Вы находитесь на странице: 1из 8

IBP1412_12 Gesto de Gases Efeito Estufa (GEE) e Energia, Refino Petroleo Histrico, discusses e propostas,

Glenda Rangel Rodrigues, Juarez Barbosa Perisse, Roberto Carlos Pontes Bittencourt
Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Introduo:
O tema mudanas climticas est cada vez mais freqente e ainda muito polmico. Apesar da polmica alguns pases e estados definiram metas de reduo que acabam sendo distribudas para todos os setores, inclusive o industrial. O formato das metas diferenciado e existem algumas que so relativas e outras absolutas. As metas provocam impacto significativo nas indstrias e o benefcio associado no facilmente mensurado. Isto porque, ao contrrio dos demais impactos ambientais a emisso de gases efeito estufa no provoca impactos diretos rea de influncia do emissor e se no houver de fato um esforo global, o beneficio do investimento sequer ser notado. Esta discusso e a busca de metas realmente eficazes to polmica e afeta tanto a economia que a cada ano que passa, as conferncias mundiais se tornam menos conclusivas. Mesmo as poucas metas efetivamente apresentadas no conseguem seguir uma mnima padronizao o que torna a comparabilidade impossvel. Em paralelo, atingimos 7 bilhes de pessoas no mundo e muita energia precisa ser disponibilizada para que estas pessoas consigam ter o mnimo de conforto, necessrio s demandas do sculo XXI. O refino de petrleo por ser uma atividade intensa em consumo de energia acaba por sofrer presses para reduo deste consumo e conseqentemente das emisses. No caso do parque de refino brasileiro, o momento de aumento de converso e hidrotratamento, adequando a qualidade dos produtos a demanda crescente por combustveis que permitam a renovao da frota, com melhor eficincia e menos emisses

Momento do Refino de Petrleo no Brasil: modernizao e necessidade de compromissos ambientais:


A indstria do refino brasileiro no momento passa por uma grande transformao. Para aumentar a converso e aprimorar a qualidade de seus produtos, esto sendo implementadas nas refinarias existentes, unidades de coque (UCR), reforma cataltica (UCR) , hidrotramento (UHDT) e gerao de hidrognio (UGH). Alm destas, algumas unidades de reduo de impacto ambiental, tais como unidades de recuperao de enxofre (URE) e unidade de guas cidas (UTAA) tambm so incorporadas. Estes processos so todos intensivamente consumidores de energia e, alm disto, as UGHs, usando metano ou nafta como matria prima, liberam Gs Carbnico (CO2) como gs residual. Isto significa que para produzir a mesma quantidade de diesel com um teor de enxofre bem mais baixo, tanto o consumo de energia quanto emisso de CO2 por metro cbico de produto produzido aumentar significativamente. Neste cenrio, qualquer meta de reduo absoluta de emisses de GEE para refinarias, ou mesmo metas relativas a carga processada so inviveis. Complementando o cenrio, para garantir o atendimento ao crescimento do pas, esto sendo implementadas quatro novas refinarias, que como no poderia deixar de ser apresentam alta converso e um elevado percentual de hidrotratamento. A evoluo do consumo de energia do refino brasileiro, assim como das emisses de GEE indicam um aumento significativo para ambas as grandezas. Desta forma, qualquer meta absoluta de reduo de emisses no possvel ser implementada em um cenrio de crescimento.
Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012. 1

importante considerar que tanto para as novas unidades quanto para as novas refinarias, a gesto de poluentes atmosfricos regulados j faz parte do escopo dos licenciamentos h muitos anos. A ordem de grandeza destas emisses expressivamente menor do que as de GEE, o impacto previsvel e mensurvel e os investimentos necessrios para garantir a minimizao dos impactos vm sendo realizados a cada projeto. Considerando as dificuldades em fazer uma gesto baseadas em metas absolutas ou relativas de GEE, o parque de refino est utilizando indicadores de intensidade de energia e de emisses de carbono da Solomon Associates para a gesto de mudanas do clima. Estes indicadores, importantes para a gesto interna so complexos para serem usados como metas para entidades externas e desta forma, ser necessrio buscar novas alternativas para demonstrar que apesar do aumento absoluto de emisses, as refinarias esto aprimorando sua gesto energtica. Nos itens que se seguem esto contidos um panorama geral do refino, a analise da rota tecnolgica escolhida para as UGHs e um exemplo de evoluo de emisso resumindo o impacto das mudanas nas emisses de GEE em uma das refinarias.

