Вы находитесь на странице: 1из 25

6 6

QUAL O FUTURO DA ILUSO? A RELIGIO NO PENSAMENTO LACANIANO E SUA CONTRIBUIO PARA A PSICANLISE COM BASE NA LEITURA DE O TRIUNFO DA RELIGIO

Gladson Pereira da Cunha


Mestre em Cincias da Religio pelo Programa de Ps-Graduao em Cincias da Religio da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Especialista em Filosofia e Psicanlise pelo Programa de Ps-Graduao em Filosofia da Universidade Federal do Esprito Santo (Ufes). Bacharel em Teologia pela UPM. Professor temporrio de Filosofia no ensino mdio da rede estadual do Esprito Santo. Email: gladsoncunha@gmail.com

138

APRESENTAO

RESUMO
O presente artigo procura apresentar, com base na leitura de O triunfo da religio, de Jacques Lacan (2005c), qual seria o papel da religio luz da psicanlise lacaniana na sociedade contempornea. Lacan toma por emprstimo o conceito freudiano de mal-estar da civilizao para poder demonstrar a incapacidade do Estado, da educao, da cincia, e mesmo da prpria psicanlise, em fornecer sentido aos homens diante do real. A religio, segundo Lacan, triunfaria por saber como lidar com as angstias desse momento e super-las, produzindo o sentido necessrio humanidade.

PA L AV R A S - C H AV E
Lacan; Freud; psicanlise; civilizao; religio.

1 . I N T RO D U O
Em entrevista recente, William Castilho Pereira, professor da Pontifcia Universidade Catlica de Minas Gerais (PUC-Minas), foi questionado acerca da possibilidade de um casamento entre a religio e a psicanlise. Para suspeio de uns e fria de outros, a resposta foi a seguinte:
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

139

E como todo bom casamento, preciso preservar a singularidade de cada uma das partes. Porque todo casamento no significa fuso, e um casamento que se constitui como fuso, uma unicidade total, terrvel. muito interessante demarcar os lugares e as posies destas partes. A religio um campo em que o sujeito livremente tem uma relao com Deus, ento o estudo da religio exatamente entorno desta figura de Deus, desta figura do crente e desta relao que muito ligada questo da f (SANTOS, 2008).

Esse casamento, portanto, no est apenas num nvel do senso comum, mas tem penetrado o mundo acadmico, sendo alvo de uma reflexo de carter teolgico. Haja vista uma das linhas de pesquisa, denominada Psicanlise e maturidade crist, do Programa de Doutorado em Teologia da Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)1. Nesse sentido, ambas as coisas parecem interessar no apenas ao homem comum ou homem religioso, mas tambm ao homo academicus. possvel dizer que, desde o incio da psicanlise, uma sombra religiosa a tenha perseguido e que ambas, a despeito de toda suspeio que Freud elaborou acerca da religio, se enamoraram. Basta considerar os nomes de uma primeira gerao de psicanalistas, como Carl Gustav Jung, que era, por assim dizer, um mstico ou mesmo o reverendo Oskar Pfister, ministro da Igreja Reformada sua, que exercia tambm a medicina em Zurique. Em ambos os casos, foram dois contribuidores de Freud, sendo o ltimo deles um interlocutor de Freud quando o assunto era religio (ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 588). O radicalismo de Freud em relao religio parece desmentir ou contradizer a seguinte resposta dada a Pfister:
A psicanlise, em si, no nem religiosa nem irreligiosa. um instrumento sem partido, do qual podem servir-se religiosos e leigos, desde que o faam unicamente a servio do alvio dos seres que sofrem (FREUD apud ROUDIESCO; PLON, 1998, p. 589).

Essa posio parece amena diante de outras posies mais radicais do pai da psicanlise.
1

Para mais informaes, ver Pontifcia Universidade Catlica do Rio de Janeiro (2010).

140

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

Um fato que fica claro que a psicanlise, em si, no tem um estatuto eminentemente atesta a ser seguido, muito embora, em 1938, o conceito de iluso alcance o prprio Deus, em Moiss e o monotesmo, radicalizando o conceito freudiano acerca da religio e pondo em suspeita uma figura que at ento havia escapado de uma crtica direta de Freud (MORANO, 2003, p. 64). Freud, noutro lugar, alegou que, pelo fato de ser ateu, a ideia de a psicanlise ser usada por clrigos e pessoas religiosas para a cura de almas no lhe veio mente (ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 369). Assim, entre a morte de Freud e os dias de hoje, muito se discutiu sobre esse tema, mas poucas concluses foram to dramticas como a que deu o francs Jacques mile Lacan (1901-1981). Inicialmente, Lacan prope uma retomada da produo freudiana devido a um suposto distanciamento da Associao Psicanaltica Internacional, fundada por Freud, daquilo que seria fundamental na teoria e prtica freudiana. O retorno se transformou em virada metodolgica, como Morano (2003, p. 19) categorizou:
Os modelos fsicos pelos quais o fundador da psicanlise expressara suas novas descobertas (segundo o ideal vigente em sua poca para todas as disciplinas cientficas) foram substitudos por Lacan por modelos lingusticos, mais em consonncia com a compreenso dos mecanismos que regem o inconsciente.

Tal virada ou reinterpretao lacaniana contemplou os vrios elementos constituintes da teoria psicanaltica de Freud. Conceitos, como o inconsciente, ganharam novos contornos e sentidos. No apenas os tpicos do ensino psicanaltico receberam esse trabalho lacaniano, mas tambm, como Freud, Lacan se tornou uma espcie de crtico da cultura do seu tempo. Entre as estruturas sociais que Lacan discutiu, a religio tambm entrou na lista. E diferentemente de Freud, Lacan deu uma nova interpretao e um novo papel a essa instituio. Assim, o presente projeto de pesquisa pretende analisar o ponto de vista de Jacques Lacan (2005c) com base na leitura do livro O triunfo da religio, de 1974. Para alguns, os conceito que Lacan trabalha nessa obra apenas um modo de como se deve chegar a uma frmula de atesmo coerente (ASKOFAR, 2008, p. 13). A proposta lacaniana exige um caminho ao nada
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

