Вы находитесь на странице: 1из 34

Msica Pop no Sculo XX As Origens do Rock

Histria da Arte Professor Carlo Alessandro Galdino Cruz e Melo

As origens do rock Este gnero musical de grande sucesso surgiu nos Estados Unidos na dcada de 1950. Inovador e diferente de tudo que j tinha ocorrido na msica, era essencialmente hbrido em sua origem, onde inclui elementos de vrios estilos de msica americana: o blues acompanhado da guitarra black; o blues e o ritmo black, produzidos com solos de saxofone; a msica gospel branca e negra; a msica country; o som dos cantores de rdio popular e os grupos de harmonia. Uma das caractersticas mais importantes do rock era o acompanhamento de guitarra eltrica, bateria e baixo. Com letras simples e um ritmo danante caiu rapidamente no gosto popular. Apareceu pela primeira vez num programa de rdio no estado de Ohio (EUA), no ano de 1951. Segundo muito crticos musicais seu precursor foi o bluesman Robert Johnson.

A Histria do Rock

O rock na dcada de 1950: os primeiros passos A primeira gravao rock'n'roll que obteve popularidade internacional foi "Rock Around the Clock" produzida por Bill Haley e His Comets, em 1955. Harley fez sucesso ao criar uma msica voltada para a juventude, que inclua suas batidas empolgantes, a necessidade de se danar e o efeito de suas letras. A melodia era claramente tirada por sua guitarra eltrica; as letras eram normais e simples. Haley acabou abruptamente como a ascendncia das baladas suaves e sentimentais, que eram populares nos anos 40 e incio dos 50. Ele tambm obteve xito ao utilizar o ritmo black e o blues, de forma que o pblico de adolescentes brancos pudesse entender.
A Histria do Rock

rock'n'roll foi feito para ou sobre os adolescentes, a fase inicial deste estilo, ganhando a simpatia dos jovens que se identificavam com o estilo rebelde dos cantores e bandas. Suas letras traziam temas comuns da adolescncia: escola, carros, frias, pais e o mais importante, amor. Os principais instrumentos do velho rock'n'roll eram a guitarra, o baixo, o piano, a bateria e o saxofone. Todos os aspectos da msica - sua batida pesada, a sonoridade, as letras auto-absorvidas e a liberao da loucura - indicavam uma rebeldia dos adolescentes pelos valores e autoridade dos adultos. Entre os influenciadores dos anos 50 estavam Chuck Berry ("Johnny B. Goode"), Little Richard ("Tutti Frutti"), Roy Orbison (Oh, Pretty Woman!), Sam Cooke ("You Send Me"), Buddy Holly ("Peggy Sue"), Jerry Lee Lewis ("Great Balls of Fire") e Carl Perkins ("Blues Suede Shoes"). A Histria do Rock

A Histria do Rock

A Histria do Rock

maior smbolo do rock'n'roll entre 1956 e 1963 foi Elvis Presley, um motorista de caminho de Tupelo, Miss., que tornou-se cantor. Sua liberao melanclica e sexual atraa diretamente o pblico jovem, enquanto que horrorizava os mais velhos. Como o rock'n'roll havia se tornado um sucesso financeiro, as gravadoras que o consideravam uma coqueluche, comearam a garimpar novos cantores; eles geralmente faziam sucesso ao comercializar as suas msicas mais rebeldes. Presley foi um dos maiores fenmenos da msica de todos os tempos. Uma das personalidades mais conhecidas em todo o mundo. Possui uma legio de fs que qualquer outro artista nem sonha em conseguir. Conhecido simplesmente como "Rei". Isso Elvis Presley. Isso Rock n Roll. O cantor, morto em 1977, foi um dos mais importantes msicos populares dos EUA, e, com mais de 100 milhes de discos vendidos, continua at hoje a influenciar bandas de rock e pop.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

O rock na dcada de 1960 : rebeldia e transgresso A dcada de 1960 ficou conhecida como Anos Rebeldes, graas aos grandes movimentos pacifistas e manifestaes contra a Guerra do Vietn. O rock tornou-se popular novamente em 1962, com o surgimento da banda de maior sucesso de todos os tempos dos The Beatles, um grupo de quatro rapazes com cabelos longos, de Liverpool, Inglaterra. O grupo era formado por John Lennon (vocal e guitarra), Paul McCartney (vocal e baixo), George Harrison (guitarra e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). No incio, eles foram aclamados por suas energias e personalidades individuais atraentes, e no pela inovao de suas canes, que tiveram influncia de Berry e Presley. A popularidade deles inevitavelmente incentivou outros grupos com nomes anormais. Posteriormente a banda veio a assumir diversos gneros que vo do folk rock ao rock psicodlico, muitas vezes incorporando elementos de msica erudita e outros em formas inovadoras e A Histria do Rock criativas.

