Вы находитесь на странице: 1из 6

IBP 1736_12 VISO FUTURO PARA UNIDADES E PLANTAS DE PRODUO 1 Roberto Carlos Gonalves de Oliveira , Gladston Francisco Paolucci

Pimenta2, Luiz Claudio de Marco Meniconi3, Alex Furtado Teixeira4

Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012. .

Resumo
O presente trabalho descreve as aes que o Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (CENPES) est realizando com objetivo de incorporar novos materiais e tecnologias compactas de processamento primrio no projeto conceitual das futuras unidades de produo no mar, com especial ateno para aquelas a serem empregadas no Desenvolvimento da Produo das novas descobertas do Pr-Sal. Para tal so considerados dois conceitos bsicos: a avaliao tcnico-econmica; e a identificao do grau de maturidade de cada tecnologia a ser empregada. O grau de maturidade descreve o risco associado a no obteno do desempenho esperado em campo, alm de estimar a confiabilidade operacional da nova tecnologia introduzida, considerando a necessidade de continuidade de processamento, evitando assim perdas de produo por paradas no programadas. A avaliao tcnico-econmica conforme estabelecida leva em considerao a quantificao dos benefcios e impactos gerados pela introduo de uma nova tecnologia sobre o peso, a manuteno, a operao, e o espao fsico disponvel, alm dos riscos associados de SMS. Finalmente so tambm apresentados o conceito e a metodologia de implantao de uma nova famlia de tecnologias, e algumas das aes em curso pela Petrobras em apoio ao desenvolvimento de novos materiais e tecnologias compactas de processamento primrio.

Abstract
This paper presents the Petrobras Research and Development Center (CENPES) procedures regarding the introduction of new materials and compact processing technologies into the concept design of the upcoming offshore production units, with focus on the Production Development of the Pre-Salt new discoveries. Two basic principles are adopted: a techno-economic evaluation; and the maturity stage measurement for each technology to be implemented. The maturity stage indicates the associated risk of introducing a new technology concerning not reaching the expected performance at field conditions, and its operational confidence considering the risk of loosing production due to unexpected shut-downs. The techno-economic evaluation also takes into account the benefits and impacts related to the foot-print and weight reduction, the maintenance and operational aspects, and the Health, Safety and Environment (HSE) risks. Finally the concept and the procedure for introducing a new technical family is also presented, including some action adopted by Petrobras aiming the development of new materials and compact processing technologies.

______________________________ 1 Doutor, Engenheiro Qumico PETRLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS) 2 Mestre, Engenheiro Mecnico PETRLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS) 3 Doutor, Engenheiro Mecnico PETRLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS) 4 Engenheiro de Controle e Automao PETRLEO BRASILEIRO S/A (PETROBRAS)

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

1. Introduo
No segmento de produo de petrleo, e em especial nos sistemas martimos, a segurana e confiabilidade operacional so aspectos de levada relevncia devido ao isolamento fsico, o que acarreta em maior dificuldade para a manuteno e a realizao de ajustes finais durante a fase de implantao de novas tecnologias. Neste sentido, alm da realizao de testes para a comprovao do desempenho de uma nova tecnologia deve-se tambm, prever a realizao de testes de longa durao em locais de experimentao capazes de simular as condies operacionais de campo. A introduo de uma nova tecnologia pode ocorrer tanto para tornar um empreendimento mais rentvel quanto para torn-lo vivel sob o ponto de vista tcnico e/ou econmico. Em qualquer destas situaes faz-se necessrio que o usurio final se sinta seguro quanto ao desempenho e robustez operacional da nova tecnologia. Neste sentido fundamental o envolvimento destes ao longo do Processo de Qualificao Tecnolgica (PQT). O processo de qualificao por sua vez deve conter um planejamento detalhado das atividades a serem desenvolvidas, bem como o estabelecimento de marcos e portes de deciso. Dentre as principais vantagens da adoo de um processo sistemtico de qualificao destacam-se: aumento da segurana e da confiabilidade operacional para o usurio final; reduo da incerteza quanto ao desempenho da nova tecnologia dentro dos limites operacionais estabelecidos; melhor utilizao dos recursos humanos e financeiros relacionados s diferentes fases do processo de disponibilizao de novas tecnologias; identificao e a possibilidade de correo de falhas e de melhorias de projeto; estreitamento do relacionamento tcnico entre o usurio final e a empresa detentora dos direitos da tecnologia; e reduo do tempo necessrio para tornar uma nova tecnologia disponvel para o usurio final.

