Вы находитесь на странице: 1из 77

Os Ensinamentos do Muhammad

Concernente devoo, transaces e comportamento Trinta exemplos da vida do Profeta


Selecionados do livro: Zadul Maad, Imaam Ibn Al- Qayim

)(

Dr. Ahmad Bin Uthman al-Maziad Professor de Crena e Doutrinas Contemporneas Faculdade de Letras Universidade Rei Saud

Traduo: Letcia de Paula Gouva Reviso: Estvo Fernandes da Silva

ndice
1) Os Ensinamentos do Profeta sobre a higiene e abluo 2) Os Ensinamentos do Profeta sobre o chamado para a orao 3) Os Ensinamentos do Profeta sobre a orao 4) Os Ensinamentos do Profeta sobre a orao da jumuah 5) Os Ensinamentos do Profeta sobre as duas oraes do eid 6) Os Ensinamentos do Profeta sobre a orao do eclipse 7) Os Ensinamentos do Profeta sobre a orao para pedir chuva 8) Os Ensinamentos do Profeta sobre a orao nos momentos de temor 9) Os Ensinamentos do Profeta sobre os falecidos 10)Os Ensinamentos do Profeta sobre zakat e a caridade 11)Os Ensinamentos do Profeta sobre o jejum 12)Os Ensinamentos do Profeta sobre hajj e umrah 13)Os Ensinamentos do Profeta sobre os sacrifcios da peregrinao, o eid e aquiqah 14)Os Ensinamentos do Profeta sobre as splicas durante o ms de Dhul Hijjah 15)Os Ensinamentos do Profeta sobre comprar e vender 16)Os Ensinamentos do Profeta sobre matrimnio 17)Os Ensinamentos do Profeta sobre comer e beber 18)Os Ensinamentos do Profeta sobre a dawah 19)Os Ensinamentos do Profeta sobre as splicas 20)Os Ensinamentos do Profeta sobre recitar o Quran 21)Os Ensinamentos do Profeta sobre o sermo 22)Os Ensinamentos do Profeta sobre dormir, acordar e os sonhos 23)Os Ensinamentos do Profeta sobre arrumar-se, a aparncia e vestimentas 24)Os Ensinamentos do Profeta sobre saudar e pedir permisso 25)Os Ensinamentos do Profeta sobre falar, manter silncio e a racionalidade 26)Os Ensinamentos do Profeta sobre caminhar e sentar-se 27)Os Ensinamentos do Profeta nos tempos bons e maus 28)Os Ensinamentos do Profeta sobre a angstia, ansiedade, depresso e pena 29)Os Ensinamentos do Profeta em relao s viagens 30)Os Ensinamentos do Profeta sobre a medicina, os tratamentos e a visita aos doentes

Introduo

Louvado seja Allah e que as bnos e a paz estejam com Seu Mensageiro, sua famlia e seus companheiros. Querido leitor, A bno do Islam est entre os maiores favores com os quais Allah nos abenoou. Esta a religio da natureza humana e da moderao, uma f compreensiva e completa que defende o conhecimento e a boa moral; adequada a todos os lugares e tempos. uma religio de tranqilidade e misericrdia, que apresenta solues para todos os problemas. Necessitamos, com certa urgncia, nestes tempos atuais, especialmente, esclarecer as caractersticas e os mritos desta religio a todo o mundo; demonstrando a verdadeira e radiante realidade do Islam. Os ensinamentos de Muhammad so a aplicao prtica desta f. Elas consolidam todas as caractersticas que fazem com que o Islam seja de fcil assimilao e prtica, pois inclui todos os aspectos da vida, sejam religiosos, prticos, ticos, materiais ou espirituais. Este livro contm selees do trabalho acadmico do Imaam Ibn al Qaiim, chamado Zadul maad, o qual considerado um dos melhores livros que descrevem os ensinamentos do Profeta Muhammad .O propsito enfocar todos os aspectos de sua vida como um exemplo a ser seguido. Que Allah nos conceda aceitao e abenoe este esforo.

Dr. Ahmad Bin Uthman al Mazyad


Professor de teologia e doutrinas contemporneas Faculdade de Letras Universidade Rei Saud dralmazyad@hotmail.com

Os Ensinamentos de Muhammad
(que a paz e as bnos de Allah estejam com ele)

1) Os ensinamentos do Profeta sobre a higiene e a abluo1 Seus ensinamentos sobre tomar banho Quando entrava no banho, dizia: Allah, busco refgio em ti do mal e dos maldosos (narrado por Bukhari e Muslim); e ao sair, dizia: Peo Teu perdo (Abu Dawud, Tirmidhi e Ibn Majah). Geralmente urinava agachado. s vezes, higienizava-se com gua, algumas vezes com pedras2 e outras usando ambos. Usava sua mo esquerda para lavar as partes ntimas. Logo aps higienizar-se com gua, friccionava suas mos contra o solo. Quando viajava, afastava-se para realizar suas necessidades fisiolgicas, a fim de no ser visto pelos seus companheiros. s vezes, escondia-se detrs de arbustos e pequenas rvores. Escolhia as partes mais fofas (suaves) do solo para urinar. No tirava suas roupas at que estivesse abaixado perto do cho. No falava e nem respondia s saudaes enquanto estivesse realizando suas necessidades fisiolgicas.

Seus ensinamentos sobre o wudhu3 (abluo) Usualmente fazia abluo para cada orao, ainda que tivesse sua ltima abluo vlida. Para a abluo, usava uma medida4 de gua ou dois teros dela, s vezes, usava um pouco mais. Usava a gua da abluo com muito cuidado e advertia seus companheiros a no desperdi-la. Costumava lavar suas extremidades uma vez, s vezes duas ou trs, mas, nunca mais de trs. Usava sua mo direita para aspirar a gua e a mo esquerda para vert-la.

1 2

Zadul Maad (1/163) Era o que se usava poca, hoje em dia o papel higinico cumpre a mesma funo. 3 Zadul Maad (1/184) 4 Aproximadamente um litro.

Nunca fez abluo sem lavar a boca e o nariz. Costumava limpar toda a sua cabea, movendo suas mos para frente e para trs. Quando esfregava sua testa, inclua seu turbante. Esfregava as partes internas e externas de suas orelhas junto com sua cabea. Lavava seus ps quando no estava calado de botas ou meias. Sua abluo era seqencial e ininterrupta. Comeava sua abluo com Bismillah e conclua dizendo: Atesto que no h divindade afora Allah, nico, sem scios e atesto que Muhammad Seu servo e mensageiro. Allah, faz-me daqueles que continuamente se arrependem e daqueles que continuamente se purificam (Tirmidhi). Tambm dizia: Allah, Tu s merecedor de toda glorificao e louvor. Atesto que no h deus seno Tu. Busco Teu perdo e me arrependo diante de Ti. Nem ele, nem seus companheiros diziam, antes de comear a abluo: tenho a inteno de remover a impureza para fazer a orao. Nunca se lavou acima dos cotovelos e tornozelos. No era do costume secar-se aps a abluo. Algumas vezes esfregava seus dedos com gua por entre a barba, mas no era sempre. Com freqncia lavava entre os dedos dos ps, mas no era sempre. No esperava que algum lhe vertesse gua durante a abluo; usualmente ele mesmo derramava a gua, mas algumas vezes outros o ajudavam.

Seus ensinamentos sobre passar a mo mida sobre o calado Narraes autnticas assinalam que o Profeta passava a mo mida sobre o calcado de couro ao realizar a abluo, quando estava viajando ou no. Ele especificou um limite de um dia e uma noite para os no viajantes e trs dias e trs noites para os viajantes. Costumava passar a mo mida sobre a parte superior dos sapatos ou meias. (tambm passava a mo mida sobre o turbante apenas ou nele e em sua testa) Ele atuava de acordo com a condio de seus ps: se estava usando sapatos ou meias passava a mo mida sobre eles, se seus ps estavam descalos, lavava-os.

Seus ensinamentos sobre o tayammum 5

Zadul Maad (1/192). Tayammum um substituto para a abluo com gua, usando terra seca e limpa para a purificao ritualstica, quando no se tem acesso gua.

Fazia o tayammum no tipo de terreno em que estivesse rezando, fosse pedra, terra ou areia, e dizia: Onde quer que algum de minha ummah esteja, quando chegada a hora da orao, tem sua mesquita e sua fonte de purificao. (Narrado por Ahmad) No levava areia com ele nas viagens longas e ordenou aos companheiros que no fizessem isso. Nenhuma narrao autntica mostra que ele tenha feito o tayammum para cada orao, tambm jamais ordenara que isso fosse feito. Ele simplesmente considerava o tayammum como um substituto para a abluo. Costumava fazer o tayammum passando suas mos sobre o solo uma vez e, depois, levando-as, ao rosto6, e em seguida esfregava as suas mos.

O tayammum est limitado ao rosto e mos e no a todas as partes do corpo que so lavadas durante a abluo com gua.

2) Os Ensinamentos do Profeta sobre o Chamado para a Orao7 O Profeta fez o adhan8 com repetio em algumas frases. Tambm pronunciava o iqamah 9 repetindo uma ou duas vezes as frases, com exceo da qad qamatis salah (a orao foi estabelecida). Ensinou que aquele que ouve o adhan deve repetir as frases que escuta, exceto a haiia alas salah e haiia alal falah, quando deve responder: la hawla wa la qwwata illa billah (no h poder nem fora seno por Allah). Tambm disse: quem ouve o adhan e diz: ash hadu an la ilaaha illa Allah wa Anna Muhammadan rasulullah. Raditu billahi rabban, wa bil islami dinan, wa bi Muhammadin rasulan (atesto que no h divindade afora Allah e que Muhammad Seu servo e mensageiro. Comprazo-me com Allah como Senhor, Islam como religio e Muhammad como mensageiro) seus pecados sero perdoados. Ensinou que depois de repetir as frases do adhan, deve-se invocar as bnos sobre o Profeta dizendo: Allaahumma rabba hadhihi dawatit taamma was salaatil qaaimati, aati Muhammadan al wasilata wal faddilata wa bath-hu maqaaman mahmudan alladhi waadtah ( Senhor! Senhor deste chamado perfeito e desta orao estabelecida, concede a Muhammad al wasila (uma estao no Paraso) wal faddila (um nvel acima do resto da criao) e concede-nos sua intercesso que nos foi prometida). Ensinou que as splicas realizadas entre o adhaan e o iqama nunca so rechaadas por Allah.

7 8

Zadul Maad (2/355) O chamado para anunciar o incio do horrio de uma orao. 9 O segundo chamado para anunciar o comeo da mesma orao.

3) Os Ensinamentos do Profeta sobre a Orao10 Seus ensinamentos ao comear a orao e a recitao Quando comeava a orao dizia: Allahu akbar (Deus o maior). No dizia nada antes e jamais pronunciava em voz alta a niyah (inteno). Levantava as mos altura do lbulo da orelha e ombros, voltado para a quibla11; logo colocava sua mo direita sobre a esquerda. s vezes, dizia: Allah, afasta-me de meus pecados assim como tem afastado o oriente do ocidente. Allah, purifica-me de meus pecados como um traje branco lavado. Allah, lava meus pecados com gua, gelo e granizo. (Bukhari e Muslim) Tambm, s vezes, dizia: Volto meu rosto quele que criou os cus e a terra, inclino-me verdade, em submisso e no sou daqueles que associam (outros a Allah). De fato minha orao, meu sacrifcio, minha vida e minha morte so para Allah, Senhor dos mundos, no tem scios; isto me foi ordenado e eu sou o primeiro dos muulmanos. Logo aps as palavras de abertura, dizia: Audhu billahi minash Shaytanir rajim (busco refgio em Allah do maldito Satans), ento, recitava a surah al Fatiha (o primeiro captulo do Quran). Fazia uma breve pausa entre a recitao de al Fatiha e Allahu akbar e foi narrado tambm que fazia isso logo aps a recitao ou antes de inclinar-se. Assim que completava a Fatiha, comeava outra surah (outro captulo do Quran), prolongando-o ou encurtando conforme as circunstncias tais como em viagem. Mas, em geral, recitava passagens de durao mdia. Na orao do fajr (amanhecer), costumava recitar por volta de 60 ou 100 versculos. Algumas vezes recitava a surah Qaf ou a surah ar Rum ou recitava at Takwir, ar Rum ou recitava al Zalzalah em ambos os rakaat (unidade da orao). recitava as surahs al Falaq e an Nas durante uma viagem. Uma vez comeou a recitar a surah al Muminun no primeiro rakah at que alcanou a meno a Moiss e Aaro, alaihima salam, quando comeou a tossir, ento terminou a recitao e se inclinou. s sextas costumava recitar, nas oraes do fajr: as Sajda e al insaan.

10 11

Zadul Maad (1/194). A direo de Makkah.

Com freqncia prolongava a recitao na orao do dhuhr (meiodia). Quando era mais longa a recitao, reduzia pela metade sua durao na orao do asr (da tarde), mas, quando era mais curta, ento, mantinha. Quando rezava o maghrib (pr-do-sol) ouvia-se recitar at Tur e algumas vezes al Mursalaat. No que est relacionado com a orao do ishaa (noite), ouvia-se recitar a sura at Tin; limitou a seu companheiro, Muadh, que Allah esteja satisfeito com ele, a surah ash Shams, al Ala, al lail e surahs similares e desaprovou recitar al Baqarah neste horrio. Seus ensinamentos incluam recitar a surah inteira. Algumas vezes a dividia nas duas rakaat. Ele, ,podia recitar os versculos iniciais de uma surah, mas nunca foi relatado que ele recitasse apenas o final ou o meio de um captulo. Sem dvidas, costumava recitar duas surahs nas rakaat das oraes voluntrias, mas raramente recitava a mesma surah nas duas rakaat. Ele no especificava nenhuma surah em particular para as oraes, exceto para a orao de sexta e as dos dois eids (comemorao). Pronunciava a splica do qunut12 na do fajr e logo aps o ruku13 por um perodo de um ms, ento interrompia este hbito. Isto se devia a uma situao particular, ento, quando a situao terminava, ele tambm descontinuava o qunut. Dentre seus ensinamentos estava o de suplicar com o qunut durante as calamidades, mas sem confin-lo apenas orao do fajr.

Seus ensinamentos sobre como fazer a orao14 O Profeta costumava fazer a primeira rakah mais longa que a segunda, em toda orao. Ao completar a recitao do Quran fazia uma pausa suficientemente longa para recuperar o flego, ento levantava as mos dizendo Allahu akbare se inclinava no ruku, com as mos espalmadas em seus joelhos. Punha suas mos nos joelhos como se estivesse agarrando-os. Distanciando seus braos do corpo, ento endireitava suas costas at que ficassem na horizontal, mantendo a cabea nivelada com as costas, nem mais alta, nem mais baixa. Assim, nesta posio, repetia Subhana rabbi al adhim (Glorificado seja meu Senhor, o grandioso)15 ou dizia Subuhanak Allahummah rabana wa bihamdik. Allahumm-aghfir li (Glorificado e louvado sejas,

12 13

Uma splica especial que se recita de p, durante a orao. Inclinao 90 graus, na altura da cintura. 14 Zadul maad (1/208) 15 Narrado por Muslim.

Allah, nosso senhor. Senhor, perdoa-me).16 Tambm costumava dizer Subbuhun quddusun rabbul malaikati wa ruh (O mais Glorioso e o mais puro o Senhor dos anjos e dos espritos17). Seu ruku era suficientemente longo para repetir subhana rabbi al adhim dez vezes e sua prostrao (sujud) tambm tinha a mesma durao. Algumas vezes fazia ruku e sujud de igual durao ao tempo que gastava em p, recitando o Quran; mas, fazia isso, predominantemente, quando estava s na orao da noite. Seu ensinamento era fazer as posies da orao balanceadas em sua durao. Logo, levantava sua cabea dizendo: Sami Allahu liman hamidah(Allah ouve quele que O louva) (Bukhari e Muslim). Levantava suas mos e endireitava suas costas. Fazia o mesmo quando levantava sua cabea em sua prostrao e dizia: A orao inaceitvel quando um homem no endireita suas costas no ruku e no sujud (Abu Dawud, Tirmidh, Nasai e Ibn Majah). Quando estava de p, costumava dizer: Rabbana wa lakal hamd (Nosso Senhor, para Ti todo louvor), como tambm podia dizer :"Allahumma Rabbana lakal hamdu"( Allah, Nosso Senhor, para Ti todo o louvor). Levantava-se do rukue recitava: Rabbana wa lakal hamd milassamawaati wa milal-ardd wa mila ma bainahuma wa mila ma shita min shaiin baad. Ahl uz-zanaai wa majdi, ahaqqu ma qal al abdu, wa kulluna laka abd. La mania lima taita wa la umtia lima manata, wa la ianfau dhal jaddi minkal jadd (Nosso Senhor, para Ti todo o louvor tanto como para encher os cus, a terra, o que est entre eles e o que seja que Tu desejes, e muito alm disso. Tu s merecedor de todo louvor e da glorificao mais digna de ser dita por um servidor e todos ns somos Teus servidores. Allah, no h quem impea o que Tu concedas e no h quem conceda o que Tu impedes e nenhuma influncia serve ante Ti. (Muslim) Ento dizia Allahu akbar e se prostrava sem levantar suas mos. Punha, no cho, seus joelhos, depois as mos, ento, a testa e o nariz. Prostrava-se sobre sua testa e nariz sem incluir o turbante. Com freqncia, prostrava-se no cho, inclusive se houvesse gua ou barro, ou sobre uma esteira de folha de palma ou uma pele de animal curtida. Quando se prostrava punha firmemente sua testa e nariz no cho, distanciando seus braos de seu corpo to amplamente que a brancura de suas axilas podia ser vista.

16 17

Bukhari e Muslim Bukhari e Muslim. O esprito se refere ao anjo Gabriel, alaihi salam.

