Вы находитесь на странице: 1из 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a).

Elisa Pinheiro Aula 01

AULA 01: Dos Atos Processuais (art. 154 a 242 do CPC).

SUMRIO Dos Atos Processuais (art. 154 a 242 do CPC). Questes sem Comentrios Questes com Comentrios

PGINA 02 a 15 16 a 22 23 a 43

Ol meus amigos! Como passaram a semana? Estudando muito? Tenho certeza que sim. Hoje iremos estudar Os Atos Processuais, explicando a sua forma, os seus prazos, nulidades, etc. No mais, no deixem de ler os artigos relacionados temtica de cada aula nossa. Isto muito importante, ok? Reparem que cada aula, logo no incio (olhem p cima desta pgina que podero ver uma caixinha azul com a numerao da aula e o contedo dela), destaca os artigos que sero abordados. Assim, no so muitos dispositivos legais para se ler, mas que, entretanto, faro toda a diferena quando da resoluo de uma prova. No mais, boa aula e avancemos!

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

1 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 DOS ATOS PROCESSUAIS (ART. 154 A 242 DO CPC).

1. Conceito. Bem, de suma importncia entender primeiramente que o ato processual espcie do gnero ato jurdico. Por sua vez, o ato jurdico tem por finalidade direta adquirir, transferir, modificar, extinguir ou resguardar direito. Desta forma, correto dizer que o ato jurdico incide diretamente sobre uma relao jurdica de direito material. J o ato processual, incide sobre uma relao jurdico-processual, tento por intuito modific-la, extingui-la, ou instaur-la. Gente, muito importante: cuidado para no confundir atos processuais com fatos processuais. Isto porque podendo os ou fatos no processuais ter relevncia so ou acontecimentos naturais,

repercusso no processo. Ademais, os fatos processuais no dependem de condutas humanas (gravem isto!). Por outro lado, os atos processuais so atos humanos (olhe a diferena para com os fatos processuais) realizados no processo. Como exemplo de fato processual (no dependem da vontade humana), podemos mencionar a morte da parte, a perda da capacidade processual, enfim, como vocs podem perceber tais fatos no dependem da vontade do ser humana. Por outro lado, so exemplos de atos processuais: a petio inicial, o interrogatrio, etc.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

2 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 2. Classificao dos atos processuais. No que diz respeito classificao dos atos processuais, este se dividem em: a) Atos das partes; b) Atos do juiz; e c) Atos do escrivo ou chefe de secretria. Atos das partes. Os atos das partes encontram-se elencados nos artigos 158 a 161 do CPC. Vejamos: Art. 158. Os atos das partes, consistentes em declaraes

unilaterais ou bilaterais de vontade, produzem imediatamente a constituio, a modificao ou a extino de direitos processuais. Pargrafo nico. A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena. Art. 159. Salvo no Distrito Federal e nas Capitais dos Estados, todas as peties e documentos que instrurem o processo, no constantes de registro pblico, sero sempre acompanhados de cpia, datada e assinada por quem os oferecer. 1o Depois de conferir a cpia, o escrivo ou chefe da secretaria ir formando autos suplementares, dos quais constar a reproduo de todos os atos e termos do processo original. 2o Os autos suplementares s sairo de cartrio para concluso ao juiz, na falta dos autos originais. Art. 160. Podero as partes exigir recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

3 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 161. defeso lanar, nos autos, cotas marginais ou interlineares; o juiz mandar risc-las, impondo a quem as escrever multa correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo. Bem, como o prprio nome induz, os atos das partes so aqueles praticados pelo autor, ru, terceiros intervenientes e tambm pelo MP. Conforme percebemos a partir da leitura do art. 158 do CPC, como regra, os atos produzem imediatamente seus efeitos. Todavia, existem alguns atos processuais que dependem de homologao judicial para que produzam todos os seus efeitos, como o caso da desistncia da ao, da conciliao e da transao. Atos do juiz. Por sua vez, os atos do juiz esto disciplinados no art. 162 a 165 do CPC. Desta forma, so atos do juiz: a) Sentenas; b) Deciso interlocutria; e c) Despachos. Todavia, o rol no taxativo, o que significa que o juiz poder praticar outros atos no curso do processo, como o caso do interrogatrio das partes, a colheita de depoimentos, a inspeo judicial, etc. Sentenas: Bom minha gente, a Lei 11.232/05 modificou a redao do art. 162, 1 do CPC, alterando o conceito de sentena, para aduzir que esta o ato do juiz que implica alguma das situaes previstas nos artigos 267 e 269 do CPC. Anteriormente, sentena era considerado o ato pelo qual o juiz pe termo ao processo.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

4 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Vejam que o art. 267 do CPC trata da extino do processo sem resoluo de mrito, enquanto o art. 269 cuida de situaes em que h extino do processo com a resoluo de mrito. Deciso Interlocutria: Bem, de acordo com o art. 162, 2 do CPC, a deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. Desta forma, para entendermos o conceito de deciso interlocutria, basta usarmos do artifcio da excluso, ou seja, todo ato do juiz, com contedo decisrio, que no se enquadrar no conceito de sentena e no puser fim ao processo, ser reputado deciso interlocutria (Elpdio Donizetti, Curso Didtico de Direito Processual Civil, 13 Ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 270). Bom, neste sentido, podemos perceber que as decises interlocutrias distinguem-se das sentenas por seu carter interlocutrio, ou seja, pelo fato de serem proferidas no decurso de um processo, mas sem, contudo finaliz-lo e tambm sem por termo fase de conhecimento, em primeiro grau de jurisdio. As decises interlocutrias tambm se diferenciam dos despachos porque estes no possuem qualquer contedo decisrio. No caso da deciso interlocutria, esta poder agravar a situao da parte, momento este em que o prejudicado poder interpor recurso de agravo (falaremos sobre isto em momento oportuno). Despachos: Em conformidade com o art. 162, 3 do CPC, so despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

