Вы находитесь на странице: 1из 7

MATERIAL DE AFO PARA PROVA Capitulo l

1- Descreva um conceito de finanas e responda se os argumentos que envolvem esse

termo so essenciais no meio empresarial atual. Justifique. Finanas a aplicao de uma srie de princpios econmicos para maximizar a riqueza ou valor total de um negcio. Esses argumentos so essenciais, pois conhecer os princpios econmicos facilitar o direcionamento correto dos recursos disponveis no momento, visando minimizar os prejuzos.

2-

A globalizao da economia, conceito chave dos anos 90, forou as empresas a adotarem estratgias mais apuradas para lidar com finanas corporativas. No conflito entre risco e retorno, as empresas adotaram alguns instrumentos estratgicos mais sofisticados, como que envolvem derivativos, opes, swaps e hedges. Por que existe a necessidade na gesto de risco de levar em considerao esses instrumentos financeiros? Pois esta a forma de minimizar os riscos financeiros, pois utiliza-se diferentes tipos de instrumentos com fonte de rentabilidade diferente.

3- Dentro da dinmica de decises financeiras, a administrao financeira volta-se ao

planejamento financeiro, controle financeiro, administrao de ativos e administrao e passivos. Defina as quatro funes citadas. Planejamento financeiro: procura evidenciar as necessidades de crescimento da empresa evidencia eventuais desajustes. Controle financeiro: acompanha e avalia todo o desempenho da empresa. Adm. de ativos: procura a melhor estrutura, em termos de risco e retorno dos investimentos empresariais e gerenciar de forma eficiente seus valores. Adm. de passivos: est voltado para a aquisio de fundos e gerenciar sua composio.

4- Quais so os riscos da empresa associados s decises financeiras? Discuta cada

um desses riscos. Risco Econmico: baseia-se na relao entre o retorno do investimento e o custo da captao. Risco Financeiro: identifica-se pela sincronizao entre a capacidade de gerao de caixa dos negcios e o fluxo de desembolsos exigidos pelos passivos.

5- O objetivo contemporneo da administrao financeira est centrado na

maximizao da riqueza de seus acionistas. Assim fica evidenciado o impacto que cada deciso financeira determina sobre a riqueza. Neste contexto, discuta se o lucro contbil o critrio mais indicado para a tomada de decises financeiras. No, porque o lucro contbil no leva em considerao os riscos associados aos fluxos esperados de rendimentos.

6-

Maximizar o lucro e a riqueza da empresa so termos idnticos? Por qu? No, porque a maximizao do lucro est relacionada com o resultado do exerccio e a maximizao da riqueza est relacionada com o aumento do patrimnio da empresa.

7- Na dinmica das decises financeiras, uma empresa, independentemente da sua

natureza operacional, obrigada a tomar duas grandes decises: a deciso de investimento e a deciso de financiamento. Discorra sobre estas situaes. Decises de investimento: Criam valor e, portanto, mostram-se economicamente atraentes quando o retorno esperado da alternativa exceder a taxa de retorno exigida pelo capital. Decises de financiamento: preocupam-se principalmente com a escolha das melhores ofertas de recursos e melhor proporo a ser mantida entre capital de terceiros e capital prprio.

8-

O processo de tomada de decises assume complexidade e riscos cada vez maiores na economia brasileira, que exige uma capacidade questionadora e analtica das unidades decisrias. Cite exemplos vividos na realidade nacional que confirmam o argumento inicial. Reduo do IPI para a aquisio de automveis e eletro domsticos (linha branca), injeo de dlares no mercado.

9- Qual foi o marco inicial da moderna teoria de finanas?

Teve seu incio marcado pelas posies de Franco Modigliani e Merton Miller que abordam a irrelevncia da estrutura de capital e dividendo sobre o valor de mercado da empresa.

10- O que significa a Teoria do Portflio?

Esta teoria expe que o rico de um ativo deve ser avaliado com base em sua contribuio ao risco total do portflio de ativos, e no de maneira isolada. Diversidade de ativos, reduzirem riscos.

11- Ao realizar suas funes financeiras, as empresas se deparam com grandes

decises: investimentos, financiamentos e dividendos. Como estas decises esto relacionadas? Estas decises esto relacionadas, pois atravs destas pode-se realizar o ciclo financeiro da empresa.

12- Descreva o impacto da inflao nas decises financeiras. D um exemplo de uma

projeo financeira que pode ser distorcida em um ambiente inflacionrio. Quais as recomendaes para se tomar decises financeiras em ambientes inflacionrios? A inflao provoca desequilbrios estruturais, motivados pela queda do poder aquisitivo da moeda. A alta taxa de juros um exemplo de projeo financeira. Para tomar decises financeiras em ambientes inflacionrios a administrao financeira deve ser desenvolvida em informaes contbeis geradas pela metodologia de correo monetria integral.

