradecimento, dedicatria, resumo, sumrio e outros devem ser centralizados.

6. Paginao: * Contagem a partir da folha de rosto; * Numerao a partir da introduo; * Algarismos arbicos; * Posio: canto superior direito da folha; * Havendo apndice e anexo, a numerao contnua.
Explicando: Todas as folhas a partir da folha de rosto devem ser contadas, porm no numeradas. A numerao deve ser indicada a partir da INTRODUO, que poder ser, por exemplo 9, se foram utilizadas oito folhas anteriormente

7. Quantidade de pginas: mnimo de 20 mximo de 50 - excluindo-se elementos pr-textuais, apndices e anexos. 8. Impresso: tinta cor preta, em apenas um lado do papel. 9. N de volumes: 2 (dois), alm de uma cpia em arquivo eletrnico ( CD). 10. Encadernao: em espiral. A questo do plgio O plgio consiste na apropriao ou cpia de uma obra sem autorizao do autor ou sem a indicao da verdadeira origem. Reproduzir um texto, ainda que em pequenas partes, sem citar sua fonte, tambm plgio. Portanto, haver plgio no TCC sempre que uma das aes abaixo estiver presente: Copiar uma fonte palavra por palavra sem indicar que uma citao e sem fazer referncia ao autor; Efetuar parfrase, ou seja, no fazer uma cpia da fonte diretamente, mas mudar umas poucas palavras em cada frase ou reformular levemente um pargrafo, sem dar crdito ao autor original; Usar de um elemento como um grfico ou uma fotografia sem a devida citao; Apresentar um texto que alguma outra pessoa escreveu.

Em suma, originalidade, assim como redao e concluses prprias so imprescindveis no TCC. E, no caso do aproveitamento de citaes alheias, estas devem estar corretamente sinalizadas e identificadas. Como Apresentar Citaes Em um trabalho cientfico devemos ter sempre a preocupao de fazer referncias precisas s idias, frases ou concluses de outros autores, isto , citar a fonte (livro, revista e todo tipo de material produzido grfica ou eletronicamente) de onde so extrados esses dados. Citaes Curtas As citaes curtas, com at 3 linhas, devero ser apresentadas no texto entre aspas e ao final da transcrio, faz-se a citao.

Exemplo: neste cenrio, que "[...] a AIDS nos mostra a extenso que uma doena pode tomar no espao pblico. Ela coloca em evidncia de maneira brilhante a articulao do biolgico, do poltico, e do social." (HERZLICH e PIERRET, 2007,p.7). Citaes Longas As citaes longas com mais de 3 linhas, devero ser apresentadas em negrito, separadas do texto por um espao. O trecho transcrito feito em espao simples de entrelinhas, fonte tamanho 10, com recuo de 4 cm da margem esquerda. Ao final da transcrio, faz-se a citao. Exemplo:
[...] para compreender o desencadeamento da abundante retrica que fez com que a AIDS se construsse como 'fenmeno social', tem-se frequentemente atribudo o principal papel prpria natureza dos grupos mais atingidos e aos mecanismos de transmisso. Foi construdo ento o discurso doravante estereotipado, sobre o sexo, o sangue e a morte [...]. (HERZLICH e PIERRET, 2007, p.30).

A BANCA DE VALIDAO A Banca avaliadora do TCC ser constituda de 03 (trs) membros; O professor orientador exercer a funo de presidente da Banca e de moderador na avaliao dos trabalhos; Caber ao professor orientador convidar os membros para a composio da Banca; Podero integrar a Banca professores da U.E, docentes de outra instituio ou profissional do setor produtivo considerado autoridade na temtica do TCC a ser apreciado; Sempre que possvel, os avaliadores sero definidos levando-se em considerao a sua formao especfica e o tema do TCC; A Banca de Validao s poder realizar seus trabalhos com a presena dos trs membros; O dia e o horrio de apresentao ocorrero, impreterivelmente, conforme o agendado. Os trabalhos realizados em grupo podero ser apresentados por apenas um ou dois componentes, mas todos ficaro disposio da Banca para responderem aos questionamentos; Cada trabalho ser apresentado no tempo mximo de 20 minutos, seguidos de mais 10 minutos de pronunciamento pelos membros da Banca; A ordem e a distribuio do tempo entre os membros da Banca sero definidas pelo presidente ou acordada entre os seus membros; Caber ao professor-orientador atribuir a meno final ao TCC. Aos membros da Banca caber colocar um parecer, avaliando de acordo com os critrios estipulados neste Regulamento. As menes de TCC sero divulgadas juntas com as menes dos outros componentes curriculares ao fim do semestre.

