Вы находитесь на странице: 1из 3

DIERCKS, M. S.; PEKELMAN, R. Manual para equipes de sade: o trabalho educativo nos grupos. In: BRASIL. Ministrio da Sade.

Secretaria de Gesto Estratgia e Participativa. Caderno de Educao Popular e Sade. Disponvel em <http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/caderno_de_educacao_popular_e_saude.pdf>. Acesso em 04/09/12. Berttony Nino

Margarita Diercks Doutora em Educao, Mdica de Familia e Comunidade, Coordenadora Adjunta do Programa de Residncia Mdica em Medicina de Familia e Comunidade do Servio de Sade Comunitria do Grupo Conceio, Porto Alegre, RS. Renata Pekelman Mdica de Famlia e Comunidade, Mestre em Educao e especialista em Medicina do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, preceptora da Residncia de Medicina de Famlia e Comunidade do Hospital Nossa Senhora ConceioGHC/Porto Alegre, facilitadora do Currculo Integrado das residncias de Medicina de Famlia e Comunidade e Residncia Multiprofissional com nfase em Sade da Famlia e Comunidade-GHC e mdica das US Rubem Berta/ Prefeitura Municipal de Porto Alegre e US Jardim Itu/GHC. O texto Manual para equipes de sade: o trabalho educativo nos grupos faz parte de uma coletnea de 20 textos do Caderno de Educao Popular e Sade e busca fornecer aos profissionais de sade uma base para propor atividades educativas em grupos a partir dos resultados obtidos na pesquisa Prevenindo DST/HIV/AIDS em mulheres de baixa renda: a elaborao de cartilhas no processo educativo. Est didaticamente dividido em uma breve introduo e 6 subitens (O planejamento do trabalho, O mtodo educativo, O papel do coordenador ou coordenadora, As tcnicas afetivo participativas na educao em sade, O registro e A avaliao). Na introduo foi explicitado o objetivo do texto, relacionando com experincias obtidas na construo de um material educativo em um grupo de mulheres e a metodologia de Paulo Freire, de forma que as particularidades, cultura e aspectos socioeconmicos sejam respeitados e compreendidos. Enfatiza tambm a necessidade de que este seja um trabalho interdisciplinar, que envolva vrias reas do conhecimento, a fim de enxergar a realidade atravs de diferentes pontos de vista, buscando um entendimento o mais fidedigno possvel. Fala sobre a importncia do trabalho e da necessidade que estas tcnicas de trabalho para construo de redes de conhecimento crtico sejam disseminadas para os mais diferentes espaos e grupos.

No item O planejamento do trabalho discutido que os temas abordados devem ser escolhidos pelos profissionais e a comunidade, priorizando-os de acordo com as necessidades identificadas. Tambm deixa claro que a educao em sade no deve ser vista como mais um trabalho para o profissional (alm de suas demais atribuies), mas sim como uma parte importante do trabalho que ele desenvolve na comunidade, indissocivel do processo de cuidar. necessrio dispor de tempo para planejar um trabalho educativo, alm do que necessrio para desenvolv-lo e avali-lo. Um dos profissionais envolvidos deve se encarregar do registro, que a base da avaliao. essencial ter domnio tcnico sobre o assunto, mas ter a mente aberta para aceitar questionamentos. Em O mtodo educativo mostrado que o profissional deve estar preparado para lidar com vrias formas de entendimento sobre um determinado assunto, tentando sempre combinar o que aprendido com a comunidade com o que o profissional traz para que seja construdo um conhecimento adaptado s realidades das pessoas, por vezes to distantes da do profissional. Deve-se permitir que as pessoas se manifestem e falem sobre suas experincias e cotidiano (histria de vida), atrelando significados e entendendo sua linha de pensamento. O coordenador no pode deixar, no entanto, que se perca o fio da meada e as pessoas no raciocinem criticamente. A argumentao e problematizao so ferramentas importantes para o trabalho em grupos na medida em que possibilitam que pessoas de realidades diferentes possam enxergar um fato a partir de outra perspectiva. O resultado final dos argumentos deve ser uma colocao validada por todos os membros do grupo, no s a imposio de uma ou poucas pessoas. O papel do coordenador ou coordenadora relata que o coordenador deve conduzir o processo sem manipul-lo, assumir o dilogo como sua principal ferramenta, ousar se expor e expressar, reconhecer que o processo do saber no individual e entender que confessar a sua ignorncia abre caminho para o aprendizado. Em As tcnicas afetivo-participativas na educao em sade mostra que as dinmicas utilizadas to comumente em oficinas no devem ser aplicadas apenas para a descontrao do ambiente, mas tambm se deve inseri-la dentro do contexto pedaggico e dos objetivos do grupo. Na seo Registro enfatizado que esse um dos trabalhos mais enfadonhos do trabalho em grupos, mas no menos importante, j que um instrumento importante para a avaliao, que deve ser acessvel a todos os interessados. Sem ele no h reflexo. As autoras comentam alguns tipos de registros: com filmadora (o que todo educador gostaria de fazer), com gravador (o mais acessvel), mo (mais comum e incompleto) e com mquina fotogrfica (coadjuvante). O item Avaliao revela que esta deve ser constante, que se deve

ter objetivos claros para que possam ser alcanados e que os participantes do grupo so as pessoas que devem avaliar o processo, a parte e o todo. Este um texto dinmico, com linguagem acessvel e pouco tcnica, bem dividido e agradvel de se ler. Recomendo a estudantes, profissionais de sade e/ou outros que trabalhem com grupos.

Вам также может понравиться