Вы находитесь на странице: 1из 7

Funes do Poder Judicirio Em geral, os rgos judicirios brasileiros exercem dois papis.

O primeiro, sua funo tpica, a funo jurisdicional, tambm chamada jurisdio. Tratase do poder-dever e da prerrogativa de compor os conflitos de interesses em cada caso concreto, atravs de um processo judicial, com a aplicao de normas gerais e abstratas, transformando os resultados das aes em lei (fenmeno da coisa julgada material). Uma das manifestaes ou espcies da jurisdio se d no controle de constitucionalidade. Tendo em vista que as normas jurdicas s so vlidas se conformarem Constituio Federal, a ordem jurdica brasileira estabeleceu um mtodo para evitar que atos legislativos e administrativos contrariem regras ou princpios constitucionais. A Constituio Federal adota, para o controle da constitucionalidade, dois sistemas:1 difuso -- todos os rgos do Poder Judicirio podem exerc-lo e suas decises a esse respeito so vlidas apenas para o caso concreto que apreciam; 2 concentrado -- em alguns casos, os ocupantes de certos cargos pblicos detm a prerrogativa de arguir a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo, federal ou estadual, perante o Supremo Tribunal Federal, por meio de ao direta de inconstitucionalidade. Nesse caso, a deciso favorvel ataca a lei ou ato normativo em tese. Analogamente, h outros agentes pblicos legitimados arguio de inconstitucionalidade de lei ou ato normativo estadual ou municipal, em face de dispositivos da Constituio Estadual, perante o respectivo Tribunal de Justia. Dessa forma, o sistema de controle de constitucionalidade brasileiro hbrido, ou seja, combina elementos originados na doutrina estadunidense (controle difuso) com outros inspirados no direito europeu continental (controle concentrado)[1]. Alm da jurisdio, o Judicirio tambm pratica a funo administrativa, no trato de seus assuntos internos e participam, eventualmente, do processo legislativo, em alguns casos, por iniciativa de leis. Classificao dos rgos judicirios Os rgos judicirios brasileiros podem ser classificados quanto ao nmero de julgadores (rgos singulares e colegiados), quanto matria (rgos da justia comum e da justia especial) e do ponto de vista federativo (rgos estaduais e federais). Um Tribunal Regional Federal rgo colegiado, enquanto que um juiz federal considerado rgo singular. Da mesma maneira, o Tribunal de Justia de um estado rgo colegiado, sendo o juiz de Direito um rgo singular. Os Tribunais e juzes estaduais, os Tribunais Regionais Federais e os juzes federais so considerados rgos de justia comum. J o Tribunal Superior do Trabalho, Tribunal Superior Eleitoral e Superior Tribunal Militar formam a Justia Especializada, os quais julgam matria de sua rea de competncia: Trabalhista, Eleitoral ou Militar. Eles recebem, respectivamente, recursos dos tribunais inferiores (Tribunais Regionais do Trabalho e Tribunais Regionais

Eleitorais) e da Auditoria Militar. Na primeira instncia, h os juzes monocrticos (chamados de juzes de Direito, na Justia organizada pelos estados, juzes federais, eleitorais e do trabalho, na Justia Federal, Eleitoral e do Trabalho e juzes Auditores, na Justia Militar). rgos judicirios Os seguintes rgos do Poder Judicirio brasileiro exercem a funo jurisdicional:

Supremo Tribunal Federal Conselho Nacional de Justia (sem funo jurisdicional, apenas funes administrativas) Superior Tribunal de Justia Superior Tribunal Militar Tribunal Superior do Trabalho Tribunal Superior Eleitoral Tribunais Regionais Federais e juzes federais Tribunais e juzes do Trabalho Tribunais e juzes eleitorais Tribunais e juzes militares Tribunais e juzes dos estados, do Distrito Federal e dos territrios.

