Вы находитесь на странице: 1из 20

Amostragem, descrio e preparao das amostras

3. AMOSTRAGEM, DESCRIO E PREPARAO DAS AMOSTRAS

A amostragem um procedimento definido pelo qual recolhida uma parte de uma substncia, material ou produto, que proporcione uma amostra representativa do todo para ensaio ou calibrao. Em certos casos, a amostra pode ser determinada pela disponibilidade (NP EN ISO/IEC 17025, 2000). Um exemplo desta situao o caso da recolha de amostras provenientes de sondagens. Os resultados obtidos por anlise qumica de uma amostra so desprovidos de significado ou mesmo inteis se a recolha da amostra no for convenientemente efectuada. Assim, durante a amostragem devem ser tomadas todas as precaues para assegurar que as amostras no sofrem alteraes entre a colheita e a anlise. As questes relacionadas com a recolha, acondicionamento e conservao das amostras so muito importantes, dado que constituem os motivos mais frequentes para a falta de representatividade da amostra submetida anlise qumica. As etapas da preparao fsica e qumica das amostras so tambm muito importantes, no mbito da anlise qumica de materiais geolgicos, pois podem limitar drasticamente a qualidade analtica dos resultados (Jarvis, 1990).

3.1. AMOSTRAGEM E DESCRIO DAS AMOSTRAS A seleco dos locais de amostragem foi efectuada tendo em conta as seguintes caractersticas (Alves et al., 2003; Bettencourt et al., 2003b): constituem reas que acondicionam depsitos susceptveis de fornecer bons materiais para o estudo geoqumico; apresentam uma reconhecida ocupao antrpica. Em Bertiandos, Donim e Bitarados foram realizadas sondagens geolgicas, utilizando para o efeito equipamento de sondagem por percusso mecnica (Fig. 3.1.).

17

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fig. 3.1. Fotografia do equipamento de sondagem por percusso mecnica, durante a realizao da sondagem RPM.3 na regio de Bertiandos.

Entre as sondagens realizadas na regio de Bertiandos (Ponte de Lima Bacia do Rio Lima) foi seleccionada para este trabalho a sondagem RPM.3 (Fig. 3.2.), com 13,5 metros de profundidade, efectuada em sedimentos fluviais de plancie de inundao, no atingindo o substrato rochoso. O testemunho foi amostrado com uma malha de 10 cm. Para o estudo geoqumico foram seleccionadas vrias amostras, cuja distribuio ao longo do testemunho de sondagem se encontra representada na figura 3.3..

Fig. 3.2. Vista panormica sobre a regio de Bertiandos, na margem direita do Rio Lima. A seta aponta para o local onde a sondagem RPM.3 foi realizada.

18

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Legenda: amostra Fig. 3.3. Esquema representativo da distribuio ao longo da sondagem RPM.3 de Bertiandos das amostras seleccionadas para estudo geoqumico.

No trabalho de Alves et al. (2003) foi apresentado o estudo sedimentolgico dos materiais da sondagem RPM.3, do qual se resumem algumas caractersticas. Os sedimentos so predominantemente finos, de colorao escura, castanho a negro. A maioria so misturas de partculas de areias muito finas, limos e argilas. Ocorrem intercalados alguns leitos ainda mais finos, limo-argilosos. A sondagem atravessou nos ltimos metros algumas camadas mais arenosas e nitidamente mais quartzosas. Das amostras seleccionadas desta sondagem para estudo geoqumico, somente as amostras 92 e 96 pertencem a este conjunto mais arenoso.
19