Como forma de incorporao das novas tecnologias desenvolvidas, e j devidamente qualificadas, nos futuros sistemas de produo est sendo adotado, pela Petrobras, o conceito de famlia, segundo o qual realizada de forma peridica e para um conjunto de tecnologias selecionadas, uma minuciosa anlise do estgio de maturidade, alm da avaliao do ganho e do impacto associados para a sua introduo nos sistemas martimos de produo. Desta forma torna-se possvel o ingresso gradual destas novas tecnologias nas futuras Unidades Estacionrias de Produo (UEPs). Para a rea de processamento de superfcie os principais direcionadores estratgicos adotados so: padronizao das unidades utilizando o conceito de mdulos; aumento da capacidade de processamento para a mesma rea ocupada (foot-print); aumento da eficincia energtica; reduo das emisses com a conseqente reduo do impacto ambiental; reduo dos custos operacionais pela reduo do consumo de produtos qumicos e da temperatura de processo; aumento da eficincia operacional pela adoo do conceito de gerenciamento integrado da operao e da manuteno (GIOP); emprego de novos materiais mais adequados agressividade do ambiente marinho e dos fluidos processados, reduzindo assim a freqncia e o custo para a manuteno da integridade das facilidades; e aumento do contedo local.

2. Conceito de Famlia Tecnolgica


A Petrobras, a partir do seu Centro de Pesquisas (CENPES), desenvolve e qualifica novos materiais e tecnologias de processamento compacto a serem empregadas nas suas futuras Unidades de Produo. Tomando por base o cronograma de qualificao de um conjunto de novos materiais e tecnologias possvel estabelecer quando uma nova famlia estar disponvel para utilizao nos novos empreendimentos. Desta forma, conhecendo-se a previso de entrada em operao das novas Unidades de Produo, pode-se estabelecer um conjunto de novas tecnologias que sero avaliadas dentro de um estudo tcnico-econmico visando elaborao de um Projeto Conceitual com elevado grau de inovao. Para a realizao do estudo tcnico-econmico foram estabelecidos alguns direcionadores de projeto, a saber: data prevista para a qualificao da tecnologia; viabilidade do emprego da nova tecnologia utilizando o conceito de modularizao; viabilidade do emprego do conceito de padronizao (repetibilidade); viabilidade de expanso futura da capacidade instalada utilizando o conceito de modularizao dos sistemas; 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 reduo do peso, da rea ocupada, e do nmero de equipamentos; reduo de custo de operao (OPEX); reduo de custo de capital (CAPEX); reduo do tempo de construo e de comissionamento; reduo das emisses e descartes ambientais; reduo do tempo de manuteno; aumento da eficincia energtica; aumento da capacidade de processamento; aumento da confiabilidade de processo.

Essa metodologia envolve um processo de melhoria contnua segundo o qual, a concluso da qualificao de um novo conjunto de tecnologias pode justificar a criao de uma nova famlia para atender a um novo conjunto de UEPs a serem construdas, conforme indicado na figura 1.
Novo conjunto de tecnologias qualificadas

Nova demanda por UEPs

Nova famlia de UEPs

Figura 1. Gerao de uma nova famlia de UEPs

3. Seleo das Tecnologias


A escolha e a validao tcnico-econmica das tecnologias a serem consideradas na fase de projeto conceitual de uma determinada famlia de UEPs depende de uma anlise minuciosa de especialistas de vrias reas de conhecimento. Para tal realizado um Evento de Seleo no qual as tecnologias em anlise so apresentadas de forma detalhada para um grupo multidisciplinar de especialistas visando determinar o seu grau de alinhamento com os direcionadores de projeto estabelecidos. A figura 2 ilustra a forma tpica de avaliao para seleo das novas tecnologias.