5 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Em outras palavras, os despachos so aqueles atos praticados pelo juiz que servem para impulsionar o processo, mas no tem contedo decisrio. Atos do escrivo ou chefe de secretria. Os atos do escrivo ou chefe de secretria se classificam-se em atos de documentao, com a lavratura de termos e de comunicao (citaes e intimaes) (Elpdio Donizetti, Curso Didtico de Direito Processual Civil, 13 Ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 270). 3. Forma dos atos processuais. Gente, forma nada mais do que o aspecto exterior pelo qual os atos processuais se apresentam. Neste ponto (quanto forma), os atos processuais podem ser

classificados em atos solenes e no solenes. No que diz respeito aos atos solenes, estes so aqueles para os quais a lei prev uma forma como condio de validade. Os atos solenes, normalmente, requerem forma escrita. J os atos no solenes, so aqueles em que podem ser praticados de forma livre. Adotamos, em regra, o princpio da liberdade das formas, conforme estabelecido no CPC 154: "Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a ler expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial".

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

6 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Todavia, a lei poder condicionar a validade do ato uma forma especfica, que o que acontece com os atos que visem constituio, transferncia, modificao ou renncia de direitos reais sobre imveis de valor superior a 30 (trinta) vezes o maior salrio mnimo vigente no pas e neste caso, a forma prescrita a escritura pblica. 4. Exteriorizao dos atos processuais. No que diz respeito forma, ao modo como o ato processual se exterioriza, este se dar de forma oral ou escrita. O ato processual escrito aquele que se encontra redigido na forma escrita, ou seja, se manifesta atravs de uma petio. Por sua vez, o ato processual oral dever ser reduzido a termo pelo escrivo para que possa ser documentado nos autos. E mais, o art. 156 do CPC estabelece que em todos os atos e termos do processo obrigatrio o uso do vernculo, o que na prtica, significa que os atos e termos processuais escritos em lngua estrangeira sero reputados nulos. Desta forma, de acordo com o art. 157 do CPC: s poder ser junto aos autos documento redigido em lngua estrangeira, quando acompanhado de verso em vernculo, firmada por tradutor juramentado. J nos atos orais, e nas situaes em que a parte no souber se expressar na nossa lngua (seja porque fala outra lngua, seja porque se trata de surdos-mudos), dever ser designado intrprete para lhes dar expresso em vernculo.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

7 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 5. Publicidade dos atos processuais. Como regra, os atos processuais sero pblicos, o que significa que qualquer pessoa pode obter traslados e certides a respeito dos atos e termos contidos no processo. Todavia, existem regras a respeito de tal publicidade, quando ento, em decorrncia do interesse pblico ou em virtude de foro intimo, podero correr em segredo de justia as os processo (art. 155 do CPC): I - em que o exigir o interesse pblico; Il - que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso desta em divrcio, alimentos e guarda de menores. Bem, em sendo assim, correndo o processo em segredo de justia, os autos somente podero ser consultados pelas partes, seus advogados, terceiros intervenientes admitidos no processo e pelo Ministrio Pblico 6. O tempo e o lugar dos atos processuais. Em conformidade com o art. 172 do CPC, os atos processuais, em regra, se realizaro em dias uteis, das seis s vinte horas. E se atentem para o seguinte (isto cai em prova, galera!): os atos processuais podero ser praticados aos sbados, porque este considerado dia til. Todavia, em decorrncia das leis que organizam o sistema judicirio, no haver expediente forense aos sbados. Mas pode sim, ser executado um ato processual aos sbados! Outra coisa: no confundam horrio de expediente, com horrio para a prtica dos atos processuais.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

8 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 O horrio de expediente aquele horrio em que o frum encerra seus trabalhos, pode ser s 18 horas, s 19 horas, enfim o horrio que for definido na lei de organizao judiciria do local. Nestas situaes, caso o ato processual deva ser praticado internamente (como a protocolizao de uma petio, por exemplo), este dever ser exercido at o horrio do fechamento do frum. Por sua vez, caso o ato processual seja externo (que se pratique na rua, fora do frum), este poder ser praticado at as 20 horas, que considerado o horrio mximo para a prtica dos atos processuais. Mas existem algumas excees para a prtica dos atos processuais fora do horrio e dia previstos no caput do art. 172 do CPC, quais sejam: 1o Sero, todavia, concludos depois das 20 (vinte) horas os atos iniciados antes, quando o adiamento prejudicar a diligncia ou causar grave dano. 2o A citao e a penhora podero, em casos excepcionais, e mediante autorizao expressa do juiz, realizar-se em domingos e feriados, ou nos dias teis, fora do horrio estabelecido neste artigo, observado o disposto no art. 5o, inciso Xl, da Constituio Federal. Art. 5, inciso XI da CF. A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial. Gente, e aqui vamos nos atentar para mais uma situao muito importante: eletrnicos os no atos se processuais sujeitam ao que forem de praticados expediente por e meio sero horrio

