Вы находитесь на странице: 1из 8

Consignao em pagamento: Consideraes sobre a questo posta no exame de ordem 2009.

2 Jonas da Conceio Silva Juiz de Direito do Estado do Par

Resumo O presente artigo tem em vista apresentar consideraes sobre a natureza da ao consignatria e seu cabimento, focando principalmente o estudo e os fundamentos no Direito Civil e Processo Civil, a fim de demonstrar a adequao ou no da ao consignatria em problema proposto no exame da Ordem dos Advogados 2009.2. Conceito e finalidade do instituto. A consignao em pagamento recebe o seguinte conceito da doutrina civilista:
Ao de consignao em pagamento aquela que a lei concede ao devedor para exercitar o seu direito de pagar a divida, sempre que, por qualquer razo surjam obstculos ao exerccio desse direito. No s quando h recusa injustificada do credor em receber seno, ainda, quando devedor no sabe a quem pagar validamente. A consignao, ou seja, o depsito judicial objeto da dvida, feito nos casos legais, vale como pagamento(J.M. de Carvalho Santos e Jose de Aguiar Dias).

O Cdigo Civil, em seu art 334, confere ao devedor o direito de se liberar da dvida, com o objetivo de extinguir a obrigao. Concede, por sua vez, o processo civil a faculdade do devedor iniciar um procedimento

administrativo de depsito bancrio (1, 2 e 3, do art. 890, CPC), no impedindo o ajuizamento da ao consignatria para casos de recusa injustificada de recebimento pelo credor e outros motivos alheios vontade do devedor de realizar o pagamento. Outras normas possibilitam o depsito judicial, dentre elas temos o art. 437 do Cod. Com., o art. 164 do CTN e o art. 33 da Lei 6766/79. Contudo, no

Cdigo Civil que encontramos possveis situaes a serem analisadas no caso concreto. Cabimento da consignao A questo posta para consideraes advm de uma situao de mbito trabalhista, dirigida aos classificados segunda fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil, que optaram por essa seara do direito, sendo determinada ao examinando a elaborao de uma petio inicial, no caso, conforme consta no padro de resposta da entidade elaboradora das provas, seria a apresentao da ao de consignao em pagamento. Este instituto, como visto, tem sua nascente no Direito Civil (art. 334 a 345) e seu procedimento judicial regulado pelo Cdigo de Processo Civil (arts. 890 a 900). Sua utilizao na justia laboral encontra permisso nos seguintes dispositivos da CLT:
Art. 8 - (...) Pargrafo nico - o direito comum ser fonte subsidiaria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. Art. 769 Nos casos omissos, o direito processual comum ser fonte subsidiaria do direito do trabalho, exceto naquilo que for incompatvel com as normas deste Ttulo.

Passamos ento a analisar tais hipteses no Cdigo Civil, precisamente em seu art. 335, que permitem o cabimento da consignatria. O citado artigo assim prescreve:
Art. 335. A consignao tem lugar: I - se o credor no puder, ou, sem justa causa, recusar receber o pagamento, ou dar quitao na devida forma; II - se o credor no for, nem mandar receber a coisa no lugar, tempo e condio devidos; III - se o credor for incapaz de receber, for desconhecido, declarado ausente, ou residir em lugar incerto ou de acesso perigoso ou difcil; IV - se ocorrer dvida sobre quem deva legitimamente receber o objeto do pagamento; V - se pender litgio sobre o objeto do pagamento.

Adequao dos fatos narrados no enunciado da questo a qualquer das hipteses de cabimento da consignatria Eis o enunciado do problema, colocado para anlise dos(as) examinandos(as):
2

Jos, funcionrio da empresa LV, admitido em 11/5/2008, ocupava o cargo de recepcionista, com salrio mensal de R$ 465,00. Em 19/6/2009, Jos afastou-se do trabalho mediante a concesso de benefcio previdencirio de auxlio-doena. Cessado o benefcio em 20/7/2009 e passados dez dias sem que Jos tivesse retornado ao trabalho, a empresa convocou-o por meio de notificao, recebida por Jos mediante aviso de recebimento. Jos no atendeu notificao e, completados trinta dias de falta, a empresa LV expediu edital de convocao, publicado em jornal de grande circulao, mas, ainda assim, Jos no retornou ao trabalho. Preocupada com a resciso do contrato de trabalho, com a baixa da CTPS, com o pagamento das parcelas decorrentes e para no incorrer em mora, a empresa procurou profissional da advocacia. Considerando a situao hipottica acima apresentada, na qualidade de advogado (a) da empresa LV, elabore a pea processual adequada a satisfazer-lhe judicialmente o interesse.

