Вы находитесь на странице: 1из 10

PROJETO II

Tema:

Trabalhador de Fabricao de Sorvetes.

Amanda Camacho Luciele Lobo Priscila Campos Raquel Arajo

I- Introduo

1-

Histrico da Fabricao do Sorvete

A histria comea com os chineses, que misturavam neve com frutas fazendo uma espcie de sorvete. Esta tcnica foi passada aos rabes, que logo comearam a fazer caldas geladas chamadas de sharbet, e que mais tarde se transformaram nos famosos sorvetes franceses sem leite, os sorbets. Nos banquetes de Alexandre, o Grande, na Grcia, e nas famosas festas gastronmicas do imperador Nero, em Roma, os convidados j degustavam frutas e saladas geladas com neve. O Imperador mandava seus escravos buscarem neve nas montanhas para misturar com mel, polpa ou suco de frutas. O gelo era estocado em profundos poos construdos pelo povo. Porm, a grande revoluo no mundo dos sorvetes aconteceu com Marco Polo, que trouxe do Oriente para a Itlia, em 1292, o segredo do preparo de sorvetes usando tcnicas especiais. Assim a moda dos sorvetes espalhou-se por toda a Itlia, e quando Catarina de Medici casou-se na Frana com o futuro Henrique II, entre as novidades trazidas da Itlia para o banquete de casamento, estavam as deliciosas sobremesas geladas, as quais, encantaram toda a corte. Mas o grande pblico francs s teve acesso a estas especialidades um sculo depois quando Francesco Procpio abriu um caf, em Paris, que servia bebidas geladas e sorvete tipo sorbet. Os sorvetes se espalharam por toda a Europa e logo chegaram tambm aos Estados Unidos. A primeira produo de sorvete em escala industrial ocorreu nos Estados Unidos, h 40 anos.

Hoje, no mundo todo, quem mais fabrica sorvete so os norte-americanos. No Brasil, o sorvete ficou conhecido em 1834, quando dois comerciantes cariocas compraram 217 toneladas de gelo, vindas em um navio norte-americano, e comearam a fabricar sorvetes com frutas brasileiras. Na poca, no havia como conservar o sorvete gelado e, por isso, tinha que ser tomado logo aps o seu preparo. Um anncio avisava a hora exata da fabricao. O primeiro anncio apareceu em So Paulo, no dia 4 de janeiro de 1878, contendo a seguinte mensagem: "SORVETES - Todos os dias s 15 horas, na Rua Direita, n 44. 23 de setembro comemorado o Dia Nacional do Sorvete no Brasil.

2 - Justificativa do Projeto:
Existem inmeras profisses no mundo muitas das quais no teremos nenhuma oportunidade de conhecer e outras que esto to prximas que no nos damos conta de sua importncia ou at mesmo existncia. A escolha da profisso de Trabalhador de Fabrica de Sorvete como objeto de estudo deste projeto deve-se ao fato da profisso ser pouco conhecida apesar de estarmos localizados em uma regio de clima quente. Atualmente no Brasil a categoria conta com 3.077fabricas. No sabemos ao certos quantos trabalhadores exercem essa funo no Brasil j que no encontramos nenhum sindicato nacional e tambm no h registro de um sindicato regional, baseados nos dados encontrados em fabricas de pequeno porte da regio, deduzimos em mdia 10 funcionrios por fabrica.

3 - Objetivo
Mostrar as condies de trabalho na fabricao de sorvetes nas cidades de Campos dos Goytacazes e So Joo da Barra, visando o conhecimento e reconhecimento desse setor de trabalho, que tem importncia para a economia dessas cidades j que juntas elas possuem algumas fbricas de pequeno mdio porte, porem com grandes chances de desenvolvimento devido ao crescente

nmero de turistas trazidos para essas cidades e suas praias durante o vero. Esse trabalho tambm objetiva a conscientizao da profisso e tambm dos seus riscos, mostrando aos prprios trabalhadores que esse tipo de trabalho tambm requer cuidado e ateno.

4 - Hipteses
Por noconhecermos a fundo a profisso citada nesse trabalho, no podemos mencionar ao certo quais os riscos e os trabalhos realizados nessas fabricas. No entanto, tratando-se de fabricao de produtos que devem permanecer gelados, temos a hiptese de trabalho com umidade, esforo repetitivo e frio.

5 - Cronograma Desenvolvido

II - DESENVOLVIMENTO 1 Metodologia da pesquisa


Foram feitas pesquisas de internet sobre o tema escolhido, alm de pesquisa de campo onde foram visitadas trs fabricas nas quais tivemos acesso as instalaes podendo assim observar o modo como os trabalhadores atuam.

2 Observaes e experimentaes realizadas

Foram avaliadas as condies de sade e segurana no trabalho, observando os riscos ocupacionais, atravs de anlise visual da rea de produo, onde foram identificados os problemas existentes capazes de causar acidentes e danos a sade. Em nossa avaliao, nestas fbricas podem ser encontradas uma srie de fatores, que oferecem riscos ao trabalhador como, por exemplo, rudo, pouca iluminao, mudanas temperatura, umidade, esforo fsico, tipo de vestimenta, entre outras. Alm disso, deve-se destacar o manuseio de objetos e de equipamentos utilizados na execuo do trabalho, os quais tambm podem causar acidentes. Verificamos a existncia de riscos nos seguintes processos: Produo e embalagem de picol A atividade neste processo, em sua primeira fase, realizada por dois funcionrios e consiste em agitar os ingredientes em uma batedeira automtica (1), colocar a mistura nas formas e levar mquina de congelamento no lcool a -30C (2). Na segunda fase, aps algum tempo, os picols so retirados das formas e embalados em uma mquina automtica (3) ou embalados manualmente (4), sendo posteriormente armazenados em caixas de papelo (5) e em seguida so levados para o freezer. Para a embalagem, so necessrios, no mnimo, mais trs funcionrios e estes se deslocam de outros setores. Na produo de picol constatou-se a ocorrncia de risco ergonmico devido a exigncia de posturas inadequadas durante alimentao da mquina de embalagem, alm de uma atividade fsica intensa para levantamento e transporte manual de caixas contendo os produtos. Esta uma atividade que requer grande concentrao, chegando a ser desgastante em certos momentos.

