Вы находитесь на странице: 1из 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC

CECS CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CINCIAS SOCIAIS APLICADAS BACHARELADO EM CINCIA E TECNOLOGIA BC 1104 MECNICA DOS SLIDOS DISCIPLINA OBRIGATRIA PARA O NCLEO DAS ENGENHARIAS DA UFABC

REVISO ESTTICA DAS ESTRUTURAS TEXTO DE APOIO

Prof. Dr. Wesley Gis

Santo Andr, maio de 2012.

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

1) Conceitos Fundamentais. 1.1) Introduo

A mecnica aplicada um ramo da cincia que, atravs dos princpios da mecnica, busca-se entender, explicar e prever as aes e reaes de corpos em repouso ou movimento. Nenhum outro tema tem um papel maior nas anlises de engenharia que a mecnica aplicada. Embora os princpios da mecnica sejam poucos, eles tm aplicao em estabilidade e resistncia de estruturas, vibraes, projeto de foguetes, robtica, controle automtico, desempenho de motores, escoamento de fluidos, mquinas e equipamentos eltricos, comportamento molecular, atmico e subatmico. Um entendimento completo deste tpico condio essencial para TRABALHAR nestes e em muitos outros campos. A mecnica do contnuo o ramo da cincia que lida com meios contnuos, incluindo slidos e fluidos. A continuidade implica na desconsiderao de defeitos iniciais ou vazios internos do material, de modo que cada um de seus volumes elementares totalmente preenchido por uma quantidade elementar de massa. Essa hiptese se justifica tendo-se em vista a escala macroscpica na qual normalmente so observados os materiais e se realizam os estudos e aplicaes em engenharia. Em tal escala no se leva em conta a estrutura molecular da matria e, em razo disso, tambm no so consideradas as foras internas de natureza intermolecular que existem no meio em seu estado natural. Uma primeira consequncia importante da hiptese de continuidade que se pode fazer referncia a pontos do meio, denominados pontos materiais, associando-se a eles um conjunto de coordenadas; uma outra que se pode empregar funes matemticas para realizar a descrio das transformaes que o corpo venha a sofrer. Por exemplo: considere-se o corpo objeto de estudo ocupando, num certo instante de tempo, uma regio do espao tridimensional. Escolhendo-se, nesse espao, um ponto para origem de um referencial cartesiano fixo e tambm um sistema de coordenadas (cartesiano ou curvilneo, de acordo com a convenincia), cada um dos pontos materiais passa a ser individualizado por uma tripla de coordenadas e o seu lugar geomtrico constitui o que se denomina por configurao. Nessas condies, eventuais transformaes que levem a uma mudana de configurao podero ser descritas por funes matemticas que representam os deslocamentos sofridos e que tem como variveis livres as coordenadas dos pontos. Tais funes so consideradas contnuas para que se mantenha consistncia com a prpria hiptese de continuidade. A mecnica dos slidos estuda a fsica de slidos contnuos, com forma definida quando em repouso. O problema geral da mecnica dos slidos pode ser assim definido: dado um corpo sujeito a aes externas (foras, momentos, etc.) determinar, em cada ponto do corpo, tenses, deformaes e deslocamentos. A definio formal do tensor das tenses, do tensor das deformaes e do vetor deslocamento ser apresentada em textos futuros.

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Outras definies importantes referem-se a modelos de comportamento de materiais. Destacam-se aqui o comportamento elstico e o plstico: - Comportamento elstico linear ou no-linear: no existem deformaes permanentes. Depois da descarga o material encontra-se sem deformao, ver figura 1.1. Os estados das tenses e deformaes no dependem da histria de aplicao de cargas.
a) b)

Figura 1.1 a) Material com comportamento elstico linear; b) Material com comportamento elstico no-linear (exemplo: alguns tipos de borracha)

- Comportamento elasto-plstico: existem deformaes plsticas, irreversveis, ou seja, permanentes, ver figura 1.2.