Possibilidade de expanso futura das instalaes utilizando a modularizao de sistemas

Minimizar peso, rea e quantidade de equipamentos

Viabilizar unidades de maior capacidade

Padronizar as unidades (repetibilidade), utilizando o conceito de modularizao

Qualificao da Tecnologia

Reduzir Custo de Operao (OPEX)

Reduzir Custo de Capital (CAPEX)

Tecnologia Tecnologia 1

Dez. 2011 concluda

Tecnologia 2

Out. 2012

Tecnologia 3

Dez. 2012

Figura 2. Quadro tpico de avaliao de novas tecnologias. O emprego de cores auxilia na identificao das tecnologias mais adequadas aos direcionadores estabelecidos para uma nova famlia de UEPs. Conforme estabelecido a cor verde indica que, em relao ao direcionador observado, a nova tecnologia traz benefcios UEP, se comparada com as tecnologias atualmente utilizadas. A cor vermelha indica que a nova tecnologia, se aplicada, trar prejuzos em relao ao direcionador associado. A cor amarela utilizada para indicar que, a princpio, nenhuma vantagem ou desvantagem foi observada. Esta primeira avaliao qualitativa e realizada durante o Evento de Seleo de tecnologias, considerando o conhecimento dos especialistas de vrias reas de conhecimento, sob os mais diversos aspectos, de forma a abranger a todos os direcionadores estabelecidos. 3

Maximizar a eficincia operacional

Direcionador

Utiilizar equipamentos mais eficientes

Minimizar o tempo de construo e de comissionamento

Minimizar emisses e descartes

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

4. Projeto Conceitual de uma Nova Famlia


Durante a elaborao do projeto conceitual realizada uma avaliao detalhada das tecnologias prselecionadas na etapa anterior, descrita no item 3, considerando a sua integrao com os demais sistemas da unidade de produo (automao, facilidades, fogo e gs), e com os requisitos de construo, comissionamento, operao e manuteno. Nesta fase , tambm, realizada a avaliao quantitativa do alinhamento das tecnologias em relao aos direcionadores considerados, tais como a estimativa de custo e a avaliao da rea ocupada (foot-print). Outro aspecto relevante o emprego de novos materiais capazes de reduzir os custos, notadamente de manuteno, e outros desenvolvidos para aplicaes muito corrosivas, a exemplo de ambientes com elevada salinidade e/ou na presena de gases cidos (H2S e CO2). No menos importante o emprego de novo conceito de monitoramento, operao e diagnose distncia, seja para o acompanhamento contnuo do processo, para a tomada de aes preditivas e corretivas, to logo essas ltimas se tornem necessrias, ou mesmo para a previso das curvas de produo de leo, gua e gs. A implantao deste conceito, tambm chamado de Gerenciamento Integrado da Operao e da Produo (GIOP), de notadamente importante para as UEPs das Novas Descobertas do Pr-Sal, face aos grandes volumes de leo e gs produzidos.

5. Novos Materiais
O emprego de materiais nano-estruturados na Indstria do Petrleo mundial relativamente recente, mas j acumula casos de sucesso. No Brasil a pesquisa acadmica encontra-se no mesmo estgio dos pases desenvolvidos, porm a sua aplicao em escala industrial ainda no atingiu o patamar desejado. O objetivo do desenvolvimento de novos materiais est relacionado melhoria das propriedades fsicas (ex. permeabilidade e resistncia a trao, a abraso, e mecnica), das propriedades trmicas (ex. condutividade e degradao trmica), ou das propriedades qumicas (ex. resistncia a agentes corrosivos e degradao trmica) dos materiais utilizados atualmente. Dentre os materiais que se pretende desenvolver no futuro prximo esto: o poliuretano estruturado com nano-tubos de carbono visando o aumento da resistncia a fadiga dos risers que operam em elevadas lminas dgua; o epxi nano-estruturado para emprego como adesivo de reparo de tubulaes; e o fluido aditivado com nano-tubos de carbono para cimentao de poos de grande profundidade submetidos a elevadas presses e temperaturas.