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

9 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 consideradas tempestivas as peties que forem transmitidas at as 24 horas do seu ltimo dia. No que diz respeito ao lugar em que o ato processual deva ser praticado, em conformidade como o art. 176 do CPC: os atos processuais realizamse de ordinrio na sede do juzo. Podem, todavia, efetuar-se em outro lugar, em razo de deferncia, de interesse da justia, ou de obstculo arguido pelo interessado e acolhido pelo juiz. Ademais, aqueles atos processuais que devam ser realizados fora dos limites territoriais da comarca, devero ser requisitados atravs de carta precatria, ou carta rogatria ou carta de ordem. 7. Frias e feriados forenses. Gente, a regra que os atos processuais sejam praticados apenas em dias uteis o que por bvio no abarca as frias e feriados forenses. Todavia, so previstas algumas excees. O art. 173 do CPC prev algumas excees no que tange realizao do ato processual nas frias e feriados, mesmo que o despacho que venha a autoriz-lo tenha se realizado em dia til. Vejamos: Art. 173. Durante as frias e nos feriados no se praticaro atos processuais. Excetuam-se: I - a produo antecipada de provas (art. 846); II - a citao, a fim de evitar o perecimento de direito; e bem assim o arresto, o sequestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

10 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Por sua vez, o art. 174 do CPC nos apresenta as situaes que tm o seu curso durante as frias forenses e que durante estas podem ser praticadas. Vejamos: Art. 174. Processam-se durante as frias e no se suspendem pela supervenincia delas: I - os atos de jurisdio voluntria bem como os necessrios conservao de direitos, quando possam ser prejudicados pelo adiamento; II - as causas de alimentos provisionais, de dao ou remoo de tutores e curadores, bem como as mencionadas no art. 275; III - todas as causas que a lei federal determinar. Por fim, vejam que a teor do Art. 175. So feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei. 8. Prazos. Os prazos servem para que um determinado ato processual quando praticado, no se eternize. Desta forma, prazo o lapso de tempo em que o ato processual pode ser validamente praticado. delimitado por dois termos: termo inicial (dies a quo) e termo final (dies ad quem) (Elpdio Donizetti, Curso Didtico de Direito Processual Civil, 13 Ed., Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010, p. 270). No que tange a sua classificao os prazos processuais se dividem em: a) Quanto origem: a. Legais e b. Judiciais

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

11 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 b) Quanto s consequncias processuais: a. Prprio e b. Imprprios c) Quanto possibilidade de dilao: a. Dilatrios e b. Peremptrios Os prazos legais so aqueles definidos em lei, no podendo, via de regra, serem alterados pelo magistrado. Os prazos judiciais so os fixados pelo prprio juiz, quando a lei vier a ser omissa. Os prazos prprios, tambm chamados de preclusivos, so aqueles que se destinam pratica dos atos processuais pelas partes, ou seja, so os atos praticados pelas partes e quando no forem observados pelas partes, geram a precluso temporal do ato. Os prazos imprprios so aqueles praticados pelo juiz e uma vez desrespeitados no geram qualquer consequncia no processo. Os prazos dilatrios so aqueles que se encontram arrolados em normas dispositivas, podendo ser ampliados ou reduzidos pelas partes de comum acordo. Por fim, os prazos peremptrios so prazos fixados em normas imperativas, no podendo ser alterados pela vontade das partes. Por fim, o art. 182 do CPC, permite ao juiz prorrogar os prazos (independentemente do tipo) por at 60 dias. Vejamos o que diz o dispositivo legal:

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

12 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 182. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. Pargrafo nico. Em caso de calamidade pblica, poder ser excedido o limite previsto neste artigo para a prorrogao de prazos. Ateno para algumas peculiaridades: a) O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados, art. 178 do CPC; b) A supervenincia de frias suspender o curso do prazo; o que Ihe sobejar recomear a correr do primeiro dia til seguinte ao termo das frias, art. 179 do CPC. c) Suspende-se tambm o curso do prazo por obstculo criado pela parte ou ocorrendo qualquer das hipteses do art. 265, I e III; casos em que o prazo ser restitudo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao, art. 180 do CPC. Gente, no que tange ao termo inicial dos prazos, de acordo com o art. 184 do CPC, os prazos sero contados excluindo-se o dia do comeo e incluindo-se o dia do vencimento. Ademais, o marco inicial dos prazos, ser o dia da intimao, conforme entendimento do art. 240 do CPC. Ateno! O prazo somente comear a fluir a partir do dia til seguinte ao da intimao. Exemplo: a intimao foi feita no sbado (dia til, mas em que no h expediente forense). Deve-se levar em conta que esta (a intimao) se deu no prximo dia til, que a segunda-feira (se no for feriado) e a

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

13 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 contagem do prazo ter incio na tera-feira (que o primeiro dia til aps o dia da intimao). O art. 241 do CPC estabelece algumas regras acerca da fixao do termo inicial do prazo, vejamos: I - quando a citao ou intimao for pelo correio, da data de juntada aos autos do aviso de recebimento; II - quando a citao ou intimao for por oficial de justia, da data de juntada aos autos do mandado cumprido; III - quando houver vrios rus, da data de juntada aos autos do ltimo aviso de recebimento ou mandado citatrio cumprido; IV - quando o ato se realizar em cumprimento de carta de ordem, precatria ou rogatria, da data de sua juntada aos autos devidamente cumprida; V - quando a citao for por edital, finda a dilao assinada pelo juiz. Quanto ao Ministrio Pblico, Fazenda Pblica e Defensoria Pblica, para eles os prazos sero computados em qudruplo para contestar e em dobro para recorrer, sempre que tais entes forem partes. 9. Precluso. A precluso pode ser entendida como sendo a perda, extino ou consumao de uma faculdade processual. A precluso poder ser: a) Temporal; b) Lgica; e c) Consumativa.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

14 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 A precluso temporal decorre da inrcia da parte que deixa de praticar um determinado ato em seu devido tempo, conforme art. 183 do CPC. Art. 183. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de

declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. Desta forma, haver a precluso temporal para aquele que no contestou ou recorreu no prazo estabelecido em lei. A precluso lgica Consiste na perda da faculdade processual de praticar um ato que seja logicamente incompatvel com outro realizado anteriormente. Por fim, a precluso consumativa aquela que o ato j foi praticado, no podendo o ser novamente.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

15 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 QUESTES SEM COMENTRIOS.

01. FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea Administrativa Quando a lei prescrever determinada forma para o ato processual, em nenhuma hiptese poder ser aproveitado, se a forma determinada tiver sido preterida. 02. FCC - 2011 - PGE-MT Procurador A respeito do tempo e lugar dos atos processuais, certo que a) a produo antecipada de provas pode ser praticada nos feriados. b) os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das nove s dezoito horas. c) os prazos estabelecidos pelo juiz suspendem-se nos feriados. d) podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar os prazos dilatrios, mesmo depois do respectivo vencimento. e) a parte no poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. 03. FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito A supervenincia de feriado suspende os prazos processuais previstos em lei. 04. FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Judiciria Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. 05. FCC - 2010 - MPE-RN - Agente Administrativo Nos processos que correm em segredo de justia, o terceiro, que demonstrar desquite. interesse jurdico, pode requerer ao juiz certido do dispositivo da sentena, bem como de inventrio e partilha resultante do

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

16 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 06. FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria Quanto aos atos processuais, considere: I. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. II. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. III. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. IV. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em a) I e IV. b) II e III. c) II, III e IV. d) III e IV. e) I, II e III. 07. FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. 08. FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados No que se refere aos prazos, de acordo com o Cdigo de Processo Civil correto afirmar que

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

17 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 a) o juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte ou em caso de calamidade pblica, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. b) quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 48 (quarenta e oito) horas. c) o advogado que exceder o prazo legal para devolver os autos ser intimado para devoluo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de perder o direito de vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente a dois salrios mnimos vigentes na sede do juzo. d) computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, ou Empresa Pblica. e) se suspende o curso do prazo quando for oposta exceo de impedimento ou suspeio do juiz, devendo ser restitudo o prazo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao. 09. FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Analista Judicirio - rea Judiciria Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. 10. FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria A respeito da citao, considere: I. Citao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. II. No se far a citao, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos trs primeiros dias de bodas. III. Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta declarada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

18 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Est correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III. 11. CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Processual - Cargo 8 Consoante entendimento reiterado da jurisprudncia, no assiste parte o direito ao recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio. 12. CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Processual - Cargo 8 Os atos processuais, em regra, so pblicos e dependem de forma determinada, independentemente de exigncia legal expressa, pois, de acordo com a sistemtica processual, tais atos so validados pela forma. 13. CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo O ato judicial que se limita a julgar o processo extinto sem julgamento do mrito tem natureza de deciso interlocutria. 14. CESPE - 2008 - PGE-ES - Procurador de Estado Todo prazo, em regra, contnuo, no se interrompendo nos feriados. No havendo preceito legal que fixe o prazo nem sendo este fixado pelo juiz, ser de cinco dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. 15. CESPE 2011 TJ-ES Analista Judicirio rea

Administrativa

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

19 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Em regra, os atos processuais so pblicos e dependem de forma determinada para reputarem-se vlidos. 16. CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Analista Judicirio rea Administrativa A incompetncia relativa no poder ser conhecida de ofcio pelo juiz, salvo na hiptese de foro de eleio ajustado em contrato de adeso. 17. CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional As citaes e intimaes devem ser feitas no horrio de funcionamento do frum, quando h expediente forense. Assim, nula a citao feita s 6 horas da manh, porque, nesse horrio, ainda no se iniciou o expediente no palcio da justia ou no frum. 18. CESPE 2007 TRT-9R Tcnico Judicirio rea

Administrativa Em regra, na contagem dos prazos processuais, exclui-se o dia de comeo e inclui-se o do vencimento. Se a citao ou intimao for feita por oficial de justia, o prazo para a prtica do ato processual ter incio a partir da juntada aos autos do mandado cumprido. 19. CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio rea Administrativa Em que pese a citao vlida ser essencial para o desenvolvimento regular do processo, possvel que seja suprida a sua falta ou nulidade. 20. CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio rea Administrativa Ao contrrio do que ocorre com os prazos estabelecidos pelo juiz, o prazo estabelecido pela lei contnuo e no se interrompe nos feriados.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

20 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 21. CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio rea Administrativa Caso o escrivo receba a petio inicial de uma ao de indenizao por perdas e danos, a primeira providncia que ele dever adotar entregar a petio ao juiz para despach-la. 22. CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Pblico Ao proceder citao da pessoa jurdica, dever do oficial de justia exigir prova da representao legal ou contratual da empresa para reputar vlida e eficaz a diligncia efetuada. 23. CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - rea Judiciria A alegao de existncia de coisa julgada, de conveno de arbitragem e de carncia de ao so defesas peremptrias, enquanto a alegao de conexo meramente dilatria. 24. VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio A desistncia da ao produz efeito desde que publicada pela imprensa oficial, para conhecimento de terceiros. 25. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia No se far a citao ao cnjuge de falecido, no dia de seu falecimento e nos cinco dias seguintes ao bito. 26. VUNESP - 2009 - TJ-MS - Titular de Servios de Notas e de Registros Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

