Вы находитесь на странице: 1из 5

RELATRIO DE AULAS PRTICAS DE QUMICA GERAL EXPERIMENTAL II

REDAO CIENTFICA: RELATRIO O relatrio uma comunicao escrita, de cunho cientfico, sobre o que se observou no laboratrio durante o experimento. De modo geral, um relatrio deve conter no mnimo as seguintes partes: introduo, desenvolvimento, concluso e bibliografia. Um relatrio composto pelos seguintes tpicos: TTULO: Frase sucinta que indique o principal objetivo da experincia. RESUMO: texto de cinco linhas, no mximo, resumindo o experimento efetuado, os resultados obtidos e as concluses a que se chegou. 1 - INTRODUO: consiste de uma apresentao do tema proposto e dos fundamentos tericos da prtica. 2 - OBJETIVO: apresentao do objetivo a que se pretende chegar com o experimento. 3 - PARTE EXPERIMENTAL: descrio da metodologia empregada para a realizao do experimento. Geralmente subdividido em duas partes: 3.1 Materiais utilizados: apresentao de uma lista de materiais, reagentes e equipamentos utilizados no experimento, especificando o fabricante e o modelo de cada equipamento, assim como a procedncia e o grau de pureza dos reagentes utilizados; 3.2 Procedimento experimental:descrio de forma detalhada e ordenada das etapas necessrias realizao do experimento. 4 RESULTADOS: apresentao de todos os dados obtidos

experimentalmente ou calculados a partir destes. Todos os resultados devem ser apresentados na forma de tabelas, grficos, esquemas, diagramas, imagens fotogrficas ou outras figuras.

5 DISCUSSES: discusso concisa e objetiva dos resultados, a partir das teorias e conhecimentos cientficos prvios sobre o assunto, de modo a se chegar a concluses. Neste tpico, o aluno dever: Interpretar e comentar os resultados do trabalho; Mencionar as dificuldades encontradas; Avaliar erros experimentais e suas implicaes; Discutir de forma concisa e objetiva dos resultados, a partir das teorias e conhecimentos cientficos prvios sobre o assunto, de modo a se chegar a concluses; OBS: Tabelas e Figuras devem ser citadas no texto. Devem ser numeradas e apresentar um ttulo. 6- CONCLUSES: apresentao das concluses deduzidas da discusso.O aluno dever: Apresentar cada concluso em forma de uma frase curta que cite apenas o fato em questo; Verificar se as concluses respondem aos objetivos propostos. 7- REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS: citao de livros, artigos cientficos, documentos e pginas da internet consultados. Exemplos: [1] SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J. Fundamentals of analytical chemistry. 7.ed. Fort Worth: Saunders College, 1996. 870p. [2] BRASIL. Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento. Programa de desenvolvimento da fruticultura. Braslia: MAPA, 2003. Disponvel em: <http://www.agricultura.gov.br>. Acesso em: 12 set.2012.

Exemplo de um Relatrio: DETERMINAO DA DENSIDADE DO CHUMBO SLIDO RESUMO A densidade do chumbo slido foi determinada, na temperatura de 303,15 K, pela razo entre a massa e o volume de corpos de chumbo de tamanhos variados. Obteve-se o valor 11,4 0,1 g cm-3, o qual apresenta boa concordncia com o valor reportado na literatura. 1 INTRODUO O chumbo um elemento qumico metlico, de nmero atmico 82, que funde na temperatura de 600,6 K. Seu smbolo qumico Pb. utilizado em proteo contra radiao ionizante, em acumuladores (baterias), soldas, munio, alm de outras. (BARBOSA, 1999) Densidade a razo entre a massa e o volume (d= m/v .: Equao 1). uma propriedade fsica que pode ser utilizada para identificar substncias. Pelo fato dos slidos serem bem pouco compressveis, a densidade dos slidos no varia muito com a temperatura. O objetivo deste experimento determinar a densidade do chumbo slido e compar-lo com o valor 11,35 g / cm-3 apresentado na literatura (KOTZ, 2002). 2 PARTE EXPERIMENTAL 2.1 Materiais utilizados Proveta de vidro (capacidade: 50,0 cm-3); Balana Tcnica (preciso 0,1 g) Fabricante: Perkin Elmer; gua destilada; Corpos de chumbo (tamanhos variados). 2.2 Procedimento experimental

Foram pesados trs corpos de chumbo, de tamanhos variados, em uma balana tcnica, anotando-se as massas com preciso de 0,1 g. Cada corpo de chumbo foi imerso.em uma proveta de vidro, de capacidade igual a 50,0 cm3

contendo previamente 25,0 cm-3 de gua destilada. A seguir, anotou-se o

volume de gua deslocado aps a imerso de cada corpo de chumbo. Todo o procedimento foi feito na temperatura ambiente do laboratrio, igual a 303,15 K. 3 RESULTADOS E DISCUSSES Os valores das massas dos corpos de chumbo e dos volumes de gua deslocados aps a imerso de cada corpo esto apresentados na Tabela 1. Assumiu-se que o volume deslocado de gua corresponde ao volume do corpo imerso. A densidade de cada corpo de chumbo foi calculada, a partir dos valores medidos de massa e de volume, utilizando a Equao 1. Por fim, determinou-se o valor mdio da densidade do chumbo e o respectivo desviopadro, que mede a preciso do resultado. O valor obtido para a densidade do chumbo igual a 11,4 0,1 g / cm-3 e apresenta uma boa concordncia com o valor da literatura 11,35 g / cm-3 (KOTZ, 2002).

4 CONCLUSES A partir de medidas de massa e de volume de corpos de chumbo de tamanhos variados, determinou-se o valor 11,4 0,1 g / cm-3 para a densidade do

chumbo slido, na temperatura de 303,15 K. Este valor apresenta uma boa concordncia com o valor 11,35 g / cm-3, reportado na literatura.

5 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARBOSA, A. L. Dicionrio de Qumica. AB Editora: Goinia, 1999. KOTZ, J. C.; TREICHEL, P. Qumica Geral 1 e reaes qumicas. 5.ed. So Paulo: Thompson, 2003. 672p.

REFERNCIA DA REDAO CIENTFICA E DO EXEMPLO DE RELATRIO FREITAS, Silvia de Sousa. - Apostila para as aulas prticas de qumica geral 2. Curso de Qumica (Bacharelado e Licenciatura).Universidade Federal de Gois - Campus Catalo, 2008.

Вам также может понравиться