Вы находитесь на странице: 1из 9

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

Reflexes antropolgicas a partir de uma poltica pblica para crianas1

George Ardilles da Silva Jardim2

Resumo A partir de questes que surgiram numa pesquisa realizada sobre o Programa Bolsa Famlia, que tem como foco a criana, o presente artigo busca realizar uma reflexo sobre o fazer antropolgico. No que diz respeito agncia das crianas, que senti a necessidade de um olhar voltado para estes pequenos seres. Seja olhando uma poltica pblica ou a criana de forma geral. Situaes de trabalho de campo foram motivo para tais indagaes e so aqui expostas e analisadas. Palavras-chave: Antropologia, Poltica Pblica, Criana, Programa Bolsa Famlia.

Abstract Anthropological Reflections from a public policy for children From the issues that emerged in a survey on the Programa Bolsa Famlia, which focuses on the child, this article proposes a reflection on the anthropological make. With regard to the agency of children, is that I felt the need to look back to these beings. Whether looking at a public policy or the child in general. Situations of fieldwork were reason for these questions and are here presented and analyzed. Keywords: Anthropology, Public Policy, Child, Programa Bolsa Famlia.

CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos

37

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

Por que este cachorro est preso em seu desenho? Porque ele um pit-bull. Ele perigoso e tem que ficar amarrado.3

Introduo
A motivao que me fez escrever este artigo foi o interesse em geral pelo trabalho antropolgico, em sua fase terica, e tambm em sua fase prtica (no trabalho de campo). Ambas as fases regradas a muita solido. Seja na companhia de um livro e sua teoria, ou nas linhas de um dirio de campo que recebe as angstias de um pesquisador. Porm, nem tudo solido. So nos instantes de contato, de convvio com o nativo, que surgem as surpresas, nos fazendo re-pensar teorias, valores e prticas. Afeito aos estudos de antropologia como busca de conhecimento e formao profissional me deparei com um novo campo que at ento no me tinha despertado qualquer interesse. A prpria antropologia passou por vrios momentos de crise (Lvi-Strauss, 1962; Sahlins, 1997), sendo superadas quando abria os olhos e percebia que nem tudo se tinha esgotado. As culturas tinham se transformado. E acompanhando essas transformaes culturais, temos as crianas, como veremos mais a frente, sendo percebida pelas sociedades e, mais tardiamente, pela antropologia, como um sujeito que merece sua devida ateno. E eu, em fase de formao, ca nas armadilhas do campo e nas crises que me fizeram pensar as crianas como sujeitos de ao e formadores de opinio. De fato, posso dizer que tomar a criana como objeto de estudos da cincia antropolgica uma perspectiva aberta recentemente. Tradicionalmente, a antropologia trata as crianas a partir de uma viso adultocntrica. Ou seja, a viso de mundo das crianas sendo construda por parte dos adultos, os pesquisadores. A antropologia caa, ento, num tipo de etnocentrismo: a sociedade dos adultos era tomada como referncia para a pesquisa sobre as crianas. sabido que a criana e a infncia fizeram parte de alguns estudos antropolgicos, porm, a percepo da criana como agente na sociedade, criadora e/ou reprodutora de aes e relaes sociais, recente, datando da dcada de 1980, principalmente nos pases do hemisfrio norte (Cohn, 2005; Gomes, 2008; Pires, 2008; Sarmento, 2005). Assim como tambm recente olhar a criana enquanto tal dentro da histria da humanidade (Aris, 1981; Nascimento, 2007). Ainda explicitando as motivaes para o presente escrito, deparei-me na minha trajetria como estudante de graduao em Cincias Sociais, com polticas pblicas que tem como foco a criana. A criana como o sujeito considerado mais importante dentro de uma poltica de ordenamento estrutural de uma sociedade que busca minimizar os ndices de pobreza, o analfabetismo, a mortalidade infantil, e aumentar a distribuio de renda no pas. Draibe et al. (1998) apud Senna et al. (2007) assinalam
[...] que o foco na famlia foi a forma encontrada pelos formuladores de tais polticas para atingir seu principal pblico-alvo crianas e adolescentes e inclu-los em outras polticas, sobretudo a de educao, tornando pais e responsveis meros intermedirios neste processo (p. 89).

