Вы находитесь на странице: 1из 14

A INTEGRAO PELO TRABALHO NA SOCIEDADE DA EXCLUSO Samira Saad Pulchrio Lancillotti (UEMS)

Introduo O trabalho que ora apresentamos trata da profissionalizao de pessoas com deficincia1 auditiva, fsica, mental, mltipla e visual. Consideramos que uma discusso importante, para o campo da Educao Especial, porque a profissionalizao figura dentre seus objetivos e tem sido pouco debatida. Alm do mais, da forma como vem sendo feita, tende a desconsiderar o contexto amplo no qual a questo se insere. Entendemos que a compreenso do singular s pode ser alcanada a partir do universal. Da a imposio de, na construo deste objeto, estabelecer uma relao inequvoca entre o que particular e o que universal, entre pessoas com deficincia e a sociedade capitalista na sua conformao atual. O objetivo que norteou a construo deste objeto foi o de pensar a questo da deficincia/trabalho, num outro patamar terico. Optamos por utilizar ferramentas tericas que permitem refletir numa perspectiva de totalidade, reconhecendo o carter transitrio de todas as coisas e compreendendo que este movimento marcado pela contradio. Importa salientar que a forma peculiar com que construmos nossa pesquisa advm do mtodo utilizado, ele que guia a observao do campo e tambm a sua anlise, a partir de outra perspectiva terica, as concluses seriam, certamente, muito diversas. Para apresentar um panorama do que a pesquisa nos indicou trataremos de apresentar em linhas gerais as nossas anlises e concluses.
1

A respeito da terminologia adotada cumpre explicitar que optamos por utilizar a designao pessoa com deficincia para fazer referncia aos sujeitos, objeto desse estudo, quais sejam: pessoas com deficincia auditiva, fsica, mental, mltipla e visual. Consideramos que a utilizao do termo genrico mais corrente em nossos dias: pessoa portadora de necessidades especiais, um fator complicador, na medida em que, no permite identificar de que sujeito se est falando, exigindo sempre a adjetivao do termo. Como bem assinalou Jannuzzi (1985), a variao terminolgica uma constante e mais parece destinada a minimizar a forma pejorativa com que essas pessoas so percebidas socialmente. As mudanas, contudo, no tm mais que um efeito transitrio. Dessa forma, encontra-se uma grande variabilidade de designaes nas fontes utilizadas. No decorrer desse estudo, portanto, podero ser encontrados os termos: excepcionalidade, anormalidade, portadores de necessidades especiais, portadores de necessidades educativas especiais, pessoas portadoras de deficincia, sempre em respeito s fontes. Mesmo reconhecendo que esses termos podem ter implicaes mais amplas (como a referncia s altas habilidades), no mbito deste estudo, devem ser compreendidos, sempre como referncia pessoa com deficincia.

A proposta da integrao pelo trabalho O primeiro passo da pesquisa foi o de tentar apreender a discusso dos profissionais, da rea de Educao Especial, sobre a profissionalizao de pessoas com deficincia. Para tanto, efetuamos um levantamento dos artigos que tratam da questo deficincia/trabalho no perodo compreendido entre 1988 e 1998. Utilizamos, para a anlise, trs peridicos2 que abordam a diversas formas de deficincia. A tabela 1 traz a expresso da questo deficincia/trabalho nas revistas analisadas.

TABELA 1 - Revistas analisadas.


Revistas R. INT. RBEE TEE Total N. R. Publicadas 21 04 03 28 TT Artigos 313 57 103 473 Artigos D/T 12 06 08 26 % Artigos D/T 3,8% 10,52% 7,76% 5,49%

Legenda: R. INT. Revista Integrao; RBBE Revista Brasileira de Educao Especial; TEE Temas em Educao Especial; N. R. Publicadas Nmero de Revistas Publicadas; TT Artigos Total de Artigos; Artigos D/T Artigos sobre deficincia/trabalho; % Artigos D/T - Percentual de Artigos que discutem deficincia/trabalho.

