Вы находитесь на странице: 1из 3

PEDAGOGIA LIBERAL

O termo liberal no tem o sentido de "avanado", ''democrtico", "aberto", como costuma ser usado. A doutrina liberal apareceu como justificativa do sistema capitalista que, ao defender a predominncia da liberdade e dos interesses individuais na sociedade, estabeleceu uma forma de organizao social baseada na propriedade privada dos meios de produo, tambm denominada saciedade de classes. A pedagogia liberal, portanto, uma manifestao prpria desse tipo de sociedade. A educao brasileira, pelo menos nos ltimos cinqenta anos, tem sido -marcada pelas tendncias liberais, nas suas formas ora conservadora, ora renovada. Evidentemente tais tendncias se manifestam, concretamente, nas prticas escolares e no iderio pedaggico de muitos professores, ainda que estes no se dem conta dessa influncia. A pedagogia liberal sustenta a idia de que a escola tem por funo preparar os indivduos para o desempenho de papeias sociais, de acordo com as aptides individuais. Para isso, os indivduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e s normas vigentes na sociedade de classes, atravs do desenvolvimento da cultura individual. A nfase no aspecto cultural esconde a realidade das diferenas de classes, pois, embora difunda a idia de igualdade de oportunidades,no leva em conta a desigualdade de condies. Historicamente, a educao liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razes de recomposio da hegemonia da burguesia, evoluiu para a pedagogia renovada (tambm denominada escola nova ou ativa), o que no significou a substituio de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na prtica escolar. 2 A designao "progressivista" vem de "educao progressiva", termo usado por Ansio Teixeira para indicar a funo da educao numa civilizao era mudana, decorrente do desenvolvimento cientfico (idia equivalente a "evoluo" em biologia). Esta tendncia inspira-se no filsofo e educador norte-americano John Dewey. Cf. Ansio Teixeira, Educao Progressiva. Na tendncia tradicional, a pedagogia se caracteriza por acentuar o ensino humanstico, de cultura geral, no qual aluno educado para atingir, pelo prprio esforo, sua plena realizao como pessoa. Os contedos, os procedimentos didticos, a relao professor-aluno no tm nenhuma relao com o cotidiano do aluno e muito menos com as realidades sociais. a predominncia da palavra do professor, das regras impostas, do cultivo exclusivamente intelectual. A tendncia Liberal Renovada acentua, igualmente, o sentido da cultura como desenvolvimento das aptides individuais. Mas a educao um processo interno, no externo; ela parte das necessidades e interesses individuais necessrios para a adaptao ao meio. A educao a vida presente parte da prpria experincia humana. A escola renovada prope um ensino que valoriza a auto-educao (o aluno como sujeito do conhecimento), a experincia direta sobre o meio pela atividade; um ensino centrado no aluno e no grupo. A tendncia liberal renovada apresenta-se, entre ns, em duas verses distintas:

a renovada progressivista2, ou, pragmtica, principalmente na forma difundida pelos pioneiros da educao nova, entre os quais se destaca Ansio Teixeira (deve-se destacar, tambm, a influncia de MONTESSORI, DECROLY e, de certa forma, PIAGET); a renovada no-diretiva, orientada para os objetivos de auto-realizao (desenvolvimento pessoal) e para as relaes inter-pessoais, na formulao do psiclogo norte-americano CARL ROGERS. A tendncia liberal tecnicista subordina a educao sociedade, tendo como funo a preparao de "recursos humanos" (mo-de-obra para indstria). A sociedade industrial e tecnolgica estabelece (cientificamente) as metas econmicas, sociais e polticas, a educao treina (tambm cientificamente) nos alunos os comportamentos de ajustamento a essas metas. No tecnicismo acredita-se que a realidade contm em si suas prprias leis, bastando aos homens descobri-las e aplic-las. Dessa forma, o essencial no o contedo da realidade, mas as tcnicas (forma) de descoberta e aplicao. A tecnologia (aproveitamento ordenado de recursos, com base no conhecimento cientfico) o meio eficaz de obter a maximizao da produo e garantir um timo funcionamento da sociedade; a educao um recurso tecnolgico por excelncia. Ela " encarada como um instrumento capaz de promover, sem contradio, o desenvolvimento econmico pela qualificao da mo-de-obra, pela redistribuio da renda, pelo maximizao da produo e, ao mesmo tempo, pelo desenvolvimento da 'conscincia poltica' indispensvel manuteno do Estado autoritrio"3 . Utiliza-se basicamente do enfoque sistmico, da tecnologia educacional e da anlise experimental do comportamento.