O Programa Bolsa Famlia um exemplo dessas polticas pblicas.


CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos 38

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

Essas percepes acima me vieram a cabea quando da minha insero numa pesquisa de iniciao cientfica financiada pelo CNPQ e coordenada pela professora Flvia Pires. O projeto A casa sertaneja e o Programa Bolsa Famlia: Analisando Impactos de Polticas Pblicas no Semi-rido Nordestino Brasileiro em sua fase de trabalho de campo na cidade de Catingueira, alto-serto da Paraba, me fez pensar sobre as particularidades do trabalho antropolgico com crianas. Oito dias de vivncia com os nativos, com entrevistas semiestruturadas e conversas informais, em busca de dados que dessem respostas as nossas perguntas de pesquisa4. O olhar focado nestas questes problematizadas anteriormente no nos limitam um outro olhar: o das entrelinhas do campo: aquilo que acontece na nossa frente, mas no diz respeito diretamente sobre nossas questes. Fenmenos importantes para a construo da etnografia que no podem ser captados por questionrios ou entrevistas. Fenmenos estes que fazem parte dos seus modos de agir, fazer, sentir da vida nativa e que s podem ser captados no momento em que o mesmo acontece. So estes os imponderveis da vida real, como bem nos falou Malinowski em seu livro clssico Argonautas do Pacfico Ocidental. Buscar entender as famlias em suas relaes de poder com a chegada do benefcio do Bolsa Famlia (nossa questo central), no nos cega para novas questes. Foi nesta vivncia cotidiana com adultos e crianas que pude visualizar certas questes anteriormente vistas nos textos em sala de aula e que preconizavam as crianas enquanto formadores de opinio, de construtores de relaes sociais, sujeitos ativos no seu meio social.

Os estudos da criana
Os estudos que trazem a criana como objeto de anlise so bastante recentes comparado a histria da cincia. Isso se deve ao fato de que a criana entendida como tal e o sentimento de infncia surge recentemente no contexto da modernidade. Os estudos de Philippe Aris (1981) mostram a descoberta da infncia sendo construda a partir do sculo XIII. Atravs de representaes na pintura e no retrato que o referido autor vai traar uma gnese do sentimento de infncia na modernidade.
A descoberta da infncia comeou sem dvida no sculo XIII, e sua evoluo pode ser acompanhada na histria da arte e na iconografia dos sculos XV e XVI. Mas os sinais de seu desenvolvimento tornaram-se particularmente numerosos e significativos a partir do fim do sculo XVI e durante o sculo XVII (Aris, 1981: 65).

Muitas pinturas que traziam a criana como representao, no a faziam de forma realista. Como representao da criana, estas traziam seres de baixa estatura, que mais pareciam adultos de tamanho reduzido. Com o passar do tempo a representao iconogrfica religiosa da criana toma certo destaque com a representao do menino Jesus e o culto de Maria. Depois temos a criana aparecendo despida e posteriormente tomando destaque nessas representaes. Isso se deu l pelos sculos XVI e XVII. Neste sentido, podemos perceber no estudo do Philippe Aris, que ao longo dos sculos h uma valorizao da ideia de criana como sendo algo em si mesmo, em uma determinada fase da vida, e no mais os pequenos homenzinhos de outrora. Foi no sculo XVII que os retratos de crianas sozinhas se tornaram numerosos e comuns (Aris, 1981: 65). importante ressaltar nesses estudos de Aris a percepo de dois sentimentos de infncia. O primeiro sentimento era tido como o da paparicao, as crianas no seio familiar.
CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos 39

