Вы находитесь на странице: 1из 39

32 0.

(Si24 TGGg

--4

ri

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEAR ESCOLA SUPERIOR DO MINISTRIO PBLICO DO ESTADO DO CEAR n

A PEDAGOGIA EM KANT (SOBRE A PEDAGOGIA)


-L

Mrcio Jos Temteo Horizonte Brasileiro

Ia

3-

Fortaleza-Cear 2010

Mrcio Jos Temteo Horizonte Brasileiro

A PEDAGOGIA EM KANT (SOBRE A PEDAGOGIA)

Monografia apresentada ao Curso de Especializao em Filosofia Moderna do Direito, da Universidade Estadual do Cear em convnio com a Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado do Cear. Orientador: Professor Doutor Regenaldo da Costa

Fortaleza-Cear 2010

MRCIO JOS TEMTEO HORIZONTE BRASILEIRO

PEDAGOGIA EM KANT (Sobre a Pedagogia)

Monografia submetida Coordenao do Curso de Ps-Graduao em Filosofia Moderna do Direito - Turma II da Universidade Estadual do Cear, como requisito parcial para a obteno do grau de especialista em Filosofia Moderna do Direito.

Aprovada em 1710312010

Conceito obtido: Satisfatria

BANCA EXAMINADORA

Profi. O. Regerialdo Rodiigues da Costa Universidade Estadual do Cear-UECE Universidade Federal do Cear-UFC

K Proe. Ms. ngda Teres Gondim Carneiro Chaves Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado do Cear-ESMP-CE ik Prof-. Ms. Lise Alcntara Castelo Escola Superior do Ministrio Pblico do Estado do Cear-ESMP-CE

-a

Agradecimentos
4

Para Victor, Adaila e Nazar, a famlia. Ao meu orientador Prof. Dr. Regenaldo da Costa. Tambm aos amigos conquistados na ESMP-Ce. A minha gratido eterna, por fazerem parte da minha histria.

ri

"A educao uma arte, cuja prtica necessita ser aperfeioada por vrias geraes. Cada gerao, de posse dos conhecimentos das geraes precedentes, est sempre melhor aparelhada para exercer uma educao que desenvolva todas as disposies naturais na justa proporo e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espcie a seu destino. Entre as descobertas humanas h duas dificlimas e so: a arte de governar os homens e arte de educar."
KANT, 1786

RESUMO

O presente trabalho apresenta como tema de estudo o conceito de pedagogia de lmmanuel Kant, visando objetivamente fazer uma apreciao sobre a pedagogia trabalhada pelo filsofo. O mtodo de exposio ser essencialmente no sentido de buscar entender Kant a partir de uma leitura atenta do texto, priorizando com maior destaque a escolha dos trechos relevantes que proporcionem uma demonstrao, uma exposio clara e fiel do que seja a pedagogia para ele. O princpio Kantiano, apresentado na obra em questo, demonstra a afirmao do filsofo de que o homem s se torna plenamente humano atravs da educao. Educao esta que no deve ser somente a educao formal, acadmica, das escolas, mas sim a educao total do ser humano, desde o seu nascimento, aleitamento, tratamento no ambiente familiar, social, moral. O princpio da pedagogia kantiana postula que os povos, atravs de uma educao moralmente justa, formem um ser humano moralmente justo em sua plenitude e que somente agindo assim que a paz universal poder ser alcanada, proporcionando a plenitude da vida em sociedade.

Palavras-chave: Pedagogia, Fsica, Prtica, Moralidade e Direito

ABSTRACT

The present work presents as study subject the Concept of Pedagogia de immanuei Kant, aiming at objective to make an appreciation on the pedagogia worked for the philosopher. The exposition method wili be essentiaily in the direction to search to understand Kant from a intent reading of the text, prioritizing with bigger prominence the choice of the excellent stretches that provide a demonstration, a clear and faithfui exposition of what it is the pedagogia for it. The kantiano principie, presented in the workmanship in question, demonstrates the affirmation of the phiiosopher of whom the man aione if becomes fuiiy human through the education. Education this that does not oniy have to be the formal education, academic, of the schoois, but yes the total education of the human being, since its birth, aleitamento, treatment in the familiar, social, moral envirortment. The beginning of the kantiana pedagogia he claims that the peopies, through an education moraiiy joust, moraliy form a human being just in its fuliness and that is oniy acting as soon as the universal peace could be reached, providing the fuliness of the iife in society.

Key-Word: Pedagogia, Physics, Practicai, Morality and Right

SUMRIO

Introduo

.9

1. Sobre a necessidade da educao para tornar o ser humano plenamente socivel moralmente.................................................................................................................11

2. Sobre a Educao Fsica.......................................................................................17

3. Sobre a Educao Prtica......................................................................................27

Consideraes finais .................................................................................................. 37

Referncias bibliogrficas .......................................................................................... 39

INTRODUO

Das obras de lmmanuel Kant, apresentaremos os seus escritos relacionados educao, que resultaram no livro "Sobre a Pedagogia", onde aqui destacaremos os vrios conceitos do filsofo sobre o assunto. E para entendermos melhor, destacas-se que muitos dos princpios expostos de forma sucinta, so amplamente discutidos em outras obras de Kant, que aqui podemos destacar como a "Metafsica dos Costumes" e a "Critica da Razo Prtica", entre outras, e por no ser objeto deste trabalho no sero aqui abordadas.

"Sobre a Pedagogia" o nome da obra de lmmanuel Kant que ser tratada neste trabalho. Nosso objetivo demonstrar que nesta obra ele trabalha com a educao para a formao moral e tica do homem. A educao apresentada como uma das mais importantes ferramentas para se tentar formar moral e eticamente o ser humano digno de viver em sociedade, respeitando os direitos dos outros, alcanando-se com isso o bem estar social de toda a comunidade. Neste trabalho, vimos que Kant faz uma ntida ligao entre a educao e a poltica.

O presente trabalho tem como objetivo um estudo da obra de Kant, "Sobre a Pedagogia", na qual o filsofo preocupa-se com a educao do homem. Na presente obra, Kant afirma que o homem no pode se tomar verdadeiramente homem seno pela educao, porque ele aquilo que a educao faz dele. A educao a arte de desenvolver no homem a disposio para o bem. O homem no bom nem mau por natureza. Ele se torna moralmente bom apenas quando eleva a sua razo at os conceitos do dever e da lei. Logo, aprender a ser homem significa aprender a deixar-se, progressivamente, guiar pela lei moral; e o enfrentamento corajoso e a habilidade de abandonar a menoridade e transformar-se em autnomo. O livro "Sobre a Pedagogia", uma obra pequena dividida em trs partes, que so: "Introduo", captulo 1, intitulado "Sobre a Educao Fsica" e captulo 2, intitulado "Sobre a Educao Prtica."

lo

A obra estudada foi por ele elaborada nos perodos letivos em que foi convocado para ministrar pedagogia aos estudantes da Universidade de Kninsberg. Como era de costume, os professores de filosofia deviam regularmente ministrar pedagogia, revezando-se. Destacamos que a obra "Sobre a Pedagogia", constitui-se de textos que foram elaborados por Kant como notas de aulas, cujas mesmas foram catalogadas por um de seus alunos, Friedrich Theodor Rink, e publicadas no ano de 1803, um ano antes da morte de Kant. Tais notas de aulas referem-se aos perodos de 1776177, 1783184 e 1786187. Nesse trabalho, exporemos, em um primeiro momento, como o filsofo alemo definiu de uma maneira geral a educao e como ela devia ser ministrada aos seres humanos desde o seu nascimento, assuntos estes que esto relacionados introduo da obra acima citada. Posteriormente nos reportaremos ao que Kant denominou educao fsica, esta relacionada com a educao do corpo do ser humano. Em um terceiro momento, abordaremos o que Kant chamou de educao prtica, sendo esta a educao moral relacionada com o carter do ser humano, que a mais importante na tentativa de formar um ser moralmente tico advindo da * educao na formao do seu carter. Com este trabalho, o que se pretende demonstrar a viso de Kant sobre a pedagogia, considerada por ele como imprescindvel para a formao moral do ser humano, para que este possa ser moralmente tico no seu comportamento e na sua conduta como ser social, para que ao cumprir as normas, por ele elaborada possa haver uma convivncia racional onde todos devem respeitar os limites de cada um como uma forma de se alcanar a paz universal.

