Вы находитесь на странице: 1из 10

IBP 2111_12 GERENCIAMENTO DE RESDUOS NA INDSTRIA DE EXPLORAO E PRODUO DE PETRLEO: ATENDIMENTO AO REQUISITO DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO BRASIL Gisele B.

dos Santos1
Copyright 2012, Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis - IBP Este Trabalho Tcnico foi preparado para apresentao na Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012, realizado no perodo de 17 a 20 de setembro de 2012, no Rio de Janeiro. Este Trabalho Tcnico foi selecionado para apresentao pelo Comit Tcnico do evento, seguindo as informaes contidas no trabalho completo submetido pelo(s) autor(es). Os organizadores no iro traduzir ou corrigir os textos recebidos. O material conforme, apresentado, no necessariamente reflete as opinies do Instituto Brasileiro de Petrleo, Gs e Biocombustveis, Scios e Representantes. de conhecimento e aprovao do(s) autor(es) que este Trabalho Tcnico seja publicado nos Anais da Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012.

Resumo
A atividade de explorao e produo martima de petrleo no Brasil cresceu substancialmente na ltima dcada em funo da abertura do mercado interno a empresas estrangeiras. Esta atividade, por ser considerada de alto impacto no ambiente, regulamentada ambientalmente por um licenciamento especfico em mbito federal, que estabelece a implementao de programas ambientais, entre eles um rigoroso projeto de controle da poluio cujo escopo abrange o controle de despejo de efluentes, lanamento de emisses e descarte de resduos. Este estudo pretende expor o cenrio atual referente ao gerenciamento de resduos gerados nas atividades de explorao martima de petrleo no Brasil, as tecnologias disponveis e utilizadas com maior frequncia, eventuais pontos de melhoria, sugerir medidas para a otimizao do processo de logstica voltada destinao final dos resduos, utilizando indicadores cuja base de dados foi obtida atravs dos registros gerados nos anos de 2010 e 2011, nas atividades de Perfurao, Produo e Escoamento da SHELL Brasil Petrleo Ltda..

Abstract
The exploitation and production of petroleum in Brazil has grown substantially in the last decade due to the opening of the domestic market to foreign companies. This activity, for being considered of high impact on the environment, is regulated by a specific permitting at federal level, establishing the implementation of environmental programs, including a rigorous pollution control project whose scope covers the control of discharge of effluents, release of emissions and waste disposal. This study aims to explain the current situation regarding the management of wastes in the activities of offshore oil exploration in Brazil, the technologies that are available and used more frequently, possible areas for improvement, and also to suggest measures for the optimization of the logistics process focused on the final waste disposal, using indicators whose database was obtained through the records generated in the years 2010 and 2011 in the activities of Drilling, Production and Outflow by SHELL Brasil Petrleo Ltda..

1. Introduo
Conhecida como Lei do Petrleo, a Lei Ordinria 9.478 de 06 de agosto de 1997 foi um marco estabelecido pelo governo brasileiro, que atravs da implementao de um dispositivo legal, permitiu a empresas multinacionais operarem em territrio brasileiro a atividade de Explorao e Produo de petrleo. Com o crescimento desse segmento, elevou-se o nmero de unidades martimas instaladas em alto mar, e tambm o quantitativo de pessoas trabalhando na modalidade offshore, tendo como consequncia direta da expanso desse segmento, o impacto ambiental ocasionado pela gerao de resduos e descarte de efluentes oriundos das atividades. Ambientalmente esta atividade regulamentada por um licenciamento especfico em mbito federal, atravs do rgo executor IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis), que aps conceder as respectivas Licenas de Operao s empresas concessionrias de blocos exploratrios e de campos de produo, estabelece a implementao e o desenvolvimento de uma srie de programas ambientais, entre eles um rigoroso Projeto de Controle da Poluio cujo escopo abrange o controle de lanamento de efluentes, emisses de poluentes atmosfricos e descarte de resduos.

