Вы находитесь на странице: 1из 4

Ligando ventoinhas, amplificadores, etc na sada remota do Player Ligando ventoinhas, amplificadores, etc na sada remota do Player

Muitas instalaes de amplificadores necessitam de ventoinhas adicionais, seja porque esto com a temperatura demasiadamente alta por causa da utilizao em alto volume ou em falantes de baixa impedncia, ou porque esto em lugares pouco ventilados. Em qualquer um dos casos, ou mesmo para super dimencionar a ventilao do sistema indispensvel a instalao de ventoinhas (ou coolers), para isto, muitos j pensam em ligar direto na sada REMOTE do cd-player, errado, pois a sada remote no foi feito para alimentar ventoinhas porque este pode gerar rudos no cd-player ou pode queimar o remote por exigir corrente alm da suportada. Utilize um rel, no precisa ser um forte, um barato de uns 5 Ampres por 12 volts j serve e custa at R$5. Mas quanto mais corrente ele suportar melhor, no h desvantagem e voc ter mais segurana evitando que o rel derreta caso a corrente q passar por ele aumente.

Diagrama modelo de um rel

esquema eletrico da ligao Um rel simples composto por 3 pinos(2 + 2), 5 terminais (2 + 3), outros mais sofisticados podem ter 8 (2 + 3 + 3) .. 14 (2 + 3 + 3 + 3 + 3) terminais O rel nada mais que um eletrom que quando alimentado atrai uma chapa de ferro que fecha um contato que era Normalmente aberto (NA) e abre o outro Normalmente Fechado(NF). 2 so da alimentao: (+) positivo e (-) negativo, por aqui, vc controla o rel abrindo ou fechando os terminais controlados (C) a entrada de energia que vem direto da bateria passando opcionalmente por um fusvel (NF) a sada normalmente fechada que normalmente conectado a entrada quando o rel est desligado (NA) a sada normalmente aberta que ligado a entrada somente quando o rel est alimentado, portanto normalmente desconectado do (C) quando o rel est desligado, o inverso do NF. Se voc tem dvidas na pinagem do rel, pode ir fazendo testes, primeiro, descobrindo quais so os pinos de alimentao, utilizando uma fonte de tenso compatvel com a tenso de trabalho do rel, v testando at ouvir o barulho do rel sendo acionado com isso voc j achou os pinos de alimentao (+) e (-), depois, com um multmetro, teste quais pinos esto em curto e abrem ao acionar o rel, com isso voc descobriu os pinos (C) e NF, mantenha uma ponta do multmetro num destes terminais e teste o(s) pino(s) restantes, se ele estiver aberto e fechar com o acionamento do rel, voc acaba de confirmar o ponto (C) e o NA. O pino de entrada (C) e o (-) do rel voc pega do positivo e negativo amplificador (ligao em paralelo) respectivamente, mas utilize um fusvel de 1A no fio positivo que vai para o (C). O acionamento, fio (+) do rel, voc pega em paralelo com o remote que vem do cd-player e est ligado no amplificador. E a sada NA (normalmente aberto) do rel voc alimenta os coolers, outros amplificadores ou outros dispositivos de baixa corrente. Como eles so de baixa potencia, cerca de 0.18A (no caso dos coolers), voc poder ligar uns 5 coolers em paralelo que no chegar em 1A de consumo. Uma dica para direcionar o ar para varios amplificadores, montar um sistema de dutos utilizando

cano de PVC e fibra de vidro para montar o acabamento do cooler para o tubo, e este tubo pode ter aberturas direcionando o ar para determinado amplificador.

Foto de um rel de 5 pinos, note que na realidade ele de 4 pinos pois tem 2 terminaes 87. A alimentao deve ser pelos pinos 85 e 86, com isso ele d contato entre os pinos 30 e 87.

Vista do rel sem a capa externa

Vista dos pinos 30, 85,87, 86 e 87 novamente

Imagens cedidas por Gustavo Kowalski.

Вам также может понравиться