--4

11

1.

SOBRE A NECESSIDADE DA EDUCAO PARA TORNAR O

SER HUMANO PLENAMENTE SOCIVEL MORALMENTE

A obra "Sobre a Pedagogia" de Kant sofreu a influncia dos princpios de Johann Bernhard Basedow, seu contemporneo, que desenvolveu um sistema de educao total, onde o homem deveria ser educado em sua totalidade desde a infncia onde postulava o valor do trabalho na formao do homem. Ambos defendiam que a educao deveria ser cada vez mais aperfeioada e que era atravs deste aperfeioamento, que o ser humano conseguiria progressivamente atingir nveis de desenvolvimento cada vez melhores.

Ao definir pedagogia, aponta a necessidade da educao racional como imprescindvel para a formao moral e tica do homem no intuito de obteno da paz mundial. Portanto, para ele:

O homem precisa da formao escolstica, ou da instruo, para estar + habilitado a conseguir todos os seus fins. Essa formao lhe d um valor em relao a si mesmo, como indivduo. A formao da prudncia, porm, o prepara para tornar-se um cidado, uma vez que lhe confere um valor pblico. Desse modo ele aprende tanto a tirar partido da sociedade civil para os seus fins como a conformar-se sociedade. Finalmente a formao moral lhe d um valor que diz respeito inteira espcie humana. (KANT 2006, p. 35)

Faz bem um paralelo entre os objetivos dos pais de famlia e dos prncipes e entre as educaes pblicas e privadas. Na pedagogia, Kant apresenta como elemento principal do resultado da educao o homem moral. Vamos destacar as suas influncias intelectuais para demonstrar como foi que o filsofo alemo chegou aos seus resultados. Foi 4 Rousseau o grande inspirador e direto influenciador de Kant em sua concepo sobre a infncia e nos conselhos prticos para a primeira educao do ser humano.

12

Na introduo de "Sobre a Pedagogia", (KANT 2006, p. 11) diz que "o homem a nica criatura que precisa ser educada", fazendo uma distino entre o ser humano e o mundo animal. Entenda-se por este, mundo animal irracional. Tambm na introduo o filsofo alemo j comea definindo o que ele entende por educao de uma forma bem geral, dizendo que "por educao entende-se o cuidado de sua infncia (a conservao, o trato), a disciplina e a instruo com a formao. Consequentemente, o homem infante, educando e discpulo." (KANT 2006, p. 11)

E ao apresentar um paralelo entre os seres humanos e o mundo animal, ele afirma que desde o nascimento os animais irracionais no precisam de educao, mas somente de cuidados por pouco tempo. J os seres humanos, quando nascem, precisam de cuidados, amor, carinho e educao e por um perodo muito mais prolongado de vida. A pedagogia kantiana afirma que a disciplina quem educa o ser humano transformando a animalidade em humanidade. atravs da educao que "a espcie humana obrigada a extrair de si mesma pouco a pouco, com suas prprias foras, todas as qualidades naturais, que pertencem humanidade." (KANT 2006, p. 12)

-# Kant faz, ainda, uma contraposio entre disciplina e instruo ao afirmar que a primeira, em um dado momento, se apresenta como negativa e a segunda educativa.

A disciplina o que impede ao homem de desvia-se do seu destino, de desviar-se da humanidade, atravs das suas inclinaes animais. Ela deve, por exemplo, cont-lo, de modo que no se lance ao perigo como um animal feroz, ou como um estpido. A disciplina, porm, puramente negativa, porque o tratamento atravs do qual se tira do homem a sua selvageria; a instruo pelo contrrio, a parte positiva da educao. (KANT, 2006, p. 12-13)

Para o filsofo alemo as crianas devem ser colocadas nas escolas o mais cedo possvel, para que comecem a se habituar com a educao e "um erro, no qual se cai comumente na educao dos grandes, o de no lhe opor nenhuma resistncia durante a juventude, porque esto destinados a comandar" (KANT 2006, p. 14)

13

O principal resultado a ser alcanado com a pedagogia karitiana a formao do homem moral, que se d atravs da educao, sendo esta primordial
J

para o desenvolvimento e o progresso do ser humano. O resultado alcanado pela educao depende da capacidade do homem em desenvolver seus interesses para a promoo do bem. O que ir transformar tais interesses, uma rgida e slida educao. O filsofo alemo aponta que, o homem moral o objetivo principal da educao.

Outro ponto importante est relacionado formao profissional dos educadores, tanto pais, quanto mestres. Estes devem receber educao de qualidade para transmitirem aperfeioadamente o que aprenderam, cumprindo com maestria tal tarefa educacional. Em contraponto, se essa tarefa for realizada por pessoas despreparadas, a educao poder ser prejudicial e levar degradao dos avanos j conquistados. Tal observao no poderia se apresentar como mais atual, visto que a educao em nossos dias uma lstima e umas das piores do mundo. As afirmaes kantianas, relacionadas educao, nos faz refletir sobre a problemtica da formao dos educadores.

Em sua compreenso "o homem no pode se tomar um verdadeiro homem seno pela educao. Ele aquilo que a educao faz dele." (KANT 2006, p. 15). Com esta afirmao Kant comea a aprofundar a sua definio de educao. O pensador afirma que a educao uma arte carente de vrias geraes para ser aperfeioada.

A educao uma arte, cuja prtica necessita ser aperfeioada por vrias geraes. Cada gerao, de posse dos conhecimentos das geraes precedentes, est sempre melhor aparelhada para exercer uma educao que desenvolva todas as disposies naturais na justa proporo e de conformidade com a finalidade daquelas, e, assim, guie toda a humana espcie a seu destina (KANT, 2006, p. 19)

Afirma, tambm, que "entre as descobertas humanas h duas dificlimas, e so: a arte de governar os homens e a arte de educ-los," (KANT 2006, p. 20). Para

14

o autor a educao no est plenamente acabada, aperfeioada, visto que esta uma das grandes descobertas da humanidade e que dificlima de ser aplicada ao ser humano, isto em decorrncia da complexidade e diversidade da humanidade, da racionalidade. A educao est em um constante processo de mutao e aperfeioamento tomando-se por base os avanos das geraes anteriores. Depois de definir educao, apresenta um principio de pedagogia: "no se deve educar as crianas segundo o presente estado da espcie humana, mas segundo um estado melhor, possvel no futuro, isto , segundo a idia de humanidade e da sua inteira destinao." (KANT 2006, p. 22)

Sobre a educao dada pelos pais aos seus filhos, o filsofo afirma que "de modo geral, os pais educam seus filhos para o mundo presente, ainda que seja corrupto. Ao contrrio, deveriam dar-lhes uma educao melhor, para que possa acontecer um estado melhor no futuro." Ele faz um paralelo entre os pais e os prncipes, quando afirma que "os pais cuidam da casa, os prncipes, do Estado." (KANT 2006, p. 22)

Tambm aponta o autor que as aes e objetivos entre os prncipes e os -' sditos, questionando a finalidade de ambos indagando que: "de quem deve provir o melhoramento do estado social? Dos prncipes, ou dos sditos, no sentido de que estes se aperfeioem antes por si mesmos e faam meio caminho para ir ao encontro de bons governos?' (KANT 2006, p. 23). E responde: "A direo das escolas deveria, portanto depender da deciso de pessoas competentes e ilustradas." (KANT 2006, p. 23) Tambm faz uma comparao entre as escolas pblicas e privadas, procurando mostrar as vantagens e desvantagens de cada uma e destaca que "no suficiente treinaras crianas; urge que aprendam a pensar." (KANT 2006, p. 27) No olhar crtico do filsofo, encontramos o valor do homem educado. Ele considera que est na educao dos homens em geral a responsabilidade de formar aqueles que podem chegar ao poder visando um bem maior para toda a sociedade. O filsofo alemo afirma que esto nas pessoas em particular a difuso dos esforos para a melhoria e o progresso da humanidade e que os prncipes, na

15

maioria das vezes, no agem alm de seus prprios interesses particulares e tratam seus sditos como instrumentos para atingir os seus objetivos prprios privados.