Conclumos que, ainda que no se revele muito intensa, a preocupao com essa problemtica tem se mostrado persistente. Observamos que, desde meados da dcada em anlise, a questo deficincia/trabalho adquiriu maior relevo no plano das preocupaes dos profissionais da rea, o que se explicitou pela maior discusso da temtica no mbito das revistas. A partir da leitura dos artigos selecionados encontramos o discurso da Integrao como pano de fundo dessa proposio. A profissionalizao propugnada, para todos, como forma de integrao social. Foi a partir dessa perspectiva que a maioria dos autores viu a questo.
As revistas analisadas so, Revista Brasileira de Educao Especial, Temas em Educao Especial e Revista Integrao.
2

3 Muitos dos artigos analisados trazem a viso de que se h dificuldade de colocao da pessoa com deficincia no mercado de trabalho esta se deve, em grande medida, inadequao dos processos de formao, ao preconceito social ou falta de conhecimento do potencial da pessoa com deficincia. Os textos, que apresentam carter mais crtico, exploram a inadequao dos processos de formao unilateral, com vistas ao mercado. A partir dessa crtica, apontam a necessidade de se pensar a educao em uma perspectiva mais ampla de formao humana. Entretanto, no discutem o objetivo de encaminhar para o trabalho. Como fica este objetivo, em tempos de desemprego estrutural? Neste contexto, a profissionalizao de pessoas com deficincia um objetivo pertinente? Por que? A partir da sociedade de classes, quele que se v expropriado dos meios de produo, resta a venda de sua fora de trabalho, como forma de assegurar sobrevivncia. Essa a conformao que o trabalho assume na sociedade capitalista. Adquire um carter de estranhamento, na medida em que deixa de corresponder a uma necessidade do homem e passa a responder s necessidades do capital. A compreenso desse fato a chave para discutir a questo do trabalho no mundo contemporneo. E permite apreender que, sob esse modo de organizao social, o trabalho, dificilmente, pode corresponder realizao humana. Pessoas com deficincia so marcadas por caractersticas singulares (como todos os homens) e tambm atravessadas pelos mesmos determinantes universais e contradies que permeiam todo sujeito social, da a imposio para que se inscrevam como trabalhadores. Ocorre, entretanto, que a sociedade capitalista permeada pela contradio, e se, por um lado, o objetivo da integrao pelo trabalho se impe, ele , ao mesmo tempo, uma impossibilidade. A integrao (ou incluso) s se coloca porque vivemos numa sociedade excludente. Por mais que envidemos nossos esforos no sentido de promover a integrao, o movimento do capital estar permanentemente promovendo a excluso, porque esta faz parte de sua lgica. A excluso tem se agudizado em conseqncia das recorrentes crises que marcam o capitalismo desde a dcada de 70. No enfrentamento das crises, em busca de retomada da acumulao, o capital tratou de estabelecer um amplo processo de reestruturao produtiva, que atingiu no apenas as formas de gesto do trabalho, mas

4 tambm os processos produtivos, principalmente atravs da incorporao de tecnologia avanada. Esse processo ultrapassou fronteiras, e se estabeleceu nos marcos de uma sociedade globalizada. Em decorrncia das transformaes, observa-se a expanso do desemprego estrutural, como movimento de excluso, que obriga trabalhadores a buscar e aceitar alternativas de trabalho muito adversas, se comparadas quelas existentes no perodo anterior, em que havia a regulamentao de salrios, direitos e condies de trabalho. Esta uma problemtica que tem marcado os pases ricos e pobres, ainda que, para os ltimos, as conseqncias sejam mais graves, dadas as limitaes do Estado para fazer frente s demandas sociais. A perspectiva de totalidade a que favorece uma compreenso mais ampla do problema, e condio para seu enfrentamento. Da que no se pode pensar a questo de forma circunscrita ou dicotomizada, ela diz respeito a todos os pases e abarca todos os homens. Mas, se a dificuldade em encaminhar pessoas com deficincia para o mercado de trabalho foi sempre reconhecida, que dimenses assume em tempos de desemprego estrutural? Para responder questo, imps-se a observao da prtica social, em que o discurso adquire materialidade e pode ser apreendido em seu movimento e contradies.

A materialidade do discurso Procuramos apreender e debater a partir de nosso campo de investigao o mercado de trabalho formal, do Estado de Mato Grosso do Sul , as interaes entre o discurso (representado nas garantias legais ao trabalho) e o plano material. A delimitao do campo se pautou nos termos de duas Leis Federais que objetivam favorecer a absoro, desses trabalhadores, pelo mercado formal. Trata-se da Lei Federal n. 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispe sobre o regime jurdico dos Servidores Pblicos Civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais, que no Art. 5, 2 traz: s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, para tais pessoas sero reservadas at 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas no concurso (Brasil, 1990, grifo nosso).

