Вы находитесь на странице: 1из 4

Autobiografia

Texto em que algum fala de si prprio, dos seus sentimentos e das suas emoes, das suas ideias, dos seus desejos, das crises do quotidiano. Ao falar de si, o autor exige um conhecimento de si prprio, como ponto de partida para fazer confidncias ou confessar sentimentos mais ntimos. Implica a percepo consciente da pessoa singular que h em cada ser humano. Assenta numa autoconscincia individual apta a explorar a fase privada da sua vida. Pode apenas traduzir a face pblica do eu e orientar-se para o enaltecimento e apologia de uma causa ou de uma carreira. A escrita autobiogrfica requer alguma impessoalidade e distanciao do autor em relao a si mesmo, o que exige conhecer-se e perceber o que distingue a sua identidade singular da identidade dos outros.

Caractersticas
Identidade entre autor, narrador e personagem: o autor assume o papel de narrador e de personagem principal da narrativa; exprime-se na 1 pessoa. Narrativa retrospectiva e reveladora de uma personalidade o narrador regressa ao passado e prope uma sntese da sua experincia; descreve as etapas do seu desenvolvimento psicolgico; reconstri a sua histria; lana um olhar neutro, crtico ou nostlgico sobre o seu percurso de vida. A ligao do autor de um texto autobiogrfico ao seu leitor especial, pois o autor compromete-se a que ele prprio, o narrador e a personagem sejam um s e o leitor deve aceitar este contrato; compromete-se igualmente a dizer a verdade (aqui sujeita s traies da memria) e aceita o leitor como juiz, justificando-se pelas atitudes do passado.

Memrias
Estas tm como objectivo a vida pblica do indivduo e o seu papel poltico e social, mais do que a sua vida privada.

Romance autobiogrfico
O leitor pode supor uma identidade entre o narrador e a personagem, mas o autor no a reivindica.

Dirios
Contm registos dirios e propem uma escrita descontnua, sem uma forma organizada.

O TEMPO nos textos autobiogrficos


representado de duas formas: a) Tempo objectivo assinalado por uma data, uma hora, b) Tempo subjectivo vivido pelo indivduo e diferente do tempo marcado pelo relgio: um acontecimento muito curto pode ser apreendido e/ ou sentido como interminvel, de acordo com a sua importncia para quem o viveu e as emoes que esse tempo suscitou (Um minuto que me pareceu uma eternidade.)

Soneto de cariz autobiogrfico Bocage


Apenas vi do dia a luz brilhante L de Tbal no emprio celebrado, Em sanguneo carcter foi marcado Pelos Destinos meu primeiro instante. Aos dois lustros a morte devorante Me roubou, terna me, teu doce agrado; Segui Marte depois, e enfim meu fado, Dos irmos e do pai me ps distante. Vagando a curva terra, o mar profundo, Longe da Ptria, longe da ventura, Minhas faces com lgrimas inundo. E enquanto insana multido procura Essas quimeras, esses bens do mundo, Suspiro pela paz da sepultura.

O poema permite conhecer o percurso de Bocage entre a sua terra natal e a vida no Oriente: 1 quadra nascimento de Bocage em Setbal (sede do Tbal); seu carcter sanguneo. 2 quadra: aos 10 anos (dois lustros), morre-lhe a me, facto que marcar a sua vida e talvez determine o seu complexo de Jonas (consiste no esquema
psicolgico da atraco pelo abismo "devorador" e a aspirao por um resgate luminoso, uma sada para uma vida de "outro sol de luz mais pura"; o verso "Saiba morrer o que viveu no soube"); seguiu a vida militar, separando-se dos irmos e do

pai. 1 terceto: Viagem para o Oriente, ultrapassando o cabo da Boa Esperana e penetrando no ndico; revela as saudades da ptria e as lgrimas que derramou. 2 terceto: Expresso da sua infelicidade e apelo pelo abismo, suspirando pela paz da sepultura.

CARACTERSTICAS DO DISCURSO
Discurso na 1 pessoa. Predomnio do EU (presente ou subentendido). Formas verbais na 1 pessoa. Presena de pronomes pessoais (forma de sujeito e de complementos). Presena de determinantes e pronomes possessivos. Uso da linguagem conotativa e emotiva. Uso de: Substantivos abstractos Adjectivao expressiva Verbos do domnio do ser (definio, permanncia) e do estar (caracterizao do momento) Pontuao sugestiva Frases de tipo exclamativo e interrogativo Alternncia de ritmos Sonoridades nasais, guturais e sibilantes Utilizao de figuras de estilo: metfora, anfora, hiprbole, comparao, gradao, enumerao, aliterao,

Вам также может понравиться