Вы находитесь на странице: 1из 72

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Ol! Seja bem-vindo ao nosso Curso completo de Direito Administrativo (teoria e exerccios) Decifrando a Fundao Carlos Chagas, que tem por objetivo apresentar todo o contedo de Direito Administrativo em sintonia com o que tem sido cobrado nas provas da Fundao Carlos Chagas. Nos ltimos meses, essa banca organizadora tem sido a responsvel pela publicao dos mais aguardados editais de concursos pblicos do pas, a exemplo do Tribunal Regional Eleitoral do Cear, Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, Tribunal Regional do Trabalho da 11 Regio, Tribunal de Justia do Estado de Pernambuco, Tribunal de Contas do Estado do Paran, Tribunal Regional Eleitoral do Paran, entre outros importantes certames. E no para por a! Existe a expectativa de que a Fundao Carlos Chagas tambm seja a responsvel pelos editais do Tribunal Regional Eleitoral de So Paulo, Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, ISS/SP, entre outros relevantes concursos pblicos que esto sendo aguardados para os prximos meses. Assim, nada mais prudente do que conhecer a fundo a forma de abordagem da Fundao Carlos Chagas em relao aos principais tpicos do Direito Administrativo, o que lhe proporcionar a prerrogativa de gabaritar a prova, assegurando todos esses preciosos pontos. Em nosso curso ser apresentada toda a parte terica do Direito Administrativo, relaes de questes comentadas, Resumo de Vspera de Prova (contendo os pontos cruciais que devem ser recordados pelo candidato) e diversos exerccios de fixao do contedo (apenas com o gabarito), o que o tornar um verdadeiro especialista em Fundao Carlos Chagas. A propsito, muito prazer, meu nome Fabiano Pereira e atualmente exero as funes de Analista Judicirio no Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais. Paralelamente s atribuies desse cargo pblico, tambm ministro aulas em universidades e cursos preparatrios para concursos pblicos em vrias cidades brasileiras. Aqui no Ponto dos Concursos, ministro cursos tericos e de exerccios na rea do Direito Administrativo e Direito Eleitoral.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Nesses ltimos anos, tive a oportunidade de sentir na pele a deliciosa sensao de ser nomeado em razo da aprovao em vrios concursos pblicos. Entretanto, sou obrigado a confessar que a minha realizao profissional est intimamente atrelada docncia. A convivncia virtual ou presencial com os alunos de todo o pas e a possibilidade de abreviar o caminho daqueles que desejam ingressar no servio pblico o que me inspira no cotidiano. Assim, tenho procurado reservar um tempinho para uma de minhas grandes paixes: escrever para candidatos a concursos pblicos. At o momento, foram publicados pela Editora Mtodo os seguintes livros de minha autoria: 1) Direito CESPE; Administrativo Questes Questes comentadas comentadas do da

2) Direito Administrativo Fundao Carlos Chagas - FCC;

3) Direito Administrativo Questes comentadas da ESAF. 4) E-book 1001 Questes Comentadas de Direito Eleitoral FCC. Esses livros possuem uma linguagem acessvel, objetiva e direta, abordando o posicionamento do Superior Tribunal de Justia e do Supremo Tribunal Federal em relao aos temas mais importantes do Direito Administrativo e Eleitoral. Vale pena conferir! Se voc ainda no teve o privilgio de ser nomeado para um cargo ou emprego pblico, mantenha-se firme nesse propsito, pois, certamente, a sua aprovao vir. Trata-se apenas de uma questo de tempo e perseverana. Quantos anos de braadas foram necessrios para que Cesar Cielo chegasse ao ouro olmpico? Ser que o ouro foi obtido no primeiro mergulho na piscina? Tenho certeza que no! Deve ficar claro que a sua aprovao depender de algumas privaes, muita vontade de vencer e, principalmente, muito estudo! E no qualquer estudo. Tem que ser um estudo direcionado, objetivo e programado, focado sempre na meta que foi anteriormente traada.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Bem, como voc no tem tempo a perder, passemos ento aos detalhes do curso. Primeiramente, lembre-se de que o nosso curso ser de teoria e exerccios, isto , um curso completo. Sero apresentadas vrias questes de concursos anteriores para facilitar a fixao do contedo, algumas comentadas, outras apenas com os gabaritos.
Alm disso, ao final de cada aula ser apresentado o famoso R.V.P. Reviso de Vspera de Prova, que nada mais do que um resumo das principais informaes que devem ser recordadas na semana que antecede a prova, pois so frequentemente exigidas pela Fundao Carlos Chagas.

Ao trmino do nosso curso voc estar preparado para enfrentar as provas de Direito Administrativo de qualquer concurso pblico organizado pela Fundao Carlos Chagas, seja ele para o cargo de Juiz, Promotor, Auditor Fiscal, Analista Judicirio, Tcnico Judicirio, Oficial de Justia, Procurador etc. Digo isso porque iremos nos aprofundar no estudo do Direito Administrativo, apresentando, sempre que necessrio, o entendimento do Supremo Tribunal Federal e Superior Tribunal de Justia sobre os temas mais polmicos. Para que voc possa programar os seus estudos, apresento a seguir o contedo que ser ministrado, bem como o respectivo cronograma de divulgao das aulas: AULA DEMONSTRATIVA Princpios Administrativos AULA 01 (18/11/11) Poderes Administrativos AULA 02 (25/11/11) Organizao administrativa: noes gerais. Administrao direta e indireta, centralizada e descentralizada. AULA 03 (02/12/11) Ato administrativo: conceito, requisitos, atributos, classificao, espcies e invalidao. Anulao e revogao. Prescrio. AULA 04 (09/12/11) Licitao e Contratos Administrativos AULA 05 (16/12/11) - Agentes Pblicos: Lei 8.112/1990. AULA 06 (23/12/11) Processo Administrativo Federal e Noes gerais sobre Improbidade Administrativa (Lei 8.429/1992) AULA 07 (30/12/11) Controle e Responsabilidade Civil da Administrao Pblica AULA 08 (03/01/12) Servios Pblicos e Bens Pblicos
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Use e abuse do nosso frum de dvidas, enviando-nos todos os questionamentos que surgirem durante os seus estudos. Lembre-se de que o objetivo deste curso tentar garantir que voc gabarite a prova, isto , acerte todas as questes de Direito Administrativo nas provas da Fundao Carlos Chagas. Se voc possui alguma dificuldade nessa disciplina, eis a grande oportunidade de super-la de uma vez por todas, facilitando, assim, a sua gratificante jornada rumo ao cargo ou emprego pblico desejado. No mais, lembre-se sempre de que o curso est sendo desenvolvido para atender s suas necessidades, portanto, as crticas e as sugestes sero prontamente acatadas, caso sirvam para aumentar a produtividade das aulas que esto sendo ministradas. Caso voc ainda tenha alguma dvida sobre a organizao ou funcionamento do curso, fique vontade para esclarec-las atravs do e-mail fabianopereira@pontodosconcursos.com.br.

At a prxima aula!

Fabiano Pereira fabianopereira@pontodosconcursos.com.br

Ps.: tambm estou sua disposio no FACEBOOK, s clicar no link www.facebook.com.br/professorfabianopereira

PRINCPIOS DO DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------1. Consideraes iniciais .......................................................... 1.1. Princpios expressos e implcitos .................................. 1.2. Coliso entre princpios ...................................................... 1.3. Princpios Bsicos ................................................................. 2. Princpios constitucionais expressos 2.1. Princpio da legalidade ........................................................ 2.2. Princpio da impessoalidade ............................................... 2.3. Princpio da moralidade ...................................................... 2.4. Princpio da publicidade .................................................... 2.5. Princpio da eficincia ......................................................... 3. Princpios implcitos 3.1. Princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado....................................................................................... 28 3.2. Princpio da indisponibilidade do interesse pblico ............ 3.3. Princpio da razoabilidade e da proporcionalidade .............. 3.4. Princpio da autotutela ........................................................ 3.5. Princpio da tutela ............................................................... 3.6. Princpio da segurana jurdica ........................................... 3.7. Princpio da continuidade dos servios pblicos ................. 3.8. Princpio da motivao ....................................................... 3.9. Princpio da especialidade .................................................. 4. Super R.V.P ............................................................................... 5. Questes comentadas ............................................................... 6. Questes para fixao do contedo ........................................... 7. Lista das questes que foram comentadas ................................. 30 31 33 36 37 38 40 42 44 46 64 69 11 15 18 23 26 06 07 10 10

PRINCPIOS ADMINISTRATIVOS
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------1. Consideraes iniciais Os princpios administrativos estruturam, orientam e direcionam a edio de leis administrativas e a atuao da Administrao Pblica, pois no existe um sistema jurdico formado exclusivamente de leis. Os princpios contm mandamentos com um maior grau de abstrao, j que no especificam ou detalham as condutas que devem ser seguidas pelos agentes pblicos, pois isso fica sob a responsabilidade da lei. Entretanto, no momento de criao da lei, o legislador dever observar as diretrizes traadas nos princpios, sob pena de sua invalidao. Como bem afirma o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, [...] violar um princpio muito mais grave que transgredir uma norma qualquer. A desateno ao princpio implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio, mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou inconstitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido, porque representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra. Isso porque, por ofend-lo, abatem-se as vigas que o sustm e alui-se toda a estrutura nelas esforada1. Para que fique ntida a importncia dos princpios, basta analisar o contedo do inciso III, artigo 1, da Constituio Federal de 1988, que prev a dignidade da pessoa humana como um fundamento da Repblica Federativa do Brasil. Mas o que significa isso? Significa que todas as leis criadas em nosso pas, assim como todos os atos e condutas praticados pela Administrao Pblica e pelos particulares, devem orientar-se pelo respeito dignidade da pessoa humana. O princpio da dignidade da pessoa humana assegura que o ser humano tem direito a um mnimo existencial, ou seja, o direito a condies mnimas de existncia para que possa sobreviver dignamente. Inseridos nesse mnimo existencial estariam, por exemplo, o direito alimentao, a uma renda mnima, sade bsica, ao acesso justia, entre outros. Para se garantir o efetivo cumprimento dos direitos relativos ao mnimo existencial, no necessrio aguardar a criao de uma ou vrias leis. A simples existncia do princpio no texto constitucional, por si s, capaz de assegurar a necessidade de seu cumprimento.

MELLO, Celso Antnio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Assim, sempre que um indivduo sentir-se violado em sua dignidade humana em virtude de uma ao ou omisso do Estado, poder recorrer ao Judicirio para exigir as providncias cabveis. O Superior Tribunal de Justia, por exemplo, no julgamento do Recurso Especial 950.725/RS2, garantiu a um paciente portador de grave doena muscular o recebimento gratuito de medicamento, mesmo no integrante da listagem do SUS. Ao determinar que a Administrao fornecesse o medicamento ao paciente, o STJ fundamentou a sua deciso no princpio da dignidade humana, j que no existia nenhuma regra expressa (lei) que garantisse a gratuidade do medicamento ou a sua incluso na lista geral do SUS. 1.1. Princpios expressos e implcitos A responder s questes da Fundao Carlos Chagas, lembre-se sempre de que os princpios administrativos se dividem em expressos e implcitos. Princpios expressos so aqueles taxativamente previstos em uma norma jurdica de carter geral, obrigatria para todas as entidades polticas (Unio, Estados, Municpios, Distrito Federal e seus respectivos rgos pblicos), bem como para as entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista). No interessa se a norma jurdica de carter geral possui status constitucional ou infraconstitucional, mas sim se de cunho obrigatrio para toda a Administrao Pblica, em todos os nveis. possvel encontrarmos princpios expressos previstos em nvel constitucional, como constatamos no caput do artigo 37 da Constituio Federal. Esse dispositivo estabelece a obrigatoriedade de a Administrao respeitar os princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Da mesma forma, existem princpios que esto expressos somente na legislao infraconstitucional. o que se constata na leitura do artigo 3 da Lei de licitaes, que determina a obrigatoriedade de respeito aos princpios da legalidade, moralidade, publicidade, vinculao ao instrumento convocatrio, julgamento objetivo, dentre outros. Esses princpios so considerados expressos porque possvel identificar, claramente, o nome de cada um deles no texto legal ou constitucional. o que acontece, por exemplo, com o princpio da

Recurso Especial n. 950.725/RS, rel. Ministro Luiz Fux. Superior Tribunal de Justia. Julgado em 06.05.2008 e publicado no DJU em 18.06.2008.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------moralidade. O nome desse princpio no princpio do respeito tica e moral, mas sim MORALIDADE, com todas as letras! Em alguns casos, os princpios estaro expressos em leis que no so de observncia obrigatria para toda a Administrao Pblica brasileira, mas somente para determinado ente poltico. Podemos citar como exemplo a Lei 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito federal. Em seu artigo 2, a lei 9.784/99 declara que a Administrao Pblica obedecer, entre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, segurana jurdica, eficincia, do interesse pblico e do contraditrio. Tais princpios so considerados expressos somente para a Administrao Pblica Federal (Unio, seus respectivos rgos e entidades da administrao indireta), pois esto previstos em uma norma jurdica que de observncia obrigatria apenas para a Administrao Pblica Federal. Os princpios previstos no artigo 2 da Lei 9.784/99 no podem ser considerados expressos para o Distrito Federal ou para o meu maravilhoso municpio de Montes Claros MG (terra da carne de sol com pequi), pois a referida lei federal. O Estado de Minas Gerais, por exemplo, possui uma lei prpria regulando os processos administrativos que tramitam no mbito estadual (lei 14.184/02). Assim, os princpios previstos no artigo 2 da Lei 9.784/99 no sero expressos em relao ao Estado de Minas Gerais, pois no tm carter obrigatrio em relao a este. Da mesma forma, no artigo 2 da lei estadual mineira est previsto que a Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, finalidade, motivao, razoabilidade, eficincia, ampla defesa, do contraditrio e da transparncia. Observe que na lei federal no consta a obrigatoriedade de respeito ao princpio da transparncia, que somente ser expresso em relao ao Estado de Minas Gerais. Por outro lado, princpios implcitos so aqueles que no esto previstos expressamente em uma norma jurdica de carter geral, pois so consequncia dos estudos doutrinrios e jurisprudenciais. So princpios cujos nomes no iro constar claramente no texto constitucional ou legal, mas que, de qualquer forma, vinculam as condutas e atos praticados pela Administrao Pblica. Um bom exemplo para facilitar o entendimento o princpio da eficincia. Esse princpio somente foi introduzido no caput, do artigo 37, da Constituio Federal de 1988, a partir de 04 de junho de 1998, com a
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------promulgao da Emenda Constitucional 19. Apenas a partir dessa data que esse princpio passou a ser expresso. Apesar disso, antes mesmo de ter sido includo expressamente no caput do artigo 37 da Constituio Federal, tal princpio j era considerado implicitamente obrigatrio para toda a Administrao Pblica brasileira pelos Tribunais do Poder Judicirio. O Ministro Luiz Vicente Cernichiaro, do Superior Tribunal de Justia, em 1996, ao julgar o Recurso em Mandado de Segurana RMS 5.590-6/DF3, declarou que a Administrao Pblica regida por vrios princpios. Alm dos arrolados no art. 37, da Constituio da Repblica: legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade, outros se evidenciam na mesma Carta Poltica. Sem dvida, no se contesta, urge levar em conta ainda o princpio da eficincia, ou seja, a atividade administrativa deve voltar-se para alcanar resultado e interesse pblico. Assim, constata-se que mesmo antes de ser includo no texto constitucional (em 04 de junho de 1998), o princpio da eficincia tinha carter obrigatrio para toda a Administrao Pblica brasileira, mas era considerado implcito, porque ainda no estava escrito no caput, do artigo 37, da CF/1988. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O art. 37 da Constituio Federal no taxativo, pois, outros princpios existem, previstos em leis esparsas, ou, mesmo, no expressamente contemplados no direito objetivo, aos quais se sujeita a Administrao Pblica (Analista Judicirio/TRT 15 Regio 2009).