141

ou a Deus (BULL, 2000, p. 311). O que possvel compreender da leitura desse pequeno texto de Lacan? Neste trabalho, sero usadas duas verses diferentes de O triunfo da religio. Uma editada por Jacque-Alain Miller, genro de Lacan, e publicada em lngua portuguesa pela Editora Jorge Zahar. A outra uma traduo na ntegra da entrevista de 1974, feita em 2001 por um cartel da Association Lacanienne Internationale, postada no site dessa organizao em 2005 (cf. LACAN, 2011). Esse procedimento tem como objetivo considerar aquilo que, na edio de Miller, pode ter sido deixado de lado e tenha certa relevncia para o presente trabalho. Algo que deve ficar evidente no incio deste trabalho que o livro O triunfo da religio no foi escolhido aleatoriamente, mas sim tendo em vista que se trata de uma forma de pensamento amadurecida e final de Lacan acerca da religio, mas obviamente com base em possveis leituras de Freud, que podem ser implicitamente consideradas como o bojo da edificao conceitual lacaniana. No se deve perder de vista que, como em qualquer teoria ou sistematizao de um pensamento, a ideia final o resultado de um devir constante do pesquisador, pensador ou filsofo. Eis a importncia desse texto.

2. A RELIGIO: UMA R E CO N S T RU O L AC A N I A N A
Algo que muito comentado acerca de Lacan o fim que tomou sua tentativa de retorno aos pressupostos bsicos da psicanlise freudiana. Na verdade, o retorno lacaniano mais parece uma reviravolta tanto metodolgica quanto epistemolgica. Lacan se valeu dos mais diversos filsofos em especial os existencialistas, como Kierkegaard, Heidegger e Sartre , de fillogos como Saussure e do antroplogo Lvi-Strauss para remodelar o que seja a psicanlise. Na afirmao de Askofar (2008, p. 14), a religio, para Lacan, no seria um tema como outro qualquer em seu ensino, mesmo no ocupando o mesmo lugar e o mesmo status, como Freud (1988c, p. 176), que se autointitulava o judeu incrdulo. Se pela incredulidade formal de Freud a religio estava relacionada entre as vrias formas de neuroses obsessivas,
142
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

no pensamento lacaniano era possvel dar-lhe outra qualificao muito mais valorizada, embora ele mesmo no deixe de trat-la como uma esquizofrenia coletiva, mesmo reconhecendo suas qualidades (LACAN, 2005c, p. 76). Portanto, para compreender a religio dentro do ensino lacaniano, faz-se necessrio explorar e questionar o que a religio nesse en sino e, ao mesmo tempo, radicalizar e converter essa questo [numa outra, isto ,] o que a religio na psicanlise (ASKOFAR, 2008, p. 14). E quando se fala em psicanlise, deve-se perguntar: Qual delas? A freudiana ou a lacaniana?. No h dvida de que o propsito deste trabalho relaciona-se com o fato de como a religio compreendida pela escola lacaniana de psicanlise, alis, como o prprio Lacan a compreende. importante lembrar, contudo, que no se pode entender Lacan e sua teoria psicanaltica sem passar pelas bases tericas de Sigmund Freud. Embora no haja no ensino lacaniano nenhuma teoria acerca da religio to bem formulada como no caso de Freud Totem e tabu (1999), O futuro de uma iluso (1988b) ou Moiss e o monotesmo , Lacan no se mostrou indiferente ao assunto. Ao contrrio, as questes que envolvem Deus e/ou a religio pontilham a sua obra. Mas justamente nesses textos de Freud que Lacan tem seu ponto de partida, como uma forma de fazer cumprir seu retorno s ideias freudianas (cf. JULIEN, 2010, p. 44). Assim, de acordo com Askofar (2008, p. 15),
[...] todo o ensino de Lacan [acerca da religio] pode ser lido como uma obra de registro (eliminao) da psicanlise na religio e, em seguida, de emancipao (separao), a psicanlise da religio.

Isto , como os princpios psicanalticos poderiam ser vistos na religio o mito do Urvater o pai primitivo presente em Totem e tabu, que, para Freud (1999), era a essncia do pensamento religioso presente em toda cultura, mesmo nas chamadas primitivas, foi o ponto de partida de Lacan. desse conceito do pai primitivo e do seu mito que Lacan elaboraria um conceito-chave em seu ensino, isto , o conceito do nom-du-pre ou nome-do-pai (ASKOFAR, 2008, p. 15). O nome-do-pai um conceito que pode ser definido
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

143

como o significante no Outro2, como o lugar do significante o significante do Outro como um lugar da lei (LACAN, 1966, p. 683). O conceito da existncia de um a lei j exigiria um legislador o Urvater morto seria a personificao das diversas interdies e ao mesmo tempo a criao da figura divina (JULIEN, 2010, p. 46). Em O triunfo da religio, Lacan (2005c, p. 66) demonstra claramente que psicanlise e religio so coisas bem diferentes. Ao separar a psicanlise da religio, Lacan estabelece o campo de ao de cada uma e determina tambm os seus limites, como ser visto mais adiante. A psicanlise um sintoma do mal-estar, e a religio, a cura deste. Uma cura da necessidade de sentido ou uma resposta a essa necessidade, composta de pai, amor e significado (ASKAFOR, 2008, p. 17). Lacan (2005c, p. 72), portanto, reconstri a finalidade ou o propsito da religio: ser elemento de cura para a humanidade sem sentido. E desligadas a psicanlise da religio e a religio da psicanlise, ambas deveriam ocupar os seus lugares de direito e cumprir o seu papel.

3 . L AC A N E A R E L I G I O : O T R I U N F O DA I LU S O
O texto de O triunfo da religio, ttulo dado por Miller, , em sua origem, uma entrevista que Jacques Lacan concedeu a jornais italianos e franceses, por ocasio de um congresso da Escola Psicanaltica a cole Freudienne de Paris, fundada em 1964 ocorrido em Roma, em 1974. Nessa ocasio, Lacan (2011) iria proferir uma conferncia a respeito das relaes entre a psicanlise e a religio relaes que no so muito amigveis. muito interessante perceber como Lacan e no os seus entrevistadores conduz essa entrevista, de modo que ele
2

O conceito de outro em Lacan utilizado para designar um lugar simblico o significante, a lei, a linguagem, o inconsciente, ou, ainda, Deus que determina o sujeito, ora de maneira externa a ele, ora de maneira intrassubjetiva em sua relao com o desejo. Pode ser simplesmente escrito com maiscula, opondo-se ento a um outro com letra minscula, definido como outro imaginrio ou lugar da alteridade especular (cf. ROUDINECO; PLON, 1998, p. 558).