______________________________ 1 Estudante de Graduao, Gesto Ambiental Universidade do Sul de Santa Catarina

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

2. O Projeto de Controle da Poluio


At o ano de 2008, as etapas relacionadas ao Projeto de Controle da Poluio estavam vinculadas ao envio de um relatrio anual ao rgo ambiental, cujos indicadores reportados eram definidos e vinculados ao processo de emisso e renovao da Licena de Operao de cada empreendedor. A concesso de novos blocos exploratrios acarretou a entrada de novas empresas no pas. Assim, preocupado com o incremento dos impactos ambientais causados pelo aumento das atividades de Explorao e Produo de petrleo, e objetivando a padronizao dos Programas Ambientais, em 09 de Outubro de 2008, o IBAMA definiu regras mais rgidas para o controle dessas atividades, atravs da padronizao dos Projetos de Controle da Poluio, cujas premissas foram definidas pela Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 08/08, sendo esta integralmente substituda em 22 de maro de 2011, pela Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11, e esta segunda verso, utilizada at a data de fechamento desse estudo. Esta Nota estabelece que o empreendedor reporte os quantitativos dos resduos gerados, armazenados e destinados, as formas de tratamento e disposio utilizadas, alm de requerer a definio de metas quantitativas para a reduo da gerao dos resduos nas atividades de produo e metas percentuais para a disposio dos resduos nas atividades de perfurao. No escopo destinado ao gerenciamento de resduos, esta nota define que as informaes devero ser reportadas em um modelo de relatrio especfico, disponibilizado pelo IBAMA, nos perodos pr-definidos, conforme especificado na tabela 01: Tabela 01. Descrio dos perodos para a entrega dos relatrios de controle da poluio. DESCRIO ATIVIDADE Perfurao em carter descontinuado Perfurao em carter continuado Produo e Escoamento PERODO DE REPORTE 60 dias aps o trmino do projeto 90 dias aps o trmino do ano de reporte 90 dias aps o trmino do ano de reporte

Os relatrios ambientais contendo os indicadores devero ser elaborados obedecendo localizao geogrfica definida pelo rgo ambiental. Os empreendimentos devero ser identificados de acordo com sua localizao, e os relatrios devero ser elaborados obedecendo a sua atividade e localizao. As delimitaes da localizao dos empreendimentos possuem coordenadas especficas, divididas da seguinte forma, conforme demonstrado na tabela 02 e figura 01: Tabela 02. Regionalizao e Estados participantes REGIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 ESTADOS Rio Grande do Sul e Santa Catarina Santa Catarina, Paran e So Paulo So Paulo e Rio de Janeiro Rio de Janeiro Esprito Santo e Bahia Bahia Sergipe e Alagoas Pernambuco e Paraba Rio Grande do Norte e Cear Piau, Maranho, Par e Amap Figura 01. Regionalizao geogrfica Fonte: CGPEG/DILIC/IBAMA N 07/11 (2011, p.04) A gesto dos resduos voltada ao atendimento dessa regulamentao exige a elaborao de indicadores ambientais, que possibilitem acompanhar e gerenciar continuamente os valores a serem reportados, e principalmente, avaliar os percentuais relacionados s metas definidas pelo empreendedor. Atender essas metas exige a adoo e 2

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 manuteno de um rigoroso sistema de gesto ambiental nos locais onde h gerao de resduos, atravs da identificao dos tipos de resduos gerados, bem como dos respectivos quantitativos.

3. Caracterizao das Atividades


Na prtica, o processo de gerao de resduos nas atividades de explorao, produo e escoamento ocorre conforme esquema abaixo:

Figura 02. Logstica de gerao e transporte martimos de resduo 3.1. Unidade Martima: Unidade offshore licenciada para as atividades de explorao e/ou produo de petrleo. Comumente, nas atividades de perfurao, so utilizadas plataformas flutuantes semissubmersveis ou navios-sondas. A perfurao a etapa do processo em que gerado o maior quantitativo de resduos, principalmente os considerados perigosos. Nas atividades de produo e escoamento so utilizados preferencialmente navios do tipo FPSO (unidade flutuante de produo e armazenamento). Plataformas fixas ou semissubmersveis so tambm muito utilizadas no Brasil. Os resduos gerados nas unidades so registrados por tipologia, atravs um formulrio prprio para o transporte martimo de resduos, e transferidos para a embarcao de apoio. 3.2. Embarcaes de apoio: Barcos rebocadores dedicados, por projeto ou no, s atividades de explorao, produo e escoamento. So utilizados na logstica de envio e recebimento de materiais para as unidades martimas, como tambm no transporte dos resduos gerados nas unidades. Tambm so gerados resduos nessas embarcaes, de forma que devem obedecer mesma sistemtica adotada pelas unidades martimas para fins de identificao dos resduos; 3.3. Base de apoio terrestre: Instalao porturia destinada ao suporte logstico das atividades offshore. neste local onde realizado o desembarque dos resduos gerados pelas unidades martimas e embarcaes de apoio. A base de apoio terrestre tambm utilizada como local para o armazenamento de produtos qumicos utilizados nas atividades de perfurao, bem como no suporte s operaes de limpeza dos compartimentos das embarcaes utilizados para o transporte de produtos qumicos, e no transporte a granel dos resduos lquidos ou pastosos. Uma vez desembarcados, os resduos so pesados e encaminhados para tratamento e ou disposio final. At o fim do ano de 2011, a SHELL Brasil Petrleo Ltda., mantinha operaes em 03 reas martimas distintas, conforme distribuio apresentada na tabela 03 e figura 03: Tabela 03. Descrio dos projetos da SHELL Brasil Petrleo Ltda., em funo da atividade e regionalizao. REA DE CONCESSO BC 10 ATIVIDADE Perfurao em carter continuado Produo em carter continuado Perfurao em carter continuado Produo em carter continuado Perfurao em carter descontinuado REGIO 05

Bijupir & Salema

05

BM-S-54

03

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

Figura 03. Localizao dos blocos martimos exploratrios operados pela SHELL Brasil Petrleo Ltda., e das bases porturias de apoio terrestre, localizadas nos Estados do Rio de Janeiro e Esprito Santo

4. Identificao e Classificao dos Resduos


Nas atividades de explorao e produo de petrleo e gs natural offshore so gerados resduos oriundos tanto do processo, bem como de origem humana, referente aos tripulantes que trabalham nas plataformas e navios. Como medida de mitigao, bem como visando reciclagem do maior quantitativo possvel dos resduos gerados, o rgo ambiental estabeleceu a implementao de programas de coleta seletiva a bordo dos locais de gerao, de modo a segregar o maior quantitativo possvel de resduos reciclveis, possibilitando assim, o envio para o tratamento e destinao que causem menos impacto no ambiente e possibilitem o retorno do resduo cadeia de consumo, atravs do processo de logstica reversa ps-consumo. Comparado ao quantitativo de resduos perigosos gerados, os resduos reciclveis, ou no perigosos representam uma parcela mnima do total de resduos gerados. Entretanto, necessitam de igual ateno por parte das empresas operadoras. Uma vez desembarcados, a empresa responsvel pelo empreendimento onde os resduos foram gerados dever assegurar que os mesmos sejam classificados e quantificados, registrando-se o local de gerao dos mesmos. 4.1. Classificao quanto ao tipo: Visando o atendimento Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11, os resduos devero ser classificados de acordo com as seguintes diretrizes estabelecidas pelo rgo ambiental, conforme dados apresentados na tabela 04: Tabela 04. Aspectos identificados na gerao do resduo

ETAPA

ASPECTO Classificao por unidade geradora Nomenclatura pr-estabelecida

Gerao dos Resduos Classificao - NBR 10004/2004 Quantitativos descritos em kg 4

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 4.2. Classificao por unidade geradora: Tem por finalidade identificar o local da gerao dos resduos, seja nas unidades martimas, embarcaes ou bases de apoio. 4.3. Nomenclatura pr-estabelecida: O rgo ambiental pr-definiu a nomenclatura dos tipos de resduos gerados com maior frequncia nas atividades de perfurao, produo e escoamento, assim, de acordo com a tabela 05, estima-se que sejam gerados os seguintes tipos de resduos. Tabela 05. Tipologias de resduos em funo da classificao estabelecida pela Norma Tcnica NBR 10004/2004. TIPOLOGIA DO RESDUO Resduos Oleosos Resduos Contaminados Tambor contaminado Lmpada fluorescente Pilha e Bateria Resduo Infecto-contagioso Cartucho de Impresso Fluido de Perfurao* Classe I (Resduos Perigosos) CLASSIFICAO NBR 10004/2004