1.2. Coliso entre princpios No h hierarquia entre os princpios administrativos, apesar de vrios autores afirmarem que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado o princpio fundamental do Direito Administrativo. Isso no significa que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado se sobreponha aos demais princpios, mas apenas que ir amparar e fundamentar o exerccio das atividades finalsticas da Administrao Pblica. Diante de uma aparente coliso entre princpios, o intrprete (administrador ou o juiz) dever considerar o peso relativo de cada um deles e verificar, no caso concreto em anlise, qual dever prevalecer. A soluo da
3

Recurso em Mandado de Segurana 5.590/95 DF, rel. Ministro Luiz Vicente Cernicciaro. Superior Tribunal de Justia. Dirio da Justia, Seo I, p. 20.395.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------coliso dar-se- atravs da ponderao entre os diversos valores jurdicos envolvidos, pois os princpios possuem um alcance (peso) diferente em cada caso concreto e aquele que possuir maior abrangncia dever prevalecer. No correto afirmar que o princpio x sempre dever prevalecer em face do princpio y, ou vice-versa. Somente ao analisar o caso em concreto que o intrprete ter condies de afirmar qual princpio deve prevalecer. Para a ponderao de princpios, o intrprete poder valer-se de outros princpios, principalmente o da proporcionalidade. No caso em concreto, o juiz ir analisar se a aplicao de ambos os princpios adequada e necessria e, se realmente for, no ir excluir totalmente a incidncia de um em detrimento do outro. Dever, sim, reduzir o alcance de um princpio ou, em alguns casos, de ambos, a fim de se chegar a uma deciso que atenda s expectativas de ambas as partes e mantenha os efeitos jurdicos de ambos. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: Os princpios da Administrao Pblica se aplicam, em igual medida e de acordo com as ponderaes determinadas pela situao concreta, a todas as entidades integrantes da Administrao direta e indireta (Agente Tcnico Legislativo ALSP/2010).

1.3. Princpios bsicos Segundo a doutrina majoritria, PRINCPIOS BSICOS da Administrao Pblica so aqueles previstos expressamente no art. 37 da Constituio Federal, a saber: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia (o famoso L.I.M.P.E.). Nesse sentido, os demais princpios poderiam ser classificados como GERAIS, pois esto previstos em leis esparsas ou so fruto do entendimento doutrinrio e jurisprudencial. Analisando-se os ltimos editais publicados pela Fundao Carlos Chagas, constata-se que a banca tem o hbito de incluir no programa de Direito Administrativo o seguinte tpico: Administrao Pblica princpios bsicos. Todavia, importante destacar que as questes elaboradas pela FCC no se restringem aos princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. As questes tambm abrangem os demais princpios implcitos impostos Administrao Pblica, a exemplo do Princpio da Segurana Jurdica, Princpio da Razoabilidade, Princpio da Proporcionalidade, entre outros. Desse modo, ao se deparar com o tpico Administrao Pblica: princpios bsicos nos editais da Fundao Carlos Chagas, aconselho que voc

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------estude todos os princpios gerais do Direito Administrativo, evitando, assim, eventuais surpresas desagradveis no momento da prova.

2. Princpios constitucionais expressos 2.1. Princpio da legalidade Historicamente, a origem do princpio da legalidade baseia-se na Magna Charta Libertatum, imposta pelos bares ingleses ao rei Joo SemTerra, no ano de 1215, caracterizando-se como o primeiro esforo ingls de tentar restringir o poder absolutista do rei. No referido documento estava expresso que "nenhum homem livre ser detido ou sujeito priso, ou privado de seus bens, ou colocado fora da lei, ou exilado, ou de qualquer modo molestado, e ns no procederemos nem mandaremos proceder contra ele seno mediante um julgamento regular pelos seus pares ou de harmonia com a lei do pas". Atualmente, o princpio da legalidade pode ser estudado sob dois enfoques distintos: em relao aos particulares e em relao Administrao Pblica. Em relao aos particulares, o princpio da legalidade est consagrado no inciso II, artigo 5, da Constituio Federal de 1988, segundo o qual "ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei". Isso significa que, em regra, somente uma lei (ato emanado do Poder Legislativo) pode impor obrigaes aos particulares. Segundo o saudoso professor Hely Lopes Meirelles, enquanto os indivduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei no veda, o administrador pblico s pode atuar onde a lei autoriza. Para ficar mais fcil o entendimento do princpio da legalidade em relao aos particulares, imaginemos o seguinte: Aps ter sido aprovado no concurso pblico de Analista Judicirio, voc decidiu comemorar a sua vitria em uma churrascaria. Depois de muitos refrigerantes e muita carne consumida, foi solicitado ao garom o valor da conta, que a apresentou no montante de R$ 330,00 (trezentos e trinta reais), sendo R$ 300,00 (trezentos reais) de consumo e mais R$ 30,00 (trinta reais) relativos ao famoso 10%. Como no tivemos o atendimento merecido (faltou agilidade e, principalmente, qualidade no servio), imediatamente voc decidiu informar que no pagaria o valor de R$ 30,00 (trinta reais) constante na nota, pois aquela cobrana no seria justa.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Com o objetivo de exigir o pagamento, o gerente da churrascaria compareceu mesa e afirmou que a referida cobrana estava informada, com letras garrafais, no cardpio. Alm disso, alegou tambm que tal cobrana estava amparada em Conveno Coletiva firmada entre o Sindicato dos restaurantes, churrascarias, bares, meios de hospedagem e similares e o Sindicato dos Garons. Pergunta: Nesse caso, voc poder ou no ser obrigado a pagar o valor de R$ 30,00 (10%) calculado sobre o montante do consumo? (Antes de responder pergunta, necessrio que voc saiba que Conveno Coletiva no lei, pois no foi votada no Poder Legislativo). Muito simples. Voc no obrigado a pagar o valor de R$ 30,00 porque essa exigncia no foi estabelecida atravs de lei. E, conforme previsto no inciso II, artigo 5, da CF/1988, para obrigar algum a fazer alguma coisa imprescindvel o respaldo legal. O Tribunal Regional Federal da 1 Regio, no julgamento da Apelao 2001.01.00.037891-8/DF4, declarou a abusividade da cobrana de gorjeta do particular sem previso legal.
CONSTITUCIONAL, CONSUMIDOR E PROCESSUAL CIVIL. AO CIVIL PBLICA. ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS. PRESTAO DE SERVIOS. COBRANA DE ACRSCIMO PECUNIRIO (GORJETA). PORTARIA N. 4/94 (SUNAB). VIOLAO AO PRINCPO DA LEGALIDADE E AO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. I - O pagamento de acrscimo pecunirio (gorjeta), em virtude da prestao de servio, possui natureza facultativa, a caracterizar a ilegitimidade de sua imposio, por mero ato normativo (Portaria n. 4/94, editada pela extinta SUNAB), e decorrente de conveno coletiva do trabalho, cuja eficcia abrange, to-somente, as partes convenientes, no alcanando a terceiros, como no caso, em que se pretende transferir ao consumidor, compulsoriamente, a sua cobrana, em manifesta violao ao princpio da legalidade, insculpido em nossa Carta Magna (CF, art. 5, II) e ao Cdigo de Defesa do Consumidor (Lei n. 8.078/90, arts. 6, IV, e 37, 1), por veicular informao incorreta, no sentido de que a referida cobrana estaria legalmente respaldada.

Ateno: O princpio da legalidade, em relao aos particulares, tambm conhecido como princpio da autonomia da vontade, pois assegurada a liberdade para os indivduos agirem da maneira que entenderem mais conveniente, salvo na existncia de proibio legal. Em relao Administrao, o princpio da legalidade assume um enfoque diferente. Nesse caso, est previsto expressamente no caput, do artigo 37, da Constituio Federal de 1988, significando que a Administrao Pblica somente pode agir se existir uma norma legal autorizando.
4

Apelao Cvel AC 2001. 01.00.037891-8/DF, rel. Desembargador Federal Souza Prudente. Tribunal Regional Federal da 1 Regio. Publicado em 13/10/2008.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Segundo o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, o princpio da legalidade implica subordinao completa do administrador lei. Todos os agentes pblicos, desde o que ocupe a cspide at o mais modesto deles, devem ser instrumentos de fiel e dcil realizao das finalidades normativas. Num primeiro momento, pode at parecer que a necessidade de autorizao legal para que a administrao possa agir estaria engessando a atividade administrativa, alm de incentivar o cio. Entretanto, no esse o objetivo do referido princpio. Na verdade, o princpio da legalidade uma exigncia que decorre do prprio Estado de Direito, que impe a necessidade de submisso ao imprio da lei. A Administrao Pblica somente poder atuar quando autorizada ou permitida por lei. A vontade da Administrao a que decorre da lei e, portanto, os agentes pblicos somente podero fazer o que a lei permitir ou autorizar. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello afirma que o princpio da legalidade pode sofrer constries (restries) em funo de circunstncias excepcionais, mencionadas expressamente no texto constitucional, como no caso da edio de medidas provisrias, decretao de estado de defesa e, ainda, a decretao de estado de stio pelo Presidente da Repblica. Assim, correto concluir que, em situaes excepcionais, os particulares podem ser obrigados a fazer ou deixar de fazer alguma coisa tambm em virtude de medida provisria ou decretos que instituem estado de defesa ou estado de stio. Porm, tal obrigao somente ocorre em carter excepcional e em virtude de tais instrumentos possurem fora de lei, apesar de no serem lei em sentido formal. Pergunta: Mas o que lei em sentido formal? aquela que, em regra, origina-se no Poder Legislativo, com a participao do Poder Executivo e em conformidade com o processo legislativo previsto no texto constitucional. Para que seja caracterizada como formal irrelevante o contedo da lei, basta que tenha surgido do Poder Legislativo. Pergunta: Aproveitando a oportunidade, o que seria, ento, a lei em sentido material? Lei em sentido material aquela cujo contedo possui carter genrico (aplicvel a um nmero indefinido e indeterminvel de pessoas) e abstrato (aplicvel a um nmero indefinido e indeterminvel de situaes futuras), independentemente do rgo ou entidade que a tenha criado. Nesse caso, no interessa o processo ou o rgo de criao, mas o seu contedo, que deve ser normativo.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

13

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Em sentido material, podemos incluir tanto as leis em sentido formal como qualquer ato normativo com carter geral e abstrato, independente de sua origem. necessrio ficar atento aos comentrios dos professores Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo, que afirmam que a atividade administrativa no pode ser contra legem (contra a lei) nem praeter legem (alm da lei), mas apenas secundum legem (segundo a lei). Sendo assim, os atos eventualmente praticados em desobedincia a tais parmetros so atos invlidos e, portanto, podem ter sua invalidade decretada pela prpria Administrao que o haja editado ou pelo Poder Judicirio. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: Em decorrncia do princpio da legalidade, a Administrao Pblica no pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados; para tanto, ela depende de lei (Analista Judicirio TRT 22 Regio/2010).

2.2. Princpio da impessoalidade O princpio da impessoalidade pode ser analisado sob vrios aspectos distintos, a saber: 1) dever de tratamento isonmico a todos os administrados; 2) imputao dos atos praticados pelos agentes pblicos diretamente s pessoas jurdicas em que atuam; 3) dever de sempre agir com o intuito de satisfazer o interesse pblico. Sob o primeiro aspecto, o princpio da impessoalidade impe Administrao Pblica a obrigao de conceder tratamento isonmico a todos os administrados que se encontrarem em idntica situao jurdica. Assim, fica vedado o tratamento privilegiado a um ou alguns indivduos em funo de amizade, parentesco ou troca de favores. Da mesma forma, o princpio tambm veda aos administradores que pratiquem atos prejudiciais ao particular em razo de inimizade ou perseguio poltica, por exemplo. Nesse caso, tem-se o princpio da impessoalidade como uma faceta do princpio da isonomia, e a obrigatoriedade de realizao de concurso pblico para ingresso em cargo ou emprego pblico (artigo 37, II), bem como a obrigatoriedade de realizao de licitao pela Administrao (artigo 37, XXI), so exemplos clssicos de tal princpio, j que proporcionam igualdade de condies para todos os interessados.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------O Supremo Tribunal Federal5, por diversas vezes, considerou inconstitucionais dispositivos legais que concediam tratamentos diferenciados a candidatos em concursos pblicos.
DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. CONCURSO PBLICO. PRINCPIO DA ISONOMIA. PROVAS DE CAPACITAO FSICA E INVESTIGAO SOCIAL. AO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE DO PARGRAFO 6 DO ART. 10 DA LEI N 699, DE 14.12.1983, ACRESCENTADO PELA LEI N 1.629, DE 23.03.1990, AMBAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, COM ESTE TEOR: " 6 - Os candidatos integrantes do Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado ficam dispensados da prova de capacitao fsica e de investigao social a que se referem o inciso, I, "in fine", deste artigo, e o 2, "in fine", do artigo 11". 1. No h razo para se tratar desigualmente os candidatos ao concurso pblico, dispensando-se, da prova de capacitao fsica e de investigao social, os que j integram o Quadro Permanente da Polcia Civil do Estado, pois a discriminao implica ofensa ao princpio da isonomia. 2. Ao Direta de Inconstitucionalidade julgada procedente pelo Plenrio do STF

Em relao ao segundo aspecto, o princpio da impessoalidade determina que os atos praticados pela Administrao Pblica no podem ser utilizados para a promoo pessoal do agente pblico, mandamento expresso na segunda parte, do 1, artigo 37, da Constituio Federal de 1988:
1. A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Os atos praticados pelos agentes pbicos devem ser imputados entidade poltica ou administrativa s quais se encontram vinculados, portanto, no podero ser utilizados para a promoo pessoal de quem quer que seja. Pergunta: O prefeito da minha cidade, cujo apelido Tamandu, pode eleger como smbolo da administrao municipal um tamandu (animal), com uma enxada nas costas, e colocar um adesivo em cada veculo do municpio? Penso que no! Nesse caso, qualquer administrado que olhar para o adesivo em um veculo pblico estar vendo a imagem do prefeito, que tem como apelido o mesmo nome do animal que foi escolhido como smbolo da administrao municipal.

Ao Direta de Inconstitucionalidade n. 1.072/RJ, rel. Ministro Sydney Sanches. Supremo Tribunal Federal. Noticiado no Informativo n. 308.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O princpio ou regra da Administrao Pblica que determina que os atos realizados pela Administrao Pblica, ou por ela delegados, so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio o da impessoalidade (Executivo Pblico Casa Civil/2010). Outra pergunta: possvel que um Governador de Estado aparea nas propagandas institucionais veiculadas na televiso e pagas com recursos pblicos, noticiando que ele foi o responsvel pela construo da escola y, do asfaltamento da estrada z, pela reforma do hospital X, etc? Tambm no, pois, nesse caso, ele estaria se auto-promovendo atravs de propaganda custeada com recursos pblicos. Ademais, os atos praticados durante a sua gesto devem ser imputados ao Estado e no figura do Governador. Como no poderia ser diferente, a Fundao Carlos Chagas adora cobrar questes sobre esse tema.
(FCC/Analista Jud./TRT 24 Regio) O Prefeito Municipal passou a exibir nas placas de todas as obras pblicas a indicao "GOVERNO TOTONHO FILHO". Assim agindo, o governante ofendeu o princpio da administrao pblica conhecido como (A) moralidade. (B) impessoalidade (C) autotutela. (D) razoabilidade. (E) publicidade Resposta: letra b.

Sob um terceiro aspecto, o princpio da impessoalidade pode ser estudado como uma aplicao do princpio da finalidade, pois o objetivo maior da Administrao deve ser sempre a satisfao do interesse pblico. A finalidade deve ser observada tanto em sentido amplo quanto em sentido estrito. Em sentido amplo, a finalidade dos atos editados pela Administrao Pblica sempre ser a satisfao imediata do interesse pblico. Em sentido estrito, necessrio que se observe tambm a finalidade especfica de todo ato praticado pela Administrao, que estar prevista em lei. Pergunta: Qual a finalidade em sentido amplo, por exemplo, de um ato administrativo de remoo de servidor? Satisfazer o interesse pblico, assim como todo e qualquer ato editado pela Administrao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Outra pergunta: E qual seria a finalidade, em sentido estrito, do mesmo ato de remoo de servidor? Suprir a carncia de servidores em outra localidade. Assim, possvel concluir que quando um ato administrativo de remoo for editado com o objetivo de punir um servidor faltoso, estar sendo violado o PRINCPIO DA IMPESSOALIDADE, j que a remoo no uma das hipteses de penalidade que podem ser aplicadas ao servidor pblico. Apesar de a Administrao ter por objetivo alcanar o interesse pblico, vlido ressaltar que, em alguns casos, podero ser editados atos com o objetivo de satisfazer o interesse particular, como acontece, por exemplo, na permisso de uso de um certo bem pblico (quando o Municpio, por exemplo, permite ao particular a possibilidade de utilizar uma loja do Mercado municipal para montar o seu estabelecimento comercial). Nesse caso, o interesse pblico tambm ser atendido, mesmo que secundariamente. O que no se admite que um ato administrativo seja editado para satisfazer exclusivamente o interesse particular, portanto, fique atento s questes de concurso sobre o tema. Para responder s questes da Fundao Carlos Chagas, lembre-se sempre de que o princpio da impessoalidade pode aparecer como sinnimo de princpio da finalidade ou princpio da isonomia, conforme se observa na questo abaixo (a resposta foi a letra c): (Auxiliar Judicirio/TJ PA 2009/FCC) Quando se diz que a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, estamos diante do princpio da (A) especialidade. (B) legalidade ou veracidade. (C) impessoalidade ou finalidade. (D) supremacia do interesse pblico. (E) indisponibilidade. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello nos ensina que o princpio da impessoalidade traduz a ideia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas. Nem favoritismos nem perseguies so tolerveis. Simpatias ou animosidades pessoais, polticas ou ideolgicas no podem interferir na atuao administrativa. Afirma ainda o professor que o princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou isonomia. Por outro lado, o professor Hely Lopes Meirelles informa que o princpio da impessoalidade, referido na Constituio de 1988 (art. 37, caput), nada mais que o clssico princpio da finalidade, o qual impe ao administrador pblico que s pratique o ato para o seu fim legal. E o fim legal unicamente
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------aquele que a norma de Direito indica expressamente ou virtualmente como objetivo do ato, de forma impessoal. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade (Tcnico Judicirio TRF 1 Regio/2011).

