Вы находитесь на странице: 1из 22

AS EMANAES DOS SAGRADOS ORIXS

Vamos agora, em linhas bem gerais, entender o que cada Poder Reinante do Divino Criador (Orixs) irradiam para ns, no nos esquecendo que Orixs nada mais so que energias superiores, geradoras de todas as foras da Natureza, inclusive a humana, e que existem Espritos ligados a cada vibrao Orix, pelo fato de terem seus corpos fsicos/astrais compostos por elementos daquela vibrao; esses Espritos trabalham incansavelmente dentro dessa faixa de energia superior. Daremos aqui, bem resumidamente e superficialmente o que cada Poder Reinante do Divino Criador (Orixs) vibra de positivo. O conhecimento do que so os Sagrados Orixs muito grande, e o que eles vibram estende-se por vrios setores da vida planetria. Aqui daremos somente uma breve e suprflua pincelada. Orientamos que todos leiam e pesquisem sobre a natureza esotrica de cada Orix. S para terem idia. disponibilizaremos imagens recebidas pelo dom da vidncia atravs de paranormais, utilizadas para representar o que entendemos por Sagrados Orixs. o que mais se aproxima da realidade, sendo muito parecidas com a materializao dos Anjos Planetrios (Orixs Menores), tambm conhecidos como Devas da Natureza. So eles que se apresentam nos stios vibratrios da Natureza, bem como quando os clamamos, sempre a nos abenoar.

Oxal Elemento Humano (O domnio do fator humanista): A energia da Natureza que criou e
desenvolveu o homem. Espiritualidade Tranqilidade O mundo espiritual O nosso eu interior Paz Religiosidade Perdo F Crena Caridade Bondade Unio Fraternidade.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Yemanj Elemento guas salgadas (o domnio do psicolgico): a energia da Natureza da


desagregao, ou seja, a energia que purifica o nosso sofrimento. Promove uma limpeza delicada em nossa constituio fsico/espiritual. Lar Famlia Harmonia Apoio afetivo Processos psicolgicos de toda ordem O casamento familiar em si Educao familiar.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Oxum Elemento guas doces (o domnio dos sentimentos): a energia da Natureza das
emoes e sentimentos humanos. Amor Felicidade Coisas do corao Unies Maternidade.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Nan Buruqu Elemento guas paradas (o domnio da reencarnao maturidade e reflexo): a energia da Natureza que nos auxilia em nosso crescimento, amadurecimento e sabedoria,
ou seja, a energia que nos indica que tudo o que plantamos, colhemos, portanto devemos extrair dos nossos coraes, as ervas daninhas, e devemos refletir sobre tudo, inclusive sobre nossos sentimentos. Superao de dificuldades Vida longa Pessoas idosas Sabedoria.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Yew Elemento guas das fontes e rios serenos (o domnio da transformao): a


energia da Natureza que nos auxilia a sermos tranqilos, adaptveis, belos e sensveis, ou seja, a energia da vidncia, a viso interna, onde conseguimos ouvir os pensamentos do nosso Eu Maior, de como agir na vida. Limpeza de ambientes Harmonia, alegria e beleza Facilita a vidncia Transformao.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Ob Elementos gua/fogo (o domnio da ao): a energia da Natureza que nos auxilia na


iniciativa, o movimento, a ao e a criatividade, ou seja, a energia que nos da fora de vontade para lutar e vencer, e de saber o que querer. Nos ensina a lidar com desiluses de toda ordem. Objetivos Liderana Ponto de partida Pessoas fortes Sucesso profissional.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Ogum Elemento metal/fogo (o domnio da lei e da ordem): a energia da Natureza do