Costumava por suas mos altura de seus ombros e orelhas e sustinha seu corpo na prostrao com as pontas dos dedos dos ps na direo da quibla. Suas mos ficavam abertas, mas com os dedos juntos. Nesta posio ele dizia: Subhaanak Allahumma rabana wa bihamdik. Allahumm-aghfir li (Glorificado sejas nosso Senhor e Teu seja o louvor. Allah, perdoa-me) (Bulhari e Muslim). Tambem costumava dizer: Subbuhun quddusun rabbul malaaikati war ruh (Muslim) Ento, levantava sua cabea dizendo: Allahu akbar sem levantar suas mos. Logo se sentava, estendendo seu p esquerdo sob seu corpo e endireitando seu p direito, colocando suas mos sobre suas coxas e a ponta dos dedos nos joelhos. Costumava fazer um crculo com seu dedo polegar e o mdio, levantando (apontando para cima) o dedo indicador e movimentando-o ,enquanto dizia: Allahummaghfir li warhamni wajburni wahdini warzuqni ( Allah, perdoa-me, tenha misericrdia de mim, corrija minhas faltas, guia-me e concedame o sustento) (Abu Dawud, tirmidhi e Ibn Maja). Era sua prtica permanecer sentado tanto quanto durava sua prostrao. Logo depois se punha de p novamente, levantando com as mos em suas coxas. Comeava a recitar o Quran sem haver pausas como quando do incio da orao. A segunda rakah era feita como a primeira, mas sem o Allahu akbar inicial, a pausa e nem a splica de abertura. Fazia a primeira rakah um pouco mais longa que a segunda. Quando se sentava para o tashahhud18 punha sua Mao esquerda sobre sua coxa esquerda e sua mo direita sobre sua coxa direita, apontando seu indicador, desta mo, para cima. No o mantinha na vertical ou horizontal, seno que o movia enquanto o mantinha ligeiramente curvado. Tambm olhava para o dedo indicador, nesta posio. Assim, nesta posio sentada, sempre recitava o tashahhud, ensinando seus companheiros a dizer: Attahiatu lilalahi wassalawaatu wat-taiibaat. Assalaamu alaika aiuhan-nabiu wa rahmatulalahi wa baraakatuh. Assalamu alaina wa ala ibadillaahissaalihin. Ash-hadu an la illaaha ill-Allaahu wash-hadu anna Muhmmadan `abduhu wa rasuluh. (As reverncias, as oraes e as boas aes so para Allah. A paz esteja contigo, Profeta e a misericrdia de Allah e tambm Suas bnos. A paz esteja conosco e com os fiis servidores de Allah. Atesto que no h deus afora

18

O testemunho que se faz ao sentar na orao, afirmando que no h deus afora Allah e que Muhammad seu servo e mensageiro.

Allah e que Muhammad Seu servo e mensageiro) Bukhari e Muslim. Ele, , no o fazia muito breve, como se rezasse sobre pedras quentes. Depois, dizia Allahu akbar e se levantava com o peso do corpo sobre seus ps e as mos sobre as coxas, endireitando todo o corpo. Recitava apenas a Fatiha nas ltimas duas rakaat. Durante o tashahhud final, sentava-se no cho com seu p direito lateralmente, saindo pelo lado (Abu Dawud). E o p esquerdo mantinha embaixo de seu corpo, dobrado. Punha sua mo direita sobre a coxa direita e fechava os dedos, mas com o indicador estendido. Costumava dizer a seguinte splica ao final da orao: Allaahumma inni audhu bika min adhaabil-qabri wa audhu bika min fitnatilmasihid-dayyaali wa audhu bika min fitnatil-mahia wal-mamaat. Allaahumma inni audhu bika minal-ma'zami wal-maghram ( Allah, busco refgio em Ti do tormento do tmulo. Busco refgio em Ti da seduo do falso messias e busco refgio em Ti das provas da vida e da morte. Allah, busco refgio em Ti do pecado e das dvidas) Bukhari. Finalmente, voltava sua cabea para o lado direito, sobre os ombros, dizendo: Assalamo alaikum wa rahmatullah (que a paz e a misericrdia de Allah estejam sobre vs) e fazia o mesmo para o lado esquerdo. Ele ordenava ao crente que orasse atrs de uma sutrah 19, ainda que fosse um pedao de madeira ou uma flecha. Ele costumava colocar uma lana quando viajava ou rezava fora da mesquita. Tambm costumava montar seu camelo como uma sutrah, enquanto rezava ou pegava uma sela e rezava atrs dela. quando rezava em frente a uma parede, deixava espao suficiente para que uma cabra tivesse espao para passar.

Seus ensinamentos sobre aes durante a orao20 No era sua prtica olhar sua volta durante a orao. No fechava os olhos quando estava rezando. Costumava inclinar sua cabea durante a orao. s vezes, comeava a orao com a inteno de faz-la longa, mas, ao ouvir o choro de uma criana, diminua para evitar a preocupao da me. Em algumas ocasies levava sua neta Umamah em seus ombros para a orao obrigatria. Quando estava de p a mantinha nos ombros, durante o ruku e sujud a abaixava.

19

Um objeto posicionado frente de uma pessoa para prevenir que pessoas cruzassem frente daquele que ora. 20 Zadul Maad (1/241)

Quando estava rezando, seu neto, Hassan ou Hussain, subiam em suas costas. Ele prolongava a prostrao para evitar que cassem. Quando estava rezando e sua esposa chegava, ele se adiantava para abrir a porta a ela e retornava ao seu lugar. Ele respondia a uma saudao durante a orao com um sinal com a mo. Costumava chorar ou suspirar se tivesse vontade e limpava a garganta quando necessrio. Costumava rezar descalo, s vezes ou com seus sapatos, outras vezes e recomendava que rezassem calados para que diferenciassem do povo do livro. Algumas vezes costumava orar com uma pea nica de roupa, mas o mais comum era usar duas peas.

Seus ensinamentos sobre a recitao das splicas logo aps a orao21 Ao terminar a orao pedia a Allah perdo trs vezes e logo dizia: Allaahumma antas-salaamu wa minkas-salaamu, tabaarakta ia dhalyalaali wal- ikraam ( Allah, Tu s a paz e de Ti provm a paz. Bendito sejas Tu, Dono da majestade e da honra) Muslim. Ento, permanecia orientado quiblah apenas o tempo para completar esta splica. Imediatamente se voltava para olhar aqueles que rezaram com ele, virando para sua esquerda ou direita. Logo aps concluir a orao do fajr, permanceia em seu lugar de orao at que o sol sasse. Tambm costumava dizer aps cada orao obrigatria: La ilaaha illAllaahu wahdahu la sharika lahu, lahu-mulku wa lahul-hamdu wahuwa `ala kulli shai'in qadir. Allaahumma la maani`a lima a`taita, wa la mu`tia lima mana`ta, wa la ianfa`u dhal-yaddi minkal-yadd (no h deus seno Allah, somente, sem scios. DEle a soberania, para Ele so todos os louvores e Ele tem poder sobre todas as coisas. Allah, no h quem impea o que Tu concedes e no h bondade (em outra fonte seno Tu) que possa beneficiar, porque a bondade Tua) Bukhari e Muslim. Tambm dizia: La hawla wa la quwwata illa billaah. La ilaaha il-Allaahu, wa la na`budu illa iiaah. Lahun-ni`matu wa lahul-fadhlu wa lahuz-zanaa'ul-hasan. La ilaaha ill-Allaahu, mujlisina lahud-dina wa lau karihal-kaafirun (no h fora e nem poder exceto em Allah. No h deus seno Allah e ns no adoramos seno a Ele. Toda a bno e todos os favores so para Ele e para Ele os melhores louvores. No h deus afora Allah. Dedicamos nossa religiosidade a Ti, inclusive se isso desagrada aos incrdulos) Muslim.

21

Zadul Maad (1/285)

Ele, ,exortava seus seguidores a dizer, logo aps a orao obrigatria: subhanaAllah alhamdulillah Allahu akbar (Glorificado seja Allah Louvado seja Allah Allah o maior) trinta e trs vezes cada, o que d noventa e nove. Para completar cem, ele recomendava que dissessem: La ilaha 'ill-Allaahu wahdahu la sharika lahu, lahul-mulku wa lahul-hamdu wa huwa `ala kulli shai'in qadir (no h deus seno Allah, nico, sem scios. DEle a soberania e para Ele todo o louvor e Ele tem poder sobre todas as coisas.

Seus ensinamentos sobre as oraes voluntrias22 Geralmente fazia oraes voluntrias (sunnah23) e outras voluntrias em seu lar, particularmente a sunnah da orao do maghrib. Regularmente fazia dez rakaat quando no estava viajando: duas antes do fajr, duas antes do dhuhr e duas depois, duas depois do maghrib e duas depois do isha. Aderia mais estritamente sunnah do fajr que qualquer outra orao voluntria, ao ponto de nunca ter deixado de faz-la. Tambm nunca deixou de fazer a orao do witr24, no importando se estava viajando ou em sua casa. No foi relatado que ele fizesse nenhuma orao voluntria durante suas viagens, exceto estas duas: sunnah do fajr e witr. Costumava se deitar sobre seu lado direito depois da sunnah do fajr at a orao do fajr. Algumas vezes fazia quatro rakaat antes da orao do dhuhr e, se no podia fazer as duas rakaat depois do dhuhr as fazia depois do asr. Usualmente fazia a orao da noite em p, embora pudesse faz-la sentado ou recitava o Quran sentado e pouco antes de terminar esta recitao ele se punha de p novamente e, ento, inclinava-se para o ruku. Durante a noite costumava fazer oito rakaat, de duas em duas, seguidos de cinco rakaat do witr, consecutivos, sentando-se apenas na quinta. Ou fazia o witr de nove rakaat, sentando-se na oitava e de novo na nona (quando fazia o tashahhud completo para finalizar a orao). logo depois disso, fazia mais duas rakaat. O witr de sete rakaat tambm era similar, sentando-se em duas delas. Fazia a orao do witr em qualquer um dos teros da noite (primeiro, mediano ou ltimo). Disse: Faam o witr como sua ltima orao voluntaria da noite (Bukhari e Muslim).

22 23 24

Zadul Maad (1/311) Aquelas que eram feitas pelo Profeta, regularmente. A ltima orao voluntria da noite.

Fazia, algumas vezes, duas rakaat sentado logo depois do witr e recitava o Quran enquanto estava nesta posio, sentada; entretanto, para fazer o ruku, levanta-se. Se era vencido pelo sono ou pela dor, ento fazia doze rakaat no dia seguinte. Uma vez fez a orao da noite, recitando somente um versculo do Quran, o qual repetiu at o amanhecer. s vezes, recitava o Quran em voz baixa durante a orao da noite, outras, em voz alta. s vezes, punha-se de p durante um longo tempo na orao, s vezes, diminua este perodo. Recitava, na orao do witr, as surahs al Ala, al Kafirun e al Ikhlaas. Logo ao concluir a orao dizia: subhanal Malikil-Quddus (Glorificado seja o Soberano Santssimo), trs vezes.25

25

Abu Dawud, Nasai e Ibn Majah.

4) Os ensinamentos do Profeta sobre a orao de sexta-feira (al jumua)26 Dentre seus ensinamentos: honrar a sexta feira e a sua orao, designando para este dia prticas especiais, como tomar banho, vestir as melhores roupas, ouvir atentamente o sermo e invocar bnos freqentes ao Profeta, . Costumava saudar aos que estavam na mesquita para rezar, subia ao plpito, olhava para os crentes, saudava novamente e sentava. Logo, Bilal, que Allah esteja satisfeito com ele, fazia o chamado da orao (al adhan) e, ento, o Profeta, , comeava seu sermo, sem qualquer intervalo entre o chamado da orao (al adhan) e o sermo. Enquanto estava discursando, recostava-se em um arco ou basto, mas isso foi antes de se adotar o plpito. Fazia o sermo de p, sentava brevemente, depois da primeira parte e se levantava para a segunda parte do sermo. Pedia aos presentes que se sentassem prximos a ele e que ouvissem atentamente. Dizia que um homem no deveria se dirigir ao outro para que no perdessem a ateno, j que isso seria considerado uma distrao e anularia a recompensa de sua orao do jumua. Quando fazia o sermo, seus olhos se avermelhavam, sua voz ficava mais firme e crescente,sua zanga aumentava, era como se estivesse exortando um exrcito. Costumava fazer um sermo curto, aumentando a orao. No sermo, ensinava aos companheiros os fundamentos do Islam e suas leis. Mencionava ordens e proibies quando era necessrio. Interrompia seu sermo por qualquer necessidade inesperada ou para responder a uma pergunta e logo retomava seu discurso. Podia at descer do plpito se houvesse necessidade, retornando logo aps findo o problema. Tratava de assuntos da atualidade em seus sermes e, quando notava a pobreza em sua comunidade, exortava a caridade. Apontava o dedo indicador quando mencionava Allah e se houvesse seca, invocava a Allah por chuva. Logo depois da orao do jumua, entrava em sua casa e fazia a sunnah de rakaatain (duas rakaat). Tambm dizia aos que rezavam a orao do jumua que fizessem quatro rakaat da orao sunnah.

26

Zadul Maad (1/353)

5) Os ensinamentos do Profeta sobre a orao das duas comemoraes (eid)27 Costumava rezar a orao do eid (comemorao) na mussala (sala de orao) alm da mesquita28, vestindo suas melhores roupas. No eid al fitr, comia um nmero mpar de tmaras antes de ir mussala. Mas, para o eid al adh atrasava o desjejum at depois da orao, ento comia do animal que era oferecido em sacrifcio. Postergava a orao do eid al fitr, mas realizava a do eid al adh mais cedo. Caminhava at a mussala levando um cajado para coloc-lo sua frente, funcionando como uma sutrah. Quando chegava mussala fazia a orao sem adhan ou iqamah, nem sequer dizia: as salatu jaamiah (orao em congregao). Nem ele, nem seus companheiros faziam nenhum tipo de orao antes ou depois da orao dos eids. Realizava a orao antes do sermo. Fazia duas rakaat. A primeira comeando com sete repeties sucessivas de Allahu akbar, (antecedidas do takbirat al ihram), fazendo uma breve pausa entre cada uma. No foi relatado que dissesse nada entre elas. Logo recitava a surah al fatiha e versculos do Quran, ento dizia Allahu akbar e descia para o ruku. Na segunda rakah repetia o Allahu akbarcinco vezes antes de recitar o Quran. Quando terminava a orao, dava um sermo aos presentes, que se sentavam em filas. Dava conselhos, ordenava boas aes e proibia os pecados. Na orao do eid algumas vezes recitava a surah Qaf e al Qamar ou, ainda, recitava al Ala e al Ghaashiyah. Dava o sermo sentado no cho, pois no havia plpito. Permitia a quem no pudesse ficar para o sermo, que se fosse. Sendo a orao suficiente. Tambm ordenava que aqueles que atendiam orao do eid fossem desculpados da orao de jumua, caso ocorressem no mesmo dia. Ia orao do eid por um caminho e retornava por outro diferente.

27 28

Zadul Maad (1/425) Uma rea aberta na periferia da cidade.

6) Os ensinamentos do Profeta sobre a orao do eclipse29 Quando havia um eclipse, o Profeta Muhammad, , corria ansiosamente mesquita e fazia dois rakaat. Na primeira recitava al Fatiha em voz alta, seguida de uma longa recitao do Quran. Ento, inclinava-se para um longo ruku. Levantava-se dizendo: Samia Allahu liman hamidah. Rabbana wa lakal hamd (Allah ouve aquele que o louva. Para Ti, nosso Senhor, pertence todo o louvor), mas continuava de p e fazia outra longa recitao, porm um pouco mais curta que a primeira. Fazia um segundo ruku na seqncia, mais curto que o primeiro e levantava-se. Descia para o sujud, tambm longo. Repetia o mesmo na segunda rakahinclinando-se quatro vezes no ruku e fazendo quatro prostraes ao todo. Depois da orao discursava eloqentemente. Durante um eclipse exortou que recordssemos Allah, fizssemos a orao, splica, buscssemos o perdo de Allah, dssemos em caridade e liberssemos os escravos.

29

Zadul Maad (1/433)

7) Os ensinamentos do Profeta sobre a orao para pedir por chuva O Profeta costumava suplicar a Allah por chuva no plpito enquanto pronunciava o sermo de sexta-feira e tambm orava por chuva nos outros dias. Orava por chuva enquanto estava sentado na mesquita, levantando as mos e suplicando a Allah, o Poderoso e Majestoso. Suas splicas pela chuva incluam: Allaahumm-asqi `ibaadaka wa bahaa'imaka wanshur rahmataka wahi baladakal-maiit ( Allah, prov gua para Teus servos e Teus animais, dissemina Tua misericrdia e reaviva a Tua terra sem vida) Abu Dawud. Allaahumma-sqina ghaizan mughizan, mari'an, mari`an, naafi`an ghaira dhaarrin, `aayilan, ghaira aajilan ( Allah, bendiga-nos com a chuva que reaviva, satisfatria, frutfera, benfica e no dana, imediatamente ou tardiamente) Abu Dawud. Quando se via nuvens e vento, a ansiedade se mostrava em seu rosto e ele se inquietava. Quando finalmente chovia, ento, ele ficava aliviado. Ao ver a chuva, costumava dizer: Allahumma saiiban nafian ( Allah, que seja uma chuva benfica) Bukhari e Muslim. Ele abria parte de sua camisa para expor seu corpo chuva. Quando lhe perguntavam sobre este comportamento, dizia que era a renovao de seu pacto com seu Senhor. (Muslim) Quando chovia torrencialmente, as pessoas solicitavam que pedisse a Allah que contivesse a chuva e ele o fazia, dizendo: Allaahumma hawalaina wa la `alaina. Allaahumma `alaz-ziraabi wal-akaami wa butunil-awdiati wa manaabitish-shajar ( Allah, ao redor de ns e no sobre ns. Allah, sobre os bosques, as montanhas, os vales e as rvores) Bukhari e Muslim.

8) Os ensinamentos do Profeta sobre a orao nos momentos de temor30 Se o inimigo estava na direo da quibla, ele dispunha os que oravam em duas filas atrs dele. Comeava dizendo: Allahu akbar e eles repetiam. Logo, todos faziam o ruku e se levantavam juntos. Para a prostrao, a fila da frente prostrava junto com o Mensageiro de Allah e a fila de trs mantinha-se de p, vigiando o inimigo. Quando o Profeta se levantava para a segunda rakah a fila de trs era a que o acompanhava na prostrao. Eles avanavam para ocupar o lugar da primeira fila, e esta se movia para trs para ocupar o lugar da fila de trs e vigiar o inimigo. Desta forma, ambos os grupos tinham o benefcio da primeira fila e ambas realizavam a prostrao e nenhuma delas ficaria desprotegida durante a prostrao. Na segunda rakah repetiam o mesmo. Quando o Profeta se sentava para o tashahhud a fila de trs faria as duas prostraes e assim unia-se ao tashahhud e saudao final. Se o inimigo no estava na direo da quibla, em algumas ocasies os grupos se dividiam: um ficava olhando na direo do inimigo e o outro orava com ele .O grupo que iniciava orando com ele fazia uma rakah antes de se mover e dar espao ao grupo que vigiava o inimigo, que posteriormente faria o mesmo na segunda rakah. Quando ele terminava a orao, os membros de cada grupo completariam a rakah que faltava por sua prpria conta. Algumas vezes o Profeta fazia uma rakah com um dos seus grupos e, enquanto estava de p para a segunda rakah, o primeiro grupo conclua esta rakah e ia enfrentar o inimigo. O outro grupo se unia, ento, ao Profeta e era liderado nesta segunda rakah. Ento, o Profeta esperava que este grupo completasse a outra rakah antes da saudao final. Em outras ocasies, ele fazia dois rakaat com um grupo e completava a orao com eles. Logo, fazia o mesmo com o segundo grupo. E, s vezes, orava uma rakah com um grupo e eles partiam sem completar a segunda rakah. Logo, ele faria o mesmo com o outro grupo. Desta forma, ele fazia duas rakaat enquanto ambos os grupos faziam apenas uma.