Reciclveis (papel, plstico, madeira, vidro, metal no contaminado, lata de alumnio, leo de cozinha e Tetra Pak); No reciclveis: Lixo comum no reciclvel

Classes IIA e IIB (Resduos No perigosos)

O resduo Fluido de Perfurao no reportado no relatrio encaminhado ao rgo ambiental, entretanto, solicitado que o mesmo passe pelas mesmas etapas de identificao e rastreamento dos demais resduos, e que estas informaes fiquem disponveis sempre que solicitadas pelo rgo ambiental. 4.4. Classificao NBR 10004/2004: Norma Brasileira Regulamentadora que fixa a classificao dos resduos slidos, com vistas ao processo de gerenciamento e no apenas a classificao para destinao. Os resduos podem ser classificados de acordo com sua origem ou potencial de periculosidade, recebendo as seguintes nomenclaturas: Classe I Resduos Perigosos: aqueles que em funo de sua periculosidade, podero causar danos sade e ao ambiente; Classe II No perigosos, subdivididos em duas classes: o Classe IIA No inerte e com caractersticas de solubilidade, podendo causar alteraes quando do contato com gua; o Classe IIB Inerte e no solvel em gua; 4.5. Quantitativos descritos em kg: Todos os resduos devero ter seus respectivos quantitativos descritos em Kg, sendo obrigatria a verificao do peso de cada resduo desembarcado, na base de apoio terrestre.

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

5. A Destinao
O rgo ambiental definiu que para fins de tratamento e/ou destinao de resduos, dever ser adotada a forma que menos impacte o ambiente, sugerindo como primeira alternativa a logstica reversa ps-consumo, ao retornar aos respectivos fabricantes os resduos originados na utilizao de seus produtos. Seguindo essa diretriz, sugerido ento o reuso e recondicionamento dos resduos, por serem consideradas formas de tratamento que visam reutilizao sem que haja a aplicao de tecnologias ou consumo de energia no processo de recuperao. Essas formas de tratamento so aplicadas principalmente aos resduos de tambores e bombonas plsticas, por serem de baixo custo e operao simplificada, possibilitando seu retorno ao mercado consumidor com suas caractersticas originais, ou seja, sero reutilizados novamente para a finalidade com a qual foram fabricados. A Reciclagem utilizada para o tratamento e destinao de praticamente todo o quantitativo de resduo reciclvel gerado. Possibilita a utilizao dos resduos de papel, plstico, vidro, latas de alumnio, metal, tetra pak e leo de cozinha, como insumo em novos processos produtivos. Esta forma de tratamento utilizada apenas para os resduos classificados como no perigosos, de acordo com a NBR 10004/2004, uma vez que a Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11 define que, para os resduos perigosos, no poder ser adotada a nomenclatura reciclagem, como forma de tratamento. O Brasil um pas que possui vasta extenso territorial, o que por muitos anos foi um fator favorvel construo e operao de aterros, por ser uma alternativa mais econmica e de baixo emprego tecnolgico, em relao s outras formas de tratamento existentes. Com a implementao da Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11, as exigncias relacionadas ao licenciamento das atividades de explorao, produo e escoamento de petrleo no Brasil atrelou as formas de tratamento e disposio de resduos, de modo a estabelecer a disposio permanente em aterro como sendo uma das ultimas alternativas a serem utilizadas. Na figura 06 e figura 07 possvel observar atravs dos percentuais de destinao dos anos de 2010 e 2011, uma reduo significativa dos resduos dispostos em aterros. O tratamento de resduo oleoso se d atravs do rerrefino de leos industriais, processo este que permite a reciclagem do leo mineral, de modo que este seja reutilizado para a finalidade a qual fora fabricado. Apesar de este processo demandar de uma grande infraestrutura operacional, pois so utilizadas simultaneamente diversas tcnicas de tratamento fsico-qumico, ainda assim, uma forma de reduzir a extrao de hidrocarbonetos para a produo de leos, bem como evitar a disposio permanente desse resduo no ambiente. J o co-processamento a forma de tratamento mais utilizada para os resduos contaminados, uma vez que esta tecnologia utiliza o resduo como insumo energtico, substituindo parcialmente a utilizao de matrias-primas em fornos de clnquer, no processo de fabricao de cimento. Apesar de ser considerado o processo mais adequado para o tratamento dos resduos perigosos no passveis de reutilizao, uma vez que possibilita a recuperao da energia contida no resduo, esse processo prejudicado em virtude da baixa quantidade de plantas industriais fabricantes de cimento existentes no Brasil e licenciadas para essa atividade. Nas figuras 06 e 07, possvel observar o aumento percentual de resduos enviados para co-processamento entre os anos de 2010 e 2011, e consequentemente a reduo do quantitativo enviado para aterro. importante ressaltar que os resduos contaminados, que tem como destino as empresas fabricantes de cimento, no so destinados imediatamente aps o processo de desembarque realizado nas bases de apoio, mas sim, so enviados para empresas que processam os resduos, uniformizando-os, compactando-os, encapsulando-os e posteriormente armazenando-os, at que haja disponibilidade por parte da empresa cimenteira, em receber esse material para a utilizao em fornos de clnquer. A descontaminao a forma de tratamento utilizada em maior parte, para descaracterizar um resduo de modo a permitir sua disposio em aterros. mais comumente aplicado para o tratamento de lmpadas fluorescentes e resduos hospitalares. As estaes de tratamento de efluentes so utilizadas para o tratamento de resduos em forma lquida, uma vez que estes no se encontram dentro dos padres aceitveis para o descarte in natura. Possibilita o descarte do efluente tratado em corpo hdrico, de modo a no impactar o ambiente. No tocante ao atendimento das metas acordadas com o rgo ambiental, as metas percentuais para disposio apresentam um carter mais qualitativo, uma vez que no apenas o quantitativo a ser disposto, como tambm a tecnologia utilizada no processo de destinao dever ser avaliada. Assim, um programa de gesto ambiental que vise o atendimento 6

