Вы находитесь на странице: 1из 6

2

Prefeitura Municipal de BOQUEIRO/PB

CONCURSO PBLICO PARA PROVIMENTO DO CARGO DE

PROF. HISTRIA

DIDTICA

1. A escola Tradicional tem adotado prticas de


avaliao que levam o aluno excluso. Para que no tenha essa prtica excludente preciso que os professores reconheam a necessidade de avaliar com diferentes finalidades, exceto:

4. Indique

a alternativa que corresponde caracterstica da aprendizagem individualizada na qual os alunos...

a Identificar b c d e

os conhecimentos prvios dos estudantes, nas diferentes reas do conhecimento e trabalhar a partir deles. Conhecer as dificuldades e planejar atividades que os ajudem a super-los. Restringir capacidade do aluno em codificar palavras ou textos. Saber se as estratgias de ensino esto sendo eficientes e modific-las quando necessrio. Verificar se eles aprenderam o que foi ensinado e decidir se preciso retomar os contedos.

a Buscam resultados que beneficiam a todos. b Trabalham juntos contra outros, para alcanar um c d e
objetivo que somente um ou alguns poucos podem alcanar. Buscam benefcios pessoais e consideram irrelevantes os sucessos de seus colegas. Trabalham juntos para cumprir objetivos e tarefas compartilhadas. Percebem que s conseguiro atingir seus objetivos se os demais membros do grupo conseguirem os seus.

2. A seleo e organizao de contedos no tarefa


rpida ou fcil. Exige muito conhecimento do assunto e do grupo de alunos, alm do embasamento seguro em termos da estrutura da disciplina .Para auxiliar o professor nessa tarefa recomenda-se levar em conta , exceto:

5. As tendncias pedaggicas so divididas em duas


grandes correntes: a liberal e progressista. Entre as progressistas encontramos:

a A estrutura lgica da matria. b A seleo e organizao dos contedos c d e

sero definidas por especialistas. Os critrios de validade, flexibilidade, significao e utilidade. As condies psicolgicas para a aprendizagem. As necessidades scio-econmica e cultural. a alternativa que corresponde concepo de ensino scio-interacionista.

a b c d e

A Tecnicista. A Libertadora. a Renovada No Diretiva. A tradicional. A Renovada Progressivista.

6. Indique a alternativa que corresponde avaliao


numa viso Libertadora.

3. Indique

a Valoriza-se o trabalho individual, a ateno,a b c d e


concentrao, o esforo e a disciplina como garantias para apreenso do conhecimento. Preparao moral e intelectual do aluno para assumir sua posio na sociedade. Levar o aluno a apresentar respostas certas, obter notas altas, repetir o que o professor ensina. Valorizao do contedo scio cultural dos alunos e de seus nveis de elaborao de conhecimentos. O ensino a transmisso de informaes.

a b c d e

Inteno de reproduo das classes sociais. Postura disciplinadora e diretiva do professor. Privilgio memorizao. Exigncia burocrtica peridica. Concepo investigativa e reflexiva. Antnia Osima Lopes, no livro Repensando a Didtica, no contexto escolar o planejamento participativo caracteriza-se:

7. Segundo

a Pela busca da integrao efetiva entre escola e


realidade social.

b Por apresentar uma concepo mecnica e c d


burocrtica no contexto do trabalho docente. Por ser elaborado pelo professor, que realiza o trabalho pedaggico de forma centralizada. Por priorizar uma ao individualista.

e Por estar voltada para atingir o fim mais especfico


da educao.

3 d Existe a possibilidade de avano nos cursos e nas e


sries mediante verificao do aprendizado. Aproveitamento de estudos concludos com xito. .

8. O professor de Geografia na sua prtica pedaggica


adota a Concepo Tradicional. Marque a alternativa que apresenta uma caracterstica de avaliao dessa concepo.

12. Na reunio de pais e mestre, a equipe escolar


precisa coletar a opinio dos pais em relao ao trabalho desenvolvido na escola. Que instrumento de avaliao o mais adequado para esta situao?

a b c d e

Classificatria. Dialgica. Inclusiva. Democrtica. Mediadora.

a b c d e

Sociograma. Inventrio. Teste padronizado. Exerccio de verificao. Questionrio.