30

Zadul Maad (1/510)

9) Os ensinamentos do Profeta sobre os falecidos31 Os ensinamentos do Profeta em relao aos funerais foram profundos. Ele inclua o bom trato aos falecidos, seus familiares e amigos. Tal cuidado se inicia na visitao ao doente, recordando-o da prxima vida, aconselhando-o que escreva seu testamento e que se arrependa de suas faltas, pedindo aos que o cercam que o incentivem a recitar o testemunho de f: La ilaha ill-Allah (no h deus afora Allah), para que estas sejam suas ltimas palavras. De toda a humanidade, o Profeta era o mais satisfeito com Allah acerca de Seu decreto, oferecendo a Ele os maiores louvores. Chorou pela morte de seu filho, Ibrahim, por misericrdia e por compaixo a seu filho. Mas, seu corao estava cheio de resignao e gratido a Allah, sua lngua estava ocupada com o louvor. Disse : Os olhos derramam lgrimas e o corao est cheio de pesar, mas dizemos apenas aquilo que agrada Allah. Ele proibiu que as pessoas gritassem ou se batessem nestas ocasies. Foi estipulado, em seus ensinamentos, que se apurassem preparao do falecido para o encontro com seu Criador, banh-lo e usar uma mortalha de tecido branco. Tambm foi determinado que cobrisse o rosto e o corpo do falecido e fechassem os seus olhos. Em algumas ocasies ele beijava o falecido. Ordenou que o falecido fosse banhado trs, cinco ou mais vezes, usando cnfora no ltimo banho. No lavava um mrtir morto em uma batalha. Apenas removia o couro e o metal dos mrtires e os enterrava com suas roupas, sem oferecer uma orao fnebre por eles. Ordenava que um falecido no ihram32 fosse banhado com gua e sidr (folha de ltus) e que usassem o tecido de seu ihram como a mortalha. Proibiu perfum-lo ou cobrir a cabea. Ordenou que o responsvel pelo falecido conseguisse uma mortalha branca decente, advertindo contra a extravagncia ao escolher a mortalha. Se a mortalha no fosse suficiente para cobrir todo o corpo, ele cobria a cabea e punha uma folha de palma sobre as pernas.

Seus ensinamentos sobre a orao fnebre 33


31 32

Zadul Maad (1/479) Estado de consagrao para a peregrinao maior (hajj) ou menor (umrah).

Costumava orar pelo falecido fora da mesquita, ainda que tambm pudesse faz-lo, de igual forma, na mesquita entretanto esta no era sua prtica usual. Quando um corpo era trazido a ele perguntava: Ele deixou alguma dvida?. No fazia nenhuma orao fnebre por aqueles que haviam morrido deixando dvidas, nestes casos pedia aos companheiros que oferecessem a orao por ele. Apesar deste ponto, quando Allah lhe concedeu riqueza, ele pagou as dvidas deixando as propriedades dos mortos aos herdeiros e ofereceu a orao fnebre quelas pessoas. Comeava a orao fnebre dizendo: Allahu akbar, louvando, glorificando e suplicando a Allah. Costumava dizer Allahu akbar quatro ou cinco vezes. Costumava incentivar as pessoas a rezarem sinceramente por seus falecidos. Algumas de suas splicas eram: Allaahumm-aghfir lihaiina wa maiitina wa saghirina wa kabirina wa dhakarina wa unzaana. Allaahumma man ahiaitahu minna fa-ahihi 'alal-Islam, wa man tawafaitahu minna fatawafahu 'alal-iman. Allaahumma la tahrimna ajrahu wa la taftinna ba`dah. ( Allah, perdoa-nos, os vivos e a nossos mortos, a nossos jovens, a nossos ancios, a nossos homens e a nossas mulheres. Allah, a quem mantenha com vida dentre ns, que seja dentro do Islam e a quem d a morte, que morra com f. Allah, no nos prive da recompensa e no nos sujeite ao juzo de nossas causas) Tirmidhi, Nasai e Ibn Majah. Allaahumm-aghfir lahu warhamhu wa`fihi wa`fu `anhu wa akrim nuzulahu wa wassi` madkhalahu waghsilhu bil maa'i waz-zalyi wal-barad. Wa naqihi minal-khataaia kama iunaqaz-zawbul-abjadhu mina-ddanas. Wa abdilhu daaran khairan min daarihi wa ahlan khairan min ahlihi wa zaujan khairan min zaujihi wa qihi fitnatal-qabri wa adhab an-naar. ( Allah, perdoa-o, tenha misericrdia dele, purifica-o, seja generoso com ele, permita que sua entrada seja ampla e confortvel, lava-o com gua, neve e granizo. Purifica-o dos pecados como uma veste branca purificada da terra quando lavada. Compensa-o com um lar melhor que o lar terreno, companheiros melhores que seus companheiros terrenos e um cnjuge melhor que seu cnjuge terreno. Proteja-o contra as provaes do tmulo e o Fogo do Inferno) Muslim. Costumava colocar-se de p para a orao em frente cabea do falecido (homem) e em frente cintura da falecida (mulher). Fez a orao fnebre por um menino, mas no oferecia se a pessoa houvesse cometido suicdio ou por algum que houvesse feito alguma armadilha para tomar os esplios da guerra.

33

Zadul Maad (1/485)

Fez a orao fnebre para uma mulher que foi apedrejada.34 Ofereceu a orao por Najashi em sua ausncia, da mesma forma que fazia para qualquer pessoa falecida, mas no ofereceu a todos que faleceram em outras terras. Se faltava a uma orao fnebre, ento rezava em frente ao tmulo.

Seus ensinamentos sobre os enterros35 Aps oferecer a orao pelo falecido, o Profeta acompanhava o corpo at o cemitrio caminhando diante dele. Se estava montado, ia atrs do corpo, mas se estava caminhando ia prximo ao corpo, j foi frente, ao lado (esquerdo ou direito) e at atrs. Costumava ordenar que se apressassem na procisso fnebre. No se sentava antes que o corpo fosse baixado e posto em sua cova. Ordenava a seus companheiros que se levantassem ante uma procisso fnebre que estivesse passando. Mas, est corretamente relatado que algumas vezes permaneceu sentado. Era parte de seus ensinamentos no enterrar os mortos ao nascer do sol, por do sol ou meio dia. Estava, tambm, dentre seus ensinamentos fazer um nicho para o corpo sobre um dos lados da sepultura, cavar profunda a cova e ampliar o espao para a cabea e os ps. Tirava trs punhados de terra em volta da cabea do falecido quando este era enterrado. Aps o enterro, punha-se de p diante do tmulo orando pelos mortos e ordenava a seus companheiros que fizessem o mesmo. (Abu Dawud) Nunca se sentava para recitar o Quran em uma tumba, nem sequer dizia la ilaha illa Allah ao falecido. Ensinou a no anunciar em voz alta a morte de uma pessoa importante (como era do costume pr islmico), proibindo esta prtica.

Seus ensinamentos com relao aos tmulos e condolncias36 No estava dentre seus ensinamentos elevar ou construir qualquer coisa sobre os tmulos, nem cobri-los com gesso ou construir domos sobre eles.

34 35

Como castigo ao adultrio confesso. Zadul Maad (1/498, 502) 36 Zadul Maad (1/504)

Quando enviou Ali, raa, ao Imen disse que destrusse todos os dolos e que nivelasse os tmulos. Sua prpria prtica era nivelas os tmulos elevados. Proibiu que enfeitassem ou escrevessem nas sepulturas. Ensinou queles que quisessem reconhecer uma sepultura que colocassem uma pedra sobre ela. Proibiu que rezassem sobre os tmulos e advertiu contra fazerem de sua sepultura um local de adorao. Ensinou que os tmulos no deveriam ser maltratados, pisados, sentar sobre eles ou apoiar neles, muito menos glorificados e adorados. Costumava visitar os tmulos de seus companheiros para suplicar por eles e pedir a Allah que os perdoasse. Sua sunnah ao visitar as sepulturas era dizer: As-salamu alaikum ahl ad-diiari min almuminina wal-muslimina, wa inna in shaa Alhu bikum lalaahiqun. Nas'al Allaaha lana wa lakumul-aafiah. (Que a paz esteja convosco, habitantes deste lar de crentes e muulmanos. Na verdade, ns nos uniremos a vs, se for o desejo de Allah. E pedimos a Allah que nos conceda proteo contra todo o mal) Muslim. Tambm fazia parte de seus ensinamentos oferecer condolncias famlia do falecido, mas no fazer reunies especiais para este propsito ou para ler Quran, fosse ao p do tmulo ou em qualquer outro lugar. Tambm ensinou que a famlia do falecido no se sobrecarrega-se em servir comida s pessoas, ao contrrio, recomendara que as pessoas provessem comida para eles(famlia do falecido).

10) Os ensinamentos do Profeta caridades37 Seus ensinamentos sobre o Zakat38

sobre o Zakat e as

Seu ensinamento sobre o Zakat foi profundo: seu tempo, montante, porcentagens, doadores e beneficiados. levado em considerao o interesse dos ricos e pobres, repassando um montando dos mais ricos aos mais pobres, sem que haja prejuzo ou injustia para com os ricos. Se o Profeta soubesse que algum tinha o direito sobre o zakat, ele se apressava em d-lo. Entretanto, se ele no conhecia as condies de tal pessoa, s dava aps informar que os ricos e as pessoas que tinham um trabalho e um sustento capaz de se manter no tinham direito ao zakat. Dentre seus ensinamentos estava o de distribuir o zakat queles com direito sobre a mesma zona onde esta riqueza havia sido acumulada e que somente o excedente seria enviado para distribuio em outros lugares. Costumava enviar um coletor de zakat somente aos obviamente ricos, tais como proprietrios de gado ou plantaes. Tambm costumava enviar um avaliador para estimar a quantidade de tmaras e uvas, observar o mtodo de irrigao e registrar o peso das produes e, com estas informaes, calculava o zakat. No recebia o zakat sobre cavalos, servos, mulas ou burros ou tambm sobre vegetais e frutas que no pudessem ser medidos, exceto pelas uvas e tmaras. No fazia diferena entre as tmaras frescas ou secas. No pegava o melhor da propriedade das pessoas como zakat, mas sim, pegava o produto de qualidade mediana. Proibiu ao que dava em caridade que comprasse de volta oque havia oferecido. Mas, permitia aos ricos comer dele se o beneficiado oferecesse como presente. Em algumas ocasies pedia um adiantamento dos fundos do zakat para auxiliar a comunidade. Quando uma pssoa lhe trazia o zakat ele suplicava por ela, dizendo: Allaahummah baarik fihi wa fi ibilih ( Allah, bendiga a ele e aos seus camelos) AnNasai.

37 38

Zadul Maad (2/5) Contribuio social obrigatria e anual daqueles que tm riqueza, com intuito de beneficiar a comunidade e distribuir a renda.

Seus ensinamentos sobre o zakatul fitr39 Estipulou que o zakatul fitr deveria ser uma medida40 de tmaras, cevada, queijo ou uvas passas. Este deveria ser entregue antes da orao do eid. Disse, : Se este zakat dado antes da orao, entao aceito, mas se dado depois passa a ser uma caridade qualquer (Abu Dawud). Costumava d-lo especialmente aos pobres, privando dele os que figuram nas oito categorias de direito do zakat.

Seus ensinamentos sobre a caridade voluntria 41 Ele era a pessoa mais generosa e a que mais dava em caridade daquilo que estava sob suas posses. Nunca considerou nenhuma caridade em nome de Allah como muita ou pouca. Se algum pedia algo que estivesse sob suas posses, ele dava rapidamente, fosse muito ou pouco. Ele ficava mais feliz e satisfeito em dar do que receber. Quando encontrava uma pessoa com necessidade dava preferncia sobre si mesmo, algumas vezes com sua comida, outras com sua roupa. Quem lidava com ele ficava espantado com a sua indulgncia. Ele praticava a caridade de vrios tipos, algumas vezes com um presente, s vezes comprava algo e dava de volta ao vendedor junto com seu valor. Algumas vezes pedia emprestado algo e devolvia mais do que havia recebido ou aceitava um presente e retribua com algo de maior valor.

39 40

Uma obrigao religiosa ao fim do Ramadan, o ms do jejum. Zadul Maad (2/18) Equivalente a um copo e mais 1/3. 41 Zadul Maad (2/21)

11) Os ensinamentos do Profeta sobre o jejum42 Seus ensinamentos sobre o jejum do Ramadan De acordo com seus ensinamentos, ele s comeava o jejum do Ramadan depois de ver a lua ou diante da evidncia de uma testemunha. No caso de no ser vista (nem ter testemunha), ento ele completaria 30 dias do ms de Shaban. Se a lua no tivesse sido vista no dia 29 de Shaban, devido ao tempo nublado, ele tambm completava 30 dias. No jejuava no dia duvidoso e nem aconselhava que o fizessem. Terminava o jejum no fim do ms baseado no testemunho de duas pessoas. Se duas testemunhas dessem o testemunho de haver visto a lua, ento ele rompia seu jejum e ordenava s pessoas que fizessem o mesmo. Ento fazia a orao do eid na manh seguinte. Costumava apressar-se a romper o jejum do por do sol e ordenava as pessoas a fazer o mesmo. Mas, demorava no suhur43 e tambm aconselhava os outros que fizessem o mesmo. Costumava romper o jejum antes de realizar a orao do maghrib. Quebrava-o com tmaras frescas ou secas e, caso no houvesse, com gua. Ao romper o jejum dizia: Dhahab ad-dama'u wabtallatil-`uruqu wa zabatal-ayr 'in shaa Allh (A sede se foi, as veias foram umedecidas e a recompense est assegurada, se Allah quiser) Abu Dawud. Costumava intensificar seus atos de adorao no Ramadan. O Anjo Gabriel, as, se reunia com ele neste ms para repassar o Quran. Durante o Ramadan tambm incrementava a caridade, as boas aes, a recitao do Quran, a orao, a lembrana de Allah e o retiro espiritual (itikaf). Costumava fazer certos atos de adorao especiais no Ramadan. Algumas vezes continuava jejuando sem romper o jejum durante a noite, entretanto proibia seus companheiros de fazer isso. Ele lhes permitia estender o jejum apenas at o momento do suhur.

Seus ensinamentos sobre o que est permitido e os que est proibido ao jejuador Dentre seus ensinamentos estava que quando algum jejuava deveria abster-se de falar inapropriadamente como discusses

42 43

Zadul Maad (2/30) A refeio antes do chamado da orao de fajr para aqueles que tm a inteno de jejuar.

barulhentas, insultar ou responder de forma grosseira s pessoas. Ele instruiu que se algum fosse provocado ou insultado que respondesse: estou jejuando. Quando viajava, s vezes, observava o jejum e, s vezes, quebravao. Ele dava a seus companheiros a permisso de optar pelo que desejassem. Costumava ordenar a seus companheiros que quebrassem o jejum caso tivessem que lutar em uma batalha. No especificou nenhuma distncia da qual o viajante poderia desculpar a quebra do jejum. Quando seus companheiros comeavam uma viagem quebravam o jejum antes de deixarem a rea de suas residncias e afirmavam que esta era a sunnah do Profeta . Podia acontecer que em um dia de jejum ele estivesse em estado de impureza sexual ao amanhecer, ento, antes da orao fazia o ghusl44 e jejuava normalmente. Costumava beijar sua esposa enquanto jejuava o Ramadan. Costumava limpar seus dentes com o miswak 45, lavar sua boca e nariz e derramava gua sobre sua cabea enquanto jejuava. Ensinou que quem come ou bebe por equvoco ou esquecimento no anula seu jejum. Ensinou que as pessoas doentes e as que viajam podem quebrar seu jejum e repor o dia perdido depois. Tambm ensinou que a mulher grvida ou que est amamentando no precisa jejuar caso isso lhe provoque algum dano.

Seus ensinamentos sobre o jejum voluntrio: Seus ensinamentos sobre o jejum foram completos de tal forma que fcil atingir todos os objetivos desejados com certa facilidade. Ele costumava jejuar tanto que as pessoas poderiam pensar que ele jejuava ininterruptamente. Em algumas ocasies se abstinha de jejuar at que as pessoas pensavam que no ia jejuar nunca mais. Nunca jejuava um ms inteiro, exceto o Ramadan e nunca jejuava tanto em outro ms como jejuava no ms de Shaban. De acordo com seus ensinamentos, no permitido jejuar s sextasfeiras, apenas; e recomendvel que se jejue s segundas e quintas-feiras.

44 45

Banho completo em caso de impureza maior. rvore cujos galhos, se descascados, abrem em pequenas cerdas. Muito recomendado para a limpeza bucal, por diversos benefcios.

Nunca deixou de jejuar nos dias de lua cheia (13, 14 e 15 dos meses lunares), estando em sua residncia ou em viagem, e convidava os outros a jejuar com ele. Tambm costumava jejuar nos primeiros trs dias de cada ms lunar. Aconselhava que jejuassem seis dias no ms de Shawwal, dizendo que jejuar esses dias logo depois do jejum de Ramadan equivaleria a jejuar o ano inteiro (Muslim). Sempre jejuava no dia de Ashura 46, mencionando que expiava os pecados do ano anterior (Muslim). Com relao ao dia de Arafat, dizia que este expiava os pecados do ano anterior e do ano posterior (Muslim). Mas, seu ensinamento para os peregrinos do hajj era no jejuar no dia de Arafat. No estava dentre seus ensinamentos jejuar todos os dias do ano, pelo contrrio, dizia que aquele que jejua todos os dias nem jejuou e nem quebrou o jejum (An Nasai). Algumas vezes costumava jejuar voluntariamente e ento quebrava o jejum. Em certas ocasies perguntava sua famlia: temos algo para comer? e se a resposta era no, ento dizia: ento, estou jejuando (Muslim). Disse :Se algum de vs convidado para uma refeio enquanto esteja jejuando, deve dizer: estou jejuando (Muslim).