6. Novas Tecnologias de Processamento Compacto


Nos ltimos anos a Petrobras efetuou grande investimento no desenvolvimento de novas tecnologias compactas voltadas para a aplicao no processamento primrio no mar. Dentre os objetivos da disponibilizao destas tecnologias destacam-se: o aumento da eficincia energtica e da confiabilidade operacional; o desengargalamento de UEPs que operam em Campos Maduros, em especial na Bacia de Campos responsvel pela maior parte da produo nacional; e o aumento da capacidade de processo das novas UEPs a serem instaladas nas novas descobertas do Pr-Sal. Para tal foram celebrados Acordos de Colaborao com diversas instituies de cincia e tecnologia, e com empresas instaladas no pas, alm do investimento de recursos em plantas de experimentao (ex. Ncleo Experimental de Atalaia - SE) e em diversas universidades brasileiras (ex. UNIFEI, UFRJ e UFES, dentre outras). A figura 3 mostra a Planta Piloto de Processamento Primrio de Petrleo (Planta 5P) em fase de implantao no Ncleo Experimental de Atalaia (NEAT).

Figura 3. Planta Piloto de Processamento Primrio de Petrleo em implantao no Ncleo Experimental de Atalaia. 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

7. Novas Tecnologias de Automao, Controle e Otimizao de Processo


A descoberta de novos campos de leo e gs localizados a grandes distncias da costa, associados busca contnua por melhorias nos indicadores relacionados com segurana, disponibilidade operacional, eficincia energtica, meio ambiente e qualidade dos produtos, estabeleceu novos desafios tecnolgicos para as reas de automao, controle e otimizao. Com o objetivo de superar estes desafios, a Petrobras comeou a desenvolver e testar, em conjunto com algumas universidades e empresas, solues tecnolgicas de quatro reas distintas: Controle avanado e otimizao em tempo real: a aplicao de tcnicas de controle avanado nos poos e planta de processo de unidades martimas de produo tem como principais objetivos: Aumento da estabilidade do processo e conseqente reduo do desgaste prematuro dos equipamentos da planta (exemplo: vlvulas); Aumento da produo e qualidade dos produtos; Uso eficiente dos recursos da planta; Reduo da queima de produtos na tocha. Dentre as tcnicas em avaliao esto o controle preditivo linear e no linear, o controle adaptativo e o controle fuzzy. Sistemas integrados de suporte a deciso: o uso de modelos integrados das diferentes partes do processo e com diferentes graus de fidelidade, em conjunto com algoritmos de otimizao podem auxiliar os engenheiros e operadores no processo de tomada de deciso. Estes sistemas auxiliam na maximizao da produo, honrando as restries impostas pelo reservatrio, poos, linhas e planta de processo. Sistemas de manuteno preditiva baseados em modelos: o uso de modelos matemticos rigorosos dos equipamentos crticos de uma plataforma (compressores, turbinas e bombas) em conjunto com os dados medidos em tempo real (presses, temperaturas e vazes) pode fornecer informaes que auxiliem no monitoramento da sua taxa degradao, o que auxilia no planejamento da manuteno e na reduo do nmero de paradas no programadas. Sistemas robticos para suporte operao e inspeo: o uso de robs equipados com cmeras e sensores pode aumentar o grau de percepo que um engenheiro ou operador localizado em uma sala de apoio remota (localizada em terra) tem do que est ocorrendo na planta de processo da plataforma. Este aumento da percepo permite que a equipe de terra apie de forma mais eficaz a equipe embarcada, o que gera um impacto positivo na integrao entre os grupos. O uso de algoritmos que auxiliem no processamento dos dados coletados pelo rob com o objetivo de transform-los em informaes teis para os operadores e engenheiros de acompanhamento da unidade tem um papel importante no sucesso do conceito. Este tipo de algoritmo pode auxiliar na deteco de vazamentos, na identificao do mau funcionamento de equipamentos da planta de processo e na identificao de partes da plataforma que precisem de manuteno (exemplo: necessidade de pintura). Quando equipados com atuadores adequados, os robs podem tambm executar operaes que envolvam risco para os operadores humanos, tais como as operaes de lanamento e recebimento de pig, limpeza de tanques, etc.