9. Esta tendncia foca a questo pedaggica: eixo no


processo autogestionrio como forma de desenvolvimento do indivduo no coletivo e na autonomia do grupo excluindo-se qualquer direo fora dela. Trata-se da tendncia:

13. Como professor, sua preocupao central garantir


que todos aprendam. Tendo isso em vista, faz o planejamento, opta por uma ou outra atividade, por um ou outro encaminhamento e para que obtenha maior controle sobre o processo de aprendizagem de cada aluno, alguns aspectos so essenciais, como: I. Observar o trabalho dos alunos durante a atividade. II. Incentivar a pesquisar em fontes selecionadas. III. Criar situaes desafiadoras para cada aluno. IV. Fazer intervenes que contribuam para problematizar. V. Oferecer esclarecimentos individuais.

a b c d e

Libertria. Renovada No Diretiva. Crtico-social dos Contedos. Tecnicista. Tradicional.

10. Segundo a LDB n 9.394/96, no seu artigo 11 que


d ao municpio incumbiciar-se de: I. Exercer ao redestributiva em relao s suas escolas. II. Baixar normas complementares para seu sistema de ensino. III. Oferecer a educao infantil em creches e prescolas e, com prioridade o ensino mdio. IV. Autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino. correto afirmar:

a b c d e

I e II esto erradas. Todas esto corretas. Somente a IV est correta. Nenhuma est correta. Somente a I est correta.

14. A nfase no conhecimento escolar justifica-se assim,


por ser a escola um espao privilegiado de construo e de reconstruo dos conhecimentos historicamente produzidos. Portanto a escola:

a b c d e

Apenas I est correta. Apenas a III est correta. Apenas a IV est correta. I, II e IV esto corretas. I e II esto corretas.

a b c d
escolar

11. A Lei 9.394 /96 (LD no seu artigo 24 inciso V diz


sobre a verificao do rendimento observando os seguintes critrios, exceto:

Sugere uma absoro passiva de conhecimentos. Pode ajudar a formar indivduos conformistas. Favorece a aquisio de saberes e valores. Deve se preocupar apenas na transmisso de contedos. Ensina a formar sujeitos obedientes e para uma sociedade hierarquizada.

a A avaliao ser continuada e cumulativa com b c


prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Os estudos de recuperao sero optativos para os casos de baixo rendimento escolar. Existe a possibilidade de acelerao de estudos para alunos com atraso escolar.

15. As intervenes do professor em sala de aula nas


atividades propostas contribuem para:

a Favorecer a compreenso da tarefa. b A aceitao dos contedos pelos alunos sem


questionamentos.

c Criar situaes desafiadoras apenas para os alunos d e


que se expressam melhor. Deixar o aluno mais passivo diante dos contedos. O aluno decorar regras, frmulas e clculo.

4 d Falta de merenda de qualidade para o alunado. e As atitudes descomprometidas da direo da escola. 20. De a
acordo com os Parmetros Curriculares Nacionais PCNs, o que so temas transversais?

16. No

mbito curricular, pode-se vislumbrar a separao entre intenes e prticas. Nem sempre as metas propostas no currculo so articuladas pela escola. Nesse contexto, o estudo do currculo deve atender a pressupostos bsicos.

b c d e

I. Oferecer uma viso de cultura que as escolas transmitem tanto na sua dimenso oculta quanto na manifesta. II. Ser entendido como um processo historicamente construdo. III. Promover a interao entre teoria e prtica. IV. Ser um projeto cultural com flexibilidade para que os professores intervenham nele.

um conjunto de temas que aparecem transversalizados, permeando a concepo das diferentes reas, seus objetivos, contedos e orientaes didticas. Temas que substituem as disciplinas das reas diversificadas do currculo. Temas selecionados para reunies de pais e mestre. Temas escolhidos para aumentar a quantidade de contedos. Temas que incentivam os alunos a estudar mais garantindo a aprovao.

ESPECFICA

a b c d e

I, II e III esto corretas. Somente I est correta. Apenas a II est correta. Todas esto corretas. Nenhuma est correta.

21. Apresenta conceito correto para a disciplina Histria


o que se afirma em:

a Estudo do passado do homem, volvendo-se para o b Estudo c d e


futuro, sem nenhuma delimitao com a atualidade. do tempo pretrito da humanidade, volvendo-se para o presente e demarcando negativamente o futuro. Influncia direta das conjunturas presentes e pretritas e sua influncia no porvir. Estudo do porvir da humanidade. Estudo da Pr-Histria relacionada ao presente e futuro da humanidade.

17. A Lei 9.394/96, no seu Artigo 65 fala sobre a


formao do docente, exceto para a Educao Superior, incluir prtica de ensino de no mnimo:

a b c d e

Oitocentas horas. Trezentas horas. Duas mil horas. Quinhentas horas. Seiscentas horas.