144

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

fala aquilo que ele quer falar, isto , a temtica da conferncia que ele realizaria, direcionando, assim, todas as questes para o seu objetivo. No menos importante notar que o prprio Lacan tinha a questo da relao entre religio e psicanlise como foco de uma conferncia. Esse seria o seu tema na conferncia, esse foi tambm o tema da entrevista que a antecedeu. No contexto dessa entrevista que Lacan, ento, construra ou lanara sua bombstica afirmativa: a religio triunfar. Mas por que a religio h de triunfar? Preocupar-se- neste momento, portanto, por meio de uma leitura atenta e analtica de O triunfo da religio, responder a esse questionamento ao mesmo tempo que se procurar elaborar as bases do pensamento lacaniano sobre a religio disposta nesse texto. O que se pode constatar, como uma hiptese que pretendo demonstrar, da leitura de O triunfo da religio que Lacan assumiu os pressupostos freudianos presentes em O futuro de uma iluso (FREUD, 1988b) e O mal-estar da civilizao (FREUD, 1988a), de modo que o psicanalista francs apresenta aos seus leitores a percepo freudiana do seu contexto histrico, isto , um momento em que a cultura ou a civilizao estaria sofrendo de certo e grave desconforto em suas estruturas. Podemos entender melhor o quadro geral de O mal-estar da civilizao, de Freud (1988a), por meio de Villela Dias (2006, p. 402), que resume muito bem o discurso da referida obra:
Em O mal-estar na cultura, Freud (1930/1980) postula a autonomia e a prevalncia da pulso de morte. Para alm do princpio do prazer, aparece a face opaca da pulso de morte, lei para alm de toda lei. A pulso de morte , em ltima instncia, a responsvel pela repetio, fazendo com que se retorne sempre a um mesmo lugar; lugar de sofrimento e desprazer, o qual proporciona uma satisfao paradoxal, para alm do princpio do prazer, que faz o sujeito gozar de seu mal-estar, traando as vias por onde circula. A necessidade de repetir a mesma coisa onde se situa o recurso de tudo aquilo que se manifesta do inconsciente sob a forma de reproduo sintomtica.

Esse crculo vicioso, motivado pela pulso de morte, segundo Villela Dias (2006, p. 402), fixaria o sujeito no sofrimento e na angstia, de modo que o sofrimento e a ansiedade
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

145

do prprio sujeito se voltam contra ele mesmo, produzindo um mal-estar ainda maior, como disse Freud (1988b, p. 84-85, grifo nosso):
Assim, nossas possibilidades de felicidade sempre so restringidas por nossa prpria constituio. J a infelicidade muito menos difcil de experimentar. O sofrimento nos ameaa a partir de trs direes: de nosso prprio corpo, condenado decadncia e dissoluo, e que nem mesmo pode dispensar o sofrimento e a ansiedade como sinais de advertncia; do mundo externo, que pode voltar-se contra ns com foras de destruio esmagadoras e impiedosas; e, finalmente, de nossos relacionamentos com os outros homens. O sofrimento que provm dessa ltima fonte talvez nos seja mais penoso do que qualquer outro.

Nesse contexto histrico-psicolgico extremante tenso e por isso tambm muito angustiante, Lacan apresenta ao seu mundo a sua prpria realidade. Sem nenhuma perspectiva de um horizonte mais leve, Lacan se prende ideia de uma situao insustentvel para a civilizao. O ser humano, pela sua prpria constituio, estaria fadado infelicidade e angstia. E o relacionamento de infelizes com outros infelizes apenas acentuaria ainda mais essa angstia algo que faz lembrar muito o conceito freudiano de pulso de morte (cf. FREUD, 1920) , no importasse quem se propusesse a agir para o bem-estar da civilizao ocidental: governantes, educadores e cientistas (LACAN, 2005c, p. 57-64). Assim, Lacan insiste em fazer reverberar, em seu discurso, um conceito freudiano acerca da educao, por exemplo: h limitaes na capacidade de educao do homem (FREUD, 1988a, p. 18). Os educadores, para Lacan (2005c, p. 59), at possuiriam alguma funo dentro do quadro da civilizao angustiada, mas nunca um papel definitivo, apenas tangencial produo de qualquer transformao no sujeito. Nunca, porm, seriam capazes de livrar esse sujeito da sua angstia. No apenas o papel da educao foi questionado por Freud e Lacan quanto sua incapacidade de gerar conforto para a humanidade. A esfera poltica tambm insustentvel. De igual modo, Freud (1988a, p. 18) duvidara da capacidade de existir alguma liderana superior, inabalvel e desinteressada que servisse como elemento educador e legislador da
146
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

civilizao do futuro. Em Psicologia de grupo, Freud (1976) deixa claro que o apego de grupos a determinada liderana estaria diretamente ligado s questes edpicas. Os seguidores seriam to neurticos como os lderes, guiando-se e sendo guiados por sentimentos no nobres. Novamente, Lacan (2005c, p. 60) apenas repete seu mestre, no entanto consegue dar alguns lampejos de otimismo:
Como estavam no estgio de seu despertar, isso lhes permitiu perceber que as pessoas que governam, assim como as que educam, no fazem no final das contas a mnima ideia acerca do que fazem. Isso no as impede de faz-lo, e inclusive de faz-lo muito mal. Afinal, governantes no deixam de ser necessrios, e governantes governam, isso um fato. No apenas governam, como isso agrada a todos.

Lacan, entretanto, apresenta-se como pessimista em relao a um grupo que Freud (1988b, p. 49, grifo nosso) considerou otimistamente como o mais capacitado para lidar com o futuro da humanidade os cientistas:
A civilizao pouco tem a temer das pessoas instrudas e dos que trabalham com o crebro. Neles, a substituio dos motivos religiosos para o comportamento civilizado por outros motivos, seculares, se daria discretamente; ademais, essas pessoas so em grande parte, elas prprias, veculos de civilizao.