A APRESENTAO ORAL A apresentao do trabalho nada mais do que contar, oralmente, como o trabalho foi idealizado, como foi realizado e que contribuies ele trouxe para o aluno/grupo. Alguns alunos ficam nervosos, antes e durante a apresentao do trabalho, o que natural, afinal de contas uma experincia nova. Mas fique consciente de que, aps o trabalho realizado, ter segurana sobre o seu contedo, j que estudou bastante sobre o assunto. Para no se perder nas explicaes, utilize material de apoio: slides, banners - por exemplo. Mas fique atento: no exagere nesse tipo de material, seja objetivo, no coloque textos longos em letras midas. Aps a apresentao, os membros da Banca faro comentrios e solicitaro, provavelmente, esclarecimentos sobre algum tpico de seu trabalho. Tambm no momento para nervosismo, pois as questes versaro sobre o assunto pesquisado. Sugesto para a confeco de slides: Ttulo do trabalho e nome do(s) autor (es) - voc l o ttulo, discorre rapidamente sobre o assunto e apresenta-se como o autor do trabalho; Objetivos - esclarea sobre os objetivos do trabalho, da sua pesquisa; Justificativa explique o porqu de voc ter pesquisado sobre o assunto e o porqu de ter feito um determinado recorte; Metodologia mostre os passos que foram necessrios para chegar ao estudo, sistematize as fases da pesquisa; Principais autores pesquisados - uma discusso rpida sobre as idias, fundamentos, problemas e sugestes dos vrios autores pertinentes e estudados; Dados levantados uma tabela, um quadro, um esquema, uma figura, um grfico (enquanto aponta os dados mais significativos, faa comentrios, espontaneamente); Concluses - apresente as principais concluses a que voc chegou. AVALIAO A avaliao do TCC compreende: I. Avaliao contnua do processo de elaborao do TCC pelo Professor Responsvel do Componente Curricular II. Avaliao do trabalho escrito pelos docentes da Habilitao Profissional, dentro do mbito de cada componente curricular

III. Apreciao dos trabalhos pela Banca de Validao A avaliao do TCC contar com as seguintes etapas, no mnimo: duas etapas de acompanhamento, obedecendo ao cronograma estabelecido pela equipe escolar; uma etapa referente avaliao prvia do trabalho completo. Estratgias e Instrumentos de Avaliao Fase Inicial Pesquisa documentada sobre o cenrio da rea profissional Relatrio de visitas tcnicas Observao docente

Fase Portflio Intermedi-riaDirio de Bordo Produtos parciais (captulos do trabalho escrito) Apresentaes orais Relatrios de vdeos, palestras e visitas tcnicas Fase Final Trabalho escrito Apresentao oral

Critrios de Avaliao do TCC Trabalho escrito Pertinncia e atualidade do tema; Relevncia das informaes; Resoluo de problemas; Coerncia e consistncia terico-metodolgica; Pesquisa cuidadosa; Nvel de abrangncia: profundidade, originalidade e aplicabilidade; Argumentao e reflexo criteriosas; Utilizao de termos tcnicos e da modalidade padro da lngua portuguesa; Elementos visuais (grficos, tabelas, quadros, figuras, fotos) pertinentes, oportunos, identificados e referenciados; Formatao do trabalho. Apresentao Oral Domnio do contedo; Problema bem delimitado e coerente com os objetivos; Mtodo bem definido, com as fases de pesquisa sintetizadas e claras; Resultados, discusso e concluso coerentes entre si e com o problema proposto; Aplicabilidade no mercado; Grau de inovao, originalidade; Segurana e conhecimento nas respostas s perguntas realizadas; Postura e Expresso vocal: dico e linguagem;

Recursos multimdia.