22. caracterstica do estudo da Histria Positivista(sc.


XIX) da humanidade:

18. De acordo com a Lei 9.394/96, no Ttulo IV que


trata da organizao da Educao Nacional, no seu artigo 11, incumbe de ofertar a Educao Infantil em pr-escolas a(as):

a b c d e

Secretaria de Sade. Secretaria do Bem estar social do Municpio. Instituies de ensino mantidas pela Unio. Secretaria do Bem estar social dos Estados. Secretaria da Educao dos Municpios.

a b c d e

marcante influncia do historiador. patrocnio de estrias. neutralidade cientfica diante dos fatos. subjetivismo do historiador. forte apelo s cincias humanas, como auxiliares do processo histrico.

23. Sobre a Carta do Descobrimento do Brasil ( de Pero


Vaz de Caminha, 1500) pode-se afirmar que:

19. Autores que tratam da educao so quase


unnimes em afirmar que um dos maiores problemas da escola no ensino fundamental o fracasso escolar. Esse problema fica evidenciado ao que se observa:

a uma fonte histrica sem valor, tendo em vista no b c d e


ser documento. por ser documento oficial, tem valor sobre s demais fontes que no so oficiais, deixando estas em segundo plano. No documento, nem fonte histrica. fonte histrica, s que no um documento, pois no foi oficializada perante Coroa Portuguesa. Por ser documento, sobre essa fonte histrica pode ser feita uma crtica objetiva.

a Falta de vaga na escola pblica. b O grande nmero de reprovados nos anos iniciais c
do ensino fundamental. Um trabalho pedaggico voltado para os ltimos anos do Ensino Fundamental.

5 24. Assinale a alternativa que completa adequadamente


e na ordem respectiva os parnteses da frase: A Constituio de 1988 (...); enquanto que a de 1824 foi (...).

29. Sobre o governo Juscelino Kubitschek de Oliveira,


verdade asseverar que:

a Marcou o processo de industrializao brasileiro. b Limitou-se a construir novas cidadelas no entorno da


capital federal. corrupo palaciana, alcanando notabilizao. d Foi fundamental, nesse governo, o reaparelhamento das Foras Armadas. e Impediu a entrada de capital estrangeiro e valorizou o produto nacional. 30. So caractersticas da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, datada de 1988:

a b c d e

promulgada, democrtica. promulgada, a segunda do Brasil. analtica, prolixa. democrtica, outorgada. democrtica, republicana. Veja as informaes abaixo, para responder as questes 25 e 26. Na poca da Redemocratizao brasileira: I) os presidentes eram eleitos por via indireta; II) no houve eleies neste perodo; III) em tal poca somente houve eleies para Presidente da Repblica e IV) neste perodo o povo escolhia seus representantes pelo voto.

c Perseguiu

25. Das informaes, constatamos que: a b c d e


h duas afirmaes corretas. h uma afirmao correta. no h nenhuma afirmao correta. h quatro afirmaes corretas. h trs afirmaes corretas.

a b c d e

nela os analfabetos so inalistveis e inelegveis. nela os analfabetos so apenas inelegveis. voto feminino, como nunca ocorrera outrora. voto com base na renda per capita. constituio dirigente, simples e democrtica.

31. Leia o trecho a seguir:


Fui vencido pela reao e assim deixo o governo. Foras terrveis levantam contra mim e me intrigam ou me infamam. Se permanecesse, no manteria a confiana e tranqilidade, ora quebradas, indispensveis ao exerccio da minha autoridade.
O trecho parte constante da declarao de renncia, datada de 25/08/1961, Dia do Soldado, do Presidente:

26. Pode-se deduzir das informaes prestadas sobre o


perodo da Redemocratizao brasileira que a(s) incorreta(s) so:

a b c d e

I, II e III. somente IV. somente I e IV. II e III, apenas. todas so incorretas.

a b c d e

Getlio Vargas. Joo Goulart. Mdici. Jnio Quadros. Juscelino Kubitschek.

