Вы находитесь на странице: 1из 9

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS FACULDADE DE LETRAS

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS LINGUSTICOS E LITERRIOS

FBULAS DE D. BENTA MONTEIRO LOBATO

MARAZA GOMES MEIRELES

Trabalho apresentado Faculdade de Letras da UFG como requisito de avaliao da disciplina optativa:

Literatura Infantil e Juvenil.

Orientao: Prof. Sueli Maria de Regino.

Goinia 2012.

FBULAS DE D. BENTA MONTEIRO LOBATO

MARAZA GOMES MEIRELES

Maraza Gomes MEIRELES Universidade Federal de Gois - GO


maraizameirelles@gmail.com

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIS. Goinia 2012.

Origem das Fbulas.

A fbula, gnero que surgiu no Oriente e foi introduzido no Ocidente por Esopo no sculo VI a.C., sendo mais tarde enriquecido estilisticamente por Fedro no sculo I d.C., caracterizada pela utilizao de animais como personagens, com o objetivo de transmitir moralidade. Ou seja, buscando valores universais, a fbula utiliza sentimentos, comportamentos e modos vaidade, mentira, cobia, poder, riqueza, astcia, gula, avareza etc. para alegoricamente mostrar os defeitos do homem em sociedade. Assim, o ensinamento pode ser assimilado pelo leitor, que, na maioria das vezes, absorve os valores morais institudos. O poeta grego Hesodo nivela ainos (fora mtica da fbula) ao mito, com o sentido de histria que encerra uma verdade. Em contrapartida, Teon, mestre reitor de uma academia grega do sculo II d.C., afirma ser fbula um discurso mentiroso que retrata uma verdade. Sculos mais tarde, Francisco Rodriguez Adrados apresenta a fbula sob uma ptica, ao consider-la uma verso popular, cmica e humorstica do mito, para o autor, a fbula um exemplo que mostra um acontecimento do passado como prottipo de algo que pode repetir-se em qualquer momento. O ensasta Emilio Palcios Fernndez fornece uma outra definio: Histria protagonizada por animais com uma finalidade moralizadora. Para Goldstein (2002), a fbula tradicional apresenta um relato direcionado a uma lio de conduta. Assim, as personagens servem ao mesmo tempo para divertir e educar. Alm de contar uma histria, a fbula tem a funo de apoiar um ensinamento e desse carter pedaggico resultam as partes da fbula: a histria e a moral que aparece no final, acentuando os significados do que foi narrado e direcionando sua interpretao. Pela mediao da moral, segundo Goldstein, passamos a ser ns as personagens, pois a ns que cabe agir corretamente. O autor brasileiro Monteiro Lobato define a importncia da fabula na infncia: As fbulas constituem um alimento espiritual correspondente ao leite na primeira infncia. Por intermdio delas a moral, que no outra coisa mais que a prpria sabedoria da vida acumulada na conscincia da humanidade, penetra na alma infante, conduzida pela loquacidade inventiva da imaginao. Esta boa fada mobiliza a natureza, d fala aos animais, s rvores, s guas e tece com esses elementos pequeninas tragdias donde resulte a moralidade, isto , a lio da vida. O maravilhoso o acar que disfara o

medicamento amargo e torna agradvel a sua ingesto. (LOBATO, 1921, s/p) O desejo em escrever fbulas. Antes mesmo da publicao de A menina do narizinho arrebitado, publicada em 1920, preocupado com a leitura destinada s crianas Lobato arquiteta uma inovao na literatura infantil no Brasil que demonstrada em sua correspondncia Godofredo Rangel datada de 1916: Ando com vrias idias. Uma: vestir nacional as velhas fabulas de Esopo e La Fontaine, tudo em prosa e mexendo nas moralidades. Coisa para crianas. Veio-me diante da ateno curiosa com que meus pequenos ouvem as fabulas que Purezinha lhes conta. Guardam-nas de memria e vo recont-las aos amigos sem, entretanto, prestarem nenhuma ateno moralidade, como natural. A moralidade nos fica no subconsciente para ir se revelando mais tarde, medida que progredimos em compreenso. Ora, um fabulrio nosso, com bichos daqui em vez dos exticos, se for feito com arte e talento dar coisa preciosa. As fabulas em portugus que conheo, em geral so tradues de La Fontaine, so pequenas moitas de amora do mato espinhentas e impenetrveis. Que que nossas crianas podem ler? No vejo nada. Fabulas assim seria um comeo de literatura que nos falta. Como tenho um certo jeito para impingir gato por lebre, isto , habilidade por talento, ando com idia de iniciar a coisa. tal pobreza e to besta a nossa literatura infantil, que nada acho para iniciao de meus filhos. (Lobato, 1972c, p. 2456).

