Вы находитесь на странице: 1из 35

OS NS, O LAO E A REDE:

consideraes sobre a institucionalizao da Educao Ambiental no Brasil

Celso Snchez

Orientadora: Profa. Dra. Hedy Silva Ramos de Vasconcellos

Objetivos
Analisar o processo de institucionalizao da EA brasileira, a partir dos jogos, tenses, aproximaes e afastamentos das instncias oficiais e formais, no mbito do governo federal e da REBEA - a Rede Brasileira de Educao Ambiental. Analisar a insero institucional da EA no Brasil; Analisar as articulaes entre REBEA e Governo Federal, tentar compreender as influncias da REBEA na institucionalizao da EA brasileira e a influncia das aes de governo sobre a REBEA, no movimento de consolidao de polticas pblicas no campo da EA.

Portanto: Compreender como a EA se desenvolveu, alimentada pelo discurso ambientalista: consolidando-se real e virtualmente atravs da REBEA; e institucionalizando-se, ocupando espaos formais nas estruturas de governo, tanto no Ministrio do Meio Ambiente, como no Ministrio da Educao, amparada por legislaes em nvel Federal, Estadual e Municipal em diversos entes federativos.

Questes de estudo
Como se deram as trajetrias de educadores ambientais que participam das articulaes entre REBEA e Governo Federal? Como se articulam entre si para tecer esta rede e consolid-la institucionalmente? Como acontece o entrelaamento na rede que comearam a tecer, quais as tenses, desafios e resultados efetivos desta rede? Como se posicionam nas suas relaes entre o oficial e o social? Como se situam suas prticas e discursos, seus consensos e contradies?

Fundamentao
Captulos II e III - Questo Contempornea , Movimento ambientalista, Novos Movimentos Sociais, Estado Sociedade, Histrico da Educao Ambiental, questes polticas em Educao Ambiental.
Zygmunt Baumam, Anthony Guiddens, Boaventura de Souza Santos, Edgar Morin, Enrique Leff / Alain Turraine, Scherer-Warren / Alexandre de Gusmo Pedrini, Pedro Jacobi, Carlos Frederico Loureiro, Genebaldo Freire Dias, Irineu Tamaio, Isabel Carvalho, Phillipe Layrargues, entre outros.

Captulo IV A questo da Institucionalizao.


Ren Kaes; Eugne Enriquez,; Luis C. Fridman, Benedito Silva, entre outros.

Captulo V O paradigma das redes


Bruno Latour, Manuel Castells, Humberto Maturana, Fritfof Capra, entre

outros

Hiptese
Entendemos que o processo de institucionalizao da EA no Brasil se deu de forma consoante com o movimento de redemocratizao do pas, refletido tambm em outras reas de governo. Neste processo, iremos observar a participao dos movimentos sociais no fomento a produo de polticas pblicas para atender as novas demandas sociais. No caso da EA, acredita-se que a REBEA, como rede das redes, teve uma participao importante na formao dos quadros ministeriais no mbito do Governo Federal, bem como de suas linhas de atuao, programas e aes de governo. Com as estruturas de Estado sendo ocupadas por pessoas de origem na REBEA, e esta, acabou servindo como eixo propagador, disseminador das polticas e aes de governo, criando tenses e aproximaes caractersticas que marcam o cenrio da EA brasileira.

O Corpus da Pesquisa
Pesquisa Bibliogrfica Pesquisa Documental Entrevistas

Pesquisa Documental
REBEA A Carta de Itaja; A Carta de Braslia; A Carta de Goinia ou Carta Brasileira para Educao Ambiental; O Stio da REBEA na internet (www.rebea.org.br). Do Governo: O stio do governo para Educao Ambiental (www.mma.gov.br); A poltica nacional de EA, Lei 9795/99 e seu decreto regulamentar n.4281/02; Relatrio da DEA/MMA perodo 2003/2006.

Entrevistas
As entrevistas foram aplicadas a dois grupos de sujeitos: entrevistados governamentais (EG) e entrevistados da REBEA (ER). Este segundo grupo (ER) foi dividido entre membros integrantes da atual direo executiva e seus apoiadores (ERP) e membros divergentes da atual direo executiva (ERO).

Os atores governamentais entrevistados fazem parte do rgo Gestor da Poltica Nacional de EA, e constituem-se de membros da DEA (Diretoria de Educao Ambiental) do MMA e da CGEA (Coordenadoria Geral de Educao Ambiental) do MEC. Como atuam de forma integrada no foi feita distino destes setores no corpus amostral da pesquisa.