2.3. Princpio da moralidade O princpio da moralidade, tambm previsto expressamente no artigo 37, caput, da Constituio Federal de 1988, determina que os atos e atividades da Administrao devem obedecer no s lei, mas tambm prpria moral, pois nem tudo que legal honesto. Como consequncia do princpio da moralidade, os agentes pblicos devem agir com honestidade, boa-f e lealdade, respeitando a isonomia e demais preceitos ticos. vlido destacar que a moral administrativa diferente da moral comum, pois, conforme Hauriou, a moral comum imposta ao homem para a sua conduta externa, enquanto a moral administrativa imposta ao agente pblico para sua conduta interna, segundo as exigncias da instituio a que serve e a finalidade de sua ao, que a satisfao do interesse pblico. Em razo de tal princpio, veda-se Administrao Pblica qualquer comportamento que contrarie os princpios da lealdade e da boa-f. Alm disso, observe-se que o princpio deve ser respeitado no apenas pelos agentes pblicos, mas tambm pelos particulares que se relacionam com a Administrao Pblica. Em um processo licitatrio, por exemplo, muito comum o conluio entre licitantes com o objetivo de violar o referido princpio, conforme informa a professora Di Pietro. Afirma ainda a professora que, em matria administrativa, sempre que se verificar que o comportamento da Administrao ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade, alm da ideia comum de honestidade, haver ofensa ao princpio da moralidade administrativa. Em virtude de o conceito de moral administrativa ser um pouco vago, impreciso, cuidou-se o legislador de criar a Lei 8.429/92, estabelecendo hipteses que caracterizam improbidades administrativas, bem como estabelecendo as sanes aplicveis a agentes pblicos e a terceiros, quando responsveis pela prtica de atos coibidos pelo texto normativo.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

A doutrina majoritria entende que a probidade administrativa seria uma espcie do gnero moralidade administrativa, j que estaria relacionada mais propriamente com a m qualidade de uma administrao, no se referindo, necessariamente, ausncia de boa-f, de lealdade e de justeza do administrador pblico. Fique atento s questes de concursos, pois, a qualquer momento, voc pode se deparar com uma questo em prova afirmando que probidade e moralidade so expresses idnticas, informao que, segundo a doutrina majoritria, no procede. Entre os atos de improbidade administrativa coibidos pela lei 8.429/92, esto aqueles que importam enriquecimento ilcito, os que causam prejuzos ao errio e os que atentam contra os princpios da Administrao Pblica, conforme podemos observar a seguir:
Dos Atos de Improbidade Administrativa que Importam Enriquecimento Ilcito Art. 9 Constitui ato de improbidade administrativa importando enriquecimento ilcito auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razo do exerccio de cargo, mandato, funo, emprego ou atividade nas entidades mencionadas no art. 1 desta lei, e notadamente: I - receber, para si ou para outrem, dinheiro, bem mvel ou imvel, ou qualquer outra vantagem econmica, direta ou indireta, a ttulo de comisso, percentagem, gratificao ou presente de quem tenha interesse, direto ou indireto, que possa ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico; II - perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem mvel ou imvel, ou a contratao de servios pelas entidades referidas no art. 1 por preo superior ao valor de mercado; III - perceber vantagem econmica, direta ou indireta, para facilitar a alienao, permuta ou locao de bem pblico ou o fornecimento de servio por ente estatal por preo inferior ao valor de mercado; IV - utilizar, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidores pblicos, empregados ou terceiros contratados por essas entidades; V - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para tolerar a explorao ou a prtica de jogos de azar, de lenocnio, de narcotrfico, de contrabando, de usura ou de qualquer outra atividade ilcita, ou aceitar promessa de tal vantagem;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------VI - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indireta, para fazer declarao falsa sobre medio ou avaliao em obras pblicas ou qualquer outro servio, ou sobre quantidade, peso, medida, qualidade ou caracterstica de mercadorias ou bens fornecidos a qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; VII - adquirir, para si ou para outrem, no exerccio de mandato, cargo, emprego ou funo pblica, bens de qualquer natureza cujo valor seja desproporcional evoluo do patrimnio ou renda do agente pblico; VIII - aceitar emprego, comisso ou exercer atividade de consultoria ou assessoramento para pessoa fsica ou jurdica que tenha interesse suscetvel de ser atingido ou amparado por ao ou omisso decorrente das atribuies do agente pblico, durante a atividade; IX - perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza; X - receber vantagem econmica de qualquer natureza, direta ou indiretamente, para omitir ato de ofcio, providncia ou declarao a que esteja obrigado; XI - incorporar, por qualquer forma, ao seu patrimnio bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; XII - usar, em proveito prprio, bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei. Dos Atos de Improbidade Administrativa que Causam Prejuzo ao Errio Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa leso ao errio qualquer ao ou omisso, dolosa ou culposa, que enseje perda patrimonial, desvio, apropriao, malbaratamento ou dilapidao dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1 desta lei, e notadamente: I - facilitar ou concorrer por qualquer forma para a incorporao ao patrimnio particular, de pessoa fsica ou jurdica, de bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei; II - permitir ou concorrer para que pessoa fsica ou jurdica privada utilize bens, rendas, verbas ou valores integrantes do acervo patrimonial das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; III - doar pessoa fsica ou jurdica bem como ao ente despersonalizado, ainda que de fins educativos ou assistncias, bens, rendas, verbas ou valores do patrimnio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, sem observncia das formalidades legais e regulamentares aplicveis espcie; IV - permitir ou facilitar alienao, permuta ou locao de bem integrante do patrimnio de qualquer das entidades referidas no art. 1 desta lei, ou ainda a prestao de servio por parte delas, por preo inferior ao de mercado; Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------V - permitir ou facilitar aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado; VI - realizar operao financeira sem observncia das normas legais e regulamentares ou aceitar garantia insuficiente ou inidnea; VII - conceder benefcio administrativo ou fiscal sem a observncia das formalidades legais ou regulamentares aplicveis espcie; VIII - frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispens-lo indevidamente; IX - ordenar ou permitir a realizao de despesas no autorizadas em lei ou regulamento; X - agir negligentemente na arrecadao de tributo ou renda, bem como no que diz respeito conservao do patrimnio pblico; XI - liberar verba pblica sem a estrita observncia das normas pertinentes ou influir de qualquer forma para a sua aplicao irregular; XII - permitir, facilitar ou concorrer para que terceiro se enriquea ilicitamente; XIII - permitir que se utilize, em obra ou servio particular, veculos, mquinas, equipamentos ou material de qualquer natureza, de propriedade ou disposio de qualquer das entidades mencionadas no art. 1 desta lei, bem como o trabalho de servidor pblico, empregados ou terceiros contratados por essas entidades. XIV celebrar contrato ou outro instrumento que tenha por objeto a prestao de servios pblicos por meio da gesto associada sem observar as formalidades previstas na lei; (Includo pela Lei n. 11.107, de 2005) XV celebrar contrato de rateio de consrcio pblico sem suficiente e prvia dotao oramentria, ou sem observar as formalidades previstas na lei. (Includo pela Lei n. 11.107, de 2005) Dos Atos de Improbidade Administrativa que Atentam Contra os Princpios da Administrao Pblica Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da administrao pblica qualquer ao ou omisso que viole os deveres de honestidade, imparcialidade, legalidade, e lealdade s instituies, e notadamente: I - praticar ato visando a fim proibido em lei ou regulamento ou diverso daquele previsto, na regra de competncia; II - retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio; III - revelar fato ou circunstncia de que tem cincia em razo das atribuies e que deva permanecer em segredo; IV - negar publicidade aos atos oficiais; V - frustrar a licitude de concurso pblico; Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------VI - deixar de prestar contas quando esteja obrigado a faz-lo; VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgao oficial, teor de medida poltica ou econmica capaz de afetar o preo de mercadoria, bem ou servio.

O pargrafo 4, artigo 37, da CF/1988, no se descuidou de assegurar o respeito moralidade administrativa, asseverando que:
4 Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel.

Ainda com o objetivo de resguardar a moralidade administrativa, a Constituio Federal tambm contemplou, em seu inciso LXXIII, artigo 5, a Ao Popular, regulada pela Lei 4.717/65. Por meio dessa ao constitucional qualquer cidado pode deduzir a pretenso de anular atos praticados pelo poder pblico e que estejam contaminados de imoralidade administrativa. importante esclarecer tambm que, na maioria das vezes, quando um ato praticado pela Administrao viola um princpio qualquer, como o da impessoalidade, legalidade, publicidade, eficincia, entre outros, estar violando tambm, consequentemente e num segundo plano, o princpio da moralidade. PARA RESPONDER AS QUESTES DA FCC: A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal atenta contra os princpios da impessoalidade e moralidade (Analista Judicirio TRE AP/2011).

2.4. Princpio da publicidade O princpio da publicidade impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de conceder aos seus atos a mais ampla divulgao possvel entre os administrados, pois s assim estes podero fiscalizar e controlar a legitimidade das condutas praticadas pelos agentes pblicos. Ademais, a publicidade de atos, programas, obras e servios dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social. O referido princpio encontra amparo no caput do artigo 37 da Constituio Federal de 1988, bem como no inciso XXXIII, artigo 5, que declara expressamente:
XXXIII - Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado.

Conforme possvel constatar da leitura do citado inciso, nem toda informao de interesse particular ou de interesse coletivo ou geral sero disponibilizadas aos interessados, pois foram ressalvadas aquelas que coloquem em risco a segurana da sociedade e do Estado. Exemplo: Suponhamos que voc tenha formulado uma petio administrativa destinada ao Ministro de Estado da Defesa e que, no seu texto, voc tenha solicitado as seguintes informaes: quantidade de tanques de guerra que esto em atividade no Brasil; nmero do efetivo de homens da Marinha, Exrcito e Aeronutica, e os endereos dos locais onde ficam guardados os equipamentos blicos das Foras Armadas. Pergunta: Ser que o Ministro de Estado da Defesa ir lhe fornecer as informaes solicitadas? lgico que no, pois tais informaes so imprescindveis segurana da sociedade e do Estado. Imagine o que pode acontecer ao nosso pas se essas informaes forem parar em mos erradas? (Hugo Chvez, por exemplo... brincadeira...) No mesmo sentido, o inciso IX, artigo 93, da CF/1988, estabelece que todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, entretanto, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e aos seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao. Em decorrncia do inciso IX, artigo 93, da CF/1988, as aes que versem sobre direito de famlia (divrcio, separao judicial, alimentos, investigao de paternidade, entre outras) tramitaro no Poder Judicirio protegidas pelo sigilo, ou seja, as informaes sero restritas somente s partes. Alm disso, no caso em concreto, quando o juiz vislumbrar a existncia de interesse pblico, poder determinar o segredo de justia em um determinado processo judicial a fim de se garantir a efetiva prestao jurisdicional e o princpio da durao razovel do processo (assegurados no inciso LXXVIII, artigo 5, da CF/88). A divulgao oficial dos atos praticados pela Administrao ocorre, em regra, mediante publicao no Dirio Oficial, isso em relao Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. Em relao aos Municpios, pode ser que algum no possua rgo oficial de publicao de seus atos (Dirio Oficial). Nesse caso, a divulgao poder ocorrer mediante afixao do ato na sede do rgo ou entidade que os tenha produzido.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Exemplo: Caso o ato seja de titularidade do Poder Executivo, poder ser afixado no quadro de avisos localizado no saguo da Prefeitura. Caso o ato tenha sido editado pelo Poder Legislativo, poder ser afixado no saguo da Cmara de Vereadores, em um quadro de avisos, a fim de que todos os interessados possam ter acesso e consult-los quando necessrio. Pergunta: O que pode ser feito quando um indivduo solicita informaes perante rgos ou entidades pblicas e essas informaes so negadas ou sequer o pedido respondido? Bem, nesse caso, necessrio que analisemos as diversas situaes: 1) Se as informaes requeridas so referentes pessoa do requerente (informaes particulares) e foram negadas pela Administrao, ser possvel impetrar um habeas data (inciso LXXII, artigo 5, da CF/1988) perante o Poder Judicirio para se ter acesso obrigatrio a tais informaes; 2) Se as informaes requeridas so de interesse pessoal do requerente, mas relativas a terceiros (um amigo, por exemplo) e forem negadas pela Administrao, ser possvel impetrar um mandado de segurana perante o Poder Judicirio para se ter acesso obrigatrio a tais informaes; 3) Caso tenha sido requerida a expedio de uma certido de contagem de tempo de servio perante o INSS, relativa pessoa do requerente, e a entidade administrativa tenha se recusado a fornec-la, a ao constitucional cabvel no mais ser o habeas data, mas sim o mandado de segurana. Nesse caso, violou-se o direito lquido e certo certido e no o direito informao. Destaca-se ainda que a Lei 9.051/95 determina que a Administrao tem o prazo de 15 dias para emitir a certido. Esgotado esse prazo, j possvel impetrar o mandado de segurana para ter acesso certido. Para as questes de concursos pblicos, importante destacar ainda que a publicao do ato administrativo em rgo oficial de imprensa no condio de sua validade, mas sim condio de eficcia e moralidade. Somente a partir da publicao que o ato comear a produzir os seus efeitos jurdicos, mesmo que h muito tempo j esteja editado, aguardando apenas a sua divulgao. Ateno: Alguns atos administrativos, a exemplo dos atos internos, podem ser divulgados nos boletins internos existentes no interior de vrios rgos e entidades administrativas. Por outro lado, os atos externos devem ser publicados em Dirio Oficial, exceto se a lei estabelecer outra forma.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: Se a lei no exigir a publicao em rgo oficial, a publicidade ter sido alcanada com a simples afixao do ato em quadro de editais, colocado em local de fcil acesso do rgo expedidor (Analista Processual MPE SE/2010).

2.5. Princpio da eficincia Conforme j foi destacado anteriormente, o princpio da eficincia somente foi introduzido no texto constitucional em 1998, com a promulgao da Emenda Constitucional n. 19. Antes disso, ele era considerado um princpio implcito. O professor Digenes Gasparini informa que esse princpio conhecido entre os italianos como dever de boa administrao e impe Administrao Pblica direta e indireta a obrigao de realizar suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento. Informa ainda o professor que a relao custo / benefcio que deve presidir todas as aes pblicas. Exemplo: no se deve estender rede de energia eltrica ou de esgoto por ruas onde no haja edificaes ocupadas; nem implantar redes de iluminao pblica em ruas no utilizadas, pois, nesses casos, toda a comunidade arcaria com os seus custos, sem qualquer benefcio. Nesse sentido, o princpio da eficincia est relacionado diretamente com o princpio da economicidade, que impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de praticar as atividades administrativas com observncia da relao custo-benefcio, de modo que os recursos pblicos sejam utilizados de forma mais vantajosa e eficiente para o poder pblico. Esse princpio traduz-se num compromisso econmico com o cumprimento de metas governamentais, objetivando-se sempre atingir a melhor qualidade possvel, atrelada ao menor custo. Parte da doutrina entende que economicidade seria um gnero, do qual a eficincia, a eficcia e a efetividade seriam suas espcies. Fique atento s dicas fornecidas pelas bancas examinadoras nos concursos pblicos. Quando a questo referir-se relao custo/benefcio ou resultado/qualidade com menor investimento, primeiramente, tente encontrar entre as alternativas o princpio da economicidade. Caso no o encontre, busque esto o princpio da eficincia como resposta. Segundo a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, o princpio da eficincia pode ser estudado sob dois aspectos: em relao ao modo de atuao do agente pblico e em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Em relao ao primeiro aspecto (atuao do agente pblico), importante que voc entenda que a introduo do princpio da eficincia no texto constitucional repercutiu diretamente nas relaes entre servidores e Administrao Pblica.