A Histria do Rock

A Histria do Rock

Robert

Allen Zimmerman, mais conhecido como Bob Dylan considerado um dos mais influentes compositores do sculo XX, em suas letras a msica ganha elementos literrios e filosficos, alm de um carter poltico de contestao. Em 2004, a revista Rolling Stone escolheu uma de suas principais canes, Like a Rolling Stonecomo a melhor cano de todos os tempos. Outro grupo ingls comea a fazer grande sucesso: The Rolling Stones, cuja msica derivou da tradio black do blues. Estas bandas britnicas instigaram o retorno s razes blues do rock'n'roll, apesar de j possurem caractersticas mais barulhentas e eletrnicas. O grupo formado por Mick Jagger, Keith Richards, Bill Wyman, Brian Jones e Charlie Watts criaram e enfrentaram diversos clichs do gnero, desde recepes efusivas da crtica at problemas com drogas e conflito de egos, principalmente entre Jagger e Richards. Os Rolling Stones j venderam mais de 200 milhes de lbuns no mundo inteiro em sua carreira. A Histria do Rock

A Histria do Rock

genial The Who formado por Pete Townshend, Roger Daltrey, John Entwistle e Keith Moon alcanou fama internacional, se tornou conhecido pelo dinamismo de suas apresentaes e por arrebentar seus instrumentos no final dos shows (especialmente Townshend, cuja destruio de guitarra tornar-se-ia um clich do rock, e o alucinado Keith Moon, mandando seu kit de bateria pelos ares). Eles tambm so julgados pioneiros do rock e suas variveis, popularizando entre outras coisas a pera rock (principalmente com Tommy), sob a liderana de Pete Townshend. No final da dcada, em 1969, o Festival de Woodstock torna-se o smbolo deste perodo. Sob o lema "paz e amor", meio milho de jovens comparecem no concerto que contou com a presena de Jimi Hendrix e Janis Joplin. As bandas de rock psicodlico, e rock progressivo que fizeram sucesso nesta poca como The Mamas & The Papas, The Animals, The Who, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Doors.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

O rock nos Anos 70 : hard rock, heavy metal, disco music e punk rock O mundo estava dividido em capitalismo e socialismo, a guerra fria estava a todo vapor e toda uma nao sofria com a desesperana. Desemprego em massa, luta de classes, falta de perspectivas, protestos explodiam em violentos confrontos com a policia. Restavam duas opes. A mais difcil era engatar uma nova rota de fuga. Como a realidade era feia e doda, nada melhor do que inventar um sistema que passava longe do engajamento frustrado da dcada anterior. Um mundo mais prximo do linguajar e dos sentimentos dos jovens descrentes. A essa msica que encarava a realidade de forma nua e crua foi dado o nome de punk rock. Se no som do punk rompia com a noo anterior de pop, as letras eram seu maior trunfo.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

Os

versos, niilistas ao extremo, refletiam sentimentos de desgosto e reprovao e eram quase sempre compostos de maneira direta e provocativa. O punk revela uma atitude de cinismo. Pra eles no era preciso mais que 03 minutos de msica para dizer o que queriam. Surge tambm uma batida mais forte e pesada no cenrio do rock. a vez do hard rock e o heavy metal de bandas como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Nesta poca o rock ganha uma cara mais popular com a massificao da msica e o surgimento do videoclipe.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

Por

volta de 1970, vrias celebridades do rock - Janis Joplin, Jim Morrison e Jimi Hendrix - morreram por excesso de drogas. As bandas de rock progressivo estouram na primeira metade da dcada com seus discos conceituais e com shows grandiosos: Pink Floyd, Jethro Tull, Genesis e Yes. As caractersticas andrgenas e perigosas passadas pelos Rolling Stones foram levadas ao extremo pelos artistas Alice Cooper e David Bowie, que, talvez, eram mais famosos pela ambiguidade sexual e comportamento fora do comum, em suas msicas. Outros grandes msicos dos anos 70 despontam como Ramones, Queen, Frank Zappa, Creedence Clearwater Revival, Neil Young, Elton John, Roxy Music e Brian Ferry, AC/DC e Motorhead.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