Supremo Tribunal Federal O Supremo Tribunal Federal (STF) o guardio da Constituio Federal. Compete-lhe, dentre outras tarefas, julgar as causas em que esteja em jogo uma alegada violao da Constituio Federal, o que ele faz ao apreciar uma ao direta de inconstitucionalidade ou um recurso contra deciso que, alegadamente, violou dispositivo da Constituio. O STF compe-se de onze ministros, aprovados pelo Senado Federal e nomeados pelo presidente da Repblica, dentre cidados brasileiros natos, com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notvel saber jurdico e de reputao ilibada. Conselho Nacional de Justia O Conselho Nacional de Justia foi criado pela emenda constitucional n 45, de 30 de dezembro de 2004[2] e instalado em 14 de junho de 2005[3] com a funo de controlar a atuao administrativa e financeira dos rgos do poder Judicirio brasileiro. Tambm encarregado da superviso do desempenho funcional dos juzes. Superior Tribunal de Justia O Superior Tribunal de Justia (STJ) o guardio da uniformidade da interpretao das leis federais. Desempenha esta tarefa ao julgar as causas, decididas pelos Tribunais Regionais Federais ou pelos Tribunais dos estados, do Distrito Federal e dos territrios, que contrariem lei federal ou dem a lei federal interpretao divergente da que lhe haja atribudo outro Tribunal.

O STJ compe-se de 33 ministros, nomeados pelo Presidente da Repblica dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada (depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal) sendo um tero dentre juzes dos Tribunais Regionais Federais e um tero dentre desembargadores dos Tribunais de Justia e outro tero alternadamente em partes iguais, dentre advogados e membros do Ministrio Pblico Federal, Estadual, do Distrito Federal e dos Territrios, Justia Federal So rgos da Justia Federal os Tribunais Regionais Federais (TRF) e os juzes federais. A Justia Federal julga, dentre outras, as causas em que forem parte a Unio, autarquia ou empresa pblica federal. Dentre outros assuntos de sua competncia, os TRFs decidem em grau de recurso as causas apreciadas em primeira instncia pelos Juzes Federais. Justia do Trabalho Os rgos da Justia do Trabalho so o Tribunal Superior do Trabalho (TST), os Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) e os juzes do Trabalho. Compete-lhe julgar as causas oriundas das relaes de trabalho. Os Juzes do Trabalho formam a primeira instncia da Justia do Trabalho e suas decises so apreciadas em grau de recurso pelos TRTs. O TST, dentre outras atribuies, zela pela uniformidade das decises da Justia do Trabalho. Em 31 de dezembro de 2004, por meio da Emenda Constitucional n. 45, sua competncia foi ampliada, passando a processar e julgar toda e qualquer causa decorrente das relaes de trabalho, o que inclui os litgios envolvendo os sindicatos de trabalhadores, sindicatos de empregadores, anlise das penalidades administrativas impostas pelos rgos do governo incumbidos da fiscalizao do trabalho e direito de greve. Recebe anualmente cerca de 2,4 milhes de processos trabalhistas. Justia Eleitoral So rgos da Justia Eleitoral o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os Tribunais Regionais Eleitorais (TRE), os Juzes Eleitorais e as Juntas Eleitorais. Competelhe julgar as causas relativas legislao eleitoral. Os TREs decidem em grau de recurso as causas apreciadas em primeira instncia pelos Juzes Eleitorais. O TSE, dentre outras atribuies, zela pela uniformidade das decises da Justia Eleitoral. A Justia Eleitoral desempenha, ademais, um papel administrativo, de organizao e normatizao das eleies no Brasil. A composio da Justia Eleitoral sui generis (peculiar, especial), pois seus integrantes so escolhidos dentre juzes de outros rgos judiciais brasileiros (inclusive estaduais) e servem por tempo determinado.