13- Qual o objetivo da administrao financeira? Como esse objetivo mensurado?

O objetivo maximizao da riqueza de seus proprietrios, e este objetivo mensurado a partir do valor que suas aes ordinrias alcanam o mercado.

14- De forma efetiva, de que fatores dependem o valor de uma empresa?

Do seu desempenho esperado no futuro, do que ela capaz de produzir de riquezas e no do capital aplicado em seus ativos.

15- Quais os segmentos que podem ser identificados na responsabilidade social das

empresas? Explique-os. Internos e externos. No segmento interno relaciona-se toda a questo de recursos humanos e avaliao do impacto ambiental determinada pelas diversas decises corporativas tomadas. J no ambiente externo incluise os cliente, fornecedores, prestadores de servios, credores, acionistas, etc...

16- O fator tempo e elemento determinante nas atividades financeiras de uma empresa?

Sim, porque dentro da administrao financeira pode-se ao longo do tempo obter lucro ou prejuzo.

17- Como podem ser relacionados aspectos de Economia, Contabilidade, Estatstica e

Psicologia nas atividades financeiras de uma empresa? Economia: Acompanhar resultados financeiros do mercado. Contabilidade: Administrar o patrimnio. Estatstica: Realizar estudos do mercado. Psicologia: Enfrentar situaes adversas.

18- Os empresrios de um modo geral compreendem todos os aspectos que envolvem a

atividade financeira de uma empresa? Como esse fato pode influenciar no trabalho do administrador financeiro? Infelizmente no, e este fato pode gerar uma grande presso ao administrador financeiro, fazendo com que possa prejudicar suas decises.

19- Descreva aspectos do cenrio econmico que influenciam as decises financeiras

de empresas na realidade brasileira. Taxas de juros subsidiados, taxas de juros de curto prazo mais elevadas que as de longo prazo, carncias de recursos de longo prazo para investimentos, elevado grau de concentrao industrial, etc...

CAPITULO II

1- Como o processo inflacionrio pode influenciar na atividade do administrador financeiro?

A influncia inflacionria nas diversas atividades exercidas induz o administrador a dar maior ateno ao fenmeno, pois trabalha exclusivamente com valores nominais.

2- O que a inflao? E a deflao?

Inflao o aumento contnuo dos preos e deflao a queda contnua dos preos.

3- Em que consiste o processo de indexao? E o processo de desindexao?

O processo de indexao consiste em transformar determinados valores nominais em moedas de um mesmo poder aquisitivo posterior. E o processo de desindexao representa a transformao de valores nominais de moeda representativa de seu poder aquisitivo num momento anterior.

4- Quais os indicadores mais utilizados para medir a inflao no Brasil? Que diferenas

existem entre os dois ndices? IGP que exerce influncia sobre os nveis gerais de reajustes de preos da economia e variao cambial, e o IGP-M que mede a evoluo dos preos somente com base em bens e servios destinados ao consumo, no computando os bens intermedirios e de capital.
5- Qual a principal aplicao do INPC?

Recai preferencialmente sobre os reajustes salariais.

6- O que variao cambial?

a variao entre dois momentos, da relao existente entre a moeda nacional e a moeda internacional (geralmente o dlar).

7- Admitindo que o IGPM de janeiro de um determinado ano 182,746 e o IGPM de

fevereiro desse mesmo ano de 194, 631, qual a taxa de inflao mensal do perodo? Janeiro:182,746 Fevereiro: 194,631 Inf= In In-t -1 Inf= 194,631 182,746 - 1= 0,065 x100 = 6,5%

8- Sendo de 0,7% a inflao de determinado ms e de 0,6% a taxa do ms seguinte,

determine a taxa de desvalorizao da moeda verificada no bimestre. n = 0,70 n-t = 0,60 TDM = 1n_ n-t TDM = 1- 0,70_ = 0,17 x100 = 17% 0,60

9- Considerando a taxa de inflao de 6,75% a.a . em 2009. Qual a taxa de desvalorizao da moeda para o perodo?