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

E o segundo sentimento da infncia est preocupado com a disciplina e a racionalidade dos costumes. Provavelmente isso se torna influncia para a construo do saber da criana agora sob responsabilidade no mais da famlia. da que podemos perceber a idia do surgimento de instituies que vo se tornar responsveis pela educao das crianas para a sociedade. Como bem afirmou Sarmento citando Foucault,
[...] em sntese, a construo simblica da infncia na modernidade desenvolveu-se em torno de processos de disciplinao da infncia (Foucault apud Sarmento, 2005: 369/370) [...] que so inerentes criao da ordem social dominante e assentaram em modos de administrao simblica, com a imposio de modos paternalistas de organizao social e de regulao dos cotidianos, o desapossamento de modos de interveno e a desqualificao da voz das crianas na configurao dos seus mundos de vida e a colonizao adultocentrada dos modos de expresso e de pensamento das crianas (Sarmento, 2005: 369/370).

Sabemos que os primeiros estudos que tiveram como objeto a criana foram realizados nas dcadas de 1920 e 1930 do sculo XX por antroplogos norte-americanos, especialmente Margaret Mead (Cohn, 2005: 11). S mesmo depois da dcada de 1960 que antroplogos vo rever os conceitos de uma antropologia da infncia. Um fato que precisa ser compreendido para a criao de polticas pblicas para crianas, e que um pressuposto de uma antropologia da criana, que portanto, ao invs de receptculos de papis e funes, os indivduos passam a ser visto como atores sociais (Cohn, 2005: 20), e claro, a criana pode ser este indivduo. Seja pensando a criana ou a infncia, estudos que tratem estes pequenos seres em formao de maneira relacional em funo dos adultos ou estudos que tratem a prpria criana como sendo vlido para compreender a sociedade, temos a uma dimenso da sociedade para ser analisada. A dimenso da criana que vive com os seus pares e o mundo ao seu redor, bem como em relao aos adultos. Reconhecer a criana enquanto agente
assumir que ela no um adulto em miniatura, ou algum que treina para a vida adulta. entender que, onde quer que esteja, ela interage ativamente com os adultos e com as outras crianas, com o mundo, sendo parte importante na consolidao dos papis que assume e de suas relaes (Cohn, 2005: 28).

neste sentido de valorizao da criana enquanto agente social que temos que pensar a criana. No por acaso instituies esto voltando seu foco para este agente. Da mesma forma, a sociedade instituda nas bases do Estado busca novos modos de agir com polticas sociais direcionadas a uma parcela da populao que a pouco no era visto como indivduo relacional e atuante na sociedade. A antropologia da criana pode tomar para si esse novo campo do saber para a construo de anlises que possam favorecer o conhecimento da sociedade. Foi a partir dessas leituras que pude perceber este novo objeto para uma anlise antropolgica. A criana toma importncia recentemente dentro da histria da humanidade e mais recente ainda a percepo da agncia da criana por parte da cincia antropolgica.

Situando o Programa Bolsa Famlia


CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos 40

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

Embora o debate sobre programas de transferncia de renda date do primeiro quinqunio do sculo XX em pases da Europa, este s chegar a ser discutido no Brasil em meados da dcada de 80 e, posteriormente com mais afinco, na dcada de 90, quando da aprovao em 1991 do Programa de Garantia de Renda Mnima do ento Senador Eduardo Suplicy (Silva, 2007; Monnerat et al. 2007). Este projeto foi o ponta p inicial para a ampliao e elaborao de outros programas de transferncia de renda tanto no governo Fernando Henrique Cardoso como no governo Lula. So eles o Vale Gs, o Bolsa Escola, o Peti e o Carto Alimentao. O Programa Bolsa Famlia surge, ento, como estratgia de unificar os benefcios anteriores num s, buscando melhor atender os usurios e aumentar os valores monetrios (Silva, 2007). Dos principais objetivos deste programa destaca-se a diminuio da desigualdade de renda e o fim do ciclo geracional da pobreza. O Programa Bolsa Famlia, criado pelo governo Lula em 2003, tem como foco a famlia e a criana. Das condies que as famlias tem que preencher para receber o benefcio, temos a criana, quando cadastrada, fazendo parte de todas elas. Ir escola e ao posto de sade o ponto chave das crianas para o recebimento do benefcio. A frequncia de 85% nas aulas e o carto de vacinao em dia so requisitos para a garantia do benefcio. E isso entra como uma tentativa de quebra do ciclo geracional da pobreza, que o grande objetivo do Programa Bolsa Famlia. Nas palavras de Silva (2007: 1430),
Parto do entendimento de que existem diferentes concepes de pobreza, orientadas por diferentes valores que definem a construo e a implementao de diferentes alternativas de polticas de interveno social. A concepo adotada de que a pobreza apresenta dimenses histrica, econmica, social, cultural e poltica; complexa e multidimensional; essencialmente de natureza estrutural, sendo, portanto, mais que insuficincia de renda. produto da explorao do trabalho; desigualdade na distribuio da riqueza socialmente produzida; no acesso a servios sociais bsicos, informao, ao trabalho e renda digna; no participao social e poltica.