A Histria do Rock

Anos 80 : um pouco de tudo no rock Os anos 80 representaram uma da dcada mais importantes levando em conta um ponto de vista sociolgico, pois se prestarmos ateno mesmo 15 anos aps o seu fim certo tendncias sejam nas musicas ou em nosso cotidiano continuam explicitas. Desde as roupas dos heavy metal ate o bsico dos roqueiros nacionais criaram tendncias que so seguidas por msicos e ate jovens que no sofreram influencia direta da dcada. Um fato importante do rock ocorreu no final dos anos 70 com o punk rock, que foi uma resposta a estagnao do gnero e um protesto poltico niilstico. Iniciou-se, evidentemente, na Gr Bretanha, por bandas como Sex Pistols e The Clash. O punk rapidamente tornou-se popular nos EUA. No incio dos anos 80, o rock havia se modificado consideravelmente. O Black Flag, o Dead Kennedys e outros grupos tambm adotaram temas de protestos polticos para compor suas msicas. A Histria do Rock

dcada de 1980 foi marcada pela convivncia de vrios estilos de rock. O new wave faz sucesso no ritmo danante das seguintes bandas: Talking Heads, The Clash, The Smiths, The Police. Surge em Nova York uma emissora de TV dedicada msica e que impulsiona ainda mais o rock. Esta emissora a MTV, dedicada a mostrar videoclipes de bandas e cantores. Comea a fazer sucesso a banda de rock irlandesa chamada U2 com letras de protesto e com forte carter poltico. O heavy metal ganha novo vigor com Metallica, Anthrax e Slayer, levando o metal a novos rumos. A dcada marcou tambm ficou marcada pela abordagem de muitas correntes ideolgicas que atravs das letras das musicas remetiam a sociedade a repensar seus dogmas e tabus.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

maior banda dos anos 80 foi sem dvida a banda irlandesa U2, composta por Bono Vox (Paul Hewson) no vocal e guitarra; The Edge (David Evans) na guitarra, piano e vocal; Adam Clayton no baixo e violo e Larry Mullen Jr. na bateria e percusso. O U2 a banda mais popular de rock do mundo desde a dcada de 80. Os seus concertos so nicos e um verdadeiro festival de efeitos especiais. So uma das bandas que mais arrecadam anualmente. No podemos esquecer do surgimento de muitos movimentos que possuem o poder de formar uma nova diviso da sociedade como o movimento heavy metal que surgiram no inicio da dcada de 1970 e teve sua maior expressividade no final dos anos 80 e comeo dos 90 sendo substitudo pelo estilo apresentado pela banda nirvana e o movimento grunge.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

A Histria do Rock

O rock na dcada de 1990 : fuses e experimentaes Durante os anos 80, os vdeos se tornaram um forma popular de promoo e entretenimento. Porm, no final dos anos 80, vrias bandas, inclusive Nirvana, Pearl Jam e Mudhoney, continuaram seguindo a linha do punk rock, utilizando temas polticos e celebrando a prpria falta de virtuosidade tcnica. Nos anos 90, velhas bandas, entre elas o Grateful Dead e o Rolling Stones, tornaram a conquistar popularidade, no s dos jovens, mas tambm de muitos fs de meia idade. Esta dcada foi marcada por fuses de ritmos diferentes (crossover) e do sucesso, em nvel mundial, do rap e do reggae. Bandas como Red Hot Chili Peppers, Faith no More e Living Colour fundem o heavy metal e o funk e/ou rap, ganhando o gosto dos roqueiros e fazendo grande sucesso.
A Histria do Rock

Surge

o movimento grunge em Seattle, na Califrnia. O grupo Nirvana, liderado por Kurt Cobain, o maior representante deste novo estilo. Soundgarden, Pearl Jam e Alice In Chains tambm fazem sucesso no cenrio grunge deste perodo. O movimento grunge inicia uma caa das grandes gravadoras as bandas independentes e originais. No incio da dcada de 90 desponta mais um novo gnero musical vindo do Reino Unido. O chamado britpop tem as bandas Blur e Oasis como representantes significativos, sendo que este ltimo foi o desencadeador do movimento.
A Histria do Rock

A Histria do Rock

Meados

da dcada de 90 ainda iria trazer o rock alternativo- um desenvolvimento do brit pop. Nesta poca, a Inglaterra firmase como um terreno frtil para o nascimento de bandas deste estilo, que caracterizou-se por uma sonoridade intimista: msicas mais lentas (sem solos de guitarra ou bateria), letras depressivas e vocais montonos. Elementos da msica eletrnica tambm so encontrados em alguns grupos como Fatboy Slim, Prodigy e Moby. E assim, marcado principalmente pelo som das bandas de rock alternativo, influnciadas da msica eletrnica, e pelas experimentaes sonoras do metal progressivo do Dream Theater e do new metal do Korn, Linkin Park E System of a Down o rock inaugurou o sculo XXI. A Histria do Rock

A Histria do Rock

A Histria do Rock

Вам также может понравиться