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Na fraco mais grosseira existem micas, algum quartzo e por vezes feldspatos. Estes minerais foram tambm encontrados nas dimenses mais finas. Segundo Alves et al. (2003) ocorrem na fraco < 2 m associados a minerais de argila (caulinite, ilite, vermiculite e interestratificados irregulares), alguma gibsite e mais raramente goetite. Da Bacia do Rio Ave foi seleccionada para este trabalho a sondagem RPM.4 de Donim (Guimares) (Fig. 3.4.), com 3,5 metros de profundidade, efectuada em sedimentos fluviais. Nos primeiros 40 cm de profundidade o testemunho foi amostrado com uma malha de 10 cm e na restante profundidade com uma malha de 5 cm. A distribuio ao longo da sondagem das amostras para estudo geoqumico encontra-se representada na figura 3.5.. Da sondagem RPM.4 foram seleccionadas para estudo geoqumico cinco amostras (1, 3, 7, 11 e 16) retiradas do primeiro metro de sondagem e uma das amostra mais profundas, a amostra 57, recolhida entre 3,20 m e 3,25 m de profundidade. So sedimentos de colorao negra, finos, predominantemente constitudos pela mistura de partculas de areias, limos e argilas, por vezes com alguns gros de areia muito grosseira, de quartzo. A sua composio mineral idntica composio das amostras da sondagem RPM.3 de Bertiandos, sendo os restantes materiais da sondagem RPM.4 mais grosseiros, so arenosos com escassa matriz (M.I. Caetano Alves, informao oral).

Fig. 3.4. Vista panormica sobre a regio de Donim, na margem direita do Rio Ave. A seta aponta para o local onde a sondagem RPM.4 foi realizada.

20

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Legenda: amostra Fig. 3.5. Esquema representativo da distribuio ao longo da sondagem RPM.4 de Donim das amostras seleccionadas para estudo geoqumico.

Os trabalhos iniciaram-se em Bitarados (Vila Ch, Esposende Bacia do Ribeiro de Peralta) com a escavao de uma estao arqueolgica. Na estao arqueolgica de Bitarados (Bettencourt et al., 2003b) foram escavados quatro quadrados individuais (H9, M11, W8 e G'2), uma rea aberta com doze quadrados e foi efectuada a sondagem RPM.6 (Fig. 3.6.). Os quadrados individuais foram dispostos ao longo da parcela de terreno, no sentido do ribeiro. O quadrado H9 situou-se prximo da estrada e o quadrado G'2 mais prximo do ribeiro, os quadrados M11 e W8 situaram-se no espao intermdio. A rea aberta situou-se na proximidade do quadrado H9.

21

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fig. 3.6. Localizao das escavaes arqueolgicas e da sondagem RPM.6 (X) de Bitarados, escala de 1/200 (reduzido a 50%), adaptado de Bettencourt et al. (2003b).

22

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Durante a escavao arqueolgica foram recolhidas amostras em vrias camadas, descritas em profundidade relativamente a um ponto de referncia local, cotado como zero. Destas foram seleccionadas algumas para estudo geoqumico dos quadrados H9, G'2 e G2 (quadrado da rea aberta), cuja localizao se indica no quadro 3.1. e nas figuras 3.7., 3.8. e 3.9., respectivamente. As amostras seleccionadas da escavao arqueolgica so materiais cujas dimenses e composio so genericamente semelhantes aos amostrados nas duas outras reas. So sedimentos muito escuros, de cor castanho a negro, finos, tambm constitudos por partculas desde areia a argila. No entanto, na rea da escavao ocorrem por vezes com gros de areia grosseira, esporadicamente com seixos rolados e tambm com fragmentos diversos do esplio arqueolgico disseminado no local (M.I. Caetano Alves, informao oral).
Quadro 3.1. Localizao por quadrado / camada / profundidade (m) das amostras seleccionadas para estudo geoqumico em Bitarados.

Amostras H9.3b. 240 H9.5. - 255 G'2.3. - 209 G'2.3. - 224 G'2.3. - 228 G'2.3. - 249 G'2.4. - 259 G'2.4. - 282 G'2.5. - 285 G'2.6. 331 G2.3. 204

Quadrado H9 H9 G'2 G'2 G'2 G'2 G'2 G'2 G'2 G'2 G2

Camada 3b 5 3 3 3 3 4 4 5 6 3

Profundidade (cm) relativa a um ponto de referncia local 240 255 209 224 228 249 259 282 285 331 204

23

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fig. 3.7. Perfil Este do quadrado H9. Referncia das amostras por camada - profundidade (cm), relativamente a um ponto de referncia local: 3b-240, 5-255 (adaptado de Bettencourt et al., 2003b).