Os cientistas eram, na percepo de Lacan (2005c, p. 61) e por terem causado seu contexto histrico, pessoas que, de longe, no sabiam o que era a angstia, alis, estavam comeando a ter suas crises de angstia. Ao contrrio de Freud que no vira o genocdio de sua raa em experimentos nazistas ou no viu o que aconteceu em Hiroshima e Nagasaki , Lacan tinha um olhar pessimista em realizao da cincia. Em vez de serem eles veculos de civilizao, como esperava Freud, Lacan (2005c, p. 62) os via como destruidores em potencial dela por meio de suas experincias. No final das contas, a humanidade algo insustentvel, bem como sua existncia. Nem liderana, nem educao, nem os homens da cincia e nem os analistas seriam capazes de dar sentido realidade. Seria, ento, O triunfo da religio apenas
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

147

uma repetio de conceitos freudianos melhorados ou reinterpretados, com um final diferente? evidente que no! As semelhanas entre Freud e Lacan, como j demonstrado, desaparecem j na questo do otimismo em relao cincia. Entretanto, o que d um contorno diferente teoria lacaniana da civilizao ou da religio pode ser definido por duas consideraes: o modo como Lacan (2005c, p. 67) percebia a psicanlise e sua ao dentro da realidade, isto , como uma necessidade necessria, mas sintomtica, que deve ser curada, e pelo modo como ele compreendia a religio, isto , como uma fonte de cura para a civilizao (LACAN, 2005c, p. 71). Esses dois posicionamentos divergem dos de Freud, embora ele mesmo seja a base para o desdobramento de Lacan. Em primeiro lugar no em ordem de ocorrncia no texto, mas na construo do argumento deste artigo , Lacan afirmou que a psicanlise seria um sintoma do mal-estar freudiano da civilizao. No conceito lacaniano do real, simblico e imaginrio (RSI), o sinthoma3 justamente um elemento topolgico que Lacan (2010a) insere para unir essas trs dimenses daquilo que se encontra no inconsciente, o qual se articula na linguagem. Esse sinthoma, contudo, revela a persistncia de restos sintomticos oriundos do real que no cessa de se escrever e se repete (SPARANO, 2011, p. 51). Dessa forma, no seria inoportuno afirmar que o sinthoma no apenas unifica os elementos da topologia do inconsciente lacaniano, mas tambm assume o papel de sintoma, isto , reaes ou elementos do sujeito que ganham objetividade, escapam ao inconsciente e se tornam perceptveis. Um sintoma um indicativo de um mal, num caso de clnica mdica. No caso da psicanlise, um fragmento do real, que no deveria estar visvel. Desse modo, Lacan insere, em seu discurso, um dos seus conceitos que lhe carssimo: o real. Caro, porque como ele prprio define o real algo que indefinvel aquilo que, num mundo em pleno movimento, no funciona (LACAN, 2005c, p. 63). a ausncia de qualquer sentido, o impossvel, at mesmo de ser descrito, porque o Real no um
3

Lacan cunhou o termo sinthoma para descrever a noo j conhecida da palavra e acrescentar, expandindo seu sentido comum, a noo de revelao dos restos oriundos do real, na sua topologia RSI. Sobre o assunto, ver Roudinesco e Plon (1998, p. 541).

148

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

objeto ou uma coisa, seno aquilo que escapa simbolizao (cf. SPARANO, 2011, p. 51). A falta de sentido, ento, seria a causa da angstia humana. Por isso mesmo, Lacan (2005c, p. 63) afirmou que os analistas devem estar excepcionalmente couraados contra a angstia, pois, na clnica, lidam com o real ou so forados a enfrent-lo. Uma angstia que faz parte da existncia humana. Para compreender a angstia provocada pelo real, preciso entender o que angstia para Lacan. De acordo com Murta (2011, p. 2):
Jacques Lacan articula a psicanlise ao Conceito de Angstia do filsofo Soren Kierkegaard. A referncia ao Conceito de Angstia produz uma retomada sobre o tema do desejo ao articul-lo ao objeto a. [] Lacan interpreta a estrutura da angstia como potncia da falta, como ato que atesta que a falta se d, quando no lugar do objeto a do desejo aparece algo.

A falta do objeto a, isto , um objeto indefinvel e inalcanvel, perdido sem sequer se saber como ele , a causa da angstia para Lacan. No sem motivo que Lacan relaciona seu conceito de angstia com o do filsofo e telogo dinamarqus Sren Kierkegaard (2007, p. 16, grifo nosso), o qual condiciona a angstia quilo que est envolvido do Drama da queda (Gn. 3:1-16), como ele prprio deixa claro:
O presente escrito estabeleceu como sua tarefa tratar o conceito angstia de um ponto de vista psicolgico, de modo a ter em mente e diante dos olhos o dogma do pecado hereditrio. Neste sentido, tem a ver tambm, embora tacitamente, com o conceito de pecado.

A perda do objeto a gera a angstia de t-lo. E se o real a falta de todo sentido e a causa da angstia, ele se estabelece tambm como razo geradora do mal-estar no qual a humanidade est inserida. O real, a angstia e o objeto a se do as mos e sufocam a humanidade. Diante disso, qual sada para a humanidade? Essa uma questo a que Lacan (2005c, p. 75) ironicamente responde, dizendo: repelir completamente o real?. Parece-me que ele mesmo no via nenhuma possibilidade de tomar esse rumo. De acordo com Perez (2011):
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

149

A psicanlise poderia ser pensada como um protocolo que possibilitaria (eventualmente) o acesso (impossvel) do sujeito ao Real. Trata-se, antes de mais nada, da experincia que comea com uma implicao subjetiva e que conduz desubjetivao. Algo assim como um conjunto de regras sem as garantias de um estudo algortmico que possibilitaria (eventualmente) a execuo de uma experincia do confronto (nunca completo) com o Real. Isto no constituiria uma experincia cientfica propriamente dita. No a experincia da construo ou o reconhecimento perceptivo de um objeto qualquer, porque o Real no um objeto ou uma coisa, seno aquilo que escapa simbolizao.