Exemplo: Antes da promulgao da Emenda Constitucional n. 19/98, constava no artigo 41 da CF/88 que os servidores pblicos estveis somente perderiam o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe fosse assegurada ampla defesa. Atualmente, aps a promulgao da referida EC 19/98, introduziu-se no artigo 41 da CF/88 mais uma hiptese que pode ensejar a perda do cargo pelo servidor pblico: procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, desde que assegurada a ampla defesa. Alm disso, o mesmo artigo 41 da CF/88 passou a prever tambm a obrigatoriedade de o servidor submeter-se a uma avaliao especial de desempenho, realizada por comisso instituda para essa finalidade, como condio para a aquisio da estabilidade. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O princpio constitucional da eficincia, que rege a Administrao Pblica, apresenta-se em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, no apenas em relao a atuao do agente pblico (Procurador de Contas TCE AP/2010). Em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, o princpio da eficincia consolidou o fim da administrao burocrtica, preocupada mais com o Estado em si e submetida cegamente ao texto legal e excessiva fixao de regras para se alcanar o objetivo inicialmente pretendido. Isso acabava concedendo aos meios uma importncia mais acentuada que os prprios fins almejados pela Administrao. A administrao gerencial, consequncia do princpio da eficincia, relaciona-se com os conceitos de boa administrao, flexibilizao, controle finalstico, contrato de gesto, qualidade e cidado-cliente, voltando-se para as necessidades da sociedade, enfatizando mais os resultados que os prprios meios para alcan-los.

3. Princpios implcitos 3.1. Princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Apesar de no estar previsto de forma expressa no texto constitucional, o princpio da supremacia do interesse pblico perante o interesse privado pode ser encontrado no artigo 2 da Lei 9.784/99. Assim, como a citada lei federal, esse princpio somente pode ser considerado expresso para a Administrao Pblica Federal.

Respaldada pelo princpio da supremacia do interesse pblico, a Administrao ir atuar com superioridade em relao aos demais interesses existentes na sociedade. Isso significa que ser estabelecida uma relao jurdica vertical entre o particular e a Administrao, j que esta se encontra em situao de superioridade. Apesar de tal supremacia, o interesse pblico no se sobrepe de forma absoluta ao interesse privado, pois o prprio texto constitucional assegura a necessidade de obedincia ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e coisa julgada (artigo 5, XXXVI). A doutrina majoritria considera esse princpio como o basilar do denominado regime jurdico-administrativo. Mas o que isso? Nesse momento, entenda o regime jurdico-administrativo apenas como o conjunto de normas que concede Administrao Pblica uma srie de prerrogativas, ou seja, benefcios que no existiriam em uma relao jurdica entre particulares. Para fins de concursos pblicos, importante destacar a existncia das denominadas clusulas exorbitantes nos contratos administrativos, que possibilitam Administrao, por exemplo, modificar ou rescindir unilateralmente o contrato; Exemplo: Imagine que um determinado Municpio tenha firmado contrato administrativo com a Construtora Cimento, aps regular processo licitatrio, para a construo de 100 (cem) casas populares. Entretanto, em funo da crise econmica mundial (que tem sido desculpa para tudo), o Municpio decidiu diminuir em 20% (vinte por cento) a quantidade de casas que seriam construdas, alterando unilateralmente o contrato. Pergunta: No exemplo apresentado, o Municpio pode alterar unilateralmente o contrato, reduzindo para 80 (oitenta) o nmero de casas a serem construdas? Sim, pois a Lei 8.666/93 (Lei geral de Licitao) estabelece tal possibilidade no pargrafo 1 de seu artigo 65, que declara que o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condies contratuais, os acrscimos ou supresses que se fizerem nas obras, servios ou compras, at 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifcio ou de equipamento, at o limite de 50% (cinqenta por cento) para os seus acrscimos.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------No exemplo citado, fcil perceber que a reduo do nmero de casas construdas est amparada no interesse pblico. No momento da assinatura do contrato, a economia brasileira e a mundial estavam em ritmo acelerado, com fartura de crdito e investimentos nacionais e internacionais. Contudo, em virtude da crise mundial, o interesse pblico passou a exigir do Municpio certa cautela, o que, em tese, justificou a reduo do nmero de construo de casas inicialmente estabelecido. Sendo assim, possvel concluir que o princpio da supremacia do interesse pblico sobre o interesse privado consiste, basicamente, no exerccio de prerrogativas pblicas (vantagens) que afastam ou prevalecem sobre os interesses particulares, em regra. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O princpio da finalidade, ou da supremacia do interesse pblico, est presente no momento da elaborao da lei, condicionando a atuao do legislador, bem como no momento da sua execuo em concreto pela Administrao Pblica (Procurador de Estado/PGJ RN 2001). O professor Celso Antnio Bandeira de Mello nos ensina que o princpio da finalidade impe que o administrador, ao manejar as competncias postas ao seu encargo, atue com rigorosa obedincia finalidade de cada qual. Isto , cumpre-lhe cingir-se no apenas finalidade prpria de todas as leis, que o interesse pblico, mas tambm finalidade especfica abrigada na lei a que esteja dando execuo. Alguns autores afirmam que o princpio da finalidade nada mais do que o prprio princpio da supremacia do interesse pblico. Isso porque tanto o legislador, no momento da elaborao da lei, quanto o administrador, no momento de sua execuo, devem sempre vislumbrar a satisfao do interesse coletivo. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, por exemplo, afirma que os princpios da supremacia do interesse pblico e o da finalidade so um s. Esse o entendimento que deve ser adotado no momento da resoluo das provas da Fundao Carlos Chagas.

3.2. Princpio da indisponibilidade do interesse pblico O princpio da indisponibilidade do interesse pblico pode ser estudado sob vrios aspectos, mas todos eles estabelecendo restries e limitaes disponibilidade do interesse pblico. So as denominadas sujeies administrativas. Como os bens e interesses pblicos no pertencem Administrao nem aos seus agentes, mas sim coletividade, criam-se instrumentos (sujeies)

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------que tenham por fim resguard-los, permitindo-se que tais bens e interesses sejam apenas gerenciados e conservados pelo Poder Pblico. A obrigatoriedade de realizao de licitao e concursos pblicos so exemplos de instrumentos criados com o objetivo de evitar que os agentes pblicos, cujas condutas so imputadas ao Estado, disponham do interesse pblico. Com tais sujeies o administrador pblico fica impedido, por exemplo, de contratar os colegas e indicados para exercer funes inerentes a titulares de cargos de provimento efetivo, sem a realizao de concurso pblico. A obrigatoriedade de realizao de concurso pblico uma sujeio, uma restrio que se impe Administrao Pblica. Pergunta: Por que o concurso pblico considerado uma sujeio ou restrio? simples. Imagine um Prefeito que tenha acabado de tomar posse e esteja iniciando o seu primeiro mandado. Imagine agora que durante a campanha eleitoral o Prefeito prometeu fornecer trabalho para a metade da cidade. Diante das promessas, aps assumir o cargo de Prefeito, qual seria a conduta imediata do representante do povo? Prover cargos pblicos com os chegados que o auxiliaram na campanha, os famosos cabos eleitorais. Portanto, a exigncia de concurso pblico impede que o Prefeito possa contratar esses seus apadrinhados, dispondo do interesse pblico. Da mesma forma acontece com a obrigatoriedade de licitao. Suponhamos que o Municpio necessite adquirir 50 (cinquenta) computadores. Imaginemos agora que o filho do Prefeito tenha uma loja de informtica e que possua, de pronta entrega, todos os computadores que o Municpio precisa adquirir. Ora, seria muito fcil para o Prefeito ligar para o filho dele e solicitar a entrega dos computadores no local indicado, sem precisar fazer licitao. Entretanto, nesse caso, o Prefeito estaria dispondo do interesse pblico, o que vedado pelo princpio em estudo. Para adquirir os referidos computadores, o Municpio ter que se sujeitar licitao. Como consequncia da indisponibilidade do interesse pblico, veda-se ainda que a Administrao renuncie ao recebimento de multas, tributos, receitas, entre outros, exceto se houver previso legal. No se admite, por exemplo, que um Auditor Fiscal da Receita Federal realize um acordo com um contribuinte qualquer, concedendo-lhe desconto de 50% sobre o total que a Unio tem a receber, caso o pagamento seja efetuado vista.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Ora, o agente pblico somente pode negociar descontos com o particular se existir previso legal. Caso contrrio, estar violando expressamente o princpio da indisponibilidade do interesse pblico, pois abriu mo de recursos que obrigatoriamente deveriam ser pagos pelo contribuinte.

No mesmo sentido, o artigo 2 da Lei 9.784/99 determina que a administrao deve sempre perseguir o interesse coletivo ou geral, sendo vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei.

3.3. Princpios da razoabilidade e da proporcionalidade Grande parte da doutrina afirma que os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so sinnimos. Outra parte afirma que tais princpios so autnomos, apesar do fato de a proporcionalidade ser um dos elementos da razoabilidade. Sendo assim, apresentarei ambos os princpios conjuntamente, mas citando as peculiaridades de cada um para que voc no se confunda no momento de responder s questes de prova. O princpio da razoabilidade est diretamente relacionado ao senso comum do homem mdio, do aceitvel, do justo, do mediano. Em respeito a tal princpio, as condutas administrativas devem pautar-se no bom senso, na sensatez que guia a atuao do homem mediano, pois, caso contrrio, sero invalidadas. O princpio da razoabilidade tem origem no sistema jurdico anglosaxo, mas foi no Direito norte-americano que se desenvolveu e ganhou autonomia, como consequncia do devido processo legal, servindo de parmetro obrigatrio para a conduta tanto dos administradores quanto do legislador. Eis aqui uma importante informao que voc deve guardar: o princpio da razoabilidade, que considerado um princpio implcito, deriva do princpio do devido processo legal, este previsto expressamente no inciso LIV, artigo 5, da CF/1988. O princpio da razoabilidade, assim como o da proporcionalidade, considerado implcito, j que no est previsto em uma norma jurdica de carter geral. Entretanto, vlido destacar que ambos os princpios esto previstos no artigo 2 da Lei 9.784/99, sendo considerados expressos para a Administrao Pblica Federal.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Da mesma forma, o princpio da razoabilidade tambm considerado expresso para o Estado de Minas Gerais, j que a Constituio Estadual Mineira, em seu artigo 13, o consagrou entre os princpios de observncia obrigatria para a Administrao Pblica Estadual.
Art. 13 A atividade de administrao pblica dos Poderes do Estado e a de entidade descentralizada se sujeitaro aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficincia e razoabilidade.

A professora Lcia Valle Figueiredo, na tentativa de distinguir a proporcionalidade da razoabilidade, informa que a proporcionalidade pressupe a adequao entre os atos e as necessidades, ou seja, s se sacrificam interesses individuais em funo dos interesses coletivos, de interesses primrios, na medida da estrita necessidade, no se desbordando que seja realmente indispensvel para a implementao da necessidade pblica6. O princpio da proporcionalidade tambm pode ser entendido como princpio da proibio de excesso, j que o fim a que se destina justamente limitar as aes administrativas que ultrapassem os limites adequados. Em outras palavras, significa dizer que tal princpio impe Administrao Pblica a necessidade de adequao entre meios e fins, sendo vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (inciso VI, artigo 2, da Lei 9.784/99). Para fins de concurso pblico, que o nosso foco principal, importante que voc saiba as caractersticas tanto da razoabilidade quanto da proporcionalidade, pois algumas bancas examinadoras elaboram questes como se ambos fossem sinnimos, a exemplo da Fundao Carlos Chagas.

(Analista Judicirio - TRT 23 R/2004 / FCC) A adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; e a observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados, entre outras, dizem respeito ao princpio da (A) razoabilidade, sob a feio de proporcionalidade. (B) motivao, decorrente da formalidade. (C) finalidade, que se apresenta como impessoalidade. (D) ampla defesa, somada segurana jurdica. (E) segurana jurdica atrelada legalidade. Resposta: letra a

FIGUEIREDO, Lcia Valle. Curso de Direito Administrativo. So Paulo: Malheiros, 2008.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O Princpio da Razoabilidade objetiva aferir a compatibilidade entre os meios e os fins, de modo a evitar restries desnecessrias ou abusivas por parte da Administrao Pblica, com leso aos direitos fundamentais (Analista Judicirio/TRE PI 2009).

3.4. Princpio da autotutela A Administrao Pblica, no exerccio de suas atividades, frequentemente pratica atos contrrios lei e lesivos aos particulares (o que no desejvel, claro!). Entretanto, na maioria das vezes, a ilegalidade somente detectada pela Administrao depois que o ato administrativo j iniciou a produo de seus efeitos, mediante provocao do particular. Apesar de ser comum o fato de o particular provocar a Administrao para inform-la sobre a prtica de um ato ilegal, exigindo a decretao de sua nulidade, tal reviso tambm pode ser efetuada de ofcio, pela prpria Administrao, independentemente de provocao. o que afirma a Smula 346 do Supremo Tribunal Federal: Smula n. 346 - A administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos. Na verdade, entende a doutrina que no se trata de uma faculdade, uma possibilidade, mas sim um dever da Administrao anular o ato quando for ilegal, porque dele no se originam direitos. Esse dever da Administrao est expresso no artigo 53 da Lei 9.784/99:
Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos.

Ademais, no pode a Administrao permanecer inerte diante de uma situao de ilegalidade de que j tem conhecimento, sendo ento obrigada a agir, nem que seja para convalidar (corrigir) o ato, quando possvel. A prerrogativa de correo (convalidao) do ato ilegal est prevista no artigo 55 da Lei 9.784/99, que declara:
Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao.

A possibilidade de a Administrao controlar a legalidade de seus prprios atos no afasta a atuao do Poder Judicirio. Caso a Administrao se depare com uma situao de ilegalidade e no adote as providncias
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------cabveis, poder o particular ingressar com uma ao judicial para pleitear a anulao da situao de ilegalidade, se for de seu interesse. No so somente os atos ilegais que podem ser revistos pela Administrao, mas tambm os atos legais, quando forem inoportunos e inconvenientes. Neste ltimo caso, o ato est em perfeita conformidade com a lei, mas a Administrao decide revog-lo, pois a sua manuteno no atende mais ao interesse pblico. Exemplo: Aps ter sido aprovado no estgio probatrio, um servidor pblico federal compareceu ao Departamento de Recursos Humanos do rgo pblico em que trabalha e pleiteou uma licena para o trato de interesses particulares (iremos estud-la posteriormente), por 02 (dois) anos. Aps analisar o pedido, j que se trata de ato discricionrio, a Administrao Pblica decidiu conced-lo, pois era um momento oportuno (j que existia uma quantidade razovel de servidores trabalhando cinco enquanto a mdia dos ltimos anos sempre foi trs). Alm disso, tambm era conveniente conceder a licena, pois, segundo informaes informais do servidor, o prazo de dois anos seria utilizado para dedicar-se exclusivamente concluso de uma psgraduao lato sensu, sobre tema relacionado sua rea de atuao no servio pblico. Todavia, assim que a licena foi concedida, coincidentemente, vrias situaes inesperadas ocorreram. Dos quatro servidores que continuaram exercendo as suas funes no rgo pblico, um foi escalar o pico Everest nas frias (servidor recm-aprovado no concurso do TRE/SP e que no estava conseguindo gastar a integralidade dos vencimentos, sendo obrigado a inventar moda) e morreu congelado. Outro decidiu abrir uma pousada em Monte Verde/MG (lugarzinho gostoso para sentir frio, comer e descansar) e pediu exonerao do servio pblico. Todos esses acontecimentos ocorreram no curto espao de 06 (seis) meses aps o incio da licena para o trato de interesses particulares, solicitada pelo primeiro servidor. Pergunta: Diante da legalidade da licena, inicialmente concedida pelo prazo de dois anos, poderia a Administrao posteriormente revog-la, alegando inconvenincia e inoportunidade em sua manuteno? lgico que sim! Nesse exemplo, est claro que no momento da concesso da licena o rgo possua 05 (cinco) servidores em seu quadro (contando com o servidor licenciado), mas agora, em funo dos acontecimentos, restam apenas dois, que no esto conseguindo atender demanda pelos servios pblicos ofertados pelo rgo. Nesse caso, perfeitamente legal e legtima a revogao da licena, pois existe interesse pblico superveniente que fundamenta a deciso. Esse tambm o entendimento da smula 473 do Supremo Tribunal Federal:
A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial.