Fig. 3.8. Perfil Norte do quadrado G'2. Referncia das amostras por camada - profundidade (cm), relativamente a um ponto de referncia local: 3-209, 3-224, 3-228, 3-249, 4-259, 4-282, 5-285, 6-331 (adaptado de Bettencourt et al., 2003b).

24

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fig. 3.9. Perfil Norte dos quadrados F2, G2 e H2, localizados na rea aberta. Referncia da amostra no quadrado G2 por camada - profundidade (cm), relativamente a um ponto de referncia local: 3-204 (adaptado de Bettencourt et al., 2003b).

Posteriormente foi realizada a sondagem RPM.6 (Fig. 3.10.) em sedimentos aluviais da bacia do Ribeiro de Peralta, na rea da estao arqueolgica. Desta sondagem foi seleccionada para estudo geoqumico a amostra RPM.6.69, representando o granito local. Esta amostra foi colhida profundidade de 4,25 m da superfcie topogrfica. A sondagem atravessou toda a espessura do enchimento no local sobre o substrato grantico, atingindo granito a partir dos 4 m de profundidade.

Fig. 3.10. Preparativos para a realizao da sondagem RPM.6 de Bitarados, na rea da estao arqueolgica.

25

Amostragem, descrio e preparao das amostras

No total foram seleccionadas para este trabalho de anlise geoqumica 43 amostras, sendo 25 de sedimentos provenientes da sondagem RPM.3 de Bertiandos, 6 de sedimentos provenientes da sondagem RPM.4 de Donim, 11 de sedimentos provenientes da estao arqueolgica de Bitarados e uma do granito do mesmo local colhida na sondagem RPM.6. A recolha das amostras obtidas por sondagem geolgica foi efectuada no ncleo dos testemunhos da sondagem. Estas amostras foram manuseadas com material de plstico, de forma a evitar o contacto com os amostradores metlicos. As amostras recolhidas foram acondicionadas dentro de sacos de plstico, previamente etiquetados.

3.2. PREPARAO FSICA DAS AMOSTRAS A preparao fsica das amostras foi efectuada no Laboratrio de Tratamento de Amostras do DCT-UM. Os critrios e os procedimentos a ter em conta para a execuo da preparao fsica das amostras so apresentados na figura 3.11. de forma esquemtica.

Fig. 3.11. Fluxograma da preparao fsica das amostras.

26

Amostragem, descrio e preparao das amostras

As amostras, colocadas em tabuleiros de plstico, foram secas em estufa a uma temperatura inferior a 40 C. Em seguida, realizou-se a moagem e pulverizao a 200 mesh (74 m) em moinho de gata. Aps a moagem e pulverizao de toda a amostra, procedeu-se homogeneizao e ao quartilhamento, de modo a obter uma subamostra para estudo geoqumico. As subamostras foram acondicionadas em copos de poliestireno com tampa, de 20 ml, devidamente referenciados.

3.3. PREPARAO QUMICA DAS AMOSTRAS A preparao qumica das amostras foi efectuada no Laboratrio de Espectrometria do DCT-UM. A escolha de uma tcnica de preparao qumica de amostras envolve uma srie de factores que devem ser criteriosamente ponderados (Totland et al., 1992), como sendo: a dissoluo da amostra deve ser completa; a perda de elementos durante a digesto deve ser avaliada e ponderada; a soluo final deve ser adequada ao mtodo analtico escolhido, isto , deve-se ter em ateno o tipo de matriz, os slidos dissolvidos totais e as possveis interferncias; a exactido e a preciso dos resultados obtidos para os elementos analisados devem ser adequadas ao mtodo analtico escolhido, no devendo ser afectadas pela tcnica de preparao; o tempo necessrio para a preparao qumica da amostra no deve ser longo; o custo financeiro do procedimento. Os sedimentos so considerados amostras de matriz complexa, difceis de tratar, pelo que a seleco de uma tcnica de preparao qumica para este tipo de amostra muito importante. Neste item, apresenta-se uma sntese do estudo realizado sobre a preparao qumica de amostras de sedimentos, com o objectivo de implementar uma tcnica geral de preparao qumica para este tipo de materiais. Vrios procedimentos de dissoluo tm sido utilizados para a digesto de materiais geolgicos (Potts, 1987; Kersabiec et al., 1990; Chao & Sanzolone, 1992; Totland et al., 1992; Cresser et al., 1994; Welz & Sperling, 1999; Csuros & Csuros, 2002). Algumas tcnicas so desenvolvidas para aplicaes especficas, geralmente para a determinao de um