Seus ensinamentos sobre o retiro espiritual (itikaf) Sempre fez o retiro espiritual durante os dez ltimos dias de Ramadan, at sua morte. Uma vez no pode faz-lo e, ento, reps a mesma quantidade de dias no ms seguinte. Uma vez fez o itikaf nos dez primeiros dias do Ramadan, nos dez dias do meio e tambm nos ltimos dez dias, buscando a lailatul qadr. Ento, foi esclarecido para ele que esta noite estaria dentre as dez ltimas e seguiu fazendo isso at morrer. Sempre combinava o itikaf com o jejum. Costumava pedir que levantassem uma cortina na mesquita para que pudesse se retirar. Quando tinha a inteno de fazer o itikaf, comeava-o logo aps a orao do fajr. Sua esteira para dormir ficava dentro de sua tenda, onde entrava s. S regressava sua casa para atender s necessidades fisiolgicas. Costumava colocar sua cabea dentro do quarto de Aisha para que ela penteasse seus cabelos, mesmo ela estando no perodo menstrual.

46

O dcimo dia do ms de Muharram. No ltimo ano de sua vida o Profeta expressou sua inteno de jejuar tambm o nono dia no ano que entraria.

Algumas de suas esposas costumavam visit-lo durante o itikaf, e quando ela se levantava para ir embora, ele levantava e a acompanhava. Estas visitas eram noturnas. No tinha relaes sexuais durante o itikaf, nem sequer beijos. Costumava fazer dez dias de itikaf todo ano, no ano em que morreu fez vinte dias.

12) Os ensinamentos do Profeta sobre o hajj e a umrah47 Seus ensinamentos sobre a umrah Ele fez a umrah48 quatro vezes. Elas foram: 1) A umrah de al Hudaibiyah os politestas impediram que ele chegasse a Makkah, portanto, sacrificou seus animais e raspou sua cabea no lugar onde estavam acampados, pondo fim ao estado de ihram. 2) A umrah da compensao para a primeira, no ano seguinte. 3) A umrah junto com o hajj. 49 4) A umrah de al Yaranah. Durante sua vida, nunca comeou uma umrah estando em Makkah; todas as que ele fez foi entrando na cidade, quando se encontrava fora dela. Tambm nunca foi relatado que houvesse feito mais de uma umrah no mesmo ano. Todas as que fez foram nos meses do hajj, so eles: Shawwal, Dhul Qadah e Dhul Hijjah. Entretanto, disse: Uma umrah no ms de Ramadan equivale (em recompensa) a um hajj (Bukhari e Muslim).

Seus ensinamentos sobre o hajj50 Quando o hajj foi estabelecido como pilar do Islam, o Profeta se apressou em cumpri-lo. So fez o hajj uma vez e este foi a modalidade qiran.51 O Profeta comeou o ihram logo depois da orao do dhuhr e recitou a talbiah: Labbaik-Allaahumma labbaik. Labbaika la sharika laka labbaik. Innal-hamda wan-ni`mata laka wa- mulk. La sharika lak (Aqui estou, Senhor, respondendo ao Teu chamado em obedincia. Aqui estou, Senhor, respondendo ao Teu chamado em obedincia, no tens scios. Todos os louvores e favores so

47 48

Zadul Maad (2/86) A peregrinao menor, a qual pode ser feita em qualquer poca do ano. 49 A peregrinao maior, que se realiza nos nove primeiros dias do ltimo ms lunar, Dhul Hijjah. 50 Zadul Maad (2/96) 51 Quando hajj e umrah so feitos com um s ihram.

pertencentes a Ti, assim como a soberania. No tens scios) Muslim. Ele levantou a voz com o talbiah de tal menira que era ouvido por seus companheiros. Disse-lhes: Allah ordenou que levantem suas vozes com o talbiah. Ele se manteve com esta talbiah enquanto as pessoas acrescentam ou reduziam algumas partes, mas ele no criticou isto. No momento de vestir o ihram ele permitiu que seus companheiros escolhessem qualquer dos trs formatos de hajj 52. Quando eles se aproximaram de Makkah sugeriu queles que no tinham animais para o sacrifcio a terminarem seu estado de ihram logo aps a umrah.53 O Profeta fez o hajj montando em seu camelo e sua comida e bagagem tambm foram sobre o camelo. A seguinte descrio do hajj do Profeta e o mtodo que seguiu: Assim que chegou em Makkah ordenou queles que no tinham animal para sacrifcio que fizessem a umrah somente e que terminassem o estado de ihram, mas, aqueles que tinham animal que continuassem em estado de ihram. Ele se encaminhou ao vale de Dhu Tuwa, onde passou a noite de domingo, o quarto dia de Dhul Hijjah. Ali fez a orao do fajr, tomou banho e entrou em Makkah de dia, a partir da rea vizinha ao norte, az Zaniyah al Ulia, onde se observava o Huyun. Ao entrar na mesquita sagrada, encaminhou-se at a kaabah54 sem fazer a orao usual de saudao mesquita. Quando estava em frente Pedra Negra a beijou sem saudar ningum. Logo iniciou o tawaaf (circundar a Kaabah) deixando a kaabah sua esquerda e sem suplicar em sua porta ou em frente fonte dgua, atrs da pedra ou nos cantos da mesquita. Foi relatado que, enquanto caminhava entre os cantos da kaabah, a da pedra negra e da esquina Yemeni, dizia: Rabbana aatina fid-dunia hasanatan wa filaakhirati hasantan wa qina `adhaaban-naar ( Senhor nosso, concede-nos o bem neste mundo e na prxima vida e protege-nos do tormento do Fogo). O Profeta no especificou palavras ou splicas durante o tawaaf alm destas j citadas. O Profeta caminhava com pequenos passos durante as trs primeiras voltas de seu tawaaf. Colocou sua roupa de tal forma que os dois extremos se juntavam em um dos ombros, enquanto o outro

52 53

So eles: qiran, ifrad (somente o hajj) ou tamattu (umrah seguida do hajj com um segundo ihram). Ou seja, para que fizessem o hajj modalidade tamattu. 54 A primeira casa de culto contruda pelo Profeta Ibrahim, as e seu filho Ismail. A cidade de Makkah cresceu ao redor dela.

estava mostra. Sempre que chegava em frente pedra, apontava-a com o seu basto a distncia e beijava o seu basto, dizendo: Allahu akbar. costumava tocar a esquina Yemeni, entretanto no a beijava e nem beijava sua mo depois de toc-la. Aps o tawaaf, posicionou-se, de p, atrs do lugar de Ibrahim, as, e recitou: Wattakhidhu min maqaami Ibrahima musalla (e toma o lugar de Ibrahim como de orao)55. Fez dois rakaat entre o lugar de Ibrahim, as e a kaabah. Depois recitou a surah al fatiha, al Kafirun e al Ikhlaas. Ento, voltou pedra e beijou-a. dirigiu-se colia Safa e quando se aproximou dela recitou o versculo: Innas Safa wal-marwata min shaaairillah (Em verdade, Safa e Marwah56 esto entre os ritos de Allah) e acrescentou: comeo com o que Allah comeou. Ento, subiu o monte Safa at que pode ver a Kaabah. Orientou-se na direo dela e disse: La ilaaha ill-Alhu wallaahu akbar, la ilaaha ill-Alhu wahdahu la sharika lahu, lahul mulku wa lahul-hamdu, iuhi wa iumitu wa huwa `ala kulli shai'in qadir, la ilaaha ill-Alhu wahdahu, anjaza wa`dahu wa nasara `abdahu wa hazamal-ahzaaba wahdah. (No h divindade afora Allah, nico, sem scios. Seu o domnio e Seu todo o louvor e Ele , sobre todas as coisas, Poderoso. No h divindade seno Allah, o nico. Ele cumpriu Sua promessa e apoiou Seu servo e derrotou somente os inimigos)57. Ele repetiu isso por trs vezes, suplicando entre as repeties. 58 Iniciou o sai descendo de Safa e caminhando at o monte Marwah. Quando alcanou o vale (hoje em dia demarcado) andou mais rapidamente. Comeou o sai caminhando, mas concluiu montado, devido ao nmero de pessoas ao redor dele. Quando chegou a Marwah subiu at o ponto em que avistou a kaabah. Ali fez as splicas, tal como havia feito no monte Safa. Quando completou o sai em Marwah, ordenou a todos que no tivessem animal para sacrifcio, que terminassem o estado de ihram59, inclusive se tinham inteno de tipo qiraan ou ifrad do hajj. O Profeta no terminou seu estado de ihram, pois havia trazido um animal consigo, mas disse: Se soubesse antes o que seria agora, ento no haveria trazido um animal e teria feito umrah 60. O Profeta suplicou trs vezes por aqueles que raspavam seus
55 56

Quran 2:125, narrado por Muslim. Ver glossrio. 57 Abu Dawud, Tirmidhi, an Nasai e Ibn Majah. 58 Fazer sete voltas entre as colinas Safa e Marwah, esta uma das etapas do hajj relembrando Hajar, esposa de Ibrahim, as, quando ficou s com seu filho Ismail, no deserto. 59 Raspar a cabea ou simplesmente cortar os cabelos. 60 Bukhari e Muslim.

cabelos e uma vez pelos que aparavam. Ao longo de sua estadia em Makkah e at o dia de tarwiyah 61 costumava liderar as oraes, encurtando-as. Antes do meio-dia desse mesmo dia, ele e seus companheiros partiram para Mina e quem havia terminado seu estado de ihram entrava novamente, sentando em sua montaria. Ao chegar em Mina desmontou e fez as oraes do dhuhr, asr, maghrib e isha e passou a noite ali. Logo aps a sada do sol, encaminhou-se plancie de Arafah. Alguns de seus companheiros estavam repetindo Allahu akbar e outros repetindo a talbiah e ele no corrigiu ningum. Encontrou a barraca pronta para ele em Namirah como havia requisitado. (Namirah no parte de Arafah, mas sim uma aldeia ao oriente). Permaneceu ali at pouco depois do meio-dia, quando ordenou que sua camela, al Qaswah, fosse selada. Montou e foi at o vale dentro de arafah. Ali deu um sermo montando em sua camela. Ali afirmou os fundamentos do Islam e aboliu os fundamentos do politesmo e dos dias pr-islmicos, da ignorncia. Confirmou todas as proibies universalmente acordadas por todas as religies e aboliu todas as prticas ilegais pr-islmicas, incluindo juros e usura. Ordenou aos homens que tratassem bem as mulheres e que se apegassem ao Livro de Allah. Ele perguntou se havia comunicado a mensagem e ao ouvir a resposta afirmativa e unnime evocou Allah, swt, como testemunha. Quando terminou o sermo, Bilal, raa, que chamara o adhan, pronunciou o iqamah. Era uma sexta-feira; ento, liderou a orao do dhuhr com duas rakaat de recitao silenciosa (apesar de ser sexta). Bilal, raa, fez um segundo iqamah e o Profeta liderou a orao do asr com duas rakaat. Os habitantes de Makkah estavam com ele, mas no lhes recomendou que completassem a orao e nem tampouco lhes proibiu de unir as oraes. Ao completar sua orao, montou at chegar ao lugar de sua permanncia. Quando algumas pessoas perguntaram se ele estava jejuando ou no, sua esposa, Maimunah, mandou um pouco de leite, o qual bebeu em frente s pessoas. Ento, permaneceu em sua montaria, ao p da montanha, sobre as rochas e se orientou em direo quiblah com a corda em sua mo. Ento, comeou a suplicar e implorar fervorosamente a Allah e continuou assim at o pr-do-sol. Disse s pessoas que permanecessem na parte superior do vale de Uranah, dizendo: Eu me coloco de p aqui, mas todo o Arafah um lugar para manter-se de p (Muslim).
61

O oitavo dia de Dhul Hijjah.

Enquanto estava suplicando, levantava suas mos at o peito como um homem pobre pedindo comida. Dizia: a melhor splica a splica no dia de Arafah e o melhor que os Profetas anteriores e eu temos dito : la ilaaha ill-Allahu wahdahu la sharika lah. Lahul-mulku wa lahul-hamdu wa huwa `ala kulli shai'in qadir. (No h divindade exceto allah, nico, sem scios. Seu o domnio e Seu todo o louvor e Ele , sobre todas as coisas, Poderoso). Quando o sol se ps por completo, partiu de Arafah, serenamente, com Usamah Bin Zaid, montando atrs dele . Ele puxou as rdeas de seu camelo, para reduzir a marcha, at que a cabea do animal tocou a sela, e disse: gente, tenha calma. Apressar-se no um sinal de justia (Bukhari). Ento, partiu pela rota de al Mazimain sendo que havia entrado em arafah a partir de Dhabb. Se movimentava a um passo moderado, mas acelerava sempre que havia um espao aberto. Continuou recitando a talbiah durante o caminho. Em certo ponto, desmontou, atendeu s suas necessidades fisiolgicas, lavou-se e retomou sua viagem. No orou at chegar em Muzdalifah, onde fez wudhu para a orao e ordenou que fosse feito o chamado do adhan e iqamah. Fez a orao do maghrib antes de acampar e de fazer os camelos se ajoelharem para descansar. Logo que colocou os camelos para descansarem, ordenou um segundo iqamah, mas sem adhaan. Fez a orao do isha sem nenhuma orao voluntria entre maghrib e isha. Ento dormiu at o amanhecer e no passou a noite em adorao. Essa mesma noite deu a permisso aos mais dbeis dentre seus familiares para prosseguir para Mina antes do amanhecer, mas recomendou-lhes que no fizessem o rami (apedrejamento do pilar) antes do amanhecer. To logo amanheceu, fez a orao do fajr, depois do adhaan e iqamah. Montou at chegar a al Mashar al Haraam e disse s pessoas que todo Muzdalifah lugar para permanecer. Orientou-se na direo da quiblah e comeou a suplicar e louvar a Allah. Logo partiu de Muzdalifah antes da sada do sol, com al Fadl Bin Abbas, montado atrs dele . No caminho disse a Fadl Bin Abbas, raa, que recolhesse sete pedrinhas para ele .Sacudindo-as em sua mo, disse: Usem pedrinhas similares para apedrejar e evitem o extremismo na religio (an Nasai, Ibn Majah). Ao chegar a Muhassir, apressou-se, tomando a estrada do meio, que leva a Jamrah maior62. Continuou recitando a talbiah at chegar a Mina e comeou, imediatamente, a apedrejar a Jamrah, logo aps a
62

O muro/coluna que deve ser apedrejado.

sada do sol, montado em seu camelo. Jogou-as de uma vez, dizendo: Allahu akbar para cada pedra lanada. Depois disso, retornou a Mina e pronunciou um eloqente sermo. No qual informou s pessoas sobre a sacralidade de Makkah. Tambm ordenou s pessoas que obedecessem queles que seguem os ensinamentos do Livro de Allah e lhes ensinou os ritos do hajj. Ento, encaminhou-se os local de sacrifcio em Mina e sacrificou vinte e seis camelos com sua prpria mo, enquanto estavam de p com a sua pata esquerda amarrada. Depois pediu a ali, raa, que completasse o sacrifcio de cem camelos. Tambm ordenou a Ali, raa, que os desse em caridade aos pobres. Indicou que a um aougueiro/sacrificador no se deve dar pagamento da carne sacrificada.63 Ensinou que toda Mina um lugar de sacrifcio, assim como os caminhos e vales que levam Makkah. Ao terminar o sacrifcio, chamou o barbeiro e pediu que raspasse sua cabea, comeando com o lado direito. Deu o cabelo a Abu Talha e disse: distribua-o entre as pessoas (Bukhari e Muslim). Pediu perdo trs vezes por aqueles que rasparam suas cabeas e uma vez pelos que apenas cortaram os cabelos. Aisha passou perfume nele antes que tirasse suas roupas do ihraam. Logo partiu para Makkah em seu camelo, antes do meio-dia. Fez o tawaaf al ifaadhah64 e no fez mais nenhum tawaaf, nem sai depois disso.65 No correu em seu tawaaf (nem no tawaaf de despedida); exceto durante o inicial. Na continuao do tawaaf foi ao poo Zamzam onde encontrou pessoas bebendo. As pessoas entregaram-no um balde e ele bebeu de p. Logo retornou a Mina onde passou a noite. Houve um desacordo sobre onde rezou o dhuhr neste dia. Ibn Umar, raa, relatou que fez o dhuhr em Mina, enquanto Jabir e Aisha, raa, disseram que havia sido em Makkah. Na manh seguinte esperou at que o sol passasse do meridiano e caminhou at os pilares (muro), onde comeou o Jamrah (o menor) exatamente atrs da mesquita do Khaif. Lanou sete pedras, dizendo: Allahu akbar para cada uma delas. Logo se dirigiu a Jamrah e orientando-se para a quiblah, levantou suas mos e fez uma splica longa, to longa quanto a recitao da surah al Baqarah. Logo aps encaminhou para a Jamrah do meio e apedrejou da mesma forma. Moveu-se para a esquerda, at o vale e, orientado
63 64

Deve ser pago uma taxa em espcie. O tawaaf al ifaadhah feito logo ao retornar a Arafah. um pilar do hajj, sem o qual este permanece incompleto. 65 Pela razo de que fazia o hajj na modalidade qiran. Aqueles que fazem o tamattu devem fazer um sai novo depois do tawaaf al ifaadhah.

para a quiblah, levantou suas mos e suplicou por quase o mesmo tempo que antes. Ao terminar foi at o terceiro e maior Jamrah (al Aqabah), de p, com a Kaabah sua esquerda e com Mina sua direita, apedrejou com mais sete pedras. Ao completar o apedrejamento retornou sem colocar-se de p para suplicar. Terminou o apedrejamento antes da orao do dhuhr e, ento, retornou para fazer a orao. Deu permisso a Abbas, raa, para passar as noites de Mina em Makkah para prover as pessoas com gua. O Profeta no se apressou em sua partida (em dois dias), seno que estendeu um pouco para completar o apedrejamento de todos os pilares em trs dias. Depois de terminado, partiu, parando em Muhassab. Fez as oraes do dhuhr, asr, maghrib e ishaa e descansou por alguns instantes. Seguiu para Makkah onde fez o tawaaf de despedida durante a noite antes do amanhecer, sem correr. Desculpo-se sua esposa, Safiyah, raa, do tawaaf de despedida, pois ela estava em seu perodo menstrual. Permitiu Aisha, raa, aquela noite, que fizesse a umrah a partir de Tanim66, acompanhada de seu irmo, Abdur-Rahman, raa e, quando ela terminou, ele anunciou a partida a seus companheiros e todos partiram juntos.