Alguns detentores do poder consideram, de uma certa maneira, que o seu povo uma parte do reino animal e o possui apenas para a satisfao dos seus interesses particulares, privados, aumentando com isso os seus ganhos. Deste modo, o prncipe permite ao sdito um aumento de habilidade nica e exclusivamente no intuito de atingir seus objetivos, na obteno de conseguir vantagens privadas. Nas palavras de Kant:

Alguns poderosos consideram, de certo modo, o seu povo como parte do reino animal e tm em mente apenas a sua multiplicao. No mximo desejam que eles tenham um certo aumento de habilidade, mas unicamente com a finalidade de poder aproveitar-se dos prprio sditos como instrumentos mais apropriados para aos seus desgnios. (KANT, 2006, p. 25)

Portanto, em "Sobre a Pedagogia" (2006), Kant, aps fazer uma introduo, procurando definir e delimitar o que a educao, divide a pedagogia em dois captulos. O primeiro captulo o filsofo alemo denomina de educao fsica e fala sobre a parte da preparao do como fsico do ser humano desde o nascimento. nessa parte que podemos encontra o maior nmero de indicaes acerca dos cuidados que devem ser dispensados s crianas, para serem atendidas em suas necessidades bsicas de sobrevivncia. No segundo captulo, que Kant denomina de educao prtica ou moral, refere-se liberdade, mais relacionada com a moral do ser humano, com a formao de sua personalidade. E assim se manifestou o autor dividindo a educao em fsica e prtica. Sobre a pedagogia ou doutrina da educao, destaca que "a educao fsica aquela que o homem tem em comum com os animais, ou seja, os cuidados com a vida corporal" (KANT 2006, p. 34) Sobre a outra educao, a prtica ou moral, a doutrina diz que " aquela que diz respeito construo (cultura) do homem, para que possa viver como um ser livre." (KANT 2006, p. 34-35)

16

Ele conclui a sua introduo afirmando que "a educao consiste: 1. na cultura escolstica ou mecnica, a qual diz respeito habilidade: , portanto, didtica (informator); 2. na formao pragmtica, a qual se refere prudncia; 3. na cultura moral, tendo em vista a moralidade." (KANT 2006, p. 35)

17

2. SOBRE A EDUCAO FSICA a


Kant coloca como primeiro princpio para a educao do ser humano a educao fsica, onde o indivduo deve receber primeiro a educao que vise a preservar o estado fsico da criana, dando-lhe condio de sobrevivncia, est inexistente se a criana for abandonada a sua prpria sorte. A "Educao Fsica" kantiana determina como prioritrio para a sobrevivncia de uma criana que ela deve receber toda a educao disponvel. Quando uma criana nasce deve ter todos os cuidados dispensados pelos seus pais, filho este que ser um aliado, confidente e consultor, quando da chegada de um segundo filho, sucedendo-se assim a cultura e a educao de uma determinada sociedade.

Na diviso que o autor apresenta da pedagogia, a educao fsica, que se verifica como imprescindvel, a primeira educao que deve ser ministrada s crianas, quando estas nascem, como um primeiro estgio da vida humana. Para ele "a educao fsica consiste propriamente nos cuidados materiais prestados s crianas ou pelos pais, ou pelas amas de leite, ou pelas babs. O alimento destinado pela natureza criana o leite de sua prpria me." (KANT 2006, p. 37)

Partindo desta afirmao, o filsofo faz uma verdadeira defesa da utilizao do leite materno para o desenvolvimento do recm nascido, como primeiro momento da educao, rechaando a utilizao de qualquer outro tipo de leite ou de qualquer outro alimento. Tambm destaca a criao das crianas em outros pases que so nutridas com alimentos diversos do leite materno, ou das amas de leites, muitas delas morrem.

Em seguida explana sobre os problemas da temperatura dos banhos nos bebs, aconselhando a no se utilizar nenhum excitante nos mesmos. Afirma, tambm, que no se deve usar faixas nos bebs, mencionando e citando vrios outros povos, relacionando s vrias maneiras de se ninar o beb criticando-as. Aqui destacamos que, segundo o autor, os bebs das pessoas pobres so mais mal acostumados que os bebs das pessoas ricas, visto que aquelas, agem como os

18

macacos, brincando, ninando, aconchegando as crianas quando esto insatisfeitas com alguma coisa, enquanto que estas colocam os cuidados de seus filhos sob a responsabilidade das babs, que no do amor e carinho paternos, mas sim cuidados profissionais. Na obra o autor (KANT 2006, p. 43) destaca que "os bebs do povo so mais mal-acostumados que os das elites. Uma vez o povo brinca com eles, como fazem os macacos. Cantam para eles, acariciam, beijam, danam com eles."

Destaca a importncia de boa utilizao e aplicao dos costumes para os cuidados com o beb, que ainda no tem nenhuma idia do que sejam esses costumes, para que os mesmos no sejam arruinados em suas disposies naturais e no futuro seja necessria aplicao da fora.

Certamente o beb ainda no tem nenhuma idia dos costumes, mas, se arruinamos as suas disposies naturais, para remediar ao mal ser necessrio aplicar-lhe depois durssimas punies. E se queremos desacostumar os bebs de verem satisfeitos imediatamente os seus caprichos, eles choram com tanta raiva, como se tal no fosse possvel seno a adultos,com a diferena de que no continuam unicamente porque suas foras acabam. Enquanto precisam apenas chorar e tudo acontece ao redor, eles dominam como verdadeiros dspotas. Quando cessa esse domnio, isso aborrece muito. Porque, mesmo para gente grande que esteve no poder por algum tempo, resulta muito penoso desacostumar-se dele de modo forado. (KANT, 2006, p. 44).

Afirma que o beb aos trs meses de vida ainda no consegue enxergar direito, vendo somente vultos e com a viso tambm se desenvolvem o riso e o choro. Nessa idade o beb no deve ser contrariado em sua vontade a no ser que esteja mal acostumado. (KANT 2006, p. 44-45) O filsofo alemo tambm critica a utilizao de faixas e carrinhos como auxiliares dos bebs para estes possa aprender a andar, porque isto no inerente a sua natureza. Destaca que essa uma educao negativa. Diz que o melhor deixar a criana engatinhar at aprender a andar. Tambm afirma que so colocados enchimentos de panos para que as crianas no machuquem o rosto no cho, o que negativo, visto que a mesma tem os seus instintos naturais para proteo, como por exemplo, ao cair projetam as mos para frente, instintivamente

19

para se protegerem. O certo seria colocar mantas e cobertores no cho para a proteo da criana.

Aconselha que deveriam ser utilizados poucos instrumentos na educao dos bebs e, inclusive, tem como opinio que as crianas deveriam aprender a escrever sozinhas, citando o fato de que algum inventou a escrita e no a recebeu pronta. Portanto, se o beb quisesse alguma coisa, comearia a desenhar o objeto almejado e posteriormente a escrever a primeira letra deste objeto at poder escrever a palavra inteira. (KANT
2006, p. 46-47)

Com relao s crianas que nascem com alguma deformidade fsica, o filsofo alemo critica alguns mtodos utilizados, por alguns, para tentar corrigir tais deformidades, destacando que muitos dos utenslios utilizados ao invs de ajudar chegam a prejudicar, visto que no deixam os msculos livres para que estes possam se exercitar livremente. Cita, que com o emprego de determinados tratamentos, principalmente os empregados pelos Russos, o fato de que muitas crianas chegam a morrer. Para o filsofo, no se deve acostumar as crianas com coisas excitantes, como por exemplo, ao tabaco, as aguardentes, as bebidas

quentes, visto que ser dificlimo desacostum-las. (KANT

2006, p. 46)

Para Kant:

"Quanto mais costumes tem um homem, tanto menos livre e independente." (ibidem) Faz o filsofo um paralelo entre o homem e o animal irracional, no que se refere aos costumes afirmando que: "Acontece aos homens o mesmo que acontece aos animais: ele conserva sempre uma certa inclinao para os primeiros
hbitos: da ser imperioso impedir que a criana se acostume a algo; no se pode

permitir que nela surja hbito algum." (KANT 2006,

p. 48-49)

Segundo ele, muitos pais querem que seus filhos se habituem a tudo, no entanto os animais irracionais tm seus hbitos de alimentao e de repouso, que foi lhes dado pela natureza, e o homem tambm deveria seguir os seus hbitos naturais de repouso e de alimentao.