27

Amostragem, descrio e preparao das amostras

ou de uma srie pequena de elementos, sendo necessrio muito cuidado quando se aplicam as mesmas para anlises multi-elementares. As tcnicas mais usadas para dissoluo de amostras geolgicas, em situaes de rotina, so: a fuso, o ataque cido em sistema aberto e o ataque cido em sistema fechado ou sistema de digesto em microondas. Na tcnica de fuso so usados fundentes diversos (Jeanroy, 1974; Chao & Sanzolone, 1992; Vernet & Govindaraju, 1993), tais como: o metaborato de ltio (LiBO2), o tetraborato de ltio (Li2B4O7), o perxido de sdio (Na2O2), o carbonato de sdio (Na2CO3), o hidrxido de sdio (NaOH), o carbonato de potssio (K2CO3), o hidrxido de potssio (KOH), o pirossulfato de potssio (K2S2O7), o pirossulfato de sdio (Na2S2O7), o iodeto de amnio (NH4I) e o metaborato de estrncio (Sr(BO2)2). Encontra-se descrito por alguns investigadores um sistema de automatizao desta tcnica, o qual utilizado quando existe uma quantidade muito elevada de amostras (Borsier & Garcia, 1983; Govindaraju & Mevelle, 1987; Borsier, 1992). A tcnica de fuso escolhida, normalmente, quando se pretende determinar, entre outros elementos, o silcio (Welz & Sperling, 1999). Nos ltimos anos, os fundentes com boratos tm sido largamente utilizados nesta tcnica, em particular, o metaborato de ltio (Ingamells, 1966; Suhr & Ingamells, 1966; Burman et al., 1978; Brenner et al., 1980; Walsh, 1980; Jarvis, 1990; Panteeva et al., 2003). Este reagente, algumas vezes usado em conjunto com o tetraborato de ltio, um fundente muito poderoso no ataque de amostras geolgicas silicatadas (Cremer & Schlocker, 1976; Feldman, 1983). A tcnica de fuso com metaborato de ltio aplicada na determinao de elementos principais e vestigiais em vrios tipos de materiais geolgicos (Verbeek et al., 1982; Totland et al., 1992; Govindaraju, 1994, 1995; Tsolakidou et al., 2002; Panteeva et al., 2003), incluindo amostras de sedimentos (Cantillo et al., 1984). A fuso das amostras geolgicas com metaborato de ltio origina a formao de prolas (Panteeva et al., 2003). As amostras fundidas (prolas) podem ser dissolvidas em cido ctrico, EDTA (cido etilenodiaminotetractico) e cidos minerais (Ingamells, 1966). O cido ntrico apresenta os melhores resultados para a maior parte das aplicaes (Suhr & Ingamells, 1966; Cremer & Schlocker, 1976; Walsh, 1980; Jarvis, 1990; Chao & Sanzolone, 1992; Panteeva et al., 2003), mas frequentemente fica em soluo um resduo branco no dissolvido (Panteeva et al., 2003). Estudos efectuados indicam que a slica, quando presente em altas concentraes, precipita sob a forma de cido polisilcico (Suhr & Ingamells, 1966; Brenner et al., 1980). A maior parte das solues concentradas, formam eventualmente um
28