AVALIAO CRTICA DE TRABALHO CIENTFICO (PEREIRA, M. G. Epidemiologia teoria e prtica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan S.A. 1995. p.322) I. TTULO 1. O ttulo claro, exato e conciso, evitando palavras desnecessrias e sem abreviaturas? II. RESUMO 2. Contempla, em poucas linhas, o que foi feito, como foi feito, os resultados obtidos e as suas implicaes? III. DEFINIO DO TEMA PARA ESTUDO 3. O problema foi definido adequadamente? 4. feita a ligao do problema com os trabalhos, publicaes j feitas sobre o assunto? 5. O objetivo da investigao est descrito? IV. DESENHO DA INVESTIGAO 6. Qual o tipo de estudo? 7. O tipo de estudo apropriado para alcanar o objetivo da investigao? Que limitao inerente ao mtodo pode ter afetado os resultados? 8. O mtodo foi aplicado corretamente? 9. Os aspectos ticos foram adequadamente conduzidos? V. AMOSTRA (caractersticas do grupo estudado) 10. O grupo adequado para alcanar o objetivo? 11.A amostra foi constituda de forma criteriosa e os critrios foram explicitados no trabalho? 12. O tamanho da amostra foi dimensionado adequadamente? VI. AFERIO DAS INFORMAES 13. Os indicadores e os procedimentos utilizados so os mais apropriados? 14. As variveis foram definidas adequadamente? 15. Houve preparao (pr-teste) dos instrumentos de coleta de dados? 16. Qual a confiabilidade das informaes? VII. ANLISE ESTATSTICA 17. As tcnicas estatsticas, se empregadas, so adequadas ao problema? 18. Foram usadas de forma correta? VIII. CONSISTNCIA INTERNA DOS RESULTADOS 19. Os nmeros das tabelas e dos demais itens esto apresentados de forma correta (soma, relao etc.)? 20. H coerncia entre os dados apresentados nas tabelas e nos grficos? IX. INTERPRETAO DOS RESULTADOS 21. As eventuais diferenas encontradas foram devidamente categorizadas. 22. Os resultados encontrados foram discutidos e comparados aos de pesquisas e publicaes anteriores?

X. CONCLUSES 23. As concluses esto justificadas frente os resultados apresentados? 24. As concluses so relevantes em relao ao problema e aos objetivos do estudo? XI. ESTILO 25. O estilo claro e direto, sem repetio desnecessria? 26. O uso dos termos tcnicos e do idioma correto? XII. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS 27. Elas so atuais e oportunas? 28. Esto apresentadas corretamente?

Consideraes finais / Outras Instrues Os Trabalhos de Concluso de Curso so obrigatoriamente elaborados por todos os alunos matriculados nos Cursos Tcnicos, devendo ser realizados preferencialmente em grupo. O grupo deve ser constitudo por no mximo cinco componentes. O TCC uma atividade interdisciplinar, envolvendo todos os professores que ministram aulas nos segundos e terceiros mdulos. Os prazos definidos no cronograma pela escola e pelo professor orientador devem ser rigorosamente observados pelo aluno. Caber a uma equipe, constituda pelo Professor Orientador, Coordenador de rea e Coordenador Pedaggico organizar, semestralmente, a apresentao pblica dos Trabalhos de Concluso de Curso. A apresentao pblica do Trabalho de Concluso de Curso dever ocorrer at a antepenltima semana letiva do semestre.