20

O filsofo alemo afirma, ainda, sobre a ndole que, em certo momento, pode ser chamada de fsica, visto que, " preciso sobretudo cuidar para que a disciplina no trate as crianas como escravos, mas sim que faa que elas sintam sempre sua a liberdade, mas de modo a no ofender a dos demais: da que devem encontrar resistncia." ((KANT 2006, p. 50) Crtica os pais que recusam tudo a seus filhos no intuito de os disciplin-los, dizendo que isto crueldade. Defende que: "Dse criana tudo o que ela precisa e depois seja dito: 'Voc j tem o suficiente!" (KANT 2006, p. 50). Acostume-se a dar para a criana somente o que lhe til sem dar ateno aos seus gritos e assim ela aprender a ser sincera.

No se deve, para ele, repreender de uma forma grosseira uma criana, nem aos gritos, de modo a chamar a sua ateno rebaixando-a, como por exemplo: perguntando se ela no tem vergonha? Isso deixar a criana embaraada diante das outras pessoas tornando-a uma criana tmida. E arrebata o filsofo alemo, dizendo que: "De fato, muitas fraquezas do homem no provm da falta de ensinamento, mas daquilo que lhes comunicam as falsas impresses." (KANT 2006, p. 52)

4 Por fim, Kant faz uma concluso da parte positiva da educao fsica dizendo que a cultura e faz uma compilao do que ele considera como positivo na cultura.

A parte positiva da educao fsica cultura. Por ela o homem se distingue do animal. A cultura consiste notadamente no exerccio da foras da ndole. Portanto, os pais devem criar para os filhos ocasies favorveis A primeira e essencial regra dispensar, enquanto possvel, todo instrumento. preciso, pois, abolir o uso das faixas e do carrinho, deixando que a criana se arraste pelo cho at que aprenda a caminhar por si mesma, uma vem que, dessa forma, andar com mais segurana. Assim, servimo-nos de uma corda para medir uma certa distncia, mas pode-se faz-lo simplesmente com o olhar; valendo-nos de um relgio para determinar a hora, mas bastaria olhar a posio do Sol; servimo-nos de uma bssola para nos orientar numa floresta, mas podemos sab-lo tambm observando o Sol, se dia, ou as estrelas, se de noite. Acrescentemos que, em vez de nos servimos de um barco para atravessar a gua, podemos nadar. (KANT, 2006, p. 53)

21

Destaca, tambm, que as crianas devem exercitar-se por si mesmas atravs das brincadeiras que lhes dem prazer e destaca vrias das brincadeiras que considera como fundamentais para boa formao fsica da criana.

Kant destaca, ainda, a cultura da alma, dizendo que esta tambm pode ser chamada de fsica, pois h uma distino entre liberdade e natureza, tendo em vista que impor normas liberdade completamente diferente de cultivar a natureza. Afirma o filsofo que a natureza do corpo e da alma concordam no seguinte: "cultivando-as, deve-se procurar impedir que se corrompam mutuamente e buscar que a arte aporte algo tanto quele como a esta. Pode-se, portanto, em um certo sentido, qualificar de fsica tanto a formao da alma quanto a do corpo." Devem ser cultivadas ambas para que no se corrompam.

Chegamos, assim, cultura da alma, que de certo modo podemos chamar tambm de fsica. Deve-se distinguir liberdade e natureza. Dar leis liberdade completamente diferente de cultivar a natureza. A natureza do corpo e da alma concordam no seguinte: cultivando-as, deve-se procurar impedir que se corrompam mutuamente e buscar que arte aporte algo tanto quele como a esta. Pode-se, portanto, em um certo sentido, qualificar de fsica tanto a formao da alma quanto a do corpo. (KANT, 2006, p. 59)

Faz a distino entre: formao fsica da alma e formao moral. Em tal distino, compreende o filsofo alemo que a formao fsica da alma refere-se natureza e a formao moral refere-se liberdade do ser humano. Assim necessrio fazer a distino da formao fsica da formao prtica, ou pragmtica ou moral, tendo em vista que nesta temos a cultura e no a moral. O filsofo assim se expressou: "essa formao fsica da alma se distingue da formao moral, pois que esta se refere liberdade, aquela, apenas natureza." E continua: " preciso distinguir a formao fsica da formao prtica, sendo esta pragmtica ou moral. Nesta ltima, temos a moralizao e no a cultura." (KANT 2006, p. 59)

Mas essa formao fsica da alma se distingue da formao moral, pois que esta se refere liberdade, aquela, apenas natureza. Um ser humano pode ter uma slida formao fsica, pode ter um esprito muito bem formado, mas ser mau do ponto de vista moral, sendo desse modo uma criatura m. preciso distinguir a formao fsica da formao prtica, sendo esta pragmtica ou moral. Nesta ltima, temos a moralizao e no a cultura. (KANT, 2006, p. 59)

22

O autor divide a cultura fsica do esprito, em cultura livre e cultura escolstica. A primeira se apresenta como se fosse uma brincadeira, ligada s crianas devendo ser encontrada naturalmente nos alunos. E a segunda, sendo uma coisa sria, uma obrigao.

Dividimos a cultura fsica do esprito em cultura livre e cultura escolstica. A cultura livre semelhante a um divertimento, ao passo que a escolstica coisa sria. A primeira aquela que deve se encontrar naturalmente no aluno; na segunda, ele pode ser considerado como que submetido a uma obrigao. Pode-se estar ocupado at mesmo no jogo, como se diz: ocupado no cio; mas pode-se estar ocupado na obrigao, e isso se chama trabalho. A cultura escolstica deve ser, pois, um trabalho para a criana, e a cultura livre, um divertimento. (KANT, 2006, p. 59-60)

Em seguida, cita que foram propostos vrios planos educacionais e discorre sobre eles criticamente. Afirmou que o homem, desde crianas, deveria aprender a trabalhar, visto que o nico ser vivo que tem que trabalhar para sobreviver. Discorre tambm sobre fatos relacionados com a aprendizagem. Como
-

aprender, geografia, matemtica, fsica, biologia, qumica, etc. e todas as cincias em geral utilizando as tcnicas indicadas em seus apontamentos sobre a pedagogia. O filsofo alemo apresenta "uma idia sistemtica do fim global da educao e do modo como consegui-Io" (KANT 2006, p. 67) Ele dividiu a educao em: 1. Cultura geral da ndole (subdividindo esta em: a. fsica; ou b. moral) e 2. Cultura particular da ndole. Sobre aquela o filsofo afirma que ela distinta da particular, afirmando que:

Aquela se dirige habilidade e ao aperfeioamento; no no sentido de informar algo particular ao aluno, mas no de fortificar a ndole. Ela : a) ou fsica, e tudo depende da prtica e da disciplina, sem que a criana precise conhecer nenhuma mxima. cultura passiva me relao ao discpulo, o qual deve seguir orientaes de outrem. Outros pensam por ele; b) ou moral: esta se fundamenta em mxima e no sobre a disciplina. Perde-se tudo quando se a quer fundamentar sobre o exemplo, sobre ameaas, sobre punies etc. Tornar-se-ia, ento, uma mera disciplina. preciso cuidar para que o discpulo aja segundo suas prprias mximas, e no por

23

simples hbito, e que no faa simplesmente o bem, mas o faa por que bem em si. Com efeito, todo o valor moral das aes reside nas mximas do bem. Entre a educao fsica e a educao moral existe essa diferena: a primeira passiva em relao ao aluno, enquanto a segunda, ativa. necessrio que ele veja sempre o fundamento e a consequncia da ao a partir do conceito do dever. (KANT, 2006, p. 67 a 68)

Sobre a cultura particular da ndole o autor conclui que: "aqui tm lugar a inteligncia, os sentidos, a imaginao, a memria, a ateno e a espirituosidade, o que tambm diz respeito s potncias inferiores do entendimento." ( KANT 2006, p. 68-69) Ele destaca que a cultura dos sentidos, por exemplo, da vista. J sobre a imaginao, Kant afirma que as crianas so dotadas de uma imaginao potentssima e no h necessidade de desenvolv-la e larg-la com fbulas. Ao contrrio, cabe ser refreada e submetida a regras, sem deix-la inteiramente desocupada.