Amostragem, descrio e preparao das amostras

precipitado gelatinoso em soluo bsica ou originam um gel uniforme em soluo cida (Krauskopf & Bird, 1995). O uso do cido fluordrico no tratamento da amostra fundida proporciona uma rpida e completa dissoluo da prola (Panteeva et al., 2003), e permite a obteno de uma soluo lmpida. A adio deste cido assim efectuada com o objectivo de prevenir a precipitao da slica (Brenner et al., 1980). Na tcnica de ataque cido em sistema aberto usam-se vrios cidos, como o cido ntrico (HNO3), o cido fluordrico (HF), o cido clordrico (HCl), o cido perclrico (HClO4), o cido sulfrico (H2SO4) e/ou o cido ortofosfrico (H3PO4). Quando no necessrio determinar o silcio preferida a digesto cida com cido fluordrico (Castillo et al., 1988), geralmente em conjunto com os cidos clordrico, ntrico ou at mesmo o perclrico (Frankenberger et al., 1991). Esta digesto com cido fluordrico em sistema aberto remove a slica sob a forma do tetrafluoreto de silcio (SiF4) voltil (Totland et al., 1992; Welz & Sperling, 1999). A tcnica de ataque cido em sistema aberto usada na determinao de elementos principais, excepto o slicio, e elementos vestigiais em vrios tipos de materiais geolgicos (Totland et al., 1992; Tsolakidou et al., 2002), incluindo amostras de sedimentos (Pederson & Cofino, 1994; Cook et al., 1997; Pozebon & Martins, 2002). Langmyhr e Paus (1968) investigaram a digesto com cido fluordrico das amostras em autoclaves de PTFE (politetrafluoretileno) sob presso, com o objectivo de reter o silcio em soluo, conseguindo tambm reduzir o tempo de digesto, a contaminao e a perda de amostra. O cido fluordrico o nico cido que permite dissolver facilmente a maior parte dos materiais silicatados. Este cido apresenta duas propriedades interessantes: uma, dissolver facilmente a slica (SiO2) produzindo cido hexafluorosilcico (H2SiF6), solvel em soluo cida e outra, permite extrair a slica das solues por volatilizao sob a forma de tetrafluoreto de silcio (SiF4) (Vernet & Govindaraju, 1993). Quando se utiliza este cido deve-se adicionar uma soluo saturada de cido brico (H3BO3), para facilitar a manipulao e a dissoluo dos fluoretos precipitados. O cido brico forma complexos com o cido fluordrico atravs de duas etapas de reaces exotrmicas: H3BO3 + 3HF HBF3OH + 2H2O HBF3OH + HF HBF4 + H2O

29

Amostragem, descrio e preparao das amostras

A soluo resultante mais estvel e menos agressiva. Contudo, sob determinadas condies, o cido fluorobrico pode hidrolizar, libertando o cido fluordrico (Potts, 1987; Vernet & Govindaraju, 1993). O ataque cido em sistema fechado ou sistema de digesto em microondas tem sido demonstrado com sucesso por vrios investigadores (Nadkarni, 1984; Lamothe et al., 1986; Borman, 1988; Lautenschlaeger, 1989; Gonon & Mermet, 1992; Welz & Sperling, 1999; Tsolakidou et al., 2002). Esta tcnica consiste em colocar a amostra e os cidos num copo de teflon hermeticamente fechado e submet-los a um forno de microondas. O sistema de microondas usa uma combinao de cido, temperatura e presso, que permite a dissoluo da amostra. O ponto de ebulio aumenta com o aumento da presso. As digestes com cido ntrico e/ou cido fluordrico so possveis em poucos minutos. Esta tcnica aplicada na determinao de elementos principais e vestigiais em vrios tipos de materiais geolgicos (Lamothe et al., 1986; Noltner, et al., 1989; Totland et al., 1992; Tsolakidou et al., 2002), incluindo amostras de sedimentos (Cook et al., 1997; Bettinelli, et al., 2000a; 2000b; 2000c; Sandroni et al., 2003; Acar, 2005). Existem algumas vantagens e desvantagens nestas tcnicas, que se enunciam a seguir, relativamente sua aplicabilidade no doseamento de elementos principais e vestigiais em materiais geolgicos (Potts, 1987; Chao & Sanzolone, 1992; Totland et al., 1992; Vernet & Govindaraju, 1993).