21 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 27. VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio Despacho todo ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. 28. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia Os atos processuais sero realizados nos dias teis, o que inclui o sbado, pois apenas esto proibidos os atos praticados em feriados. 29. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia O juiz determinar o cumprimento de todos os atos processuais no prazo de cinco dias, quando a lei processual for omissa ao cri-los. 30. VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio A assinatura dos juzes, em todos os graus de jurisdio, pode ser feita eletronicamente, na forma da lei. 31. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia A citao somente ser feita pessoalmente ao ru, ainda que realizada pelo correio e se pessoa jurdica, a seu representante legal.

GABARITO 01ERRADA 06 C 11-ERRADA 16-CERTA 21-ERRADA 26-CERTA 31-ERRADA 02 - A 07-CERTA 12-ERRADA 17-ERRADA 22-ERRADA 27-ERRADA *** 03-ERRADA 08 E 13-ERRADA 18-CERTA 23-CERTA 28-CERTA *** 04-CERTA 09-CERTA 14-CERTA 19-CERTA 24-ERRADA 29-ERRADA *** 05-CERTA 10 - D 15-ERRADA 20-ERRADA 25-ERRADA 30-CERTA ***

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

22 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 QUESTES COM COMENTRIOS.

01. FCC - 2012 - TRE-PR - Analista Judicirio - rea Administrativa Quando a lei prescrever determinada forma para o ato processual, em nenhuma hiptese poder ser aproveitado, se a forma determinada tiver sido preterida. Gabarito: ERRADA Comentrios: Gente, de acordo com o princpio da instrumentalidade das formas, conclumos que a existncia do ato processual no um fim em si mesmo, mas instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade. Assim, ainda que com vcio, se o ato atinge sua finalidade sem causar prejuzo s partes no se declara sua nulidade. Ademais, mesmo que determinado ato tenha sido executado de outra forma e ainda assim, lhe preencha a finalidade, este atos sero reputados vlidos. Ainda, somente dependero de forma pr-determinada quando a lei expressamente exigir. Art. 154, do CPC. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir, reputando-se vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. 02. FCC - 2011 - PGE-MT Procurador A respeito do tempo e lugar dos atos processuais, certo que

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

23 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 a) a produo antecipada de provas pode ser praticada nos feriados. b) os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das nove s dezoito horas. c) os prazos estabelecidos pelo juiz suspendem-se nos feriados. d) podem as partes, de comum acordo, reduzir ou prorrogar os prazos dilatrios, mesmo depois do respectivo vencimento. e) a parte no poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. Gabarito: A Comentrios: Letra A CERTA. Art. 173 do CPC. Durante as frias e nos feriados no se praticaro atos processuais. Excetuam-se: I - a produo antecipada de provas (art. 846); II - a citao, a fim de evitar o perecimento de direito; e bem assim o arresto, o seqestro, a penhora, a arrecadao, a busca e apreenso, o depsito, a priso, a separao de corpos, a abertura de testamento, os embargos de terceiro, a nunciao de obra nova e outros atos anlogos. Letra B ERRADA. Das 06 s 20 horas o horrio em que os atos processuais so realizados. Art. 172 do CPC. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

24 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Letra C ERRADA. Erra a questo ao dizer que os atos se suspendem nos feriados, quando na realidade eles no se interrompem nos feriados. Art. 178. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, continuo e no se interrompendo nos feriados. Letra D ERRADA. Somente antes do vencimento do prazo que as partes, de comum acordo e caso se funde em motivo legtimo, podero reduzir ou prorrogar os prazos dilatrios. Art. 181 do CPC. Podem as partes, de comum acordo, reduzir, ou prorrogar os prazos dilatrios; a conveno, porm, s tem eficcia se, requerida antes do vencimento do prazo, se fundar em motivo legtimo. Letra E ERRADA. Poder, sim, a parte renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. Art. 186 do CPC. A parte poder renunciar ao prazo estabelecido exclusivamente em seu favor. 03. FCC - 2009 - TCE-GO - Analista de Controle Externo Direito A supervenincia de feriado suspende os prazos processuais previstos em lei. Gabarito: ERRADA Olha a pegadinha do examinador, a gente! Ele trocou a palavra frias que consta no art. 179 do CPC e trocou por feriado. Pois , tal pequeno detalhe, pode custar um acerto.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

25 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 179, CPC. A supervenincia de frias suspender o curso do prazo; o que lhe sobrejar comear a correr do primeiro dia til seguinte ao termo das frias. 04. FCC - 2006 - TRE-SP - Analista Judicirio - rea Judiciria Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, incluindo o dia do comeo e excluindo o do vencimento. Gabarito: CERTA Comentrios: Literalidade do art. 184 do CPC. Art. 184 do CPC. Salvo disposio em contrrio,

computar-se-o os prazos, excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. 05. FCC - 2010 - MPE-RN - Agente Administrativo Nos processos que correm em segredo de justia, o terceiro, que demonstrar desquite. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 155 do CPC. Os atos processuais so pblicos. Correm, todavia, em segredo de justia os processos: Pargrafo nico. O direito de consultar os autos e de pedir certides de seus atos restrito s partes e a seus procuradores. O terceiro, que demonstrar interesse jurdico, pode requerer ao juiz certido do interesse jurdico, pode requerer ao juiz certido do dispositivo da sentena, bem como de inventrio e partilha resultante do