progresso, das batalhas do dia-a-dia, das lutas a vencer, ou seja, a energia que cuida para que a paz se estabelea atravs do cumprimento da Lei. Caminhos abertos Vitrias Lutas Leis Livre arbtrio Direes corretas Liberdade de escolha Persistncia Progresso Conquistas Perseverana.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Oxumar Elemento Cu/Terra (o domnio dos ciclos e movimentos constantes o equilbrio dos opostos): a energia da Natureza da renovao, ou seja, a energia que cuida dos
ciclos, dos movimentos constantes de tudo na vida (se tudo se tornar exttico, a vida se extingue; se os ciclos da vida param, o fim do mundo). Dizem que Oxumar seria metade homem e metade mulher (Orix met-met), mas, na verdade, este mais um ciclo que ele representa: o ciclo da vida, pois da juno entre energias masculina e feminina que a vida se perpetua. Ele exprime a unio dos opostos, que se atraem e proporcionam a manuteno do Universo e da vida. Sintetiza a duplicidade de todo o ser: mortal (no corpo) e imortal (no Esprito). Fertilidade Riqueza e sorte Ciclos na vida (nascimento, vida, morte e renascimento), o equilbrio, as chuvas e condies atmosfricas.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Yans Elemento ar/fogo (o domnio dos direcionamentos): a energia da Natureza que nos
auxilia durante as tempestades e os sofrimentos que assolam nossas vidas, ou seja, a energia que nos auxilia nas mudanas, nos direcionamentos e nas batalhas do nosso dia-a-dia. Mudanas Direcionamentos Inteligncia Vencer batalhas Atitudes Destemor Entrega. a fora de Deus que nos auxilia a vencermos nossas viciaes.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

Xang Elemento mineral/fogo (o domnio da justia): a energia da Natureza que nos auxilia
em nosso carma, ou seja, a energia que clamamos quando necessitamos compreenso para o que est em nosso Livro da Vida. Justia Desafios Determinao e fora de vontade Coragem Paternidade Sucesso.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

10

Ibeji Espiritual (o domnio da espiritualidade): a energia provinda do Cosmos Superior (no


energia da Natureza) que nos auxilia em nossa liberdade espiritual, no gostar de viver, ou seja, a energia que nega o vcio, o egosmo e a ambio. Surpresas Portas abrindo Felicidade Alegria Pureza Inocncia Fim de sofrimento e do sacrifcio Nascimento Diverso Espiritualidade.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

11

Oxossi Elemento fauna (animais) (o domnio da fartura e a abundncia): a energia da


Natureza que nos traz a coragem e a esperana, ou seja, a energia do crescimento e da prosperidade. a energia que nos auxilia a nunca faltar o alimento em nossas mesas. Fora criativa Crescimento Esperana Abundncia Fartura Realizaes Caminhos abenoados Alimentao Energia Trabalho Estudo.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

12

Ossaim Elemento flora (vegetais) (o domnio da fitoterapia florestas e plantas medicinais): a energia da Natureza que nos auxilia na cura de nossos males fsicos ou espirituais
atravs das plantas, ou seja, a energia da fora litrgica das ervas. Convalescena Medicina Tratamento de doena Ervas Libertao de diferentes problemas de sade Problemas individuais Momento de reflexo e de plantar.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

13

Omul/Obaluaiy Elemento Terra (o domnio da vida e da morte): a energia da Natureza


que nos auxilia na cura das doenas, na sade e na morte, ou seja, a energia da transmutao, de um fim necessrio, de abrir novos caminhos para novas experincias. Omul o domnio das doenas fsicas, e Obaluai o domnio das doenas do Esprito. Mdicina Fim de sofrimento Doenas Epidmicas Transmutao Cura de doenas Vida e Morte Sade Humildade.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

14

Loguned Elemento Terra/gua (o domnio da adaptao constante): a energia da


Natureza que nos auxilia a enxergar e ter a beleza interior, ou seja, a energia do adolescente, quele que vive a vida com alegria. a mo caridosa em auxlio ao sofrimento. a energia e a aptido para as artes. Dizem que Loguned tambm um Orix meta-met (metade homem, metade mulher); assim acreditam, pois essa fora da Natureza no passa pelas transformaes sexuais normais; por isso considerado andrgeno. uma fora divina que tem livre acesso em o ser masculino e feminino, adquirindo conhecimento de ambos; consegue se adaptar com facilidade aos mais diversos ambientes, agindo e comportando-se de diferentes formas, dependendo da situao. Sorte Ingenuidade do jovem e do adolescente Beleza Singeleza Vontade de viver Caridade. a patronagem das artes.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

15

Kitembo (Tempo) o domnio do tempo (o tempo cronolgico): a energia da Natureza que


nos auxilia no cumprimento do nosso carma, determinando o inicio o meio e o fim. a energia que trabalha ininterruptamente, determinando o espao e o tempo que cada ser tem para empreender sua jornada retificadora perante a eternidade. a energia que nos faculta o livre arbtrio da escolha do caminho a seguir (colheremos o que semearmos). Facilita a compreenso e a pacincia O aprimoramento do nosso carma O tempo necessrio a tudo na vida Meio ambiente A passagem dos minutos, horas, dias, etc. As estaes do ano Escala do tempo Existncia entre a vida e morte.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