1. Tendncia liberal tradicional

Papel da escola - A atuao da escola consiste na preparao intelectual e moral dos alunos para assumir sua posio na sociedade. O compromisso da escola com a cultura, os problemas sociais pertencem sociedade. O caminho cultural em direo ao saber o mesmo para todos os alunos, desde que se esforcem. Assim, os menos capazes devem lutar para superar suas dificuldades e conquistar seu lugar junto aos mais capazes. Caso no consigam, devem procurar o ensino mais profissionalizante. Contedos de ensino - So os conhecimentos e valores sociais acumulados pelas geraes adultas e repassados ao aluno como verdades. As matrias de estudo visam preparar o aluno para a vida, so determinadas pela sociedade e ordenadas na legislao. Os contedos so separados da experincia do aluno e das realidades sociais, valendo pelo valor intelectual, razo pela qual a pedagogia tradicional criticada como intelectualista e, s vezes, como enciclopdica. Mtodos - Baseiam-se na exposio verbal da matria e/ou demonstrao. Tanto a exposio quanto a anlise so feitas pelo professor, observados os seguintes passos: a) preparao do aluno (definio do trabalho, recordao da matria anterior, despertar interesse); b) apresentao (realce de pontos-chave, demonstrao); c) associao (combinao do conhecimento novo com o j conhecido por comparao e abstrao); d)

generalizao (dos aspectos particulares chega-se ao conceito geral, a exposio sistematizada); e) aplicao (explicao de fatos adicionais e/ou resolues de exerccios). A nfase nos exerccios, na repetio de conceitos ou frmulas na memorizao visa disciplinar a mente e formar hbitos. Relacionamento professor-aluno - Predomina a autoridade do professor que exige atitude receptiva dos alunos e "impede qualquer comunicao entre eles no decorrer da aula. O professor transmite o contedo na forma de verdade a ser absorvida; em conseqncia, a disciplina imposta o meio mais eficaz para assegurar a ateno e o silncio. Pressupostos de aprendizagem - A idia de que o ensino consiste em repassar os conhecimentos para o esprito da criana acompanhada de uma outra: a de que a capacidade de assimilao da criana idntica do adulto, apenas menos desenvolvida. Os programas, ento, devem ser dados numa progresso lgica, estabelecida pelo adulto, sem levar em conta as caractersticas prprias de cada idade. A aprendizagem, assim receptiva e mecnica, para que se recorre freqentemente coao. A reteno do material ensinado garantida pela repetio de exerccios sistemticos e recapitulao da matria. transferncia da aprendizagem depende do treino; indispensvel a reteno, a fim de que o aluno possa responder s situaes novas de forma semelhante s respostas dadas em situaes anteriores. A avaliao se d por verificaes de curto prazo (interrogatrios, orais, exerccios de casa) e de prazo mais longo (provas escritas, trabalhos de casa). O reforo , em geral, negativo (punio, notas baixas, apelos aos pais); s vezes, positivo (emulao, classificaes).

Manifestaes na prtica escolar - A pedagogia liberal tradicional viva e atuante em nossas escolas. Na descrio apresentada aqui incluem-se as escolas religiosas ou leigas que adotam uma orientao clssico-humanista ou uma orientao humano-cientfica, sendo que esta se aproxima mais do modelo de escola predominante em nossa histria educacional.

LIBNEO, Jos Carlos. Didtica, Corts, 1994 ________________ Democratizao da escola pblica, So Paulo, Edies. Loyola,1985.

Вам также может понравиться