Entrevistas
Os sujeitos informantes da pesquisa foram escolhidos por critrios qualitativos e constituram-se de 13 educadores ambientais sendo: 3 do governo (EG); 10 da REBEA; 6 membros integrantes da direo executiva e seus apoiadores 4 membros da ala opositora (ERO)

Roteiro das entrevistas


Dados pessoais e atuao profissional, Quais os caminhos profissionais que os conduziram at o lugar que ocupam? Ou seja, como o educador se engajou na Educao Ambiental, sua trajetria pessoal e profissional? O que o educador entende por Educao Ambiental e como ele atua em EA? O que o educador espera de seu trabalho? Qual o fruto de seu trabalho, como ele percebe a insero de seu trabalho tanto no governo quanto a REBEA? Quais so os principais acertos e erros dos passos da EA em mbito governamental? Quais os problemas e/ou solues que o educador identifica a partir de seu trabalho e na Educao Ambiental de um modo geral? Como o educador observa a trajetria da Educao Ambiental? Como o educador observa a Educao no contexto poltico nacional? Quais os principais movimentos de apoio ou retrocesso a EA? Como a EA brasileira se situa no contexto internacional?

Anlises
Consideraes Iniciais Quanto a Trajetria(Protagonistas e coadjuvantes) A questo da dupla formao acadmica e universitria As Articulaes entre REBEA e Governo - Movimentos Sociais e Papel do Estado - A Rede em Movimento - Movimento em Rede e Rede em Movimento A questo da Instituio EA

Anlises

Analises

Fiz curso normalBiologia, Pedagogia, Especializao em Docncia SuperiorMestrado porque queria trabalhar em educao ambientalno Rio de Janeiro... no existe ainda Mestrado especfico em educao ambiental... Depois disso eu achei que valia a pena continuar investindo e fui para o... programa de Doutorado... E foi assim que entrei no campo da EA, mais tarde me envolvi com a REBEA (E1. R.P.).

Anlises

Minha trajetria comea na USP no movimento estudantil, depois eu fui atuar numa organizao no governamental... Depois eu atuei na Comisso de Meio Ambiente da CUT e depois eu atuei tambm Comisso de Meio Ambiente do PT Partido dos Trabalhadores. Depois eu fui convocado, na poca pela prefeita Luiza Erundina, que venceu um a eleio e eu fui Coordenador de Educao Ambiental de toda a rede municipal de Educao Ambiental. Professor Paulo Freire era meu superior na poca...Depois eu viajei para Braslia (...) para o Governo Federal, Nessa poca terminei meu doutorado. (E.3.G)

Segundo Tourraine (2003):

Esta sociedade civil, pelo fato de fazer reivindicaes mais morais e culturais que econmicas, s pode agir em ligao com foras polticas, mas estas por sua vez, no podem confundir-se com partidos e coalises que administram a poltica nacional, assim se constri a meio caminho entre os programas polticos e as situaes sociais, um conjunto de mediaes simultaneamente sociais e polticas. O exemplo mais claro disso so as ongs nos pases subdesenvolvidos. Elas so movimentos de opinio e at movimentos sociais , mas so tambm elementos do sistema poltico ao qual as vezes so censuradas de pertencer diretamente demais (p.122).

Tenses na REBEA
...essas pessoas l no Ministrio, eu acho que criou uma dificuldade muito grande entre todos, os que estavam no estado e os que estavam na rede e nas organizaes, em conseguirem perceber essas mudanas dos papis, e hoje eu vejo que a REBEA agenciada pelo governo, e hoje uma das formas de voc ver a questo da horizontalidade na rede ou seja relao de subordinao e de autonomia, s voc ver de onde sai as iniciativas, quem prope? Quem enuncia? Porque a rede na verdade um espao de conversao, quem faz os enunciados? Quem faz os enunciados te d uma idia, te mostra quem puxa a ao da rede. Ento se voc tiver uma anlise, a partir do registro da lista, que o trabalho que estou fazendo agora, mas com outra inteno, voc vai perceber, que todas as ltimas iniciativas da REBEA, a partir do quinto frum, foram iniciativas sugeridas ou acionadas pelo governo(...).Eu acho que tem basicamente, em termos individuais, eu acho que existe um problema, que da relao do cara que era crtico da ao do Estado e que entra no Estado (E.1RO).

A Rede em movimento e os movimentos em rede


Lembrando Maturana (2007): O conversar um fluir na convivncia, no entrelaamento do linguagear e do emocionar. Ou seja, viver na convivncia em coordenaes...de fazeres e de emoes. Por isso que digo que tudo o que humano se constitui pela conversa, o fluxo de coordenaes ... de fazeres e emoes(p.57).

A EA como Instituio
Conceito de instituio Sumner 1906 apud Silva, 1986 afirma que: uma instituio consiste num conceito (idia, noo, doutrina, interesse) e numa estrutura (p.613). Assim: a estrutura uma armao, ou sistema, ou talvez apenas um nmero de funcionrios... [Ela] sustenta o conceito e fornece meios para introduzi-lo no mundo dos fatos e da ao. (p.613).