16

Orummil/If o domnio do destino: a energia da Natureza que rege o nosso destino. o


testemunho da criao. a energia de ligao com Deus atravs de: O conhecimento da vida e da morte. O conhecimento da existncia: o antes e o depois. a energia Divina que nos faculta saber, atravs da transmisso oracular, as orientaes da Espiritualidade bem como dos nossos Ancestrais que nos possibilitar uma escolha acertada para uma vida mais feliz.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

17

Onil a Me Terra A luz da Terra: Representa a base de toda a vida, a Me Terra, tanto na vida
como na morte, se caracteriza por ser o princpio e representao coletiva de todos os nossos Ancestrais. Ela todos os aspectos essenciais da Natureza. a Me que acolhe os Ancestrais. Tudo vem da Terra e a ela retorna. Representa a nossa ligao elemental com o planeta em que vivemos; a nossa origem. a base de sustentao da vida; o nosso mundo material. a fora/Orix que representa nosso planeta como um todo; o mundo em que vivemos.

Os Orixs que possuem filhos na Terra so os Poderes de Deus que esto diretamente ligados aos elementos da Natureza constituidores da nossa matria fsica e influenciadores do nosso temperamento. Sete so os Poderes Sagrados da Natureza (Orixs) que influem diretamente sobre a constituio humana. Esses poderes possuem pares vibratrios que se polarizam. So eles:

1) Oxal e Yemanj 2) Oxum e Oxumar 3) Ogum e Yans 4) Xang e Ob

5) Oxossi e Ossain 6) Omul/Obaluai e Nan Buruqu 7) Yew e Loguned

O restante dos Orixs (Ibeji, Kityembo, Orummiml/If e Onil) no formam diretamente na constituio fsica e nem no temperamento humano, mas sim, regem foras fsicas e psquicas que atuam em nossas vidas. Reparem que existem 04 foras primordiais na Natureza: Fogo, Terra, Ar e gua. Para a Umbanda, existem 09 Poderes Reinantes e atuantes na Natureza humana: Terra, Fogo, Ar, gua, Mineral, Vegetal, Animal, Metal, e Humano. Esses poderes da Natureza encontram-se atuantes e formam toda a temtica constitucional humana, seja material ou espiritual para o fator humanista de evoluo.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

18

Deixamos o Elemento Fogo separado, pois alm de enigmtico, s perfaz diretamente como elemento primordial, o prprio fogo, encontrando-se somente neste elemento em sua pureza. No existe na Natureza, alm do prprio fogo que a materializao desse elemento, outro qualquer que possamos dizer que seja fogo. No existem pessoas, animais, ervas, etc., do fogo, a no ser a materializao desse elemento como o prprio fogo. Portanto, no existe uma fora Orix/Fogo, mas sim, uma fora que impulsionada pelo elemento Fogo; ex: Xang mineral/fogo; Yans Ar/fogo; Ogum metal/fogo; Ob gua/Fogo. O fogo somente entra como segundo elemento, intensificando o primeiro. O Elemento Fogo nunca entra como primeiro elemento em nada a no ser nele mesmo. Entendamos:

O ELEMENTO FOGO
No devemos confundir o Elemento Fogo, com o fogo fsico que necessita de um combustvel e de um agente acionador para se manifestar; o fogo fsico uma manifestao materializada e restrita. Trataremos do Esprito Fogo. O Fogo um elemento da Natureza considerado ativo. Dos elementos, o Fogo o que mais constantemente acha-se associado s religies, desde os tempos pr-histricos, simbolizando a prpria alma e vida humanas. Ele visvel e invisvel, discernvel e indiscernvel - uma flama at real e espiritual que se manifesta atravs de uma flama substancial e material. O Fogo representa a vida e a morte, a origem e o fim de todas as coisas, e neste sentido um dos mais importantes emblemas de transmutao. Como sinnimo de vida, o Fogo tem muitos aspectos, sempre entrando como elemento impulsionador do elemento primrio. Pode ser encontrado tanto ao nvel da paixo animal e do erotismo (o fogo da paixo), como ao nvel dos mais intensos esforos espirituais. Ele alcana e transcende o plano do bem (calor e energia vital) e o plano do mal (destruio e conflito), tendo a funo de transmutador supremo, como nos casos das cremaes ritualsticas de cadveres. A Umbanda considera o Elemento Fogo o mais enigmtico e surpreendente dos elementos, pois sua energia extremamente e indiscutivelmente poderosa. A essncia gnea no se mostra com tanta evidncia como o Elemento Ar, pois no mundo visvel o fogo s aparece em sua forma luminosa. Apenas esta modalidade comumente chamada de fogo. Pela mstica, o Fogo um Elemento com durao na potncia. Em outras palavras, pode-se dizer que o fogo preexiste s suas manifestaes nas modalidades do calor, chama e luz; constata-se que h modalidades sutis de manifestao do fogo cuja percepo se d atravs de emoes e imagens anmicas. Enquanto smbolo, o fogo tem enorme amplitude: o Divino, a energia motora csmica, a energia sexual geradora (sentido este bastante ntido no sincretismo fogo-serpente que os hindus chamam de kundalini), a afetividade, compreendendo a ternura e a agresso. O fogo da vela representa a ligao matria-Esprito, homem-Deus. No corpo humano, o fogo se manifesta pela temperatura do corpo e pelas expresses emotivas e psquicas. O Fogo o Elemento da mudana, vontade e paixo. Em certo sentido, ele contm dentro dele todas as formas de magia, pois a magia o processo de mudana. A magia do Fogo pode ser assustadora. Os resultados se manifestam de forma rpida e espetacular. O Fogo no um Elemento para os fracos. Entretanto o mais primal e, por isso, o mais usado. Este o reino da sexualidade e da paixo. Ele no representa apenas o fogo sagrado do sexo, mas tambm fasca da divindade que brilha dentro de ns e de todas as coisas vivas. Ele , ao mesmo tempo, o mais fsico e o mais espiritual dos elementos. Paixo o poder do erotismo que cria vidas. O Elemento Fogo tem como caracterstica bem marcante: personalidade forte e dominadora, temperamento explosivo, emocional, impulsivo, impetuoso. Por Sua Natureza Divina, o Elemento Fogo ligado diretamente a Deus. Sendo Esprito, Ele no tem forma, achou por bem manifestar-se a humanidade como fogo e de diversas formas. O fogo essencial vida. S existe vida onde h fogo, desde o corao do homem ao corao do Universo. O fogo a prpria vida. No Antigo Testamento e no Evangelho Redentor, encontramos vrias passagens que nos atestam ser Deus que assumiu diretamente o controle absoluto do Elemento Fogo; no se tem relatos de Deus aparecer ou se comunicar atravs da gua, do vegetal, do mineral, etc.

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

19

Portanto, no temos um Orix do Fogo, mas sim, uma emanao particular, essencial e privada do prprio Deus Pai. O poder do Elemento Fogo to grande que se Deus permitisse esse Elemento em sua particularidade em nossas vidas, emanado atravs de um poder Orix, com certeza, na atual fase de evoluo humana estaramos utilizando-o com fins egosticos e abusivos e a vida se extinguiria. O fogo a tudo transmuta pela destruio total do elemento visado; esse poder somente dado, controlado e supervisionado por Deus. Vejamos alguns trechos das sagradas escrituras referentes a presena de Deus em fogo: E apareceu-lhe o Anjo do Senhor em uma chama de fogo, no meio de uma sara; e olhou, e eis que a sara ardia no fogo, e a sara no se consumia. E Moiss disse: Agora me virarei para l e verei esta grande viso, porque a sara se no queima (xodo3:2 e 3).

Porque o Senhor, teu Deus, fogo que consome, Deus zeloso (Deuteronmio 4.24) A Palavra de Deus fogo: A voz do Senhor despede chamas de fogo (Salmo 29.7) No Monte Sinai tambm Deus estava presente em fogo: E todo o monte Sinai fumegava, porque o Senhor descera sobre ele em fogo; e a sua fumaa subia como fumaa de um forno, e todo o monte tremia grandemente. (xodo 19:18) Deus guiou seu povo no deserto na forma de uma coluna de fogo: O Senhor ia adiante deles, durante o dia, numa coluna de nuvem, para os guiar pelo caminho; durante a noite, numa coluna de fogo, para os alumiar, a fim de que caminhassem de dia e de noite (xodo 13.21) O aspecto da glria do Senhor era como um fogo consumidor no cimo do monte, aos olhos dos filhos de Israel (xodo 24.17; Levtico 9.24; Deuteronmio 4.12; 2 Crnicas 7.3; Salmo 50.3) Uma das mais marcantes referncias do fogo na Bblia trata-se da sua associao presena Divina na vida do cristo. Logo aps a crucificao e ascenso de Cristo ao Cu os apstolos permaneceram reunidos em orao. Naquele momento de intensa devoo todos foram cheios da presena do Esprito Santo que estava manifesto sobre suas cabeas como pequenas labaredas de fogo (ver Atos dos Apstolos 02: 2-4)