Para o(a) examinando(a), que vislumbrou, como soluo do problema, o ajuizamento da ao consignatria, de modo a satisfazer todos os interesses do empregador, a cautela exigia a observncia das hipteses de cabimento da ao, com o fim de evitar indeferimento de sua inicial, por falta de interesse processual. Os pressupostos, consoante dito acima, haviam de ser examinados no Cdigo Civil, precisamente no art. 335. Passamos ento a anlise de cada um deles. A hiptese contida no inciso I, do art. 335, do CC, prev a situao em que o credor no pode, ou, sem justa causa, recusa-se receber o pagamento. O problema colocado para anlise de modo algum afirma que o credor recusou-se a receber, mas to somente que: passados dez dias sem que Jos tivesse retornado ao trabalho, a empresa convocou-o por meio de notificao, recebida por Jos mediante aviso de recebimento. Jos no atendeu notificao e, completados trinta dias de falta, a empresa LV expediu edital de convocao, publicado em jornal de grande circulao, mas, ainda assim, Jos no retornou ao trabalho. Portanto, a situao corriqueira de cabimento da consignatria, contida no inciso I do art. 335, do CC, no serve de pressuposto para o ajuizamento da ao, vez que sequer pode ser ventilado na petio inicial, pois o profissional da advocacia, referido no enunciado da questo, faltaria com a verdade, ao utilizar o argumento de recusa do credor em receber verbas rescisrias, posto que no houve conhecimento do credor sobre qualquer verba colocada a

sua disposio pelo devedor, mas to somente a convocao de retorno ao trabalho. A segunda possibilidade de cabimento (inc. II do art. 335, CCB) tratase de dvida querable (aquela que deve ser paga no domicilio do devedor ou no local por ele determinado), competindo ao credor apresentar no lugar designado para efetuar a cobrana, no dia de seu vencimento. Da mesma forma, essa segunda hiptese no tem aplicao ao presente caso, pois decorre logicamente da necessidade do empregado ter conhecimento prvio do respectivo valor a ser recebido. Caso o credor fosse notificado para receber valores, iniciaria a sua mora (accipiendi), com a possibilidade de ajuizamento da consignao judicial pelo devedor, mas inexistiu notificao comunicando tais valores a receber, no presente caso. O terceiro e quarto incisos do art. 335, CCB, tratam de situao em que o credor pessoa desconhecida, declarado ausente, ou resida em lugar incerto, ou de difcil acesso, e ainda se ocorrer dvida sobre quem deve receber o objeto do pagamento. Pelo prprio contexto da questo, sabe-se desde logo que o empregado pode ser facilmente encontrado, tanto que assinou o aviso de recebimento da convocao para o trabalho e que no h dvida da empresa quanto legitimidade do credor para figurar como demandado em processo judicial. Na ultima hiptese (inc. V, do art. 335, do CCB), temos a situao de haver litgio entre o credor e terceiro sobre o objeto do pagamento, ocorrendo assim insegurana do devedor sobre a titularidade do crdito. Nesse caso, conforme lio de Luiz Guilherme Loureiro (2007, p. 295) o devedor de obrigao litigiosa exonera-se da obrigao mediante consignao, mas, se pagar a qualquer dos pretendidos credores, tendo conhecimento do litgio, assume o risco do pagamento (art. 344, CC). No caso em estudo, temos a inaplicabilidade deste ltimo inciso do art. 335, CCB, pois no h litgio entre credores, sendo certo que o problema traz apenas o empregado Jos como titular de direito creditrio.

Constatao da carncia de ao por inadequao da via eleita Vistas todas essas situaes possveis no Cdigo Civil para ajuizamento da ao de consignao em pagamento, o examinando, colocando-se na condio do profissional da advocacia, conforme determina o edital do certame item 3.5.1.1, teria, por obrigao, escolher uma delas para fundamentar o seu pedido, a fim de demonstrar a idoneidade do provimento solicitado para fazer atuar a tutela jurisdicional necessria (Rodrigo da Cunha Lima Freire, 2001). No caso concreto, no bastaria o argumento do abandono de emprego, pois, consoante visto acima, na anlise de cada inciso do art. 335, do CCB, este motivo no est previsto em lei como hiptese de cabimento da consignatria, servindo apenas para configurao de falta grave (Smula 32 do TST). Somente situao positivada em nosso ordenamento jurdico (p. ex., art. 335, CCB, art. 437 do Cod. Com., art. 164 do CTN, art. 33 da Lei 6766/79, p. nico do art. 17, do Dec.-Lei 58/37, art. 900, do CPC) deve garantir o cabimento da consignatria, como facilmente se demonstra pela leitura do art. 890 do CPC:
Art. 890. Nos casos previstos em lei, poder o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignao da quantia ou da coisa devida. (grifei).