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 aos requisitos de licenciamento, dever pautar tambm a oferta de tecnologias para tratamento de resduos disponveis no parque tecnolgico brasileiro. Com relao ao grande volume de resduos do tipo Fluido de Perfurao, uma alternativa para reduzir a quantidade desse resduo seria a adoo de um processo de desidratao do resduo, com vistas sua reduo na fonte geradora, atravs da instalao de unidades mveis de centrifugao trmica, nos locais onde h o desembarque dos resduos, representados pelas setas amarelas na figura 02, ou nos arredores da regio porturia. O processo de centrifugao de fluidos de perfurao permite a evaporao da parte liquida do resduo, resultando um material arenoso no fim do processo de tratamento, tornando-o passvel de ser utilizado na construo civil como agregado reciclado em obras de pavimentao. Este processo j uma realidade na regio do mar do norte, onde as prprias empresas que fabricam e comercializam os fluidos de perfurao oferecem em conjunto, o servio de tratamento desse resduo, objetivando a minimizao do quantitativo final a ser transportado e destinado em outros locais, permitindo tambm a reduo dos custos com a logstica para o transporte. Dessa forma, atravs da insero de tecnologias que permitam a reutilizao de resduos como insumo ou agregado em outras atividades industriais, e que no contemplem apenas os resduos reciclveis, poder ser estabelecida uma cadeia de logstica que permitir aos empreendedores que operam no Brasil ampliarem a gama de possibilidades existentes relacionadas ao tratamento e a disposio dos resduos, seja atravs da difuso de tecnologias voltadas reduo do volume e do quantitativo de resduos a serem destinados, bem como na utilizao dos compostos reciclados como agregado ou insumos, reduzindo assim as formas de destinao permanente, como os aterros, servindo como alternativa ao saturado processo de Co-Processamento. Isso resultar na minimizao dos impactos no ambiente, bem como no desenvolvimento de um segmento econmico atualmente considerado de baixa representatividade no mercado nacional, que a indstria de tratamento de resduos.