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

20

Deus fogo e prova os nossos coraes para nos purificar de todos os pecados: O crisol prova a prata, e o forno, o ouro; mas aos coraes prova o Senhor. (Provrbio 17.3) Deus Fogo e notifica a todos que se arrependam porque vir o Juzo Final: Ora, no levou Deus em conta os tempos da ignorncia; agora, porm, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que h de julgar o mundo com justia, por meio de um varo (Jesus) que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos. (Atos 17.30-31) Deus fogo consumidor do pecado, no Sangue de Jesus: Se, porm, andarmos na luz, como ele est na luz, mantemos comunho uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
(1 Joo 1.7)

Dos Cus te fez ouvir a sua voz, para te ensinar, e sobre a Terra te mostrou o seu grande fogo, e do meio do fogo ouviste as suas palavras. (Deuteronmio 4.36 - 9.3) Deus falou do meio do fogo para Israel (xodo 20:18-21; 19:18; Deuteronmio 5:4,5,22,23-26; 9:10,15; 10:4; 18:16;
Hebreus 12:18).

Ora, a aparncia da glria do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. (xodo 24:17) Porquanto a nuvem do Senhor estava de dia sobre o tabernculo, e o fogo estava de noite sobre ele, perante os olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas. (xodo 40:38) E o Senhor vos falou do meio do fogo; ouvistes o som de palavras, mas no vistes forma alguma; tosomente ouvistes uma voz. (Deuteronmio 4:12) Guardai, pois, com diligncia as vossas almas, porque no vistes forma alguma no dia em que o Senhor vosso Deus, em Horebe, falou convosco do meio do fogo. (Deuteronmio 4:15) Porque o Senhor vosso Deus um fogo consumidor, um Deus zeloso. (Deuteronmio 4:24) Ou se algum povo ouviu a voz de Deus falar do meio do fogo, como tu a ouviste, e ainda ficou vivo?
(Deuteronmio 4:33)

Face a face falou o Senhor conosco no monte, do meio o fogo. (Deuteronmio 5:4) Essas palavras falou o Senhor a toda a vossa assemblia no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escurido, com grande voz; e nada acrescentou. E escreveu-as em duas tbuas de pedra, que ele me deu.
(Deuteronmio 5:22)

E dissestes: Eis que o Senhor nosso Deus nos fez ver a sua glria e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que Deus fala com o homem, e este ainda continua vivo. (Deuteronmio 5:24) Sabe, pois, hoje que o Senhor teu Deus o que passa adiante de ti como um fogo consumidor; ele os destruir, e os subjugar diante de ti; e tu os lanars fora, e cedo os desfars como o Senhor te prometeu.
(Deuteronmio 9:3)

E o Senhor me deu as duas tbuas de pedra, escritas com o dedo de Deus; e nelas estavam escritas todas aquelas palavras que o Senhor tinha falado convosco no monte, do meio do fogo, no dia da assemblia.
(Deuteronmio 9:10)

Ento invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do Senhor; e h de ser que o deus que responder por meio de fogo, esse ser Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: boa esta palavra. (1 Reis
18:24)

Tendo Salomo acabado de orar, desceu fogo do Cu e consumiu o holocausto e os sacrifcios; e a glria do Senhor encheu a casa. (2 Crnicas 7:1) E passados mais quarenta anos, apareceu-lhe um anjo no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo no meio de uma sara. (Atos dos Apstolos 7:30) E a vs, que sois atribulados, alvio juntamente conosco, quando do Cu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder em chama de fogo. (2 Tessalonicenses 1:7) WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul 21

Pois o nosso Deus um fogo consumidor. (Hebreus 12:29)