8. Concluses
A Petrobras vem buscando acelerar o desenvolvimento e a implantao de novos materiais e tecnologias compactas de processamento primrio a partir de um planejamento integrado entre as reas de Engenharia Bsica, e de Pesquisa e Desenvolvimento com foco no Desenvolvimento da Produo das novas descobertas do Pr-Sal. O emprego combinado dos conceitos de maturidade tecnolgica e de avaliao tcnico-econmica, alm da integrao dos cronogramas de disponibilizao dos novos materiais e tecnologias, e dos novos empreendimentos da rea de produo, tm permitido a elaborao de projetos conceituais com elevado nvel de inovao a partir do uso do conceito de famlia de UEPs, englobando as reas de materiais especiais, de processamento compacto e de gesto integrada da operao e da produo. Com o objetivo de superar os desafios estabelecidos pela necessidade de operar unidades localizadas a grandes distncias da costa e pela busca contnua por melhorias dos indicadores relacionados com segurana, disponibilidade operacional, eficincia energtica, meio ambiente e qualidade dos produtos, a Petrobras tem investido no desenvolvimento e teste de solues tecnolgicas nas reas de controle, automao e otimizao de processos. Em adio a Petrobras vem intensificando aes de colaborao com instituies nacionais de cincia e tecnologia, e indstrias instaladas no pas visando o desenvolvimento e a qualificao de novas tecnologias com foco no cenrio das novas descobertas do Pr-Sal. 5

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

9. Agradecimentos
Os autores agradecem a Petrleo Brasileiro S/A pela permisso de publicao das informaes contidas no presente trabalho.

10. Referncias
EDGETT, S. J., JONES, L. M., Ten Tips for Successfully Implementing a Stage-Gate Product Innovation Process, Product Innovation Best Practices Series, Reference Paper #33, Stage-Gate International and Product Development Institute Inc., 2010. CHAPLIN, C. L., Technology Qualification Process (TQP), INTSOK / Chevron Deepwater Projects - Awareness Session, Chevron Energy Technology Company, 2009. DNV-RP-A203, Qualification Procedures for New Technology, 2010.