6. Reporte ao rgo Regulador


Realizada a etapa de identificao e pesagem dos resduos, ento providenciado o transporte e o respectivo envio para tratamento e/ou disposio final. Os dados descritos na tabela 06 devero ser informados nesta etapa, pois sero utilizados posteriormente na elaborao dos indicadores ambientais: Tabela 06. Aspectos relevantes utilizados na elaborao dos indicadores ambientais ETAPA ASPECTO Descrio das empresas transportadoras utilizadas Nmero de viagens para cada tipo de resduo transportado Transporte dos Resduos Distncias entre o local de desembarque e o local de destino final Maior, menor, e distncia utilizada com mais frequncia Descrio das empresas utilizadas Tratamento / Disposio final Quantitativos Destinados Formas de Tratamento e Disposio Final Cumpridas todas as etapas referentes ao gerenciamento dos resduos, os dados consolidados devero ser agrupados de acordo com o empreendimento e o local de gerao. Em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11, a Shell Brasil Petrleo Ltda., reportou dois relatrios contendo os quantitativos dos resduos gerados e destinados nos anos de 2010 e 2011. Na figura 04 e tabela 7, so representados de forma unificada os indicadores referentes ao somatrio total dos resduos gerados em cada ano. 7

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 Tabela 07. Total de resduos gerados nos anos de 2010 e 2011 nas atividades de perfurao, produo e escoamento da SHELL Brasil Petrleo Ltda. RESDUO Resduo infecto-contagioso Cartucho de Impresso Lmpadas Resduo eletrnico Pilhas e Baterias Tambores e Bombonas Produtos qumicos Lixo comum no reciclvel Resduos contaminados Reciclveis Resduos oleosos Fludo de perfurao TOTAL GERADO 2010 (t) 0,283 0,354 0,690 1,470 3,039 93,194 131,414 169,705 257,212 379,958 295,711 2.960,870 TOTAL GERADO 2011 (t) 0,131 0,081 0,994 0,589 1,667 27,466 67,506 99,305 213,168 187,558 322,133 1.025,396

Figura 04. Resduos gerados por tipologia. Dados disponibilizados pela SHELL Brasil Petrleo Ltda.

Figura 05. Classificao dos resduos gerados 8

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012

7. Anlise dos Dados de Segregao e Destinao


Conforme pode ser observado na figura 05, os resduos perigosos gerados representaram um quantitativo elevado, comparado aos resduos no perigosos. Dentre os tipos de resduos perigosos, os fluidos de perfurao e resduos oleosos correspondem aos maiores quantitativos individuais. Esse resultado funo das atividades de perfurao martima, onde h uma grande demanda pela utilizao de fluidos de perfurao, principalmente nas perfuraes de poos em guas ultra profundas, a fim de manter a integridade e segurana do processo. Em relao aos quantitativos de destinao, de acordo com a agncia ambiental reguladora, os diferentes tipos de resduos devero ser informados atravs de um nico valor, referentes aos quantitativos oriundos tanto das plataformas como das embarcaes, separados em funo da forma de tratamento e destinao adotada, em ordem de prioridades. Estas prioridades esto relacionadas principalmente, ao fato do resduo ser disposto ou no, de forma permanente no ambiente. Nas figuras abaixo so apresentados os percentuais referentes ao quantitativo de resduos destinados, em funo da forma de disposio:

Figura 06. Percentuais destinados em 2010

Figura 07. Percentuais destinados em 2011

Analisando os valores percentuais apresentados na figura 06 e figura 07, possvel observar que foram utilizados os seguintes processos para fins de tratamento e destinao dos resduos perigosos gerados nas atividades da Shell Brasil Petrleo Ltda., nos anos de 2010 e 2011: retorno ao fabricante, reuso, recondicionamento, rerrefino, co-processamento, descontaminao, aterro, incinerao e estao de tratamento de efluentes; Observa-se tambm que a prioridade adotada para o tratamento e disposio dos resduos sempre esteve direcionada para as alternativas que causam menos impacto no ambiente. Comparando os quantitativos gerados apresentados no quadro 07, com os percentuais destinados nas figuras 06 e 07, visvel a melhoria qualitativa dos processos adotados para tratamento e destinao dos resduos.