Como no poderia ser de outra forma, a doutrina ensina sobre a obrigatoriedade da observncia das hipteses previstas no Cdigo Civil e nas demais leis de nosso ordenamento, para possibilitar o ajuizamento da consignatria, sob pena de ser declarada a carncia de ao, e conseqente extino, sem exame do mrito. Vejamos:
O art. 890 do CPC admite a consignao nos casos previstos em lei , isto , todos os do Cdigo Civil e os demais previstos em outras leis. (Silvio de Salvo Venosa, 2003). Apenas nos casos previstos em lei poder o devedor ou terceiro requerer, com efeito de pagamento, a consignao da quantia ou da coisa devida (CPC, art. 890, com redao da Lei n 8951/94). Se inexistir razo legal, se o devedor, sem que nada o justifique, depositar a prestao devida em vez de pagar diretamente ao credor ou a seu representante, ser tido como carente da consignatria, por no haver motivo legal para a propositura da ao (RT, 430:178). (Maria Helena Diniz, 2004)

So casos da falta de interesse de agir por no ser necessrio o provimento: o do credor que viesse a juzo pedir a condenao do devedor ou a execuo forada, estando este sempre disposto a pagar e sendo dele, credor, a recusa em receber; ou, inversamente, o do devedor que propusesse a ao de consignao em pagamento sem que jamais tivesse havido a recusa do credor em receber (mora accipiendi CPC, art. 896, inc. I). (Cndido Rangel Dinamarco, 2004) (grifei).

Julgados do TST e do TRT 4 Regio Rio Grande do Sul -, em perfeita harmonia com o ensinamento doutrina, tambm orientam pela necessidade da presena de uma das hipteses do art. 335, do CC, para o cabimento da ao de consignao, conforme se observa abaixo:
AO DE CONSIGNAO. TRMINO DO CONTRATO DE TRABALHO. EXTINO DO ESTABELECIMENTO. Esta Justia especializada no pode servir de rgo meramente homologador de resciso contratual, em especial porque no se verificou, por meio da petio inicial ajuizada, a existncia de uma pretenso resistida que justificasse a atividade jurisdicional, tampouco uma das hipteses previstas no art. 335 do Cdigo Civil e autorizadoras da ao de consignao. A pretenso recursal esbarra no bice da Smula n 296 desta Corte. Agravo de instrumento a que se nega provimento. (AIRR 24945/2002-900-03-00.4 , Relator Ministro: Pedro Paulo Manus, Data de Julgamento: 04/11/2008, 7 Turma, Data de Publicao: 07/11/2008)(grifei). (grifei). AO DE CONSIGNAO EM PAGAMENTO. CABIMENTO. No atendido o pressuposto legal para o ajuizamento da ao de consignao em pagamento, qual seja, a recusa injustificada do empregado em receber o que lhe era devido, deve a ao ser extinta, sem resoluo de mrito, nos termos do art. 267, VI, do CPC. Provimento negado, no aspecto. (TRT 4R - Rio Grande so Sul. Rel. Des. CLEUSA REGINA HALFEN, RO 00062-2008-12104-00-4, J. 29.01.2009) (grifei).

Diante de tais argumentos, verifica-se a inadequao da via eleita pela comisso de avaliao da prova discursiva, que estabeleceu a ao consignatria como pea a ser elaborada pelo(a) examinando(a). Admitir como possvel a elaborao da consignatria seria, conforme dito alhures, exigir que o(a) examinando(a) faltasse com a verdade, introduzindo no texto da pea o dado da recusa do empregado em receber valores decorrentes de verbas rescisrias, ou qualquer outra situao inexistente no enunciado, como forma de indicar um dos casos previsto em lei e, assim, dar suporte ao ajuizamento da ao consignatria. Caso assim procedesse, ou seja, ao alegar fato inexistente, como a recusa do empregado, o referido profissional da advocacia, no caso o(a)
6

examinando(a), fatalmente levaria o empregador a incorrer em litigncia de mf, como prev o texto do art. 17 do CPC:
Art. 17. Reputa-se litigante de m-f aquele que: (...) II - alterar a verdade dos fatos;

