Вы находитесь на странице: 1из 3

I.

Memrias de um juz de fora Martim, juiz de fora de Resende, em conversa com Ferno, corregedor da respectiva comarca narra-lhe mais um dos casos ocorridos na Guarda, em 1345: Pedro, pastor portugus de 26 anos persuadido por Diego, comerciante judeu proveniente de Castela e de 22 anos de idade, decide adquirir ao segundo 10 ovelhas e 2 cabras, pelo valor de 100 morabitinos. Acordam as partes que Pedro entregaria metade do valor a Diego no momento da contratao e entrega das 2 cabras; sendo o restante pago aquando da entrega das 10 ovelhas, a ocorrer um ms depois em Santarm, local do domiclio de Pedro. Caso Pedro se recusasse a cumprir o contrato, ser-lhe-ia aplicada uma pena de 30 ris a qual reverteria a favor do juiz de fora da localidade. A primeira parte do contrato decorre de forma regular sendo presenciada por quatro homens bons do concelho. Todavia na data combinada, a citar um ms depois, Diego no aparece e Pedro vem a saber que as ovelhas em questo esto na posse de Miguel. Temendo ficar sem a quantia j entregue, Pedro dirige-se a Amarante e vem a saber que Diego havia desaparecido sem deixar rasto tendo levado consigo todo o gado que possua. Dias mais tarde, Dinis, pai de Maria vem a saber que Pedro perdeu parte do patrimnio de Maria e decide punir aquele, solicitando a ajuda de Matias, vindo mais tarde a recompens-lo pelo feito. Desta feita, Pedro que se encontrava na companhia de Matilde, abordado por Matias que o espanca at morte. Responda a quatro (04) das seguintes questes: a) Que anlise se lhe afigura ser possvel fazer acerca do contrato celebrado entre Pedro e Diego? b) Imagine que Pedro tinha contratado a compra dos referidos animais usando para tanto o patrimnio de Maria, mulher com a qual viveu durante seis anos, sendo aquele constitudo por 50 morabitinos que recebera de herana e de 20 morabitinos valor que recebera a ttulo de dote ex marito por parte de Francisco, cavaleiro fidalgo morto na batalha de Trancoso. Quid iuris. c) Imagine que data da celebrao do contrato entre Pedro e Diego, Maria j havia falecido, no tendo deixado descendentes; continuando,

no entanto, Pedro a gerir o patrimnio daquela. Que soluo poderia ser apresentada? d) Inquirido por Pedro, Miguel explica-lhe que no entregar as ovelhas visto que ao tom-las estas se apresentavam como a nica garantia do valor que Diego lhe devia. No entanto, Miguel sugere a Pedro que lhas poderia vender por 60 morabitinos, valor alis inferior ao que Diego havia contratado. Quid iuris. e) Jos, irmo de Pedro e desgostoso com a perda deste, contacta Martim, juiz de fora da referida localidade; e, pergunta-lhe como poderia ele fazer justia honrando o nome e memria daquele. f) Poderia, Matilde invocar que se havia casado em segredo com Pedro e desta feita teria direito aos bens por ele deixados?

II. Perdidamente apaixonado por D.Madalena e sendo por esta correspondido, D.Antnio de Lencastre decide rapt-la para assim poderem casar j que D. Alexandre, pai de D.Madalena se ope a tal unio. Esclarea-se que Madalena e Antnio tm respectivamente 15 e 14 anos de idade. Desconfiando do relacionamento entre Antnio e Madalena, D.Alexandre encarcera no solar da famlia em Viana do Castelo. Durante este perodo, D.Alexandre convoca para sua casa em Castelo Branco, D.Afonso de 20 anos, e celebra esponsais com este em nome da filha, Madalena. Meses mais tarde, quando decide chamar a filha, constata que a mesma havia fugido tendo os homens de D.Antnio ferido um pajem de D.Alexandre e envenenado outro provocando-lhe a morte. Quid iuris III. Maria tem 20 anos e a nica filha de Henrique e Matilde, senhores de Valverde. Em 20 de Maio de 1420, ao casar com Fernando de 17 anos, burgus de Vila Real, recebeu dos pais dois anis de ouro. Fernando tambm lhe entrega no acto esponsalcio, ocorrido a 01.01.1419) duas pequenas arcas com moedas de ouro, especiarias, uma salva de prata e um imvel sito em Abrantes.

Em 1421, Matilde falece, deixando de herana a Maria trs peas de seda e veludo e algumas tapearias. Trs anos mais tarde (1423), Fernando procurado por Matias e Pedro, ambos mercadores de Santarm que lhe exigem o pagamento de 20 moedas de ouro decorrente de um contrato de compra e venda de tecidos de seda que aqueles haviam entregue a Fernando, em 4 de Novembro de 1418. Chocada com a situao e preocupada com o marido, o qual ameaado pelos burgueses, ora credores de Fernando; Maria, decide vender a Francisco, ourives da Corte, os anis que recebera dos pais aquando do seu casamento; bem como a salva de prata que recebera de Fernando e uma pea de seda que recebera como herana da me . Cnscio do ocorrido, Henrique, pai de Maria pretende opor-se s vendas feitas em Dezembro de 1423 pela filha alegando que esta no s no o deveria ter feito, como deveria zelar pelos interesses de Alexandre, neto daquele e que cumpria agora 1 ano de idade. Responda s seguintes questes: a) caracterize a unio de Maria e Fernando. b) Poderia Maria alienar os bens supra mencionados? c) Poderia Henrique opor-se aos actos da filha, agora que esta estava casada? d) Imagine que Matias e Pedro ingressam com uma aco contra Fernando onde exigem o reconhecimento da dvida e subsequente pagamento da mesma , vindo este invocar que o pagamento no devido pois no foi devidamente citado. e) Insatisfeito com a deciso do juiz Fernando decide recorrer. Pode faz-lo? Em que termos. Qual o juiz competente?

Вам также может понравиться