Os orientadores entregaro cpia dos TCCs aos professores convidados da Banca para conhecimento e apreciao, os quais tero dez dias para efetuarem a leitura. Os recursos audiovisuais existentes na escola podero ser utilizados pelos alunos na apresentao do TCC e a reserva dever ser feita quinze dias antes pelo orientador. Caso os equipamentos no estejam disponveis, ficar a critrio do grupo a escolha de outras formas de apresentao (com banners, por exemplo). A Biblioteca pode ser utilizada durante as aulas de PTCC e DTCC para estudos e pesquisa. Para isso, pede-se que o professor orientador comunique, por escrito, os responsveis pela Biblioteca (ver Anexo ). Da mesma forma, os Laboratrios de Informtica, que devem ser agendados antecipadamente na Sala de Coordenao; Os alunos que realizarem estgio, desenvolvendo um trabalho pertinente profisso e forem utilizar o Relatrio Final do Estgio Supervisionado como TCC, devero seguir no todo as normas apresentadas neste Manual, inclusive a apresentao oral Banca de Validao.

Anexos:

Estrutura Fsica do TCC (O trabalho escrito)

2. SUGESTO DE ESTRUTURA DOS ELEMENTOS TEXTUAIS Resumo Introduo Introduo Contendo: Delimitao do Tema, Problema de Pesquisa ou Questes Norteadoras, Objetivos (Geral e Especficos), Justificativa, uma breve descrio da Metodologia, descrio da estrutura geral do trabalho. Desenvolvimento Fundamentao Terica (podendo estar em um ou mais captulos) Mtodo Contendo: Delineamento da Pesquisa, Populao-alvo/Amostra (no caso de levantamentos) ou unidade de anlise (em estudos de caso ou pesquisa-ao), tcnicas de coleta de dados utilizadas, tcnicas de anlise dos dados utilizadas.

Apresentao e Anlise dos Resultados Concluso Concluso ou Consideraes Finais Contendo: resgate dos objetivos e sntese dos resultados alcanados, contribuies e importncia dos resultados, limitaes do trabalho, sugestes para pesquisas futuras.

Referncias Bibliogrficas

3. Modelo de Capa

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA NOME DO CURSO

NOME(S) DO(S) AUTOR(ES)

TTULO DO TRABALHO

SANTOS - SP JUNHO / 2010

4. MODELO DE PGINA DE ROSTO FULANO DE TAL - 05 CICRANO DE TAL 12 (turma)

TTULO DO TRABALHO

Trabalho de Concluso de Curso apresentado Etec Dona Escolstica Rosa, do Centro Estadual de Educao Tecnolgica Paula Souza, como requisito para a obteno do diploma de Tcnico de Nvel Mdio em .................................. sob a orientao do(a) Professor(a).........................................................

SANTOS - SP JUNHO / 2010

5. Modelo de Folha de Aprovao Folha de Aprovao


Autor (es)

TTULO DO TRABALHO

Aprovada em : ______ / _______ / _________ Conceito: ______________________________ Banca de Validao: _________________________________ - Presidente da Banca Professor..................................... ETEC Dona Escolstica Rosa Orientador ___________________________________ Professor ......................................... ETEC Dona Escolstica Rosa ____________________________________ Professor ............................................ ETEC Dona escolstica Rosa

SANTOS SP 2010

6. Modelo de Sumrio

Fluxograma
Objetivo: descrever a
seqncia (fluxo) de atividades

Fluxograma funcional
Exemplo de um Fluxograma
MKT/ VENDAS ADMINISTRA O
Erros corrigidos
no

DEP SITO/ESTOQUE

ENTREGA

Pedido Cliente

Pedido Processado

Ordem Aprovada?
sim

Pedido Embalado

Caminho Carregad o

Entregar p/ cliente

Envia p/ distribui o

Pedido Recebido

Fo t : Pro ne f

a .