Nestas palavras podemos perceber que esta poltica social, que tem como foco principal a criana, tenta garantir minimamente o acesso a esta parte da populao aos servios que so garantidos em lei, mas que de fato no chegam a alguns setores da sociedade. Embora sejam condicionalidades e direitos ao mesmo tempo, exigir que os beneficirios usufruam dos seus direitos sade e escola tem como objetivo romper este ciclo de pobreza (Pires, 2009). Pois a criana na escola no est no trabalho; o benefcio em casa comida na mesa e o pensamento para o futuro pode se dar ao luxo de sonhar. O PBF entende que a articulao entre programas estruturantes no setor da educao, sade e trabalho junto a transferncias monetrias s famlias de baixa renda, podem acabar com o ciclo geracional da pobreza. Sob a forma de condicionalidades, as famlias passam a fazer uso da educao, sade e trabalho, para garantir o seu benefcio mensal. O ciclo da pobreza, ento, entendido como sendo de dimenso histrica, econmica, social, cultural e poltica (Silva, 2007), quebrado quando as famlias beneficiadas com o PBF passam a participar desses direitos citados acima. O impacto que o PBF tem causado nas famlias pobres e extremamente pobres, seja no meio rural ou urbano do Brasil, no que diz respeito a quebra do ciclo geracional da pobreza passa despercebido aos olhos de quem no participa como beneficirio deste programa. A tentativa de reduzir os impactos da pobreza no seio da estrutura familiar e, sobretudo nas
CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos 41

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

geraes futuras, so de dimenses apenas imaginadas, mas no sentidas, para quem est de fora. Um olhar mais de perto pode confirmar os nmeros levantados em pesquisas realizadas pelo IPEA, PNAD e o Centro Internacional da Pobreza, onde os assim chamados Programas de Transferncia Renda tiveram um impacto positivo nas famlias beneficiadas. Sejam eles a diminuio da desigualdade de renda, a diminuio da evaso escolar e a reduo da desnutrio crnica. Uma famlia que h pouco no recebia nenhum tipo de benefcio e, desta conta, necessitava de trabalhos os mais variados para fazer uma soma monetria para o sustento da famlia, pode re-arranjar o seu modus vivendi a partir do momento em que uma renda mensal lhe direcionada. Pensemos que sem benefcio muitos pais levam suas crianas para o trabalho, seja ele qual for, para complementar na renda. Isso, muitas vezes, leva ao abandono da escola e das perspectivas de futuro, sobretudo num mercado de trabalho em que a educao critrio de seleo. Dando um salto mais adiante, que o que nos interessa aqui, podemos perceber de fato uma valorizao da criana e uma preocupao diferenciada desta no sculo XX e XXI. Se com o passar dos anos o pensar a criana vem se modificando e tomando mais importncia dentro de vrios meios da sociedade, podemos exigir a uma antropologia da criana ou da infncia para entender essas dimenses simblicas, estruturais e culturais das influncias que polticas pblicas provocam na sociedade. A construo da ideia de criana ao longo do tempo na sociedade e na antropologia, bem como a percepo de uma poltica pblica de reordenamento estrutural de uma sociedade que tem como foco a criana foram os pensamentos, a priori, que surgiram das leituras feitas em busca de uma aproximao do pesquisador com o campo a ser pesquisado. Num segundo momento, o do campo propriamente dito, que surgiram novas perguntas.