A Fundao Carlos Chagas adora cobrar questes sobre o princpio da autotutela em suas provas. Todavia, as questes costumam ser muito fceis, quase sempre se referindo ao texto das smulas 346 e 473 do STF.

(FCC/Tcnico Judicirio/TRT 23 Regio/2004) As smulas 346 e 473 do STF estabelecem, respectivamente, que a administrao pblica pode declarar a nulidade dos seus prprios atos e que a administrao pode anular os seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. O princpio bsico da Administrao Pblica que est consagrado nas respectivas smulas o princpio da (A) supremacia do interesse pblico. (B) especialidade. (C) presuno de veracidade. (D) moralidade administrativa. (E) autotutela. Resposta: Letra e

PARA RESPONDER AS QUESTES DA FCC: necessrio ficar atento para no confundir o princpio da tutela com o princpio da autotutela, pois so muitas as questes elaboradas pela Fundao Carlos Chagas com o objetivo de tentar induzir o candidato ao erro (da questo). O princpio da tutela consequncia do princpio da especialidade. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro nos informa que, para assegurar que as entidades da Administrao Indireta observem o princpio da especialidade, elaborou-se outro princpio: o do controle ou tutela, em consonncia com o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos referidos entes, com o objetivo de garantir a observncia de suas finalidades institucionais. Por outro lado, o princpio da autotutela aquele que assegura Administrao a prerrogativa de controlar os seus prprios atos, anulando-os, quando ilegais, ou revogando-os, quando inconvenientes ou inoportunos.

3.5. Princpio da tutela O princpio da tutela, tambm conhecido como princpio do controle, permite Administrao Pblica Direta (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) controlar a legalidade dos atos praticados pelas entidades
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------integrantes da Administrao Pblica Indireta (autarquias, fundaes pblicas, sociedades de economia mista e empresas pblicas). Trata-se de controle de legalidade da atuao administrativa, atravs da verificao do cumprimento dos programas definidos pelo Governo e determinados em lei, no possuindo fundamento hierrquico, porque no h subordinao entre a entidade controladora e a controlada. Ateno: Entre a Administrao Pblica Direta e Indireta existe apenas vinculao, jamais subordinao. PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O princpio segundo o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos entes da Administrao Indireta denomina-se controle (Analista Judicirio TRE RN/2011).

3.6. Princpio da segurana jurdica Para que o homem possa conduzir os atos de sua vida civil, familiar e profissional, necessita de certo grau de estabilidade, de confiana e de certeza de que as decises tomadas no dia a dia no sero alteradas unilateralmente, por terceiros, em momento posterior. Assim, possvel programar o futuro e estabelecer projetos a curto, mdio e longo prazo. A necessidade de estabilidade, certeza e confiana se mostra ainda mais latente nas relaes entre a Administrao e os administrados. Conforme nos informa a professora Di Pietro, muito comum, na esfera administrativa, haver mudana de interpretao de determinadas normas legais, com a consequente mudana de orientao, em carter normativo, afetando situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior. Essa possibilidade de mudana de orientao inevitvel, porm, gera uma grande insegurana jurdica, pois os interessados nunca sabem quando a sua situao ser passvel de contestao pela prpria Administrao Pblica. Da a regra que probe a aplicao retroativa de nova interpretao, prevista no artigo 2, XIII, da Lei 9.784/99:
Art. 2, pargrafo nico: Nos processos administrativos, sero observados, entre outros, os critrios de: XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Desse modo, a nova interpretao somente poder ser aplicada a casos futuros, no prejudicando situaes que j estavam consolidadas com base na interpretao anterior. A Constituio Federal de 1988 vai ainda mais longe, pois declara em seu artigo 5, XXXVI, que nem mesmo a lei poder prejudicar ato jurdico perfeito, direito adquirido e a coisa julgada.

PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: O princpio da segurana jurdica veda a aplicao retroativa de nova interpretao de lei no mbito da Administrao Pblica, preservando assim, situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior (Analista Judicirio TRT 22 Regio/2010).

3.7. Princpio da continuidade dos servios pblicos O princpio em estudo declara que o servio pblico deve ser prestado de maneira contnua, o que significa dizer que, em regra, no passvel de interrupo, em virtude de sua alta relevncia para toda a coletividade. Podemos citar como exemplo de servios pblicos que no podem ser interrompidos a segurana pblica, os servios de sade, transporte, abastecimento de gua, entre outros. Apesar da obrigatoriedade de prestao contnua, vlido ressaltar que os servios pblicos podem sofrer paralisaes ou suspenses, conforme previsto no 3, artigo 6, da Lei 8.987/1995, em situaes excepcionais: 3. No se caracteriza como descontinuidade do servio a sua interrupo em situao de emergncia ou aps prvio aviso, quando: I - motivada por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes; e, II - por inadimplemento do usurio, considerado o interesse da coletividade. Para que o servio seja prestado de forma contnua, no necessrio que seja prestado todos os dias, mas sim com regularidade. O exemplo cotidiano de servio prestado com regularidade, mas no todos os dias, o de coleta de lixo. muito comum encontramos localidades em que o lixo somente recolhido duas vezes por semana, mas a populao tem plena cincia da frequncia do servio, o que no lhe retira a eficincia, a adequao e a continuidade.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Todos aqueles que prestam servios pblicos esto submetidos a certas restries necessrias manuteno de sua continuidade, entre elas possvel citar: 1) Restrio ao direito de greve: Segundo o artigo 37, VII, da Constituio Federal de 1988, os servidores pblicos somente podem exercer o direito de greve nos termos e nos limites definidos em lei especfica. Todavia, vlido destacar que at o momento a referida lei especfica no foi criada, mas, no julgamento dos mandados de injuno 670, 708 e 712, o Supremo Tribunal Federal decidiu que os servidores pblicos podero utilizar a Lei 7.783/89, que regula a greve dos trabalhadores celetistas, at que o Congresso Nacional providencie a criao da lei a que se refere o artigo 37, VII, da CF/88. 2) Impossibilidade de alegao da exceo do contrato no cumprido em face da Administrao Pblica: Em regra, o particular no pode interromper ou suspender a execuo de servios pblicos que estejam sob a sua responsabilidade, mesmo que o contrato esteja sendo desrespeitado pela Administrao, como acontece na falta dos pagamentos devidos. A impossibilidade de interrupo ou suspenso decorre da aplicao restrita da exceo do contrato no cumprido (exceptio non adimpleti contratus) nas relaes jurdicas amparadas pelo regime jurdicoadministrativo, j que este tem o objetivo de assegurar Administrao prerrogativas que facilitem a satisfao do interesse pblico. Somente em situaes especiais, a exemplo de atraso nos pagamentos devidos por prazo superior a 90 dias, o particular poder alegar a clusula da exceo do contrato no cumprido em face da Administrao. Desse modo, importante esclarecer que a impossibilidade de o particular alegar que a Administrao no cumpriu a sua obrigao no contrato, para deixar de prestar o servio pblico, no absoluta. Com o objetivo de evitar abusos e arbitrariedades por parte da Administrao, o legislador estabeleceu, no artigo 78, incisos XIV, XI e XVI, da Lei de Licitaes, hipteses nas quais o particular poder rescindir o contrato ou optar pela suspenso dos servios: A suspenso de execuo do contrato, por ordem escrita da Administrao, por prazo superior a 120 (cento e vinte) dias, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, ou ainda por repetidas suspenses que totalizem o mesmo prazo, independentemente do pagamento obrigatrio de indenizaes pelas sucessivas e contratualmente imprevistas desmobilizaes e mobilizaes e outras previstas, assegurado ao contratado, nesses casos, o direito de optar pela suspenso do cumprimento das obrigaes assumidas at que seja normalizada a situao;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------ O atraso superior a 90 (noventa) dias dos pagamentos devidos pela Administrao decorrentes de obras, servios ou fornecimento, ou parcelas destes, j recebidos ou executados, salvo em caso de calamidade pblica, grave perturbao da ordem interna ou guerra, assegurado ao contratado o direito de optar pela suspenso do cumprimento de suas obrigaes at que seja normalizada a situao; A no liberao, por parte da Administrao, de rea, local ou objeto para execuo de obra, servio ou fornecimento, nos prazos contratuais, bem como das fontes de materiais naturais especificadas no projeto;

3.8. Princpio da motivao O princpio da motivao impe Administrao Pblica a obrigao de apresentar as razes de fato (o acontecimento, a circunstncia real) e as razes de direito (o dispositivo legal) que a levaram a praticar determinado ato. A necessidade geral de motivao dos atos administrativos no est prevista expressamente no artigo 37 da Constituio Federal de 1988, mas consta no artigo 93, X (em relao aos atos administrativos editados pelo Poder Judicirio) e 129, 4 (em relao aos atos administrativos editados pelo Ministrio Pblico). Em termos gerais, o princpio da motivao pode ser considerado implcito, pois no existe previso expressa na Constituio Federal de 1988 de que os atos editados pelo Poder Executivo tambm devam ser motivados. claro que se a Constituio Federal impe a obrigatoriedade de motivao dos atos administrativos do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, implicitamente, tambm a estende aos atos editados pelo Poder Executivo, que aquele que possui na edio de atos administrativos a sua funo principal, tpica. A Lei 9.784/99, inciso VII, artigo 2, declara expressamente que nos processos administrativos federais sero indicados os pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso. Alm disso, afirma no 1, do artigo 50, que a motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato, o que a doutrina convencionou chamar de motivao aliunde. A imposio de que a motivao seja explcita, clara e congruente deriva, dentre outros, dos princpios do devido processo legal, do contraditrio e da ampla defesa.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Para que o administrado ou mesmo os agentes pblicos (nos casos em que estiverem respondendo a um processo administrativo, por exemplo) possam contestar ou defender-se dos atos administrativos praticados pela Administrao, necessrio que tenham pleno conhecimento de seu contedo. Sendo assim, no momento de motivar o ato, o administrador no pode limitar-se a indicar o dispositivo legal que serviu de base para a sua edio. essencial ainda que o administrador apresente, detalhadamente, todo o caminho que percorreu para chegar a tal concluso, bem como o objetivo que deseja alcanar com a prtica do ato.

Agindo dessa maneira, o administrador estar permitindo que os interessados possam exercer um controle efetivo sobre o ato praticado, que deve respeitar as diretrizes do Estado Democrtico de Direito, o princpio da legalidade, da razoabilidade, proporcionalidade, do devido processo legal, entre outros. Pergunta: motivados? Ser que todos os atos administrativos devem ser

Diante do que escrevi at o momento, parece que sim, no ? Bem, para fins de concursos pblicos, devemos ficar atentos a essa pergunta. Embora renomados professores como Digenes Gasparini e Maria Sylvia Zanella Di Pietro, por exemplo, entendam que todos os atos administrativos devam ser motivados, sejam eles vinculados ou discricionrios, vlido destacar que existe uma exceo muito cobrada em concursos pblicos: a nomeao e exonerao de servidores ocupantes de cargos em comisso (cargos de confiana). No momento de nomear um cidado para ocupar cargo pblico em comisso (aquele em que no necessrio ser aprovado em concurso pblico e que possui atribuies de direo, chefia e assessoramento, como o cargo de Secretrio Municipal, por exemplo), a autoridade competente no est obrigada a apresentar os motivos, por escrito, que a levaram a optar pelo cidado a, em vez do cidado b. Da mesma forma, acontece na exonerao. A autoridade competente no est obrigada a apresentar, por escrito, os motivos que a levaram a dispensar o ocupante do cargo em comisso, independentemente de quais sejam. Sendo assim, como o nosso objetivo ser aprovado em um concurso pblico, fique atento a essa exceo que comprova que nem todos os atos administrativos devem ser motivados. Por fim, no confunda o motivo do ato administrativo (que iremos estudar posteriormente) com a necessidade de motivao. O primeiro a
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------razo de fato e de direito que justificou a edio do ato. O segundo nada mais que a exposio dos motivos, por escrito, detalhadamente. Exemplo: Imagine que o Departamento de Recursos Humanos de um determinado rgo pblico tenha solicitado ao servidor X a apresentao de algumas informaes e documentos para proceder atualizao de seus dados cadastrais. Contudo, apesar da solicitao formal da Administrao, imotivadamente, o servidor se recusou a fornec-los. Diante do exposto, o servidor ser punido com uma advertncia em virtude de no ter apresentado as informaes e documentos solicitados (motivo), mas, no momento da aplicao da penalidade, a Administrao dever explicar por escrito o porqu de ter sido aplicada a referida advertncia (motivao).

PARA RESPONDER S QUESTES DA FCC: Na prova para o cargo de Analista Judicirio do TRT da 15 2009, aplicada em 2009, a Fundao Carlos Chagas elaborou uma assertiva afirmando que o princpio da fundamentao exige que a Administrao Pblica indique os fundamentos de fato e de direito de seus atos e decises. Alguns candidatos ficaram bastante surpresos ao se depararem com o princpio da fundamentao nessa prova. E no tinha como ser diferente, pois a Fundao Carlos Chagas simplesmente alterou a expresso motivao por fundamentao, confundindo os candidatos. importante esclarecer que o inc. IX do art. 93 da CF/1988 estabelece que todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade. No mesmo sentido, o inciso X do art. 93 da CF/1988 prev que as decises administrativas dos tribunais sero motivadas e em sesso pblica, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros. Como possvel perceber, o texto constitucional impe que as decises judiciais devem ser necessariamente fundamentadas, sob pena de nulidade. Por outro lado, em relao s decises administrativas do Poder Judicirio, o texto constitucional se refere motivao e no fundamentao. O candidato deve ficar atento para o fato de que a Fundao Carlos Chagas considera as duas expresses como sinnimas, mesmo tendo o poder constituinte se referido a elas em situaes distintas. 3.9. Princpio da especialidade A Administrao Pblica brasileira, conforme estudaremos posteriormente, divide-se, didaticamente, em direta e indireta. A Administrao Direta formada pelas entidades estatais, tambm chamadas

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------de entidades polticas (Unio, Estados, Municpios e DF), bem como pelos seus respectivos rgos pblicos. A Administrao Indireta constituda pelas denominadas entidades administrativas (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista), que so criadas pelas entidades estatais, por lei ou mediante autorizao legal, para exercerem atividades administrativas de forma descentralizada, mas vinculadas s entidades estatais responsveis pela criao. Ao criar ou autorizar a criao de uma entidade administrativa, a lei estabelece previamente a sua rea de atuao (a sua finalidade), isto , a sua especialidade. Sendo assim, como a capacidade especfica da entidade administrativa foi determinada por lei, somente esta pode alter-la. Caso os administradores decidam alterar, por conta prpria, a especialidade da entidade administrativa na qual atuam, podero ser responsabilizados nos termos da lei. Exemplo: A Lei Federal 7.735/89, em 1989, criou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis (IBAMA). Em seu artigo 2, a lei determinou que o IBAMA teria a natureza jurdica de uma autarquia federal dotada de personalidade jurdica de direito pblico, autonomia administrativa e financeira, e que seria vinculada ao Ministrio do Meio Ambiente. Afirmou ainda a lei que a finalidade, ou seja, a especialidade do IBAMA seria exercer o poder de polcia ambiental; executar aes das polticas nacionais de meio ambiente; executar as aes supletivas de competncia da Unio, de conformidade com a legislao ambiental vigente, dentre outras. Ora, nesse contexto, caso o Presidente do IBAMA decida emitir ordens no sentido de direcionar a atuao da entidade para uma finalidade diferente daquela prevista na lei, estar violando expressamente o princpio da especialidade, dentre outros.

E a? Moleza, n!

Essa a parte terica relativa aos Princpios do Direito Administrativo. Doravante, iremos resolver algumas questes cobradas em concursos anteriores da Fundao Carlos Chagas. Perceba que, aps efetuar uma breve leitura desta aula, dificilmente voc conseguir errar uma questo sobre o tema.