Ed n B rb s Lim - UFMS / CCHS / DEA rilee a oa a

FICHA DE AVALIAO DO TCCC (a ser arquivada no pronturio do aluno) AVALIAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC ANO______
ETEC: Aluno(a): Mdulo: Turma:

Habilitao Profissional Tcnica de Nvel Mdio de Tcnico em Professor Responsvel: Tema do Trabalho:

Trabalho Escrito (obrigatrio) Item


Pertinncia do tema do trabalho Habilitao Profissional Coerncia e consistncia tericometodolgica (justificativa, objetivos, referencial terico, metodologia, anlises e resultados). Atendimento da forma (padro definido) Nvel de abrangncia (profundidade, originalidade e aplicabilidade). Utilizao de termos tcnicos e da modalidade padro da lngua portuguesa. Outro (especificar): _____________________

MB

Observaes

Anlise (Considerando os critrios adotados):

VALIDAO DO TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC ANO______ APRESENTAO ORAL


ETEC: Aluno(a): Mdulo: Turma:

Habilitao Profissional Tcnica de Nvel Mdio de Tcnico em Professor Responsvel : Tema do Trabalho:

O Trabalho de Concluso de Curso TCC, submetido avaliao docente, atendeu as exigncias estabelecidas no Plano de Curso da Habilitao Profissional, correspondendo carga horria suplementar de 120 horas a serem certificadas no Histrico Escolar.

Assinatura do Professor Responsvel: _________________________________

Data: ____/___/____ De acordo, ______________________________ Assinatura e carimbo da Direo

__________________________, _____ de ________________ de 200___.

2) Nome:_______________________________________________________ Instituio: ______________________________________________________ Funo: ________________________________________________________ Comentrios: O trabalho exposto apresentou as seguintes caractersticas: SIM / NO ( ) Pertinncia e atualidade do tema ( ) Problema bem delimitado e coerente com os objetivos ( ) Mtodo bem definido, com as fases de pesquisa sintetizadas e claras ( ) Grau de inovao, originalidade ( ) Aplicabilidade no mercado ( ) Recursos multimdia / material de apoio adequados ( ) Apresentao rigorosamente dentro do tempo O aluno / o grupo demonstrou: SIM / NO ( ) Domnio do contedo Data da apresentao: _____/_____/______ Horrio:___________ ( ) Boa postura e expresso vocal ( ) Comunicao clara, linguagem correta ( ) Segurana e conhecimento nas respostas s perguntas realizadas

Itens a serem considerados na apreciao da exposio Observao: ........................................................................................................................ I. Tema II. Atendimento s Justificativas ........
............................................................................................................................................ III. Aplicabilidade no mercado atual e futuro IV. Grau de inovao / originalidade Assinatura: de Contedo V. Domnio 3) Nome:_______________________________________________________ VI. Embasamento terico/cientfico VII. Instituio: oral Exposio ______________________________________________________ PARECERES DA BANCA DE VALIDAO: Funo: ________________________________________________________ 1) Nome:_______________________________________________________ Comentrios: Instituio: ______________________________________________________ O trabalho exposto apresentou as seguintes caractersticas: Funo: ________________________________________________________ SIM / NO ( Comentrios: e atualidade do tema ) Pertinncia ( ) Problema bem delimitado e coerente com os objetivos O trabalho exposto apresentou as seguintes caractersticas: ( ) Mtodo bem definido, com as fases de pesquisa sintetizadas e claras SIM / NO ( ) Grau de inovao, originalidade Pertinncia e atualidade do tema ( ) Aplicabilidade no mercadoe coerente com os objetivos Problema bem delimitado Recursos multimdia / com as de apoio adequados ( ) Mtodo bem definido, materialfases de pesquisa sintetizadas e claras Apresentao rigorosamente dentro do tempo ( ) Grau de inovao, originalidade ( aluno / o grupo demonstrou: ) Aplicabilidade no mercado O ( ) Recursos multimdia / material de apoio adequados SIM / NO ( ))Apresentao rigorosamente dentro do tempo ( Domnio do contedo ( ) / o postura e expresso O alunoBoagrupo demonstrou: vocal ( ) Comunicao clara, linguagem correta SIM / NO ( ) Segurana e conhecimento nas respostas s perguntas realizadas Domnio do contedo ( ) Boa postura e expresso vocal Observao: ........................................................................................................................ ( ) Comunicao clara, linguagem correta ( ........ ) Segurana e conhecimento nas respostas s perguntas realizadas Assinatura: Observao: ........................................................................................................................