Nestas palavras em sua carta Godofredo Rangel demonstra a ateno e o cuidado em dar s crianas uma leitura adequada, adaptada a sua capacidade de compreenso, que incentive o gosto pela leitura. Mais tarde, em 21 Lobato em A onda verde: jornalismo, livro publicado pela Editora Monteiro Lobato e Cia, a partir da recolha de artigos, ensaios e crnicas em jornais e revistas trata a questo da seleo de livros e a funo da leitura na escola:

O menino aprende a ler na escola e l em aula, fora, os horrorosos livros de leituras didticas que os industriais do gnero impingem nos governos. Coisas soporferas, leituras cvicas, fastidiosas patriotices. Tiradentes, bandeirantes, Henrique Dias etc. Aprende assim a detestar a ptria, sinnimo de seca, e a considerar a leitura como um instrumento de suplcio (Lobato, 1969, p. 84).

Como Loide Nascimento de Souza graduada e especialista em literatura e ensino pela Universidade Estadual de Maring, diz sobre o projeto fbulas de Lobato em Livro livro. Embora o livro de fabulas no tenha sido o primeiro da srie, a fabula faz parte do projeto inicial de Lobato para a literatura infantil brasileira. Em 13 de abril de 1919, envia alguns originais a Rangel e solicita que os avalie (livro livro, p.104): Tive a idia de um livrinho que vai para experincia do publico infantil escolar, que em matria fabulistica anda a nenhum. H umas fabulas de Joo Kopke, isto , insulsos e de no fcil compreenso por crebros ainda tenros. Fiz ento o que vai. Tomei de La Fontaine o enredo e vesti-o minha moda, ao sabor do meu capricho, crente como sou de que o capricho o melhor dos figurinos. a mim me parecem boas e bem ajustadas ao fim mas a coruja sempre acha lindos os filhotes. Quero de ti duas coisas: juzo sobre a adaptabilidade mente infantil e anotao dos defeitos de forma. (ibidem, p. 290). Em 1921 publicado o livro Fabulas de Narizinho com 29 fabulas e 76 pginas no numeradas, ilustraes de Voltolino e uma nota introdutria sem ttulo expondo a sua viso a sobre fabula. As fabulas de Lobato tiveram uma grande aceitao confirmando esse fenmeno j no ano seguinte em 22, Lobato amplia a obra que passa a chamar Fbulas, apresenta 77 textos, distribudos em 184 pginas. Em 1924 e 25 publica as 2 e 3 edies de Fbulas, como o mesmo nmero de textos, publicada pela Monteiro Lobato & Cia. e pela Companhia Grfico-Editora Monteiro Lobato. At a 7 edio, as fbulas de Lobato no apresentam um de seus traos mais caractersticos: o comentrio das personagens do Stio do Pica-pau Amarelo. A edio que traz pela primeira vez esses comentrios a 8, de 1943, com desenhos de K. Wiese.

A Cigarra e a Formiga. Comparando a fbula original de La Fontaine e a adaptao de Lobato. FBULA LXXXIV. A formiga e a cigarra. Em toda a bela estao uma formiga incansvel tinha levado para sua casa as mais abundantes provises: quando chegou o inverno, estava farta. Uma cigarra, que todo o vero levara a cantar, achouse ento na maior misria. Quase a morrer de fome, veio esta, de mos postas, suplicar formiga lhe emprestasse um pouco do que lhe sobrava, prometendo pagarlhe com o juro que quisesse. A formiga no de gnio emprestador; perguntoulhe, pois, o que fizera no vero que no se aprecatara. "No vero, cantei, o calor no me deixou trabalhar. Cantastes! tornou a formiga; pois agora danai." MORALIDADE. Trabalhemos para nos livrarmos do suplcio da cigarra, e no aturarmos os motejos das formigas.

A fbula de La Fontaine, composio em versos, traduzidos por Bocage, revela, atravs do esquema Situao/ Ao/Reao/Reao/Resultado, a postura valorizadora do trabalho e da produo capitalista e mercantilista do momento, uma vez que o trabalho dos operrios era de suma importncia para o crescimento das manufaturas no mundo de ento. O narrador, com uma viso depreciativa da cigarra penria extrema, a tagarela, narra a fala do inseto Rogou- lhe que lhe emprestasse/Pois tinha riqueza e brio/ Algum gro com que manter-se/T voltar o aceso estio - mas concede voz formiga que, em discurso direto, difunde os valores mais importantes do relato, ou seja, a moral da fbula: _ OH! bravo! torna a formiga Cantavas? Pois dana agora! Exalta como valor a avareza da formiga que nunca empresta, / Nunca d, por isso junta.

A cigarra e as formigas, de Monteiro Lobato que, j no ttulo, indicia novidades. Na adaptao de Lobato, alm do ttulo que j revela um desmonte do maniquesmo com que era vista a espcie em La Fontaine, a fbula dividida em duas partes: a primeira relata a participao da formiga boa e, a segunda, a da formiga m. Todavia, em ambas, deve-se ressaltar a figura do narrador do texto.

