Вы находитесь на странице: 1из 6

ANLISE SINTTICA Anlise da reproduo de uma pintura de Wayne Thiebaud que tem tamanho 30x36 1/2 polegadas, ou 76x94

cm, totalizando em uma rea de 7144 cm. Chama-se Three Machines, ou trs maquinas em uma traduo literal, data de 1963 e feita com tinta leo sobre tela. A composio est em um formato horizontal, portanto narrativo. O espao, de dimenses relativamente pequenas, torna a pintura intimista. A obra notavelmente dividida por linhas horizontais e pelos objetos dispostos em seqncia e ocupando cada um, um tero da imagem. Existe uma relao de dualidade entre o uso das linhas retas e as formas esfricas das balas e de seu recipiente. Os objetos bsicos, deste modo, esto em primeiro plano, agrupam-se nele trs maquinas de balas de goma tipicamente americanas, estas ocupam cerca de do espao total da composio. Existe logo abaixo das maquinas algumas linhas que sugerem uma bancada ou mesa. Os elementos bsicos da pintura so linhas e cores fortes em contraste com tons neutros do fundo. A distribuio bsica dos elementos horizontal, o plano est totalmente centralizado e os objetos esto dispostos dentro de um retngulo imaginrio que o centro horizontal da composio e que se encontra pouco acima do centro vertical, uma composio, por assim dizer, esttica. Os cdigos da arte pop como repetio e uso de cores vivas e contraste com o fundo neutro e linhas de contorno so notveis. A tela se fundamenta na idia de massificao expressa pela repetio de cones. No existe progresso clara de acontecimentos, apesar da horizontalidade indicar uma natureza narrativa. A leitura pode ser feita sob qualquer direo, da esquerda pra direita ou o contrario, indicadas pelas linhas horizontais da obra. Desta maneira no existe uma histria de comeo meio e fim nica, isto , no h aes precedentes que provocam aes subseqentes em uma seqncia apenas. As figuras se apresentam de forma verossmil, naturalista, como se tornou comum na arte pop, deste modo, a figurao fica explicita na obra. Esta idia de figurao entre em consonncia com o pressuposto da massificao identificada com a publicidade.

Os elementos adquirem uma configurao linear por serem dispostos em paralelos e completamente regulares. Entre uma figura e outra existe um espao desigual que se contrapem a relao de semelhana das imagens. A impresso inicial da pintura e de serenidade devido ao uso de tons claros, ou neutros, no fundo, no entanto isto quebrado com o uso de cores vibrantes nos objetos. A imagem no sugere movimento e as linhas horizontais cruzando a composio de lado a lado contribuem para est sensao. A pintura se comporta como smbolo devido ao uso do branco que aumentam a sensao de serenidade, ligada ao ldico ou a nostalgia, como em um sonho ou devaneio.

ANLISE SEMNTICA As atividades de grupos de artistas que queriam valorizar a cultura popular comearam em Londres, por volta de 1961, pareciam muito com conferncias, nestas tanto artistas quanto crticos de cinema, escritores e socilogos discutiam o efeito dos novos produtos da cultura popular originados pelos meios de comunicao de massa, especialmente a televiso e o cinema. Da Inglaterra logo o movimento se transferiu para os Estados Unidos, onde se consolidou. L, alm das aes dos grupos londrinenses, os artistas pop tiveram como referncia, desde 1950, os chamados happenings e environments. Esses eventos eram uma espcie de instalao em que se fazia uso de todas as disciplinas artsticas para criar espaos ldicos de durao curta, que, como seu criador, John Cage afirmava mais do que obras de arte eram aes que se manifestavam como parte da prpria vida. No obstante, a Pop Art americana se manifestou com uma esttica renovadamente figurativa, e suas obras, ao contrrio daquelas instalaes, tiveram um carter perdurvel. A Arte Pop pode ser considerada como uma reao ao Expressionismo Abstrato, que predominava nos EUA no incio dos anos 1950. O universo da Arte Pop no faz uso justamente do abstrato, porque transpe e interpreta a iconografia da cultura popular. Nesta dcada, em 1957, j se anunciava com On The Road, livro de Jack Kerouac, a esttica de oposio sociedade de consumo vigente. A pintura de Thiebaud, por sua vez, data de 1963; o tema da pintura aborda a idia da repetio e dos clichs. Nos quadros de Thiebaud percebe-se a repetio de cones da

cultura de massa quase sempre relacionados alimentao; cachorro-quente, sorvete e milk shake, bolo, entre outros, aparecem nas principais obras. Quando jovem, na dcada de 1940, ele trabalhou em um caf chamado Mile High and Red Hot, onde "Mile High" era como se chamava um sorvete e "Red Hot" um cachorro-quente, itens vendidos no local. Da advm um pouco das referencias de suas pinturas. Neste caso o que se v so maquinas de goma de mascar. Estas maquinas eram muito populares na dcada de 1960 nos Estados Unidos e estavam diretamente relacionadas a locais destinados ao entretenimento. So maquinas onde se coloca uma moeda e uma bala de formato esfrico liberada por um mecanismo interno.

Anlise Pragmtica A Composio por si s no complexa, apresenta apenas trs objetos - maquinas onde existe gomas mascar. As maquinas so usadas em contraponto ao alimento, o orgnico (ligado a alimentao e no necessariamente natural) em oposio ao industrial, a repetio delas sutilmente faz referncia a industrializao e a relao homem x maquina. A goma de mascar, por sua vez, uma aluso ao consumo, neste caso o consumo evidenciado de uma forma mais literal, uma espcie de ironia, como de costume da arte pop. A questo da massificao exaltada atravs do uso da repetio de trs maquinas idnticas, estas se diferenciam apenas pelo sombreamento na pintura e esto dispostas sobre uma linha que nos indica um a superfcie. Deste modo a ateno fica voltada quase por completo para as maquinas. Existe uma forte relao das imagens com a esttica dos grafismos de propagandas e outdoors, perceptveis no uso de contornos bem marcados e sombras bem definidas, alem disso o uso de cores saturadas e de uma espessa camada de tinta desloca nosso olhar para estes elementos. A temtica infantil abordada atravs do tema dos doces, dando um tom nostlgico aqueles que vem a imagem. Deste modo a memria parece ser elemento fundamental na concepo do trabalho de Thiebaud. No que se refere aos smbolos o uso

do tom neutro no fundo contribu para a esttica da propaganda e est diretamente relacionado ao ldico, palavra que vem do latim e significa algo como jogo, entretenimento, diverso, evidenciando a relao com a infncia.

Three Machines Wayne Thiebaud. 1963. leo sobre tela.

JONAS VIEIRA

ANLISE DA PINTURA THREE MACHINES DE WAYNE THIEBAUD

Trabalho acadmico apresentado disciplina de Semitica, do curso de Artes Visuais manh, da Faculdade de Artes do Paran.

Curitiba 2009

Вам также может понравиться