J sobre o fortalecimento da ateno, o filsofo alemo afirma que esta precisa ser reforada e afirma que:

Em relao ao fortalecimento da ateno, note-se que ela precisa ser geralmente reforada. Unir fortemente os nossos pensamentos a um objeto no bem um talento, mas antes uma fraqueza do nosso sentido interior, o qual se apresenta indcil, e no se deixa conduzir a nosso talante. A distrao inimiga de qualquer educao. A memria supe a ateno. (KANT 2006, p. 69)

O autor destaca e divide em trs as potncias do entendimento: o prprio entendimento, a faculdade de julgar e a razo. Diz ele (KANT 2006, p. 69) que "pode-se comear formando, ainda que passivamente, o entendimento, citando exemplos que se apliquem a uma regra ou, ao contrrio, a regra que se aplique a exemplos particulares." J com relao a faculdade de julgar, o filsofo alemo destaca que esta "mostra o uso que se deve fazer do entendimento. necessrio para se compreender bem o que se aprende ou se diz, e para no repetir dos outros o que se no entendeu." (KANT 2006, p. 69-70) Sobre a razo, afirma que uma razo prtica em sua economia e em sua disposio e que devemos entender os

24

seus princpios, visto que no se trata de uma razo especulativa, mas sim de uma reflexo sobre o que se est analisando, sobre as suas causas e seus efeitos.

A razo faz conhecer os princpios. Mas preciso ter em conta que aqui se trata de uma razo ainda dirigida. Esta no deve pretender sempre discorrer, mas ter o cuidado de no se exercer sobre aquilo que superior aos conceitos. Aqui no se trata da razo especulativa, mas da reflexo a respeito do que acontece segundo as suas causas e seus efeitos. Trata-se de uma razo prtica em sua economia e em sua disposio. (KANT, 2006, p. 70)

Ainda sobre as potncias do entendimento do ser humano o filsofo alemo afirma que:

Entre as potncias do entendimento, figura o entendimento a faculdade de julgar e a razo. Pode-se comear formando, ainda que passivamente, o entendimento, citando exemplos que se apliquem a uma regra ou, ao contrrio, a regra que se aplique a exemplos particulares. A faculdade de julgar mostra o uso que se deve fazer do entendimento. necessria para se compreender bem o que se aprende ou se diz, e para no repetir dos outros o se no entendeu. (KANT 2006, p. 69-70)

Na obra o autor (KANT 2006, p. 70) afirma que, para se cultivar as potncias da ndole deve-se fazer por si mesmo o que se quer fazer. O melhor modo de aprender fazendo. Aprende-se mais solidamente e se grava de modo mais estvel o que se aprende por si mesmo. Poucas pessoas se encontram nessa situao, so os chamados autodidatas. No cultivo da razo preciso praticar o modelo socrtico, onde se extrai das pessoas os fundamentos da razo do que se est questionando. Neste o autor (KANT 2006, p. 70-71) afirmou que:

No cultivo da razo preciso praticar o mtodo socrtico. Este, que se nomeava parteiro dos conhecimentos dos seus ouvintes, nos seus dilogos, que Plato de algum modo nos conservou, nos d exemplos de como se pode guiar at mesmo pessoas idosas para retirar muita coisa de sua prpria razo. Em muitos pontos no necessrio que as crianas exercitem a razo. No devem subtilizar sobre todas as coisas. No necessitam conhecer os fundamentos de tudo que pode aperfeio-las; mas, quando se trata do dever, necessrio faz-las conhecer os princpios. Contudo, devemos proceder de tal modo que busquem por si

25

proceder de forma a perseguir por si mesmas esses conhecimentos, ao invs de inculcar-lhos. O mtodo socrtico deveria constituir a regra do mtodo catequtico. Aquele certamente vagaroso e se torna difcil conduzi-lo de tal modo que, quando se extraia de uma pessoa os conhecimentos, os outros tambm aprendam algo nessa ocasio. Em algumas cincias, como no ensino da religio revelada, o mtodo mecnico catequtico tambm til. Na religio geral, ao contrrio, deve-se usar o mtodo socrtico. Mas, para os estudos de carter histrico, o mtodo mecnico catequtico recomendvel de referncia. (KANT 2006, p 70-71)

No cultivo das potncias da ndole o filsofo se manifestou textualmente como abaixo destacado:

Kant (2006) trata, tambm, da formao do sentimento do prazer e do desprazer, novamente voltando ao fato de que se deve acostumar as crianas a trabalhar, evitando que fiquem mimadas. E adverte que no se deve tornar as crianas tmidas com repreenses desnecessrias e sem propsito, destacando que a melhor maneira conversar sobre o assunto e que s se deve deixar uma criana ruborizada quando esta estiver mentindo. No se deve, porm, fazer todas as vontades das crianas, sobre penas de acostum-las pessimamente, e tambm no se deve negar-lhes tudo com o pretexto de est-Ias educando; Isso as deixara e revoltadas, com o sentimento de que na infncia forma injustiadas. (KANT 2006, p. 71 a 75) J sobre a cultura moral o autor afirma que: "A cultura moral deve-se fundar sobre mximas, no sobre a disciplina. Esta impede os defeitos; aquelas formam a maneira de pensar. preciso proceder de tal modo que a criana se acostume a agir segundo mximas, e no segundo certos motivos." (KANT 2006, p. 75) Ainda sobre as mximas Kant (2006) cita o exemplo destacado abaixo: "Quando uma criana mente, por exemplo no se deve punir, mas trat-la com desprezo, dizer que no futuro no mais acreditaremos nela, e semelhantes. Mas se a castigarmos, quando procede mal, e a recompensamos, quando procede bem, ento ela far o certo para ser bem tratada." (KANT 2006, p. 75) Se castigarmos a criana por ela ter mentido no futuro quando adulta no houver mais castigo e nem recompensas ela voltar ao velho costume de mentir sem pudor. As mximas so extradas do prprio homem e s crianas devem ser

26

ensinadas as idias do bem e do mal e se quiser formar uma idia de moralidade no se deve punir a criana, mas sim orient-la. O primeiro esforo da cultura moral a formao do carter que consiste em agir segundo certas mximas.

As mximas so deduzidas do prprio homem. Deve-se procurar desde cedo inculcar nas crianas, mediante a cultura moral, a idia do que bom ou mal. Se se quer fundar a moralidade, no se deve punir. A moralidade algo to santo e sublime que no se deve rebaix-la, nem igual-la disciplina. O primeiro esforo da cultura moral lanar os fundamentos da formao do carter. O carter consiste no hbito de agir segundo certas mximas. Estas so, em princpio, as da escola e, mais tarde, as da humanidade. Em principio, a criana obedece a leis. At as mximas so leis, mas subjetivas; elas derivam da prpria inteligncia do homem. Nenhuma transgresso da lei da escola deve ficar impune, mas seja a punio sempre proporcional culpa. (KANT, 2006, p. 76)

Kant (2006) encerra o captulo sobre a educao fsica discorrendo sobre a obedincia e o castigo, tanto das crianas como dos adolescentes, e concluindo, afirma que a criana deve ser criana e no ter comportamento fora da sua idade, pois, muitos pais se vangloriam quando o seu filho se parece com um adulto, ou seja, antes do tempo, o que muito prejudicial para o seu desenvolvimento, pois: "uma criana assim conformada no se tomar jamais um * homem ilustrado e de mente serena." (KANT 2006, p. 83)

"t

27

3. SOBRE A EDUCAO PRTICA

Aqui vamos apresentar o segundo captulo do livro "Sobre a Pedagogia", no qual Kant (2006, pgina 85) discorre sobre a educao prtica. Pertencem a esta educao 1. a habilidade; 2. a prudncia; 3. a moralidade.

No que concerne habilidade, o autor diz que esta deve ser slida e no passageira. No demonstre que capaz de realizar algo que no pode realizar.

No que toca habilidade, requer-se que seja slida e no passageira. No se deve mostrar ares de quem conhece algo que no se possa depois traduzir em aes. A habilidade deve, antes de mais nada, ser bem fundada e tornar-se pouco a pouco um hbito do pensar. o elemento essencial do carter de um homem. A habilidade necessria ao talento. (KANT, 2006, p. 85)

A prudncia a arte de utilizar-se da nossa habilidade sobre os outros para servimo-nos deles em proveito prprio, para atingir os nossos objetivos.
P1

A prudncia consiste na arte de aplicar aos homens a nossa habilidade, ou seja, de nos servis dos demais para os nossos objetivos. Para isso so necessrias muitas condies. A habilidade vem propriamente em ltimo lugar no homem, mas pelo seu valor fica em segundo. (KANT, 2006, p. 85)

J sobre a moralidade, o filsofo alemo destaca que esta diz respeito ao carter onde as paixes devem ser domadas.