O real, portanto, aparece como um elemento que se torna um obstculo ao progresso da humanidade em direo a uma situao sustentvel, possvel e feliz. Entretanto, ao mesmo tempo, ele um conceito carssimo psicanlise lacaniana. Escapando a qualquer simbolizao, o real torna a poltica, a educao, a produo cientfica e at mesmo a prpria psicanlise uma condio de incapacidade, ou melhor, de insustentabilidade da angstia que ele produz. Nem o analista escapa sua agncia. O analista um ser iniciado na arte e tcnica da psicanlise deve, para resistir sua influncia, estar couraado ou blindado para conseguir algum tipo de imunidade (LACAN 2005c, p. 65). Aqui se pode retomar o conceito de que a psicanlise deve ser compreendida como um sintoma do mal-estar freudiano da civilizao, algo que surge num momento em que humanidade sofre adoecida, talvez nem Lacan (2005c, p. 66) soubesse ao certo sintoma de qu. De fato, Lacan no parece to otimista nessa entrevista nem com a psicanlise, nem com a cincia e, diria eu, nem mesmo com a religio como veremos mais adiante, embora, diante das demais opes, possua maior destaque. Assim, o homem moderno est inundado de angstia e esmagado por desejos afastados. Sobre esse homem, Lacan (2005b, p. 17-18) diz:
Impotncia cada vez maior do homem de se reunir ao seu prprio desejo, impotncia que chega a fazer com que ele perca a deflagrao carnal. Ainda que permanea disponvel, esse homem no sabe mais achar objeto para seu desejo, no encontrando seno infelicidade em sua busca, a qual ele vive numa angstia

150

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

que restringe cada vez mais o que poderamos chamar de sua chance inventiva.

O segundo ponto de divergncia entre Lacan e Freud, acerca da maneira como a humanidade enfrentaria as tenses do seu tempo, encontra-se justamente no papel que a religio teria diante desse mal-estar. Ambos tm modos opostos de responder seguinte questo: O que que pode, ento, dar sentido humanidade numa realidade desprovida de qualquer sentido?. Apenas, a verdadeira religio poderia dar sentido ao mundo, afirmou Jacques Lacan (2005c, p. 65). No se trata de uma resposta inesperada, trata-se de uma resposta no convencional a uma tradio psicanaltica assumidamente atesta, na qual, inclusive, Lacan se inscrevia. Mesmo que Lacan se inscrevesse nessa categoria, contudo no h dvida quanto relao especial sua biografia pode dizer entre Lacan e a verdadeira religio, o cristianismo, o que no lhe era desprezvel (ASKOFAR, 2008, p. 15). Tanto no lhe era desprezvel que descreve, quase como um diagnstico, o desconforto que a civilizao ocidental estava vivendo, conforme ele afirma no incio de sua entrevista:
Se a religio triunfar, como o mais provvel falo da verdadeira religio, no h seno uma verdadeira se a religio triunfar, isso ser sinal de que a psicanlise fracassou. muito normal que ela fracasse, porque aquilo ao qual se consagra muito, muito difcil (LACAN, 2011).

Deve-se voltar ao contexto da prpria entrevista e da relao que Lacan constri entre psicanlise e religio uma relao no amigvel para que se possa compreender o que seja esse triunfo. No o triunfo de uma sobre a outra, mas o triunfo de uma ou outra sobre um inimigo em comum: o mal-estar provocado pelo real. Diante da insustentabilidade do real, Lacan, ento, confiava ou na psicanlise ou na religio. Da possvel compreender a sucesso de questionamentos dos seus entrevistadores diante da possibilidade mais provvel, a religio triunfar sobre o real. Uma questo , ento, posta para Lacan (2005c, p. 64) por uma jornalista: Ainda h pouco o senhor disse: Se a religio triunfar, que a psicanlise ter fracassado. O senhor
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

151

acha que atualmente se vai ao psicanalista como antes se ia ao confessor?. Em outras palavras, a jornalista, que parece relacionar o trabalho da clnica psicanaltica e o confessionrio como meio de cura se que posso usar esse termo , quer saber se o fracasso da psicanlise estaria no fato de o analista no saber ouvir como um sacerdote. Ao que Lacan (2005c, p. 64) responde: Isso conversa para boi dormir. No seria uma questo da ordem do que ou do como falar a quem quer que seja ao analista ou ao sacerdote , mas, sim, uma questo estrutural que diferencia as duas instituies que aponta para o como as coisas acontecem. E Lacan vai alm e deixa evidente que essa diferena estrutural quase essencial que permitiria que a religio prevalecesse sobre a psicanlise. Lacan (2011) diz: A psicanlise no bater a religio; a religio imperecvel. A psicanlise no triunfar, ela sobreviver ou no4. Como visto anteriormente, Lacan compreendia a psicanlise como um sintoma do seu tempo e, como tal, desapareceria ao se solucionar o mal-estar. Ao contrrio, Lacan usa termos como inquebrantvel ou imperecvel que do a ideia de algo perene, que no pode ser meramente destrudo, alis, que algo indestrutvel. Seja o que for que marque a diferena entre a psicanlise e a religio, esse mtodo no se encontra no campo prtico ou tcnico a anlise pressupe uso de tcnicas , mas de alguma coisa que est visceralmente ligada funo de cada uma delas. Isso parece ser um desatino de Lacan aos olhos e ouvidos dos mais aguerridos e fundamentalistas dos defensores da psicanlise freudiana, para quem a religio seria uma espcie de mal necessrio, mas com prazo de validade determinado. Retomaremos isso mais adiante. A posio de convencimento de Lacan (2005b, p. 65) acerca do futuro da religio e do papel que ela teria nas geraes seguintes pode ser percebida na seguinte resposta: Sim. [A religio] no triunfar apenas sobre a psicanlise, triunfar
4

A edio de Miller diz: Se a psicanlise no triunfar sobre a religio, porque esta inquebrantvel. A psicanlise no triunfar: sobreviver ou no. A segunda clusula no d espao para a dvida de Lacan sobre a posio de superioridade da religio em relao psicanlise, como posto na primeira clusula com a adio da partcula se (cf. LACAN, 2005c, p. 65).

152

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

sobre muitas outras coisas tambm. inclusive impossvel imaginar quo poderosa a religio. A religio para Lacan tem poderes que a tornam um diferencial entre as outras possveis instituies o Estado, a educao, a cincia ou a psicanlise para enfrentar a angstia provocada pelo real. Lacan vai alm ao pr lado a lado cincia na qual ele no depositava tanta credibilidade e religio para lidar com o real, como que fazendo uma disputa do tipo quem se sairia melhor?.
Falei h pouco do real. O real, por pouco que a cincia a se meta, vai se estender, e a religio ter ento muito mais razes ainda para apaziguar os coraes. A cincia novidade, e introduzir um monte de coisas perturbadoras na vida de todos (LACAN, 2005c, p. 65, grifo nosso).