E da Lei Federal 8.213, de 08 de dezembro de 1991, que dispe sobre os planos e benefcios da Previdncia, e diz: Subseo II Da habilitao e da reabilitao profissional Art. 93. A empresa com 100 (cem) ou mais empregados est obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficirios reabilitados ou pessoas portadoras de deficincia, habilitadas, na seguinte proporo: I- at 200 empregados - 2% II- de 201 a 500 - 3% III- de 501 a 1.000 - 4% IV- de 1.001 em diante - 5% (Brasil, 1991).

A tabela 2 indica os dados do campo emprico com o qual trabalhamos, (empresas privadas e pblicas). Para a delimitao do campo usamos como critrio, no caso das empresas privadas, o nmero mnimo de 100 funcionrios (para observar os efeitos da Lei Federal 8.213). Quanto s empresas/servios pblicos federais e estaduais, procuramos contatar aqueles que tivessem insero em todo o Estado, alm das prefeituras das cinco maiores cidades do Estado.

TABELA 2 Empresas Pblicas e Privadas

Empresas Pblicas Privadas Total

Contatadas 17 81 98

Responderam 13 33 46

Funcionrios com Deficincia 13 12 25

Em todas as empresas realizamos entrevistas semi-estruturadas, junto ao setor de pessoal, no intuito de levantar elementos que nos permitissem apreender a situao desses trabalhadores no mercado. A tabela 3 traz o total de funcionrios com deficincia (por tipo de deficincia) encontrados nas empresas privadas e pblicas. E os grficos 1 e 2 complementam as informaes, indicando em termos percentuais os dados do campo emprico.

TABELA 3 - Funcionrios com deficincia nas empresas de MS


Empresas Privadas Federais Estaduais Municipais Total D.A. D.F. 02 05 32 03 42 15 80 87 13 195 D.M. 02 03 05 D.V. 05 01 06 D.Mu. 09 01 10 N.e. 29 29 Tt. setor 24 85 158 20 287 Tt Emp. 6.151 5.372 27.472 7.183 46.178 Observ. 01 Terc. 74 Terc. 25 Terc. 100

LEGENDA: D.A. - Deficincia Auditiva; D.F. Deficincia Fsica; D.M. Deficincia Mental; D.V. - Deficincia Visual; D.Mu. Deficincia Mltipla, N.e. No especificado; Tt. setor Total por setor; Tt Emp. Total de empregados; Observ. Observao Terc. Terceirizados.

Grfico 1 - Trabalhadores com deficincia no mercado formal de MS

Grfico 2 - Grupo de trabalhadores com deficincia % por tipo de deficincia 10,10%

0,621%

1,74% 2,09% 3,48% 14,63% D.Fs. D.Aud. D.Mu. D.Vis. 67,94% D. Ment. D. N. esp.

99,379% Total de Trab. - 46.178 (100%) Trab. sem Deficincia - 45.891 (99,379%) Trab. com Deficincia - 287 (0,621%)

Os dados evidenciam que a grande maioria das pessoas com deficincia empregadas constituda de deficientes fsicos (67,94%). A partir dos avanos informacionais, no setor de servios, foi possvel a incorporao de um grande nmero de trabalhadores com deficincia fsica, particularmente nas funes administrativas. Note-se ainda a menor presena daqueles com DM. O ndice de absoro pelo setor privado muito baixo, temos 24 trabalhadores o que se corresponde em 0,08% dos trabalhadores com deficincia colocados no mercado formal do Estado. Saliente-se ainda que, no universo pesquisado, alto o ndice de trabalhadores na condio de terceirizados, particularmente, nas empresas/servios

7 pblicos. Esses esto vinculados por convnios estabelecidos entre essas empresas e a associao de deficientes fsicos do Estado Centro de Educao Multidisciplinar ao Portador de Deficincia Fsica/ CEMDEF3 , que atua como empresa prestadora de servios, oferecendo a mo-de-obra, terceirizada, de pessoas com deficincia. Os convnios so temporrios e so amparados pela Lei Federal 8.666, de 21 de junho de 1993, que institui normas para licitaes e contratos da administrao pblica, e diz no Art. 24:

dispensvel a licitao: XX- na contratao de associao de portadores de deficincia fsica, sem fins lucrativos e de comprovada idoneidade, por rgos ou entidades da administrao Pblica, para a prestao de servios ou fornecimento de mo-de-obra, desde que o preo contratado seja compatvel com o praticado no mercado (Brasil, 1993).