Bons estudos!
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Fabiano Pereira

SUPER R.V.P. 1) No existe hierarquia entre os diversos princpios administrativos. Caso ocorra uma coliso entre princpios, o juiz dever ponderar, em cada caso, conforme as circunstncias, qual princpio deve prevalecer; 2) Para responder questes sobre o princpio da legalidade, lembre-se: enquanto os indivduos, no campo privado, podem fazer tudo o que a lei no probe, o administrador pblico s pode atuar onde a lei autoriza; 3) O princpio da legalidade, em relao aos particulares, tambm conhecido como princpio da autonomia da vontade; 4) Nas campanhas publicitrias dos rgos e entidades integrantes da Administrao Pblica no podero constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos; 5) muito comum voc encontrar em provas questes que se referem remoo de servidores com o objetivo de punio ou aplicao de penalidade a servidores. Entretanto, a remoo no possui essas finalidades, mas sim o objetivo de suprir a necessidade de pessoal. Portanto, caso seja usada para punir um servidor, restar caracterizado, nesse caso, o famoso desvio de finalidade ou desvio de poder; 6) Os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (Essa certa na prova!); 7) A publicao do ato administrativo em rgo oficial de imprensa no condio de sua validade, mas sim condio de eficcia; 8) Nem todas as informaes constantes em bancos de dados pblicos sero disponibilizadas aos cidados, pois existem algumas que so imprescindveis segurana da sociedade e do Estado e, portanto, sero sigilosas; 9) O princpio da eficincia est relacionado diretamente com o princpio da economicidade, que impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de praticar as atividades administrativas com observncia da relao custobenefcio;

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------10) Respaldada pelo princpio da supremacia do interesse pblico, a Administrao ir atuar com superioridade em relao aos demais interesses existentes na sociedade. Isso significa que ser estabelecida uma relao jurdica vertical entre o particular e a Administrao, que se encontra em situao de superioridade; 11) O ato discricionrio pode ser revisto pelo Poder Judicirio caso viole os princpios da razoabilidade ou da proporcionalidade; 12) De uma forma geral, os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade so considerados implcitos; 13) A Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial; 14) Os servios pblicos devem ser prestados de forma contnua, sem interrupes, exceto nos casos de emergncia ou mediante aviso prvio, quando for necessrio, por exemplo, efetuar a manuteno tcnica (Princpio da continuidade dos servios pblicos); 15) Em regra, todos os atos administrativos devem ser motivados. Todavia, para fins de concursos pblicos, lembre-se que a motivao no obrigatria nos atos de nomeao e exonerao para os cargos de confiana.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

QUESTES COMENTADAS 01. (FCC/Tcnico Judicirio TRE TO/2011) So princpios da Administrao Pblica, expressamente previstos no artigo 37, caput, da Constituio Federal, dentre outros, a) eficincia, razoabilidade e legalidade. b) motivao, moralidade e proporcionalidade. c) legalidade, moralidade e impessoalidade. d) publicidade, finalidade e legalidade. e) eficincia, razoabilidade e moralidade. COMENTRIO. O art. 37, caput, da Constituio Federal, dispe que a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Apesar disso, importante destacar que esses no so os nicos princpios que devem ser observados pela Administrao Pblica, que tambm deve obedincia aos denominados princpios implcitos, a exemplo da razoabilidade, boa-f, princpio do controle, entre outros. Analisando-se as alternativas apresentadas, no restam dvidas de que somente a letra c pode ser marcada como correta. GABARITO: C. 02. (FCC/Analista Judicirio TRE RN/2011) O princpio segundo o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos entes da Administrao Indireta denomina-se a) finalidade. b) controle. c) autotutela. d) supremacia do interesse pblico. e) legalidade. COMENTRIO. De incio, importante destacar que os entes da Administrao Indireta (autarquias, fundaes pblicas, empresas pblicas e sociedades de economia mista) no so subordinados aos entes da Administrao Direta (Unio,
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

44

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Estados, Municpios e Distrito Federal), existindo entre eles existe apenas uma relao de vinculao. Entretanto, compete s entidades da Administrao Direta exercer o controle de legalidade (controle finalstico) em relao atuao administrativa das entidades da Administrao Indireta, garantindo, assim, a observncia de suas finalidades institucionais. Essa prerrogativa de fiscalizao conseqncia do princpio do controle, tambm denominado de princpio da tutela. GABARITO: B. 03. (FCC/Analista Judicirio TRE AP/2011) O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito: Este princpio enuncia a ideia de que as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade correspondentes ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. Trata-se do princpio da a) moralidade. b) eficincia. c) proporcionalidade. d) impessoalidade. e) legalidade. COMENTRIO. O texto da assertiva refere-se ao princpio da proporcionalidade, que tambm pode ser entendido como princpio da proibio de excesso, j que o fim a que se destina justamente limitar as aes administrativas que eventualmente ultrapassem os limites adequados. Em outras palavras, significa dizer que tal princpio impe Administrao Pblica a necessidade de adequao entre meios e fins, sendo vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico (inciso VI, artigo 2, da Lei 9.784/99). Fique atento s questes de prova, pois a Fundao Carlos Chagas tem o hbito de cobrar o princpio da proporcionalidade como sinnimo de princpio da razoabilidade, entendimento que tambm defendido por vrios doutrinadores brasileiros. Diante dos comentrios apresentados, no restam dvidas de que somente a letra c complementa corretamente o texto da assertiva. GABARITO: C.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------04. (FCC/Procurador de Contas TCE AP/2010) O princpio constitucional da eficincia, que rege a Administrao Pblica, apresenta-se em a) hierarquia superior aos demais princpios constitucionais, uma vez que deve nortear toda a atuao da Administrao Pblica. b) relao ao modo de estruturao da Administrao Pblica, uma vez que autoriza a derrogao do regime jurdico de direito pblico e a aplicao do direito privado quando este se mostrar financeiramente mais atrativo. c) mesmo nvel de hierarquia do princpio da supremacia do interesse pblico, eis que tambm possui prevalncia superior apriorstica. d) relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, no apenas em relao a atuao do agente pblico. e) nvel materialmente superior ao princpio da legalidade, uma vez que autoriza a Administrao Pblica a adotar medidas formalmente em desacordo com a lei em prol do aumento de produtividade e agilidade. COMENTRIO. a) Errado. O princpio da eficincia realmente deve nortear toda a atuao da Administrao Pblica, mas isso no o colocar em patamar de superioridade em relao aos demais princpios expressos e implcitos. Ao responder s questes da Fundao Carlos Chagas, lembre-se sempre de que no h hierarquia entre os princpios regentes da atividade administrativa. b) Errado. Perceba que o texto da assertiva afirmou que o princpio da eficincia autoriza a derrogao do regime jurdico de direito pblico, o que no verdade. A Administrao Pblica no pode atuar com respaldo unicamente no direito privado sob a alegao de que os resultados seriam mais eficientes e eficazes do que aqueles obtidos sob o manto do regime jurdico de direito pblico. No se admite, por exemplo, que a Administrao Pblica deixe de realizar licitao (cujas regras esto no mbito do direito pblico) sob a alegao de que a suposta demora do procedimento afetaria a eficincia da contratao e aumentaria os seus custos. c) Errado. De incio, destaca-se que o texto da assertiva informa que o princpio da supremacia do interesse pblico possui prevalncia superior em relao aos demais. Alm disso, afirma ainda que o princpio da eficincia tambm possui prevalncia superior apriorstica. Como predomina o entendimento de que no h hierarquia entre os princpios regentes da atividade administrativa, o texto da assertiva deve ser considerado incorreto. d) Correto. Segundo a professora Maria Sylvia Zanella di Pietro, o princpio da eficincia pode ser estudado sob dois aspectos: em relao ao
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------modo de atuao do agente pblico (necessidade de aprovao em avaliao especial de desempenho para a aquisio da estabilidade, por exemplo) e em relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica (a exemplo da adoo da administrao gerencial). e) Errado. A busca pelo aumento da produtividade e eficincia no mbito da Administrao Pblica no justifica a adoo de condutas ilegais, isto , lesivas ao princpio da legalidade. GABARITO: D. 05. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 12 Regio/2010) O reconhecimento da validade de ato praticado por funcionrio irregularmente investido no cargo ou funo, sob o fundamento de que o ato pertence ao rgo e no ao agente pblico, decorre do princpio a) da especialidade. b) da moralidade. c) do controle ou tutela. d) da impessoalidade. e) da hierarquia. COMENTRIO. Em decorrncia do princpio da impessoalidade, os atos praticados pelos agentes pblicos devem ser imputados entidade a qual se encontram vinculados e no a si prprios. Eis o que impe a teoria do rgo, criada pelo professor alemo Otto Gierke. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro nos informa que essa teoria utilizada por muitos autores para justificar a validade dos atos praticados por funcionrios de fato; considera-se que o ato do funcionrio ato do rgo e, portanto, imputvel Administrao. A mesma soluo no aplicvel pessoa que assuma o exerccio de funo pblica por sua prpria conta, quer dolosamente (como usurpador de funo), quer de boa-f, para desempenhar funo em momentos de emergncia, porque nesses casos evidente a inexistncia de investidura do agente no cargo ou funo. GABARITO: D. 06. (FCC/Tcnico Judicirio TRE AC/2010) Quando se fala em vedao de imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, est-se referindo ao princpio da a) legalidade. b) motivao.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------c) proporcionalidade. d) moralidade. e) impessoalidade. COMENTRIO. No h dvidas de que o texto da assertiva est se referindo ao princpio da proporcionalidade, o que justifica a marcao da letra c como resposta da questo. O professor Jos dos Santos Carvalho Filho afirma que o grande fundamento do princpio da proporcionalidade o excesso de poder, e o fim a que se destina exatamente o de conter atos, decises e condutas de agentes pblicos que ultrapassem os limites adequados, com vistas ao objetivo colimado pela Administrao, ou at mesmo pelos Poderes representativos do Estado. GABARITO: C. 07. (FCC/Analista Processual MPE SE/2010) Sobre o princpio da publicidade, correto afirmar: a) A veiculao de notcias de atos da Administrao pela imprensa falada, escrita e televisivada atende ao princpio da publicidade. b) Se a lei no exigir a publicao em rgo oficial, a publicidade ter sido alcanada com a simples afixao do ato em quadro de editais, colocado em local de fcil acesso do rgo expedidor. c) As edies eletrnicas do Dirio Oficial da Unio so meramente informativas, no produzindo, em nenhuma hiptese, os mesmos efeitos que as edies impressas. d) A publicao de atos, contratos e outros instrumentos jurdicos, inclusive os normativos, pode ser resumida. e) A publicidade elemento formativo do ato administrativo. COMENTRIO. a) Errado. O princpio da publicidade impe que a Administrao Pblica conceda aos seus atos a mais ampla divulgao possvel entre os administrados, pois s assim estes podero fiscalizar e controlar a legitimidade das condutas praticadas pelos agentes pblicos. Entretanto, a simples veiculao de notcias dos atos da Administrao pela imprensa (a assertiva no deixou claro se est se referindo imprensa pblica ou privada) no atende ao princpio da publicidade, pois esses instrumentos devem ser utilizados paralelamente aos rgos oficiais de divulgao dos atos administrativos (Dirio Oficial da Unio, dos Estados, Municpios ou quadros de avisos nas respectivas reparties pblicas).
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------b) Correto. Em regra, a divulgao dos atos administrativos deve ocorrer no Dirio Oficial de cada ente estatal (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal). Todavia, a legislao pode autorizar que esses atos sejam divulgados em quadros de editais (quadros de avisos) fixados em locais de fcil acesso do rgo expedidor e dos eventuais interessados (sede da Prefeitura, sede da Cmara Municipal etc.). Para responder s questes de prova, lembre-se sempre de que nem todo Municpio brasileiro possui Dirio Oficial para a divulgao dos atos editados pela Administrao. Desse modo, essa uma das alternativas encontradas para que os administrados tenham conhecimento dos atos praticados no mbito administrativo. c) Errado. O Decreto Federal n 4.520/2002, em seu art. 1, 2, dispe que as edies eletrnicas do Dirio Oficial da Unio e do Dirio da Justia, disponibilizadas no stio da Imprensa Nacional e necessariamente certificadas digitalmente por autoridade certificadora integrante da InfraEstrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP-Brasil, produzem os mesmos efeitos que as em papel. d) Errado. O art. 2, III, do Decreto Federal n 4.520/2002, dispe que as medidas provisrias, os decretos e outros atos normativos baixados pelo Presidente da Repblica devem ser publicados na ntegra. e) Errado. A publicao do ato administrativo em rgo oficial de imprensa no condio de sua validade ou formao, mas sim condio de eficcia e moralidade. Somente a partir da publicao que o ato comear a produzir os seus efeitos jurdicos, mesmo que h muito tempo j esteja finalizado, aguardando apenas a sua divulgao. GABARITO: B. 08. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 9 Regio/2010) A administrao pblica brasileira, conforme o artigo 37 da Constituio Federal, obedece aos princpios da a) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. b) legalidade, finalidade. impessoalidade, continuidade, indisponibilidade e

c) subsidiariedade, flexibilidade, participao cidad, publicidade e eficincia. d) moralidade, impessoalidade. flexibilidade, participao cidad, legalidade e

e) transparncia administrativa, eficincia e impessoalidade. COMENTRIO.


Prof. Fabiano Pereira

moralidade,

participao

cidad,

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Sei que difcil imaginar que as bancas examinadoras possam elaborar questes to simples como esta, mas, quando estamos nos referindo Fundao Carlos Chagas, tudo possvel. Para responder corretamente ao texto da assertiva, marcando como resposta a letra a, suficiente que o candidato conhea o caput do art. 37 da Constituio Federal, que expresso ao afirmar que a administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. GABARITO: A. 09. (FCC/Analista Judicirio TRT 22 Regio/2010) Sobre os princpios bsicos da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar: a) O princpio da eficincia alcana apenas os servios pblicos prestados diretamente coletividade e impe que a execuo de tais servios seja realizada com presteza, perfeio e rendimento funcional. b) Em observncia ao princpio da impessoalidade, a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que sempre o interesse pblico que tem que nortear o seu comportamento. c) Embora no se identifique com a legalidade, pois a lei pode ser imoral e a moral pode ultrapassar o mbito da lei, a imoralidade administrativa produz efeitos jurdicos porque acarreta a invalidade do ato que pode ser decretada pela prpria Administrao ou pelo Judicirio. d) O princpio da segurana jurdica veda a aplicao retroativa de nova interpretao de lei no mbito da Administrao Pblica, preservando assim, situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior. e) Em decorrncia do princpio da legalidade, a Administrao Pblica no pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados; para tanto, ela depende de lei. COMENTRIO. a) Errado. O princpio da eficincia tambm se impe aos servios pblicos prestados indiretamente pelo Estado, a exemplo daqueles que foram delegados a particulares (concessionrios e permissionrios). b) Correto. Esse tambm o entendimento do professor Edmir Netto de Arajo, ao afirmar que o princpio da impessoalidade impe o respeito imparcialidade, significando que a Administrao no pode agir motivada por
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------interesses particulares, interesses polticos, de grupos, por animosidades ou simpatias pessoais, polticas, ideolgicas, etc., implicando sempre em regra de agir objetiva para o administrador. c) Correto. A professora Maria Sylvia Zanella di Pietro afirma que, em matria administrativa, sempre que se verificar que o comportamento da Administrao ou do administrado que com ela se relaciona juridicamente, embora em consonncia com a lei, ofende a moral, os bons costumes, as regras de boa administrao, os princpios de justia e de equidade, alm da ideia comum de honestidade, haver ofensa ao princpio da moralidade administrativa, o que ensejar a declarao de nulidade do ato administrativo pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. d) Correto. O princpio da segurana jurdica est grafado no art. 2, XIII, da Lei 9.784/99, ao dispor que nos processos administrativos seja adotado o critrio de interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. e) Correto. O princpio da legalidade uma exigncia que decorre do prprio Estado de Direito, que impe a necessidade de submisso ao imprio da lei. A Administrao Pblica somente poder atuar quando autorizada ou permitida por lei. A vontade da Administrao a que decorre da lei e, portanto, os agentes pblicos somente podero fazer o que a lei permitir ou autorizar. GABARITO: A. 10. (FCC/Analista Judicirio TRE RS/2010) Dentre os princpios bsicos da Administrao, NO se inclui o da a) celeridade da durao do processo. b) impessoalidade. c) segurana jurdica. d) razoabilidade. e) proporcionalidade. COMENTRIO. Segundo a doutrina majoritria, PRINCPIOS BSICOS da Administrao Pblica so aqueles previstos expressamente no art. 37 da Constituio Federal, a saber: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia (o famoso L.I.M.P.E.). Nesse sentido, os demais princpios poderiam ser classificados como GERAIS, pois esto previstos em leis esparsas ou so fruto do entendimento doutrinrio e jurisprudencial.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Analisando-se os ltimos editais publicados pela Fundao Carlos Chagas, constata-se que a banca tem o hbito de incluir no programa de Direito Administrativo o seguinte tpico: Administrao Pblica princpios bsicos. Apesar disso, as questes elaboradas pela FCC no se restringem aos princpios da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. As questes tambm abrangem os demais princpios implcitos impostos Administrao Pblica, a exemplo do Princpio da Segurana Jurdica, Princpio da Razoabilidade, Princpio da Proporcionalidade, entre outros. Desse modo, ao se deparar com o tpico Administrao Pblica: princpios bsicos nos editais da Fundao Carlos Chagas, aconselho que voc estude todos os princpios gerais do Direito Administrativo, evitando, assim, eventuais surpresas desagradveis no momento da prova. Em relao s alternativas apresentadas pela questo, somente a letra a pode ser marcada como resposta, pois no existe o princpio da celeridade na durao do processo, mas sim o princpio da durao razovel do processo, previsto no art. 5, LXXVIII, da Constituio Federal. GABARITO: A. 11. (FCC/Analista Judicirio TRE AP/2011) A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal atenta contra os seguintes princpios da Administrao Pblica: a) razoabilidade e legalidade. b) eficincia e publicidade. c) publicidade e proporcionalidade. d) motivao e eficincia. e) impessoalidade e moralidade. COMENTRIO. O art. 37, 1, da Constituio Federal, dispe que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos. Ao se valer da publicidade oficial para realizar promoo pessoal, o agente pblico ofende, ao mesmo tempo, os princpios da impessoalidade e moralidade (alternativa e). GABARITO: E.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