A voz narradora nas fbulas de Lobato a de Dona Benta que, como av das crianas, privilegia o contar fantasioso e ldico em detrimento da preocupao moralizadora como, alis, almejava Lobato. Ao iniciar o relato, focaliza tambm a cigarra, semelhana do que ocorre em La Fontaine, mas o faz com um olhar carinhoso e valorizador das peculiaridades do comportamento do inseto: Houve uma jovem cigarra que tinha o costume de chiar ao p do formigueiro. S parava quando cansadinha... (Lobato, 1970, p. 1). Comentrios do pessoal do stio: - Esta fabula est errada! gritou Narizinho. Vov nos leu aquele livro do Maeterlinck sobre a vida das formigas e l a gente v que as formigas so os nicos insetos caridosos que existem. Formiga m como essa nunca houve. Dona Benta explicou que as fabulas no eram lies de Histria Natural, mas moral. E tanto assim disse ela que nas fabulas os animais falam e na realidade eles no falam. - Isso no! protestou Emlia. No h animazinho, bicho, formiga ou pulga, que no fale. Ns que no entendemos as linguinhas deles. Dona Benta aceitou a objeo e disse: - Sim, mas nas fabulas os animais falam a nossa lingua e na realidade s falam as linguinhas deles. Est satisfeita? - Agora, sim! disse Emlia muito ganjenta com o triunfo. Conte outra. A coruja e a guia

... Neste conto evidente que o autor defendia o abrasileiramento da linguagem, por aproveitamento do que era mais corrente na modalidade oral.

A Importncia do narrador na obra.

Diferentemente de outras obras de Lobato, o livro Fbulas se inicia ex abrupto: ao abrilo, o leitor j se v diante da primeira fabula, A cigarra e as formigas que narrada por algum que ele teoricamente no sabe quem . Ele tambm no sabe onde e quando o episdio acontece. Somente nos comentrios ao final da fabula Dona Benta apresentada como narradora e neles o leitor pode encontrar indcios de tempo e de espao.

Concluso: Monteiro Lobato inova a literatura infantil principalmente valorizando a voz e a viso infantil: preocupando-se em despir a lngua dos rebuscamentos literrios; valorizao da linguagem afetiva e da sintaxe proposta pela oralidade; empregando uma linguagem infantil como recurso para suplantar a elegncia da frase literria; recuperando elementos e expresses da linguagem popular, no mbito do vocabulrio, propiciando a criao de um fabulrio nacional; enriquecendo o vocabulrio com a soma de expresses populares e neologismos, privilegiando, inclusive, a afetividade da mensagem incorporando onomatopias como recurso revelador da desconstruo lingstica do texto e valorizador da expressividade e, finalmente, pela inaugurao de nova relao com o leitor, transformando-o em interlocutor.

No plano ideolgico, o desejo renovador incita o senso crtico do leitor, levando-o a rejeitar idias pr-concebidas; propicia a discusso entre personagens adultas e crianas, permitindo o levantamento de problemas sociais, polticos, econmicos e culturais do pas; enfatiza, ao longo das obras, valores como verdade e liberdade; provoca, atravs da valorizao da liberdade e da verdade, o estabelecimento de uma nova moral, distinta daquela que caracteriza os contos clssicos; propicia a relativizao do maniquesmo advindo da moral absoluta; leva aceitao de uma moral pragmtica e racionalista e instaura, ao apontar erros s crianas para torn-los passveis de correo, uma moral de situao, alterando a viso tradicional de valores como liberdade e verdade.

Notei neste estudo uma questo fundamental no desejo de Lobato em escrever para crianas, alm de todas as inovaes nos campos literrios e pedaggicos. Lobato escreveu por amor aos seus filhos e aos filhos do Brasil. Colocando na educao infantil e nos pequenos da poca a f e a esperana de um pas sem tantas diferenas e tiranias.

Referncias Bibliogrficas:

LAJOLO, Marisa & ZILBERMAN, R. .Literatura Infantil Brasileira: histria e histrias. 5a ed., So Paulo: tica, 1991. LAJOLO, Marisa & CECCANTINI, Joo Lus(Orgs.). Monteiro Lobato, Livro Livro. 1 Reimp., So Paulo: UNESP, 2009. LOBATO, Monteiro. Fbulas. 4aed., So Paulo: Brasiliense, 1973, p.11-12. LOPES, Grasielly. Fbulas (1921) De Monteiro Lobato: Um Percurso Fabuloso. Dissertao, So Paulo: UNESP, 2006. LA FONTAINE. Fbulas. So Paulo: Edigraf, [19- -]. LOBATO, Jos Bento Monteiro. A onda verde. So Paulo: Brasiliense, 1969. MARTHA, Alice urea Penteado. Monteiro Lobato e a fbula vestida nacional, Mimesis, Bauru, v. 20, n. 2, 71-81, 1999.

Вам также может понравиться