Por um lado, o fato alude funo reguladora que o Estado assume na sociedade contempornea. O Estado toma para si a funo de manter o tecido social, administrando as rupturas e pontos de tenso e estabelecendo as condies, necessrias ao capital, para a superao da sua crise. Mas essa absoro indica, por outro lado, a tendncia do servio pblico em lanar mo das vantagens da desregulamentao do trabalho, para manter a mquina do Estado em movimento4. Essa uma das formas pela qual se manifestam as mudanas no campo laboral. Como decorrncia do desemprego estrutural, observa-se a precarizao e desregulamentao do trabalho, com a ampliao da terceirizao, do trabalho temporrio, ilegal, etc. o que implica na perda de conquistas histricas dos trabalhadores como a estabilidade no emprego e a perspectiva de progresso funcional. Sob a ameaa do desemprego, o trabalhador aceita as condies precarizadas. Assim, contraditoriamente, se a ampliao da absoro dessa fora de trabalho, permitiu o reconhecimento da pessoa com deficincia em suas capacidades e favoreceu a manuteno da sua vida pela via normativa do trabalho, isto se deu apenas na medida em que representou vantagem econmica para seu empregador.
O CEMDEF uma ONG organizada pelas prprias pessoas com deficincia fsica e tem entre seus objetivos, a habilitao e reabilitao de pessoas com deficincia fsica.
3

8 A legislao que desregulamenta o trabalho, criada para favorecer acesso ao emprego para o deficiente, foi tambm criada para atender as demandas do capital e, nesta medida, que utilizada. Quanto s funes exercidas, as informaes so trazidas na tabela 4.

TABELA 4 - Funes exercidas pelos trabalhadores com deficincia


Tipo de funes Empresas Privadas Federais Estaduais Municipais Total Serv.Ger./ Manut. 08 11 13 32 Serv. Aux. 13 75 55 04 147 Tc.Resp/ Superviso 02 07 44 53 Chef./Ger./ Superint. 01 02 01 04 Outros 02 .ex. 02 N.e. 01 47 01 49 Tt setor 24 85 158 20 287

LEGENDA: Serv. Ger./Manut. Servios Gerais e de Manuteno; Serv. Aux.- Servios Auxiliares; Tc. Resp./ Superviso Tcnico responsvel ou Superviso; Chef./Ger./Superint. Chefia/ Gerncia/ Superintendncia; Observ. Observaes; N.e. No especificado; N. ex. - No exercendo; Tt setor Total por setor .

Temos o maior percentual no grupo de servios auxiliares, no qual esto includas as funes administrativas, expressando seu crescimento (neste grupo esto includos os 99 trabalhadores terceirizados pelo CEMDEF), e as funes fabris em menor nmero. Os resultados vm seguidos pelos trabalhadores ocupados em funes de superviso ou de responsabilidade tcnica, seguidos daqueles que se ocupam dos servios gerais e de manuteno. A esto colocadas as funes no qualificadas5. Nas funes de maior responsabilidade e nos cargos de chefia, so poucos os colocados. O grau de mobilidade entre funes baixo.
No ano de 1997, para fazer frente a uma crise financeira de grandes propores, o governo brasileiro baixou um pacote de medidas fiscais com o objetivo de economizar R$ 20 bilhes, isso implicou em aumentos de impostos e cortes nos gastos pblicos federais. 5 Da perspectiva das empresas, a qualificao se traduz pelo grau de escolaridade do trabalhador. Fazemos referncia categoria qualificao por ser utilizada correntemente, contudo, importante assinalar que uma categoria que tem sido problematizada no mbito acadmico por ser considerada imprecisa, a este respeito tratam Alves (1998) e Machado (1996). O aprofundamento dessa discusso foge aos limites deste trabalho.
4

9 Um dos fatores que justifica o quadro geral tem sido o grau de escolaridade. Entre as empresas pesquisadas, os dados que temos so os seguintes:
TABELA 5 - Grau de escolaridade

Grau de escolaridade Empresas Analf./ Alf. Privadas Federais Estaduais Municipais Total 01 06 07 E.Fund. I./ E. Mdio I. / E. Superior I./ E. Superior C. 02 06 02 01 11 N. e. 06 02 126 04 138 Tt. setor 24 85 158 20 287

E.Fund. C. E. Mdio. C. 07 08 15 08 77 30 01 116

LEGENDA: Analf./ Alf. Analfabetos ou Alfabetizados; E.Fund. I/ E.Fund. C. Ensino Fundamental Incompleto ou Completo; E. Mdio I. /E. Mdio C. Ensino Mdio Incompleto ou Completo; E. Superior I. / E. Superior C. Educao Superior Incompleta ou Completa; N.e. No especificado.