Fuso com metaborato de ltio Vantagens: adequada para a determinao de elementos maiores, incluindo o silcio e elementos vestigiais; assegura a digesto de fases minerais resistentes ao ataque cido, como por exemplo: zirco (ZrSiO4), rtilo (TiO2), corindo (Al2O3), cromite (FeCr2O4), permitindo a determinao de crmio (Cr), zircnio (Zr), hfnio (Hf); no utiliza reagentes perigosos como o cido fluordrico ou o cido perclrico; especificamente no que respeita s anlises por absoro atmica, a presena de excesso de ies ltio e borato nas solues de amostra tem um efeito tampo, o qual evita algumas interferncias de matriz; uma tcnica relativamente rpida;
30

Amostragem, descrio e preparao das amostras

apresenta um custo financeiro mdio, em comparao com as tcnicas de ataque cido em sistema aberto e em sistema fechado. Desvantagens: impossibilidade de analisar ltio, pois este elemento um constituinte do fundente, interferindo no resultado analtico; a concentrao de sais na soluo final, por vezes, pode causar problemas de matriz, interferncias espectrais e efeitos de memria. Ataque cido em sistema aberto Vantagens: reduo dos slidos dissolvidos totais, permitindo baixos limites de quantificao; obteno de brancos baixos; baixo custo capital. Desvantagens: no permite a determinao do silcio, quando se utiliza o cido fluordrico; no eficaz na digesto total de alguns minerais refractrios; uma tcnica morosa. Ataque cido em sistema fechado ou sistema de digesto em microondas Vantagens: reduo dos slidos dissolvidos totais, permitindo baixos limites de quantificao; melhor dissoluo de minerais refractrios, em comparao com a tcnica de ataque cido em sistema aberto; permite a anlise de elementos volteis; reduo da quantidade de cido utilizada, em comparao com a tcnica de ataque cido em sistema aberto; contaminao reduzida, uma vez que o copo de teflon fica selado durante a digesto; permite menor transferncia da amostra; permite menor influncia do operador; obteno de brancos baixos;
31

Amostragem, descrio e preparao das amostras

permite melhor ambiente no laboratrio; tempo de digesto rpido, podendo ser analisado maior nmero de amostras. Desvantagens: inadequado para a determinao de zircnio e hfnio; custo capital elevado. Tendo em conta o estudo anterior, a disponibilidade tcnica existente no Laboratrio de Espectrometria do DCT-UM e a necessidade de implementar uma tcnica geral de preparao qumica de amostras de sedimentos que desse resposta aos elementos solicitados, foi estudada a tcnica de fuso com metaborato de ltio. Antes de iniciar a fuso das amostras, foi efectuado um estudo sobre o tipo de cadinhos a usar. Inicialmente, foram escolhidos cadinhos de platina referenciados por vrios autores (Verbeek et al., 1982; Chao & Sanzolone, 1992; Tsolakidou et al., 2002). Este tipo de cadinhos foi seleccionado, pois a platina um metal inerte para a maioria dos reagentes e das amostras, e tambm, resiste a temperaturas que excedem os 1000 C. Durante o trabalho experimental, observou-se o aparecimento de manchas na superfcie externa destes cadinhos, que ocorriam quando estes eram submetidos a temperaturas muito elevadas (1000 C). Recorrendo microscopia electrnica de varrimento (MEV), foram observadas as manchas na superfcie externa dos cadinhos (Fig. 3.12.) e foi detectada, alm da platina, a presena de ferro e titnio (Fig. 3.13.). Estas manchas desapareciam, quando os cadinhos eram submetidos a uma lavagem com cido diludo, a quente.

Fig. 3.12. Fotografia da superfcie externa do cadinho, manchada. (1) Ampliao: 58,6 x; (2) Ampliao: 2800 x (Laboratrio de Microscopia Electrnica, Universidade do Minho - Braga).

32

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fig. 3.13. Anlise qualitativa da superfcie externa do cadinho, manchada (Laboratrio de Microscopia Electrnica, Universidade do Minho - Braga).

Em seguida, foram ensaiados cadinhos constitudos por uma liga de platina (95 %) e ouro (5 %). No entanto, verificou-se uma forte aderncia da prola ao fundo do cadinho, e consequentemente, uma grande dificuldade na solubilizao da amostra. Pelo que, optou-se por usar cadinhos constitudos por uma liga de platina (87 %), ouro (3 %) e rdio (10 %). Durante os ensaios estes cadinhos revelaram resistir a altas temperaturas, no permitindo a aderncia da prola ao fundo. Estes foram os cadinhos escolhidos para efectuar a fuso das amostras seleccionadas para a anlise geoqumica. Aps este estudo, procedeu-se preparao qumica das amostras. As amostras, com granulometria de 200 mesh (74 m), foram secas na estufa cerca de uma hora a 105-110 C e posteriormente foram arrefecidas em exsicador. Procedeu-se homogeneizao e ao quartilhamento, de modo a obter uma subamostra para a determinao da perda ao rubro e outra para a tcnica de fuso, visando a anlise qumica dos elementos solicitados. A tcnica de fuso utilizada descrita em seguida.