Deus a Chama Sagrada; a Chama Una, o princpio Divino que , por sua vez, como conceito, o mais perfeito, o mais alto smbolo de toda a humanidade. Para a Umbanda, o elemento Fogo sempre vem como segundo elemento, impulsionando quele que aportado. Jamais o elemento Fogo poderia vir como primeiro elemento, absoluto, principalmente no que tange o comando de um ser, seja ele Orix, ou mesmo um humano. Portanto, no existe um Orix do Fogo, mas sim, uma fora Orix que tem o Fogo como segundo elemento, impulsionando sua fora. Um Poder Orix no impulsiona outro Poder Orix; s Deus faz isso. Exemplo: O elemento primordial de Ogum o metal; o elemento secundrio que impulsiona o metal como elemento para Ogum o fogo. Portanto, Ogum seria Metal/Fogo, ou seja: o metal o produto mais duro da Natureza; para se moldar o metal necessrio o fogo. A fora Ogum isso: o metal moldado a seu bel prazer a presena da Lei Divina sobre ns, nos moldando conforme o necessrio; a ordem no caos. Se o elemento Fogo assumir o comando de algo na Natureza, a no se ele prprio tornaria esse algo de difcil convivncia. O Fogo puro a paixo abrasante em sua essncia; o poder da transmutao total pela destruio. Por isso, para haver equilbrio, o Fogo sempre vem como segundo elemento, impulsionador. Por isso colocamos fogo em alguma coisa; simplesmente para acionar o elemento Fogo daquela coisa. No existe nada na Natureza que fogo a no ser o prprio elemento Fogo. Como Elemento secundrio a impulsionar outros Elementos, o fogo tambm tem suas formas etricas, seus Elementais, nomeados como: Salamandras. Entenderam o que so os Sagrados Orixs? Reiterando: No existe um deus chamada Orix. O que existe so somente energias superiores, denominadas por ns como Poderes Reinantes do Divino Criador e grupos de Espritos que esto em determinada faixa desses Poderes, por afinidades fludicas e por temperamento. Muitos podero dizer: mas foram utilizados alguns Orixs que desconhecemos (Ob, Yew, Loguned, Orummil/If, Kitembo). Vejam bem: Depois de tudo muito bem entendido, todos chegaremos a uma s concluso se Orix um Poder Reinante do Divino Criador, todos eles, se forem invocados, chegaro at ns; agora, queles que no invocamos, ficam adormecidos para ns. Jesus disse: Pedi e obtereis; portanto a fora Orix se no for clamada, por si s no responde. Assim sendo, entendendo que Orix uma fora superior, uma fora que comanda a Natureza, ns umbandistas perdemos muito tempo em no invocar essas outras foras de Deus para o nosso auxlio. Segundo a Espiritualidade, existe uma infinidade de Orixs, mas os que esto abertos para ns, j o suficiente, pois nem esses ns entendemos direito. Uma coisa temos que atentar: Ao realizarmos nossas rezas e oraes clamando pelos Orixs, com certeza, quem nos atender um Esprito Superior que milita dentro da fora Orix clamada, e no um deus Orix em si, pois uma fora sagrada da Natureza, e como fora, no pensa, mas manipulada por seres de luz. O assunto Orixs ser minuciosamente explanado no livro: Os Sagrados Orixs Os Anjos e Arcanjos Planetrios Os Poderes Reinantes do Divino Criador de nossa autoria, no prelo. Os Espritos da Umbanda trabalham ligados a uma das hierarquias Orixs. Os Espritos na Umbanda esto ligados particularmente em uma das vibraes/Orixs, pelo fato de terem seus corpos humanos astrais formados com predominncia de algum elemento da Natureza. Cremos ter dado uma boa noo do que realmente so os Sagrados Orixs. Portanto, de agora em diante, todas as vezes que fomos nos dirigir a eles, pensemos bem no que estamos fazendo ou mesmo pedindo, para no correr num erro grasso, de, pela ignorncia, invocarmos foras Divinas para pedidos e usos egosticos. Orix no acoberta erro de ningum. De hoje em diante, com certeza, todos se dirigiro aos Sagrados Orixs com humildade, reverncia, amor, dedicao e na certeza de estarem na presena de emissrios Divinos, em trabalho sacrificial junto de ns.
(Trecho extrado do livro: Umbanda A Manifestao do Esprito para a Caridade autoria: Pai Juru)

WWW.umbanda.com.br Templo da Estrela Azul

22

Вам также может понравиться