T. Parsons (1951) apud Silva (1986) considera que:

Os agentes humanos interiorizam os valores e as normas, e a conformidade a essas coisas adquire para eles, portanto, grande importncia pessoal. Desde que haja co-participao, i.e., desde que outros indivduos... tenham interiorizado os mesmos valores, de modo que a conformidade tanto seja pessoalmente satisfatria quanto uma necessidade pra evocar reaes favorveis por parte de outros, pode-se dizer que um padro de valor passa a ser institucionalizado. Uma instituio, como tal torna-se ento um complexo de integrados papis interiorizados... de relacionamento, de status... Que de significncia estrutural estratgica no sistema social . (p.613).

Concluses
H lacunas de conhecimento no campo de anlise de novos movimentos sociais em meio ambiente e em especial na EA, h necessidade de estudos mais aprofundados neste aspecto. A REBEA como experincia nova e espao democrtico. As idias de participao, representao, envolvimento, atividade militante e mobilizao no contexto da REBEA ainda no so bem definidas e necessitem de amadurecimento. Pode-se considerar, a partir das anlises realizadas que os educadores ambientais produzem o campo da EA e que este campo se comporta como uma instituio, ou seja, estabelece princpios com o objetivo de estruturar, regular e organizar a sociedade. Pode-se considerar que os diferentes atores e segmentos da EA participam e comportam-se de formas diferentes em relao ao processo de institucionalizao da EA.

Concluses
REBEA semelhante ao que pode ser notado em outros coletivos sociais, e est alinhado com que autores como Tourraine (op.cit) Souza-Santos (op.cit) e outros vem denotando como novos movimentos sociais. Tal semelhana se percebe: No h a inteno de uma regularizao legal Horizontalidade na distribuio do poder entre seus partcipes Aproximao com o estado, tornando-se quase uma extenso das estruturas governamentais, seja pelas parcerias, seja pelo financiamento pblico aos seus projetos ou Pelo apoio da REBEA as pessoas e estruturas de governo, em como projetos governamentais.

Assim, antigas posturas militantes reivindicatrias, de presso sobre as estruturas de governo, com um posicionamento oposto ao Estado ou complementar ao Estado, transformam-se numa postura de parceria de associao, evidenciando uma continuidade, que muitas vezes, observa-se quando a REBEA assume posies de aproximao com o estado, apoiando projetos governamentais, bem como o governo a tem apoiado tambm em seus projetos privados.

Concluses
Observou-se que o processo de legalizao da EA acontece nos marcos legais, (Lei 9795/99 e decreto 4231/02), no entanto, esta no acompanha o processo de institucionalizao da EA, evidenciando dois fenmenos distintos, O processo de institucionalizao se fez e ainda est se fazendo, no bojo dos conflitos, contradies, tenses e aproximaes entre os educadores situados nos diferentes segmentos da EA, seja na REBEA, quanto no governo. Desta forma, pode-se considerar que o processo de institucionalizao da EA brasileira um processo dinmico, engendrado pela teia de relaes e conexes, tenses, afastamentos e aproximaes entre os diferentes segmentos e setores da EA, Governo que direciona e REBEA que propaga.

Concluses
Restam vrias indagaes para estudos futuros: Como ficaro as continuidades das atuais aes em EA no governo? Como a REBEA se organizar numa eventual mudana de orientao poltica no governo federal? Suponho neste sentido, que qualquer que seja a alterao as novas lideranas no campo da EA, emergiro a partir das redes e em especial, da REBEA REBEA, como uma grande arena, onde a polifonia da EA se expressa a busca de sentidos e significaes. A anlise do processo de institucionalizao da EA no pas mostrou-se um campo frtil, evidenciando a necessidade de outras pesquisas, de maiores aprofundamentos.

Neste sentido, pode-se corroborar a hiptese de que o processo de institucionalizao da EA brasileira aconteceu de forma consoante com o movimento de redemocratizao do pas, refletido tambm em outras reas de governo. Neste processo, iremos observar a participao dos movimentos sociais, no caso a REBEA, no fomento a produo de polticas pblicas para atender as novas demandas sociais. No caso da EA, pode-se dizer que a REBEA, como rede das redes, teve uma participao importante na formao dos quadros ministeriais no mbito do Governo Federal, bem como de suas linhas de atuao, programas e aes de governo. Com as estruturas de Estado sendo ocupadas por pessoas de origem na REBEA, e esta, acabou servindo como eixo propagador, disseminador das polticas e aes de governo, criando tenses e aproximaes caractersticas que marcam o cenrio da EA brasileira.

Para finalizar, conclui-se que os objetivos de pesquisa foram alcanados e espera-se ter contribudo para uma melhor compreenso do campo da EA, seus educadores ambientais e suas formas de fazer articulao, organizao, atravs do fenmeno da institucionalizao.

"El Universo requiere la eternidad... Por eso afirman que la conservacin de este mundo es una perpetua creacin, y que los verbos conservar' y 'crear', tan enemistados aqu, son sinnimos en el Cielo". Histria de la Eternidad Jorge Luis Borges

Вам также может понравиться