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

26 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 dispositivo da sentena, bem como de inventrio e partilha resultante do desquite. 06. FCC - 2010 - TRF - 4 REGIO - Analista Judicirio - rea Judiciria Quanto aos atos processuais, considere: I. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de dez dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. II. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. III. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. IV. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. De acordo com o Cdigo de Processo Civil, est correto o que consta APENAS em a) I e IV. b) II e III. c) II, III e IV. d) III e IV. e) I, II e III. Gabarito: C Comentrios: Item I ERRADO. Erra a questo ao dizer que o prazo ser de 05 (cinco) dias para a prtica de ato processual a cargo da parte, quando no houver preceito legal e nem assinao pelo juiz.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

27 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 185 do CPC. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 5 (cinco) dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. Item II CERTA. Art. 191 do CPC. Quando os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, ser-lhes-o contados em dobro os prazos para contestar, para recorrer e, de modo geral, para falar nos autos. Item III CERTA. Art. 182 do CPC. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. Item IV CERTA. Art. 188 do CPC. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. 07. FCC - 2009 - TRT - 7 Regio (CE) - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. Gabarito: CERTA Comentrios: Literalidade do art. 183 do CPC.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

28 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 183 do CPC. Decorrido o prazo, extingue-se, independentemente de declarao judicial, o direito de praticar o ato, ficando salvo, porm, parte provar que o no realizou por justa causa. 08. FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Analista Judicirio - rea Judiciria - Execuo de Mandados No que se refere aos prazos, de acordo com o Cdigo de Processo Civil correto afirmar que a) o juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte ou em caso de calamidade pblica, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. b) quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 48 (quarenta e oito) horas. c) o advogado que exceder o prazo legal para devolver os autos ser intimado para devoluo no prazo de 24 (vinte e quatro) horas, sob pena de perder o direito de vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente a dois salrios mnimos vigentes na sede do juzo. d) computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica, o Ministrio Pblico, ou Empresa Pblica. e) se suspende o curso do prazo quando for oposta exceo de impedimento ou suspeio do juiz, devendo ser restitudo o prazo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao. Gabarito: E Comentrios: Letra A ERRADA. Erra a questo ao dizer que nos casos de calamidade pblica o limite de 60 (sessenta) dias no poder ser excedido, contrariando o disposto no art. 182, pargrafo nico do CPC.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

29 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 182 do CPC. defeso s partes, ainda que todas estejam de acordo, reduzir ou prorrogar os prazos peremptrios. O juiz poder, nas comarcas onde for difcil o transporte, prorrogar quaisquer prazos, mas nunca por mais de 60 (sessenta) dias. Pargrafo nico. Em caso de calamidade pblica, poder ser excedido o limite previsto neste artigo para a prorrogao de prazos. Letra B ERRADA. Prazo no de 48 (quarenta e oito) horas como aduz a assertiva e sim de 24 (vinte e quatro), conforme entendimento do art. 192 do CPC. Art. 192 do CPC. Quando a lei no marcar outro prazo, as intimaes somente obrigaro a comparecimento depois de decorridas 24 (vinte e quatro) horas. Letra C ERRADA. A multa de meio salrio mnimo e no dois salrios mnimo, como aduz a questo. Art. 196 do CPC. lcito a qualquer interessado cobrar os autos ao advogado que exceder o prazo legal. Se, intimado, no os devolver dentro em 24 (vinte e quatro) horas, perder o direito vista fora de cartrio e incorrer em multa, correspondente metade do salrio mnimo vigente na sede do juzo. Letra D ERRADA. Olha s, gente! Este tipo de questo cai e muito em provas de concursos, ento, vamos memorizar aqui uma dica para lembrar dos prazos quando for parte nos processos a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico: QCDR.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

30 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Prazo Qudruplo Dobro Contestar Recorrer Ao

Ento o prazo em: Qudruplo para contestar; e Dobro para recorrer. Mas se lembrem, tais prazos sero contados para quando figurar como parte a Fazenda Pblica o Ministrio Pblico. No caso da assertiva, o erro est em incluir a Empresa Pblica como sendo privilegiada de tais prazos. Art. 188 do CPC. Computar-se- em qudruplo o prazo para contestar e em dobro para recorrer quando a parte for a Fazenda Pblica ou o Ministrio Pblico. Letra E CERTA. Art. 180 do CPC. Suspende-se tambm o curso do prazo por obstculo criado pela parte ou ocorrendo qualquer das hipteses do art. 265, I e III; casos em que o prazo ser restitudo por tempo igual ao que faltava para a sua complementao. 09. FCC - 2009 - TRT - 15 Regio - Analista Judicirio - rea Judiciria Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. Gabarito: CERTA

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

31 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Comentrio: Art. 162, 4 do CPC. Os atos meramente ordinatrios, como a juntada e a vista obrigatria, independem de despacho, devendo ser praticados de ofcio pelo servidor e revistos pelo juiz quando necessrios. 10. FCC - 2007 - TRF-2R - Analista Judicirio - rea Judiciria A respeito da citao, considere: I. Citao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. II. No se far a citao, salvo para evitar o perecimento do direito, aos noivos, nos trs primeiros dias de bodas. III. Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta declarada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Est correto o que consta APENAS em a) I e II. b) I e III. c) II. d) II e III. e) III. Gabarito: D Comentrio: Item I ERRADA. Erra a questo ao aplicar o conceito de intimao citao. Art. 213 do CPC. Citao o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