E o resultado o seguinte: a cincia criar problemas, perturbaes e angstias ao enfrentar o real. Ela no ter condies de dar sentido, causar rebulio e convulses no contato com o real e dar espao para que a religio faa aquilo que somente ela sabe fazer e tem feito h milnios: apaziguar os coraes humanos (LACAN, 2005c, p. 65). Essa noo de religio apaziguadora talvez seja aquela mesma que o antroplogo norte-americano Clifford Geertz (2001, p. 159) encheu de atributos:
A religio, sem interioridade, sem uma sensao banhada de sentimento de que a crena importa, e importa tremendamente, de que a f, cura, consola, corrige as injustias, melhora a sorte, garante recompensas, explica, impe obrigaes, abenoa, esclarece, reconcilia, regenera, redime ou salva, mal chega a ser digna desse nome.

A religio para Lacan a doadora de sentido humanidade. Para ele, a religio produzir sentido na mesma proporo que a humanidade se desespera em convulses e dores de seu mal-estar. Dar sentido a dar com um pau (LACAN, 2011).
E a religio vai dar um sentido s experincias mais curiosas, aquelas pelas quais os prprios cientistas comeam a sentir uma ponta de angstia. A religio vai encontrar para isso sentidos
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

153

truculentos. s ver o andar da carruagem, como eles esto se atualizando (LACAN, 2005c, p. 66).

Como dito anteriormente, Lacan quem orienta seus entrevistadores. E ele ousa usar uma expresso intrigante para um psicanalista: vraie religion a verdadeira religio. O que logo resultou na pergunta: O que significa a verdadeira religio?. E a resposta vem: A verdadeira religio a romana. H uma verdadeira religio, a religio crist (LACAN, 2005a, p. 67). O cristianismo, que fora posto em suspeita por uma gerao de pensadores como Marx, Nietzsche e pelo prprio Freud e os dois ltimos so referncias na formao do pensamento de Lacan (cf. ROUDINESCO; PLON, 1998, p. 446) , agora colocado numa posio de destaque entre as demais religies. E por motivos bvios, Lacan d ainda mais destaque Igreja Catlica Romana, sendo ela a melhor expresso de uma religio que interage com o real e o desejo igualmente impossveis.
Ela [a religio] encontrar uma correspondncia de tudo com tudo. , inclusive, sua funo []. O analista permanece a. Est a como um sintoma. S pode durar a ttulo de sintoma. Mas voc ver que a humanidade ser curada da psicanlise. Por fora de mergulh-lo no sentido, no sentido religioso naturalmente, acabaro recalcando esse sintoma (LACAN, 2005c, p. 67).

Diante do exposto, a religio para Lacan tem, em seu corpo ritual, doutrinrio e tico, a capacidade de articular todas as tenses do cotidiano, como as angstias, os sofrimentos, a ansiedade e o prprio desejo. A religio pode fazer que esses sentimentos adquiram sentido diante da truculncia da vida. A prtica religiosa se justificaria, na viso lacaniana, no introduzir certezas, mesmo que sob o nome de esperana, como diz o apstolo So Paulo:
E no somente isto, mas tambm nos gloriamos nas prprias tribulaes, sabendo que a tribulao produz perseverana; e a perseverana, experincia; e a experincia, esperana. Ora, a esperana no confunde, porque o amor de Deus derramado em nosso corao pelo Esprito Santo, que nos foi outorgado (Rm. 5:2-4).

154

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

Ou ainda:
Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, para aqueles que so chamados segundo o seu propsito. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poder separar-nos do amor de Deus, que est em Cristo Jesus, nosso Senhor (Rm. 8:28, 38-39).

Em ambos os casos, o apstolo abstrai da prpria tribulao o que no conceito cristo qualquer tipo de opresso fsica ou psicologicamente infligida ao fiel um elemento positivo. A tribulao no final das contas geraria esperana, cujo sentido pode ser mais bem compreendido como segurana. Indo alm, nem mesmo o prprio mal no o mal metafsico, mas os males do cotidiano necessariamente mal, pois o Deus cristo capaz de transformar o mal em bem. E o apstolo elenca uma srie desses males em pares possveis a morte ou a vida, as coisas presentes ou as futuras etc. , porquanto o cristianismo capaz de dar sentido a qualquer coisa. Seja pela resignao, seja por prticas pias ou pelo exerccio da f em momentos rituais, o cristianismo se apresenta como cura. Um exemplo disso est na Eucaristia isto serve para luteranos, reformados (por exemplo, presbiterianos) e, principalmente, catlicos: Deus em Cristo presente no corpo e na alma do fiel. Uma forma de imanncia que pelos sentidos e na experincia eucarstica ganha maior intensidade. No se trata de um conhecimento nem de uma forma de agir, mas de um sentimento. A presena do infinito no finito (SCHLEIERMACHER, 1922, p. 6). No apenas o cristianismo teria essa capacidade de dar sentido ao real e angstia que lhe acompanha isso me faz lembrar o Apocalipse de So Joo, no qual um dos chamados quatro cavaleiros do Apocalipse denominado de Morte (do gr. Tanats), que seguida pelo Inferno (do gr. Hades) , mas tambm as outras religies no crists teriam a mesma capacidade de dar sentido ao real, as quais o prprio Lacan (2005c, p. 66-67) chamou de falsas. Um exemplo disso a seguinte surata cornica:
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

155

Deus no impe a nenhuma alma uma carga superior s suas foras. Beneficiar-se- com o bem quem o tiver feito e sofrer mal quem o tiver cometido. Senhor nosso, no nos condenes, se nos esquecermos ou nos equivocarmos! Senhor nosso, no nos imponhas carga, como a que impuseste a nossos antepassados! Senhor nosso, no nos sobrecarregues com o que no podemos suportar! Tolera-nos! Perdoa-nos! Tem misericrdia de ns! Tu s nosso Protetor! (ALCORO, Surata II:286, 2011).