Вам также может понравиться

  • Documento Caminhao
    Documento Caminhao
    Документ1 страница
    Documento Caminhao
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2196 12
    Ibp2196 12
    Документ7 страниц
    Ibp2196 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • CEsubstituiçãodevalvulas-Fuganivel1 (2) 20171011141531.540 X
    CEsubstituiçãodevalvulas-Fuganivel1 (2) 20171011141531.540 X
    Документ137 страниц
    CEsubstituiçãodevalvulas-Fuganivel1 (2) 20171011141531.540 X
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Documento Caminhao 2
    Documento Caminhao 2
    Документ1 страница
    Documento Caminhao 2
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Roteiro de Lojas de Fábrica Programa Dialogar
    Roteiro de Lojas de Fábrica Programa Dialogar
    Документ8 страниц
    Roteiro de Lojas de Fábrica Programa Dialogar
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2191 12
    Ibp2191 12
    Документ6 страниц
    Ibp2191 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2203 12
    Ibp2203 12
    Документ10 страниц
    Ibp2203 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2194 12
    Ibp2194 12
    Документ10 страниц
    Ibp2194 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Resumo 3
    Resumo 3
    Документ3 страницы
    Resumo 3
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2158 12
    Ibp2158 12
    Документ9 страниц
    Ibp2158 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Nota Técnica 002/2016 - SCM
    Nota Técnica 002/2016 - SCM
    Документ18 страниц
    Nota Técnica 002/2016 - SCM
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2193 12
    Ibp2193 12
    Документ10 страниц
    Ibp2193 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2087 12
    Ibp2087 12
    Документ11 страниц
    Ibp2087 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2153 12
    Ibp2153 12
    Документ9 страниц
    Ibp2153 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2149 12
    Ibp2149 12
    Документ7 страниц
    Ibp2149 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2111 12
    Ibp2111 12
    Документ10 страниц
    Ibp2111 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2177 12
    Ibp2177 12
    Документ9 страниц
    Ibp2177 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2118 12
    Ibp2118 12
    Документ8 страниц
    Ibp2118 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2134 12
    Ibp2134 12
    Документ6 страниц
    Ibp2134 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2131 12
    Ibp2131 12
    Документ6 страниц
    Ibp2131 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2100 12
    Ibp2100 12
    Документ8 страниц
    Ibp2100 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2086 12
    Ibp2086 12
    Документ10 страниц
    Ibp2086 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2076 12
    Ibp2076 12
    Документ6 страниц
    Ibp2076 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2082 12
    Ibp2082 12
    Документ10 страниц
    Ibp2082 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2083 12
    Ibp2083 12
    Документ10 страниц
    Ibp2083 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2073 12
    Ibp2073 12
    Документ10 страниц
    Ibp2073 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2071 12
    Ibp2071 12
    Документ9 страниц
    Ibp2071 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2081 12
    Ibp2081 12
    Документ10 страниц
    Ibp2081 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2069 12
    Ibp2069 12
    Документ10 страниц
    Ibp2069 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Ibp2068 12
    Ibp2068 12
    Документ10 страниц
    Ibp2068 12
    Marcelo Varejão Casarin
    Оценок пока нет
  • Práticas Integradas para o Ensino de Biologia - Araújo, Caluzi & Caldeira (Orgs)
    Práticas Integradas para o Ensino de Biologia - Araújo, Caluzi & Caldeira (Orgs)
    Документ293 страницы
    Práticas Integradas para o Ensino de Biologia - Araújo, Caluzi & Caldeira (Orgs)
    Helga Hufflepuff
    100% (1)
  • Aa 080 e
    Aa 080 e
    Документ2 страницы
    Aa 080 e
    regiscbarc
    Оценок пока нет
  • Cartilha Conservação Do Solo
    Cartilha Conservação Do Solo
    Документ12 страниц
    Cartilha Conservação Do Solo
    Fabio Morais
    Оценок пока нет
  • Johane TCC 222 PDF
    Johane TCC 222 PDF
    Документ67 страниц
    Johane TCC 222 PDF
    JustinoNatalino
    100% (1)
  • Teoria Geral Da Administracao I