Parque de refino brasileiro:


A configurao do Parque de Refino brasileiro vem sofrendo modificaes ao longo do tempo, basicamente em funo de quatro fatores: qualidade crescente dos produtos; atendimento ao perfil de demanda do mercado; maiores exigncias ambientais; processamento do petrleo nacional.

inegvel que a realidade brasileira atual bem distinta comparada configurao inicial do parque nacional quando havia um cenrio de grande dependncia de petrleo externo e baixo nvel de restries ambientais. E esta diferena tende a se acentuar ainda mais. O leo diesel, por exemplo, era produzido diretamente a partir das unidades de Destilao Atmosfrica, sem necessidade de qualquer tratamento. Em funo disto, a qualidade deste derivado ficava diretamente dependente das caractersticas do petrleo processado. A expressiva oferta de petrleos com elevado teor de enxofre no afetava de forma importante o refino, pois as especificaes do leo diesel nessa poca eram pouco rgidas. Em funo disto, e de no haver nenhum expressivo avano nas especificaes no perodo inicial de refino, conforme se observa na Tabela 1, existiam poucas unidades de hidrotratamento em nosso Parque, e conseqentemente, reduzida necessidade de hidrognio. Tabela 1 Evoluo do teor de enxofre do leo diesel (% massa/massa) 29/11/55 % enxofre maximo 1,0 12/03/63 1,0 25/4/67 1,0 30/10/73 1,3 9/03/76 1,3 22/01/80 1,3

Para se promover um avano na questo ambiental no que se refere reduo de enxofre foram necessrias as seguintes aes: - implantao de unidades de hidrotratamento; - modificao na alocao de petrleos; - adoo de uma diferenciao no leo diesel produzido, destinando um produto com menor teor de enxofre para as regies metropolitanas.

A reduo do limite mximo do teor de enxofre a partir de 1994, j levou em conta esta produo de dois tipos de leo diesel, sendo um chamado de leo diesel metropolitano, e o outro de leo diesel regular como mostrado na Tabela 2.
Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012. 2

Tabela 2 Evoluo do teor de enxofre do leo diesel metropolitano e regular (% m/m) 20/12/93 Regular Metropolitano 1,0 0,5 27/03/96 1,0 0,5 13/08/97 0,5 0,2 27/12/01 0,35 0,2 17/07/06 0,20 0,05

Alm da expressiva reduo do teor de enxofre no perodo citado, houve um estreitamento na faixa de densidade e aumento do nmero de cetano, notadamente do leo diesel metropolitano. O principal impacto destas modificaes no nosso Parque o aumento da severidade (presso, temperatura e do tempo de residncia) da operao das novas unidades de hidrotratamento, aumentando o consumo de hidrognio. O objetivo passou a ser no apenas reduzir o teor de enxofre, mas aumentar o nmero de cetano e reduzir a densidade das cargas processadas. Atualmente, est em andamento um processo de mudana desta lgica regional de atendimento ao mercado, e a partir de janeiro de 2013 o diesel com teor mximo de 10 ppm de enxofre atender o mercado relativo aos novos veculos, e o diesel S500 atender aos demais mercados automotivos. O leo diesel automotivo com 1800 ppm de enxofre ser comercializado at dezembro de 2013. A figura 1 mostra estas modificaes. Figura 1 Evoluo dos tipos de leo diesel automotivo no Brasil

Tratando das questes relativas produo de gasolina, a reduo do teor de enxofre, ao longo do tempo, apresentada na Tabela 3. Foi adotada a premissa de apresentar o valor mximo com a mistura com o lcool (gasolina C) desde o momento que a legislao brasileira assim o definiu.