Temos o maior nmero dentre os que tm nvel mdio (40,41% neste encontram-se os trabalhadores terceirizados pelo CEMDEF), seguidos dos que tm Ensino Fundamental incompleto ou completo (5,2%), e um grupo menos expressivo, com nvel superior (3,8%). No grupo dos mais escolarizados temos a maioria expressiva entre os trabalhadores com deficincia fsica. no grupo de analfabetos e alfabetizados que se encontra a maior parte dos deficientes mentais. Os dados corroboram a indicao de que o grau de escolaridade tem sido critrio para absorver os trabalhadores, sejam eles pessoas com deficincia ou no. No universo pesquisado, os trabalhadores apresentaram alto grau de escolaridade, se comparado ao nvel mdio de escolaridade no Estado6, e foram absorvidos porque denotaram capacidade para desempenhar bem as funes para as quais foram admitidos. Esse fator evidencia como o capital passa a incorporar os trabalhadores com deficincia, na medida em que estes se mostram capazes de se adequar lgica do mercado.

10

Consideraes finais As razes humanitrias, a solidariedade, o direito igualdade, a conscincia social e o respeito cidadania, so argumentos em geral mobilizados quando se trata de responder s necessidades das pessoas com deficincia e esto na base daquelas polticas de ao afirmativa que objetivam oportunizar o acesso ao trabalho. Contudo, a anlise da prtica social, lastreada na compreenso de que vivemos nos marcos de uma sociedade capitalista, nos indica que a racionalidade do capital que d a medida da efetividade da lei. Assim, temos os trabalhadores com deficincia sujeitos ao trabalho em oficinas, ao trabalho temporrio, condio de terceirizados, a no progresso funcional, sendo incorporados em trabalhos, no mais das vezes, mecnicos. Nessas condies, o trabalho representa, to somente, a possibilidade de insero no circuito de produo e consumo, cria por isso, melhor condio de se fazer frente necessidade de sobrevivncia. E, uma vez mais enfatizamos, que o faz apenas para alguns poucos em detrimento de outros. Fica evidenciado, a despeito da significativa absoro destes trabalhadores nos ltimos anos, que eles continuam sendo alijados do mercado de trabalho formal e as leis no tm tido potncia para minimizar significativamente a condio que se apresenta. O campo emprico elucidativo no apenas no que fala, mas tambm no que cala, onde esto as pessoas com deficincia mental? E os deficientes fsicos graves, os mltiplos, visuais e auditivos? Observamos que a absoro destes trabalhadores muito restrita e, em grande parte, justificada, pelo mercado, por seu baixo grau de escolaridade. Seriam todos empregados se fossem mais escolarizados? O critrio da escolaridade, na maioria dos casos, uma justificativa, que escamoteia o fato de que o capital necessita de menos trabalhadores para manter a esfera produtiva 7. Tratamos da insero de pessoas com deficincia no mercado de trabalho formal, mas bem sabemos que este vem sendo reduzido para todos os trabalhadores.

As informaes do IBGE no tocante ao grau de escolaridade da populao do estado de Mato Grosso do Sul censo de 1991 so as seguintes: 61,41% da populao concluiu apenas o grau elementar 79,79% tem at o primeiro grau completo. Apenas 14,42% tem concludo o segundo grau, e 5,58% o terceiro grau. 7 um critrio escamoteador, mas real, pois efetivamente utilizado pelo mercado, lembramos que a maior parte dos trabalhadores com deficincia encontrados no campo emprico tem grau de escolaridade acima da mdia estadual.

