Вы находитесь на странице: 1из 18

Painel para Chamada de Senhas- MiniCad

Instalao Operao Configurao

Julho 2010

INDICE
ITEM MATRIA
1 Apresentao do Sistema: Introduo 2 Componentes do Sistema: Painel Indicador de Chamada Acionadores de Chamadas Mdulo digitador Dispensador Eletrnico de Senhas 3 Instalao Fsica do Sistema Fixao na parede Conexo rede eltrica Conexo dos dispositivos do sistema Console MiniCad Painis Escravos Chamadas de senhas atravs de Teclados Digitadores Conexo dos dispositivos de chamada 4 5 Caractersticas Operao Ajuste do relgio interno do sistema Emisso de senhas Chamadas de Senhas Emisso de Relatrio 6 Configuraes Interna Sistema Minicad Configuraes das Micro-chaves (quando Painel Mestre) Configuraes das Micro-chaves (quando Painel Auxiliar Padro) 7 Procedimentos de Teste e Manuteno Quando o painel no funciona Quando um ou mais teclados apresentam Falha de Comunicao Quando um dgito no acende, ou mostra um nmero incorreto; Quando o beep do painel no ouvido A informao de data/ horrio impressos no cupom esto incorretos 17 16 15 13 14 7 8 6 5 4

PGS
3

Parabns!
Ao escolher um painel Spider para organizar e agilizar seu atendimento ao pblico, voc adquiriu no apenas um equipamento, mas toda a experincia acumulada ao longo de vrios anos, que aliada mais alta tecnologia fizeram do nome Spider um sinnimo de qualidade e confiana em se tratando de painis eletrnicos. Atualmente, oferecemos solues completas para automao de atendimentos ao pblico desde a simples organizao de uma fila modernos Gestores de Atendimentos que permitem a subdiviso dos atendimentos segundo as necessidades de cada cliente, encaminhando-os para atendimento especializado e gerando relatrios e dados estatsticos que permitem aos responsveis identificar e corrigir situaes crticas, atravs de monitoramento local e/ ou remoto via Internet, com o objetivo de manter nveis de excelncia no atendimento. SPIDER: quem aguarda atendimento merece conforto!

Componentes do Sistema
Painel Indicador de Chamadas O painel Spider a interface visual com o pblico, uma vez que o responsvel por mostrar o nmero da senha chamada para atendimento. Opcionalmente, pode conter o jornal eletrnico de mensagens, para que voc mantenha o pblico informado durante a espera divulgando seus produtos, servios, normas e procedimentos, lanamentos, etc. Dispositivos para Chamada de Senhas De acordo com as caractersticas de sua utilizao, o painel Spider poder utilizar como dispositivos para chamada de senhas os acessrios abaixo:

Acionadores de Chamadas sem fio


O Acionador de Chamadas o acessrio utilizado para informar ao painel que o atendente est livre e deve chamar a prxima senha, apresentando o nmero em seu visor, ou repetir a ltima senha chamada. Deve haver um acionador instalado em cada ponto-deatendimento.

Acionadores de chamada via cabo

Idntico ao anterior, s que necessita de cabos. Esses acionadores tm 2 botes, que so respectivamente: - verde: chama a prxima senha; - vermelho: repete a ltima senha chamada.

Teclado Digitador de 12 Teclas


Utilizado em substituio aos acionadores de chamada, permite que o atendente tenha acesso funes adicionais. Alm de chamar a prxima senha e repetir a ltima senha chamada, possibilita chamadas fora da seqncia, para atender aos critrios de atendimento especficos do estabelecimento.

Emissor de Senhas

Dispensador Eletrnico de Senhas


Permite a impresso de senhas personalizadas com o nome do estabelecimento (ttulo e sub-ttulo), nmero da senha e mensagens institucionais no rodap, alm de imprimir data e horrio da emisso da senha. Disponvel nas verses trmica (guilhotina para corte automtico opcional) e matricial.

Console MiniCad

onde a impressora instalada para a impresso de senhas. A botoeira de comando quem faz a comunicao com o painel. Possui botes de impresso reforados, que garantem uma maior durabilidade, j que o equipamento fica exposto ao pblico em algumas situaes. Pode ser apresentado com suportes na opo de mesa e de cho.

