Вы находитесь на странице: 1из 7

Diretoria de Cincias Exatas Laboratrio de Fsica

Roteiro 03

Fsica Geral e Experimental III 2012/1

Experimento: Dilatao Trmica de um Lquido

1. Dilatao Trmica de um Lquido Nesta tarefa ser abordado o seguinte assunto: Dilatao trmica de uma amostra lquida. Propagao de incerteza do resultado.

2. Objetivos do experimento: Identificar um lquido por meio de sua dilatao trmica. 3. Equipamentos utilizados: Picnmetro; Fonte de calor; Termmetro de mercrio (ou de lcool) graduado (de -10 C a 120 C); Balana digital de preciso; Becker com capacidade para 400 mL; Becker com capacidade para 100 mL; gua; Amostra lquida (lcool etlico).

4. Dilatao Trmica de um Lquido Quando um lquido aquecido ocorre a dilatao trmica de seu volume. observado que a dilatao V proporcional ao volume inicial do lquido V0 e sua variao de temperatura T. De forma geral podemos escrever:

2 3 2 3 V = V0 1+ T + T + T 3 27

( )

( )

onde (gama) o coeficiente de dilatao trmica volumtrica do material. Os termos que apresentam 2 e 3 so muito pequenos, comparados a , e podem ser desprezados. Assim a expresso aproximada para o volume total

V =V0 + V0 T

ou

V = V0 T

Assim, o coeficiente de dilatao volumtrica dado por

V V0 T

Quando o recipiente aquecido, ele tambm dilata, ento,

real = aparente + frasco

UNINOVE FGE III 2012-1

O coeficiente de dilatao aparente ( aparente ) aquele calculado a partir das medidas efetuadas (dilatao do lquido diferena de volumes entre o incio e o fim, volume inicial e variao de temperatura). O coeficiente de dilatao do frasco aquele determinado a partir das medidas do frasco (geralmente tabelado e depende do material em que o frasco constitudo). Para algumas substncias, o coeficiente de dilatao trmica s constante para um determinado intervalo de temperatura. A gua um bom exemplo desse comportamento. 5. Procedimento Experimental NOTA: As respostas parciais e finais devem ser acompanhadas das respectivas incertezas. Na figura 1 est ilustrado o dispositivo para o estudo da dilatao de um lquido.

Figura 1: Ilustrao do equipamento utilizado. 5.1. Medir a massa do picnmetro vazio (mp) com a balana digital;
mp = (______ ______) ____

5.2.

Preencher totalmente o picnmetro (V0) com a amostra do lquido e medir a massa (m0) da amostra lquida (obs. Lembre-se de subtrair a massa do picnmetro);

m0 = (______ ______) ____


5.3. Dada a densidade volumtrica do lquido ( lcool = 0,789 g/cm3), determinar o volume da amostra do lquido (V0) existente no picnmetro e sua incerteza.

m0 V0

V0 =

m0

V0 = (______ ______) ____

UNINOVE FGE III 2012-1

5.4.

Colocar o picnmetro com a amostra lquida em banho-maria dentro do becker, de capacidade mxima 400 mL, com aproximadamente 200 mL de gua. Aguardar que o sistema entre em equilbrio trmico e medir a temperatura inicial (Ti) do sistema;

Ti = (______ ______) ____


5.5. Com o auxlio da fonte de calor, aquecer o sistema at uma temperatura de aproximadamente 60 C. Observar atentamente o que ocorre com o lquido dentro do picnmetro durante esse processo de aquecimento e anotar a temperatura final (Tf) do sistema. Durante o aquecimento, evitar que o termmetro fique em contato com o fundo do becker.
Tf = (______ ______) ____

5.6.

Retirar o becker do aquecedor, aguardar o sistema resfriar um pouco. Retirar o picnmetro de dentro do becker, enxug-lo e medir a massa final do lquido dentro do picnmetro (mf);
mf = (______ ______) ____

5.7.

Determinar o volume final do lquido, a partir de sua densidade especfica, e a variao de volume:

Vf =

mf

Vf = (______ ______) ____

V = (______ ______) ____


Obs.: Cuidado com o valor de V. Nesse caso, V = Vi V f , pois o volume final menor do que o volume inicial, uma vez que o picnmetro perde parte de seu contedo durante o aquecimento. 6. Anlise dos Dados De acordo com os dados das medidas expressas na tabela 1: 6.1. Determinar o coeficiente de dilatao trmica volumtrica ( aparente ) aparente da amostra lquida. Utilize a seguinte aproximao: V = Vo t

UNINOVE FGE III 2012-1

6.2.

Considere o coeficiente de dilatao do material constituinte do picnmetro picnmetro = 9,6 106 C1 (considerar picnmetro = 0 ) e calcule o coeficiente de dilatao real do lquido estudado.

6.3.

No intervalo de temperatura considerado, comparar o valor determinado experimentalmente atravs do erro relativo percentual. Utilizar a tabela abaixo. Coeficientes de Dilatao Trmica Volumtrica (C-1) Substncia Ar 3,67 10 Acetona 1,5 10 lcool 1,1 10 gua (200C) 0,207 10 Mercrio 0,18 10

UNINOVE FGE III 2012-1

Diretoria de Cincias Exatas


Curso Unidade Professor Nome do experimento: Nome completo 1 Nome completo 2 Rubrica do Professor Turma Perodo Sala

Assinatura dos alunos

Data RA 1 RA 2 Nota

Objetivo (s): (Qual a finalidade do trabalho realizado?)

Anlise dos Dados e Resultados 1. Quais os dados relevantes do experimento (apresentar em uma tabela)?

Temperatura inicial ti (C)

Volume inicial Vo (cm3)

Temperatura final tf (C)

Volume final Vf (cm3)

Dilatao volumtrica V (cm3)

2. Qual a expresso matemtica para o clculo do coeficiente de dilatao volumtrica aparente da amostra?

3. Qual a expresso matemtica para o clculo da propagao de incerteza do coeficiente de dilatao volumtrica aparente da amostra?

UNINOVE FGE III 2012-1

4. Qual o valor do coeficiente de dilatao volumtrica do frasco (picnmetro), seguido de sua incerteza?

5. Qual a expresso matemtica para o clculo do coeficiente de dilatao volumtrica real da amostra?

6. Qual a expresso para o clculo da propagao de incerteza do coeficiente de dilatao volumtrica real da amostra?

7. Qual o valor do coeficiente de dilatao volumtrica real da amostra, seguida de sua incerteza?

8. Qual o valor terico (consultar tabela 6.3) que mais se aproxima do coeficiente de dilatao volumtrica real encontrado para a amostra?

9. Qual expresso utilizada para a comparao entre os valores terico e experimental?

10. Qual o valor do erro percentual entre os valores terico e experimental?

Concluso: (comentrios e avaliao dos resultados obtidos)

UNINOVE FGE III 2012-1

Вам также может понравиться