66

Um local prximo Makkah, fora do lugar sagrado.

13) Os ensinamentos do Profeta sobre os sacrifcios da peregrinao, eid e aquiqah67 Seus ensinamentos em relao ao Hadi68 O Profeta ofereceu ovelhas e camelos como hadi e ofereceu um bovino por parte de suas esposas. Ofereceu um hadi em sua residncia, assim como durante seu hajj e umrah. Era seu costume marcar as ovelhas com guizos ou colares, nunca as marcava com ferro quente ou cortes. Quando ofereceu camelos como hadi, costumava adorn-los e marc-los, cortando-os levemente no lado direito de sua corcunda. Caso enviasse seu hadi, dizia ao seu mensageiro que se qualquer coisa ocorresse pelo caminho que causasse um defeito no animal, deveria sacrific-lo, molhar as sandlias em seu sangue, pendur-las do lado e no comer da carne do animal nem permitir que nenhum dos que o acompanhassem comessem dessa carne69. A carne deveria ser doada aos pobres. Costumava compartilhar um hadi com seus companheiros. Sete deles compartilharam o sacrifcio de um camelo ou uma vaca. Permitia ao homem que levava o hadi que o montasse quando necessrio, at que encontrasse outra montaria. Dentre seus ensinamentos estava sacrificar os camelos enquanto eles estavam de p, com a pata esquerda amarrada e dizendo: Bismillah, Allahu akbar enquanto o sacrificava. Costumava sacrificar com suas prprias mos, mas, em algumas ocasies, nomeava algum para completar o sacrifcio. Quando sacrificava uma ovelha, punha-se de p, em suas costas e dizia Bissmillah, Allahu akbar e a sacrificava. Permitiu sua ummah que comesse de seu hadi e sacrifcios e guardasse uma parte da carne. Algumas vezes distribua a carne do hadi e outras vezes dizia: quem deseje pode cortar um pedao. Sua prtica era sacrificar o hadi da umrah em Marwah e o hadi do hajj em Mina. Sempre sacrificava seu hadi ao terminar o estado de ihram e logo aps a sada do sol, depois do primeiro apedrejamento. Nunca permitia o sacrifcio antes do nascer do sol.

67 68

Zadul Maad (2/285). Um animal oferecido em sacrifcio na regio de Mina ou Makkah, com o intuito de agradar a Allah. 69 Talvez para proteg-lo de ser sacrificado para alimentao antes de qualquer defeito bvio.

Seus ensinamentos sobre o sacrifcio do eid70 Nunca deixou de oferecer um sacrifico. Costumava sacrificar dois carneiros depois da orao do eid. Dizia: todos os dias de tashriq so dias de sacrifcio. Dizia: quem quer que tenha sacrificado antes da orao (do eid) no chegou a fazer o sacrifcio; apenas carne que oferece sua famlia. Ensinou que sacrificassem uma ovelha de seis meses de idade ou um camelo de cinco anos ou uma vaca que houvesse entrado em seu terceiro ano. Tambm, ensinou selecionar um bom animal para o sacrifcio, que no tivesse defeitos e proibia oferecer um sacrifcio de um animal com orelha cortada, cornos defeituosos, olho cego, manco ou debilitado. Tambm ordenava confirmar o perfeito estado dos olhos e dos ouvidos. Ordenou queles que tinham inteno de oferecer um sacrifcio que no removessem nada do pelo de seu corpo quando entrasse a primeira dezena do ms de Dhul Hijjah. Dentre seus ensinamentos estava o de oferecer seu sacrifcio na mussala (sala de orao). Tambm ensinou que uma ovelha era suficiente como sacrifcio para um homem, incluindo sua famlia, no levando em conta o nmero de integrantes desta.

Seus ensinamentos sobre aquiqah71 Foi relatado e comprovada a autenticidade que o Profeta disse: cada criana depende de sua aquiqah. Deve ser sacrificado, para ela, no stimo dia, seu cabelo deve ser raspado e deve-se dar um nome a ela (Abu Dawud, Nasai e Tirmidhi). Tambm disse: duas ovelhas para o menino e uma para a menina (Abu Dawud e Nasai).

70 71

Zadul Maad (2/289) Zadul Maad (2/396), aquiqah o sacrifcio de uma ovelha pelo recm nascido.

14) Os ensinamentos do Profeta sobre as splicas durante o ms de Dhul Hijjah72 O Profeta costumava fazer splicas frequentemente durante os primeiros dez dias do ms de Dhul Hijjah e ensinava s pessoas a repetir com freqncia: la ilaha ill-Allah (no h divindade afora Allah), Allahu akbar (Deus o maior) e alhamdulillah (louvado seja Deus).

72

Zadul Maad (2/360)

15) Os ensinamentos do Profeta ao comprar e vender O Profeta comprava e vendia, mas aps ser agraciado com a mensagem de Allah passou a comprar mais que vender. Realizou outras transaes como alugar, nomeou representantes e foi nomeado como tal, mas no nomeava mais vezes do que era nomeado. Comprava vista e crdito. Intercedia por terceiros e outras pessoas intercediam por ele ,tambm pedia emprestado com ou sem hipoteca. Doava e aceitava doaes. Presenteava e aceitava presentes. Se no desejasse o presente, desculpava-se com quem havia oferecido. Aceitava presentes oferecidos por reis e os distribua entre seus companheiros. Era ainda mais bondoso em seus negcios. Se pedisse algo emprestado, devolvia algo melhor e suplicava a Allah que abenoasse aquele que lhe havia emprestado, sua famlia e sua riqueza. Uma vez pediu um camelo emprestado e seu dono veio cobrar sendo rude com o Profeta .Quando seus companheiros quiseram agredir o homem, ele disse: deixem-no, pois aquele que tem um direito pode reclam-lo (Bukhari e Muslim). Sua reao ao abuso era a tolerncia. Aconselhava queles que ficassem furiosos que fizessem a abluo, que sentassem caso estivessem de p e que buscassem refgio em Allah, swt. Nunca era arrogante; pelo contrrio, comportava-se com humildade e modstia com seus companheiros, saudando aos jovens e aos velhos. Costumava brincar, mas, mesmo assim, nunca disse mentiras. Contava histrias, mas nunca dizia nada que no fosse a verdade. Caminhava, consertava seus sapatos, costurava suas roupas com suas prprias mos. Ordenhava sua cabra, limpava suas roupas, servia sua famlia e a ele mesmo e junto com seus companheiros carregou tijolos para construir a mesquita. Era a pessoas mais tolerante e amvel. Quando era requisitado para escolher entre duas coisas, sempre optava pela mais simples, obviamente, quando no era ilcita. Nunca se vingava de uma injustia cometida contra sua pessoa, mas quando alguma das proibies de Allah, swt, era violada, sua repulsa era notria.

Costumava aconselhar e buscar o conselho, visitar os doentes, assistir aos funerais, aceitar convites e esforar em ajudar a suprir as necessidades das vivas, pobres e dbeis. Costumava suplicar a Allah por qualquer um que lhe fizesse um favor. Dizia: Quando um favor te feito, dizes a quem lhe fez jazaka Allahu khairan (que Allah te recompense com o bem), e isso um elogio suficiente (Tirmidhi).

16) Os ensinamentos do Profeta sobre o matrimnio73 Foi narrado, de maneira autntica, que o Profeta disse: O mais querido para mim, neste mundo, so as mulheres e os perfumes, mas meu deleite est nas oraes (Nasai). Tambm disse: jovens, quem dentre vs tiver a capacidade de casar, que se case logo (Bukhari e Muslim). Ainda mais: casandose com uma mulher afetuosa e frtil (Abu Dawud). Se uma de suas esposas mostrava interesse em algo permissvel, ele concordaria com ela. Costumava deixar que as moas dos ansaar jogassem com Aisha, raa. Quando Aisha, raa, bebia de um recipiente, ele o tomava e bebia no mesmo lugar em que ela havia encostado sua boca. Ele costumava descansar sua cabea no colo de Aisha, raa, e recitava o Alcoro sua cabea estando no colo dela, mesmo quando estava em seu perodo menstrual. Logo aps a orao do asr, costumava visitar todas as suas esposas, uma depois da outra para perguntar como estavam, mas na noite dormia na casa da que lhe cabia o dia. Costumava tratar as esposas com equidade em relao ao tempo que despendia com elas, a manuteno da casa, e provises. Costumava manter relaes sexuais com suas esposas no incio ou no fim da noite. Se tinha relaes sexuais no comeo da noite, tomava o banho ou apenas fazia o wudhu e, ento, dormia. Dizia: maldito aquele que submeta sua esposa ao que no natural (Abu Dawud). Ensinou: quando algum de vs tenha a inteno de praticar o ato sexual com sua esposa que diga Allaahumma jannibna ash-shaitn wa jannib ash-shaitana ma razaqtana ( Allah, mantenha-nos longe de Shaitan e mantenha Shaitan longe daquilo com o que nos provenha). Ento, se um filho fosse decretado Shaitan jamais poderia prejudic-lo (Bukhari e Muslim). Tambm disse: quando algum de vs contrair matrimnio deve tomar a cabea da esposa e suplicar a Allah por bno, pronunciar o nome de Allah e dizer: Allaahumma inni as'aluka khairaha wa khaira ma jubilat `alaihi, wa a`udhu bika min sharraha wa sharra ma jubilat `alaiha ( Allah, peo-Te pelo bem que h nela e em sua criao e busco refgio em Ti do mal que h nela e do mal de Tua criao) Abu Dawud e Ibn Majah. Costumava cumprimentar os recm casados: Baarak Allaahu laka, wa baaraka `alaika wa jama`a bainakuma fi khair (Que Allah os

73

Zadul Ma; ad (1/154)

abenoe, que envie Suas bnos sobre vs e que vos una em bondade) Abu Dawud, Ibn Majah e Tirmidhi. Se desejava viajar, tirava a sorte entre suas esposas. Aquela que vencia o sorteio no precisava compensar o tempo com as outras. No fazia parte de seus ensinamentos dar muita ateno construo das casas, nem decorao ou aument-las para maior conforto. Divorciou-se de uma de suas esposas e se reconciliou com suas esposas aps separar-se delas por um ms; tambm nunca praticou o dihar.74

74

Um tipo de divrcio dos tempos pr-islmicos que era proibido pelo Islam.

17) Os ensinamentos do Profeta ao comer e beber75 Seus ensinamentos sobre comer e beber Nunca recusou o que estava disponvel, nem tampouco se esforou para obter o que no estava disponvel. Comia todas as coisas boas e se no gostasse, deixava-a sem recha-la ou forar-se a com-la. Entretanto, nunca criticou uma comida; se gostava, comia, de outra forma a deixava, assim como quando lhe foi oferecido um lagarto, recusou dizendo que no estava acostumado quela comida. Costumou comer o que estivesse disponvel e se no houvesse nada tinha pacincia, at o ponto em que atava uma pedra ao seu estmago por causa da fome. Algumas vezes passavam-se trs meses sem acender o fogo para cozinhar. No estava dentre seus ensinamentos limitar-se a apenas um tipo de comida. Costumava comer doces e mel, e ele gostava disso. Comia carne de camelo, ovelha, frango, pssaros, zebra e coelho. Tambm comia tudo do mar, carne assada e tmaras frescas ou secas. Comia zarid, um po empapado com caldo e carne, como po com azeite e pepino com tmaras frescas. Comia abbora cozida e gostava e tambm comia carne seca e tmaras com manteiga. Gostava de carne, especialmente o antebrao e a parte dianteira das ovelhas. Costumava comer frutas locais em sua temporada, no as evitava. A maioria de suas refeies era servida sobre uma esteira, no cho. Ordenava s pessoas que comessem com a mo direita e proibia que comessem com a mo esquerda, dizendo: Na verdade, Shaitan come e bebe com sua mo esquerda. Costumava comer com trs dedos e os chupava quando terminava. No comia recostado, sentado de pernas cruzadas ou descansando sobre uma das mos e comendo com a outra; estas trs posies so de mau gosto. Ele costumava comer sentado com suas pernas esticadas e dizia: eu me sento como um escravo e como da maneira que come um escravo. Quando estendia sua mo at a comida, dizia: bismillah (em nome de Allah). Ensinava s pessoas que fizessem o mesmo, dizendo: quando um de vs comer deve pronunciar o nome de Allah. Caso esquea de pronunci-lo ao comeo que diga bismillah awwalahu wa akhirahu (em nome de Allah ao comeo e ao fim) (Tirmidhi).

75

Zadul Maad (1/142, 2/362)

Dizia: em verdade, Shaitan considera lcita para ele a comida sobre a qual no mencionado o nome de Allah (Muslim). Quando era convidado a comer no ia casa do anfitrio sem que suplicasse por eles, dizendo: aftara indakumus-samun wa akala ta`amakumul-abraar, wa sallat `alaikumul-mala'ikah (Que aqueles que jejuam rompam seu jejum em vosso lar, e que os piedosos comam a sua comida e que os anjos invoquem bnos sobre vs) Abu Dawud. Costumava suplicar por aqueles que convidavam os pores e os elogiava. Jamais mostrou desdm por comer com alguma pessoa, jovem ou velha, livre ou escrava, beduna ou imigrante. Se era convidado a comer enquanto jejuava, dizia: estou jejuando (Bukhari e Muslim). Dizia queles que eram convidados a comer que orassem pelo anfitrio se estivessem jejuando e que aceitassem, caso no estivessem em jejum. Quando era convidado a comer e algum o acompanhava, informava ao anfitrio, dizendo: este homem nos seguiu, portanto, se desejas, permita-o entrar, caso contrrio ele dever ir embora (Bukhari). Dizia queles que se queixavam a ele que a comida no era suficiente para satisfazer a todos presentes que no se separassem e que pronunciassem o nome de Allah sobre ela para que Ele a abenoasse. O Profeta dizia: um ser humano no enche um recipiente pior que seu estomago; uns tantos bocados so suficientes para suportar seu peso. Ento, deve-se encher um tero de seu estmago com comida, um tero com bebida e um tero deve-se deixar para o ar (Tirmidhi e Ibn Majah). Entrou em sua casa uma noite, buscando comida e no encontrou nada, ento disse: allahumma atim man atamani wasqi man saqaani ( Allah, d de comer a quem me deu de comer e d de beber a quem me d de beber) Muslim.

Seus ensinamentos sobre beber76 Seus ensinamentos sobre beber eram os mais perfeitos para proteger a sade. Sua bebida favorita era doce e fria. Costumava beber leite sem diluir ou mesclar com gua. Dizia: Allaahumma barik lana fihi wa zidna minhu, fa innahu laisa shaiun iujzi `anat-ta`aami wash-sharaabi illal-laban ( Allah, abenoe e aumente para ns, pois nada to suficiente como a comida e bebida, exceto o leite) Tirmidhi.

76

Zadul Maad (2/366, 4/209)

No fazia parte de seus ensinamentos beber durante a comida. Seus companheiros costumavam preparar o nabidh 77 para ele, na noite e ele a bebia na manh seguinte ou na noite seguinte, ou um dia mais tarde. Se sobrava algo depois disso, ele derramava a bebida. O Profeta no bebia daquilo depois de trs dias, por medo de se intoxicar. Tambm era parte de seus ensinamentos beber sentado e costumava repreender aqueles que bebiam de p. Mas, uma vez, ele bebeu estando de p, e sobre isso foi dito que a proibio foi abolida, ou, de outra forma, foi para mostrar que as duas maneiras eram permitidas. Costumava fazer trs pausas para respirar enquanto bebia e dizia: melhor para aliviar a sede, mais satisfatrio e mais saudvel (Muslim). Isso queria dizer que ele retirava o recipiente de perto de sua boca e respirava fora dele. Dizia: quando beber, no deves respirar dentro do recipiente, mas sem afast-lo de tua boca (Tirmidhi e Ibn Majah). Costumava pronunciar o nome de Allah quando comeava a beber e louv-Lo quando terminava. Dizia: Allah gosta daquele servo que come e bebe louvando-O (Muslim). Costumava ser fornecido com gua fresca, mas preferia aquela que havia repousado. Quando oferecia a bebida, passava-a pela sua direita, mesmo que houvesse algum ancio sua esquerda. Ordenava que os recipientes fossem cobertos e fechados firmemente, e deveria-se pronunciar o nome de Allah neste momento.

77

Uma bebida adoada com tmaras.

18) Os ensinamentos do Profeta na dawah78 O Profeta convidava as pessoas ao caminho de Allah durante o dia e a noite, em segredo e publicamente. Permaneceu em Makkah por trs anos, no incio da profecia, fazendo o chamado adorao a Allah em segredo. Mas, logo um versculo foi revelado Difunde o que te tem sido ordenado (publicamente) e no te preocupes com os idlatras (Quran 15: 94). O Profeta cumpriu a ordem de Allah, swt, sem temor crtica. Convidou aos jovens e velhos, homens livres e escravos, homens e mulheres a crer em Allah, swt. Quando a perseguio e tortura se tornaram insuportveis para seus companheiros, em Makkah, ento ele permitiu que emigrassem para a abissnia (Etipia). O Profeta foi cidade de Taif esperando encontrar apoio. Convidou os moradores locais a crerem em Allah, mas ningum o respondeu. Ao contrrio, eles o maltrataram, ainda mais que o povo de Makkah e o expulsaram, mandando-o de volta a Makkah, onde entrou sob a proteo de Mutim Ibn Adii. Ento, continuou a propagao do Islam abertamente por mais dez anos, tomando vantagem nas temporadas anuais e visitando os peregrinos em seus acampamentos. Ele tambm fez dawah durante as temporadas de comrcio de Okaz, Majinnah e Dhil Majaaz e perguntava por cada tribo e seu acampamento. Finalmente encontrou seis pessoas da tribo de Khazraj em Aqabah que aceitaram o convite ao Islam. Em seu retorno cidade de Madinah, foram convidando as pessoas ao Islam e rapidamente o Islam foi propagado, de tal maneira que em qualquer lugar se ouvia sobre a religio. No ano seguinte, doze pessoas vieram e tomaram o compromisso em Aqabah, comprometendo-se a obedecer, dar apoio financeiro e ordenar o lcito e proibir o ilcito. Tambm se comprometeram a falar acerca de Allah sem temor da reprovao, alm de ajudar e proteger o Profeta da mesma forma em que se protegiam a si mesmos, suas esposas e filhos, em troca de receberem a recompensa do Paraso. Depois disso, retornaram a Madinah, acompanhados por Umm Maktoum, raa e Musab Ibn Umair, raa, para que ensinassem o Quran e chamassem as pessoas ao caminho de Allah. Atravs de

78

Convite a crer em Allah e no Islam. Zadul Maad (3/11, 3/44).

sua dawah muitas pessoas entraram no Islam, entre elas Usaid BN Hudhair e Sad Ibn Muadh, raa. Logo, o Profeta permitiu aos muulmanos que emigrassem Madinah e eles comearam a faz-lo. Ele e seu companheiro Abu Bakr, raa, foram os ltimos muulmanos de Makkah a emigrarem para Madinah. O Profeta estabeleceu uma irmandade entre os imigrantes (muhajirin) e os auxiliadores de Madinah (ansaar). Eram noventa homens no total.