11 Pelas regras de mercado muitas pessoas com deficincia esto de fora mas, tambm, outros no deficientes, ou por serem jovens ou, pelo contrrio, velhos, negros, ndios, pouco escolarizados, etc. Enfim, sob as mais diversas escusas, o capital justifica a no absoro do trabalhador, mas a resposta efetiva uma s: so desnecessrios. importante afirmar, a essa altura da discusso, que no se trata aqui de demonizar o capital, mas de assinalar que a excluso faz parte da sua lgica interna. Para aquelas pessoas com deficincia, que no conseguem se inscrever como trabalhadores, que possibilidades restam? Manter-se em uma condio marginal? Depender de polticas assistenciais? Submeter-se precarizao? Lutar por possibilidades de emprego justamente quando estas demonstram tendncia de queda? Ainda que reconheamos que o concreto imediato exige respostas e que o trabalho, na sociedade capitalista, meio de se ganhar a vida, temos de ponderar sobre a necessidade de pensar um projeto social para alm dos limites desta ordem. Qual o significado desta afirmao? O de que no devemos lutar para colocar pessoas com deficincia no mercado de trabalho? Essa seria uma proposio leviana, mesmo porque a sociedade de classes no est superada. Estamos enredados numa contradio difcil de ser enfrentada. certo que, nas condies prevalecentes, no necessrio o trabalho de todos para manter a esfera produtiva em movimento. Contudo, o trabalho , ainda, a forma privilegiada para a classe-que-vive-do-trabalho8 assegurar sua sobrevivncia e, como
8

Essa expresso foi proposta por Antunes (1999, p. 101) que esclareceu: A expresso classe-que-vivedo-trabalho(...) tem como primeiro objetivo conferir validade contempornea ao conceito marxiano de classe trabalhadora. Quando tantas formulaes vem afirmando a perda da validade analtica da noo de classe, nossa designao pretende enfatizar o sentido atual da classe trabalhadora, sua forma de ser. Portanto, ao contrrio dos autores que defendem o fim das classes sociais, o fim da classe trabalhadora, ou at mesmo o fim do trabalho, a expresso classe-que-vive-do-trabalho pretende dar contemporaneidade e amplitude ao ser social que trabalha, classe trabalhadora hoje, apreender sua efetividade sua processualidade e concretude (grifos do autor). O autor ainda explorou alguns elementos analticos para justificar sua proposio: a classe trabalhadora, hoje inclui a totalidade daqueles que vendem sua fora de trabalho, tendo como ncleo central os trabalhadores produtivos (...) mas a classe-que-vive-do-trabalho engloba tambm os trabalhadores improdutivos, aqueles cujas formas de trabalho so utilizadas como servio, seja para uso pblico ou para o capitalista, e que no se constituem como elemento diretamente produtivo, como elemento vivo do processo produtivo (...) considerando, portanto, que todo trabalhador produtivo assalariado e nem todo trabalhador assalariado produtivo, uma noo contempornea de classe trabalhadora, vista de modo ampliado, deve, em nosso entendimento, incorporar a totalidade dos trabalhadores assalariados. Isso no elide, repetimos, o papel de centralidade do trabalhador produtivo, do trabalho social coletivo, criador de valores de troca, do proletariado industrial moderno no conjunto da classe-que-vive-do-trabalho, o que nos parece por demais evidente quando a referncia dada pela formulao de Marx. Mas como h uma crescente imbricao entre trabalho produtivo e improdutivo no capitalismo contemporneo e como a classe trabalhadora incorpora essas duas dimenses bsicas do trabalho sob o capitalismo, essa noo ampliada nos parece fundamental para a compreenso do que a classe trabalhadora hoje(Antunes, 1999, p.102 103, grifos do autor).

12 tal, deve ser reclamado. No como fim, mas como meio de fazer oposio ao estado de coisas para o qual nos encaminhamos, em que o trabalho precarizado e a superexplorao so a norma. importante que tenhamos claro que a luta do trabalhador com deficincia no deve ser compreendida em separado, ela deve ser feita no amplo movimento da classe-que-vive-do-trabalho. Da a validade da luta pelo trabalho, que tem de ser compreendida como etapa transitria, capaz, to somente, de responder a uma demanda imediata. O que se tem de entender que, dentro desta ordem, por mais que se pretenda afirmar o trabalho como possibilidade de liberdade, ele , pelo contrrio, escravido. da reafirmao do carter transitrio de todas as coisas que se pode pretender superar uma ordem que contraria o interesse da grande maioria. Fica, portanto, recolocado o propsito de canalizar esforos no sentido de transformar e superar esta lgica. Diante destes desafios qual o papel da educao? De uma educao que se pretenda transformadora, o que se pode esperar que favorea a reflexo sobre as contradies e o exerccio coletivo na busca de novas respostas e que contribua para a elevao da conscincia da classe-que-vive-do-trabalho, ao cumprir aquele que o seu papel prioritrio: dar acesso ao saber humano sistematizado e socialmente acumulado. Eis a funo precpua da educao formal, que deve ser assegurada para todos, indistintamente, inclusive para as pessoas com deficincia. De posse de um conhecimento que lhe permita situar-se enquanto sujeito histrico, o homem estar em melhores condies de compreender o seu papel no devir social, e de lutar por uma nova forma de organizao societria. rompendo com a sociabilidade burguesa, marcada pela diviso de classes, a alienao e a propriedade privada.