Tabela 3 Evoluo do teor de enxofre da gasolina C (% m/m) 29/11/55 0,25 25/4/67 0,25 07/01/75 0,25 04/09/79 0,25 30/11/82 0,25 20/05/98 0,15 28/12/99 0,10 18/08/00 0,10 27/12/01 0,10

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Como se pode observar, a reduo no teor de enxofre s se efetivou a partir do final da dcada de 90 alavancada pela implantao dos sistemas catalticos de oxi-reduo dos gases de combusto. Tanto Europa quanto Estados Unidos esto, atualmente, em patamares de enxofre inferiores a 50 ppm. De modo a se alcanar este patamar de 50 ppm a partir de janeiro de 2014 no Brasil, sero implantadas onze novas unidades para remoo do enxofre na nafta craqueada produzida pelos FCCs, demandando, tambm, mais hidrognio.

O esforo para ofertar derivados com teores de enxofre compatveis com os mercados mais exigentes do mundo levou a um aumento expressivo na capacidade de hidrorrefino, conferindo ao Parque de Refino brasileiro uma melhor relao entre a capacidade de hidrorrefino (capacidade das unidades de hidrotratamento somadas das unidades de hidroconverso) e a capacidade de destilao. Em termos de comparao, esta relao mais que triplicou nos ltimos dez anos, exigindo um aumento ainda maior na capacidade de gerao de hidrognio dado a necessria severidade das novas plantas.

Outro ponto importante a ser destacado o aumento da capacidade de converso de resduo em nossas refinarias de modo a adapt-las ao processamento do petrleo nacional, mais pesado e, portanto, com maior potencial de produo de leos combustveis, derivado com demanda decrescente no Brasil por questes ambientais e econmicas.

A juno de todos estes fatores resulta num Parque de Refino no Brasil compatvel com o processamento de petrleo nacional com elevado teor de nitrognio e produo de derivados com qualidade compatvel com mercados exigentes como Europa e Estados Unidos.

Unidades de Gerao de Hidrognio:


As tecnologias consolidadas para a produo de hidrognio na capacidade tipicamente necessrias em processos de hidrotratamento de derivados de petrleo, como o diesel e gasolina, so a reforma a vapor (SMR), a gaseificao ou oxidao parcial (PO) e mais recentemente o processo de reforma autotrmica (ATR).

Outras opes de obteno e/ou de complementao da vazo de hidrognio necessrio que so utilizadas em refinarias de Petrleo, so a recuperao do hidrognio produzido como subproduto do processo de reforma cataltica, que tem como objetivo a produo de gasolina de alta octanagem, ou a recuperao em correntes de refino, como as oriundas de unidades de hidrotratamento ou de craqueamento fluidizado. Outras rotas tecnolgicas de produo de hidrognio que so encontradas na literatura, tais como eletrlise; reforma com CO2; plasma; produo microbiolgica e outras, ou se encontram em estgio tecnolgico no consolidado para produo em larga escala ou no so atualmente economicamente competitivas.

Tradicionalmente, o processo de gaseificao utilizado para a produo de hidrognio ou de gs de sntese a partir de carvo, leos residuais e mais recentemente coque. O processo de gaseificao pode utilizar, ao menos como parte de sua carga, uma ampla gama de matrias-primas de baixo custo e de interesse ambiental, tais como biomassa e resduos de estaes de tratamento de esgoto [1]. Apesar da vantagem de utilizao de matrias-primas de baixo custo, o processo possui elevado custo operacional, devido principalmente ao uso de oxignio e por vezes da complexidade do tratamento necessrio para purificao do hidrognio ou do gs de sntese produzido.
Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012. 4

A no ser em cenrios especficos, como os de elevada disponibilidade de matria-prima como o carvo e/ou falta de matria-prima como o gs natural, dificuldades de comercializao de produtos como o coque, sinergia com a gerao de energia eltrica ou integrao com processos que necessitam de menor relao H2:CO, tais como o processo Fischer-Tropsch, a escolha de processo para produo de hidrognio nas refinarias, tipicamente recai no processo de reforma a vapor.