Seus ensinamentos sobre a segurana, reconciliao e trato com os emissrios79 Foi confirmado que o Profeta disse: O direito de proteo o mesmo para todos os muulmanos; at o mais humilde pode ofereclo (Bukhari e Muslim). Tambm disse: Quem faz um pacto no deve quebr-lo at que expire o prazo ou a outra parte o viole primeiro (Abu Dawud e Tirmidhi), diz tambm: "Quem der proteo a um homem (no muulmano que entra para a cidade islamica, em sua custdia), depois o assassina, eu estarei distante do assassino".( Ibn Majah). Quando os emissrios de Musailimah 80 se aproximaram dele, o Profeta disse: Se no fosse pela proibio de matar os emissrios, eu os teria executado, estava dentre seus ensinamentos que os emissrios no fossem assassinados em hiptese nenhuma. No detinha um emissrio se ele escolhesse manter sua f ao invs de aceitar o Islam. Se alguns de seus inimigos faziam algum pacto com um de seus companheiros sem sua aprovao e este no era prejudicial aos muulmanos, ele aceitava. O Profeta fez uma trgua de paz de dez anos com a tribo Quraish, sob a condio de que os muulmanos que viessem a eles dos quraishitas fossem devolvidos. Mas, Allah, swt, cancelou esta condio no caso das mulheres e ordenou que quando elas viessem ao Profeta que sua f fosse testada, ao ser confirmada a f, que no fossem devolvidas. Se uma esposa escolhia retornar e se unir aos incrdulos de Quraish, Allah, swt, ordenava aos muulmanos dar queles cujas esposas haviam desertado o equivalente ao que eles haviam gasto com o dote nupcial. Esta quantia deveria ser exigido dos incrdulos, j que eles (os incrdulos) gozavam do mesmo direito se o caso fosse

79 80

Zadul Maad (3/112) Um falso auto proclamado profeta, quem props compartilhar a soberania com Muhammad, saws.

oposto uma esposa de um dos incrdulos fugindo para viver dentre os muulmanos. O Profeta no exigiu dos quraishitas que extraditassem nenhum homem que viesse a eles, nem exigiu que este homem fosse devolvido (ou que retornasse). Entretanto, quando alguns desses homens mataram ou tomaram a propriedade de algum dos descrentes, depois de ter deixado o Profeta ,no lhes foi garantida a segurana. O Profeta fez um acordo com os judeus de Khaibar logo aps derrot-los, exigiu que eles deixassem aquela regio, sendo-lhes permitido levar com eles tudo aquilo que suas montarias conseguissem carregar. Tambm chegou a um acordo em relao terra, com aqueles que ficaram com a permisso do Profeta :ele teria a metade da colheita e cada ano uma pessoa era enviada para estimar o que era colhido.

Seus ensinamentos sobre a dawah aos governantes e o envio de emissrios e cartas81 Quando o Profeta retornou do pacto de Hudaibiyah, escreveu aos reis mais prximos e enviou mensageiros. Dirigiu-se ao imperador Bizantino com uma carta e um emissrio. Este estava inclinado ao Islam e esteve a ponto de declarar sua f, mas no o fez. O Profeta enviou uma carta a Najashi (o governante da Abissnia Etipia), quem abraou o Islam secretamente. Enviou Abu Mussa al Ashari e Muadh Ibn Jabal, raa, para difundir o Islam no Imen, onde a populao optou pelo Islam pela sua prpria vontade.

Seus ensinamentos sobre o trato com os hipcritas82 O Profeta aceitou a exteriorizao da crena, deixando que Allah, swt, julgue as intenes internas. Ele se ops aos hipcritas usando argumentaes convincentes. s vezes usava palavras fortes e discursos eloqentes para chegar s suas conscincias. No ordenou jamais a execuo de hipcritas com a finalidade de manter os coraes das pessoas em harmonia. Quando era sugerido a morte destes, ele respondia: No, porque as pessoas diro que Muhammah mata seus companheiros.

81 82

Zadul Maad (3/141). Zadul Maad (1/143)

19) Os ensinamentos do Profeta sobre as splicas83 O Profeta era o que melhor louvava a Allah, swt e tudo o que pronunciava era em louvor a Allah, o Todo-Poderoso. O que fosse ordenado, proibido e legislado para a nao islmica era, em essncia, um tipo de louvor a Allah. Inclusive seu silencio era uma glorificao a Allah, partindo de seu corao. Sua glorificao e louvor a Allah eram inerentes a ele ,fazia-o de p, sentado ou recostado; caminhando ou montado; viajando ou em seu lar.

Seus ensinamentos sobre louvar a Allah durante o dia e a noite Quando chegava a manh, costumava dizer: comeamos a manh em estado natural do Islam, ou seja, sendo monotestas, dentro da religio de nosso Profeta Muhammad e no caminho de nosso pai Ibrahim, um monotesta inclinado Verdade, quem no era dos que associavam ningum a Allah (Ahmad). Dizia: Allah, por Ti alcanamos a manh e por Ti alcanamos a tarde. Por Ti vivemos e por Ti morrermos, ante Ti seremos ressuscitados (Abu Dawud, Tirmidhi e Ibn Majah). Tambm disse: Quando vos alcanar a manh, digam: a manh nos chegou e o domnio pertence a Allah, o Senhor dos mundos. Senhor, peo-Te o bem neste dia, o xito, vitria, luz, Tua bno e Tua orientao. E busco refgio em Ti do mal que este (o dia) contm e do mal que o segue. Ao chegar a tarde dizia algo similar. Disse: A melhor splica para buscar o perdo dizer: Senhor, Tu s meu Senhor no h deus seno Tu. Tu me criaste e eu sou Teu servo; mantenho Teu pacto e minha promessa para contigo, tanto quanto me possvel cumpri-la. Busco refgio em Ti do mal que eu mesmo pratiquei. Reconheo ante Ti meu pecado; perdoa-me. Em verdade, ningum pode perdoar meus pecados, exceto Tu. Quem recitar isto pela manh com f e morrer no mesmo dia entrar no Paraso. E quem recitar isso durante a tarde, com f e morrer nesta noite entrar no Paraso. (Bukhari) Tambm disse: Quem recitar, todo dia, cem vezes: La ilaaha'illAllaahu wahdahu la sharika lahu, lahul-mulku wa lahul-hamdu wa huwa `ala kulli shai'in qadir (no h divindade afora Allah, o nico, sem scios. Sua a soberania, a Ele pertence todo o louvor e Ele , sobre todas as coisas, Poderoso) ser recompensado com o equivalente a liberar dez escravos, cem boas aes lhe sero registradas e cem ms aes sero apagadas. Esse dia ser

83

Zadul Maad (2/332).

protegido de Shaitan at a noite e ningum poder apresentar algo melhor que isso (no Dia do Juzo), exceto aquele que tenha feitos mais obras (boas) (Bukhari e Muslim). Costumava suplicar pela manh e pela noite tais splicas: Senhor, peo-Te pelo bom juzo neste mundo e na prxima vida. Senhor, peo-Te o perdo e o bom juzo em minha religio, minha vida mundana, minha famlia e minha propriedade. Senhor, cobre minhas faltas e acalma meus temores. Allah, proteja-me por minha frente, minhas costas, por minha direita e minha esquerda e por cima de mim. Busco refgio em Tua grandeza de ser tragado pela terra (Abu Dawud e Ibn Majah). Disse: no h servo de Allah que recite cada manh e cada tarde em nome de Allah, com cujo nome nada pode causar dano na terra e nos cus, Ele escuta tudo, sabe tudo por trs vezes sem obter proteo contra qualquer prejuzo (Abu Dawud, Ibn Majah e Tirmidhi). Abu Bakr as Siddiq, raa, perguntou: Mensageiro de Allah, ensiname o que dizer quando chegar a manh e quando chegar a tarde. Ele respondeu: diga: Senhor, Criador dos cus e da terra, Conhecedor do oculto e do manifesto, Senhor, Soberano e Dono de todas as coisas, atesto que no h Deus seno Tu. Busco refgio do meu prprio mal e do mal de Satans e seus aliados, do que me prejudique ou prejudique outra pessoa. O Profeta acrescentou: diga isso pela manh, pela tarde e quando vais te deitar (Abu Dawud e Tirmidhi).

Seus ensinamentos sobre glorificar a Allah quando entrar ou sair de casa84 Quando saa de sua casa, o Profeta costumava dizer: bissmillah, tawakkaltu ala Allah (em nome de Allah, confio em Allah) e acrescentava: Senhor, busco refgio em Ti de desviar-me ou desviar algum, de fazer com que algum escorregue ou que eu mesmo escorregue, de fazer mal a algum ou que me faam mal, de comportar-me mal ou de que algum se comporte mal comigo (Nasai, Tirmidhi e Ibn Majah). Ensinou tambm: Aquele que diz, ao deixar sua casa bissmillah, tawakkaltu ala Allah, la hawla wa la quwata illa billah (em nome de Allah, confio em Allah. No h fora e nem poder exceto atravs de Allah) lhe ser dito: tu hs sido guiado, sustentado e protegido e Satans permanecer afastado de Ti (Abu Dawud e Tirmidhi).

84

Zadul Maad (2/235)

Quando costumava sair para a orao do fajr, dizia: Senhor, d luz ao meu corao, minha lngua, aos meus ouvidos, aos meus olhos, ilumine-me por trs e pela frente, sobre e sob mim. Allah, ilumine-me! (Bukhari e Muslim). Dizia: quando um homem entra em seu lar deve dizer Senhor, peo-te pela melhor entrada e melhor sada. Em nome de Allah entramos e confiamos em Allah, nosso Senhor. Logo depois deve saudar sua famlia (Abu Dawud).

Seus ensinamentos sobre mencionar Allah ao entrar ou sair da mesquita85 Quando entrava em uma mesquita, o Profeta costumava dizer: A`udhu billaahil-`adim wa bi-wajhihil-karim wa bi-sultaanihil-qadimi minash-shaitaanir-rajim (busco refgio no Grandioso e em Seu nobre semblante e Sua autoridade eterna contra Shaitan, o maldito). Disse: quando algum diz isto, Shaitan diz ele est protegido de mim o dia todo (Abu Dawud). Tambm dizia: quando um de vs entrar na mesquita, que invoque bnos sobre o Profeta Muhammad e que diga: Allaahumma iftah li abwaaba rahmatik ( Allah, abra para mim as portas de Tua misericrdia), e ao deixar a mesquita que diga: Allaahumma inni asaluka min fadhilik ( Senhor, concede-me de Tua abundncia) (Abu Dawud e Ibn Majah).

Seus ensinamentos ao ver a lua crescente86 Quando via a lua nova em cada ms, o Profeta dizia: Senhor, faa com que caia sobre ns a prosperidade e a f, com a paz e o Islam. (Dirigindo-se lua, dizia) Nosso Senhor e Tu, Senhor, Allah (Tirmidhi)

Seus ensinamentos ao espirrar e bocejar87 Est confirmado que o Profeta disse: Agrada a Allah o espirro e Ele no gosta do bocejo. Portanto, se um dentre vs espirra e louva a Allah, ento dever de quem ouve dizer yarahmuk-Allah (que Allah te conceda misericrdia). Sobre o bocejo, este causado por Shaitan, portanto, se algum dentre vs venha a bocejar, que o retenha o tanto que puder, pois, quando algum boceja Shaitan ri dele (Bukhari e Muslim).

85 86

Zadul Maad (2/236). Zadul Maad (2/361). 87 Zadul Maad (2/371, 397).

Quando o Profeta espirrava, costumava cobrir sua boca com sua mo ou sua roupa, suprimindo o som. (Abu Dawud e Tirmidhi). Quando espirrava e alguem dizia ya rahmuk-Allah, ele respondia ya rahmuna Allah wa yiakum wa yaghfiru Lana wa lakum (que Allah tenha misericrdia de ns e nos perdoe). Disse, tambm: quando um de vs espirrar que diga alhamdulillah (louvado seja Allah) e que seu irmo ou companheiro, ao escutar o seu louvor, responda ya rahmuk-Allah(que Allah tenha misericrdia de ti). Ento, respondeis yahdikumullahu wa yusslihu baalakum (que allah te oriente e melhore sua condio/seus assuntos) Bukhari e Muslim. Tambm dizia: se um de vs espirrar e louvar a Allah (dizendo alhamdulillah), ento que digam ya rahmuk-Allah, mas se no louvar a Allah, ento que no digam nada (Muslim) Quando algum espirrar por mais de trs vezes, no continuem repetindo as splicas por ele, seno que digam esse homem tem um resfriado (Muslim). Foi narrado que os judeus pretendiam espirrar em sua presena esperando que ele respondesse, dizendo que Allah tenha misericrdia de ti, mas ele s dizia yahdikumullah wa yuslihi baalakum (que Allah te guie e melhore sua condio) Tirmidhi.

Seus ensinamentos sobre a splica ao ver uma pessoa aflita88 Quem v uma pessoa aflita deve dizer: Al-hamdu lil-laahilladhi `aafaani mimmabtalaaka bihi wa fadh-dhalani `ala kathirin mimman khalaqa tafdhila (que o louvor seja para Allah, Quem me fez livre disso com o que te tem provado e me deu a preferncia sobre muitos daqueles os quais criou) e, ento, no ser tocado por aquela aflicao, no importa qual seja (Abu Dawud e Tirmidhi).

Seus ensinamentos sobre ouvir o som de um burro ou um galo 89 O Profeta ordenou ao seu povo que, quando ouvissem o zurro de um burro que buscassem refgio em Allah contra o Shaitan e ao ouvir o canto de um galo que pedissem a Allah de Sua abundncia (Bukhari e Muslim).

Seus ensinamentos sobre a ira90 O Profeta instruiu queles que sentissem ira que fizessem o wudhu, que se sentassem caso estivessem de p, recostassem-se

88 89

Zadul Maad (2/417). Zadul Maad (2/426). 90 Zadul Maad (2/423).

caso estivessem sentados e que buscassem refgio em Allah contra o Shaitan.

20) Os ensinamentos do Profeta sobre como recitar o Quran91 O Profeta costumava recitar um hizb92 diariamente. Costumava recitar lenta e pausadamente, sem pressa e com pronncia clara de cada letra. Costumava comear sua recitao buscando refgio em Allah contra o Shaitan, dizendo: audhu billahi mina Shaitani rajim (busco refgio em allah contra o madito Satans). Em algumas ocasies dizia: Senhor, busco refgio em Ti contra Shaitan, o maldito, de suas sugestes, sussurros e respirao (Abu Dawud e Ibn Majah). Costumava recitar o Quran de p, sentado ou recostado, com wudhu ou sem ele. Nada o impedia de recit-lo, exceto o estado de impureza maior por causa da atividade sexual. Costumava recitar detendo-se ao final de cada versculo e recitava os captulos to lentamente que estes pareciam mais longos que o normal. Costumava entonar a voz quando recitava o Quran e dizia: no dos nossos aquele que no recita o Quran melodiosamente (Bukhari). Tambm dizia: embelezem o Quran com suas vozes (Abu Dawud, an Nasai e Ibn Majah). Costumava alongar a pronncia das vogais estendidas madd, por exemplo, estendia as palavras ar Rahmaaaan (o inteiramente Misericordioso) e ar Rahiiiim (o especialmente Misericordioso). O Profeta gostava de ouvir o Quran recitado por algum que no fosse ele mesmo. Quando, durante a recitao, chegava a um versculo sajdah (de prostrao), costumava dizer: Allahu akbare se prostrava.93 Durante sua prostrao dizia: Meu rosto se prostra ante Aquele que o criou, formou-o e deu-lhe audio e viso atravs de Sua fora e poder (Abu Dawud, an Nasai e Tirmidhi). Tambm podia dizer: Senhor, por esta prostrao remova-me um pecado, registra para mim uma recompensa e guarda-a Contigo e aceita como aceitaste de Teu servo, o profeta Davi (Tirmidhi e Ibn Majah). No dizia Allahu akbar quando se levantava de sua prostrao, nem recitava o tashahhud e nem dava o salam ao final.

91 92

Zadul Maad (1/463). Sexagxima parte do Quran. 93 Zadul Maad (1/351).

