Вы находитесь на странице: 1из 25

Centro de Conhecimento Digital em Higiene, Segurana e sade no Trabalho

Rui Vieito

CCD

OBJECTIVO:
Informar Formar Adaptar
Empresas

Higiene e Segurana do Trabalho

PRODUTOS INFORADAPT
Informar Formar Adaptar

Programa Sensibilizao

Centro de Conhecimento Digital

Pack de Implementao Formao do Plano/ Consultadoria

Implementao do Plano/ Consultadoria

O QUE O CENTRO DE CONHECIMENTO DIGITAL (CCD)? um recurso de apoio aprendizagem em HST e implementao da Higiene e Segurana do Trabalho nas empresas.
constitudo por dois subprodutos:
Biblioteca digital em HST;

Frum de discusso e debate em HST. (FAQHST)

O PROBLEMA:
Pouca informao disponibilizada de forma aberta, gratuita, organizada e de consulta rpida no contexto da Higiene e Segurana no Trabalho; Falta de canais de comunicao entre peritos e outros interessados nesta rea.

A SOLUO CONSTRUDA TEM POR OBJECTIVO:


Criar plataformas de informao de fcil consulta, disponibilizando informao pertinente e gratuita a todos os interessados no tema da HST; Permitir interatividade entre os participantes, como o caso do Frum HST, ou uma pesquisa meticulosa de temas de HST, tais como a legislao aplicada, que organizada em temas disponveis na Biblioteca Digital.

CARACTERIZAO
rea temtica do RTP:

Modernizao e inovao organizacional


rea de formao: 862 Segurana e Higiene no Trabalho Caracterizao tcnica do RTP: Recursos de apoio aprendizagem Tipologia de suporte: Website

DESTINATRIOS:
Trabalhadores ativos (microempresas, PME e de grandes empresas/organizaes); Dirigentes e quadros superiores de empresas/organizaes;
Instituies de formao e agentes de formao.

ONDE PODEMOS ENCONTRAR AGORA O PRODUTO?


Biblioteca Digital Processo de transferncia dos produtos para outros pases europeus, atravs do programa Leonardo da Vinci. http://www.epralima.com/inforadapt2europe
INFORADPT Transferncia de Inovao Inforadapt2Europe

FRUM FAQHST:
Frum de discusso e debate - InForAdapt FAQHST comunidade de interesse com vrias centenas de profissionais de Higiene e Segurana do Trabalho, aberta a todas as pessoas interessadas em debater questes na rea da HST.

FRUM FAQHST:
Local privilegiado, altamente interativo, de troca de informaes entre os vrios interessados na Higiene e Segurana no Trabalho/HST: Tcnicos da rea; Empresrios; Estudantes; Parcerias; Trabalhadores; ou meros curiosos.

COMUNIDADE DE INTERESSE
Utiliza uma plataforma electrnica permitindo a todos os participantes colocar questes, esclarecer dvidas e encontrar solues para os seus problemas.

AUTONOMIA E SUSTENTABILIDADE DESTE FRUM


Reside na facilidade de utilizao; Na sua actualizao contnua, rpida e simples; Na resposta que d aos problemas dos utilizadores.

O reconhecimento deste valor levou a um nmero crescente de participantes.

FRUM FAQHST:
A participao neste Frum aberta a qualquer um que deseje participar, bastando para tal uma inscrio gratuita em:
http://www.epralima.com/inforadapt2europe diretamente em: http://www.epralima.com/mailman/listinfo/faqhst_epralima.com ser possuidor de um email; gostar de partilhar informao sobre hst.

METODOLOGIA
Qualquer indivduo inscrito que tenha alguma dvida sobre HST pode coloca-la neste Frum atravs de um simples email para o endereo faqhst@epralima.com, remetendo-a, desta forma, a uma vasta comunidade de especialistas e/ou pares, que respondem prontamente. Constitui-se, assim, como um recurso de pesquisa rpida para questes especficas.

POTENCIALIDADES DESTE FRUM


As potencialidades do Frum vo muito mais longe do que a mera resposta a questes: permite criar redes de contactos;

troca de ideias;
constituio de parcerias; oferta e procura de empregos; divulgao de eventos; entre muitas outras iniciativas que partam dos seus participantes.

FIABILIDADE DAS REPOSTAS


O nmero elevado de participantes, entre os quais muito so tcnicos superiores de higiene e segurana do trabalho, garantem a monitorizao e validao de todas as respostas. ( frequente a resposta de um participante ser complementada pela de outro)

BIBLIOTECA DIGITAL
Recurso para o qual no existe limite temporal para a sua aplicao e desenvolvimento, acessvel 24 horas por dia; Baseado numa partilha de conhecimentos e experincias da Parceria de Desenvolvimento envolvida (EPRALIMA; ACIAB; IDICT (ACT); IEFP); Instrumento on-line, de livre acesso, que permite por parte dos utilizadores a apropriao grtis dos seus contedos.

BIBLIOTECA DIGITAL
Instrumento on-line que permite o livre acesso aos seguintes contedos: Manuais eletrnicos de formao em HST; normativos nacionais e europeus relativos HST; estatsticas de acidentes de trabalho; pareceres e conselhos tcnicos; equipamentos de proteo individual utilizados em funo da atividade e do sector; identificao de riscos de acidente, segurana e sade; meios de preveno; fornecedores, preos, e descrio de equipamentos de proteo individual e coletiva; links relacionados com o tema; arquivo de instrumentos de sensibilizao em rdios e jornais; glossrio de termos relacionados com HST, etc

BIBLIOTECA DIGITAL

Menos flexvel e interativo do que o Frum; til para pesquisas mais aprofundadas sobre a HST, Dvidas suscitadas no Frum podem remeter para uma rpida consulta Biblioteca Digital. So, portanto, produtos perfeitamente complementares.

SUPORTES DO PRODUTO (CCD)


Tecnologias: Computador, mnimo Windows 98;

Acesso a Internet;
e-mail. O recurso pode ser explorado em qualquer contexto ou ambiente, desde que existam as tecnologias antes referidas.

UTILIZADORES DO PRODUTO
Dirigentes e quadros superiores de empresas/organizaes; Profissionais de formao; Tcnicos e Tcnicos Superiores de Higiene e Segurana do Trabalho; Responsveis pela implementao da Higiene e Segurana do Trabalho nas empresas;

Pblico em Geral.

AUTOR(ES):
EPRALIMA Escola Profissional do Alto Lima; ACIAB Associao Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca; IDICT Instituto de Desenvolvimento e Inspeco das Condies de Trabalho; (Agora ACT) IEFP Instituto de Emprego e Formao Profissional

A QUEM RECORRER PARA SABER MAIS SOBRE O PRODUTO


Rui Vieito EPRALIMA Esc. Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. Rua Dr. Joaquim Carlos da Cunha Cerqueira Apartado 102, 4974-909 Arcos de Valdevez

Telefone 258 520 327, Fax: 258 520 328;


e-mail: ruivieito@epralima.pt; www.epralima.pt

Вам также может понравиться