........
............................................................................................................................................ Assinatura:

MATERIAL PARA O PROFESSOR

Este material destina-se ao Professor orientador de TCC (2 e 3 mdulos) e vem complementar as orientaes contidas no Manual de Normalizao para Trabalhos de Concluso de Curso.
FICHAS DE ACOMPANHAMENTO DE TCC Com o intuito de organizar o processo do TCC, foram criados alguns modelos de fichas de acompanhamento para as diferentes etapas. 1. Modelo da Ficha de Cadastro do TCC (etapa de Planejamento) O objetivo desta ficha cadastrar as equipes de alunos que iro desenvolver o mesmo trabalho/projeto, assim como o ttulo (mesmo que provisrio) e o tema. Essa ficha deve ser preenchida por todas as equipes e entregue ao orientador ao final da etapa de definio dos grupos e do tema. 2. Modelo de Ficha de Registro de Orientao de TCC (etapas de Planejamento e Desenvolvimento)

O objetivo desta ficha registrar as reunies de orientao realizadas entre os alunos/grupos e o orientador do TCC. Em cada reunio de orientao a ficha deve ser preenchida, listando os assuntos abordados. Tambm podem ser registradas observaes gerais como: prximos passos, resultados que devero ser apresentados na prxima reunio, data prevista para a prxima reunio, etc.

3. Modelo de Ficha de Informao da Banca de Validao (etapa de encerramento)

O objetivo desta ficha divulgar internamente a relao dos alunos, os temas dos trabalhos e a composio das Bancas. Ela deve ser entregue pelo professor orientador Coordenao Pedaggica.

4. Convite para composio da Banca de Validao 5. Modelo de Ficha para Uso em Pesquisas na Biblioteca

O objetivo desta ficha organizar o acesso ao espao da Biblioteca durante as aulas de Planejamento e Desenvolvimento de TCC. Ela deve ser preenchida pelo orientador sempre que um grupo for fazer pesquisas na Biblioteca durante o horrio das aulas.

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA

Ficha de Cadastro de TCC


Habilitao: Ttulo: Tema: Justificativa:

Orientador:

Alunos Nome
Classe Data do cadastr o

Assinatura

Parecer do Orientador:

Assinatura:

Observaes: ................................................................................................. ....................................................................................................................... ....................................................................................................................... ....................................................................................................................... ..............

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA

Ficha de Registro de Orientao de TCC


Habilitao: Ttulo: Orientador: Alunos:

Data

Assuntos Abordados:

Observaes:

Presentes: Data Assuntos Abordados: Observaes:

Presentes: Data Assuntos Abordados: Observaes:

Presentes: Data Assuntos Abordados: Observaes:

Presentes:

TERMO DE INFORMAO DA APRESENTAO ORAL E COMPOSIO DA BANCA DE VALIDAO


ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA Habilitao: Orientador: Data
Horrio Local

Assinatura: Trabalhos a serem apresentados:


Ttulo do TCC

Composio da Banca 1. Presidente da Banca (Orientador) ........................................................................................................ ....

2. Examinador 1 ............................................................................. Funo: ......................

3. Examinador 2 .............................................................................. Funo: ..................

Data

Horrio

Local

Ttulo do TCC

Composio da Banca 1. Presidente da Banca (Orientador) ..................................................................................................... ....... 2. Examinador 1 ............................................................................. Funo: ...................... 3. Examinador 2 .............................................................................. Funo: ..................

Data

Horrio

Local

Ttulo do TCC

Composio da Banca 1. Presidente da Banca (Orientador) ..................................................................................................... ....... 2. Examinador 1 ............................................................................. Funo: ...................... 3. Examinador 2 .............................................................................. Funo: ..................