32. Podemos definir o mercantilismo como sendo a poltica


econmica adotada na Europa durante o Antigo Regime. O governo absolutista interferia muito na economia dos pases. O objetivo principal destes governos era alcanar o mximo possvel de desenvolvimento econmico, atravs do acmulo de riquezas. Quanto maior a quantidade de riquezas dentro de um reino, maior seria seu prestgio, poder e respeito internacional. Dentre as caractersticas abaixo, aquela que no caracteriza o sistema mercantilista o que se afirma em:

27. So eventos que marcaram o governo Costa e Silva. a A criao do Mobral e do Movimento Sem Terra. b A reforma universitria de 1968. c A reforma universitria de 1969 e o Movimento Sem
Terra.

d A criao do Mobral e a Reforma Universitria de 1968. e O parlamentarismo e a criao do Mobral. 28. Aponte a afirmao falsa, no que tange ao estudo
metodolgico da disciplina Histria:

a o ouro e a prata eram metais que deixavam uma nao


muito rica e poderosa, portanto os governantes faziam de tudo para acumular estes metais. Alm do comrcio externo, que trazia moedas para a economia interna do pas, a explorao de territrios conquistados era incentivada neste perodo. Foi dentro deste contexto histrico, que a Espanha explorou toneladas de ouro das sociedades indgenas da Amrica como, por exemplo, os maias, incas e astecas. o governo desestimulava o desenvolvimento de indstrias em seus territrios. Como o produto industrializado era mais caro do que matrias-primas

a A Histria pode optar pelo uso da tecnologia,


adequando-se ao contexto da realidade vivida.

b A linguagem da Histria no estanque , tendendo a


evoluir com o caminhar da humanidade.

c No h na Histria uso de linguagem significativa, que d e


influencie o estudioso da disciplina. Inconcebvel no estabelecer elo entre escrita e a evoluo dos textos histricos, que facilita o entendimento do pblico leitor. A internet produz Histria.

6
ou gneros agrcolas, exportar manufaturados era certeza de bons lucros. c os reis criavam impostos e taxas para evitar ao mximo a entrada de produtos vindos do exterior. Era uma forma de estimular a indstria nacional e tambm evitar a sada de moedas para outros pases. d as colnias europias deveriam fazer comrcio apenas com suas metrpoles. Era uma garantia de vender caro e comprar barato, obtendo ainda produtos no encontrados na Europa. Dentro deste contexto histrico ocorreu o ciclo econmico do acar no Brasil Colonial. e esforo era para exportar mais do que importar, desta forma entraria mais moedas do que sairia, deixando o pas em boa situao financeira. 33. Sobre a Revoluo Francesa so feitas as seguintes afirmaes: No ms de agosto de 1789, a Assemblia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado. Este importante documento trazia significativos avanos sociais, garantindo direitos iguais aos cidados, alm de maior participao poltica para o povo. II. Aps a revoluo, o terceiro estado comea a se transformar e partidos comeam a surgir com opinies diversificadas. Os girondinos, por exemplo, representavam a alta burguesia e queriam evitar uma participao maior dos trabalhadores urbanos e rurais na poltica. Por outro lado, os jacobinos representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participao popular no governo. Liderados por Robespierre e Saint-Just, os jacobinos eram radicais e defendiam tambm profundas mudanas na sociedade que beneficiassem os mais pobres. III. A situao social era to grave e o nvel de insatisfao popular to grande que o povo foi s ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionrios foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o incio do processo revolucionrio, pois a priso poltica era o smbolo da monarquia francesa. Destas, so verdadeiras: I. II. A periodizao histrica busca um elo entre o passado e o presente, unicamente. III. O tempo histrico tem valor absoluto e, ainda, a periodizao resultado dessa concepo. Temos, destarte, como verdadeira(s)

a b c d e

a proposio I, apenas. a proposio II, apenas. as proposies II e III. as proposies I e III. nenhuma das proposies verdicas.

esto

totalmente

35. Julgue as afirmaes abaixo com C para as que


forem certas e E para as que forem erradas: 1.A partir de 15 de Julho de 1799, o Prncipe do Brasil, D. Joo, tornou-se Prncipe Regente de Portugal. Os acontecimentos na Europa, onde Napoleo Bonaparte se afirmava, sucederam-se com velocidade crescente.Desde 1801 que se considerava a idia da transferncia da Corte Portuguesa para o Brasil. / 2. Com a presena da Famlia Real Portuguesa no Brasil a partir de 1808, registrou-se o que alguns historiadores brasileiros denominam de "inverso metropolitana", ou seja, o aparelho de Estado Portugus passou a operar a partir do Brasil, que desse modo deixou de ser uma "colnia" , porm no assumiu as funes de metrpole./ 3. O passo seguinte, que conduziu independncia do Brasil, ocorreu com a ecloso da Revoluo liberal do Porto (24 de agosto de 1820), que imps o regresso de D. Joo VI a seu pas, visando forar o retorno do chamado Pacto Colonial. A notcia do movimento chegou ao Rio de Janeiro em 12 de outubro, causando intensa comoo. Temos como respostas para as trs afirmaes, sobre o processo de Independncia do Brasil, respectivamente:

a b c d e

certa, errada, certa. certa,certa, certa. errada, errada, errada. errada, certa, certa. certa, errada, errada.