    Teoria Geral Da Administracao I
    Документ101 страница
    Teoria Geral Da Administracao I
    Breno Mendes
    Оценок пока нет
  • 8 - Contabilidade Ambiental
    8 - Contabilidade Ambiental
    Документ11 страниц
    8 - Contabilidade Ambiental
    Alysson Santos
    100% (1)
  • 10 Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
    10 Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
    Документ6 страниц
    10 Estudo de Impacto Ambiental (EIA)
    Samuel Santos
    Оценок пока нет
  • NBC TA 330 - Resposta Auditor Riscos
    NBC TA 330 - Resposta Auditor Riscos
    Документ22 страницы
    NBC TA 330 - Resposta Auditor Riscos
    lphys
    Оценок пока нет
  • Resolução Consema 004 de 2010 - Metodologia Impactos Ambientais
    Resolução Consema 004 de 2010 - Metodologia Impactos Ambientais
    Документ4 страницы
    Resolução Consema 004 de 2010 - Metodologia Impactos Ambientais
    Laura Oliveira
    Оценок пока нет
  • Formação Cidadã - Ensino Médio
    Formação Cidadã - Ensino Médio
    Документ2 страницы
    Formação Cidadã - Ensino Médio
    Marcos Felipe Vicente
    Оценок пока нет
  • A Economia Da Natureza Cap 1
    A Economia Da Natureza Cap 1
    Документ21 страница
    A Economia Da Natureza Cap 1
    Maria Santos
    Оценок пока нет
  • Fispq Toyota Super HD - Não Classificado
    Fispq Toyota Super HD - Não Classificado
    Документ9 страниц
    Fispq Toyota Super HD - Não Classificado
    Leo Luz
    Оценок пока нет
  • Curso Básico de Higiene Ocupacional: Agentes Físicos e Químicos
    Curso Básico de Higiene Ocupacional: Agentes Físicos e Químicos
    Документ15 страниц
    Curso Básico de Higiene Ocupacional: Agentes Físicos e Químicos
    helopp
    Оценок пока нет
  • Explosivo Senasp III
    Explosivo Senasp III
    Документ17 страниц
    Explosivo Senasp III
    Christian Aragão
    100% (1)
  • Lista 2
    Lista 2
    Документ6 страниц
    Lista 2
    Marcelo Dias
    Оценок пока нет
  • PGR - Novo Modelo I
    PGR - Novo Modelo I
    Документ24 страницы
    PGR - Novo Modelo I
    jailson ribeiro
    100% (13)
  • Meio Ambiente - Sistema de Gestao
    Meio Ambiente - Sistema de Gestao
    Документ31 страница
    Meio Ambiente - Sistema de Gestao
    CPSST
    Оценок пока нет
  • Interpretacao de Texto Incendios Na Amazonia 8º Ano PDF
    Interpretacao de Texto Incendios Na Amazonia 8º Ano PDF
    Документ2 страницы
    Interpretacao de Texto Incendios Na Amazonia 8º Ano PDF
    Denilson Ignácio
    Оценок пока нет
  • Pap Final
    Pap Final
    Документ62 страницы
    Pap Final
    David Campos
    Оценок пока нет
  • 1 - A Água, o Ar, As Rochas e o Solo
    1 - A Água, o Ar, As Rochas e o Solo
    Документ4 страницы
    1 - A Água, o Ar, As Rochas e o Solo
    Ana Margarida Soares
    100% (5)
  • GuiaReabEdifícios
    GuiaReabEdifícios
    Документ112 страниц
    GuiaReabEdifícios
    Rita Mexia
    Оценок пока нет
  • Declaração de Sundsvall promove ambientes saudáveis
    Declaração de Sundsvall promove ambientes saudáveis
    Документ10 страниц
    Declaração de Sundsvall promove ambientes saudáveis
    Elisabete Agrela Andrade
    Оценок пока нет
  • 1 Aula Zoologia Agrícola
    1 Aula Zoologia Agrícola
    Документ46 страниц
    1 Aula Zoologia Agrícola
    Carlos Alberto
    100% (1)
  • Conservação e Restauro (Editado)
    Conservação e Restauro (Editado)
    Документ63 страницы
    Conservação e Restauro (Editado)
    Filipa
    Оценок пока нет
  • Vaselina Solida Industrial FISPQ
    Vaselina Solida Industrial FISPQ
    Документ8 страниц
    Vaselina Solida Industrial FISPQ
    Michele Dias Cardoso Gelatti
    Оценок пока нет
  • Mini Simulado
    Mini Simulado
    Документ3 страницы
    Mini Simulado
    Sandra Moura
    Оценок пока нет
  • Atomizador desinfetante
    Atomizador desinfetante
    Документ2 страницы
    Atomizador desinfetante
    Renan Girão
    Оценок пока нет
  • O papel da Escola Secundária de Montepuez na educação ambiental da comunidade
    O papel da Escola Secundária de Montepuez na educação ambiental da comunidade
    Документ30 страниц
    O papel da Escola Secundária de Montepuez na educação ambiental da comunidade
    Chauale Da Linda Chame
    Оценок пока нет
  • Aquecimento global e suas causas e consequências
    Aquecimento global e suas causas e consequências
    Документ2 страницы
    Aquecimento global e suas causas e consequências
    Sonale Martins
    Оценок пока нет