Instalao
1-Fixando o painel na parede

O primeiro passo fixar o suporte na parte traseira do painel. Ele preso por trs parafusos. Veja a foto ao lado. O segundo passo parafusar o suporte j fixado no painel, na parede. O suporte preso por trs parafusos tambm. Veja foto ao lado. Parafusando o suporte na parede Vista traseira do painel com o suporte preso

2 Conexo rede eltrica Alimentao dos painis Spider atravs de Fonte chaveada BIVOLTS , que normalmente ligada direto nos pontos de energia prximo as equipamentos e ligado ao painel atravs de conector P-4 na tampa traseira do painel .

Conexes entre os Dispositivos do Sistema


3.1 Conexo do console MiniCad O sistema Spider MINICAD integra o painel de chamadas ao emissor de senhas, para permitir a emisso de senhas subdivididas conforme a especialidade de atendimento requerida pelo cliente, e para que somente senhas efetivamente existentes sejam chamadas pelo painel. Nesse sistema, tanto o painel de chamadas quanto o emissor eletrnico de senhas vem com cabos de 15m conectados s suas partes internas, tendo em sua extremidade externa conectores RJ45 (macho) para conexo a um cabo que dever ser passado do local de instalao do painel ao local de instalao do emissor de senhas. Obviamente, para permitir a interligao com os cabos dos dispositivos, devero ser instalados conectores RJ45 fmea (fornecidos) nas extremidades desse cabo. O console MiniCad deve ser interligado ao painel atravs de cabo UTP categoria 5E obedecendo ao padro T-568A, que adota a seguinte pinagem (note que o clip de fixao dever estar voltado para baixo quando voc observa o conector): Pino / Sinal Cor 1 (+VDD) No utilizado 2 (+VDD) No utilizado 3 (Data -) Branco do Laranja 4 (Data -) Azul 5 (Data +) Branco do Azul 6 (Data +) Laranja 7 (GND) No utilizado 8 (GND) No utilizado

1 4 2 3

Note que a impressora tambm conectada ao sistema a partir de cabo prprio que sai da parte traseira do console CDS.
Na parte traseira da botoeira temos os conectores de comunicao com o painel, impressora e teclado configurador. O boto verde serve para confirmar a impresso do relatrio dirio, quando o sistema solicita ao usurio a confirmao da impresso do relatrio. 1-Conector impressora 2-Conector RJ45 para comunicao com painel 3-Conector para teclado configurador 4-Boto para confirmar emisso de relatrio

Dica: Os conectores RJ45 fornecidos mostram as cores do cabo a serem interligados aos respectivos pinos basta seguir esse padro e o cabo estar configurado adequadamente. 3.2 Ligando os painis escravos espelhos Em caso de sistemas que possuam painis escravos espelhos os mesmos devem ser interligados ao painel mestre principal identificado pelo ID 30 na inicializao do sistema - atravs de cabo UTP categoria 5E obedecendo ao padro T-568A, que adota a seguinte pinagem (note que o clip de fixao dever estar voltado para baixo quando voc observa o conector): Pino / Sinal Cor 1 (+VDD) No utilizado 2 (+VDD) No utilizado 3 (Data -) Branco do Laranja 4 (Data -) Azul 5 (Data +) Branco do Azul 6 (Data +) Laranja 7 (GND) No utilizado 8 (GND) No utilizado IMPORTANTE: As indicaes no utilizado na tabela acima representam conexes que no devem ser feitas, ou seja, apenas os pinos 3, 4, 5 e 6 do conector devem ser utilizados. Veja o diagrama a baixo:

PAINEL MESTRE

PAINEL ESCRAVO

CONSOLE MINI-CAD

IMPORTANTE: O painel mestre dever sempre estar ligado com o console MiniCad, conforme demonstrado na figura a cima. Os escravos sero ligados a partir do mestre.