A religio, independentemente de adjetivao que receba, um modo de perceber o mundo (Weltanschauung) e um modo de viver (ethos) nesse mundo simbolicamente construdo e seguro (GEERTZ, 1989, p. 66-67). Esse modo de perceber a religio no se refere a uma religio no sentido metafsico, mas num sentido de apresentar significado, isto , uma noo que ajusta as aes humanas a uma ordem csmica imaginada e projeta imagens da ordem csmica no plano da experincia humana (GEERTZ, 1989, p. 67, grifo nosso). justamente por esse tipo de religio que, implicitamente, Lacan parece sugerir ao conclamar seus interlocutores a observar as mudanas que se operavam na religio, principalmente na romana Conclio Vaticano II, o trabalho de sacerdotes-telogos como Karl Rahner (1904-1984) ou Yves Congar (1904-1995), flertantes com a teologia liberal protestante, ou ainda para a prpria influncia lacaniana entre os jesutas, que, segundo Miller (2005), haviam maravilhosamente se inclinado para a psicanlise ao buscarem se adaptar realidade do homem moderno: s ver o andar da carruagem, como eles esto se atualizando, dizia Lacan (2005c, p. 66). Uma religio, portanto, capaz de dar sentido s experincias mais curiosas, aquelas pelas quais os prprios cientistas comeam a sentir uma ponta de angstia (LACAN, 2005c, p. 66), deveria ser o catolicismo atualizado. Mas atualizado em relao a que ou quem? Ao homem moderno ou secularizado, que emancipado e responsvel por si. Desse modo, a religio crist pensada por Lacan se aproxima daquilo que o filsofo italiano Gianni Vattimo (1996, p. 20) pensou ao afirmar que o caminho do cristianismo era justamente o de reduzir a dimenso do sagrado em nveis humanamente tolerveis:
156
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

Sim, a secularizao, isto , a transformao redutiva do sagrado metafsico ao natural, em virtude da relao de amizade que Deus decide instaurar com o homem e o sentido da encarnao de Jesus, a essncia da histria da salvao, o que se deve opor indevida vinculao com esta ou aquela realidade histrica determinada a disponibilidade mais total de ler os sinais dos tempos, a identificar-se, portanto, sempre de novo com a histria.

O sagrado no o incrvel ou a iluso. Mas, acima de tudo, aquilo que se vincula histria e realidade, principalmente no cristianismo. A religio, ento, a f que situa aquilo que essencial ao culto divino na moralidade que dever ser vivida pelo fiel (FERRARIS, 1998, p. 173). Nesse sentido, a religio da qual fala Lacan no aquela que lana todas as angstias humanas para uma regio inspita e inalcanvel da metafsica, mas aquela que consegue trabalhar a realidade, conforme esclarece Geertz (1989, p. 67):
[Religio ] um sistema de smbolos que trabalha para estabelecer vigorosos, penetrantes e duradouros estados anmicos e motivaes nos homens, formulando concepes de uma ordem general de existncia e revestindo estas concepes com uma aureola de efetividade tal que os estados anmicos e motivaes paream de um realismo nico.

Nesse sentido, a religio seria um modo de perceber o mundo e viver nele, de modo que os estados da alma ou mente conseguiriam enfrentar o real sem maiores constrangimentos. A religio feita para isso, para curar os homens, isto , para que no percebam o que no funciona, dizia Lacan (2005c, p. 72). Cura que se relaciona com o enfrentamento do homem ps-moderno com suas demandas desordenadas, com suas angstias produzidas nesse contexto. A cura para o mal-estar da humanidade estaria, portanto, numa vivncia religiosa. O mais interessante que Lacan, embora cite como a verdadeira religio a Igreja Romana, ele no estabelece uma forma de como essa religiosidade deveria ser vivida, o que implica que essa vivncia seja aquela que a prpria religio exige do seu fiel. No h da parte dele uma tentativa de reconstruo de dogmas ou culto, mas apenas a indicao: a cura para o mal do mundo est na religio.
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

157

4. CONSIDERAES FINAIS
Na introduo de sua obra, Morano (2003, p. 18) cita uma cena da chegada de Freud e Jung aos Estados Unidos. Segundo sua narrativa, Freud se volta para Jung e diz: No sabem que lhes trazemos a peste. Essa fala de Freud demonstra, de algum modo, o fato que ele compreendia bem: a psicanlise tem seus ferres. Grupos mais fundamentalistas do protestantismo americanos, por exemplo, chegaram a denominar a psicanlise de freudianismo, como o fez Jay Adams (1999, p. 23), um dos grandes opositores do uso da psicanlise ou de qualquer outra abordagem psicolgica por cristos nos Estados Unidos. Adams (1999, p. 34) compreende que aquilo que Freud havia dito acerca da religio no apenas era uma ofensa sacrlega, mas tambm uma forma de minar a autoridade da religio e da atividade pastoral, principalmente no trato com aquilo que a religio crist chama de pecado. De fato, Adams via em Freud a peste. Mas o que diria Jay Adams diante da proposta de Lacan acerca da religio? Fazendo uma reviso do que fora trabalhado, algumas coisas devem ser pontuadas neste momento. Em primeiro lugar, pode-se afirmar que Lacan recuperou a possibilidade da coexistncia pacfica entre psicanlise e religio. Em sua elaborao do real como algo que no funciona e producente de angstia, Lacan delimitou a rea de ao de ambos os saberes: a psicanlise como uma necessidade do tempo e a religio como elemento factual de cura e obteno de sentido. Tambm possvel dizer que Lacan reconstri o apartidarismo da psicanlise, citado por Roudinesco e Plon (1998, p. 369). A psicanlise pode, a partir de Lacan, ser tomada como uma ferramenta, obviamente com todo o escrpulo e cuidado necessrios para a formao de um analista, por religiosos leigos ou do clero que desejem utiliz-la. Seja na profisso de analista, seja na tarefa de cura dalmas em aconselhamentos ou mesmo em sesses de anlise. O futuro daquilo que Freud chamou de uma iluso obsessiva, portanto, no foi aquele projetado por ele. Como filho do Iluminismo (MILLER, 2005), Freud cria se bem que isso coisa de religiosos que a humanidade se emanciparia definitivamente daquela obsesso pelo pai. No entanto, depois de
158
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

1939 ano da morte de Freud , a humanidade teve que reconstruir sua histria. Estado, educao e cincia criaram a guerra. A religio verdadeira ou falsa, como disse Lacan, tem desde ento representado nas suas mais diferentes formas um apoio diante da realidade e do real. A religio, a despeito de tudo, encontrou o destino que Lacan decretou: ela tem triunfado.

WHICH IS THE FUTURE OF THE ILLUSION? THE RELIGION IN THE LACANIANO THOUGHT AND ITS CONTRIBUTION FOR THE PSYCHOANALYSIS FROM THE READING OF THE TRIUMPH OF THE RELIGION
A B S T R AC T
The present article tries to present, starting from reading of work The triumph of religion of Jacques Lacan (2005c), which would be the paper of the religion the light of the Lacanian psychoanalysis in the contemporary society. Lacan takes for loan the concept Freudian of indisposition of the civilization to demonstrate the incapacity of the state, education, science and even of the own psychoanalysis in supplying sense to the men before the Real. The religion, according to Lacan, would triumph for knowing how to work and to overcome the anguishes of that moment, producing the necessary sense to humanity.