No processo de reforma a vapor, a alimentao de hidrocarboneto purificada para remoo de contaminantes, especialmente enxofre, cloreto ou metais pesados e a seguir alimentados conjuntamente com vapor de gua sobre um catalisador base de nquel, onde ocorrem as reaes de reforma a vapor, exemplificada para o metano como sendo: CH4+ H2O = CO + 3H2 e as reaes de shift ou deslocamento do gs dgua: CO + H2O = CO2 + H2. O processo pode ter vrias configuraes, tais como a possuindo reatores de pr-reforma ou ps-reforma e a purificao do H2 sendo realizada atravs de sistema do tipo pressure swing absorption (PSA) ou atravs de absoro em meio liquido, como aminas. A escolha da configurao de processo depende de um conjunto de variveis, como a capacidade desejada, necessidade ou no de exportao de vapor; uso de H2 ou produo conjunta de H2 e CO2.

O processo de reforma a vapor pode utilizar como matria-prima, o gs natural, o GLP, o gs de refinaria quando devidamente purificado para remoo de olefinas ou a nafta. A escolha mais econmica, tipicamente, o gs natural. Uma estimativa de que cerca de 80% das refinarias no mundo utilizam o gs natural como carga alimentao do processo.

Em acordo com critrios tcnicos e econmicos, a Petrobras adotou a tecnologia de reforma a vapor para a ampliao da capacidade de produo do H2 em seu parque de refino existente e em suas novas refinarias (COMPERJ, RNEST e PREMIUM). Para os casos da RNEST e da Premium, onde no h disponibilidade de gs natural, foi selecionada a nafta como matria-prima. O projeto bsico das novas UGHs para o parque de refino existente foi realizado pelo CENPES e para as novas refinarias COMPERJ, RNEST e PREMIUM, pela Technip, Haldor Topsoe e Foster Wheeler, respectivamente, com base no modelo de empreendimento adotado. As empresas projetistas selecionadas representam o estado da arte da tecnologia de reforma a vapor. A tabela 1 apresenta informaes sobre a produo de hidrognio do sistema Petrobras pelo processo de reforma a vapor prevista para os prximos anos com a partida de novas unidades de gerao de H2 (UGHs), sem contabilizar a produo de hidrognio para produo de fertilizantes ou H2 recuperado nas novas unidades de reforma cataltica e de correntes de refino. O total representa mais de 500% de aumento em relao a atual produo de H2. Tabela 4: Nmero de unidades e capacidade total combinada das unidades de produo de H2 pelo processo de reforma a vapor prevista para os prximos anos, em refinarias do sistema Petrobras: Refinaria Lubnor RECAP RLAM REVAP REFAP REPAR REDUC Nmero de unidades 1 1 3 2 2 4 4 Capacidade (103Nm3/d) 35 550 1387 1482 1650 1870 1884
5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

REGAP RPBC REPLAN COMPERJ RNEST PREMIUN I PREMIUN II

2 3 2 2 2 4 2

1972 2870 3570 5760 6000 17200 8600

Em paralelo ao macio investimento de modernizao e ampliao do parque de refino da Petrobras que em 2012 deve alcanar o valor de R$ 8,26 bilhes [2], nos quais se incluem os investimentos para as novas unidades de gerao de H2, a Petrobras vem desenvolvendo esforos para o desenvolvimento de novas tecnologias de produo de H2, dentre eles podemos destacar:

A concluso de um programa de testes operacionais extensos com a primeira planta comercial de demonstrao da tecnologia de produo de gs de sntese e derivados lquidos para uso embarcado com tecnologia da empresa Compact-GTL [3] para reformadores compactos. Trata-se do estudo de uma opo tecnolgica para reduzir a queima de gs natural em unidades offshore, especialmente na regio do pr-sal, com ganhos econmicos com a sua transformao em derivados lquidos de elevada qualidade para comercializao;

Impacto nas emisses de GEE


Como exemplo do impacto das emisses de GEE da entrada das unidades de converso e hidrotratamento em uma das refinarias do parque brasileiro. Tabela 5: Evoluo da Capacidade de Processamento: Mil metros Cbicos/dia 2005 2010 2015 2020 (1) 40,0 40,0 40,0 40,0

Embora no haja aumento de carga de petrleo processada, esta refinaria implantou uma unidade de coque e uma carteira de unidades para tratamento, a saber, um HDT de diesel, um HDS de nafta, uma unidade de Gerao de Hidrognio, alm de nova URE e nova unidade de guas cidas Com esta configurao h previso de aumento de consumo de energia e sua conseqente emisso de GEE, o que pode ser visto no grfico 1. Cabe ressaltar que as unidades novas esto otimizadas, haver modernizao da gerao de energia e diversos projetos de otimizao de energia esto previstos e considerados nesta previso.