36. caracterstica do sistema republicano brasileiro,


exceto:

a b c d e

o que se contm em I e II. o que se contm em I. o que se contm em III. nenhuma das afirmaes. todas as assertivas.

a Ideais de ordem e progresso, expressos na flmula


representativa.

b Repblica parlamentarista. c Sistema bicameral, com duas Cmaras legislativas. d Diviso dos poderes, nos moldes propostos por
Montesquieu.

34. A periodizao histrica uma das maneiras de lidar


com o tempo histrico para melhor entender o seu movimento. Nesse sentido afirma-se: I. O tempo histrico no tem valor absoluto.

e O Estado Democrtico de Direito. 37. Era caracterstica do alvorecer das idias que
predominaram na Europa no Sculo das Luzes:

a Protestantismo.

7 b c d e
Colonato. Socialismo. Racionalismo. Atesmo.

38. Sobre o governo de Fernando Henrique Cardoso, no


verdade que:

internacionalizao de nossas empresas j uma realidade. O apoio aos grandes exportadores no incompatvel com o incentivo agricultura familiar e ao microempreendedor. As pequenas empresas so responsveis pela maior parcela dos empregos permanentes em nosso pas. Merecero polticas tributrias e de crdito perenes...
vlido afirmar que esse governo:

a nele foi aprovada a emenda constitucional da


reeleio. b caracterizou-se pela oposio marcante do PT e PSOL. c Nele houve a privatizao de empresas que favorecem a economia da nao. d Houve estatizao de empresas fortes que alavancaram a economia do pas. e Foi marcado por protestos, forte desvalorizao do dlar no segundo mandato e insatisfao dos aposentados. 39. As revolues europias do final do sculo XVIII foram chamadas de:

a recebeu o pas de forma decadente do governo b


anterior, como bem mencionou a presidenta no seu discurso. Teve sua diplomao (presidenta Dilma e vicepresidente Temer), pelo Tribunal Superior Eleitoral, realizada em 17 de dezembro do ano anterior posse. J decretou cortes no oramento, o que rendeu aplausos e apoio dos governadores do Nordeste. Ter como uma de suas balizas menos importantes a erradicao da misria. Quanto s polticas tributrias, mencionadas no fim do discurso de posse acima transcrito, a presidenta j enviou slida proposta de Reforma ao Congresso Nacional.

c d e

a b c d e

Capitalistas. Anarquistas. Burguesas. Absolutistas. Monarquistas.

40. Vejamos trecho do discurso de posse da presidenta


Dilma, de 1 de janeiro de 2011 e em seguida respondamos a questo proposta.

...Eu e Michel Temer nos sentimos responsveis por seguir no caminho iniciado por eles. Um governo se alicera no acmulo de conquistas realizadas ao longo da histria. Ele sempre ser, ao seu tempo, mudana e continuidade. Por isso, ao saudar os extraordinrios avanos recentes, justo lembrar que muitos, a seu tempo e a seu modo, deram grandes contribuies s conquistas do Brasil de hoje. Vivemos um dos melhores perodos da vida nacional: milhes de empregos esto sendo criados; nossa taxa de crescimento mais que dobrou e encerramos um longo perodo de dependncia do FMI, ao mesmo tempo em que superamos nossa dvida externa. Reduzimos, sobretudo, a nossa histrica dvida social, resgatando milhes de brasileiros da tragdia da misria e ajudando outros milhes a alcanarem a classe mdia. Mas, em um pas com a complexidade do nosso, preciso sempre querer mais, descobrir mais, inovar nos caminhos e buscar novas solues. S assim poderemos garantir, aos que melhoraram de vida, que eles podem alcanar mais; e provar, aos que ainda lutam para sair da misria, que eles podem, com a ajuda do governo e de toda sociedade, mudar de patamar. (...)Valorizar nosso parque industrial e ampliar sua fora exportadora ser meta permanente. A competitividade de nossa agricultura e da pecuria, que faz do Brasil grande exportador de produtos de qualidade para todos os continentes, merecer toda nossa ateno. Nos setores mais produtivos a

Вам также может понравиться