13

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ALVES, G. L. A produo da escola pblica contempornea. Universidade Estadual de Campinas,1998. ______________. Mtodo de pesquisa em educao. UFMS, Mestrado em Educao Campo Grande:, 1998. 5p. (Mimeo.). ANTUNES, R. Adeus ao trabalho? ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. So Paulo: Cortez; Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas,1995. ____________.Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmao e a negao do trabalho. So Paulo: Boitempo, 1999. BALANO ANUAL - Mato Grosso do Sul. Braslia: Gazeta Mercantil nov. 1999. BRASIL. Lei n. 8.112, de 11/12/90. Dispe sobre o regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das Autarquias e das Fundaes Pblicas Federais. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, dez. 1990 ________. Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. Lei n. 8.213 de 24/07/91. Dispe sobre os planos e benefcios da Previdncia e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, jul. 1991 ________. Lei Federal n. 8.666, de 21/06/93. Estabelece normas gerais sobre licitaes e servios, inclusive publicidade, compras, alienaes (concesses) e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Poder Executivo, Braslia, DF, jun.1993. CHESNAIS, F. Capitalismo de fim de sculo. In: COGGIOLA, O. (Org.). Globalizao e socialismo. So Paulo: Xam, 1997. FRIGOTTO, G. A poltica de formao tcnico-profissional, globalizao excludente e o desemprego estrutural. UFF 21 Reunio da Anped/Caxambu. Comunicao pessoal,1998. GENTILE P. Educar para o desemprego: a desintegrao da promessa integradora. In: FRIGOTTO,G. (Org.) Educao e crise do trabalho: perspectivas do final do sculo. Petrpolis, RJ: Vozes, 1998.

14 GOYO, A.C. et. al. Justificativas para a formao profissional do deficiente mental: reviso da literatura especializada. Cadernos de pesquisa. Vol. 69. P.53- 67, 1989. IANNI, O. A era do globalismo. 3.ed. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira,1997. IBGE. Censo demogrfico de 1991. Rio de Janeiro: IBGE, N.1, 1991. Mato Grosso do Sul. Trabalho no Mato Grosso do Sul PNAD-1995/1997 CAGED1997/1998. Campo Grande: Seter Secretaria Estadual de Trabalho Emprego e Renda, 1999. JANNUZZI, G.M. A luta pela educao do deficiente mental no Brasil. 2.ed. Campinas: Cortez/Autores Associados, 1985. _______________. Deficincia Mental, cidadania e poltica. Temas em Educao Especial, So Carlos, n.3, p. 107-118, 1996. MACHADO, L.R.S. Qualificao do trabalho e relaes sociais. In: FIDALGO, F.S.(Org.) Gesto do trabalho e formao do trabalhador. Belo Horizonte: Movimento de Cultura Marxista, 1996. NETTO, J. P. Crise do socialismo e ofensiva neoliberal. 2. ed. So Paulo: Cortez, 1995. (Coleo questes da nossa poca, v.20). OLIVEIRA, A.R. Excluso social e educao: um novo paradigma?

Anais/Resumos, 51 Reunio Anual da SBPC. So Paulo, out.1999. SANFELICE J.L. O modelo econmico, educao, trabalho e deficincia. In: Pesquisa em educao: histria, filosofia e temas transversais. LOMBARDI, J. C. (Org.) Campinas: Autores Associados: HISTEDBR; Caador: UnC, 1999.p.151-159. SINGER, P. Globalizao e desemprego: diagnstico e alternativas. 4.ed. So Paulo: Contexto, 2000.

Вам также может понравиться