Grfico 1 Evoluo emisso GEE

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Evoluo Emisso por tipologia de fonte


4000000

3500000

3,439,000

3,439,000

3000000

2500000
CO2 Eq t/ano

2,492,394 2,293,464 2,134,916

2000000

Outros (Tocha, etc,,,) Gs reformador UGH* Gs regenerador de coque da UFCC Gs natural e Gs de Refinaria Combustvel liquido Total

1500000

1000000

500000

0 2003 2005 2010 2015 2020

Vale observar que o aumento de emisso muito significativo e no proporcional a carga processada.

Concluses
O quadro apresentado no item acima demonstra o relevante impacto dos investimentos em melhora da qualidade de combustvel e aumento de converso na emisso de GEE. Sendo assim, fica clara a dificuldade que o refino enfrenta para estabelecer metas tanto relativas quanto absolutas de emisso de GEE. O foco da gesto de mudanas do clima est em eficincia energtica e existem metas internas baseadas em eficincia energtica e intensidade de carbono. A refinaria exemplo est reduzindo ambos indicadores. Considerando o exemplo do refino, outras indstrias podem passar pelas mesmas dificuldades, pois o momento de fazer investimentos em aumento de qualidade. Boa parte das indstrias j fez muitos investimentos em eficincia energtica e a margem de reduo de emisses que podero vir destes projetos no conseguir compensar os aumentos. Em resumo, a implantao de metas de GEE deve sempre considerar todos os setores envolvidos, tais como indstria, transporte, manejo da terra, matriz energtica. Um bom inventrio e uma anlise das contribuies devem preceder o estabelecimento da distribuio das metas. No entanto, o segmento industrial, devido necessidade de licenas, que precisam ser renovadas, talvez seja o segmento mais fcil de ser monitorado e cobrado. Existe, porm a alternativa interessante de buscar a reduo da intensidade de energia nos processos industriais, como alternativa a metas de GEE. Esta alternativa tem como principal dificuldade a escolha da forma de demonstrao da eficincia energtica das indstrias. Em resumo, definio de indicadores de consumo de energia depende muito da tipologia de indstria envolvida, o que pode tornar a comparabilidade entre metas bastante difcil.

[1] D. Simbeck, E. Chang, Hydrogen supply: Cost Estimate for Hydrogen Pathways Scoping analysis, National Renewable Energy Laboratory (NREL/SR-540-32525), 2002; [2] http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,petrobras-vai-investir-r-826-bi-em-refinariasem-2012-,814061,0.htm [3] http://compactgtl.com/commercial-plants/petrobras-commercial-demonstration-plant/
Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012. 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Вам также может понравиться