21) Os ensinamentos do Profeta durante o sermo94 Quando o Profeta dava um sermo seus olhos costumavam endurecer-se e sua voz ficava mais firme. Sua reprovao (a certos assuntos) era ainda mais clara e ele falava como se estivesse advertindo as pessoas sobre a invaso de um exrcito, dizendo: a ltima hora vir a qualquer momento, pela manh ou pela tarde, tambm costumava dizer: a hora final e eu temos sido enviados como estes dois e juntava o dedo indicador e o mdio. E ainda: em verdade, a melhor palavra o livro de Allah e a melhor orientao a orientao de Muhammad; os piores assuntos na religiao so os inventados, tudo que inventado (na religio) um desvio e todo desvio leva ao inferno (Muslim). Sempre comeava um sermo com louvores a Allah. Costumava ensinar a seus companheiros uma introduo aos sermes: todos os louvores so para Allah, a Ele louvamos, buscamos Sua ajuda e pedimos Seu perdo. Buscamos refgio em Allah do mal que existe em ns mesmos e nossas ms aes. A quem Allah guia, ningum poder desviar e a quem Allah abandona, ningum poder guiar. Atesto que no h divindade seno Allah e que Muhammad Seu servo e mensageiro, ento, recitava estes trs versculos do Quran: fiis, temei a Allah, tal como deve ser temido, e no morrais, seno como muulmanos (Imran: 102) humanos, temei a vosso Senhor, que vos criou de um s ser, do qual criou a sua companheira e, de ambos, fez descender inumerveis homens e mulheres. Temei a Allah, em nome do Qual exigis os vossos direitos mtuos e reverenciai os laos de parentesco, porque Allah vosso Observador. (Nissa: 1) fiis, temei a Allah e falai apropriadamente. Ele emendar as vossas aes e vos absolver dos vossos pecados; e quem obedecer a Allah e ao Seu Mensageiro ter logrado um magnfico benefcio. (Ahzab: 70-71)95 Costumava ensinar a seus companheiros a orao de orientao, istikhaarah (deixando os assuntos nas mos de Allah), em todos os assuntos, dando a mesma importncia que dava ao ensinar uma surah do Quran. Disse: quando um de vs tiver a inteno de fazer algo, que ore duas rakaat alm das oraes obrigatrias e, depois, diga: Allaahumma inni astakhiruka bi`ilmika wa astaqdiruka

94 95

Zadul Maad (1/179). Narrao de Abu Dawud, Tirmidhi, Nasai e Ibn Majah.

biqudratika wa as'aluka min fadhlikal-`adhim. Fa'innaka taqdiru wa la aqdiru wa ta`lamu wa la a`lamu wa anta `allaamul-ghuiub. Allaahumma in kunta ta`lamu anna haadhal amra (fala-se o assunto) khairun li fi dini wa ma`aashi wa `aaqibati amri, faqdurhu li wa iassirhu li, thumma baarik li fih. Wa in kunta ta`lamu anna haadhal amra (fala-se o assunto) sharrun li fi dini wa ma'aashi wa `aaqibati 'amri, fasrifhu `anni wasrifni `anhu waqdur li al-khaira hajzu kaana, thumm ardhini bih ( Allah, te peo orientao atravs de Teu conhecimento. Allah, por certo que Te consulto porque Teu o conhecimento e o poder. Busco fora em Ti e rogo a Ti Teus favores, pois certamente Tu podes e eu no, Tu sabes e eu no, Tu s o Conhecedor do oculto. Allah, se Tu sabes que este assunto (falase o assunto) bom para mim, para minha religiosidade, minha vida e minha morte, ento, decreta-o, facilitando-me e abenoando-me com ele. Entretanto, se Tu sabes que este assunto (fala-se o assunto) mau para mim, para minha religiosidade, para minha vida e minha morte, ento, afasta-me dele e decreta-me o que bom, onde quer que esteja e deixa-me satisfeito com isto).

22) Os ensinamentos do Profeta sobre dormir, acordar e sobre os sonhos96 O Profeta costumava dormir sobre uma esteira, um tapete de couro ou de palha ou sobre uma cama. Sua esteira era feita de couro recheado de fibra e o travesseiro da mesma forma. No dormia mais que o necessrio, tampouco negava a si mesmo caso necessitasse de sono. Costumava dormir na primeira parte da noite e orar na ltima parte (o ltimo tero da noite). s vezes passava a primeira parte da noite encarregando-se dos assuntos dos muulmanos. Quando parava para descansar muito tarde da noite, durante uma viagem, dormia sobre seu lado direito. Mas, quando descansava antes do amanhecer, punha sua cabea sobre seu brao. Quando dormia ningum o acordava, ele acordava naturalmente. Seus olhos dormiam, mas seu corao permanecia desperto. Quando se retirava para dormir, costumava dizer: bismik-Allahumma ahya wa amutu ( Senhor, em Teu nome vivemos e morremos). Juntava suas mos em concha, soprava dentro delas e recitava a surah Ikhlaas, Falaq, Nas e ento esfregava sobre seu corpo, comeando pela cabea, rosto e parte frontal do corpo, por trs vezes (Bukhari). Costumava dormir sobre seu lado direito e punha sua mo debaixo de sua bochecha direita. Dizia: Allahumma qini adaabaka yawma tabathu ibaadak ( Senhor, protege-me de Teu castigo no Dia em que ele ressuscite os Teus servos) Abu Dawud e Tirmidhi. Ele disse a alguns companheiros: quando vs vos retirarem a vossas camas faam o wudhu como o fazem para a orao, ento, deitem-se sobre vosso lado direito e digam: Allaahumma aslamtu nafsi ilaika wa wajjahtu wajhi ilaika wa fawwadhtu amri ilaika wa alja'tu dhahri ilaika, raghbatan wa rahbatan ilaik. La malja'a wa la manjaa minka illa ilaik. Aamantu bikitaabik-alladhi anzalta wa binabiik- alladhi arsalt ( Senhor, submeto-me a Ti, confio meus assuntos a Ti e volto o meu rosto a Ti e deposito minha completa confiana em Ti, com esperana e temor, no h refgio nem salvao, exceto em Ti, creio no Livro que tens revelado e no Profeta que tens enviado). Quem faa destas suas ltimas palavras e morre na mesma noite, ento, morrer em estado natural do Islam (Bukhari e Muslim).

96

Zadul Maad (1/149).

Quando se levantava para a orao da noite, dizia: Allah, Senhor de Jibril (arcanjo Gabriel), de Mikail (Miguel) e Israfil (Rafael). Originador dos cus e da terra, Conhecedor do oculto e do manifesto. Tu decides entre Teus servos nas questes e diferenas. Guia-me verdade com Teu beneplcito. Certamente Tu guias a quem quiser senda reta (Muslim). Quando despertava costumava dizer: Al-hamdu lillaahi-lladhi ahiaana ba`da ma amaatana wa ilaihin-nushur (O louvor para Allah, Quem nos d a vida aps a morte e ante Ele ressuscitaremos para que nos julgue por nossas obras). Aps, limpava seus dentes e ocasionalmente recitava os ltimos dez versculos da surah al Imran (Bukhari e Muslim). Costumava acordar quando o galo cantava e dizia: alhamdulillah, Allahu akbar e la ilaaha ill-Allah, ento fazia splicas. Dizia: um bom sonho vem de Allah e um mau sonho vem de Shaitan. Portanto, se algum de vs tiver um sonho desagradvel, deve cuspir (levemente) sua esquerda trs vezes quando despertar e buscar refgio em Allah contra Shaitan; e dessa forma o sonho no vos prejudicar. E no deve cont-lo a ningum. Mas, se sonharem um bom sonho, ento devem consider-lo como boas novas, entretanto que contem apenas queles que amam(Bukhari e Muslim). Aconselhava a todo aquele que tivesse um pesadelo a virar para o outro lado e, tambm, orar.

23) Os ensinamentos do Profeta sobre arrumar-se, a aparncia e a vestimenta97 O Profeta usava, com freqncia, essncias e ele gostava de perfumes. Nunca recusou um perfume, caso lhe oferecessem. Sua essncia favorita era o almscar. Gostava do siwaak (escova de dentes natural) e costumava us-lo, jejuando ou no. Tambm usava ao despertar, antes de completar o wudhu, no momento de orar e antes de entrar em seu lar. Usava o delineador em seus olhos e dizia: o melhor delineador o antimnio; clareia seus olhos e ajuda a crescer o cabelo (Abu Dawud e Ibn Majah). Costumava pentear seus cabelos e barba ele mesmo, outras vezes Aisha, raa, fazia por ele. Seus ensinamentos sabre cortar a cabea era de raspar por completo ou deixar o cabelo crescer. Proibia raspar uma parte e deixar outra sem cortar. Nunca foi relatado que tivesse raspado sua cabea, a no ser como parte dos rituais do hajj e umrah. Seu cabelo no era curto, nem longo, mas chegava at aos lbulos da orelha. Dizia: Sejam diferentes dos politestas, deixem crescer a barba e cortem o bigode (Bukhari e Muslim). Costumava vestir a roupa que estivesse disponvel, fosse de l, algodo ou linho. Sua vestimenta preferida era camisa longa. Vestia uma tnica Iemenita, de cor verde, larga, com abertura na frente ou atrs, calas, uma faixa na cintura e um manto. Usava calado de couro, sandlias e turbante. Costumava prender a ponta de seu turbante debaixo de sua mandbula. Algumas vezes deixava cair a ponta do turbante por suas costas e outras vezes deixava-a em seu lugar. Vestia roupas negras e tambm usou uma izar ( uma pea de pano que se envolve ao corpo, desde o umbigo aos joelhos ), com uma capa vermelha. Usava um anel de prata, com uma pedra e costumava volte-la em sua mo. Se usava uma roupa nova, dizia: Senhor, s Tu quem me deu esta camisa ou manto ou turbante. Peo-Te o bem e o bem para o qual foi feito e busco refgio em Ti contra o mal e o mal para o qual foi feito (Abu Dawud e Tirmidhi) Quando vestia uma camisa, sempre comeava pelo lado direito.

97

Zadul Maad (1/167).

Dava prioridade ao lado direito ao calar os sapatos, pentear-se, fazer o wudhu ou pegar ou dar algo. Quando espirrava costumava por sua mo na boca (ou sua roupa) para abafar o som. Era mais tmido que uma donzela em seu quarto. Ria diante de algo engraado, mas, em geral seu riso no passava de um sorriso. Quando era mais exagerado podiam-se ver seus molares. Seu choro era similar ao seu sorriso; no chorava muito alto. Mas, seus olhos vertiam lgrimas e o murmrio de seu peito podia ser ouvido.

24) Os ensinamentos do Profeta sobre saudar e pedir permisso98 Dentre seus ensinamentos estava o de saudar as pessoas quando chegava ou deixava um local. Ensinou a difundir o cumprimento assalamo alaikum (que a paz esteja convosco). Disse: os jovens devem saudar aos mais velhos, o que passa deve saudar ao que est sentado, o que est montado deve saudar ao que esteja a p e o grupo menor deve saudar ao grupo maior (Bukhari e Muslim). Era o primeiro a saudar quem encontrasse e quando algum o saudava ele, imediatamente, respondia com uma saudao similar ou melhor, a menos que houvesse razo para no faz-lo, tal como durante uma orao ou quando estava ao banho. Tinha o costume de comear a saudao dizendo assalamo alaikum wa rahmatullah. Ele no gostava de comear com alaika salm, mas, respondia saudao de um muulmano com wa alaika salam (e que a paz esteja sobre ti). Quando saudava a um grande nmero de pessoas e sua saudao no era ouvida, repetia trs vezes. Ensinou que quem entrasse numa mesquita deveria fazer, antes de tudo, duas rakaat de orao para saudao mesquita, antes inclusive de saudar as pessoas. No respondia a uma saudao com sua mo, cabea ou dedo, exceto durante a orao, quando respondia com um sinal. Quando passava perto de crianas, saudava-os e se passava por um grupo de mulheres tambm as saudava. Seus companheiros costumavam passar ao lado de uma mulher anci, depois da orao de sexta-feira, e saudavam-na. Costumava enviar suas saudaes a algum ausente e transmitir as saudaes de outros. Quando algum trazia uma saudao ele respondia: e tambm para quem a transmitiu. Foi perguntado: quando um homem encontra seu irmo muulmano deve inclinar-se diante dele? Ele respondeu: No. Ento, perguntaram novamente: Deve beij-lo? Ele disse: No. Perguntaram: Deve estender sua mo? Ele respondeu: Sim. Nunca surpreendia sua famlia entrando sorrateiramente, como se desconfiasse deles. Seno, saudava e perguntava por eles.

98

Zadul Maad (2/371).

Quando entrava em sua casa, pela noite, saudava de forma que todos os que estivessem acordados ouvissem, mas no elevava a voz a ponto de acordar os que estivessem dormindo (Muslim) Quando pedia permisso para entrar e era questionado quem ?, costumava responder com seu nome completo ou seu pr-nome, nunca dizia sou eu. Tinha o costume de pedir permisso trs vezes e se no ouvisse uma resposta afirmativa ia embora. Costumava ensinar seus companheiros a saudar antes de pedir permisso para entrar. Quando chegava casa de algum no se posicionava em frente porta, mas esperava um pouco mais direita ou esquerda. Ele dizia: a permisso (para entrar) foi ordenada devido (a obrigao de preservar) a viso (da intimidade das pessoas) (Bukhari e Muslim).

25) Os ensinamentos do Profeta sobre falar, manter o silncio e a lgica (racionalidade)99 O Profeta era o mais eloqente dentre as pessoas e suas palavras eram muito agradveis, fluam e eram sempre racionais. Permanecia em silncio por longos perodos, sem falar quando no era necessrio. No falava quando no lhe dizia respeito e s falava quando era de se esperar uma recompensa de Allah, swt. Falava com palavras concisas e cheias de significado. Suas palavras eram significativas, mas poucas, nem muito rpidas correndo o risco de no serem recordadas e nem muito longas e interrompidas por pausas. Era seletivo ao falar e escolhia sempre as melhores expresses. Sempre se mantinha afastado de qualquer rudeza ou indecncia. No gostava de elogiar aqueles que no merecessem e no dirigia palavras duras queles que no merecessem. Por isto proibiu chamar a um hipcrita de senhor ou referir-se a Abu Jahl como Abul Hakam 100 ou mesmo chamar qualquer governante de rei dos reis ou khalifatullah (representante de Allah). Ensinou a todos os que fossem atormentados por Satans que dizessem bissmillah (em nome de Allah) no lugar de maldizer ou insultar ou suplicar contra Satans. Aconselhava que usassem bons nomes e instrua que quando um emissrio era enviado, devia ter um bom nome e uma boa aparncia. Costumava mencionar o significado dos nomes e associar o dono a seu nome. Disse: os nomes mais amados por allah, swt, so: Abdullah e AbdurRahman, os mais verdadeiros so Harith e Hammam e os mais feios so Harb e Murrah. O Profeta mudou o nome de Asiah (desobediente) por Jamilah (bonita) e mudou Asram (rgido-inflexvel) por Dhurah (sementes plantadas/semeadas). Quando chegou a Madinah esta cidade era chamada Yathrib e ele mudou seu nome por Taibah. Ele dava uma kuniyah (alcunha) a alguns de seus companheiros, a algumas crianas e algumas de suas esposas.

99

Zadul Maad (1/175, 2/320). Abu Jahl significa pai da ignorncia e era um apelido dado a Abu Hakam, um tio do Profeta e um arquiinimigo do islam.
100

Costumava atribuir uma alcunha queles que tinham ou no filhos. Disse: podem usar meu nome (Muhammad), mas no usem minha alcunha101. Ensinou que no fosse usado o nome atama (escurido) para o isha. E proibiu que chamassem as uvas de karm, dizendo: karm o corao do crente (Bukhari e Muslim). Proibiu que fosse dito: choveu devido a tal estrela ou o que seja que Allah e tu desejem ou jurar por qualquer coisa que no fosse Allah. Tambm advertiu contra o uso excessivo de juramentos ou contradizer coisas como: fulano um judeu (ou outra coisa) se faz isso ou aquilo. O Profeta proibiu a um amo chamar seu servo meu escravo e proibiu que as pessoas dissessem: minha alma se tornou m ou maldizer a Satans e, ainda, proibiu suplicar: Allah, perdoa-me se desejas102. Proibiu insultar (falar mal de) o tempo, vento, febre ou do galo. Tambm proibiu convidar as pessoas aos costumes pagos e supersties do perodo pr-islmico, tal como o nacionalismo e fanatismo.

101 102

Que era Abul-Qasim. Uma vez que ningum pode obrigar a Allah, swt, fazer o que no deseja.

26) Os ensinamentos do Profeta sobre caminhar e sentar103 Costumava caminhar inclinando-se para frente. Seu caminhar era assinalado por sua velocidade, boa e calma. Caminhava descalo ou calado. Costumava montar camelos, cavalos, mulas e burros. Montava cavalos algumas vezes selados e outras sem selar e costumava colocar algum atrs dele, ou sua frente. Sentava-se no cho, em uma esteira de palha ou em uma pequena almofada. Costumava reclinar-se sobre uma almofada, sobre qualquer um dos lados, direito ou esquerdo. Tinha o costume de se sentar de ccoras e, algumas vezes, com uma perna sobre a outra. Apoiava-se em um de seus companheiros quando sentia alguma fraqueza. Proibiu que se sentassem em uma rea entre a sombra e o sol. No gostava que as pessoas deixassem uma reunio sem haver mencionado Allah, e dizia: quem se senta em uma reunio na qual Allah no mencionado, arrepender diante de Allah (Abu Dawud). Ele dizia: quem se senta em uma reunio, na qual h muita conversa, e diga, antes de levantar: Subhaanak-Allaahumma wa bihamdik. Ash-hadu alla ilaaha illa ant. Astaghfiruka wa atubu ilaik (glorificado e louvado sejas, Allah. Atesto que no h divindade exceto Tu. Peo Teu perdo e arrependo-me ante Ti). Allah o perdoar sem se importar com o que houve nesta reunio (Abu Dawud e Tirmidhi).

103

Zadul Maad (1/161).

27) Os ensinamentos do Profeta sobre os tempos bons O ensinamentos do Profeta e de seus companheiros era de fazer a sajda ash-shukr (prostrao da gratido) quando recebiam uma bno ou se livravam de uma adversidade. Quando algo bom sucedia, ou quando recebia notcias boas, prostrava-se em gratido a Allah (Ibn Majah).

28) Os ensinamentos do Profeta sobre a angstia, ansiedade, depresso e pena104 O Profeta tinha o costume de dizer, em tempos de calamidade: no h divindade exceto Allah, o Grandioso, o Magnnimo. No h divindade, seno Allah, o Senhor do grande Trono. No h divindade, seno Allah, o Senhor dos sete cus, o Senhor da Terra e do nobre Trono (Bukhari e Muslim). Quando algo lhe angustiava, ele dizia: Vivente, Subsistente, em Tua misericrdia busco refgio (Tirmidhi). Disse: a splica do angustiado : Allah, em Tua misericrdia busco assistncia, retifica todos os meus assuntos e no me liberes nem por uma pestanejada (instante). No h deus seno Tu (Abu Dawud). Quando estava angustiado costumava rezar (Abu Dawud). O Profeta disse: se um servo de Allah est aflito, com ansiedade ou com pena e diz: Senhor, sou Teu servo, filho de Teu servo e Tua serva, meu completo domnio est em Tuas mos; cumpro Tuas ordens; Teu decreto justo, para mim; suplico-Te por todos os Teus nomes com os quais Tu mesmo Te denominaste ou revelaste em Teu Livro ou ensinaste a algum de Tua criao ou o preservaste em Teu conhecimento oculto, que transformes o Quran no que sente o meu corao, na luz de meu peito, aquilo que finaliza minha tristeza e alivia minhas preocupaes, Allah far desaparecer sua ansiedade e angstia e as transformar em felicidade (Ahmad). O Profeta costumava ensinar a seus companheiros que quando sentissem medo ou temor que dissessem: Refugio-me nas palavras perfeitas de Allah, de Seu asco e Seu castigo, da maldade de Seus servos, da influncia dos demnios e de sua presena (Abu Dawud e Tirmidhi). Tambm disse :Se um servo afligido por uma calamidade, deve dizer: Inna lillaahi wa inna ilaihi raajiun; Allaahumm-ajurni fi musibati wa-khlifli khairan min-ha (certamente a Allah pertencemos e a Ele ser o retorno. Senhor, recompensa-me por esta aflio e substitua-a por algo melhor). Allah o recompensar e conceder uma melhor situao (Muslim).

