Вы находитесь на странице: 1из 13

Prof: Divanilson F. M.

e Silva

O que um sistema de arquivos?


No possvel gravar dados num HD ou num disquete sem um sistema de arquivos, que , basicamente, uma estrutura que indica como os arquivos devem ser gravados e guardados em mdias.

Atravs do sistema de arquivos, que se determina o espao utilizado no disco, alm de ser o mtodo que permite gerenciar como partes de um arquivo podem ficar "espalhadas" no dispositivo de armazenamento.

No mundo Windows, temos apenas trs sistemas de arquivos: FAT16, FAT32 e NTFS.

O FAT16 o mais antigo, usado desde os tempos do MS-DOS, enquanto o NTFS o mais complexo e atual.

Apesar disso, temos uma variedade muito grande de sistemas de arquivos diferentes no Linux (e outros sistemas Unix), que incluem o EXT2, EXT3, ReiserFS, XFS, JFS e muitos outros.

Para quem usa apenas o Windows, estes sistemas podem parecer exticos, mas eles so velhos conhecidos de quem trabalha com servidores, j que neles o Linux que o sistema mais popular.

Sempre que a Microsoft aparece com um novo sistema operacional, a reao natural da maioria dos usurios ficar com um p atrs. Afinal, j presenciamos o aparecimento de pelo menos quatro sistemas operacionais domsticos "made in M$", sempre com os mesmos problemas de instabilidade.

O primeiro foi o Windows 3.1, que ainda rodava sobre o MS-DOS e possua uma forte tendncia a instabilidade, devido ao uso da multitarefa preemptiva; alm das limitaes inerentes a um sistema de 16 bits.

Depois de muita piadas, surgiu o Windows 95, que prometia ser um sistema definitivo. De fato, comparado com o Windows 3.1, ele trouxe vrias vantagens, tanto em termos de interface, quanto em termos de desempenho, devido ao uso de drivers de dispositivos de 32 bits. Porm, os problemas de instabilidade continuaram. Depois de mais alguns anos de piadinhas, foi lanado o Windows 98. Novamente houveram avanos, o Win 98 trs um nvel de compatibilidade muito maior com os dispositivos atuais graas aos novos drivers, trs vrios programas complementares e trouxe solucionados vrios dos problemas da verso antiga.

Foi lanado em seguida o Win 98 Second Edition (SE), que trouxe alguns bugs corrigidos e o Internet Conection Sharing, recurso para compartilhar a mesma conexo a Internet entre vrios micros ligados em rede. Porm, apesar dos avanos, temos algo em comum entre todas estas verses: a instabilidade. Voc sempre ouviu dizer que o Windows um sistema operacional multitarefa. Existem basicamente dois tipos de multitarefa, denominadas multitarefa preemptiva e multitarefa cooperativa, que diferem justamente pelo uso ou no da proteo de memria.

O Windows 3.x, apesar de ser considerado um sistema operacional multitarefa, no capaz de usar o recurso de proteo de memria. Nele usada a multitarefa cooperativa, que consiste em cada aplicativo usar os recursos do processador por um certo tempo, passar para outro programa e esperar novamente chegar sua vez para continuar executando suas tarefas.

A alternncia entre os programas neste caso no comandada pelo processador, e sim pelos prprios aplicativos.

Neste cenrio, um aplicativo mal comportado poderia facilmente monopolizar o sistema, consumindo todos os recursos do processador por um longo perodo, ou mesmo invadir reas de memria ocupadas por outros aplicativos, causando em qualquer um dos casos o famoso GPF, "General Protection Falt", ou "falha geral de proteo que tanto atormentava os usurios do Windows 3.x.

O Windows 95/98 por sua vez, usa a multitarefa preemptiva, isolando as reas de memria ocupadas pelos aplicativos. Isto garante uma estabilidade bem maior do que a que temos no Windows 3.11. Porm, o modo como a multitarefa preemptiva implementada no Windows 95 assim como do Windows 98 e como ser no futuro Windows Millennium, que so baseados no mesmo kernel (ncleo) do Windows 95.

Possui dois problemas graves:

O primeiro que, quando executado um programa de 16 bits, o Windows 95 cai em multitarefa cooperativa para poder rodar o programa, deixando de proteger as reas de memria e tornando-se to vulnervel quanto o Windows 3.11.

Mesmo usando apenas aplicativos de 32 bits os travamentos ainda so comuns, pois o Windows 95 os servios do sistema no tem prioridade sobre os aplicativos. Isto significa que caso um aplicativo qualquer entre em loop, poder consumir todos os recursos do processador, neste caso o sistema operacional ficar paralisado, simplesmente sem ter como fechar o aplicativo e restaurar o sistema, obrigando o usurio a resetar o micro e perder qualquer trabalho que no tenha sido salvo. Na verdade costuma-se dizer que o Windows 95/98 utiliza multitarefa semi-preemptiva, pois no utiliza todos os recursos de uma verdadeira multitarefa.

A soluo para este problema veio com o Windows NT. Desde suas primeiras verses, o Windows NT bem estvel neste aspecto, pois implementa a multitarefa preemptiva de forma completa. As tarefas executadas pelo sistema operacional, so priorizadas sobre as de qualquer outro aplicativo. Isto significa que em nenhuma situao, um aplicativo ter como passar por cima do sistema operacional e consumir todos os recursos do processador como acontece no Windows 95/98.

Na prtica, significa que o sistema at pode travar devido a algum bug, mas se algum aplicativo travar ou tentar invadir uma rea de memria no designada para ele, simplesmente ser fechado, permitindo que todos os demais aplicativos continuem trabalhando sem problemas. Voc logo notar quais aplicativos costumam dar problemas, bastando substitu-los por verses mais recentes que corrijam seus bugs ou mesmo passar a usar um programa concorrente.

O Windows 2000 baseado no Kernel do Windows NT e mantm o mesmo sistema de funcionamento. Apesar de ser um pouco mais pesado que o Windows 98, principalmente em termos de quantidade de memria RAM, e ser incompatvel com alguns jogos, eu recomendo fortemente um upgrade. Existe a opo de manter os dois sistemas instalados em dual boot, escolhendo qual ser usado cada vez que o micro for inicializado. Assim voc poder usar o Windows 2000 para aplicativos em geral e usar o Windows 98 para os jogos que por ventura no rodem, ou fiquem mais lentos no Windows 2000.

Вам также может понравиться