Вы находитесь на странице: 1из 4

FISIOLOGIA DO SISTEMA NEUROLGICO: Os proprioceptores so receptores sensoriais com especializao em terminaes nervosas localizadas em msculos, tendes, articulaes e at mesmo

no ouvido interno. Tais receptores possuem funo reflexa postural e locomotora, sendo capazes de detectar sutis modificaes quanto ao movimento, posio, tenso e fora decorrentes da variao das coordenadas corporais em relao a um referencial. Os proprioceptores podem induzir impulsos conscientes ou inconscientes. Os impulsos em conscincia so responsveis pela percepo do prprio corpo e de movimentos articulares, havendo, portanto, noo do sentido de posio e movimento. J os inconscientes no so traduzidos em sensaes, sendo utilizados pelo Sistema Nervoso Central como reguladores da atividade muscular, atravs do reflexo miottico ou dos diferentes centros relacionados com a atividade motora, a exemplo do cerebelo. As informaes por eles colhidas so , a posteriori, encaminhadas para o processamento no Sistema Nervoso Central, atravs de um segmento das vias ascendenes ou sensitivas do Sistema Nervoso Somtico, a via do Fascculo Grcil e Cuneiforme. O grcil inicia-se a nvel de L2 na coluna vertebral e finda no ncleo grcil bulbar, sendo constitudo por razes sacrais, lombares,torcicas baixas e coccgeas, as quais penetram na coluna vertebral. Sua funo trazer impulsos dos membros inferiores, pelve e baixo abdmen. J o cuneiforme encontra-se na coluna torcica alta e formado por razes nervosas cervicais e torcicas superiores, conduzindo, portanto, impulsos vindos dos membros superiores e metade superior do tronco. O cuneiforme termina no ncleo cuneiforme bulbar. A via Fascculo Grcil e Cuneiforme tem como principal funo a propriocepo consciente, caracterizada por possibilitar as seguintes habilidades de cunho sensitivo: Sensao de movimento passivo: resultado de sensaes induzidas por foras externas, as quais alteram a posio de membro sem que ocorra contrao muscular.

Cinestesia: sensao do movimento ativo, concorrendo com alteraes do movimento ou posicionamento do membro. H presena de contrao muscular.

Estagnosia: percepo da posio espacial dos membros.

Dinamaestesia: percepo da tenso e da fora aplicadas ao msculo no momento de uma contrao voluntria.

Os proprioceptores do sistema msculo-esqueltico so constitudos por: Fusos musculares: Tambm denominados receptores de estiramento, apresentam sensibilidade a variaes do comprimento muscular, informando ao crtex cerebral no apenas informaes sobre o novo comprimento, como tambm a velocidade da alterao que o resultou.

rgo tendinoso de golgi: Responsvel pela sensibilidade a mudanas na tenso muscular. Usualmente localiza-se em tendes, prximo ao trmino da fibra muscular. Tambm referido como receptor neurotendinoso.

Corpsculo de Pacini: Proprioceptor capaz de detectar alteraes no movimento e na presso do interior corporal.

Cada um dos fusos musculares est localizado ao redor de trs a dez pequenas fibra musculares intrafusais. Caracterizadas pelas delgadas extremidades, estas fibras inserem-se nas bainhas das fibras musculares esquelticas adjacentes e so divididas em duas classificaes: fibras com cadeia nuclear (possuidoras de ncleos alinhados em longa cadeia em toda a rea receptora) e fibras com bolsa nuclear (em que os ncleos agregam-se interiormente a um saco expandido na poro central da rea receptora). A excitao do fuso ocorre atravs de duas formas: pelo estriamento do msculo todo e pela contrao das pores terminais das fibras intrafusais. H dois modelos de terminaes sensoriais na regio receptora do receptor de estiramento: terminao primria e terminao secundria. Na primeira, uma grande fibra envolve as parcelas centrais das fibras intrafusais, compondo uma terminao transmissora de impulsos para a medula velocidade de 100m/s. Quanto terminao secundria ou terminao em

buqu de flores, h duas fibras sensoriais de menor calibre inervando a regio receptora em cada lado da terminao primria. Quando ocorre a distenso lenta da poro receptora do fuso muscular, o nmero de impulsos transmitidos por ambas as terminao elevado quase diretamente em proporo ao grau de estiramento e as terminaes continuam a transmitir tais impulsos durante muitos minutos. Esse fenmeno recebe o nome de resposta esttica do receptor do fuso e significa que as terminaes primria e secundria continuam transmitindo seus sinais durante todo o tempo em que houver estiramento do receptor. Uma vez que somente as fibras intrafusais com cadeia nuclear so inervadas por terminaes tanto primria como secundria, essas fibras so, em tese, responsveis pela resposta esttica. Quando o comprimento do receptor do fuso aumenta subitamente, a terminao primria estimulada. Fator merecedor de destaque a ausncia do estmulo da terminao secundria. A essa excessiva excitao da terminao primria, denomina-se resposta dinmica, que exprime a forma altamente ativa com a qual a terminao primria responde rpida velocidade de modificao do comprimento. Imediatamente aps ser detido o aumento de comprimento do receptor, a freqncia de descarga dos impulsos volta a nvel baixo, condizente resposta esttica. Ao contrrio, quando h o encurtamento do receptor do fuso, essa modificao diminui momentaneamente a freqncia de impulsos provenientes da terminao primria.

O receptor neurotendinoso localiza-se no interior de tendes musculares e est imediatamente adiante de suas inseres nas fibras musculares, sendo estimulado pela tenso por elas produzida. O rgo tendinoso apresenta dois tipos de resposta: esttica e dinmica, correspondendo intensamente quando a tenso do msculo aumenta abruptamente. Em fraes de segundo, porm, ele se acomoda a um nvel inferior de disparo, o qual diretamente proporcional tenso muscular. O rgo tendinoso de Golgi, portanto, emite informaes instantneas sobre o grau tensional de cada segmento muscular ao sistema nervoso. As fibras do tipo Ib transmitem sinais para reas localizadas da medula e para reas cerebrais distantes, a exemplo de crtex cerebral e cerebelo atravs de longas vias, como os feixes espinocerebelares. O sinal local na medula excita um interneurnio inibitrio nico que, por sua vez, inibe o motoneurnio anterior. Esse circuito inibe diretamente o msculo individual, sem afetar msculos adjacentes. Por vezes, o reflexo

estimulatrio do rgo tendinoso, quando submetido a um aumento da tenso muscular, (os sinais so transmitidos para a medula espinhal para causar efeitos reflexos no prprio msculo estimulado) inteiramente inibitrio, exatamente contrrio ao reflexo do fuso muscular. O rgo de Golgi tambm tem como provvel funo a equalizao de foras contrteis das fibras musculares dispersas. Essa regulao pode ser assim definida: fibras em exerccio de tenso excessiva so inibidas, enquanto as que esto exercendo tenso muito baixa tornam-se mais excitadas.

Alteraes no sistema proprioceptivo desencadeiam sintomatologia variada, a exemplo de: Dores: cefalia, enxaqueca, dor muscular, dores na regio cervical, dorsal e plantar dos ps.

Desequilbrio: vertigens e tonturas que podem resultar em quedas e choques contra objetos.

Erros de localizao espacial: indivduo apresenta dificuldade na percepo de cada segmento do seu corpo em relao aos demais segmentos. Possui ainda relao corpo - espao deturpada.

Вам также может понравиться