104

Zadul Maad (4/180).

29) Os ensinamentos do Profeta em relao aos viajantes105 O Profeta preferia viajar bem cedo, durante a manh e nos dias de quinta-feira. No gostava que algum viajasse sozinho, especialmente durante a noite. Ensinou que quando os viajantes partissem deveriam nomear um dentre eles o lder. Quando montava seu camelo costumava dizer Allahu akbar trs vezes e, ento Subhaan-alladhi sakhkhara lana hadha wa ma kunna lahu muqrinin. Wa inna ila rabbina lamunqalibun. Allahumma innaa nasluka fii sfarinaa haadha al birra wa ttaquaa, wa minal 'amali maa tardaa, Allahumma hwwin 'aleinaa sfaranaa haadhaa wa tui 'annaa bu'dahu, Allahumma Anta assjibu fiis sfari, wal khalfatu fiil ahli, Allahumma innii 'audhu bika min wa'zaa.i assfari, wa kbatil mndhari, wa suu.il munqlabi fiil maal wal ahli (Allah grande, Allah grande, Allah grande. Bendito seja Allah que nos facilitou tudo isso que antes no possuamos e a Nosso Senhor regressaremos. Senhor, rogamos-Te que nesta viagem possamos realizar o que Te agrada. Allah, facilita-nos a viagem e diminua as distncias. Senhor, Tu s meu companheiro nesta viagem e sob Tua proteo deixei minha famlia. Allah, refugio-me em Ti de todo o mal que possamos encontrar nesta viagem e tudo que possa acontecer com meus bens e minha famlia (Muslim). Quando voltava costumava dizer: aaibuna, taaibuna, abiduna, lirabbinaa haamiduna (Regressamos adorando-Te, arrependidos e agradecidos a Nosso Senhor) Muslim. Quando subia uma colina costumava dizer Allahu akbar, quando descia um vale, dizia subhanaAllah. Um homem lhe disse tenho a inteno de viajar, ento, ele respondeu aconselho-te que estejas consciente de Allah e que digas Allahu akbar em cada elevao do caminho (Ibn Majah e Tirmidhi). Quando amanhecia durante uma viagem ele dizia: um ouvinte escutou nosso louvor a Allah e isto uma boa prova. Nosso Senhor est conosco e nos d Seus favores. Busco refgio em Allah do Fogo do Inferno (Muslim). Quando despedia de seus companheiros que iniciavam uma viagem, costumava dizer: que Allah proteja tua religio, tua confiana e teus ltimos atos (antes da morte) (Abu Dawud e Tirmidhi).

105

Zadul Maad (1/444).

O Profeta disse: quando um de vs parardes em um lugar no meio do caminho deve dizer: audhu bikalimaat-illaahit-taammati min sharri ma khalaq (busco refgio nas palavras perfeitas de Allah, do mal que existe naquilo que Ele criou). Quem disser isso, ento nada lhe causar dano at que deixe este lugar (Muslim). Instruiu o viajante a apressar o regresso sua famlia to logo tenha cumprido com o propsito da viagem. Costumava proibir a mulher muulmana que viajasse sem um mahram106, inclusive para distncias prximas a 12 milhas. Tambm proibiu levar uma cpia do Quran (em rabe) a terras inimigas, por temor que cassem em mos inimigas. Proibiu ao muulmano a estabelecer sua residncia entre as dos politestas, caso este tenha possibilidades de emigrar para um outro local, e disse: " Eu estou distante de todo o muulmano que estabelece sua residncia entre as residncias dos politestas".( Abu Daud, at Tirmidh, an Nisai, Ibn Majah), e disse tambm: " Aquele cujo juntar-se aos politeistas e estabelecer sua residncia entre as residncias deles, ento ele igual a estes".(Abu Daud) Ele viajou quatro vezes: a hijrah (emigrao), para o jihad (defender sua comunidade do ataque dos idlatras), para a umrah e o hajj. Durante suas viagens costumava diminuir suas oraes de quatro rakaat, rezando da mesma forma (2 rakaat) desde sua partida at quando regressava. Diminuia apenas as obrigatrias, exceto o witr e a voluntria do fajr. Nunca especificou nenhuma distncia, para sua gente, para que cortassem a orao ou interrompessem o jejum. No estava dentre seus ensinamentos unir as oraes obrigatrias enquanto montava ou acampava durante suas viagens. Somente unia as oraes quando viajava ou reiniciava sua viagem no tempo que entrava uma das oraes. Quando partia antes do meio dia atrasava a orao do dhuhr at que chegasse o asr, ento desmontava e combinava as oraes. Mas, se o tempo da orao do dhuhr entrasse antes que ele iniciasse a viagem, ento ele primeiro rezava e s depois iniciava a viagem. Quando estava viajando antes do horrio do maghrib atrasava a orao do maghrib at o tempo do isha e ento as unia. Tinha o costume de fazer oraes voluntrias durante o dia e a noite enquanto viajava, ou montado em seu camelo. Orientava seu rosto em direo ao caminho que seguia e fazia o ruku e o sujud inclinando a cabea. Abaixava-a mais no sujud do que no ruku.

106

Um parente (homem) prximo com quem ela no pudesse se casar, tal como pai, irmo, sobrinho... ou o marido.

Uma vez viajou no Ramadan e rompeu seu jejum, mas deu a seus companheiros a oportunidade de escolher entre jejuar ou no. Com freqncia usava calados de couro durante a viagem. Proibiu queles que regressassem aos seus lares, depois de um longo tempo de ausncia, que batessem porta de suas casas pela noite. Dizia: os anjos no acompanharo um grupo de viajantes que seja acompanhado por um co ou um sino (Muslim). Quando regressava de uma viagem costumava ir primeiro mesquita e rezava duas rakaat. Ele era recebido, primeiramente, pelas crianas da sua famlia. Tinha o costume, tambm, de abraar as pessoas ao voltar de uma viagem e beijava sua famlia.

30) Os ensinamentos do Profeta sobre a medicina, os tratamentos e a visita aos doentes107 Dentre os ensinamentos do Profeta buscar tratamento mdico e ordenava sua famlia e companheiros que adoeciam a buscar o tratamento adequado. Dizia: Allah no enviou nenhuma doena sem antes ter enviado sua cura (Bukhari). Tambm disse: servos de Allah, busquem tratamento mdico (Abu Dawud, Ibn Majah e Tirmidhi). Havia trs tipos de tratamento para as doenas: atravs da medicina natural, remdios divinos e a combinao de ambos. Proibiu o tratamento com substncias embriagantes ou impuras. Costumava visitar seus companheiros quando adoeciam. Visitou uma criana judia doente que costumava serv-lo e visitou seu tio que era politesta. Chamou ambos ao Islam. A criana judia aceitou a mensagem, mas seu tio no. Costumava aproximar-se do doente, sentar-se prximo de sua cabea e perguntava sobre sua condio. No estava dentre seus ensinamentos do Profeta escolher um dia ou horrio especfico para visitar um doente. Pelo contrrio, apressava-se a visitar os doentes em qualquer hora do dia ou da noite.

Seus ensinamentos sobre o uso das medicinas naturais 108 Dizia: a febre um alento quente do inferno, portanto baixem-na com gua (Bukhari e Muslim). Dizia: quando algum de vs tiver febre, que molhem-no com gua por trs noites, antes do amanhecer. Quando o Profeta tinha febre, pedia um recipiente (feito de couro) com gua e derramava-a sobre sua cabea, banhando-se. Quando, certa vez, a febre foi mencionada na presena do Profeta e um homem a maldisse, ele falou: no amaldioe a febre, pois ela remove os pecados da mesma forma que o fogo remove as impurezas do ferro (Ibn Majah). Um homem disse que seu irmo padecia de diarria. O Profeta disse: d a ele mel (Bukhari e Muslim). O Profeta costumava misturar mel na gua e beber em jejum.

107 108

Zadul Maad (4/9). Zadul Maad (4/23).

Algumas pessoas que haviam chegado a Madinah se queixavam de edemas, ento o Profeta lhes disse: por que no vo onde esto os camelos reservados para a caridade e bebem do leite e urina deles? Assim fizeram e foram curados (Bukhari e Muslim). Quando o Profeta foi ferido na batalh de Uhud, Ftima, raa, pegou um pouco de palha, queimou e colocou as conzas para estancar o sangue da ferida. O Profeta enviou por seu companheiro Ubai ibn Kab, raa, um mdico que cortou uma de suas veias e a cauterizou. E o Profeta disse: h uma cura em trs coisas: a bebida com mel, a suco com ventosas e a cauterizao com fogo. Mas, no aconselho ao meu povo a cauterizao (Bukhari), tambm disse: no gosto da cauterizao (Bukhari e Muslim). Isso significa que a cauterizao s deve ser utilizada como um ltimo recurso, quando necessria, pois ela causa uma intensa dor. Foi-lhe aplicada a suco com ventosas e ele remunerou a pessoa que a aplicou. Disse: o melhor tratamento a suco com ventosas (Bukhari e Muslim). Aplicou na cabea quando estava em estado de ihram devido a uma forte dor de cabea e em sua lombar quando teve dores nesta regio. O Profeta tinha o costume de fazer suco com ventosas em trs lugares: nas costas (entre os ombros) e nas duas veias jugulares. Foi tratado com suco trs vezes, entre os ombros, logo aps comer um cordeiro envenenado. Tambm recomendava a suco com ventosas a seus companheiros. Ningum se queixava de dor de cabea sem que o Profeta dissesse: ajuda-te a ti mesmo com a suco com ventosas. E quando algum se queixava de dor nas pernas, ele dizia: use henna (Abu Dawud). Salma, Umm Raafi, raa, uma serva do Profeta narrou: sempre que era picado ou machucado com um espinho, aplicava henna sobre isso (Tirmidhi). Para a constipao, dizia: toma sana 109 e sannut110, pois eles tm a cura para todo o mal, exceto a morte (Ibn Majah). Dizia: teu melhor delineador (para os olhos) o antimnio. Clareia sua vista e ajuda a crescer o cabelo (Abu Dawud e Ibn Majah). Dizia: quem come sete tmaras tipo ajwah, pela manh, no ser atingido, neste dia, por magia ou veneno (Bukhari e Muslim). Dizia: no obriguem seus pacientes a comer ou beber, pois Allah os est alimentando e dando de beber (Tirmidhi e Ibn Majah).

109 110

Uma planta medicinal. Um tipo de mel, outros dizem que cominho.

O Profeta recomendou a Suhaib, raa, a comer tmaras secas quando sofresse de um problema nos olhos e permitiu apenas poucas delas. Tambm recomendou Ali, raa, a comer as tmaras secas pela mesma razo. Disse: se uma mosca cair em uma bebida, submerja-a completamente antes de tir-la da bebida, pois, em uma de suas asas est a doena e na outra a cura (Bukhari). Dizia: a talbinah111 conforta o corao de uma pessoa doente e remove algo de sua depresso (Bukhari e Muslim). Tambm disse: usem a semente negra, pois nela est a cura para todo padecimento, exceto a morte (Bukhari). Disse: fuja da hansenase como se fugisse de um leo (Bukhari). Tambm disse: uma pessoa doente no deve ser trazida para o meio das pessoas saudveis (Bukhari e Muslim). Entre a delegao de Zaqif havia um portador da hansenase, ento, o Profeta enviou-lhe uma mensagem dizendo: Tu podes regressar, pois j aceitamos tua requisio (Muslim).

Seus ensinamentos sobre o tratamento com a recitao (ruqiah)112 O Profeta tinha o costume de buscar a proteo de Allah contra os gnios (jinn) e do mau olhado dos seres humanos. Alem disso, disse s pessoas que usassem a ruqiah113 nos afetados pelo mau olhado. Disse: o mau olhado verdadeiro, se houver algo mais rpido que o destino seria o mau olhado. Quando um de vs for atingido, tome um banho (Muslim). Certa vez, viu uma menina cujo rosto mostrava o efeito da influncia de um jinn. Ento disse; faam ruqiah por ela, pois ela foi afetada pela olhada (Bukhari e Muslim). Disse, a um de seus companheiros que havia tratado algum com uma mordida de animal venenoso com a recitao a surah al Fatiha e a pessoa havia se curado: como sabias que indicada para a ruqiah? (Bukhari e Muslim). Um homem lhe disse: um escorpio me picou pela noite. O Profeta respondeu: se houvesses recitado, ao cair da noite audhu bikalimaatil-llahi at-taammaati min sharri ma khalaq (busco refgio nas palavras perfeitas de Allah do mal que existe no que Ele criou), isto no lhe tinha causado dano nenhum (Muslim).

111 112

Uma sopa feita de cevada, farinha e fibra. Zadul Maad (4/149, 4/171). 113 H dois tipos de ruqiah: 1) a ruqiah legal usada pelo Profeta, que so as recitaes permissveis, confirmadas pelo Quran e sunnah autntica e 2) a ruqiah ilcita, as que contm palavras de incredulidade, encantamentos misteriosos ou supersties, tudo isso proibido pelo Islam.

Quando algum se queixava de um sofrimento ou sentia alguma dor ou leso, o Profeta punha sua saliva no dedo indicador, tocava o solo, levantava-o e dizia: em nome de Allah, a poeira de nossa terra com a saliva de um de ns curar com a permisso de nosso Senhor (Bukhari e Muslim). Um de seus companheiros se queixou de dor, ento ele disse; ponha tua mo na parte do teu corpo que di e repete, sete vezes A`udhu bi`izzatillaahi wa qudratihi min sharri ma ajidu wa uhaadhir (busco refgio na honra e na habilidade de Allah contra o mal que encontro e temo) (Muslim). Quando visitava um membro de sua famlia que estava doente, costumava passar a sua mo direita sobre o paciente e suplicar: Allaahumma rabban-nasi, adhhibil-ba'sa, washfi, antash-shaafi, la shifa'a illa shifa'uka, shifa'an la iughadiru saqama ( Allah, Senhor da humanidade, remove a afeco e cura. Tu s Aquele que cura; no h cura seno a Tua cura, uma cura que no deixa nenhuma seqela) Bukhari e Muslim. E quando visitava um doente dizia: La ba'sa, tahurun in shaa' Allaah (no h nada completamente mau, purificao, se Allah desejar) Bukhari.

Glossrio Termos rabes e seus significados em portugus: Adhan: o chamado para a orao. Ansaar: os muulmanos de Madinah. Arafah: um dos lugares da peregrinao, aproximadamente a 25 km leste de Makkah. Permanecer em Arafah no nono dia de Dhul-Hijjah, do meio-dia at que o sol se ponha, a essncia do hajj. Aquiqah: o sacrifcio de um ou duas ovelhas na ocasio de nascimento de uma criana, como sinal de gratido a Allah. Ashuraa: o dcimo dia do ms de Muharram. o dia em que Allah, swt, salvou Moiss, as, e seu povo do Fara. Os muulmanos so aconselhados a jejuarem neste dia. Dawah: o convite ao Islam e o caminho de Allah. Dihaar: um tipo de divrcio que era praticado antes do Islam, o qual o Islam proibiu por ser opressivo e prejudicial mulher. Fitrah: a natureza original do ser humano em respeito crena em um s Criador. Hadi: uma ovelha, cabra ou camelo oferecido como sacrifcio por um peregrino, durante o hajj. Hajj: a peregrinao Makkah, que o quinto pilar do Islam. Hizb: um sexagsimo do Quran. Ihraam: o estado de consagrao para o hajj ou umrah. Itikaaf: o retiro espiritual na mesquita, com inteno de se aproximar de Allah. Kabah: estrutura cbica construda por Abrao, as, e seu filho Ismael, as, atravs do mandamento de Allah, swt, dedicada adorao do Deus nico. o centro para a peregrinao e o smbolo do monotesmo. Os muulmanos se orientam para a direo dela durante a orao. Muhaajir: um emigrante pela causa de Allah (os emigrantes de Makkah para Madinah eram chamados muhajirun). Mussalla: uma rea de orao aberta alm da mesquita (hoje em dia, as salas de orao so chamadas mussalla, ou seja, um lugar onde so praticadas algumas oraes). Naafilah: uma orao voluntria. Qiblah: a direo qual os muulmanos se orientam durante a orao, que a direo da Kaabah em Makkah. Qunut: uma splica recitada de p durante a orao. Rakah: uma unidade de orao islmica.

Sai: fazer sete vezes o percurso entre os montes Safa e Marwah, um dos pilares do hajj e umrah. Suhur: a refeio antes do amanhecer, para aqueles que tm a inteno de jejuar naquele dia. Sunnah: a forma ou o mtodo praticado pelo Profeta Muhammad, saws, em sua vida e adorao a Allah. Surah: um captulo do Quran. Sutrah: um objeto colocado em frente a uma pessoa para prevenir que algum passe na sua frente enquanto reza. Tawaaf: dar sete voltas ao redor da kaabah. Tayammum: abluo (wudhu) seca, utilizando elementos limpos (terra ou pedra) em lugar da gua, para ocasies em que no se tem gua. Ummah: a comunidade islmica global. Jamrah: um pilar construdo de pedra na zona de Mina, o que apedrejado pelos peregrinos. Jumuah: a sexta-feira, ou a orao em congregao, ao meio-dia, s sextas. Zakat: uma contribuio social anual e obrigatria que pagam os muulmanos que tm posses para o benefcio da comunidade.

As abreviaes: Saws: sala Allahu alaihi wa sallam, que a paz e as bnos de Allah estejam sobre ele. As: alaihi salam, que a paz esteja com ele. Swt: subhanahu wa taala, Glorificado e Exaltado seja. Raa: radia Allah anh, que Allah esteja satisfeito com ele/ela.

Вам также может понравиться