Taxa inflacionria: 6,75%

TDM =

Inf__ 1 + Inf

TDM =

__0,0675_ = 0,0632 x 100 = 6,32% 1,0675

10- Suponha-se que uma empresa tenha tomado emprestado R$ 260.000,00 de uma

instituio financeira, pagando 11% de juros anuais mais a correo igual variao do IGP-di. Os juros so normalmente calculados sobre o valor corrigido do principal. A variao do ndice no perodo foi de 14% a.a. Calcule o montante da dvida no final do primeiro ano. Considerando uma variao do ndice de, 15,5'% no segundo ano, calcule o montante da dvida para o final do segundo ano. 260.000,00 x 1,11 x 1,14 = 329.004,00 1 ano 329.004,00 x 1,11 x 1,155 = 421.799,58 2 ano CAPTULO IIl
1- Qual a importncia para a atividade do administrador financeiro em conhecer o

ambiente financeiro do pas? fundamental para avaliar o comportamento da economia no mercado financeiro.
2- O que o Sistema Financeiro Nacional (SFN)?

Conjunto de instituies pblicas e privadas que regem as finanas de um pas. Os captadores de recursos e os provedores de recursos.

3- Como so classificados os agentes econmicos?

4- Qual o propsito do Conselho Monetrio Nacional?

Definir as diretrizes de funcionamento do SFN, e formular toda poltica de moeda e crdito da economia. Fiscalizar o mercado financeiro, gerindo o sistema financeiro e executando a poltica monetria do governo. Tem como responsabilidade bsica, o controle e o fomento do mercado de valores mobilirios (bolsa de valores)

5- Qual a atuao do Banco Central do Brasil (BACEN) no sistema financeiro?

6- Que atribuio desempenhada pela Comisso de Valores Mobilirios?

7- Qual a caracterstica dos bancos e quais as principais operaes financeiras

executadas por essas instituies? Atender a demanda de crditos, tanto de investidores, quanto como empresas, emprstimos, consrcios previdncia privada, financiamento, etc.
8- Qual a linha de atuao dos bancos de investimentos?

Fornecer crditos a longo prazo, oferecendo intermediaes financeiras s empresas no levantamento de recursos para suprir as necessidades de capital fixo e de giro. Pr-fixados: juros totais so definidos por todo o perodo da operao. Ps-fixados: uma parcela de juros fixa, e a outra parte definida com base num indexador de preos contratado. (IGP-n, TR,etc.) Fazer operaes de leasing de bens nacionais.

9- Explique o que so rendimentos prefixados e ps-fixados.

10- Qual a finalidade das sociedades de arrendamento mercantil?

11- Onde podem existir riscos nos rendimentos prefixados? E nos ps-fixados?

Os riscos so menores nos pr-fixados, cujos rendimentos no costumam acompanhar a variao dos preos. J nos ps, a perda inexiste desde que o indexador selecionado reflita a efetiva taxa de inflao da economia.

12- O que so aes?

So valores representativos de uma parcela do capital social de uma sociedade, negociveis no mercado, e refletem a participao dos acionistas no capital social. Preferenciais: preferncia no recebimento, sem direito a voto, se a empresa fechar recebem a participao do capital. Ordinrias: seus titulares tem direito a voto, participa dos lucros da sociedade.

13- Diferencie aes preferenciais de aes ordinrias.

14- Explique:

a) mercado a vista: entregas e pagamentos com vencimento e at 30 dias, b) mercado a termo: liquidao em prazo de 30, 60, 90 dias. c) mercado de opes: fixar preos para perodo prximo.

15- Quais os 4 segmentos de intermediao financeira utilizados no mercado

financeiros? Explique-os. Mercado monetrio, de crdito, de capitais e cambial. Mercado monetrio: realiza operaes de curtos e curtssimos prazos de liquidez. Mercado de crdito: desenvolvidos por bancos, atende necessidades de mdio prazo. Mercado de capitais: vincula as tomadas de recurso de longo prazo. Mercado de cmbio: influenciam na importao e exportao.
16- O que o juro?

o preo pago pelo aluguel do dinheiro. O retorno das oportunidades de investimentos dos tomadores de recursos; preferncias temporais de consumo; risco do emprstimo e inflao futura e esperada.

17- Quais os fatores que afetam o custo do dinheiro?

18- Como definido o risco de um pas? Como explicado o comportamento da taxa

de risco de um pas? definido pelo mercado, atualmente baseada na remunerao do ttulo do tesouro americano.
19- O que arbitragem? E mercado eficiente?

Arbitragem: uma oportunidade que surge de se apurar lucros livres de riscos na compra e venda simultnea de um ativo nos mercados. Mercado eficiente: aquele em que os preos dos ativos so reflexos das informaes disponveis. o retorno da melhor alternativa financeira disponvel no mercado a que um investidor renunciou, para aplicar seus recursos em outra.

20- O que o custo de oportunidade?

Вам также может понравиться