3.3 Chamadas de Senhas atravs de Teclados Digitadores Para permitir a instalao de mltiplos teclados num mesmo sistema de chamada de senhas, deve-se utilizar o Teclado Professional que, alm do teclado para digitao, possui visor LCD que permite a visualizao das operaes executadas antes de confirm-las, reduzindo o nmero de erros operacionais. Tipicamente, podem ser conectados at 31 teclados do modelo Professional num mesmo sistema (para quantidades superiores consulte-nos). Dica: Ao instalar teclados digitadores, ser necessria a conexo de um cabo a uma das placas internas do painel. Para uma instalao mais limpa, sugerimos que esse cabo seja passado por dentro do suporte de fixao, conforme o exemplo citado anteriormente para o cabo de energia eltrica. 3.4 Conexo dos dispositivos de chamada A chamada das senhas poder ser feita atravs de acionadores com 2 botes que podem comunicar-se com o painel via rdio-frequncia ou atravs de cabos de teclados digitadores e tambm via micro utilizando rede TCP IP. Os acionadores de chamadas no necessitam de conexo rede eltrica; j os teclados digitadores precisam de alimentao eltrica para funcionar e, portanto, ser necessrio providenciar tomadas prximas a esses equipamentos. No caso de chamadas via rede TCP IP de computadores sero necessrios algumas especificaes que sero citadas no item de referncia. A seguir exemplificamos cada um desses dispositivos e as conexes necessrias para seu funcionamento. 3.5 Acionadores de chamadas via rdio-frequncia (RF) Esses acionadores tm 2 botes, que so respectivamente: - azul: chama a prxima senha; - vermelho: repete a ltima senha chamada. Dispensam qualquer tipo de conexo fsica ao painel, pois utilizam freqncia de rdio (320 MHz) para se comunicarem. Para o funcionamento, necessrio instalar a antena na parte superior do painel para que o mesmo fique apto a receber os sinais provenientes dos acionadores. O alcance mximo de sinal entre painel e acionadores de 20 metros em campo aberto a existncia de paredes ou outros geradores de interferncia diminui esse alcance. Existem 4 diferentes cdigos de freqncias, para eliminar a possibilidade de interferncia entre sistemas independentes instalados num mesmo local. Para alterar o cdigo, necessrio configurar as micro-chaves internas do painel e tambm os acionadores; essas informaes so fornecidas no Manual de Configuraes. Dica: Em estabelecimentos onde o painel fica num local diferente dos acionadores (rea de espera distante dos atendentes) possvel remover o receptor de rdio-frequncia de dentro do painel e posicion-lo num local mais prximo aos atendentes, melhorando a recepo do sinal. Para fazer isso, deve-se utilizar um cabo manga 3x24 AWG, fazendo as conexes demonstradas na tabela a seguir: PINO 1 2 3 SINAL GND SINAL DE RDIO VDD CABO RECEPTOR PRETO BRANCO VERMELHO CABO MANGA MARROM LARANJA VERMELHO

IMPORTANTE: Os acionadores de chamadas via rdio-frequncia so alimentados por baterias de 12V (modelo 23A 3LR50). Em caso de mau funcionamento, lembre-se de verificar a bateria. Um teste simples consiste da substituio da bateria do acionador defeituoso pela bateria de outro acionador que esteja funcionando; se o acionador passar a funcionar voc se certifica de que se trata apenas de bateria descarregada e soluciona o problema substituindo-a. 2.2 Acionadores de chamadas via cabo Esses acionadores tm 2 botes, que so respectivamente: - verde: chama a prxima senha; - vermelho: repete a ltima senha chamada. A conexo entre os acionadores e o painel feita atravs do Distribuidor Geral (DG), que um dispositivo que concentra os sinais provenientes de todos os acionadores, codifica-os e envia ao painel. A instalao acontece, ento, em 2 etapas:

Conexo do DG ao painel
Utilize o cabo manga 3x24 AWG fornecido, conectando uma das extremidades no conector CN2 do DG e a outra no conector CN2 da placa CPU do painel (localizada atrs do painel como na foto abaixo). A distncia mxima entre o DG e o painel de 15 metros.

Conexo dos acionadores ao DG


Os acionadores so fornecidos com cabos de 4 metros. Se necessrio, possvel aumentar essa distncia para at 15 metros (DG padro) ou at 100 metros (DG com isolador tico). As conexes devem ser feitas com cabo manga 4x24 AWG, respeitando-se o padro de cores original: BOTO Verde Vermelho FUNO Prximo Repete PAR DE CABOS Amarelo / Laranja Vermelho / Marrom

Conexo dos acionadores ao DG Os cabos devero ser passados do local do acionador at o local do DG. Os pares provenientes do boto verde, que tem a funo prximo (par amarelo/laranja) de cada acionador devero ser conectados s posies P1, P2, P3, etc., no DG. Logicamente, os pares provenientes do boto vermelho, que tem a funo repete (par vermelho/marrom) de cada acionador devero ser conectados s posies R1, R2, R3, etc.

