Вы находитесь на странице: 1из 5

Aspectos da Criao de Roedores e Lagomorfos

Belmira Ferreira dos Santos * Joel Majerowicz **

CAMUNDONGO Mus musculus O camundongo (Mus musculus) ao nascer desprovido de plos com exceo das vibrissas (plos do focinho responsveis pelo tato), tem uma colorao avermelhada nas linhagens albinas ou de tonalidade escura nas linhagens com pigmentao, os olhos esto fechados, o pavilho auricular est aderido cabea e pesa em torno de 1,5g. Desde o nascimento os sexos j pode ser distinguidos (sexagem). As fmeas apresentam a distncia nus-genital menor que nos machos. medida que os animais crescem esta diferenciao se torna mais evidente. Com o passar do tempo, observa-se no macho a presena de plos no espao nus-genital, o que no ocorre nas fmeas. Logo aps o parto a fmea alimenta os filhotes e isto pode ser observado pela mancha branca no abdmen, que nada mais que o estmago cheio de leite. Este detalhe pode ser um fator importante na seleo de animais, visto que os mais francos apresentam o estmago vazio ou com pouco leite. No segundo dia de vida a colorao da pele vai clareando, fica rsea, e do terceiro ao sexto dia, perodo em que comea o crescimento dos plos, o animal vai tomando a colorao prpria da linhagem. Com sete dias o corpo j est totalmente coberto de plo e nas fmeas as tetas comeam a se evidenciar. Nesta idade o pavilho auricular comea a se afastar da cabea.

* Mdica Veterinria, Centro de Criao de Animais de Laboratrio da Fundao Oswaldo cruz ** Mdico Veterinrio, Instituto de Tecnologia em Imunobiolgicos da Fundao Oswaldo Cruz

Por volta do 10 ao 11 dia, os animais abrem os olhos. Aos 14 dias comeam a se alimentar de rao. Dos 18 aos 21 dias j esto aptos a serem desmamados. Nesta idade so sexados e separados. Pesam em torno de 9 a 12g.

Os animais atingem a puberdade em torno de 24 a 30 dias, quando se observa a abertura vaginal e a descida dos testculos para a bolsa escrotal. Os animais atingem a maturidade sexual por volta do 49 dia e so acasalados dos 49 aos 60 dias de idade, quando os machos pesam entre 28 e 32g e as fmeas entre 25 a 28g. O ciclo estral dura em torno de 4 a 5 dias e o estro mais ou menos 17 horas. Aps o acasalamento observa-se a formao do plug vaginal, que o smem que se solidifica e tampona a vaginal da fmea e que demonstra que houve a copula. Normalmente s se observa esse detalhe nas primeiras horas da manh, uma vez que o perodo de maior atividade sexual desta espcie animal.

O perodo de gestao de 19 a 21 dias. Em torno de 24 horas aps o parto ocorre um cio frtil, (cio ps-parto). Por esse motivo, em criaes intensivas, ocorre de termos que antecipar o desmame, pois uma nova ninhada nasceu ou pode estar para nascer. Os reprodutores devem ser substitudos aos 8 meses de idade, quando a fmea deve estar por volta do sexto parto.

RATO (Rattus norvergicus)

Semelhante ao camundongo, nascem desprovidos de plos, com exceo das vibrissas, com olhos fechados, corpo avermelhado ou com tonalidade escura, pavilho auricular aderido cabea e pesam em torno de 5 a 6g. A sexagem idntica a do camundongo, sendo que pelo tamanho da espcie se torna mais fcil. A visualizao do leite no estmago tambm observada nos primeiros dias de vida. As caractersticas que nos possibilita identificar a idade do animal semelhante a do camundongo (Crescimento do plo, abertura dos olhos, descolamento do pavilho auricular, incio da alimentao com rao, etc.). So desmamados entre 19 e 21 dias quando pesam de 35 a 45g. Os animais atingem a puberdade ao redor dos 30 dias. A maturidade sexual se d com 50 a 60 dias e os animais devem ser acasalados com 80 a 100 dias, quando pesam: machos de 300 a 400g e fmeas de 250 a 300g. O ciclo estral de 4 a 5 dias e o cio dura mais ou menos 20 horas. O perodo de gestao de 19 a 22 dias e logo aps o parto ocorre um novo cio frtil. Os reprodutores permanecem na criao at os 9 meses de idade. HAMSTER (Mesocricetus auratus) Ao nascer so avermelhados, desprovidos de plo, com exceo das vibrissas, tem os olhos fechados e o pavilho auricular aderido cabea. J nascem com os dentes incisivos e ingerem alimento slido no final da primeira semana. Pesam em mdia 3g. A sexagem semelhante ao camundongo e rato, bem como se observa o estmago repleto de leite nessa idade. Aos 3 dias de nascidos o plo comea a crescer e aos 5 dias as orelhas se afastam da cabea. Aos 14 dias abrem os olhos. O desmame realizado aos 21 dias, quando pesam em torno de 20g.