Justia Militar

A Justia Militar compe-se do Superior Tribunal Militar (STM) e dos Tribunais e juzes militares, com competncia para julgar os crimes militares definidos em lei. No Brasil, a Constituio Federal organizou a Justia Militar tanto nos Estados como na Unio. A Justia Militar Estadual existe nos 26 estados-membros da Federao e no Distrito Federal, sendo constituda em primeira instncia pelo Juiz de Direito e pelos Conselhos de Justia, Especial e Permanente, presididos pelo juiz de Direito. Em Segunda Instncia, nos Estados de Minas Gerais, So Paulo e Rio Grande do Sul pelos Tribunais de Justia Militar e nos demais Estados pelos Tribunais de Justia. Justia Estadual A Constituio Federal determina que os estados organizem a sua Justia Estadual, observando os princpios constitucionais federais. Como regra geral, a Justia Estadual compe-se de duas instncias, o Tribunal de Justia (TJ) e os Juzes Estaduais. Os Tribunais de Justia dos estados possuem competncias definidas na Constituio Federal, na Constituio Estadual, bem como na Lei de Organizao Judiciria do Estado. Basicamente, o TJ tem a competncia de, em segundo grau, revisar as decises dos juzes e, em primeiro grau, julgar determinadas aes em face de determinadas pessoas. A Constituio Federal determina que os estados instituam a representao de inconstitucionalidade de leis e atos normativos estaduais ou municipais frente constituio estadual (art. 125, 2), apreciada pelo TJ. facultado aos estados criar a justia militar estadual, com competncia sobre a polcia militar estadual. Os integrantes dos TJs so chamados Desembargadores. Os Juzes Estaduais so os chamados Juzes de Direito. O Tribunal do Jri, garantia constitucional, o nico rgo judicial com participao popular, em que a populao, representada pelos sete jurados, julga os seus semelhantes nos crimes contra a vida (homicdio, infanticdio, aborto, instigao e auxlio ao suicdio). O julgamento compete aos jurados -juzes do fato -- e a sesso do Jri presidida pelo Juiz de Direito, que se limita, grosso modo, a fixar a pena em caso de condenao, ou a declarar a absolvio. A deciso sobre a absolvio ou condenao do ru exclusiva dos jurados. Certos crimes contra a vida esto previstos, excepcionalmente, como de competncia de um Jri Federal. Princpios e garantias da magistratura Para poder desempenhar as suas funes com iseno, o Poder Judicirio dispe de princpios e garantias previstas na Constituio Federal, tais como ingresso na carreira de juiz por meio de concurso pblico e provas de ttulos, publicidade dos atos judiciais, vitaliciedade, inamovibilidade, irredutibilidade do subsdio, proibio de exerccio de outra funo e proibio de exerccio de atividade poltico-partidria.

Organograma STF - Composio: 11 Ministros - SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ART. 101 (Const. Federal). Competncia para julgar: Presidente da Repblica; Vice-Presidente da Repblica; Congresso Nacional; Ministros do STF; Procurador-Geral da Repblica. (crimes comuns). Ministros de Estado; Comandantes da Marinha, Exrcito e Aeronutica; Membros dos Tribunais Superiores (STF, STJ, TST, TSE, STM); Tribunal de Contas da Unio; Chefes de misso diplomtica permanente. (crimes comuns e de responsabilidade). STJ 33 Ministros (no mnimo) - SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA ART. 104 (Const. Federal). Competncia para julgar: Governadores dos Estados e do Distrito Federal (crimes comuns). Tribunal de Justia dos Estados e do Distrito Federal; Tribunal de Contas dos Estados e do Distrito Federal; Tribunal Regional Federal; Tribunal Regional Eleitoral; Tribunal Regional do Trabalho; Tribunal de Contas do Municpio; Ministrio Pblico da Unio (membros que trabalhem perante tribunais). (crimes comuns e de responsabilidade). TRF 7 Juzes (no mnimo) - TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL ART. 106 (Const. Federal). Competncia para julgar: Juzes federais em sua jurisdio (inclusive juiz militar e da Justia do Trabalho); Prefeito (quando for matria de interesse federal); Dep. Estadual (quando for matria de interesse federal); TJ regulado pela constituio de cada estado. - TRIBUNAL DE JUSTIA Competncia para julgar: Prefeito (quando no for matria de interesse federal); Dep. Estadual (crime comum) Crticas O Poder Judicirio brasileiro conhecido por grande parte da populao como muito moroso e pouco eficiente. Devido a quantidade deficiente de juzes o sistema no consegue dar vazo grande quantidade de processos que recebe diriamente, o que gera um acmulo de processos no julgados, alinhada a essa lgica, ou falta de lgica, o problema da morosidade esbarrase na legislao que permite um grande nmero de recursos, acarretando um longo perodo de tempo para analisar e julgar os processos.[4][5] A corrupo de magistrados outro ponto questinvel do Judicirio brasileiro[6], na esfera estadual a corrupo realmente uma agravante na impunidade de membros da elite, a situao muito complicada nos estados mais pobres da federao, como por exemplo Maranho e Par.[7][8]

