Вы находитесь на странице: 1из 3

Trabalho de Nutrio

Alimentao da gestante durante a gestao. Alimentao das crianas menores de um ano e depois de seis meses.
Curso Tcnico de Enfermagem Aluna: Rita de Cssia Professora: Tatiana Disciplina: Nutrio Diettica

A alimentao da gestante

Uma alimentao correta durante a gravidez possibilita a gestante a manter seu bom estado de sade e no desenvolvimento normal do beb. A gestante deve fazer vrias refeies durante o dia, pois havendo alimento no seu estmago, diminuem as possibilidades de nuseas, vmitos e azias. Essas refeies podem ser divididas em seis distribudas assim: Caf da manh Lanche da manh Almoo Lanche da Tarde Jantar

No caf da manh pode comer cereais, aveia, milho, que pode ser utilizado na forma de mingau. No lanche da manh pode comer laranja, kiwi, goiaba e carambola. Pois possuem fontes de vitamina c. No almoo pode comer feijo, fgado de galinha, verdura, peixes,moela e arroz. No jantar um copo de leite desnatado coalhada e queijo fresco. No lanche de noite pra, maa, pois tambm facilitar no funcionamento ao intestino. Beber pelo menos de 8 (oito) copos de gua por dia, pois essa quantidade de gua ingerida muito importante para prevenir o aparecimento de edemas.

A gestante deve evitar o consumo de frituras, doces e refrigerantes, temperos picantes e sal para prevenir a presso alta e os riscos de pr- eclampsia e eclampsia. A alimentao para crianas maiores de seis meses e no primeiro seis meses de vida. O leite materno dever ser o nico alimento oferecido no necessrio nem mesmo gua ou ch. Ele oferece uma fonte de nutrientes especialmente adaptadas as condies digestivas e metablicas das crianas. O leite materno oferece proteo contra algumas doenas e estabelece um vinculo entre me e filho e previne de doenas cardiovasculares na vida adulta da criana, pois o leite materno adequado e garante o crescimento e desenvolvimento da criana nessa fase da vida. J a partir dos seis meses torna-se necessrio completar a alimentao da criana com outros alimentos. Lembrando que no para substituir o leite materno e sim completar, pois o alimento materno deve ser mantido sempre possvel at 2 (dois) anos de idade. As papinhas de frutas podero ser oferecidas no almoo. As papinhas de sal devem ser feitas de arroz, batata ou inhame contm fontes de energia. Os alimentos feijo, lentilha ou soja contm protenas vegetais. Os alimentos carne ou ave contm protenas animal. A consistncia deve ser adaptada as condies das crianas, no deve ser muito mole, pois necessrio estimular a mastigao e os dentinhos que esto comeando a serem formados .

Вам также может понравиться