Convite para Composio da Banca de Validao de TCC


Em, ______ / _______ / ______ Prezado (a) Senhor (a): _________________________________________________________________ Na condio de professor (a) orientador (a), tenho a grata satisfao de convid-lo (a) para compor a Banca de Validao do Trabalho de Concluso de Curso dos alunos do terceiro mdulo do curso de __________________________________, do perodo __________________. Em anexo, para seu conhecimento e anlise, seguem os exemplares dos TCCs.

Cronograma das Apresentaes Ttulo Data Horrio Local

Caso haja alguma impossibilidade, solicito comunicar o mais breve possvel. Atenciosamente _______________________________________ Professor Orientador de TCC Aceite do professor convidado: ________________________________ Data: ____ / ____ / ____

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA TCC Trabalho de Concluso de Curso USO DA BIBLIOTECA Componente curricular: ( ( ) Planejamento de TCC ) Desenvolvimento de TCC

Curso: ................................................... Classe: ...................... Professor orientador: ...............................................................

Data:............................................ Horrio: ..............................

Pesquisa a ser realizada:


................................................................................................................................. .................................................................................................................................

Bibliografia recomendada:
.................................................................................................................................

................................................................................................................................. ................................................................................................................................. .................................................................................................................................

Alunos que realizaro a pesquisa: Nome / Nmero


................................................................................................................................. ................................................................................................................................. ................................................................................................................................. ................................................................................................................................. ................................................................................................................................. ................................................................................................................................. .................................................................................................................................

Assinatura do orientador:

SUGESTES DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COM OS ALUNOS Mdulo II 1) Estudo do cenrio da rea profissional Pesquisa sobre o ciclo de vida do setor tcnicas de pesquisa Levantamento de indicadores Inovaes do setor (processo e produtos), estudo de tendncias. Identificao e classificao dos diferentes segmentos que compem o setor Sugesto de atividades: trabalho de pesquisa em equipe palestra (empresa do setor, associao de classe etc), com entrega de relatrio individual ou em equipe. visita tcnica (parque industrial, incubadoras, feiras tecnolgicas e empresas da regio) com entrega de relatrio individual ou em equipe. 2) Problematizao Conceituao e exemplos de problematizao, construo de hipteses e justificativa. Sugesto de atividades: Exerccios: definio de temas e construo de hipteses

3) Concluso do Trabalho 1 parte (tema, problema, hiptese, objetivos e justificativa) em equipe Apresentao de exemplos conceitos (objetivos e justificativa) Sugesto de atividade: Anlise crtica de um artigo cientfico, dissertao ou TCC Entrega da 1 etapa do TCC (em equipe), escrito Tema, Introduo (problema, hiptese, objetivos, justificativa) Seminrio para a turma da prpria classe Mdulo III 1) Desenvolvimento do Projeto Construo do cronograma Definio da metodologia Construo do referencial terico (livros, peridicos, sites, normas tcnicas, legislao, manuais, especificaes etc) Identificao dos recursos necessrios Pesquisa: pr-teste, aplicao da pesquisa Sugesto de atividade: Construo do fluxograma do processo de desenvolvimento do projeto. (sugere-se que seja aplicado no incio do Mdulo III com a finalidade de recordar a estrutura do trabalho) Um projeto de pesquisa uma sequncia de passos a serem seguidos pelo pesquisador, para responder a uma questo/ problema de pesquisa.

Abaixo est uma relao de sentenas que compem um projeto. Escreva a inicial ou as iniciais em cada fase. Faa a correspondncia, indicando a inicial: I Introduo O Objetivos J Justificativa RT - Referencial Terico M Metodologia R Resultados C Concluso 1. _____ Capacidade de persuaso. 2. _____ O que eu quero. 3. _____ Situao problema. 4. _____ Sequncia detalhada de estratgias. 5. _____ Objetivos atingidos totalmente ou em parte. 6. _____ Apresenta e discorre sobre os efeitos das tcnicas aplicadas. 7. _____ Destacando argumentos. 8. _____ O estudo foi vlido. 9. _____ Apresentao de conceitos centrais que contextualizam um tema. 10._____ Suporte terico com fontes confiveis.