Dica: Existe um teste simples que pode ser feito nesse sistema quando um acionador no funciona. No DG, faa um curto-circuito entre as 2 posies R? ou F? onde conectado o par de cabos proveniente do acionador. Se o painel chamar uma senha mostrando o nmero do local correspondente posio sendo testada, ento o DG e o cabo de conexo ao painel esto OK e voc deve concentrar suas atenes no prprio acionador ou no cabo que o interliga ao DG. Quando, executando esse procedimento, o painel no chamar uma nova senha, repita o teste em outra(s) posio(es): se funcionar, o problema est naquela posio do DG que no fez a chamada; se no funcionar em nenhuma posio, verifique o cabo que interliga o DG ao painel e substitua o DG caso esse cabo esteja OK.

Chamada via micro TCP / IP


Para chamada de senhas via micro ser necessria a instalao do software Senhas-OnLine que vai gravado em um CD acompanhado de manual digital. Ser necessrio tambm um computador onde ser conectado o dispositivo que far a comunicao com o painel. O computador precisa ter uma portal serial DB9 livre, com as configuraes padro Windows. Conversor 232-485: Esse dispositivo que ser responsvel pela comunicao do micro central com o painel. Ele alimentado por uma fonte de 9 Vcc que segue junto com o equipamento. A pinagem do cabo de comunicao igual mostrada anteriormente para o teclado profissional.

Veja o diagrama de conexo:

10

DIAGRAMA DE CONEXO

CONVERSOR

PAINEL
COMPUTADOR CENTRAL

REDE DE COMPUTADORES
2.4.1 - Conexo do Teclado Professional
O teclado Professional deve ser interligado ao painel atravs de cabo UTP categoria 5E obedecendo ao padro T-568A, que adota a seguinte pinagem (note que o clip de fixao dever estar voltado para baixo quando voc observa o conector): Pino / Sinal 1 ( utilizado) 2 ( utilizado) 3 (Data -) 4 (Data -) 5 (Data +) 6 (Data +) 7 ( utilizado) 8 ( utilizado) Cor No utilizado No utilizado Branco do Laranja Azul Branco do Azul Laranja No utilizado No utilizado

Para interligar o painel ao(s) teclado(s) digitador(es), voc dever conectar uma extremidade do cabo placa de comunicao que fica dentro do painel (facilmente identificvel, pois a nica placa que possui 2 conectores RJ45), e depois levar a outra extremidade do cabo at o teclado mais prximo, conectando-a a qualquer um dos conectores RJ45 existentes em sua parte traseira.

11

Para conectar o prximo teclado, simplesmente repita o processo fixando as extremidades de um novo cabo nos conectores traseiros dos teclados. Repita esse procedimento at conectar todos os teclados. importante salientar que o painel mestre deve estar em uma das extremidades da rede serial formada, e para isso ele nunca se comunicar com 2 teclados. Isso ocorre para preservar o sinal serial evitando derivaes ao longo da linha. IMPORTANTE: Embora o cabo utilizado para interligao entre os dispositivos seja o mesmo utilizado para cabeamento estruturado de redes de computadores, existem algumas diferenas muito significativas que devem ser observadas. A Spider utiliza, para a comunicao entre seus equipamentos, o padro de comunicao em rede serial RS-485. Esse padro determina que a interligao entre os vrios dispositivos que compem a rede deve acontecer ponto-a-ponto, sem a existncia de emendas ou derivaes de sinal. Por essa razo, a rede serial dos equipamentos Spider no permite a utilizao de dispositivos como patch pannel, hubs, switches, roteadores, etc. A alimentao do teclado proveniente de fonte externa, que fornece a tenso de 9 Vac - 300 mA, cuja tenso de entrada (110/220V) deve ser configurada atravs de chave seletora. Por medida de segurana, todos os teclados digitadores saem de fbrica configurados para 220V. Certifique-se de selecionar a tenso correta de sua rede eltrica para garantir o funcionamento adequado do equipamento. A rede serial RS-485, utilizada pela Spider para comunicao entre dispositivos, permite que sejam instalados at 31 teclados digitadores num mesmo sistema, com o comprimento da rede (do primeiro ao ltimo dispositivo) mximo de 1.000 metros.