A moralidade diz respeito ao carter. Sustine, abstine: essa a maneira de se preparar para uma sbia moderao. Se se quer formar um bom carter, preciso antes domar as paixes. No que toca s suas tendncias, o homem no deve deix-las tornarem-se paixes, antes deve aprender a privar-se um pouco quando algo lhe negado. Sustine quer dizer: suporta e acostuma a suportar! (KANT, 2006, p. 86)

28

Portanto, a formao de um bom carter, passa primeiro pelo domnio das paixes. Pela privao de algumas coisas, necessria muita coragem e uma certa inclinao. O autor (KANT 2006, p. 86) assim se manifesta: "Para se aprender a se privar de alguma coisa necessrio coragem e uma certa inclinao. preciso acostumar-se s recusas, resistncia, etc." Ter que se habituar s contrariedades e aos obstculos. No s com abstinncia que um carter formado. Afirma que este um formato tambm na sociabilidade. E qual a etapa suprema da moralizao? Sobre tal indagao, onde deve haver a consolidao do carter do ser humano, o filsofo alemo afirmou que:

A etapa suprema a consolidao do carter. Consiste na resoluo firme de querer fazer algo e coloc-lo realmente em prtica. ( ... ). Se, por exemplo, prometi algo a algum, devo manter minha promessa, mesmo que isso acarrete algum dano. Porque um homem que toma uma deciso e no a cumpre, no pode ter confiana em si mesmo. (KANT 2006, p 87)

Kant (2006, p. 89) tambm diz que se quisermos solidificar o carter moral das crianas, preciso ensinar a elas os deveres a cumprir. "Esses deveres so aqueles costumeiros, que as crianas tm em relao a si mesmas e aos demais. Eles se deduzem da natureza das coisas." Tais so os deveres para consigo mesmas e deveres para com os demais. (KANT 2006, p. 89-90) Sobre os deveres para consigo mesmas temos que a pessoa deve ser comedida e sbria consigo mesma, "conservar uma certa dignidade interior, a qual faz do homem a criatura mais nobre de todas; seu dever no renegar em sua prpria pessoa essa dignidade da natureza humana." (KANT 2006, p. 89) J sobre os "deveres para demais" este devem ser "inculcados desde cedo nas crianas o respeito e ateno aos direitos humanos e procurar assiduamente que os ponha em prtica." (KANT 2006, p. 90) Ainda sobre os deveres para consigo mesmo e para com os demais, apresenta-se abaixo um trecho em que Kant (2006, p. 91) cita Crugott:

29

Muitos autores omitiram, ou explicaram falsamente, como Crugott, a parte da moral que compreende a doutrina dos deveres para consigo mesmo. O dever para consigo mesmo, porm, consiste, diramos, em que o homem reserve a dignidade humana em sua prpria pessoa. O homem, quando tem diante dos olhos a idia de humanidade, critica a si mesmo. Nessa idias ele encontra um modelo, com o qual se compara a si mesmo. Quando cresce em anos e comea a fazer-se sentir a inclinao ao sexo, ento, o momento critico, em que semente a idia de dignidade humana capaz a de conter o jovem. preciso adverti-lo desde logo a evitar tal ou qual ao.

A transformao na maneira de pensar e fundamentar solidamente o carter de uma pessoa se faz presente, tanto na Religio, nos limites da simples razo, bem como tambm quanto na obra do filsofo alemo em Sobre a Pedagogia. Portanto, o emprego da formao moral como meio para a educao do homem no uma metfora, mas sim direto e incisivo. O autor afirma que existe uma educao especial que pode transpassar as causas naturais e as circunstncias temporais, at se chegar ao modo do agente pensar, e formao plena do seu carter moral. A educao moral bem-sucedida na medida em que alcana esse objetivo.

Segundo o filsofo alemo, falta em nossas escolas uma coisa muito


JW

importante e indispensvel que a honestidade, ou seja, ensinar as crianas desde muito pequenas a virtude da honestidade, visto que muito difcil uma pessoa j adulta e desonesta largar esse vcio e passar a praticar incondicionalmente a virtude da honestidade, da moral e da tica. Com relao honestidade, o autor cita alguns exemplos, aps fazer um questionamento sobre se algo justo ou injusto? Por exemplo:

Se algum, ( ... ), que devesse pagar hoje ao seu credor, fica comovido vista de um infeliz e lhe d a quantia que deve pagar ao credor, est fazendo algo justo ou no? No; injusto, pois se quero praticar a beneficncia, devo estar livre de toda dvida. Se dou dinheiro a um pobre, fao algo meritrio; mas, pagando a divida, cumpro um dever. Mais: permitido mentir por necessidade? No. No se poderia conceber um nico caso que se pudesse justificar, pelo menos diante das crianas; pois que, de outro modo, estas tomariam a menor coisa por necessidade e se permitiriam mentir freqentemente. (KANT, 2006, p. 91-92)

30

Sobre a obrigao de fazer beneficncia, diz que, este um dever imperfeito, visto que enfraquece o nimo das crianas para a prtica da beneficncia por dever de ajudar ao prximo, transformando tal obrigao em somente religiosa, na inteno de conseguir alguma benevolncia divina. que, no se

Outro ponto defendido pelo autor (KANT

2006, p. 92-94)

deve incitar nas crianas o sentimento da inveja, incutindo nelas a prtica da emulao mal aplicada e, de modo algum, permitido a uma criana humilhar a outra, afastando-a de toda soberba baseada nas vantagens da sorte. Deve sim solidificar cada vez mais a franqueza nas crianas. necessrio fazer a distino entre franqueza e arrogncia, pois nesta distino que consiste a diferena diante dos juizes dos outros. Na viso do filsofo alemo os apetites humanos esto relacionadas a liberdade e ao poder sendo estes formais. J os apetites humanos relacionados um objeto o filsofo afirma que este so os apetites humanos materiais. Textualmente Kant afirma que: "todos os apetites humanos so ou formais (liberdade e poder), ou materiais (relativos a um objeto), como desejos de adulao ou de prazer ou, finalmente, dizem respeito simples durao dessas duas coisas, como elementos da felicidade." (KANT 2006,
p. 94)

Ainda sobre os apetites humanos o filsofo alemo os divide em trs espcies, quais sejam: a) a primeira espcie est relacionada com a ambio das honras, do poder e das riquezas; b) segunda espcie esto relacionados os apetites relativos ao prazer sexual (volpia), do gozo material (bem-estar material) e do gozo social (gosto do entretenimento); e enfim c) aos desejos da terceira espcie esto relacionados o amor vida, sade, comodidade (estar livre de preocupaes no futuro). Os vcios so: ou os da malignidade, ou os da baixeza, ou os de estreiteza de nimo. O autor (KANT
2006, p. 94-95)

afirma textualmente que:

So apetites da primeira espcie: a ambio das honras, do poder e a das riquezas. Pertencem segunda espcie os apetites: do prazer sexual (volpia), do gozo material (bem-estar material) e do gozo social (gosto do entretenimento). So, enfim, desejos da terceira espcie: o amor vida, sade, comodidade (estar livre de preocupaes no futuro). Os vcios so:

31

ou os da malignidade, ou os da baixeza, ou os de estreiteza de nimo. primeira espcie pertencem a inveja, a ingratido e a alegria pela desgraa alheia. segunda, a injustia, a infidelidade (falsidade), a incontinncia, tanto na dissipao dos prprios bens como na da prpria sade (intemperana) e da prpria reputao. terceira, a dureza de corao, a avareza e a preguia (moleza). As virtudes so: ou de puro mrito, ou de estrita obrigao, ou de inocncia. A primeira classe compreende: a magnanimidade (que consiste no conter-se, seja na clera, seja no amor da comodidade e das riquezas), a beneficncia e o domnio de si mesmo. Pertencem segunda classe: a lealdade, a decncia e a pacificidade. Pertencem, enfim, terceira classe: a honradez, a modstia e a temperana.