  • CEsubstituiçãodevalvulas-Fuganivel1 (2) 20171011141531.540 X
    CEsubstituiçãodevalvulas-Fuganivel1 (2) 20171011141531.540 X
    Документ137 страниц
    CEsubstituiçãodevalvulas-Fuganivel1 (2) 20171011141531.540 X
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Documento Caminhao
    Documento Caminhao
    Документ1 страница
    Documento Caminhao
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Documento Caminhao 2
    Documento Caminhao 2
    Документ1 страница
    Documento Caminhao 2
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2193 12
    Ibp2193 12
    Документ10 страниц
    Ibp2193 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2158 12
    Ibp2158 12
    Документ9 страниц
    Ibp2158 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Resumo 3
    Resumo 3
    Документ3 страницы
    Resumo 3
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Nota Técnica 002/2016 - SCM
    Nota Técnica 002/2016 - SCM
    Документ18 страниц
    Nota Técnica 002/2016 - SCM
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2194 12
    Ibp2194 12
    Документ10 страниц
    Ibp2194 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Roteiro de Lojas de Fábrica Programa Dialogar
    Roteiro de Lojas de Fábrica Programa Dialogar
    Документ8 страниц
    Roteiro de Lojas de Fábrica Programa Dialogar
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2203 12
    Ibp2203 12
    Документ10 страниц
    Ibp2203 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2196 12
    Ibp2196 12
    Документ7 страниц
    Ibp2196 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2191 12
    Ibp2191 12
    Документ6 страниц
    Ibp2191 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2111 12
    Ibp2111 12
    Документ10 страниц
    Ibp2111 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2149 12
    Ibp2149 12
    Документ7 страниц
    Ibp2149 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2177 12
    Ibp2177 12
    Документ9 страниц
    Ibp2177 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2076 12
    Ibp2076 12
    Документ6 страниц
    Ibp2076 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2153 12
    Ibp2153 12
    Документ9 страниц
    Ibp2153 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2134 12
    Ibp2134 12
    Документ6 страниц
    Ibp2134 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2082 12
    Ibp2082 12
    Документ10 страниц
    Ibp2082 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2118 12
    Ibp2118 12
    Документ8 страниц
    Ibp2118 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2100 12
    Ibp2100 12
    Документ8 страниц
    Ibp2100 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2131 12
    Ibp2131 12
    Документ6 страниц
    Ibp2131 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2087 12
    Ibp2087 12
    Документ11 страниц
    Ibp2087 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2081 12
    Ibp2081 12
    Документ10 страниц
    Ibp2081 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2086 12
    Ibp2086 12
    Документ10 страниц
    Ibp2086 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2071 12
    Ibp2071 12
    Документ9 страниц
    Ibp2071 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2083 12
    Ibp2083 12
    Документ10 страниц
    Ibp2083 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2069 12
    Ibp2069 12
    Документ10 страниц
    Ibp2069 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2073 12
    Ibp2073 12
    Документ10 страниц
    Ibp2073 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2068 12
    Ibp2068 12
    Документ10 страниц
    Ibp2068 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Proteção contra incêndio: conceitos básicos
    Proteção contra incêndio: conceitos básicos
    Документ37 страниц
    Proteção contra incêndio: conceitos básicos
    Fpe Sygma
    Оценок пока нет
  • GABARITO-9.1.2 Atividade de Revisão-Mat - 9º Ano - 1º Bim - 2024
    GABARITO-9.1.2 Atividade de Revisão-Mat - 9º Ano - 1º Bim - 2024
    Документ10 страниц
    GABARITO-9.1.2 Atividade de Revisão-Mat - 9º Ano - 1º Bim - 2024
    annab.diassantos
    Оценок пока нет
  • NR 20
    NR 20
    Документ125 страниц
    NR 20
    Valmir Passos
    Оценок пока нет
  • 6 Ano
    6 Ano
    Документ7 страниц
    6 Ano
    Janielli De Vargas Fortes
    Оценок пока нет
  • Engrenagem Bomba
    Engrenagem Bomba
    Документ2 страницы
    Engrenagem Bomba
    Caroline Rosa
    Оценок пока нет