Figura 1.2 Material com comportamento elsto-plstico

Por fim, a Resistncia dos Materiais estuda a resistncia de materiais de engenharia e seu comportamento mecnico sob ao de carregamentos. A figura 1.3 apresenta um resumo sequencial da abrangncia de cada uma das definies anteriormente pontuadas.

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Figura 1.3 Abrangncia do curso de mecnica dos slidos

1.2)

Conceito de Corpo Rgido

Em geral, a mecnica dividida em trs reas: mecnica dos corpos rgidos, mecnica dos corpos deformveis e mecnica dos fludos. A mecnica dos corpos rgidos divide-se em duas reas: esttica e dinmica. A esttica trata do equilbrio dos corpos, ou seja, aqueles que esto em repouso ou em movimento, com velocidade constante; enquanto que a dinmica preocupa-se com o movimento acelerado dos corpos. Nesta primeira parte do curso, estudaremos a mecnica dos corpos rgidos esttica. Definimos corpo rgido como aquele em que a posio relativa de seus pontos no se modifica aps o corpo sofrer um deslocamento, como destacado na figura 1.4.

Deslocamento A B

Figura 1.4 Movimento de corpo rgido

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

As estruturas no se comportam como corpos rgidos. Elas se deformam quando solicitadas por aes externas. Todavia, para estudar o equilbrio dos slidos como estruturas e mquinas, pode-se supor que eles se comportem como corpos rgidos. 1.3) Conceito de Fora

Em geral, fora a ao de um corpo sobre outro. Essa ao pode ocorrer quando existe contato direto entre dois corpos, tal como quando uma pessoa empurra uma parede; ou pode ocorrer distncia, quando os corpos esto fisicamente separados. Exemplos do ltimo tipo incluem as foras de gravidade, eltrica e magntica. Segundo experimentos, fora uma quantidade vetorial, pois possui intensidade, direo e sentido especificados, e sua soma feita de acordo com a lei do paralelogramo. Dois problemas comuns em esttica envolvem determinar a fora resultante, conhecendo-se suas componentes ou decompor uma fora conhecida em duas componentes. Descreveremos agora como cada um desses problemas resolvido usando a lei do paralelogramo. As duas foras componentes, F1 e F2 , agindo sobre o ponto A da figura 1.5 a) podem ser somadas para formar a fora resultante R = F1 + F2 , como ilustra a figura 1.5 b) regra do tringulo (caso especial da lei do paralelogramo, em que o vetor F2 somado ao vetor F1 da forma extremidade-para-origem, ou seja, conectando a extremidade de F1 com a origem de F2 ). A partir dessa construo, pode-se aplicar a lei dos cossenos ou a lei dos senos (ver figura 1.6) para o tringulo a fim de obter a intensidade da fora resultante e sua direo.
a) b)

Figura 1.5 Fora resultante

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Figura 1.6 Lei dos senos e cossenos

Algumas vezes necessrio decompor uma fora em duas componentes para estudar seu efeito de empurro ou puxo em duas direes especficas. Por exemplo, na figura 1.7, R deve ser decomposta em duas componentes ao longo dos dois membros, definidos pelos eixos a e b . Para determinar a intensidade de cada componente, um paralelogramo construdo primeiro, desenhando linhas iniciando na extremidade de R , uma linha paralela a a e a outra linha paralela a b . Essas linhas ento se interceptam com os eixos a e b (ver figura 1.7 (b)). Esse paralelogramo pode ento ser reduzido a um tringulo, que representa a regra do tringulo. A partir disso, a lei dos senos pode ser aplicada para determinar as intensidades desconhecidas das componentes.

Figura 1.7 Decomposio de um vetor

Se mais de duas foras precisam ser somadas, aplicaes sucessivas da lei do paralelogramo podem ser realizadas para obter a fora resultante. Por exemplo, se as trs foras F1 , F2 e F3 atuam em um ponto O (figura 1.8), a resultante de quaisquer duas foras ( F1 + F2 , por exemplo) encontrada e, depois, essa resultante somada terceira fora, produzindo a resultante das trs foras, ou seja, F R = (F1 + F2 ) + F3 .

