Вы находитесь на странице: 1из 29

ENGENHARIA DE PRODUO

SEXTO PERODO

HIDRULICA

APRESENTAO

O mundo moderno trouxe consigo a necessidade de maior velocidade e menor custo nos processos produtivos. Desde o incio de seu desenvolvimento, o homem utilizava-se dos rios para transportar suas mercadorias, mover moinhos dgua, etc. Bombas e rodas dgua j eram conhecidas em pocas bem remotas. Mas, no sculo XVII, um cientista francs chamado Blaise Pascal realizou experincia com um fluido confinado para transmitir e multiplicar foras e modificar movimentos. No princpio da revoluo industrial, o mecnico britnico Joseph Bramah transformou a teoria em prtica, construindo a primeira prensa hidrulica, usando gua como meio de transmisso. Derivada das palavras gregas Hidra e Aulos, que significam, respectivamente, gua e cano , surgiu o termo hidrulica. A hidrulica o ensino ou cincia das leis da mecnica dos fluidos, sendo melhor tratada como tecnologia dos fluidos. Acionamentos hidrulicos, comandos e regulaes atingiram avanos significativos na automatizao. Hoje, no mais possvel automatizao de diversos processos sem a utilizao da tecnologia dos fluidos.

Prof.: Marcos Henrique Souza

SUMRIO

1. DEFINIES E CONCEITOS BSICOS DA HIDRULICA 1.1. PRINCPIOS DA HIDRULICA 1.2. VANTAGENS DO ACIONAMENTO HIDRULICO 1.3. PRESSO 1.4. FLUXO

4 4 6 8 14

2. O FLUDO HIDRULICO 2.1. PRINCIAIS FUNES DO FLUIDO HIDRULICO 2.1. PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO FLUIDO HIDRULICO

20 20 20

3. SIMBOLOGIA HIDRULICA

24

4. COMPONENTES HIDRULICOS 4.1 RESERVATRIOS HIDRULICOS 4.2 VLVULA DE CONTROLE DIRECIONAL 4.3 VLVULA DE CONTROLE DE VAZO 4.4 VLVULA DE RETENO 4.5 VLVULAS DE CONTROLE DE PRESSO 4.5.1 VLVULA DE ALVIO 4.5.2 VLVULA REDUORA DE PRESSO 4.5.3 VLVULA DE SEQUNCIA 4.6 ACUMULADORES HIDRULICOS 4.7 CILINDRO HIDRULICO 4.8 BOMBAS HIDRULICAS 4.8.1 BOMBAS DE ENGRENAGEM

29 29 32 46 51 55 56 59 61 63 66 72 74
2

4.8.2 BOMBAS DE PALHETAS 4.8.3 BOMBAS DE PISTO

76 79

4.9 MOTORES HIDRULICOS 4.9.1 MOTORES DE ENGRENAGEM 4.9.2 MOTOR PLANETRIO 4.9.3 MOTOR DE PALHETAS 4.9.4 MOTOR DE PISTO RADIAL 4.9.5 MOTOR DE PISTO AXIAL DE DISCO INCLINADO 4.9.6 MOTOR DE PISTO CURSO MLTIPLO 4.9.7 MOTOR DE PISTO AXIAL DE EIXO INCLINADO

85 86 88 89 91 92 93 94

5. CONTAMINAO E FILTRAGEM

96

6. REFERNCIAS

111

1. DEFINIES E CONCEITOS BSICOS DA HIDRULICA

1.1. PRINCPIOS DA HIDRULICA


A hidrulica teve seu desenvolvimento com um experimento realizado pelo cientista francs Blaise Pascal no sculo XVII. A lei de Pascal resumia-se em: A presso exercida em um ponto qualquer de um lquido esttico a mesma em todas as direes e exerce foras iguais em reas iguais . Isto explica o fato de uma garrafa de paredes finas, cheia de lquido, romper-se ao pressionarmos a rolha para baixo. (Fig.1)

(Fig.1) A fora exercida por unidade de rea denominada PRESSO. Assim:

Sendo as unidades mais usadas: Kgf/cm2 = BAR Lbf/pol2 = PSI ATM = Atmosfera Com a descoberta de Pascal, dois sculos depois, um mecnico ingls, Joseph Bramah, construiu a primeira prensa hidrulica utilizando a gua como meio transmissor e multiplicador de foras. (Fig.2)

(Fig. 2)

Na figura acima, aplicando-se uma fora de 10 kgf no pisto 1 cuja rea de 1 cm2, conseguiremos levantar um peso de 100 kgf numa rea de 10 cm2 do pisto 2. Observa-se que as foras que equilibram esse sistema so proporcionais s reas dos cilindros, realizando a multiplicao de foras.