12

Caractersticas
Inicialmente, os painis de chamadas de senhas visavam exclusivamente oferecer maior conforto aos clientes que aguardavam atendimento, oferecendo um ambiente mais organizado e substituindo o incmodo das filas. Com o passar do tempo, estudos passaram a ser feitos visando reduzir o tempo de espera, para aumentar a satisfao dos clientes e conseguir maior produtividade. Uma das principais concluses obtidas que o encaminhamento do cliente diretamente a um atendente especializado no assunto de seu interesse agilizava de forma significativa o tempo necessrio concluso do processo. Dessa forma, as senhas passaram a ser emitida separadamente, em intervalos numricos distintos para cada diferente especialidade de atendimento. especialidades de atendimento: cada uma das diferentes subdivises de atendimento, que so estabelecidas tendo como base os interesses comuns dos clientes a elas pertencentes. Tipicamente, representam as filas virtuais de clientes que necessitam de um mesmo tipo de atendimento. Exemplos: um hospital poderia subdividir o atendimento em pediatria, cardiologia, ginecologia, etc. Um banco poderia subdividir seu atendimento em clientes pessoa fsica, clientes pessoa jurdica, clientes especiais, etc. Cada um dos nomes em itlico corresponderia a uma diferente especialidade de atendimento. Conforme mencionado, o cliente deve ser encaminhado diretamente a um atendente especializado. Portanto, a correta configurao do sistema depende das respostas de 2 perguntas: - Quais so as especialidades de atendimento? - Quais os atendentes designados a atender cada uma das especialidades, e quais os nmeros dos pontos de atendimento que ocupam? Opcionalmente, um mesmo atendente pode chamar senhas de 2 especialidades uma principal e outra auxiliar. A chamada dessas senhas obedecer a um dos critrios a seguir: - as senhas da especialidade auxiliar so chamadas somente quando no houverem senhas da especialidade principal; - a cada X senhas da especialidade principal chamada uma senha da especialidade auxiliar (X um nmero configurvel de 1 a 9). No sistema Spider MINICAD essas perguntas so respondidas por voc no momento da aquisio, pois o equipamento vem pr-configurado de fbrica e qualquer alterao ter que ser feita por pessoal especializado. As caractersticas do sistema Spider MINICAD so as seguintes: - nmero mximo de especialidades de atendimento: 4; - nmero mximo de atendentes: 60 com acionadores RF, 30 com acionadores via cabo; - permite a chamada de senhas atravs de teclados digitadores do modelo Professional (mximo de 30 teclados); - a quantidade de atendentes pode ser atribuda livremente s especialidades, desde que seja respeitado o nmero mximo; - emisso de relatrio com total de senhas emitidas por especialidade e total de senhas chamadas por atendente e no geral (perodo mximo de 1 dia, zera as estatsticas s 23:59h); - sistema que integra emissor de senhas e painel de chamadas, impossibilitando a chamada de senhas que no tenham sido emitidas; - cupons de senhas personalizados com dizeres especificados pelo cliente (ttulo, sub-ttulo, nome da especialidade, data, hora de emisso do cupom, texto de encerramento).

13

Operao
Ajuste do relgio interno Antes de comear a utilizar o sistema, faa o ajuste do relgio interno atravs do acionador identificado como Ajuste. A sequncia de ajustes a seguinte: HORA MINUTO ANO MS DIA RESET DO PAINEL

IMPORTANTE: Para sair da funo de ajuste, voc dever utilizar a funo RESET, que oferece duas opes SIM ou NO, mostradas no visor do painel. Se voc optar por SIM, os dados estatsticos sero apagados e as senhas voltaro a ser emitida a partir do nmero inicial de cada especialidade. Portanto, evite utilizar essa opo se houverem pessoas na espera. Optando por NO, voc efetuar somente o ajuste do relgio e as seqncias e dados estatsticos sero mantidos. Emisso de Senhas O emissor eletrnico contm botes que identificam a especialidade de atendimento da senha a ser impressa. Assim, basta selecionar adequadamente a especialidade requerida e pressionar o boto correspondente para que seja emitido o cupom. Nota: Os intervalos numricos de cada especialidade de atendimento saem de fbrica pr-configurados de acordo com as informaes levantadas no momento do pedido. Chamada de Senhas Cada atendente dever ter um acionador de chamadas (ou teclado digitador) atravs do qual ser feita a chamada da prxima senha a ser atendida. Nota: A atribuio de quais sero as especialidades de atendimento chamadas por cada um dos atendentes pr-configurada em fbrica, de acordo com as informaes levantadas no momento do pedido. Emisso de Relatrio O sistema Minicad permite a emisso de um relatrio estatstico contendo: - identificao das especialidades, e quantidade de senhas emitidas para cada uma delas; - identificao dos atendentes, e quantidade de senhas chamadas para cada um deles; - total de senhas chamadas no perodo. Nota: O sistema sai de fbrica pr-configurado para emitir automaticamente um relatrio estatstico s 23:59h, e aps isso os dados estatsticos so zerados. Para emitir relatrios parciais, ou mesmo um relatrio total antes desse horrio, voc dever utilizar o boto existente no emissor eletrnico para essa finalidade (em sistemas com no mximo 3 especialidades) ou o acionador estatstico (em sistemas com capacidade mxima 4 especialidades).