Outro problema relevante ao Poder Judicirio brasileiro o fato de que crimes so cometidos, mas o conjunto de trabalhos mal realizados, desde a percia policial, passando por um julgamento mal conduzido generosidade da legislao penal, resulta em um ndice em calamidade pblica de impunidade, onde criminosos so presos, cumprem apenas pequena parte da pena estipulada e depois so devolvidos sociedade sem estarem recuperados e, por ora, pior do que quando foram privados de sua liberdade.[9] [10] Critica-se, tambm que, apesar da implantao do Processo eletrnico, continuam os problemas de morosidade e surgem outros como insegurana[11]. Principais leis Segue a lista das principais leis em vigor do Brasil.

Constituio Federal (1988) Lei de Introduo s normas do Direito Brasileiro (4 de setembro de 1942) Cdigo Civil (10 de janeiro de 2002) Cdigo Comercial (25 de junho de 1850) Cdigo Penal (7 de dezembro de 1940) Cdigo Penal Militar (21 de outubro de 1969) Cdigo Eleitoral (15 de julho de 1965) Cdigo Tributrio Nacional (25 de outubro de 1966) Consolidao das Leis do Trabalho (1 de maio de 1943) Cdigo de Defesa do Consumidor (11 de setembro de 1990) Cdigo Processual Civil (11 de janeiro de 1973) Cdigo Processual Penal (3 de outubro de 1941) Estatuto da Criana e do Adolescente (13 de julho de 1990)

Os rgos que so responsveis pelo funcionamento do Poder Judicirio so o Supremo Tribunal Federal, o Superior Tribunal de Justia, os Tribunais Regionais Federais nos quais se encontram os Juzes Federais, os Tribunais do Trabalho nos quais se encontram os Juzes do Trabalho, os Tribunais Eleitorais onde esto os Juzes Eleitorais, os Tribunais Militares nos quais se encontram os Juzes Militares e os Tribunais dos Estados juntamente com o Tribunal do Distrito Federal nos quais se encontram os Juzes dos Estados. Superior Tribunal de Justia: criado para ser um rgo de execuo da justia em todo o Pas, e composto por pelo menos 33 ministros. Funciona junto ao Conselho da Justia Federal o qual destinado a supervisionar a justia federal. Esse conselho composto pelo Presidente do Superior Tribunal de Justia, pelo Vice-presidente e mais trs ministros, e pelos presidentes dos Tribunais Regionais Federais. Tribunal Superior Eleitoral: tem a funo de acompanhar a legislao eleitoral juntamente com os Tribunais Regionais Eleitorais. Sua sede fica na capital federal e encarregado de expedir instrues para a execuo da lei que rege o processo eleitoral. Dessa maneira

assegura a organizao das eleies e o exerccio dos direitos polticos da populao. composto por no mnimo sete membros: cinco deles so escolhidos por meio de votao entre os ministros e os outros dois so nomeados pelo Presidente da Repblica. Tribunal Superior do Trabalho: sua principal funo uniformizar as leis trabalhistas, mas tambm da sua responsabilidade resolver conflitos entre trabalhadores e empregadores, no plano individual ou coletivo, resultante da relao de emprego. composto por 27 ministros nomeados pelo Presidente da Repblica. Superior Tribunal Militar: a mais antiga corte superior do Pas. A ele cabem funes judiciais e administrativas, mas especializada em processar e julgar crimes que envolvam militares da Marinha, Exrcito e Aeronutica. composto por 15 ministros vitalcios, nomeados pelo Presidente da Repblica com indicao aprovada pelo Senado Federal. Trs ministros so da Marinha, quatro do Exrcito e trs da Aeronutica, os outros cinco so civis. Tribunais Regionais Federais: existem cinco Tribunais Regionais Federais, com sedes em Braslia, Rio de Janeiro, So Paulo, Porto Alegre e Recife. Cada um responsvel por uma regio poltico-administrativa do pas. So responsveis por matrias de natureza previdenciria e tributria. So compostos por sete juzes preferencialmente pertencentes respectiva regio, os quais so nomeados pelo presidente da repblica. competncia destes tribunais processar e julgar os juzes federais da sua rea e dos membros do Ministrio Pblico da Unio.

Вам также может понравиться