Kant (2006) faz meno aos vcios e as virtudes citando alguns vcios e algumas virtudes e em seguida pergunta se "o homem moralmente bom ou mau por natureza?" Responde ele dizendo que o homem no nem bom nem mau por natureza. Ele torna-se moral atravs da sua razo, relacionando-a com a lei. Textualmente abaixo apresentamos a afirmao do autor:

Os vcios so: ou os da malignidade, ou os da baixeza, ou os de estreiteza de nimo. primeiraespcie pertence a inveja, a ingratido e a alegria pela desgraa alheia. segunda a injustia, a infidelidade (falsidade), a incontinncia, tanto na dissipao dos prprios bens como na da prpria sade (intemperana) e da prpria reputao. A terceira, dureza de corao, a avareza e a preguia (moleza). As virtudes so: ou de puro mrito, ou de estrita obrigao, ou de inocncia. A primeira classe compreende: magnanimidade (que consiste no conter-se, seja na clera, seja no amor da comodidade e das riquezas), a beneficncia e o domnio de si mesmo. Pertencem segunda classe a lealdade, decncia e a pacificidade. Pertencem, enfim, terceira classe: a honradez, a modstia e a temperana. (KANT, 2006, pginas 94-95)

Por natureza, o homem traz incutido em si tendncias para todos os vcios com inclinaes e instintos que o impulsionam para um lado, enquanto sua razo o impulsiona para o lado contrrio. Portanto, o homem pode se tornar moralmente bom se fizer a escolha moralmente boa para as suas atitudes sufocando os seus malvolos vcios e priorizando as virtudes. Sobre o questionamento feito pelo autor (KANT 2006, p. 94-95) que questionado se o homem bom ou mau por X natureza destaca-se abaixo o posicionamento textual do filsofo:

32

O homem moralmente bom ou mau por natureza? No bom nem mau por natureza, porque no um ser moral por natureza. Toma-se moral apenas quando eleva a sua razo at os conceitos do dever e da lei. Podese, entretanto, dizer que o homem traz em si tendncias originrias para todos os vcios, pois tem inclinaes e instintos que o impulsionam para um lado, enquanto sua razo o impulsiona para o contrrio. Ele, portanto, poder se tornar moralmente bom apenas graas virtude, ou seja, graas a uma fora exercida sobre si mesmo, ainda que possa ser inocente na ausncia dos estmulos.

Em seu entendimento: "A maior parte dos vcios deriva daquele estado de civilizao que violenta a natureza; e nossa destinao, como seres humanos, sair do estado natural de barbrie animal. A arte toma-se natureza." (KANT 2006, p. 95-96) O filsofo alemo afirma que tudo depende do estabelecimento dos bons princpios e que estes sejam compreendidos pelas crianas. Estas devem saber substituir ao dio o horror do que nojento e inconveniente, a averso interior em lugar da averso exterior diante dos homens e das punies divinas, a estima de si mesmas e a dignidade interior em lugar da opinio dos homens; o valor intrnseco do comportamento e das aes em lugar das palavras e dos movimentos da ndole; o entendimento em lugar do sentimento; a alegria e serenidade no bom humor em lugar da devoo triste, temerosa e tenebrosa. O autor destaca que " preciso, antes de mais nada, preservar os jovens do perigo de estimar demais os mritos de sorte (merita fortunae)." (KANT 2006, p. 96) O autor se posiciona, sobre a educao, na forma como apresentado abaixo, em texto extrado da sua obra:

Na educao tudo depende de uma coisa: que sejam estabelecidos bons princpios e que sejam compreendidos e aceitos pelas crianas. Estas devem aprender a substituir ao dio o horror do que nojento e inconveniente; a averso interior em lugar da averso exterior diante dos homens e das punies divinas; a estima de si mesmas e a dignidade interior em lugar da opinio dos homens; o valor intrnseco do comportamento e das aes em lugar das palavras e dos movimentos da ndole; o entendimento em lugar do sentimento; a alegria e serenidade no bom humor em lugar da devoo triste, temerosa e tenebrosa. (KANT, 2006, pgina 96)

33

Aqui cabe um questionamento: A virtude pode ser ensinada e a


-t

liberdade aprendida? Para o filsofo, a virtude tem como significado o fortalecimento da moral da vontade. A virtude a fora moral da vontade de um homem no cumprimento do seu dever, que coero moral de sua prpria razo legisladora na medida em que esta se constitui a si mesma como poder executivo da lei. A virtude no um dever, ou possuir virtude no um dever, mas ela manda e acompanha seu mandato com uma coero moral. Quando o homem enfrenta coero irresistvel, exige-se dele uma fortaleza, que somente poderemos admirar a sua grandeza diante dos obstculos por ele enfrentados quando provoca sobre o homem as suas inclinaes.

Assim, pois, os vcios ocultos nas intenes contrrias lei so os desvios de condutas que o homem tem que combater. Da que a fortaleza moral, entendida como valor (fortituto mora/is), constituda nas palavras do filsofo, tambm de suprema honra guerreira do homem e a nica verdadeira. Tambm se chama a verdadeira sabedoria, isto , sabedoria prtica, porque faz seu o fim ltimo a existncia do homem na terra. Somente possuindo-a o homem livre. Kant (2006) afirma que a virtude deve ser adquirida e que ela no inata. A faculdade moral do homem no seria a virtude, se ela no fosse produzida pela fora da resoluo nos conflitos com as inclinaes que podem ser contrrias ao dever. Ela produto da razo pura prtica na medida em que esta conquista, com conscincia de sua superioridade (pela liberdade), o poder supremo sobre tais inclinaes. Sim, a virtude pode ser ensinada. Segundo o filsofo, a cultura da virtude possui como princpio o exerccio vigoroso, firme e corajoso que a sentena dos esticos onde deve-se habituar a suportar os maus contingentes da vida e a afastar-se dos gozos suprfluos. Segundo ele, trata-se aqui de um tipo de diettica para o homem, que consiste em se conservar moralmente so. Mas a sade um bem-estar negativo, no pode ela prpria ser sentida. necessrio que alguma coisa a ela se atrele, que procure um contentamento para viver e que seja, portanto, puramente moral. Kant assegura que isso um corao sempre alegre.

34

Com relao educao religiosa para as crianas, o autor (KANT


2006, p. 96)

traz o questionamento: " possvel inculcar desde cedo nas crianas os

conceitos religiosos?" Temos aqui uma questo muito antiga e disputada, visto que os conceitos religiosos supem alguma Teologia. Neste sentido, o filsofo (KANT
2006, p. 96-97)

faz outros questionamentos: "ora, dever-se-ia ensinar uma Teologia

no incio da infncia, quando ainda no conhece o mundo e sequer a si mesma? As crianas, as quais no tm ainda a noo do dever, poderiam entender um dever direto em relao a Deus?' (ibidem) Em suma, para ele, as crianas no podem ser alienadas sobre a existncia de Deus sob penas de no futuro isso apresentar-se como um grande problema social.

O que acontece certamente que, se fosse possvel acontecer que as crianas jamais estivessem presentes a ato algum de venerao ao Ente Supremo, e no ouvissem jamais pronunciar o nome de Deus, seria, ento, consentneo natureza das coisas atrair primeiro a ateno para os fins e para tudo quanto se relaciona ao homem, exercitar o seu julgamento, instru-Ias a respeito da ordem e da beleza da natureza, acrescentar depois um conhecimento mais vasto e perfeito do sistema do universo, e chegar, assim, ao conceito de um Ente Supremo, de um Legislador. Mas, porque nada disso possvel na nossa presente situao, assim, se se quisesse ensinar-lhes apenas depois algo sobre Deus e elas ouvissem o nome de Deus e contemplassem os atos de devoo a Ele, isso produziria nelas ou uma grande indiferena ou conceitos falsos, como, por exemplo, o temor do poder de Deus. Ora, porque se deve evitar que tais conceitos se instalem na imaginao das crianas, deve-se, para evit-los intentar desde cedo, inculcar-lhes os conceitos religiosos. O que, por outro lado, no deve ser um mero exerccio da memria, nem tambm uma simples imitao e macaquice, mas, ao contrrio, o caminho escolhido precisa concordar sempre com a natureza. As crianas, mesmo no tendo ainda o conceito abstrato do dever, da obrigao, da conduta boa ou m, entendem que j uma lei do dever e que esta no dever ser determinada pelo prazer, pelo til ou semelhante, mas por algo universal que no se guia conforme os caprichos humanos. Antes, o prprio mestre deve formar para si mesmo esse conceito." (KANT, 2006, pginas 97-98)

Com relao aos ensinamentos sobre Deus para as crianas, Kant


(2006, p. 98)

diz que, em primeiro lugar, que tudo deve ser relacionado com a

natureza e esta, a Deus, como, por exemplo, deve ser ensinado: "em primeiro lugar, tudo deve ser referido natureza e esta a Deus, como por exemplo: primeiramente, que tudo est disposto para a conservao das espcies e seu equilbrio, mas indiretamente para o homem, a fim de que ele se faa feliz." Pois bem, para Kant

35

(ibidem) "o melhor modo de dar um conceito claro de Deus seda compar-lo desde cedo por analogia ao conceito de pai, sob cujos cuidados estamos; chega-se, assim, com felicidade a uma unidade do gnero humano como uma s famlia."