32 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Art. 234 do CPC - Intimao o ato pelo qual se d cincia a algum dos atos e termos do processo, para que faa ou deixe de fazer alguma coisa. Item II CERTA. Art. 217 do CPC. No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito: III - aos noivos, nos 3 (trs) primeiros dias de bodas. Item III CERTA. Art. 214 do CPC. Para a validade do processo indispensvel a citao inicial do ru. 2 - Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso 11. CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Processual - Cargo 8 Consoante entendimento reiterado da jurisprudncia, no assiste parte o direito ao recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 160 do CPC. Podero as partes exigir recibo de peties, arrazoados, papis e documentos que entregarem em cartrio.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

33 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 12. CESPE - 2012 - MPE-PI - Analista Ministerial - rea Processual - Cargo 8 Os atos processuais, em regra, so pblicos e dependem de forma determinada, independentemente de exigncia legal expressa, pois, de acordo com a sistemtica processual, tais atos so validados pela forma. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 154, CPC - Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada a seno quando a lei expressamente exigir, reputandose vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. 13. CESPE - 2012 - TC-DF - Auditor de Controle Externo O ato judicial que se limita a julgar o processo extinto sem julgamento do mrito tem natureza de deciso interlocutria. Gabarito: ERRADA Comentrios: Quando o ato judicial julga o processo e o extingue sem julgamento do mrito, tal ato ter natureza de sentena terminativa., uma vez que a deciso interlocutrio o ato pelo qual o juiz decide uma questo incidente, sem dar uma soluo final lide. Ademais, conforme bem explica Elpdio Donizetti: quando a sentena atinge apenas a relao processual, isto , extingue o processo sem resoluo de mrito, temos o que se denomina sentena terminativa. Terminativa porque no adentra o mrito do litgio, apenas inadimite a

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

34 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 ao , seja por ausncia de pressuposto processual, seja por falta de condies da ao (art. 267), (Curso Didtico de Direito Processual Civil, 12 edio, p. 375). 14. CESPE - 2008 - PGE-ES - Procurador de Estado Todo prazo, em regra, contnuo, no se interrompendo nos feriados. No havendo preceito legal que fixe o prazo nem sendo este fixado pelo juiz, ser de cinco dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 178 do CPC. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados. Art. 185 do CPC. No havendo preceito legal nem assinao pelo juiz, ser de 5 (cinco) dias o prazo para a prtica de ato processual a cargo da parte. 15. CESPE 2011 TJ-ES Analista Judicirio rea

Administrativa Em regra, os atos processuais so pblicos e dependem de forma determinada para reputarem-se vlidos. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 154 do CPC. Os atos e termos processuais no dependem de forma determinada seno quando a Lei expressamente a exigir, reputando-se

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

35 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 vlidos os que, realizados de outro modo, lhe preencham a finalidade essencial. 16. CESPE - 2008 - TRT - 5 Regio (BA) - Analista Judicirio rea Administrativa A incompetncia relativa no poder ser conhecida de ofcio pelo juiz, salvo na hiptese de foro de eleio ajustado em contrato de adeso. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 112. Argi-se, por meio de exceo, a incompetncia relativa. Pargrafo nico. A nulidade da clusula de eleio de foro, em contrato de adeso, pode ser declarada de ofcio pelo juiz, que declinar de competncia para o juzo de domiclio do ru. 17. CESPE - 2004 - Polcia Federal - Delegado de Polcia - Regional As citaes e intimaes devem ser feitas no horrio de funcionamento do frum, quando h expediente forense. Assim, nula a citao feita s 6 horas da manh, porque, nesse horrio, ainda no se iniciou o expediente no palcio da justia ou no frum. Gabarito: ERRADA Comentrios: No confundam horrio de expediente, com horrio para a prtica dos atos processuais. O horrio de expediente aquele em que o frum encerra seus trabalhos, pode ser s 18 horas, s 19 horas, enfim o horrio que for definido na lei

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

36 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 de organizao judiciria do local. Nestas situaes, caso o ato processual deva ser praticado internamente (como a protocolizao de uma petio, por exemplo), este dever ser exercido at o horrio do fechamento do frum. Art. 172 do CPC. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. 18. CESPE 2007 TRT-9R Tcnico Judicirio rea

Administrativa Em regra, na contagem dos prazos processuais, exclui-se o dia de comeo e inclui-se o do vencimento. Se a citao ou intimao for feita por oficial de justia, o prazo para a prtica do ato processual ter incio a partir da juntada aos autos do mandado cumprido. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 184 do CPC. Salvo disposio em contrrio, computar-se-o os prazos, excluindo o dia do comeo e incluindo o do vencimento. Art. 241 do CPC. Comea a correr o prazo: II - quando a citao ou intimao for por oficial de justia, da data de juntada aos autos do mandado cumprido. 19. CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio rea Administrativa Em que pese a citao vlida ser essencial para o desenvolvimento regular do processo, possvel que seja suprida a sua falta ou nulidade.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