K E Y WO R DS
Lacan; Freud; psychoanalysis; civilization; religion.

REFERNCIAS
ADAMS, J. E. Conselheiro capaz. 5. ed. So Jos dos Campos: Fiel, 1999.
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

159

ALCORO. Centro Cultural Beneficente rabe Islmico de Foz do Iguau. Disponvel em: <http://www.cpihts.com/ PDF/Alcorao.pdf>. Acesso em: jun. 2011. ASKOFAR, S. Du nom-du-pere au sinthome: Lacan et la religion. Estudos e Pesquisas em Psicologia (Uerj), Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, abr. 2008. Disponvel em: <http:// www.revispsi.uerj.br/v8n1/artigos/pdf/v8n1a03.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2011. BASTOS, A. O sinthoma: uma questo de escrita. gora, Rio de Janeiro, v. 11, p. 345-356, 2008. BBLIA SAGRADA. Traduo Joo Ferreira de Almeida. 2. ed. Barueri: Sociedade Bblica do Brasil, 2001. BULL, G. E. Desire in psychoanalysis and religion: a lacanian approach. Pacifica, v. 13, p. 310-325, Oct. 2000. Disponvel em: <http://www.pacifi ca.org.au/volumes/ volume13/issue03>. Acesso em: 19 jun. 2011. FERRARIS, M. The meaning of being as a determinate ontic trace. In: DERRIDA, J.; VATTIMO, G. Religion. Stanford: Stanford University Press, 1998. FREUD. S. Conferncia XXXV uma questo de Weltanschauung. In: Edio standard das obras psicolgicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, Interbrain Sistemas, 1933. v. XXII. (Verso Eletrnica, v. 2.0). . Alm do princpio do prazer. In: Edio standard das obras psicolgicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1976. v. XVIII. . Psicologia de grupo e anlise do Ego. In: Edio standard das obras psicolgicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976. v. XVIII. . O mal-estar da civilizao. In: Edio standard das obras psicolgicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1988a. v. XXI. . O futuro de uma iluso. In: Edio standard das obras psicolgicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1988b. v. XXI.
160
CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

FREUD. S. Uma experincia religiosa. In: Edio standard das obras psicolgicas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1988c. v. XXI. . Totem e tabu. Rio de Janeiro: Imago, 1999. GEERTZ, C. A interpretao da cultura. Rio de Janeiro: LTC, 1989. . Uma nova luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. JULIEN, P. A psicanlise e o religioso. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. KIERKEGAARD, S. O conceito de angstia. So Paulo: Hemus, 2007. LACAN, J. Ecrits. Paris: Editions du Seuil, 1966. . A psicanlise constituinte da tica exigida pelo nosso tempo. In: . O triunfo da religio, precedido de discursos aos catlicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005a. . Freud, no que se refere moral, d peso correto. In: . O triunfo da religio, precedido de discursos aos catlicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005b. . O triunfo da religio, precedido de discursos aos catlicos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005c. . Funcin y campo de la palabra y del linguaje en psicoanlisis. In: . Los escritos. Disponvel em: <http://www.4shared.com/get/nsaM84jp/Lacan_Jacques_-_ Obras _Completa.html>. Acesso em: maio 2010a. . Seminrio XXIII. Disponvel em: <http://www. 4shared.com/get/nsa M84jp/Lacan_Jacques_-_Obras_ Completa.html>. Acesso em: maio 2010b. . Entrevista imprensa do Dr. Lacan. Disponvel em: <http://www.freud-lacan.com/ articles/article.php?url_ article=jlacan031105>. Acesso em: 3 maio 2011. LALANDE, A. Vocabulrio tcnico e crtico da filosofia. 3. ed. So Paulo: Martins Fontes, 1999. LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J.-B. Vocabulrio da psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 2008.
QUAL O FUTURO DA ILUSO?, p. 138-162 Gladson Pereira da Cunha

161

MILLER, J.-A. Prsentation de ledituer. In: LACAN, J. Le triomphe de la religion, prcd de discours aux catholiques. Paris: Seuil, 2005. MORANO, C. D. Crer depois de Freud. So Paulo: Loyola, 2003. . Psicanlise e religio: um dilogo interminvel Sigmund Freud e OskarPfister. So Paulo: Loyola, 2008. MURTA, C. A angstia e o resto entre Kierkegaard e Lacan mdulo III. In: MURTA, C.; PESSOA, F. Angstia em filosofia e psicanlise. Vitria: EDUFES, 2011. PEREZ, D. O. tica em psicanlise. 2011. Disponvel em: <http://danielomarperez-danielomarperez.blogspot.com/ 2011_10_01_archiv>. Acesso em: fev. 2011. PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO DE JANEIRO. Programa de Ps-Graduao em Teologia. 2010. Disponvel em: <http://www.puc-rio.br/ensinopesq/ ccpg/progteo-projetos_pesq.html>. Acesso em: nov. 2010. ROUDINESCO, E.; PLON, M. Dicionrio de psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. SANTOS, . Psicanlise e religio, um casamento possvel? Entrevista ao Dr. William Castilho Pereira, psiclogo e professor. 2008. Disponvel em: <http://www.zenit.org/ article-18476?l=portuguese>. Acesso em: 21 maio 2011. SCHLEIERMACHER, F. The Christian faith in outline. Edinburgh: W. F. Henderson, 1922. SPARANO, M. C. de T. Epistemologia da psicanlise. Vitria: Edufes, 2011. VATTIMO, G. Creer que se cree. 1996. Disponvel em: <http://www.4shared.com /get/NzLyEhYX/Creer_que_se_ Cree__Gianni_Vatt.htm>. Acesso em: 5 abr. 2011. VILLELA DIAS, M. das G. L. O sintoma: de Freud a Lacan. Psicologia em Estudo, Maring, v. 11, n. 2, p. 399-405, maio/ ago. 2006. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/pe/ v11n2/v11n2a18.pdf>. Acesso em: 27 out. 2011.

162

CINCIAS DA RELIGIO HISTRIA E SOCIEDADE v. 10 n. 1 2012

Вам также может понравиться