No entanto, pode-se observar, que o pisto maior, movido pelo fluido deslocado pelo pisto menor faz com que a distncia de cada pisto se movimente inversamente proporcional s suas reas. O que se ganha com relao fora perde-se em distncia ou velocidade. Assim, o pisto 1 desloca-se 10 cm, enquanto o pisto 2 desloca-se 1 cm.

1.2. VANTAGENS DO ACIONAMENTO HIDRULICO

Velocidade varivel O atuador linear ou rotativo de um sistema hidrulico pode ser acionado a velocidades variveis, em funo do deslocamento da bomba ou atravs da utilizao de vlvulas reguladoras de vazo. A utilizao de sistema com velocidade varivel d indstria a facilidade de controlar ou alterar seu processo produtivo com maior facilidade e menor custo. O que seria mais difcil com a utilizao, por exemplo, de motor eltrico, j que a maioria destes possui velocidade constante.

Reversibilidade Dentre os poucos acionadores reversveis, a maioria precisa ser parado antes de iniciar sua reverso. Um atuador hidrulico pode ter seu sentido de acionamento revertido instantaneamente, sem sofrer qualquer dano, bastando para isso que se utilize uma vlvula direcional no circuito de acionamento do atuador.
6

Proteo contra sobrecargas A utilizao de vlvulas de segurana protege o sistema hidrulico contra sobrecargas. A vlvula de segurana abre, deslocando o fluxo de leo para o tanque em caso de sobrecarga no sistema. A vlvula de segurana permite ainda que se tenha a fora ou o torque ajustado no atuador conforme a necessidade do processo produtivo, abrindo e aliviando o sistema quando os valores especificados so atingidos.

Dimenses reduzidas Novas tecnologias de materiais tm permitido a transmisso de grandes foras e torques com um mnimo de peso e espao.

Parada instantnea difcil imaginar pararmos um motor eltrico de grande potncia

instantaneamente. O motor poderia ser danificado, ou queimar o fusvel. Um atuador hidrulico, no entanto, pode ser parado a qualquer momento, sem danos, e ter seu sentido de acionamento mudado quando for necessrio.

1.3 PRESSO

A presso resulta da resistncia oferecida ao fluxo de um fluido (caso da hidrulica), podendo ser: - O peso do prprio fluido; - Uma resistncia ou restrio na tubulao (Fig.3); - A carga de um atuador (Fig.4).

(fig. 3)

Na (Fig. 3), pode-se observar que a resistncia ao fluxo gerada por vlvulas de reteno e por vlvula de controle de vazo. Na (Fig. 4), a resistncia ao fluxo gerada pela carga do atuador.

(fig. 4)

Tipos de Presso:

Presso absoluta - a soma da presso atmosfrica com a presso manomtrica. Presso manomtrica - a presso diferencial acima ou abaixo da presso atmosfrica. Presso diferencial - a diferena de presso em quaisquer dois pontos do sistema ou de um componente. Presso atmosfrica - A presso atmosfrica o peso do ar. Ao nvel do mar uma coluna de ar do tamanho da atmosfera, com 1cm2 de base, pesa aproximadamente 1kgf. Dessa forma, a presso gerada na base desta coluna ser de 1kgf/cm2, correspondente a 14,7 lbf/pol2. (Fig. 5).

(Fig. 5)

Uma vez que a presso gerada pela resistncia ao fluxo, uma caracterstica intrnseca de todos os lquidos procurarem o caminho com menor resistncia. O fluxo pode percorrer caminhos de resistncias em paralelo ou em srie.

Fluxo paralelo Quando houver duas vias de fluxo paralelas, cada qual com resistncia diferente, a presso aumenta s o necessrio para o fluxo seguir pelo caminho mais fcil. Na (Fig. 1.6) o leo tem 3 vias de fluxo possveis. Como a vlvula A se abre a 7 atm, o leo ir por aquela via e a presso atingir 7 atm. Se este fluxo for bloqueado, a presso subir a 14 atm. No haver fluxo atravs de C, a no ser que o fluxo atravs da vlvula B seja bloqueado. Da mesma forma, quando a sada da bomba for dirigida a dois atuadores, o que necessitar de menos presso, movimentar-se- primeiro.
10

(Fig. 6)

Fluxo srie Quando resistncias ao fluxo esto ligadas em srie, somam-se as presses. A (Fig. 7) mostra as mesmas vlvulas da (Fig. 6), porm ligadas em srie. Os manmetros, localizados nas linhas, indicam a presso normalmente suficiente para superar cada resistncia da vlvula, mais a contrapresso que cada vlvula sucessiva oferea. A presso no manmetro da bomba indica a soma das presses necessrias para abrir cada vlvula individualmente.