37 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 213. Citao o ato pelo qual se chama a juzo o ru ou o interessado a fim de se defender. Art. 214. Para a validade do processo indispensvel a citao inicial do ru. 1 O comparecimento espontneo do ru supre, entretanto, a falta de citao. 2 Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. 20. CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio rea Administrativa Ao contrrio do que ocorre com os prazos estabelecidos pelo juiz, o prazo estabelecido pela lei contnuo e no se interrompe nos feriados. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 178 do CPC. O prazo, estabelecido pela lei ou pelo juiz, contnuo, no se interrompendo nos feriados. 21. CESPE - 2009 - TRT - 17 Regio (ES) - Tcnico Judicirio rea Administrativa Caso o escrivo receba a petio inicial de uma ao de indenizao por perdas e danos, a primeira providncia que ele dever adotar entregar a petio ao juiz para despach-la.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

38 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Gabarito: ERRADA Comentrios: Ao receber uma petio inicial, o escrivo dever primeiramente proceder a sua autuao e no entreg-la ao juiz para que este possa despach-la. Art. 166 do CPC. Ao receber a petio inicial de qualquer processo, o escrivo a autuar, mencionando o juzo, a natureza do feito, o nmero de seu registro, os nomes das partes e a data do seu incio; e proceder do mesmo modo quanto aos volumes que se forem formando. 22. CESPE - 2009 - DPE-ES - Defensor Pblico Ao proceder citao da pessoa jurdica, dever do oficial de justia exigir prova da representao legal ou contratual da empresa para reputar vlida e eficaz a diligncia efetuada. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 215 do CPC. Far-se- a citao pessoalmente ao ru, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado. 1 Estando o ru ausente, a citao far-se- na pessoa de seu mandatrio, administrador, feitor ou gerente, quando a ao se originar de atos por eles praticados. Art. 223, pargrafo nico do CPC. A carta ser registrada para entrega ao citando, exigindo-lhe o carteiro, ao fazer a entrega, que assine o recibo. Sendo o ru pessoa jurdica, ser vlida a entrega a pessoa com poderes de gerncia geral ou de administrao.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

39 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 23. CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judicirio - rea Judiciria A alegao de existncia de coisa julgada, de conveno de arbitragem e de carncia de ao so defesas peremptrias, enquanto a alegao de conexo meramente dilatria. Gabarito: CERTA Comentrios: Sempre que for alegada como matria de defesa a coisa julgada, a carncia de condies da ao e a existncia de conveno de arbitragem, tais defesas sero consideradas peremptrias, pois acarretam a extino do processo sem resoluo do mrito, conforme art. 267, incisos V, VI e VII do CPC. Por sua vez, a alegao de conexo somente prorroga a apreciao do mrito da lide, devido a necessidade de reunio da demanda conexa outra ou outras no juzo prevento para que seja possvel proferir-se o juzo decisrio. 24. VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio A desistncia da ao produz efeito desde que publicada pela imprensa oficial, para conhecimento de terceiros. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 158. Pargrafo nico. A desistncia da ao s produzir efeito depois de homologada por sentena.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

40 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 25. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia No se far a citao ao cnjuge de falecido, no dia de seu falecimento e nos cinco dias seguintes ao bito. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 217 do CPC. No se far, porm, a citao, salvo para evitar o perecimento do direito: II - ao cnjuge ou a qualquer parente do morto, consangneo ou afim, em linha reta, ou na linha colateral em segundo grau, no dia do falecimento e nos 7 (sete) dias seguintes. 26. VUNESP - 2009 - TJ-MS - Titular de Servios de Notas e de Registros Comparecendo o ru apenas para arguir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 214, 2o do CPC. Comparecendo o ru apenas para argir a nulidade e sendo esta decretada, considerar-se- feita a citao na data em que ele ou seu advogado for intimado da deciso. 27. VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio Despacho todo ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. Gabarito: ERRADA

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

41 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 Comentrios: Art. 162 do CPC. 2 Deciso interlocutria o ato pelo qual o juiz, no curso do processo, resolve questo incidente. 3 So despachos todos os demais atos do juiz praticados no processo, de ofcio ou a requerimento da parte, a cujo respeito a lei no estabelece outra forma. 28. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia Os atos processuais sero realizados nos dias teis, o que inclui o sbado, pois apenas esto proibidos os atos praticados em feriados. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 172 do CPC. Os atos processuais realizar-se-o em dias teis, das 6 (seis) s 20 (vinte) horas. Art. 175 do CPC. So feriados, para efeito forense, os domingos e os dias declarados por lei. 29. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia O juiz determinar o cumprimento de todos os atos processuais no prazo de cinco dias, quando a lei processual for omissa ao cri-los. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 177 do CPC. Os atos processuais realizar-se-o nos prazos prescritos em lei. Quando esta for omissa, o juiz determinar os prazos, tendo em conta a complexidade da causa.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

42 de 43

Direito Processo Civil Teoria e Exerccios para o TJ-SP Escrevente. Prof(a). Elisa Pinheiro Aula 01 30. VUNESP - 2010 - TJ-SP - Escrevente Tcnico Judicirio A assinatura dos juzes, em todos os graus de jurisdio, pode ser feita eletronicamente, na forma da lei. Gabarito: CERTA Comentrios: Art. 164, pargrafo nico do CPC. A assinatura dos juzes, em todos os graus de jurisdio, pode ser feita eletronicamente, na forma da lei. 31. VUNESP - 2009 - TJ-SP - Oficial de Justia A citao somente ser feita pessoalmente ao ru, ainda que realizada pelo correio e se pessoa jurdica, a seu representante legal. Gabarito: ERRADA Comentrios: Art. 215 do CPC. Far-se- a citao pessoalmente ao ru, ao seu representante legal ou ao procurador legalmente autorizado.

Prof. Elisa Pinheiro

www.estrategiaconcursos.com.br

43 de 43

Вам также может понравиться