Da necessidade ou no da prova pr-constituda. No enunciado do problema proposto inexiste qualquer meno sobre a recusa do empregado em receber verbas. Somente esse fato impede a elaborao da pea inicial da consignatria, pois o(a) examinando(a) estaria desamparado de qualquer fundamento para comprovar seu interesse processual. Ademais, conforme visto, no se pode alterar fatos, introduzindo na pea profissional a recusa do empregado, violando regra processual e afastando-se do comando da questo. Conforme visto, no se veiculou ao norte a obrigatoriedade da prova pr-constituda da recusa do empregado para o cabimento da ao, e sim a total impossibilidade, na espcie, de se alegar a recusa ou qualquer outra hiptese do art. 335 do CCB, com o fim de possibilitar o cabimento da consignatria. Observe-se que, se caso a recusa do credor fosse alegada na inicial pelo(a) examinanda(a) e negada na resposta do credor, no conseguindo o autor-consignante provar tal fato durante a instruo, certamente seria extinta a ao sem apreciao do mrito. Mas esta hiptese totalmente descabida porque concurso algum pode exigir do(a) examinando(a) o ajuizamento de uma ao que estaria condenada a ser extinta, sem exame do mrito, por falta de pressuposto legal. Por mais que, no presente caso, no seja a prova pr-constituda da recusa a circunstncia obstativa da elaborao da pea e admisso dela em juzo, conforme dito acima, interessante se apresenta o seguinte argumento posto por Lauro Maciel Severiano, ex-presidente da OAB/CE, certamente inspirado em princpios inerentes ao processo do trabalho, como o da proteo ao trabalhador:
Impe-se a prova prvia da recusa, porque, do contrrio, aqueles dispositivos (art. 477, 2 e 3, CLT) sero burlados, com graves prejuzos para o empregado. Efetivamente. Por mero capricho, por simples sentimento de vingana, ou de represlia, o mau empregador poder ajuizar a ao de consignao em pagamento, alegando que o empregado se recusou a receber

a importncia que lhe devida. Adia-se, assim o pagamento por vrias semanas, conforme a pauta de audincias do Juzo. Cria-se para o empregado o vexame de ir justia, forando-o a contratar advogado e a arcar com honorrios. Causa, ainda, ao empregado prejuzo decorrente do processo inflacionrio. Para enfrentar esse novo tipo de fraude ao direito do empregado, impe-se que os Juzes estejam vigilantes e no despachem iniciais que no venham acompanhadas da prova de que o empregado recusou o recebimento do que lhe devido. Se o Juiz resolver instruir o processo, para obter, na instruo essa prova ou no prova, ter concorrido para o objetivo do litigante de m-f, que retardar o pagamento, lesando o trabalhador.

Concluso Aps esse estudo sobre a natureza e o cabimento da ao consignatria, bem como sobre sua adequao ao problema proposto no exame da OAB 2009.2, considerando a necessidade da redao da pea profissional restringir-se ao enunciado da questo, conclui-se pela total impossibilidade de elaborao da petio inicial da ao de consignao em pagamento, por inexistncia, na proposio, de hiptese prevista em lei que permita a confeco da consignatria, conforme demonstrado neste artigo.

Bibliografia DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. So Paulo: Malheiros, vol. II, 4 Ed., 2004, p. 304. DINIZ, Maria Helena. Curso de Direito Civil Brasileiro: So Paulo: Saraiva, vol. II, 2004, 19 Ed., p. 250. FREIRE, Rodrigo da Cunha Lima. Condies da Ao Enfoque sobre o interesse de agir. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2 Ed., 2001, p. 135. LOUREIRO, Luiz Guilherme. Curso Completo de Direito Civil. ano 2007, p. 295. SANTOS, J.M. de Carvalho e Dias, Jose de Aguiar. Repertrio Enciclopdico Direito Brasileiro. Rio de Janeiro: Borsoi, Vol. II, 1947, p. 12. SEVERIANO, Lauro Maciel. Pagamento em consignao, na Justia do Trabalho. Revista LTr, vol. 46, n 7, p. 797-800. VENOSA, Silvio de Salvo. Direito Civil. So Paulo: Atlas, vol. II, 3 ed., 2003, p. 269.

Вам также может понравиться