52

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------12. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 23 Regio/2011) O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito para um dos princpios bsicos da Administrao Pblica: De acordo com ele, a Administrao e seus agentes tm de atuar na conformidade de princpios ticos. (...) Compreendem-se em seu mbito, como evidente, os chamados princpios da lealdade e boa-f. Trata-se do princpio da a) motivao. b) eficincia. c) legalidade. d) razoabilidade. e) moralidade. COMENTRIO. Em razo do princpio da moralidade (alternativa e), previsto expressamente no caput do art. 37 da Constituio Federal, os agentes pblicos devem agir com honestidade, boa-f e lealdade, respeitando a isonomia e demais preceitos ticos, sob pena de invalidao dos atos praticados. Para o professor Celso Antnio Bandeira de Mello, a Administrao haver de proceder em relao aos administrados com sinceridade e lhaneza, sendo-lhe interdito qualquer comportamento astucioso, eivado de malcia, produzido de maneira a confundir, dificultar ou minimizar o exerccio de direitos por parte dos cidados. importante destacar que a Fundao Carlos Chagas no tem o hbito de cobrar o posicionamento de Celso Antnio Bandeira de Mello em suas provas, tendo preferncia expressa por Maria Sylvia Zanella di Pietro e Jos dos Santos Carvalho Filho, portanto, temos uma questo bastante atpica ( bom ficar atento, pois essa pode ser uma nova tendncia). GABARITO: E. 13. (FCC/Tcnico Judicirio TRF 1 Regio/2011) Analise as seguintes proposies, extradas dos ensinamentos dos respectivos Juristas Jos dos Santos Carvalho Filho e Celso Antnio Bandeira de Mello: I. O ncleo desse princpio a procura de produtividade e economicidade e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico, o que impe a execuo dos servios pblicos com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

53

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princpios da Administrao Pblica: a) moralidade e legalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) legalidade e publicidade. d) eficincia e legalidade. e) legalidade e moralidade. COMENTRIO. I Fique atento ao se deparar com as expresses produtividade e economicidade nas questes sobre princpios administrativos elaboradas pela Fundao Carlos Chagas, pois, certamente, estaro se referindo ao princpio da eficincia. Alguns doutrinadores, a exemplo do professor Digenes Gasparini, afirmam que o princpio da eficincia est relacionado diretamente com o princpio da economicidade, que impe Administrao Pblica a obrigatoriedade de praticar as atividades administrativas com observncia da relao custo-benefcio, de modo que os recursos pblicos sejam utilizados de forma mais vantajosa e eficiente para o poder pblico. Esse princpio traduz-se num compromisso econmico com o cumprimento de metas governamentais, objetivando-se sempre atingir a melhor qualidade possvel, atrelada ao menor custo. II A exigncia de aprovao em concurso pblico para provimento de cargos, empregos e funes pblicas conseqncia do princpio da impessoalidade, conforme j decidiu o Supremo Tribunal Federal por diversas vezes. Para responder s questes da Fundao Carlos Chagas, lembre-se sempre de que o princpio da impessoalidade pode aparecer como sinnimo de princpio da finalidade ou princpio da isonomia, portanto, todos eles podem ser apresentados pela banca como fundamento para a obrigatoriedade de realizao de concursos pblicos. Diante das informaes apresentadas, somente a letra b pode ser marcada como resposta da questo. GABARITO: B. 14. (FCC/Tcnico Judicirio TRF 1 Regio/2011) Carlos, auditor fiscal do tesouro nacional, ao preencher incorretamente documento de arrecadao do tesouro, causou prejuzo ao fisco na ordem de trinta
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

54

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------reais. Tal fato acarretou sua demisso do servio pblico. Em razo disso, postulou no Judicirio a anulao da pena, o que foi acolhido pelos seguintes fundamentos: o servidor procurou regularizar o erro, buscando recolher aos cofres pblicos a quantia inferior recolhida; sua ficha funcional boa e no desabona sua atuao; a quantia inferior recolhida irrisria; a pena de demisso ato extremo que deve ser efetivado apenas em casos gravssimos. O exemplo citado refere-se ao restabelecimento dos princpios, que devem sempre nortear a atuao da Administrao Pblica: a) moralidade e impessoalidade. b) eficincia e motivao. c) motivao e moralidade. d) razoabilidade e proporcionalidade. e) probidade e eficincia. COMENTRIO. No exemplo apresentado pelo texto da assertiva, constata-se que o servidor pblico federal foi demitido pelo fato de ter causado um prejuzo ao errio no valor irrisrio de R$ 30,00 (trinta reais), mesmo tendo posteriormente recolhido aos cofres pblicos o respectivo montante. Ademais, foi informado ainda que a sua ficha funcional era boa e que no desabonava a sua conduta. Fazendo-se uma anlise entre a infrao cometida pelo servidor e a respectiva penalidade aplicada, conclui-se que no foram observados os princpios da razoabilidade e proporcionalidade, o que justifica a marcao da letra d como resposta. O art. 128 da Lei 8.112/1990, por exemplo, dispe que na aplicao de penalidades aos servidores faltosos sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao cometida, os danos que dela provierem para o servio pblico, as circunstncias agravantes ou atenuantes e os antecedentes funcionais. Todavia, parece que a autoridade administrativa responsvel pela deciso simplesmente desconsiderou o mandamento legal, aplicando ao servidor uma penalidade desproporcional infrao praticada. GABARITO: D. 15. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 22 Regio/2010) O princpio da administrao pblica que tem por fundamento que qualquer atividade de gesto pblica deve ser dirigida a todos os cidados, sem a determinao de pessoa ou discriminao de qualquer natureza, denomina-se
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

55

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------a) Eficincia. b) Moralidade. c) Legalidade. d) Finalidade. e) Impessoalidade. COMENTRIO. O professor Celso Antnio Bandeira de Mello nos ensina que o princpio da impessoalidade traduz a ideia de que a Administrao tem que tratar a todos os administrados sem discriminaes, benficas ou detrimentosas. Nem favoritismos nem perseguies so tolerveis. Simpatias ou animosidades pessoais, polticas ou ideolgicas no podem interferir na atuao administrativa. Afirma ainda o professor que o princpio em causa no seno o prprio princpio da igualdade ou isonomia. Diante dos comentrios apresentados, no restam dvidas de que somente a letra e complementa corretamente o texto da questo. GABARITO: E. 16. (FCC/Analista Judicirio TRT 8 Regio/2010) Agente pblico que, sendo competente e adotando regular processo disciplinar com direito ao contraditrio e ampla defesa, aplica sano administrativa de demisso a servidor que se ausentou do servio durante o expediente, sem autorizao do chefe imediato, infringe, dentre outros, o princpio da a) razoabilidade. b) supremacia do interesse pblico. c) motivao. d) impessoalidade. e) eficincia. COMENTRIO. Nos termos do art. 129 da Lei 8.112/1990, ao servidor que se ausentar do servio durante o expediente, sem autorizao da chefia imediata, deve ser aplicada a penalidade de advertncia. Como o texto da questo afirmou que o agente competente aplicou a penalidade de demisso, no restam dvidas de que foi violado o princpio da razoabilidade, que, segundo o entendimento da Fundao Carlos Chagas, sinnimo do princpio da proporcionalidade. GABARITO: A.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

56

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------17. (FCC/Analista Judicirio TRE RS/2010) A publicidade, como um dos princpios bsicos da administrao, a) Deve ser observada em todo e qualquer ato administrativo, sem exceo. b) elemento formativo do ato. c) a divulgao oficial do ato para conhecimento publico e inicio de seus efeitos externos. d) obrigatria apenas para os rgos e administrao direta, sendo facultativa para as entidades da administrao indireta. e) Tambm pode ser usada para a promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos, salvo no perodo eleitoral. COMENTRIO. a) Errado. O princpio da publicidade no precisa ser observado em todo e qualquer ato administrativo, pois, nos termos do art. 5, XXXIII, da Constituio Federal, as informaes cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado no sero divulgadas. b) Errado. A publicidade no elemento formativo do ato, mas condio de eficcia e moralidade. Assim, os atos administrativos somente produziro efeitos aps a publicao nos respectivos instrumentos oficiais. c) Correto. A publicidade nada mais do que a divulgao oficial dos atos praticados pela Administrao Pblica para conhecimento dos eventuais interessados. Em regra, ocorre mediante a publicao no Dirio Oficial, isso em relao Unio, aos Estados e ao Distrito Federal. Em relao aos Municpios, pode ser que algum no possua rgo oficial de publicao de seus atos (Dirio Oficial). Nesse caso, a divulgao poder ocorrer mediante afixao do ato na sede do rgo ou entidade que os tenha produzido. d) Errado. A obrigatoriedade de observncia ao princpio da publicidade alcana tanto os rgos e entidades da Administrao Direta (Unio, Estados, Municpios e Distrito Federal) quanto as entidades da Administrao Indireta (autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas). e) Errado. O art. 37, 1, da Constituio Federal, expresso ao afirmar que as campanhas publicitrias realizadas pela Administrao Pblica com o intuito de divulgar os seus atos no podem ser utilizadas para promoo pessoal de autoridades ou agentes pblicos. GABARITO: C.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

57

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------18. (FCC/Defensor Pblico DPE SP/2010) A capacidade da Administrao Pblica de poder sanar os seus atos irregulares ou de reexamin-los luz da convenincia e oportunidade, reconhecida nas Smulas 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal, est em consonncia direta com o princpio da a) indisponibilidade do interesse pblico. b) segurana jurdica. c) autotutela. d) moralidade. e) autoexecutoriedade. COMENTRIO. Em razo do princpio da autotutela, a Administrao pode anular seus prprios atos, quando eivados de vcios que os tornam ilegais, porque deles no se originam direitos; ou revog-los, por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos, e ressalvada, em todos os casos, a apreciao judicial. Conforme destacado no texto da assertiva, tal prerrogativa foi reconhecida nas Smulas 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal, o que impe a marcao da letra c como resposta da questo. GABARITO: C. 19. (FCC/Executivo Pblico Casa Civil/2010) O princpio ou regra da Administrao Pblica que determina que os atos realizados pela Administrao Pblica, ou por ela delegados, so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio o da a) impessoalidade. b) indisponibilidade. c) legalidade. d) publicidade. e) moralidade. COMENTRIO. O art. 37, 1, da Constituio Federal, dispe que a publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos devero ter carter educativo, informativo ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

58

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------Trata-se de uma das acepes do princpio da impessoalidade, que impe a obrigatoriedade de que os atos praticados pelos agentes pbicos sejam imputados entidade poltica ou administrativa s quais se encontram vinculados, mas no ao prprio agente pblico. Se um Auditor Fiscal da Receita Federal aplica uma multa a determinada empresa e, posteriormente, sua nomeao anulada em razo da comprovao de fraude no respectivo concurso pblico, a multa por ele aplicada continua produzindo efeitos normalmente. Nesse caso, em razo do princpio da impessoalidade, considera-se que a multa fora aplicada pela Unio (pessoa jurdica a qual o Auditor Fiscal est vinculado), portanto, a eventual constatao de que o servidor fora investido irregularmente no cargo ou funo no capaz de causar a sua anulao. Diante do que foi exposto, somente a letra a pode ser marcada como resposta da questo. GABARITO: A. 20. (FCC/Analista em Planejamento SEFAZ SP/2010) A respeito dos princpios que regem a Administrao pblica, correto afirmar que o princpio da a) supremacia do interesse pblico sobre o privado autoriza a Administrao a impor restries aos direitos dos particulares, independentemente de lei. b) eficincia autoriza as sociedades de economia mista que atuam no domnio econmico a contratarem seus empregados mediante processo seletivo simplificado, observados os parmetros de mercado. c) publicidade obriga as entidades integrantes da Administrao direta e indireta a publicarem extrato dos contratos celebrados. d) legalidade determina que todos os atos praticados Administrao devem contar com autorizao legal especfica. pela

e) moralidade subsidirio ao princpio da legalidade, de forma que uma vez atendido este ltimo considera-se atendido tambm o primeiro. COMENTRIO. a) Errado. Com fundamento no princpio da supremacia do interesse pblico sobre o privado, a Administrao ir atuar com superioridade em relao aos demais interesses existentes na sociedade. Isso significa que ser estabelecida uma relao jurdica vertical entre o particular e a Administrao, j que esta se encontra em situao de superioridade. Apesar de tal supremacia, o interesse pblico no se sobrepe de forma absoluta ao interesse privado, pois o prprio texto constitucional assegura a necessidade de obedincia ao direito adquirido, ao ato jurdico perfeito e
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

59

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------coisa julgada (artigo 5, XXXVI). Ademais, eventuais restries aos direitos dos particulares somente podero ser estabelecidas mediante lei, observandose, assim, o princpio da legalidade. b) Errado. Nos termos do art. 37, II, da Constituio Federal, as empresas pblicas e sociedades de economia mista tambm esto obrigadas a realizar concursos pblicos para contratar os seus respectivos empregados, no sendo lcita a adoo de processo seletivo simplificado. c) Correto. Essa obrigatoriedade consta, por exemplo, no art. 20 do Decreto Federal n 3.555/2000 (que aprova o regulamento da modalidade licitatria Prego), ao dispor que a Unio publicar, no Dirio Oficial da Unio, o extrato dos contratos celebrados, no prazo de at vinte dias da data de sua assinatura, com indicao da modalidade de licitao e de seu nmero de referncia. d) Errado. Para a edio de atos administrativos no necessrio que exista autorizao legal especfica. Para observncia ao princpio da legalidade, suficiente que exista autorizao legislativa genrica, ainda que no apresente, detalhadamente, todas as caractersticas e condies do ato administrativo. e) Errado. O fato de ter sido respeitado o princpio da legalidade no significa que tambm foi atendido o princpio da moralidade, pois a lei pode ser imoral e a moral pode ultrapassar o mbito da lei. GABARITO: C.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