Preparo dos ingredientes Essa atividade consiste em medir e misturar os ingredientes para fabricao do sorvete, sendo executada por um funcionrio. Consiste em pesar os ingredientes de forma a alcanar a medida correta para que no haja desperdcio de produto. necessrio grande esforo fsico devido m postura imposta para a colocao dos

ingredientes na balana alm da sua retirada at o local de fabricao dos sorvetes. Apenas um funcionrio executa essa tarefa. (6)

Preparo dos sorvetes Neste processo, os ingredientes previamente misturados so levados a batedeiras automticas, adicionados os sabores, aps so passados automaticamente para uma outra maquina que dar consistncia, embalados em vasilhas e colocados no freezer. Dois funcionrios executam essa atividade.(7) No preparo dos ingredientes, o funcionrio responsvel pela medio e pesagem dos ingredientes est em contato direto com ps e pastas, porm no estava utilizando mscara protetora para nariz e boca, no evitando os problemas devido ao risco qumico existente. A concentrao exigida no desempenho desta tarefa a torna desgastante. Portanto, riscos qumicos e ergonmicos foram identificados neste setor. (8)

Limpeza de utenslios Todos os funcionrios so responsveis pela lavagem de copos, vasilhas plsticas e todos os utenslios utilizados para a fabricao dos produtos. Sendo as mquinas lavadas com gua fervendo para a retirada dos resduos.(9).

Freezer

Neste setor so armazenados os produtos prontos que posteriormente sero distribudos no mercado consumidor. Nesse processo h uma postura inadequada para a colocao dos produtos no interior do freezer. Todos os funcionrios tm acesso. (10) Observou-se tambm o risco de queda devido ao piso escorregadio em dias de limpeza geral (11), alm de todos os trabalhadores da indstria exercem suas atividades em p durante toda a jornada. Isto pode causar um cansao excessivo, alm de problemas posturais, caracterizando assim risco ergonmico. (12)

Na maior parte da jornada de trabalho a empresa faz uso da iluminao e ventilao natural em todos os postos. A iluminao artificial s utilizada quando realmente necessrio e, a ventilao totalmente ineficiente. Alguns prximos a ele. equipamentos como batedeiras causam rudos durante seu

funcionamento, provocando desconforto ao trabalhador do setor e naqueles

3 - Entrevista
Foram entrevistados 3 funcionrios de sexo distintos, de diferentes fabricas de duas cidades Campos e So Joo da Barra, a entrevista foi feita individualmente para que no houvesse inibio nas respostas. Fizemos 5 perguntas relacionadas ao ambiente de trabalho e tambm ao ambiente social de cada funcionrio, nas quais comprovou-se que ambos tem as mesmas queixas ou queixas semelhantes sobre o trabalho em fabricao de sorvetes. Essas foram s questes abordadas: A) H quanto tempo trabalha nessa profisso? Em mdia todos os entrevistados trabalham h 4 anos nessa profisso. B) Qual a sua idade e escolaridade? Eles tem entre 25 e 35 anos e apenas 1 tem o ensino mdio completo, outro temo ensino fundamental completo e o terceiro voltou para a escola para terminar o ensino mdio. C) Quantas horas trabalham por dia? Eles trabalham em mdia 8 horas por dia. D) Tem folga semanal e carteira assinada? Apesar de todos trabalharem com carteira assinada, 2 tem folgas aos domingos, porem 1 durante o perodo de vero perodo de maior nmero de trabalho no tem folga semanal nem recebimento de hora extra. E) Se sente cansada e/ou sente dores relacionadas ao trabalho?

Todos os entrevistados se queixam das mesmas dores causadas pela posio em p onde ficam a maior parte do tempo, dores nas pernas, na coluna e na lombar. Alm de queixas de dores de cabea devido ao rudo muito alto dos equipamentos, bursite e hemorroidas.

4 - Estatstica:
Os dados aqui apresentados esto baseados nas observaes feitas pelo grupo durante as visitaes e entrevistas. Foram observados 15 funcionrios em seus respectivos ambientes de trabalho, nos quais constatamos:
a. 100% dos funcionrios observados no tm funo definida na fbrica.

b. 90% tm idades entre 25 a 35anos.


c. 75% queixam-se de dores na coluna e lombar.

d. 60% sentem dores constantes nas pernas.

III Concluses
Somente poderemos nos conscientizar de uma profisso quando a conhecemos mais profundamente, essa a concluso que chega esse grupo sobre os trabalhadores que fabricam sorvetes, pois logo que o tema foi sugerido por um dos integrantes, ficou-se a dvida sobre a sua escolha j que so poucas informaes sobre o mesmo, no entanto resolvemos apostar. Iniciamos os trabalhos supondo apenas que encontraramos trabalho com materiais gelados e no final vimos que a baixa temperatura dos sorvetes no o grande desafio desse profissional, h inmeros outros problemas j citados que causam at mais perigo ou dificuldade para esses profissionais. Agora concluindo este trabalho nos damos conta de quantas informaes e dados podemos apresentar sobre um tema que causou desconfiana ao grupo.

Вам также может понравиться