11

(Fig. 7)

No caso das resistncias em srie, a presso registrada no manmetro do sistema ser a soma de todas as resistncias que estiverem na mesma linha. Nesse caso, 42 atm (21+14 +7). A presso entre as vlvulas de 21 atm e 14 atm indicar presso de 21 atm (14 + 7) e no manmetro entre as vlvulas 7 atm e 14 atm, a presso ser de 7 atm, pois aps a vlvula de 7 atm no existe mais resistncia ao fluxo antes de chegar ao tanque. As presses verificadas nos sistemas descritos so visualizadas em um instrumento de medio denominado de manmetro. O manmetro um aparelho que mede um diferencial de presso (Fig. 8).
12

Dois tipos de manmetros so utilizados nos sistemas hidrulicos: o de Bourdon e o de ncleo mvel.

(Fig. 8)

O tipo mais utilizado o manmetro do tipo Bourdon O tubo de Bourdon consiste de uma escala calibrada em unidades de presso e de um ponteiro ligado, atravs de um mecanismo, a um tubo oval, em forma de "C". Esse tubo ligado presso a ser medida.

(Fig. 9)

13

Conforme a presso aumenta no sistema, o tubo de Bourdon tende a endireitar-se (esticar) devido s diferenas nas reas entre os dimetros interno e externo do tubo. Esta ao de endireitamento provoca o movimento do ponteiro, proporcional ao movimento do tubo, que registra o valor da presso no mostrador (Fig. 9).

1.4 FLUXO

Fluxo em um sistema hidrulico a ao que movimenta um atuador. A bomba cria o fluxo num sistema hidrulico. Para que haja fluxo atravs de uma tubulao necessrio que se tenha diferena de presso entre a entrada e a sada do fluido. Atravs da presso transmite-se fora, mas, o movimento de um atuador causado pelo fluxo. O fluxo pode ser medido de duas formas: Velocidade e vazo. Nos sistemas dinmicos, o fluido que passa pela tubulao se desloca a certa velocidade. A velocidade o tempo em que as partculas do fluido passam por determinado ponto ou distncia em que essas partculas se movem em uma unidade de tempo. A velocidade do fluido, de modo geral medida em metros por segundo (m/s.). A vazo a medida do volume do fluido passando pela tubulao em um determinado perodo de tempo (Q = V.A), sendo normalmente medido em litros por minuto (l/min). A relao entre velocidade e vazo pode ser vista na ilustrao (Fig. 10).

14

(Fig. 10)

importante notar que a velocidade de um atuador depende de seu tamanho (volume) e da vazo do fluido.

Tipos de fluxos O fluxo pode se comportar resumidamente de duas formas dentro de uma tubulao hidrulica:
Laminar As partculas do fluido se deslocam paralelamente umas s outras. Nesse tipo de fluxo, a velocidade do fluido aumenta na medida em que se afasta das paredes do tubo, ou seja, a velocidade mxima atingida pela camada central do fluido (Fig. 11).

15

Para esta condio ideal de escoamento diversas condies devem ser atendidas, tais como: construir curvas suaves, restries bem dimensionadas, percorrer distncias curtas em linha reta, entre outras. O fluxo laminar gera baixo atrito interno e temperatura mais estvel.

(Fig. 11)

Turbulento

Ao contrrio do fluxo laminar, as molculas de fluido percorrem as tubulaes de forma desordenada, gerando intenso atrito interno e temperatura. Mudanas bruscas de direo do fluxo e a velocidade excessiva do fluido provocam o fluxo turbulento. (Fig. 12).

(Fig. 12)

16

Cavitao e Aerao

Cavitao A cavitao provocada quando, por algum motivo, gera-se uma zona de depresso, ou presso negativa. Quando isso ocorre, o fluido tende a vaporizar formando bolhas de ar. Ao passar da zona de depresso, o fluido volta a ficar submetido presso de trabalho e, as bolhas de ar implodem provocando ondas de choque, que provocam desgaste, corroso e at mesmo destroem pedaos dos rotores, carcaas e tubulaes (Fig. 13).

(Fig.13)

Causas da cavitao - Filtro da linha de suco saturado ou subdimensionado. - Respiro do reservatrio fechado ou entupido - Linha de suco muito longa - Muitas curvas na linha de suco (perdas de cargas)
17

- Estrangulamento na linha de suco - Altura esttica da linha de suco - Linha de suco congelada

Caractersticas de uma bomba em cavitao - Queda de rendimento - Marcha irregular - Vibrao provocada pelo desbalanceamento - Rudo provocado pela imploso das bolhas

Aerao A aerao a presena de ar no sistema hidrulico. A aerao excessiva provoca a formao de espuma no leo, causando um funcionamento irregular dos componentes devido compressibilidade do ar retido no fluido hidrulico. Causas da aerao - Retentor gasto no eixo da bomba - Nvel de leo muito baixo - Linhas de retorno descarregando acima do nvel do leo do reservatrio, provocando turbulncia excessiva.

