Вы находитесь на странице: 1из 1

LECIONRIO DOMINICAL ANO B 26 DOMINGO TEMPO COMUM TEXTOS BBLICOS: BBLIA J. F.

DE ALMEIDA REVISTA E ATUALIZADA (*)

cf. LECIONRIO em: CCT - Consultation on Common Texts, (www.commontexts.org/Default.html)

DESENHO: www.servicioskoinonia.org/cerezo/

NINGUM MONOPOLIZA DEUS


1 Leitura: Participao popular no discernimento e busca da vida 29 ... Tens tu cimes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta... Leitura do Livro dos Nmeros (Nm 11,25-29) [Naquele tempo, estando Moiss na tenda] 25 o SENHOR desceu na nuvem e lhe falou; e, tirando do Esprito que estava sobre ele, o ps sobre aqueles setenta ancios; quando o Esprito repousou sobre eles, profetizaram; mas, depois, nunca mais. 26 Porm, no arraial, ficaram dois homens; um se chamava Eldade, e o outro, Medade. Repousou sobre eles o Esprito, porquanto estavam entre os inscritos, ainda que no saram tenda; e profetizavam no arraial. 27 Ento, correu um moo, e o anunciou a Moiss, e disse: Eldade e Medade profetizam no arraial. 28 Josu, filho de Num, servidor de Moiss, um dos seus escolhidos, respondeu e disse: Moiss, meu senhor, probe-lho. 29 Porm Moiss lhe disse: Tens tu cimes por mim? Tomara todo o povo do SENHOR fosse profeta, que o SENHOR lhes desse o seu Esprito! Salmos responsorial: Sl 19, 7, 9, 11-12, 13 (R./8a) R. 8a Os preceitos do SENHOR so retos e alegram o corao... lei do SENHOR perfeita e restaura a alma; o testemunho do SENHOR fiel e d sabedoria aos smplices. R.
9O 7A

Evangelho: O nome de Jesus no pode ser monopolizado

40 Pois quem no contra ns por ns 43 ... Se tua mo te faz tropear, corta-a... Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 9,38-43.45.47-48) [Naqueles dias,] Joo [a Jesus]: Mestre, vimos um homem que, em teu nome, expelia demnios, o qual no nos segue; e ns lho proibimos, porque no seguia conosco. 39 Mas Jesus respondeu: No lho proibais; porque ningum h que faa milagre em meu nome e, logo a seguir, possa falar mal de mim. 40 Pois quem no contra ns por ns. 41 Porquanto, aquele que vos der de beber um copo de gua, em meu nome, porque sois de Cristo, em verdade vos digo que de modo algum perder o seu galardo. 42 E quem fizer tropear a um destes pequeninos crentes,
38 Disse-lhe

temor do SENHOR lmpido e permanece para sempre; os juzos do SENHOR so verdadeiros e todos igualmente, justos. R.

11 Alm disso, por eles se admoesta o teu servo; em os guardar, h grande recompensa. 12 Quem h que possa discernir as prprias faltas? Absolve-me das que me so ocultas. R.

melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoo uma grande pedra de moinho,

da soberba guarda o teu servo, que ela no me domine; ento, serei irrepreensvel e ficarei livre de grande transgresso. R. 2 Leitura: Latifundirios gananciosos e assassinos 2 As vossas riquezas esto corruptas... Leitura da Carta de Tiago (Tg 5,1-6)
1 Atendei, agora, ricos, chorai lamentando, por causa das vossas desventuras, que vos sobreviro. 2 As vossas riquezas esto corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traa; 3 o vosso ouro e a vossa prata foram gastos de ferrugens, e a sua ferrugem h de ser por testemunho contra vs mesmos e h de devorar, como fogo, as vossas carnes. Tesouros acumulastes nos ltimos dias. 4 Eis que o salrio dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vs foi retido com fraude est clamando;

13 Tambm

e fosse lanado no mar. 43 E, se tua mo te faz tropear, corta-a; pois melhor entrares maneta na vida do que, tendo as duas mos, ires para o inferno, para o fogo inextinguvel 45 E, se teu p te faz tropear, corta-o; melhor entrares na vida aleijado do que, tendo os dois ps, seres lanado no inferno 47 E, se um dos teus olhos te faz tropear, arranca-o; melhor entrares no reino de Deus com um s dos teus olhos do que, tendo os dois seres lanado no inferno, 48 onde no lhes morre o verme, nem o fogo se apaga. Orao do dia Prprio 21 (Livro de Orao Comum LOC, pg. 133)
Deus, cuja onipotncia se revela principalmente em misericrdia e compaixo;

e os clamores dos ceifeiros penetraram at aos ouvidos do Senhor dos Exrcitos.


5 Tendes vivido regaladamente sobre a terra; tendes vivido nos prazeres; tendes engordado o vosso corao, em dia de matana; 6 tendes condenado e matado o justo, sem que ele vos faa resistncia.

concede-nos a plenitude da tua graa, para que, esforando-nos para alcanar as tuas promessas, sejamos feitos participantes do teu tesouro celestial; Por Jesus Cristo, nosso Senhor, que vive e reina contigo e com o Esprito Santo, um s Deus, agora e sempre. Amm. Beno (Livro de Orao Comum LOC, pg. 104): Que o amor de Deus nos una; a alegria de Deus nos inspire; a paz de Deus nos envolva; a coragem de Deus nos sustente; e a Bno de Deus, Pai, Filho e Esprito Santo, repouse sobre ns para sempre. Amm

Aclamao ao Evangelho (Jo 17,17b.a) 17b A tua palavra a verdade 17a santifica-os na verdade

Вам также может понравиться