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Figura 1.8 Resultante de um vetor de fora

Princpio da Transmissibilidade

Como j comentado, ao lidar com a mecnica de corpo rgido, ignora-se as deformaes do corpo e a preocupao voltada apenas para os efeitos externos resultantes das foras externas. Em tais casos, a experincia mostra que no necessrio restringir a um determinado ponto a ao de uma fora aplicada. Por exemplo, a fora P atuando na chapa rgida da figura 1.9 pode ser aplicada em A ou B , ou em qualquer outro ponto em sua linha de ao, e os efeitos externos de P sobre o suporte no se alteraro. Os efeitos externos so a fora exercida na chapa pelo mancal de suporte em O e a fora exercida na chapa pelo suporte com rolamento em C.

Figura 1.9 Princpio da transmissibilidade

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Esta concluso resumida pelo princpio da transmissibilidade, que diz que a fora pode ser aplicada em qualquer ponto sobre a linha de ao sem alterar os efeitos resultantes da fora externa ao corpo rgido no qual ela atua. Assim, sempre que existir interesse apenas nos efeitos externos resultantes de uma fora, a fora pode ser tratada como um vetor mvel, e precisamos especificar apenas o mdulo, sentido e linha de ao da fora e no o seu ponto de aplicao. Esta parte do curso essencialmente trata da mecnica de corpos rgidos, assim, quase todas as foras sero consideradas como vetores mveis em relao ao corpo rgido no qual elas atuam.

Sistemas de Foras Bidimensionais A decomposio bidimensional mais comum de um vetor de fora nos seus componentes retangulares. Segue, da regra do paralelogramo, o que o vetor F da figura 1.10 pode ser escrito como:
F = Fx + Fy

(1.1)

onde F x e F y so componentes vetoriais de F nas direes x e y .

Figura 1.10 Componentes retangulares

Cada um dos dois componentes vetoriais pode ser escrito como um escalar multiplicado pelo vetor unitrio apropriado. Em termos dos vetores unitrios i e j da figura 1.10, pode-se escrever:
F = Fx i + F y j

(1.2)

onde os escalares F x e F y so componentes escalares x e y do vetor F .

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Os componentes escalares podem ser positivos ou negativos, dependendo do quadrante para o qual F aponta. Para o caso da figura 1.10, os componentes escalares x e y so ambos positivos e esto relacionados ao mdulo e direo de F por:
F x = F cos
F y = Fsen

(1.3) (1.4) (1.5)

2 F = F x + F y2

= tan 1

Fy Fx

(1.6)

1.4)

Conceito de Momento de uma Fora

Alm da tendncia de mover um corpo na direo de sua aplicao, uma fora pode tambm tender a girar um corpo em relao a um eixo. O eixo pode ser qualquer linha, que no intercepte ou no seja paralela linha de ao da fora. Esta tendncia de rotao conhecida como o momento M da fora. O momento tambm conhecido como torque. Como exemplo familiar do conceito de momento, considere a chave de grifo da figura 1.11 a). Um efeito da fora aplicada perpendicular ao cabo da chave a tendncia de girar o tubo em torno do seu eixo vertical. De quanto o tubo girado depende tanto do mdulo de F da fora quanto do comprimento efetivo d do cabo da chave. O senso comum mostra que puxar em direo que no a perpendicular ao cabo da chave menos efetivo que puxar a 90 , como mostrado.

BC 1104 Mecnica dos Slidos - Reviso Esttica das Estruturas

Figura 1.11 Momento de uma fora

Duas foras coplanares, paralelas, de mesma intensidade F e sentidos opostos, agindo a certa distncia d uma da outra, tambm produzem um momento. A esse conjunto de foras denominamos binrio de foras, que pode ser visto na figura 1.12.

F
d

Figura 1.12 Binrio de foras

O binrio de foras, ou simplesmente binrio, um momento de intensidade M = Fd , perpendicular ao plano das duas foras e com sentido determinado pela rotao de uma fora em relao outra.

Вам также может понравиться