Nas entrelinhas do campo


De fato o foco principal da pesquisa realizada no era a criana em si, mas o empoderamento das famlias beneficiadas com o recurso do Bolsa Famlia. E foi justamente nesta vivncia antropolgica buscando uma resposta para uma determinada pergunta que eu senti falta de uma melhor estruturao e valorizao da criana enquanto sujeito de ao e informao que pudesse complementar a pesquisa. A realizao de entrevistas em casas que na sua maioria tinham crianas que recebiam o benefcio do PBF me fez sentir a necessidade de perguntar o que elas prprias pensam a respeito deste programa que direcionam o benefcio a estes seres, pensando num possvel futuro para eles. Escutei uma me falando, a respeito do seu filho de oito anos: este menino passou um tempo sem querer ir escola. Eu tive que explicar pra ele que se no fosse escola no teria dinheiro pra comprar suas coisas. E a me continuou dizendo que ele voltou s aulas, porm sem gosto algum. Vai por causa do dinheiro. O que pensa a criana sobre este fato? Ser que voltou a escola por mera obrigao ou para agradar a me? Outras questes que surgem no decorrer do dia-a-dia de uma pesquisa de campo ou nos momentos de descanso, tambm so de percepo do antroplogo. Trago ao presente um fato ocorrido numa das noites em que tentava me inserir na vivncia da cidade. Sentado em frente casa onde eu fiquei durante alguns dias neste trabalho de campo, alguns jovens, crianas e adultos jogavam conversa fora ao som de msicas do rdio automotivo estacionado frente, e uma garrafa de cachaa e uns tira-gostos numa mesinha da calada. Porm, dois
CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos 42

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

dos meninos de doze anos de idade estavam bebendo juntos, e at mais que os adultos. Uma das senhoras presentes falava: isso um absurdo. Um menino dessa idade bebendo. E respondendo a esta, o garoto que bebia falava que isso normal e que os filhos dela (um de cinco e outro de sete anos) um dia chegariam a isso. Sem meias palavras o filho de sete anos dela respondeu de imediato: eu no tou doido no. Tenho juzo. Ento numa situao dessas fiquei me perguntando o que aquele garoto pensava sobre a bebida. A princpio, quem bebe doido. Ou ser que em idade adulta isso no teria problemas? Lembrando que ele teve uma reao diferenciada da me que, possivelmente, seria a conduta para o pensamento do garoto. Porm, me parece que a opinio dele se faz autonomamente, respondendo contrariamente a me, o seu modo de pensar. Acrescento a este episdio o instante em que vinha andando pela rua um senhor fardado de preto que logo de longe os adultos que estavam bebendo alertou o garoto de doze anos para no dar na cara. Ou seja, no demonstrar que estava bebendo. E este garoto j tinha o entendimento de que o senhor que vinha pela rua era do conselho tutelar, e logo resmungou: vou ficar quieto aqui seno ele me leva. O entendimento da proibio me parece estar presente, mas o que ele pensa sobre isso e o que o faz burlar essa proibio e beber. Apesar dos conselhos tutelares estarem presentes em algumas cidades de interior, comum se ver crianas bebendo como se fossem adultos. Outra questo que vem tona, quando do retorno ao dirio de campo e aos relatrios, so os usos diferenciados que determinadas crianas fazem daquela parte do benefcio que suas mes lhes passam. O pouco dinheiro que lhes so repassados pode servir de vrias formas. Muitas crianas gastavam seus trocados com coisas de crianas, sejam elas balas, biscoitos, pirulitos, lanches e etc. Mas o que mais intriga que outras crianas preferem poupar o pouco dinheiro que ganham para comprar coisas maiores posteriormente, como por exemplo, guardar para o gasto nas festas da cidade. Foi marcada a fala de uma garotinha dizendo que prefere guardar seu dinheiro para quando precisar. E a eu pergunto se coisas de crianas no so de preciso das crianas? O pai desta garota disse que ela prefere guardar para certas necessidades. A exemplo de quando ela poupou uma quantia para poder comprar o presente do dia das mes. E em tom de riso o pai dela me diz: de vez em quando ela me empresta dinheiro. Vale ressaltar que esta era uma menina de sete anos de idade. De fato, lembrando desta famlia, fica o pensamento do por qu esta garotinha resolve poupar ao invs de gastar com brebotes ou burigangas5. Estas e outras indagaes me ocorreram, pois de fato eram situaes recorrentes em diferentes casas. Atitudes que a primeira vista no seriam tidas por mim como atitudes de criana. E mais uma vez eu cairia numa viso adulta sobre as crianas. Neste sentido que um novo olhar deve ser conquistado para a incluso da criana enquanto agentes em determinados estudos. No somente a criana deve ser vista e nem to somente os adultos. Mayall (1995) apud Pires (2008: 140) diz que tratar as crianas em separado do mundo adulto ir em sentido contrrio realidade da criana, que vive em um mundo cercado tambm de adultos. Neste sentido vejo a necessidade de tratar esta poltica pblica sob uma perspectiva antropolgica, buscando compreender o mundo dos beneficiados do Programa Bolsa Famlia a partir deles mesmos, tanto na viso dos adultos quanto das crianas, como forma de melhor compreender este mundo relacional e influenciado por uma instituio, o Estado, que tambm busca certos objetivos.