  • Apostila de Equipamentos Motomecanizados - MTM
    Apostila de Equipamentos Motomecanizados - MTM
    Документ136 страниц
    Apostila de Equipamentos Motomecanizados - MTM
    Elias Dalpra
    Оценок пока нет
  • Logística da indústria do petróleo no Brasil
    Logística da indústria do petróleo no Brasil
    Документ7 страниц
    Logística da indústria do petróleo no Brasil
    rafaelpoloni
    Оценок пока нет
  • Stihl TS 410 - 420 PDF
    Stihl TS 410 - 420 PDF
    Документ48 страниц
    Stihl TS 410 - 420 PDF
    Fernando Logulo
    Оценок пока нет
  • Refino do petróleo em refinarias
    Refino do petróleo em refinarias
    Документ13 страниц
    Refino do petróleo em refinarias
    Estefania Vieira
    Оценок пока нет
  • 2009 Hyundai Tucson 100612
    2009 Hyundai Tucson 100612
    Документ306 страниц
    2009 Hyundai Tucson 100612
    Manuel Moreno
    Оценок пока нет
  • Legislação Segurança Empilhadeira
    Legislação Segurança Empilhadeira
    Документ11 страниц
    Legislação Segurança Empilhadeira
    Rafael Barretto Arruda
    100% (3)
  • Check List Alisadora de Concreto
    Check List Alisadora de Concreto
    Документ1 страница
    Check List Alisadora de Concreto
    ottisac
    100% (1)
  • Lista HC PDF
    Lista HC PDF
    Документ3 страницы
    Lista HC PDF
    Brenda Santos
    Оценок пока нет
  • APR - Posto Combustivel - Especialização - Thais Caroline Mackey
    APR - Posto Combustivel - Especialização - Thais Caroline Mackey
    Документ47 страниц
    APR - Posto Combustivel - Especialização - Thais Caroline Mackey
    Philippe Dumke Maciel
    Оценок пока нет
  • It 25 19
    It 25 19
    Документ108 страниц
    It 25 19
    Adilson Leite Proença
    Оценок пока нет
  • Procedimento para Operação de Maçarico de Corte e Aquecedor
    Procedimento para Operação de Maçarico de Corte e Aquecedor
    Документ3 страницы
    Procedimento para Operação de Maçarico de Corte e Aquecedor
    Clóvis Reis Claudino
    Оценок пока нет
  • Importância da atmosfera e alterações climáticas
    Importância da atmosfera e alterações climáticas
    Документ2 страницы
    Importância da atmosfera e alterações climáticas
    duarte_carreira
    Оценок пока нет
  • American 5300 Ficha Tecnica Rev3
    American 5300 Ficha Tecnica Rev3
    Документ22 страницы
    American 5300 Ficha Tecnica Rev3
    Gonzalo Guerrero Cáceres
    100% (1)
  • Croqui Posto Havana
    Croqui Posto Havana
    Документ1 страница
    Croqui Posto Havana
    Ricardo gonçalves
    Оценок пока нет
  • Como funciona o sistema MultiAir de controle de admissão de ar
    Como funciona o sistema MultiAir de controle de admissão de ar
    Документ17 страниц
    Como funciona o sistema MultiAir de controle de admissão de ar
    Paloma Neves Ladeira
    Оценок пока нет
  • Ciclo Combinado Brayton-Rankine
    Ciclo Combinado Brayton-Rankine
    Документ26 страниц
    Ciclo Combinado Brayton-Rankine
    Rodrigo Dorado
    100% (2)
  • Trabalho IV Grupo HST
    Trabalho IV Grupo HST
    Документ34 страницы
    Trabalho IV Grupo HST
    Elias Nhantumbo
    100% (1)
  • Sistema de Combustivel King Air B200 Traduzido
    Sistema de Combustivel King Air B200 Traduzido
    Документ13 страниц
    Sistema de Combustivel King Air B200 Traduzido
    Ana Ludmila
    Оценок пока нет
  • Porcentagem na Matemática
    Porcentagem na Matemática
    Документ3 страницы
    Porcentagem na Matemática
    marcelo cavalcante
    Оценок пока нет
  • Anexo 04 - 3serie-Atividade Avaliativa
    Anexo 04 - 3serie-Atividade Avaliativa
    Документ2 страницы
    Anexo 04 - 3serie-Atividade Avaliativa
    Michele Moreira
    Оценок пока нет
  • Racionais: questões sobre frações e porcentagens
    Racionais: questões sobre frações e porcentagens
    Документ4 страницы
    Racionais: questões sobre frações e porcentagens
    antonio_vieira73
    100% (1)
  • Planta Electrica Cummins C145D6
    Planta Electrica Cummins C145D6
    Документ3 страницы
    Planta Electrica Cummins C145D6
    Ederson Nascimento
    Оценок пока нет
  • Aventura Do Posto de Gasolina
    Aventura Do Posto de Gasolina
    Документ1 страница
    Aventura Do Posto de Gasolina
    Lucas Marques
    Оценок пока нет
  • Diesel lubrificante multiviscoso 15W-40
    Diesel lubrificante multiviscoso 15W-40
    Документ1 страница
    Diesel lubrificante multiviscoso 15W-40
    Weslei Brito
    Оценок пока нет
  • Funções Orgânicas
    Funções Orgânicas
    Документ3 страницы
    Funções Orgânicas
    Maria Perpétua Oliveira Ramos
    Оценок пока нет