Вы находитесь на странице: 1из 3

MDULO 3: SISTEMAS DE INFORMAO PARA APOIO DECISO GERENCIAL (Exerccios Resolvidos)

Exerccios de Fixao
1. Como deve ser projetado um sistema de informao por um analista de sistemas para

oferecer ao decisor as informaes de que necessita? Quais cuidados deve ele tomar? Os SI devem ser projetados com o analista- projetista se interrogando sobre quais decises o gerente precisa tomar. No o contrrio, ou seja, desenvolver um SI composto por com todas as informaes possveis circulando dentro da empresa para quando o gerente precisar tomar uma deciso ter de pronto a informao de que necessita. O resultado disso que o decisor nunca vai encontrar nesse SI a informao de que precisa, pois ficar afogado nos dados. Um SI tem tem que ser assim, seletivo, seno...!

2.

Qual a diferena entre a perspectiva de um gerente em recuperar instantaneamente

informaes por demanda utilizando um SIG e as possibilidades fornecidas por um SAD. A diferena que o SAD fornece ao gerente a perspectiva do mesmo participar na modelagem analtica e interativa da tomada de deciso. Por seu turno um SIG oferece informaes imediatas pr-formatadas sobre um dado aspecto da gerncia atravs da solicitao de um relatrio.

3.

Como um Sistema de Apoio Deciso (SAD) pode ajudar o comrcio varejista na

gerncia de seu negcio? Cite o exemplo de uma loja de supermercados. Eles so capazes de responder pelas anlises estatsticas s mudanas no mercado e s tendncias dos produtos. Combinar banco de dados com ferramentas de anlise de deciso ajudam esses varejistas a obter informaes sobre o comportamento de sua clientela, gerenciar estoques com mais preciso e manter assim os produtos certos nas lojas diante das pessoas.

4. Quais os benefcios e limitaes de um sistema especialista segundo sua opinio? Um sistema especialista bem desenvolvido pode, numa rea que exija muitas informaes por parte dos clientes, auxiliar os profissionais liberando-os de muitas situaes em que o cliente pode obter diretamente as instrues pela consulta ao sistema. Ele entretanto limitado a certas reas da gerncia (aquelas onde prevalecem informaes do tipo estruturadas) alm se exigir para o seu desenvolvimento um engenheiro especialista com conhecimento profundo do negcio para passar informaes ao analista projetista. Alm do que de difcil manuteno e atualizao por motivos bvios.

5. Qual o papel de um data warehouse nos sistemas de apoio deciso? No ambiente de negcios atualmente, uma gigantesca massa de dados est sendo armazenada em milhes de bancos de dados. Para acessar e manipular essas informaes, muitas organizaes esto desenvolvendo tcnicas de data warehouse (armazm de dados) que permitem recuperar e consolidar informaes usando poderosas ferramentas de

processamento analtico de dados (OLAP).

Exerccios de aplicao
a) Usando planilha eletrnica para resolver um problema de busca de metas: Uma cidade possui sete escolas de ensino mdio e fundamental. A tabela a seguir mostra o nmero atual de matrculas em cada escola e o nmero de professores atualmente designado a cada uma. A cidade estabeleceu a meta de garantir que pelo menos um professor para cada 20 alunos em cada escola. (Voc pode dividir o nmero de alunos pelo nmero de professores para determinar esta relao para cada escola). possvel alcanar esta meta sem aumentar o nmero de professores na cidade? 1) Monte uma planilha para executar a anlise da relao descrita acima e imprima-a. 2) Um mtodo sugerido para alcanar a meta da cidade pagar as despesas de transporte para pais que estejam inclinados a transferir seus filhos de escolas com excesso de alunos para escolas que estejam menos lotadas. Utilize a anlise de busca de metas em sua planilha p/ determinar o nmero de alunos que teriam de mudar de escola para que todas as escolas se mantenham na relao de 20 para 1.

3) Uma segunda alternativa transferir os professores das escolas menos lotadas p/ escolas superlotadas. Utilize a anlise de busca de metas em sua planilha para determinar o nmero de professores que teriam de se transferir para cada escola superlotada para que todas as escolas fiquem abaixo da relao de 20 para 1.
Escola Santa Ceclia Alcntara Felipe Pio V Laranjeiras Caminho do Cu Corao de Jesus Felipe Afonso Alunos 741 884 646 906 704 715 793 Professores 43 38 37 39 40 41 40

(Ver soluo proposta na planilha Busca de Metas - Problema 1, Captulo 8)

---------------------------------------------------X----------------------------------------------------BIBLIOGRAFIA CONSULTADA Livro texto: O BRIEN, James A. Sistemas de Informao e as Decises Gerenciais na Era da Internet, 2. ed. So Paulo: Saraiva, 2006 (Parte 8). Referncia complementar LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de Informao com Internet. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1999 STAIR, Ralph M. Princpios de Sistemas de Informao: Uma Abordagem Gerencial. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2002 REZENDE, Denis A. Tecnologia da Informao Aplicada a Sistemas de Informao Empresariais. So Paulo: ATLAS, 2002

Вам также может понравиться