Вы находитесь на странице: 1из 2

SEMELHANAS ATMICAS ISTOPOS tomos que apresentam o mesmo nmero atmico(Z),por pertencer ao mesmo element o qumico, mas apresentam

m diferentes nmeros de massa (A). Os istopos naturais so sempre encontrados numa proporo praticamente cons tante para cada elemento qumico, em qualquer lugar da Terra, em quaisquer subsl cias em que estejam presentes. Veja, a seguir, os istopos naturais de alguns elementos qumicos e as proporesj nas q uais eles so encontrados na natureza: Elementos Carbono Oxignio Potssio Representao 126C 136C 146C* 168O 178O 188O 3919K 4019K* 4119K Abundncia (%) 98,89 1,11 traos** 99,7 0,04 0,2 93,30 0,01 6,70 * Istopos radioativos. **Traos = quantidade muito pequena. Os istopos, em geral, no apresentam nome prprio e so designados pelo nome do element o seguido do respectivo nmero de massa. Assim, a representao carbono 12 ou C12 refe re-se ao istopo do elemento qumico carbono de nmero de massa 12. O nico elemento qumico cujos istopos apresentam nome prprio o hidrognic (H) que form do pelos seguintes istopos naturais: Representao Nomes 11H hidrognio leve; hidrognio comum; prtio 21H deutrio 31H* trtio; tricrio; tritrio *O trtio radioativo. Como os istopos pertencem a um mesmo elemento qumico, apresentam propriedades qumic as iguais, pois elas so determinadas pelo nmero atmico e no nmero de massa. J as propr iedades fsicas, como densidade, ponto de fuso e ponto de ebulio, so diferentes, pois dependem da massa do istopo.

Istopos radioativos Um istopo radioativo, tambm conhecido como radioistopo, apresenta o mesmo comporta mento qumico de um istopo mesmo elemento no-radioativo, com a diferena de que ele e mite radiao. Assim,sua presena e localizao podem ser obtidas por meio de detectores de radiao. Em todos os seres vivos existem pequenas quantidades de istopos radioativos. No n osso corpo, alguns deles esto presentes em regies especficas.

Os radioistopos podem ser usados na Medicina no estudo de certas doenas e distrbios fisiolgicos. Administrados ao paciente, tm a propriedade de se concentrar em dete rminados rgos ou tipos especficos de clulas e permitem, pela sua deteco, determinar a existncia de possveis alteraes.

Vejamos Istopo 51 Cr 131 I

a baixo alguns exemplos de radioistopos utilizados em Medicina. Aplicao Estudo das hemcias Estudo da tireide

201 Ti Mapeamento do corao 99Tc Mapeamento de crebro, fgado, rins, corao 18F Mapeamento sseo Outro istopo radioativo, o iodo-123, quando injetado no organismo em pequenas qu antidades permite-nos obter imagens do crebro. Isbaros: tomos que apresentam diferentes nmeros atomicos(Z), mas que possuem o mesm o nmero de massa(A). Istonos: tomos que apresentam o mesmo nmero de nutrons (n), mas diferentes nmeros atmi cos (Z) e de massa (A). Isoeletrnicos: tomos e ons que apresentam a mesma quantidade de eltrons.

Вам также может понравиться