60

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------QUESTES PARA FIXAO DO CONTEDO 01. (FCC/Agente Tcnico Legislativo ALSP/2010) A respeito dos princpios da administrao pblica correto afirmar que a) se aplicam tambm s entidades integrantes da Administrao indireta, exceto quelas submetidas ao regime jurdico de direito privado. b) possuem uma ordem de prevalncia, situando-se em primeiro lugar os princpios da legalidade e da supremacia do interesse pblico sobre o privado. c) o princpio da eficincia com o advento da Emenda Constitucional no 19/98 ganhou acento constitucional, passando a sobrepor-se aos demais princpios gerais aplicveis Administrao. d) se aplicam, em igual medida e de acordo com as ponderaes determinadas pela situao concreta, a todas as entidades integrantes da Administrao direta e indireta. e) o princpio da moralidade considerado um princpio prevalente e a ele se subordinam o princpio da legalidade e o da eficincia. 02. (FCC/Tcnico Judicirio TRE AL/2010) Quando se afirma que o particular pode fazer tudo o que a lei no probe e que a Administrao s pode fazer o que a lei determina ou autoriza, estamos diante do princpio da a) legalidade. b) obrigatoriedade. c) moralidade. d) proporcionalidade. e) contradio. 03. (FCC/Procurador do Estado PGE AM/2010) Nos atos e processos administrativos, a publicidade a regra; o sigilo, a exceo. NO esto sujeitos proteo do sigilo a) os valores de remunerao dos cargos pblicos. b) os documentos fiscais do contribuinte, em processo de apurao de ilcitos administrativos. c) as informaes de pronturio mdico de servidor pblico. d) as propostas iniciais dos licitantes, no prego, at a abertura da sesso pblica da licitao.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

61

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------e) os dados de identificao funcional dos agentes da ABIN - Agncia Brasileira de Inteligncia. 04. (FCC/Tcnico Judicirio TRE AL/2010) A imposio de que o administrador e os agentes pblicos tenham sua atuao pautada pela celeridade, perfeio tcnica e economicidade traduz o dever de a) agir. b) moralidade. c) prestao de contas. d) eficincia. e) obedincia. 05. (FCC/Analista Judicirio TRE AL/2010) mencionado expressamente no "caput" do artigo 37 da Constituio Federal de 1988, o princpio da a) efetividade. b) eficincia. c) eficcia. d) proporcionalidade. e) razoabilidade. 06. (FCC/Analista Judicirio TRE AL/2010) A conformao dos atos da Administrao Pblica aos padres ticos dominantes na sociedade para a gesto dos bens e interesses pblicos, sob pena de invalidade jurdica, decorre da observncia ao princpio da a) responsabilidade administrativa. b) probidade. c) eficincia. d) moralidade. e) impessoalidade. 07. (FCC/Tcnico em Contabilidade TRE AM/2010) A propsito da atividade administrativa, considere: I. A administrao pblica tem natureza de mnus pblico para quem a exerce, isto , de encargo de defesa, conservao e aprimoramento dos bens, servios e interesses da coletividade.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

62

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------II. No desempenho dos encargos administrativos o agente do Poder Pblico tem liberdade de procurar qualquer objetivo, ou de dar fim diverso do previsto em lei, desde que atenda aos interesses do Governo. III. Dentre os princpios bsicos da Administrao no se incluem o da publicidade e o da eficincia. IV. O princpio da legalidade significa que o administrador pblico est, em toda a sua atividade funcional, sujeito a mandamentos da lei e s exigncias do bem comum. V. Enquanto no Direito Privado o poder de agir uma faculdade, no Direito Pblico uma imposio, um dever para o agente que o detm, traduzindo-se, portanto, num poder-dever. Est correto o que se afirma APENAS em a) I, II e III. b) I, IV e V. c) II, IV e V. d) III e IV. e) III e V. 08. (FCC/Tcnico Judicirio TRE AM/2010) A respeito dos princpios bsicos da Administrao, correto afirmar: a) Em razo do princpio da moralidade o administrador pblico deve exercer as suas atividades administrativas com presteza, perfeio e rendimento funcional. b) Os princpios da segurana jurdica e da supremacia do interesse pblico no esto expressamente previstos na Constituio Federal. c) A publicidade elemento formativo do ato e serve para convalidar ato praticado com irregularidade quanto origem. d) Por fora do princpio da publicidade todo e qualquer administrativo, sem exceo, deve ser publicado em jornal oficial. ato

e) O princpio da segurana jurdica permite a aplicao retroativa de nova interpretao de norma administrativa. 09. (FCC/Tcnico Judicirio TRE AM/2010) A exigncia de que o administrador pblico, no desempenho de suas atividades, deve atuar sempre com tica, honestidade e boa-f, refere-se ao dever de a) eficincia. b) moralidade. c) probidade.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

63

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------d) legalidade. e) discricionariedade 10. (Analista Judicirio/TRT 15 Regio 2009/FCC) Sobre os princpios da Administrao Pblica, correto afirmar: a) O art. 37 da Constituio Federal no taxativo, pois, outros princpios existem, previstos em leis esparsas, ou, mesmo, no expressamente contemplados no direito objetivo, aos quais se sujeita a Administrao Pblica. b) Segundo o princpio da legalidade, a Administrao pode fazer tudo o que a lei no probe. c) O princpio da especialidade concernente idia da centralizao administrativa. d) O princpio da autotutela significa o controle que a Administrao exerce sobre outra pessoa jurdica por ela mesma instituda. e) O princpio da continuidade do servio pblico a possibilidade de reeleio dos chefes do poder executivo.

GABARITO
01.D 09.C 02.A 10.A 03.A 04.D 05.B 06.D 07.B 08.B

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

64

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

LISTA DAS QUESTES QUE FORAM COMENTADAS 01. (FCC/Tcnico Judicirio TRE TO/2011) So princpios da Administrao Pblica, expressamente previstos no artigo 37, caput, da Constituio Federal, dentre outros, a) eficincia, razoabilidade e legalidade. b) motivao, moralidade e proporcionalidade. c) legalidade, moralidade e impessoalidade. d) publicidade, finalidade e legalidade. e) eficincia, razoabilidade e moralidade. 02. (FCC/Analista Judicirio TRE RN/2011) O princpio segundo o qual a Administrao Pblica Direta fiscaliza as atividades dos entes da Administrao Indireta denomina-se a) finalidade. b) controle. c) autotutela. d) supremacia do interesse pblico. e) legalidade. 03. (FCC/Analista Judicirio TRE AP/2011) O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito: Este princpio enuncia a ideia de que as competncias administrativas s podem ser validamente exercidas na extenso e intensidade correspondentes ao que seja realmente demandado para cumprimento da finalidade de interesse pblico a que esto atreladas. Trata-se do princpio da a) moralidade. b) eficincia. c) proporcionalidade. d) impessoalidade. e) legalidade. 04. (FCC/Procurador de Contas TCE AP/2010) O princpio constitucional da eficincia, que rege a Administrao Pblica, apresenta-se em
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

65

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------a) hierarquia superior aos demais princpios constitucionais, uma vez que deve nortear toda a atuao da Administrao Pblica. b) relao ao modo de estruturao da Administrao Pblica, uma vez que autoriza a derrogao do regime jurdico de direito pblico e a aplicao do direito privado quando este se mostrar financeiramente mais atrativo. c) mesmo nvel de hierarquia do princpio da supremacia do interesse pblico, eis que tambm possui prevalncia superior apriorstica. d) relao ao modo de organizar, estruturar e disciplinar a Administrao Pblica, no apenas em relao a atuao do agente pblico. e) nvel materialmente superior ao princpio da legalidade, uma vez que autoriza a Administrao Pblica a adotar medidas formalmente em desacordo com a lei em prol do aumento de produtividade e agilidade. 05. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 12 Regio/2010) O reconhecimento da validade de ato praticado por funcionrio irregularmente investido no cargo ou funo, sob o fundamento de que o ato pertence ao rgo e no ao agente pblico, decorre do princpio a) da especialidade. b) da moralidade. c) do controle ou tutela. d) da impessoalidade. e) da hierarquia. 06. (FCC/Tcnico Judicirio TRE AC/2010) Quando se fala em vedao de imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, est-se referindo ao princpio da a) legalidade. b) motivao. c) proporcionalidade. d) moralidade. e) impessoalidade. 07. (FCC/Analista Processual MPE SE/2010) Sobre o princpio da publicidade, correto afirmar:
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

66

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------a) A veiculao de notcias de atos da Administrao pela imprensa falada, escrita e televisivada atende ao princpio da publicidade. b) Se a lei no exigir a publicao em rgo oficial, a publicidade ter sido alcanada com a simples afixao do ato em quadro de editais, colocado em local de fcil acesso do rgo expedidor. c) As edies eletrnicas do Dirio Oficial da Unio so meramente informativas, no produzindo, em nenhuma hiptese, os mesmos efeitos que as edies impressas. d) A publicao de atos, contratos e outros instrumentos jurdicos, inclusive os normativos, pode ser resumida. e) A publicidade elemento formativo do ato administrativo. 08. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 9 Regio/2010) A administrao pblica brasileira, conforme o artigo 37 da Constituio Federal, obedece aos princpios da a) legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. b) legalidade, finalidade. impessoalidade, continuidade, indisponibilidade e

c) subsidiariedade, flexibilidade, participao cidad, publicidade e eficincia. d) moralidade, impessoalidade. flexibilidade, participao cidad, legalidade e

e) transparncia administrativa, eficincia e impessoalidade.

moralidade,

participao

cidad,

09. (FCC/Analista Judicirio TRT 22 Regio/2010) Sobre os princpios bsicos da Administrao Pblica, INCORRETO afirmar: a) O princpio da eficincia alcana apenas os servios pblicos prestados diretamente coletividade e impe que a execuo de tais servios seja realizada com presteza, perfeio e rendimento funcional. b) Em observncia ao princpio da impessoalidade, a Administrao no pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que sempre o interesse pblico que tem que nortear o seu comportamento. c) Embora no se identifique com a legalidade, pois a lei pode ser imoral e a moral pode ultrapassar o mbito da lei, a imoralidade administrativa produz efeitos jurdicos porque acarreta a invalidade do ato que pode ser decretada pela prpria Administrao ou pelo Judicirio.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

67

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------d) O princpio da segurana jurdica veda a aplicao retroativa de nova interpretao de lei no mbito da Administrao Pblica, preservando assim, situaes j reconhecidas e consolidadas na vigncia de orientao anterior. e) Em decorrncia do princpio da legalidade, a Administrao Pblica no pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados; para tanto, ela depende de lei. 10. (FCC/Analista Judicirio TRE RS/2010) Dentre os princpios bsicos da Administrao, NO se inclui o da a) celeridade da durao do processo. b) impessoalidade. c) segurana jurdica. d) razoabilidade. e) proporcionalidade. 11. (FCC/Analista Judicirio TRE AP/2011) A conduta do agente pblico que se vale da publicidade oficial para realizar promoo pessoal atenta contra os seguintes princpios da Administrao Pblica: a) razoabilidade e legalidade. b) eficincia e publicidade. c) publicidade e proporcionalidade. d) motivao e eficincia. e) impessoalidade e moralidade. 12. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 23 Regio/2011) O Jurista Celso Antnio Bandeira de Mello apresenta o seguinte conceito para um dos princpios bsicos da Administrao Pblica: De acordo com ele, a Administrao e seus agentes tm de atuar na conformidade de princpios ticos. (...) Compreendem-se em seu mbito, como evidente, os chamados princpios da lealdade e boa-f. Trata-se do princpio da a) motivao. b) eficincia. c) legalidade. d) razoabilidade.
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

68

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------e) moralidade. 13. (FCC/Tcnico Judicirio TRF 1 Regio/2011) Analise as seguintes proposies, extradas dos ensinamentos dos respectivos Juristas Jos dos Santos Carvalho Filho e Celso Antnio Bandeira de Mello: I. O ncleo desse princpio a procura de produtividade e economicidade e, o que mais importante, a exigncia de reduzir os desperdcios de dinheiro pblico, o que impe a execuo dos servios pblicos com presteza, perfeio e rendimento funcional. II. No texto constitucional h algumas referncias a aplicaes concretas deste princpio, como por exemplo, no art. 37, II, ao exigir que o ingresso no cargo, funo ou emprego pblico depende de concurso, exatamente para que todos possam disputar-lhes o acesso em plena igualdade. As assertivas I e II tratam, respectivamente, dos seguintes princpios da Administrao Pblica: a) moralidade e legalidade. b) eficincia e impessoalidade. c) legalidade e publicidade. d) eficincia e legalidade. e) legalidade e moralidade. 14. (FCC/Tcnico Judicirio TRF 1 Regio/2011) Carlos, auditor fiscal do tesouro nacional, ao preencher incorretamente documento de arrecadao do tesouro, causou prejuzo ao fisco na ordem de trinta reais. Tal fato acarretou sua demisso do servio pblico. Em razo disso, postulou no Judicirio a anulao da pena, o que foi acolhido pelos seguintes fundamentos: o servidor procurou regularizar o erro, buscando recolher aos cofres pblicos a quantia inferior recolhida; sua ficha funcional boa e no desabona sua atuao; a quantia inferior recolhida irrisria; a pena de demisso ato extremo que deve ser efetivado apenas em casos gravssimos. O exemplo citado refere-se ao restabelecimento dos princpios, que devem sempre nortear a atuao da Administrao Pblica: a) moralidade e impessoalidade. b) eficincia e motivao. c) motivao e moralidade. d) razoabilidade e proporcionalidade. e) probidade e eficincia.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

69

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------15. (FCC/Tcnico Judicirio TRT 22 Regio/2010) O princpio da administrao pblica que tem por fundamento que qualquer atividade de gesto pblica deve ser dirigida a todos os cidados, sem a determinao de pessoa ou discriminao de qualquer natureza, denomina-se a) Eficincia. b) Moralidade. c) Legalidade. d) Finalidade. e) Impessoalidade. 16. (FCC/Analista Judicirio TRT 8 Regio/2010) Agente pblico que, sendo competente e adotando regular processo disciplinar com direito ao contraditrio e ampla defesa, aplica sano administrativa de demisso a servidor que se ausentou do servio durante o expediente, sem autorizao do chefe imediato, infringe, dentre outros, o princpio da a) razoabilidade. b) supremacia do interesse pblico. c) motivao. d) impessoalidade. e) eficincia. 17. (FCC/Analista Judicirio TRE RS/2010) A publicidade, como um dos princpios bsicos da administrao, a) Deve ser observada em todo e qualquer ato administrativo, sem exceo. b) elemento formativo do ato. c) a divulgao oficial do ato para conhecimento publico e inicio de seus efeitos externos. d) obrigatria apenas para os rgos e administrao direta, sendo facultativa para as entidades da administrao indireta. e) Tambm pode ser usada para a promoo pessoal de autoridades ou servidores pblicos, salvo no perodo eleitoral. 18. (FCC/Defensor Pblico DPE SP/2010) A capacidade da Administrao Pblica de poder sanar os seus atos irregulares ou de
Prof. Fabiano Pereira www.pontodosconcursos.com.br

70

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

------------------------------------------------------------------------------------------------reexamin-los luz da convenincia e oportunidade, reconhecida nas Smulas 346 e 473 do Supremo Tribunal Federal, est em consonncia direta com o princpio da a) indisponibilidade do interesse pblico. b) segurana jurdica. c) autotutela. d) moralidade. e) autoexecutoriedade. 19. (FCC/Executivo Pblico Casa Civil/2010) O princpio ou regra da Administrao Pblica que determina que os atos realizados pela Administrao Pblica, ou por ela delegados, so imputveis no ao funcionrio que os pratica, mas ao rgo ou entidade administrativa em nome do qual age o funcionrio o da a) impessoalidade. b) indisponibilidade. c) legalidade. d) publicidade. e) moralidade. 20. (FCC/Analista em Planejamento SEFAZ SP/2010) A respeito dos princpios que regem a Administrao pblica, correto afirmar que o princpio da a) supremacia do interesse pblico sobre o privado autoriza a Administrao a impor restries aos direitos dos particulares, independentemente de lei. b) eficincia autoriza as sociedades de economia mista que atuam no domnio econmico a contratarem seus empregados mediante processo seletivo simplificado, observados os parmetros de mercado. c) publicidade obriga as entidades integrantes da Administrao direta e indireta a publicarem extrato dos contratos celebrados. d) legalidade determina que todos os atos praticados Administrao devem contar com autorizao legal especfica. pela

e) moralidade subsidirio ao princpio da legalidade, de forma que uma vez atendido este ltimo considera-se atendido tambm o primeiro.

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

71

CURSO COMPLETO DE DIREITO ADMINISTRATIVO (TEORIA E EXERCCIOS) DECIFRANDO A FUNDAO CARLOS CHAGAS

-------------------------------------------------------------------------------------------------

GABARITO
01.C 09.A 17.C 02.B 10.A 18.C 03.C 11.E 19.A 04.D 12.E 20.C 05.D 13.B 06.C 14.D 07.B 15.E 08.A 16.A

Prof. Fabiano Pereira

www.pontodosconcursos.com.br

72

Вам также может понравиться