33

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fuso com metaborato de ltio e dissoluo em cido ntrico Cada amostra (0,3000 g) foi cuidadosamente misturada com o fundente, metaborato de ltio, nas propores de 1:3 de peso, num cadinho de platina/ouro/rdio. As amostras, juntamente com o branco de amostra, foram submetidas a fuso, temperatura de 1000 C durante 30 minutos. Em seguida, os cadinhos foram arrefecidos temperatura ambiente. Estes cadinhos, contendo uma barra magntica no seu interior, foram colocados num copo de polipropileno, ao qual se adicionou 100 ml de cido ntrico (1 M). O copo foi fechado hermeticamente. O conjunto foi colocado numa placa de agitao elctrica durante 2 a 3 horas, at obteno de uma soluo lmpida e estvel. No final, retirou-se com muito cuidado a barra magntica e o cadinho de dentro do copo. O branco foi preparado seguindo o mesmo procedimento. A soluo obtida, na maioria das amostras de sedimentos, apresentava um resduo branco. O resduo branco foi observado (Fig. 3.14.) e analisado, com recurso microscopia electrnica de varrimento (MEV), tendo sido detectada a presena de silcio (Fig. 3.15.).

Fig. 3.14. Fotografia do resduo da amostra do sedimento H9.3b.-240 (Laboratrio de Microscopia Electrnica, Universidade do Minho - Braga).

34

Amostragem, descrio e preparao das amostras

Fig. 3.15. Anlise qualitativa do resduo da amostra do sedimento H9.3b.-240 (Laboratrio de Microscopia Electrnica, Universidade do Minho - Braga).

As amostras foram filtradas (0,45 m) e o filtrado foi utilizado para efectuar a anlise qumica dos elementos vestigiais. Dada a impossibilidade de analisar o silcio foi necessrio fazer algumas alteraes a esta tcnica de preparao. Assim, as amostras foram submetidas preparao qumica que a seguir se descreve. Fuso com metaborato de ltio e dissoluo em cido fluordrico e cido ntrico Cada amostra (0,3000 g) foi cuidadosamente misturada com o fundente, metaborato de ltio, nas propores de 1:3 de peso, num cadinho de platina/ouro/rdio. As amostras, juntamente com o branco de amostra, foram submetidas a fuso, temperatura de 1000 C durante 30 minutos. Em seguida, os cadinhos foram arrefecidos temperatura ambiente. Os cadinhos, contendo uma barra magntica no seu interior, foram colocados num copo de polipropileno, ao qual se adicionou 3 ml de cido fluordrico e 97 ml de cido ntrico (1 M). O copo foi fechado hermeticamente. O conjunto foi colocado numa placa de agitao elctrica durante 2 a 3 horas, at a obteno de uma soluo lmpida e estvel. Aps a dissoluo, foi adicionado um excesso de cido brico. No final, retirou-se com muito cuidado a barra magntica e o cadinho do copo. O branco foi preparado seguindo o mesmo procedimento.
35

Amostragem, descrio e preparao das amostras

A adio do cido brico foi efectuada com o objectivo de complexar todo o cido fluordrico que ainda estivesse presente na soluo. A soluo resultante desta adio mais estvel e menos agressiva. As solues obtidas eram lmpidas, tendo sido utilizadas de imediato na anlise qumica. Podemos concluir, pelo estudo efectuado, que a preparao qumica de amostras de sedimentos pela tcnica de fuso com metaborato de ltio e dissoluo em cido fluordrico e cido ntrico permite a obteno de uma soluo lmpida e consequentemente a anlise de uma vasta gama de elementos principais, incluindo o silcio, e de elementos vestigiais.

36

Вам также может понравиться