14

Configurao Interna
IMPORTANTE: O painel Spider vem de fbrica pr-configurado de acordo com as informaes levantadas no momento do pedido de compra. Com isso, na absoluta maioria das vezes nenhuma configurao adicional precisar ser feita pelo usurio, bastando seguir as instrues descritas no manual de instalao. Qualquer reconfigurao do painel Spider dever ser feita por profissional especializado caso contrrio podero ocorrer danos que impediro o funcionamento perfeito do equipamento.

Sistema Minicad

Painis para chamada de senhas sequenciais ou digitadas

Conectores
CN1 CN2 CN3 CN4 CN5 CN6 CN7 CN8 Placa Serial Receptor RF ou Distr. Geral (DG) No utilizado No utilizado No utilizado Conexo ao display de dgitos No utilizado No utilizado CN9 CN10 CN11 CN12 CN13 CN14 CN15 No utilizado Potencimetro de Volume Beep do painel No utilizado No utilizado Entrada de Alimentao AC No utilizado

15

Configurao das Micro-chaves (quando PAINEL MESTRE)


- Micro-chave 1 OFF = Modo normal - economia ON = Fixa a ltima senha chamada - Micro-chave 2 OFF = Mestre ON = Escravo - Micro-chave 3 Cdigo do RF OFF = Cd 1 ON = Cd.2 - Micro-chave 4 4,5,6,7,8 - Varredura Serial(bin+1) (Cad + Dig + Console + Setor). Se Escravo: 3 - Painel Modulo RF(on)/Escravo Comum(off). Se Painel Mdulo RF: 4 - Cdigo RF (1 ou 2) 5,6,7,8 - Status do Modulo RF(bin) (41h + ...) Se Escravo Comum: 4 - Responde Serial(off)/No Responde(on). 5,6 - Sem funo. 7,8 - Status Escravo(bin) (31h + ...)

16

Procedimentos de Teste e Manuteno


Quando o painel no funciona A primeira verificao a ser feita, embora elementar, na rede eltrica: certifique-se de que a tomada esteja corretamente energizada. A fonte de alimentao dos painis Spider so bivolts, portanto podem funcionar em 110v e 220v. Se a rede eltrica est ok e a tenso de entrada configurada corretamente, o prximo passo verificar a fonte de alimentao. Inicialmente verifique se o led verde est aceso. A tenso de sada da fonte Ps-14v de 14v, pode-se medir isso com o multmetro. Caso as tenses estejam corretas, ento o problema est no circuito da fonte de alimentao (que fica na placa CPU) ou nos prprios circuitos de lgica e controle, que tambm ficam na placa CPU. Ou seja: a placa CPU dever ser substituda. Quando um ou mais teclados apresentam a mensagem Falha de Comunicao Essa mensagem apresentada quando o painel e os teclados perdem a comunicao entre si. Verifique todos os cabos e conexes que interligam esses dispositivos. Experimente desconectar todos os teclados e reconectlos um a um, at o momento em que encontrar o causador do problema. Quando os acionadores no funcionam O primeiro passo observar se o problema acontece com um acionador individual ou com todos os acionadores. Caso seja um problema individual, verifique a pilha do acionador ela pode estar solta ou gasta. Caso no tenha pilhas reconhecidamente boas mo, experimente colocar a pilha de um acionador que esteja funcionando para fazer a verificao. Caso nenhum acionador funcione, o problema provavelmente est no receptor de rdio-frequncia, que fica conectado CPU do painel. Verifique essa conexo e, caso esteja ok, encaminhe o painel para reparo em laboratrio. Caso seu sistema tenha acionadores via cabo, execute os procedimentos descritos durante o captulo de Instalao (neste manual) para verific-los. Quando um dgito no se acende, ou mostra um nmero incorreto Quando isso acontece, o display de 7 segmentos (ou parte dele) que compe o dgito est com defeito. Para testar os displays, desligue o painel e ligue-o novamente, observando o visor. Todos os displays exceto o caracter alfa, se houver devero acender o nmero 8, o qual utiliza todos os segmentos. Desse modo ficar fcil verific-los. Os displays esto interligados placa, e caso necessrio o ideal que todo o conjunto seja substitudo, para evitar danos s placas de circuito na ocasio da substituio do componente. Quando o beep do painel no ouvido Verifique o potencimetro de ajuste do volume, pois talvez ele esteja posicionado no volume mnimo. Gire-o para cada uma das extremidades a fim de encontrar a posio de volume mximo, procedendo a partir da com o ajuste ideal. A informao de data/horrio impressos no cupom esto incorretas Verifique como ajustar essas informaes no incio do captulo sobre Operao, neste manual. Quando for necessrio recorrer ao Suporte Tcnico SPIDER Voc pode obter informaes junto ao Suporte Tcnico SPIDER de 2.a a 6.a feira, das 9h00 ao 12h00 e das 13h30 as 17h00, pelo telefone (11) 2842-6700. Outra opo de contato o e-mail suporte@spider.com.br