A puberdade se d ao redor de 28 dias de idade e a maturidade sexual com 60 dias. O acasalamento realizado quando os animais atingem 60 dias de idade e pesam em torno de 100g. O ciclo estral dura em torno de 4 a 5 dias. O perodo de gestao de 15 a 18 dias. H duas formas de acasalamento em funo da agressividade natural da espcie. A primeira e tradicional levar a fmea gaiola do macho, onde permanece por uma semana e depois retorna a sua gaiola, permanecendo sozinha at o desmame da ninhada. Aps o desmame ela pode ser levada novamente gaiola do macho. Outro mtodo adotado o acasalamento dos animais a idade do desmame e assim permanecem at serem retirados da colnia. Esse mtodo proporciona um melhor manejo da criao, diminuio do nmero de gaiolas, facilidade de identificao de genealogia e no h diferena significativa com o mtodo tradicional quanto aos ndices de briga, mortalidade de lactentes, nascidos, intervalo entre partos, etc. Os animais tm uma vida reprodutiva de mais ou menos um ano.

COBAIA (Cavia porcellus) Nascem coberturas de plos, olhos abertos e pesam de 60 a 100g. Momentos aps o nascimento ficam de p e se locomovem pela gaiola. Nos primeiros dias de vida j se alimentam de vegetais, se fornecidos e aos 5 dias de rao. O sexo pode ser distinguido desde o nascimento. Os machos possuem a regio genital de forma arredondada e a fmea como uma depresso longitudinal. O desmame deve ser feito quando o animal atinge um mnimo de 180g, o que ocorre por volta do 20 dia de nascido. A sexagem ao desmame fcil, pois com uma leve presso na regio genital, o macho expe o pnis.

A puberdade se d em torno dos 65 a 70 dias de nascidos. A maturidade sexual ocorre do 3 ao 5 ms de idade. O acasalamento deve ser realizado quando as fmeas atingem 3 meses (400 a 500g) e os machos 4 meses (500 a 600g).

O ciclo estral tem durao de 15 a 19 dias e o estro dura mais ou menos 24 horas. O perodo de gestao de 59 a 72 dias. Quanto maior o nmero de fetos menor ser o tempo de gestao. A vida reprodutiva de 4 a 5 anos. Normalmente o acasalamento pelo mtodo de poligmico, devido ao longo perodo de gestao da espcie. Essa espcie, como os primatas, precisa de suplementao alimentar de vitamina C, pois no a sintetizam.

COELHO (Oryctolagus cuniculus) um animal que apesar de roer, no um representante da ordem dos roedores, e sim da ordem Lagomorpha. Nascem desprovidos de plos, avermelhados, com o pavilho auricular aderido cabea. Nessa idade ainda no possui controle da temperatura corporal, motivo pelo qual a fmea retira plos para a confeco de ninho, mantendo-os aquecidos e com temperatura constante. Esses plos so retirados principalmente ao redor da mamas, o que vem a facilitar o acesso ao leite pelos filhotes. O sexo pode ser distinguido desde o nascimento, onde nos machos visualiza-se na regio genital o prepcio. O desmame deve ser feito quando o animal atinge em torno de 1000 a 1200g e idade ao redor de 45 dias. A sexagem ao desmame fcil, pois com uma leve presso na regio genital, o macho expe o pnis. Apesar da maturidade sexual acontecer, em mdia aos quatro meses de vida, aconselhvel fazer o acasalamento por voltas de 6 meses de idade. A forma de acasalamento mais adequada a unio temporria (acasalamento assistido), onde a fmea levada gaiola do macho e observa-se a realizao do coito. Em geral, a gravidez tem uma durao em torno de 30 a 32 dias. Geralmente so dceis, embora os machos e as fmeas possam brigar, por territrio. Por isso, recomendvel mant-los em gaiolas individuais.

Вам также может понравиться