8. Concluso
Comparado a outros pases onde a atividade de Explorao e Produo de petrleo possui mais de um sculo de existncia, o Brasil pode ser considerado um mercado ainda em desenvolvimento nesse segmento. O estabelecimento de um marco regulatrio no que tange os controles da poluio dessa atividade definiu novas diretrizes, que incentivaro a reduo dos quantitativos gerados, bem como a adoo de melhores formas para tratamento e disposio dos resduos. Contudo, o crescimento das atividades de explorao, produo e escoamento de petrleo dever estar alinhado com o desenvolvimento e ampliao do mercado nacional voltado ao transporte, tratamento e disposio final de resduos, de forma a reduzir ao mximo o impacto ambiental causado por estas atividades. Assim, com base na anlise dos requisitos referentes implementao e acompanhamento dos Projetos de Controle da Poluio estabelecidos pela Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11 e nas informaes disponibilizadas pela operadora SHELL Brasil Petrleo Ltda., relacionadas aos resduos gerados e destinados pelas suas atividades no Brasil, conclui-se que os resduos perigosos gerados compreendem a maior parcela de resduos gerados, e 9

Rio Oil & Gas Expo and Conference 2012 que a infraestrutura disponvel no tocante s demandas relacionadas ao gerenciamento dos resduos gerados nesses processos de baixo emprego tecnolgico e em quantidade insuficiente, dificultando o cumprimento das metas estabelecidas. Com a expanso da indstria de petrleo no Brasil, ficar cada vez mais difcil atender aos requisitos de licenciamento ambiental, uma vez que no h perspectiva de entrada de novos fornecedores em quantidade e qualidade suficientes, cuja distribuio regional atenda no apenas aos empreendimentos localizados nas regies dos projetos aqui citados, mas sim, a todas as atividades de Explorao, Produo e Escoamento de Petrleo das empresas que possuem operaes similares no Brasil.

9. Agradecimentos
Agradeo a SHELL Brasil Petrleo Ltda., especialmente ao senhor Anidio Correa, Gerente de Meio Ambiente e Licenciamento Ambiental, por disponibilizar os dados utilizados nesse estudo; aos colegas de trabalho e aos amigos virtuais, por estarem sempre presentes, em especial a amiga Jacyra Veloso, a pessoa que me auxiliou desde quando essa ideia surgiu; ao consultor de GIS Rony Sutter, pela valiosa contribuio em geoprocessamento; a universidade UNISUL, por contribuir com meu crescimento acadmico e profissional; a Terence Alan Chapman, por me apoiar em todas as circunstncias; a toda minha famlia, em especial a minha tia Solange Aguiar, por ter me transmitido os valores essenciais que devemos trazer para a vida.

10. Referncias
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS (IBAMA). NOTA TCNICA CGPEG/DILIC/IBAMA N 01/11. Diretrizes para apresentao, implementao e elaborao de relatrios, nos processos de licenciamento ambiental dos empreendimentos martimos de explorao e produo de petrleo e gs. Rio de Janeiro, 2011. INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVVEIS (IBAMA). NOTA TCNICA CGPEG/DILIC/IBAMA N 07/11. Resduos slidos das atividades de Explorao e Produo de petrleo e gs em bacias sedimentares martimas do Brasil no ano de 2009 Consolidao dos resultados da Nota Tcnica CGPEG/DILIC/IBAMA n 08/ 08. Rio de Janeiro, 2011. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NBR 10004/2004: resduos slidos classificao. 2. ed. Rio de Janeiro, 2004. Lei n. 9.478, de 06 de agosto de 1997. Presidncia da Repblica. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurdicos. Que Dispe sobre a poltica energtica nacional, as atividades relativas ao monoplio do petrleo, institui o Conselho Nacional de Poltica Energtica e a Agncia Nacional do Petrleo e d outras providncias. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9478.htm>. Acesso em 23 abr. 2012. Baker Hughes Eco Centre. Disponvel em <http://www.bakerhughes.com/products-and-services/drilling/drilling-fluids/waste-management> Acesso em 23 de abr. 2012.

10

Вам также может понравиться