17

A SPIDER TECNOLOGIA INDSTRIA E COMRCIO LTDA, garante este produto contra eventuais defeitos de fabricao em todo o territrio nacional, sendo a garantia dada de acordo com as normas descritas abaixo: A presente garantia vlida por um perodo de 12 (doze) meses, contados a partir da data da compra. Para a soluo de eventuais defeitos de fabricao, o produto (acompanhado da cpia do Certificado de Garantia e Nota Fiscal de Compra) deve ser encaminhado para a SPIDER TECNOLOGIA INDSTRIA E COMRCIO LTDA, sita Rua Alencar Araripe, 1440 - Sacom CEP 04253-000 So Paulo SP Brasil. Ateno: Obrigatoriamente que ele venha acompanhado de Nota Fiscal de Remessa para Conserto (CFOP 5.915) emitida pela sua empresa ou para os casos onde o Cliente for Isento de Inscrio Estadual, dever ser enviada Nota Fiscal avulsa fornecida pelo Ministrio da Fazenda do Estado correspondente, indicando todos os equipamentos e acessrios enviados, com o valor do equipamento caso contrrio no sero aceitos. Apenas aos clientes isentos de I.E. dentro do estado de SP valer a carta de Remessa (modelo da Carta de Remessa no site: www.spider.com.br/downloads) A SPIDER reserva-se ao direito de autorizar a cobrana do servio prestado mediante oramento prvio, quando se tratar de: Servio de limpeza, lubrificao e conservao; Substituio de consumveis. Substituio de peas que tenham sido retiradas ou substitudas indevidamente ou consertos ou modificaes feitas terceiros ou empresas no autorizadas pela SPIDER, caso em que a garantia ser automaticamente cancelada. Defeitos provocados pelo uso indevido do produto em desacordo com o Manual de Instalao e Operao, ligao em rede eltrica inadequada, batidas, quedas, fogo, influncia de temperaturas anormais, utilizao de agentes qumicos e corrosivos ou tenha o nmero de srie removido ou descaracterizado. NO esto cobertos pela garantia: NOTA: Quaisquer dvidas relativas instalao, configurao e operao do produto devem ser esclarecidas previamente junto ao departamento de suporte da SPIDER atravs dos telefones (11) 2842-6725 ou 2842-6728 ou 2842-6701 / fax (11) 2842-6746 ou no e-mail: suporte@spider.com.br Nosso horrio de atendimento tcnico das 09h00 s 12h00 e das 13h30min s 17h00 Voc poder fazer o download do manual de seu produto atravs do site: www.spider.com.br/downloads SPIDER TECNOLOGIA INDSTRIA E COMRCIO LTDA Rua Alencar Araripe, 1440 Sacom CEP 04253-000 So Paulo/SP - PABX (11) 2842-6700 - FAX (11) 2842-6746 www.grupospider.com.br - info@spider.com.br

18

Вам также может понравиться