Вы находитесь на странице: 1из 2

O DIREITO DOS POBRES Ricardo Slvio de Andrade1 No Brasil, at bem pouco tempo, soframos com o nosso sistema judicirio

distante das massas. Em geral prevalecia o regime de dar aos ricos os favores da Lei, aos pobres a fora dela. Com um evidente nimo de renovao, as iniciativas do judicirio, como as conciliaes, os processos digitais, entre outras miscelneas equipamentais de que dispe a justia para fazer-se ou tentar ao menos menos morosa, trouxe ao edifcio jurdico brasileiro uma postura de maior destaque, porm de menor ou igual eficincia de antes. Regra de ouro do processo legal, o princpio da observncia, segundo o qual o Estado entenda-se assim pelo seu representante competente: o juiz no pode escusar-se de receber a denuncia, ou ainda, no pode deixar de apreciar a causa, por mais insignificante que ela possa ser. Todavia, os corifeus do Direito no ignoravam nas suas pocas, que, enquanto deontolgico, a Lei ocupa-se apenas de um status quo ideal, nem sempre real. E quantas causas no vemos perecer pela forosa inercia da ignorncia? cruel ver que, mesmo com todo o sopro de novidade com direito a todo o modismo globalizado-informatizado o Direito ainda tem a mesma cara que o tinha h dois, trs sculos atrs. Para a maioria das pessoas, pelo menos das pessoas comuns, que no tiveram acesso bagagem terica da matria, o direito serve mesmo para consolidar o jogo social do opressor e do oprimido. Bem verdade, quem faz as leis so aqueles que governam. No seria ironia se, sendo eles representantes do povo, os representassem. Indiretamente, retomamos o contexto da fbula de Esopo e temos por governantes, bem aqueles que merecemos por nossa ignorncia. No necessrio estudar a lingustica alem para perceber que a palavra da lei deveras surreal ao nosso cotidiano. O direito do pobre, meus caros leitores, a Lei. no h nada alm da fria letra da lei. Certo entendimento da doutrina d conta de que, no Direito, quanto mais prximo da letra da Lei, mais cruel o resultado. Acredito que no vivemos no Brasil um Estado sem lei, mas um Estado em que a Lei se apresenta duas. Um direito dos ricos, outro dos pobres. E quem perde?

Professor de Lngua Portuguesa graduado pela Universidade de Pernambuco UPE Campus VIII Petrolina; bacharelando em Direito pela Universidade do Estado da Bahia UNEB; ex militante da causa estudantil e administrador do blog de opinio 192001.

Quem no tem acesso ao seu prprio processo, no por no ter um representante legal para faz-lo nas coxas andar, mas por no ter frequentado a escola e no entender sequer o portugus, que dizer das expresses latinas que abundam nas pginas das construes jurdicas; quem perde quem trabalha irregularmente, porque no pode ter acesso aos direitos que assegura a Lei que sejam indisponveis, caindo num paradoxo o qual sequer objetiva entender. Quem perde somos ns, os que estamos do lado de c, que no aprendemos, no acessamos, ficamos, pura e simplesmente com a Lei, no como a quisemos, mas como fizeram para ns.

Вам также может понравиться