Concluso
CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos

43

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

A antropologia ao longo de sua histria vem descobrindo novos mtodos, tcnicas e objetos que possam facilitar a compreenso do homem. Entre idas e vindas, crises e superaes, esta cincia vem se dividindo em diversas reas nos mais variados setores da sociedade. As polticas pblicas no poderiam ficar de lado, bem como a anlise da criana em seus mais diversos mbitos. Foi pela forma como a criana foi adquirindo relevncia na sociedade, seja como foco de polticas pblicas, nos seus modos de agir e de pensar, que a antropologia passou a pensar estes sujeitos com autonomia. Nas palavras de Lvi-Strauss podemos dizer que:
[...] o carter especfico da antropologia, desde que ela existe, sempre tem sido, atravs de sua interpretao, reintegrar na humanidade e na racionalidade condutas humanas que pareciam inadmissveis e incompreensveis aos homens (Lvi-Strauss, 1962: 26).

Desta forma, cabe, mas no s, a antropologia, continuar essa reintegrao da criana na humanidade, como j vem acontecendo ao longo dos sculos. Perceber nas crianas condutas humanas racionais e autnomas de grande valia para a compreenso da sociedade. Penso, ento, que a antropologia tem a sua contribuio a ser dada, no que tange a sua especificidade, para compreender questes que possam surgir ao longo de trabalhos voltados para o seu campo mais geral, assim como o mais particular, a dizer, neste caso, antropologia da criana.

Notas
1

Agradeo a professora Flvia Pires pelas orientaes que me foram dadas em sala de aula, reunies e no trabalho de campo quando da realizao da pesquisa. 2 Bacharelando em Cincias Sociais da Universidade Federal da Paraba. Contato: georgeardilles@yahoo.com.br 3 Conversa entre o pesquisador e uma criana de oito anos, enquanto esta desenhava. 4 Algumas das perguntas eram as seguintes: quais os efeitos do Programa Bolsa Famlia na estrutura familiar; ser que houve um empoderamento feminino, j que no nome da me, em geral, que vem o benefcio; o PBF empodera tambm as crianas. 5 Comidas de crianas.