O filsofo alemo (KANT 2006, p. 98) tambm questiona: "Em que, afinal consiste a religio?" Ele responde dizendo que uma lei que existe em nosso interior e que imposta por um legislador divino sobre a nossa lei moral. Se uma religio no se entende com a moral ento ela apenas uma solicitadora de favores. No possvel agradar a Deus se no ns tornarmos melhores. Sobre este assunto o autor (KANT 2006, p. 98-99) assim se manifestou textualmente:

Em que, afinal, consiste a religio? Esta a lei que reside em ns mesmos, na medida em que recebe de um legislador e de um juiz a autoridade que tem sobre ns; uma moral aplicada ao conhecimento de deus. Se uma religio no se une moral, ento ela se torna simplesmente um modo de solicitar os favores. Os cnticos, as preces, o freqentar a igreja, tudo isso deve servir unicamente para dar aos homens novas foras e nova coragem para se tornarem melhores; ou ser a expresso de um corao animado pela representao do dever. Tudo isso preparao para as boas obras, mas no boa obra em si. No podemos agradar ao Ser Supremo, a no ser tornando-nos melhores.

Segundo o autor a nossa lei moral deve ser estimulada e se uma religio no tiver uma lei moral que a embase, esta no ter eficincia, ou seja, ser ineficaz. Sobre os jovens adolescentes, Kant afirma que estes devem ser orientados para o bom humor. A alegria do corao deriva da conscincia tranqila, da igualdade de humor. Pode-se levar o jovem adolescente pelo caminho do exerccio para se tornar membro conveniente da sociedade. Tambm muito importante a orientao ao jovem adolescente conscientizando este a considerar uma ao como valiosa, no porque se adapta sua inclinao, mas porque atravs dela que ele cumpre o seu dever. Outra orientao para o jovem adolescente o caminho da humildade no trato com os outros, aos sentimentos cosmopolitas. Em nossa alma h qualquer coisa que chamamos de interesse: primeiro por ns prprios, segundo por aqueles que conosco cresceram e terceiro e por fim, pelo bem universal. preciso fazer os jovens conhecerem esse interesse para que eles possam por ele se animar. Eles devem alegra-se pelo bem geral, mesmo que no seja vantajoso para a ptria,

36

ou para si mesmo. Convm orient-los a dar pouco valor ao gozo dos prazeres da vida. Assim, perder o temor pueril da morte. preciso demonstrar aos jovens que o prazer no deixa conseguir o que a imaginao promete. preciso, por fim, orientlos sobre a necessidade de, todo dia, examinar a sua conduta, para que possam fazer uma apreciao do valor da vida, ao seu trmino.

Estas so as ltimas orientaes com que o filsofo alemo encerra o segundo e ltimo captulo de seu livro. So destacadas as orientaes as quais os jovens devem seguir para a sua formao moral, o seu perfeito enquadramento como ser tico em sociedade e em busca da paz perptua.

1-

37

CONSIDERAES FINAIS

A natureza pode ser vista sobre dois aspectos. Primeiramente sob o aspecto geral onde so englobados todos os elementos que formam o conjunto fsico da natureza que so os animais, os vegetais, os minerais, os rios, os lagos, as guas em geral, os astros, o subsolo, etc. Neste sentido, o homem faz parte da natureza e est submetido s suas leis, assim como todos os outros integrantes da natureza.

Em um segundo aspecto, a natureza pode ser vista como a natureza humana, aquilo que inerente ao prprio homem e por este motivo que o homem um ser diferenciado dos demais, visto que mesmo fazendo parte da natureza ele que, atravs da educao e da investigao dos fenmenos naturais, tenta explicar e demonstrar o resultado das pesquisas filosficas. atravs deste processo de investigao que o homem consegue viver em sociedade e construir o seu prprio futuro e tudo isso se d atravs da educao.

Portanto, tem-se a educao como fundamental para a formao do homem e em 'Sobre a Pedagogia" (2006) de Kant, este destaca que a educao e sempre foi imprescindvel nas reflexes filosficas, direta ou indiretamente, motivo pelo qual tal obra foi selecionada para servir como fundamentao para este trabalho de pesquisa. Nos dias atuais, com o avano tecnolgico das comunicaes, das telecomunicaes e da Internet, as denncias de corrupo e falta de tica e moralidade, principalmente nos meios polticos e na administrao pblica, se avolumaram, onde a populao tem uma maior facilidade de acesso s notcias sobre a falta de tica e decoro por parte dos agentes pblicos. Tambm so divulgadas largamente notcias acerca dos casos em que os agentes privados a participam dos esquemas de corrupo em nosso pais e por que no dizer tambm no mundo. Est mais evidente a falta de moralidade do homem. Ser que esta falta de tica de sua natureza ou proveniente da educao? Por isso que o presente

38

trabalho trs a singela pretenso de ser um contributo, como ponto de partida, para uma maior reflexo acerca do papel da educao na formao moral do homem.

Nesta crise de valores ticos que atualmente a humanidade vem enfrentando, podem ser vistos filsofos que tentam justificar determinados sistemas de governos, sociais e econmicos defendendo valores particulares. Em contrapartida, temos outros filsofos que tentam criar verdades absolutas e universais sem levar em consideraes as diferenas culturais e religiosas, tal vindo do filsofo alemo, que teve a preocupao de fundamentar os valores que deveriam ser utilizados para direcionar a prxis humana. Foi na obra "Sobre a Pedagogia" (2006) que o autor afirmou que o homem s se torna plenamente humano se for atravs da educao, que no deve ser entendida somente como a educao formal das escolas, mas sim de toda educao dispensada ao ser humano desde o seu nascimento at que se torne plenamente adulto e capaz.

Tendo por base os fatos apresentados sobre a grave problemtica da crise de moralidade pela qual atravessa a humanidade, somos da opinio de que esta crise sempre existiu e somente no era divulgada pela falta de acesso por parte da populao aos crimes ticos que acometiam ao poder pblico constitudo e a falta de moralidade por parte dos entes privados. A maior gravidade educacional enfrentada pela humanidade nos dias atuais, alm de outras, est dentro do prprio sistema educativo vigente, onde a educao se tornou um comrcio capitalista cruel, priorizando-se muito mais a obteno de lucros financeiros do que o objetivo de alcanar os resultados intelectuais e culturais na formao moral e tica do homem. Tal status quo confronta o que Kant defendeu em sua obra "Sobre a Pedagogia" (2006), para o filsofo, o fim ltimo da educao levar o sujeito a agir conforme leis morais, dadas por ele mesmo. Portanto com Kant, que neste trabalho tenta-se uma ajuda no intuito de se compreender melhor, com suas concluses acerca da pedagogia, o sentido de educar o homem para a vida moralmente tica.
IV

39

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. Traduo da 12 edio brasileira coordenada e revista por Alfredo Bosi. Reviso da traduo e traduo de novos textos Ivone Castilho Benedetti. 5 2 edio. So Paulo-SP. Editora Martins Fontes, 2007.

2. CAYGILL, Howard. Dicionrio Kant. Traduo lvaro Cabral. Reviso tcnica Valrio Rohden. Rio de Janeiro-RJ. Editora Jorge Zahar Editor. 2000.

3. COLHO, Ronaldo Srgio de Arajo. Manual de Apresentao de Trabalhos Tcnicos, Acadmicos e Cientficos. Curitiba-Pr. Editora Juru. 2009.

4. KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Traduo de Francisco Cock Fontanella. 52 edio. Piracicaba-SP. Editora Unimep. 2006.

Вам также может понравиться