11._____ Comunica uma inteno especfica. 12._____ Explica razes. 13._____ Discorre sobre resultados obtidos da pesquisa. 14._____ Delimita bem a questo. 15._____ Conjunto de mtodos e de tcnicas. 16._____ E o futuro? 17._____ Responde: como o estudo foi realizado? Respostas

2) Anlise de Resultados Tabulao dos resultados Organizao do material coletado Elaborao de planilhas, grficos e relatrios 3) Concluso e Consideraes Finais Confrontao dos resultados obtidos com a hiptese e os objetivos do projeto. Consideraes sobre os resultados obtidos e sinalizao das possibilidades de continuidade do projeto, aprofundando determinados aspectos. Sugesto de atividade: Apresentao do projeto para a classe. Entrega do TCC digitado, impresso e CD.

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC MDULO II 1 SEMESTRE ETAPAS 1. Apresentao do Componente Curricular 2. Apresentao do Cronograma de Atividades do Componente Curricular 3. Definio da estrutura do trabalho 4. Estudo do cenrio da rea profissional / setor produtivo (micro e macro regies). Avanos tecnolgicos, Ciclo de Vida do Setor, demandas e tendncias futuras. 5. Identificao de lacunas / situaes-problema do setor. 6. Identificao de possveis temas para desenvolvimento do TCC. 7. Definio dos temas e das equipes 8. Tcnicas de Pesquisa 9. Problematizao. 10. Construo de Hipteses 11. Objetivos (Geral e Especficos) 12. Justificativa 13. Parecer do orientador e validao da proposta
LEGENDA Atividades desenvolvidas com os alunos Entrega da relao de equipes e respectivos temas ao orientador (Cadastramento dos TCCs)

perodos
fevereiro maro abril maio junho julho

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC MDULO III 2 SEMESTRE MDULO II 1 SEMESTRE ETAPAS ETAPAS 1. Apresentao do Componente Curricular 1. Apresentao do Componente Curricular 2. Apresentao do Cronograma de Atividades do Componente Curricular 3. Definio da estrutura do trabalho 4. Estudo do cenrio da rea profissional / setor produtivo (micro e macro regies). Avanos tecnolgicos, Ciclo de Vida do Setor, demandas e tendncias futuras. 5. Identificao de lacunas / situaes-problema do setor. 6. Identificao de possveis temas para desenvolvimento do TCC. 6. Identificao de possveis temas para desenvolvimento do TCC. 7. Definio dos temas e das equipes 8. Tcnicas de Pesquisa 9. Problematizao. 10. Construo de Hipteses 11. Objetivos (Geral e Especficos) 12. Justificativa 13. Parecer do orientador e validao da proposta
LEGENDA Atividades desenvolvidas com os alunos Entrega da relao de equipes e respectivos temas ao orientador (Cadastramento dos TCCs)

perodos
fevereiro julho agosto maro setembro abril outubro maio novembro junho dezembro julho

ETEC DONA ESCOLSTICA ROSA TRABALHO DE CONCLUSO DE CURSO TCC MDULO III 2 SEMESTRE ETAPAS 1. Apresentao do Componente Curricular 2. Apresentao do Cronograma de Atividades do Componente Curricular 3. Definio da estrutura do trabalho 4. Estudo do cenrio da rea profissional / setor produtivo (micro e macro regies). Avanos tecnolgicos, Ciclo de Vida do Setor, demandas e tendncias futuras. 5. Identificao de lacunas / situaes-problema do setor. 6. Identificao de possveis temas para desenvolvimento do TCC. 7. Definio dos temas e das equipes 8. Tcnicas de Pesquisa 9. Problematizao. 10. Construo de Hipteses 11. Objetivos (Geral e Especficos) 12. Justificativa 13. Parecer do orientador e validao da proposta
LEGENDA Atividades desenvolvidas com os alunos Entrega da relao de equipes e respectivos temas ao orientador (Cadastramento dos TCCs)

perodos
julho agosto setembro outubro novembro dezembro

Вам также может понравиться