Referncias bibliogrficas
ARIS, Philippe. Histria Social da Criana e da Famlia. Rio de Janeiro , LTC, 1981. COHN, Clarice. Antropologia da Criana. Rio de Janeiro, Zahar, 2005. GOMES, Ana Maria Rabelo. Outras crianas, outras infncias? In: SARMENTO, Manuel, GOUVEIA, Maria Cristina Soares de (Orgs.). Estudos da infncia: educao e prticas sociais. Petrpolis: Editora Vozes, 2008. p. 82-96. LVI-STRAUSS, Claude. A crise moderna da Antropologia. Revista de Antropologia, So Paulo, vol. 10, p. 19 26, 1962.

CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos

44

ISSN 1517-6916 CAOS - Revista Eletrnica de Cincias Sociais Nmero 15 Maro de 2010 Pg. 37-45.

MONNERAT, Giselle Lavinas, SENNA, Mnica de Castro Maia, SCHOTTZ, Vanessa, MAGALHES, Rosana, BURLANDY, Luciene. Do direito incondicional condicionalidade do direito: as contrapartidas do programa Bolsa Famlia. Cincia & Sade Coletiva, 2007, vol.12, n.6, p. 1453 1462. NASCIMENTO, Alcileide Cabral do. Frutos da castidade e da lascvia: as crianas abandonadas no Recife (1789-1832). Estudos Feministas, Florianpolis, 15(1):280, p. 67 83, 2007. PIRES, Flvia Ferreira. A casa sertaneja e o Programa Bolsa-Famlia: questes para pesquisa. Poltica & Trabalho, UFPB, Joo Pessoa, 2009. PIRES, Flvia Ferreira. Pesquisando crianas e infncia: abordagens tericas para o estudo das (e com as) crianas. Cadernos de Campo, So Paulo, n. 17, p. 133 151, 2008. SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experincia etnogrfica: porque a cultura no um objeto em vias de extino. Parte I. Mana, v.3, n.1, p. 41 a 73, 1997. SAHLINS, Marshall. O pessimismo sentimental e a experincia etnogrfica: porque a cultura no um objeto em vias de extino. Parte II. Mana, v.3, n.2, p. 103 a 150, 1997a. SARMENTO, Manuel Jacinto. Geraes e Alteridade: interrogaes a partir da sociologia da infncia. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361 378, Maio/Ago. 2005. SENNA, Mnica de Castro Maia, BURLANDY, Luciene, MONNERAT, Giselle Lavinas, SCHOTTZ, Vanessa, MAGALHES, Rosana. Programa bolsa famlia: nova institucionalidade no campo da poltica social brasileira? Rev. Katlysis, Florianpolis, Jan./Jun 2007, vol. 10, n. 1, p.86 94. SILVA, Maria Ozanira da Silva e. O Bolsa Famlia: problematizando questes centrais na poltica de transferncia de renda no Brasil. Cincia & Sade Coletiva [online] 2007, vol. 12, n. 6, p. 1429 1439. Disponvel em: <http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141381232007000600006&lng=pt&nrm=iso>. SOARES, Fbio Veras. RIBAS, Rafael Perez. OSRIO, Rafael Guerreiro 2007. Avaliando o Impacto do Programa Bolsa Famlia: uma Comparao com Programas de Transferncia Condicionada de Renda de Outros Pases. Disponvel em: http://www.undp-povertycentre.org/pub/port/IPCEvaluationNote1.pdf SOARES, Fabio, SOARES, Serguei, MEDEIROS, Marcelo, OSRIO, Rafael. 2006. Programas de Transferncia de Renda no Brasil: Impactos Sobre a Desigualdade e a Pobreza. Centro Internacional de Pobreza (IPEA /PNUD.) Disponvel em: http://www.anpec.org.br/encontro2006/artigos/A06A156.pdf

CAOS- Revista Eletrnica de Cincias Sociais, n. 15, maro 2010 www.cchla.ufpb.br/caos

45

Вам также может понравиться