18

Caractersticas de uma bomba com aerao - Rudo (menos intenso que na cavitao) - Grande quantidade de espuma no reservatrio

19

2. FLUIDO HIDRULICO

O fluido hidrulico o elemento vital de um sistema hidrulico industrial. O fluido hidrulico base de petrleo o mais comum. A compressibilidade do leo est em 0,5% do volume a 70 bar de presso.

2.1- PRINCIPAIS FUNES DO FLUIDO HIDRULICO

- Transmisso de energia - Lubrificar as peas mveis - Vedar as folgas entre as peas mveis - Resfriar ou dissipar calor

2. 2- PRINCIPAIS CARACTERSTICAS DO FLUIDO HIDRULICO


Viscosidade - A viscosidade a medida de resistncia ao fluxo das molculas de um lquido quando elas deslizam umas sobre as outras. uma medida inversa de fluidez.

20

ndice de Viscosidade (IV) - O ndice de viscosidade um nmero puro que indica como um fluido varia em viscosidade quando a temperatura muda. Um fluido com um alto ndice de viscosidade mudaria relativamente pouco com a temperatura. A maior parte dos sistemas hidrulicos industriais requer um fluido com um ndice de viscosidade de 90 ou mais.

Inibidores de Oxidao - A oxidao do leo ocorre por causa de uma reao entre o leo e o oxignio do ar. A oxidao resulta em baixa capacidade de lubrificao na formao de cido e na gerao de partculas de carbono e aumento da viscosidade do fluido. A oxidao do leo aumentada por trs fatores: 1. Alta temperatura do leo. 2. Catalisadores metlicos, tais como cobre, ferro ou chumbo. 3. O aumento no fornecimento de oxignio.

Inibidores de Corroso - Os inibidores de corroso protegem as superfcies de metal do ataque por cidos e material oxidante. Este inibidor forma um filme protetor sobre as superfcies do metal e neutraliza o material corrosivo cido medida que ele se forma.

Aditivos de Extrema Presso ou Antidesgaste Estes aditivos so usados em aplicaes de alta temperatura e alta presso. Em pontos localizados onde ocorrem temperaturas ou presses altas (por exemplo, as extremidades das palhetas numa bomba ou motor de palheta).

21

Aditivos Antiespumantes Os aditivos antiespumantes no permitem que bolhas de ar sejam recolhidas pelo leo, o que resulta numa falha do sistema de lubrificao. Estes inibidores operam combinando as pequenas bolhas de ar em bolhas grandes que se desprendem da superfcie do fluido e estouram.

Resistentes ao Fogo Uma caracterstica inconveniente do fluido proveniente do petrleo que ele inflamvel. No seguro us-lo perto de superfcies quentes ou de chama. Por esta razo, foram desenvolvidos vrios tipos de fluidos resistentes ao fogo.

Emulso de leo em gua A emulso de leo em gua resulta em um fluido resistente ao fogo que consiste de uma mistura de leo numa quantidade de gua. A mistura pode variar em torno de 1% de leo e 99% de gua a 40% de leo e 60% de gua. A gua sempre o elemento dominante.

Emulso de gua em leo A emulso de gua em leo um fluido resistente ao fogo, que tambm conhecido como emulso invertida. A mistura geralmente de 40% de gua e 60% de leo. O leo dominante. Este tipo de fluido tem caractersticas de lubrificao melhores do que as emulses de leo em gua.

Fluido de gua-Glicol O fluido de gua-glicol resistente ao fogo uma soluo de glicol (anticongelante) e gua. A mistura geralmente de 60% de glicol e 40% de gua. Sinttico Os fluidos sintticos, resistentes ao fogo, consistem geralmente de steres de fosfato, hidrocarbonos clorados, ou uma mistura dos dois com fraes de petrleo. Este o tipo mais caro de fluido

22

resistente ao fogo. Os componentes que operam com fluidos sintticos resistentes ao fogo necessitam de guarnies de material especial.

Efeito da Temperatura sobre a Viscosidade Uma garrafa de melado tirada da geladeira apresenta uma alta resistncia ao fluxo. Tentar passar esse lquido por um funil constitui-se numa operao demorada. Aquecendo-se o melado, faz-se com que ele escoe perfeitamente pelo funil. O aquecimento das molculas do melado faz com que elas deslizem umas s outras com maior facilidade. Conforme se aumenta a temperatura de um lquido, a sua viscosidade diminui.

23

3. SIMBOLOGIA HIDRULICA

24

25

26

27

28

Вам также может понравиться