Вы находитесь на странице: 1из 9

O QUE DIREITO DE IMAGEM Telma Garcia1

RESUMO

A mdia encontra-se no seu apogeu do desenvolvimento tecnolgico, com isso surge aos indivduos de uma sociedade a necessidade de resguardar alguns dos seus direitos bsicos, dentre eles sua imagem. Este trabalho visa demonstrar a importncia sobre o direito de imagem desde o seu conceito at as limitaes previstas. Pretende-se abordar tambm o uso indevido da imagem e analisar quando este direito postulado contraposto ao direito de informao, bem como a forma de precauo a ser tomada por profissionais que fazem da imagem sua forma de sobrevivncia.

PALAVRAS-CHAVE: IMAGEM, DIREITO E USO.

1.

INTRODUO

Com o desenvolvimento tecnolgico a mdia est cada vez mais em atividade, trazendo notcias, fotos e informaes em tempo real. Com isso surge a proteo estatal do direito de imagem, com o intuito de preservar as pessoas de uma determinada sociedade de ter suas imagens expostas ao pblico. Por este motivo esta pesquisa ser desenvolvida, de forma breve, em trs tpicos, alm da introduo e concluso. No primeiro tpico ser abordado o que direito de imagem e suas subdivises no campo do direito. No segundo tpico ser analisada a proteo que o ordenamento jurdico nos oferece. E por fim, o ltimo tpico analisa a possibilidade de uso indevido da imagem. Esta pesquisa se destina aos alunos do curso de fotografia, como forma de preveno sobre quais direitos devero respeitar para que a fotografia no perca sua essncia de mostrar o que h de belo do mundo.

Telma Garcia, acadmica da 9 fase do curso de Direito da Universidade do Sul de Santa Catarina.

2.

DIREITO DE IMAGEM

O Direito de imagem muito comentado atualmente, porm, poucos so os indivduos que sabem exatamente que se refere e quais so as protees destinadas para que este direito no lhe seja violado. Primeiramente h que se entender, o que de fato significa uma imagem, para depois adentrar no mrito sobre para que se destina a proteo jurdica deste instituto to precioso para que haja harmonia nas relaes sociais. A imagem entendida como sendo a representao, atravs de qualquer meio, de algo, ou alguma coisa pertencente a uma pessoa ou no. (MAZUCO, 2009, p.20) Assim, tendo em vista o conceito de imagem, fica mais fcil conceituar o Direito de Imagem, atentando-se ao fato de que este Direito surgiu para preservar a imagem de cada ser humano. O Autor Cavalieri Filho (2004, p.117, apud MAZUCO, 2009, p. 21) tambm conceitua o direito da imagem como um bem personalssimo, ou seja, que est presente nos direitos relativos pessoa humana:
[...] a imagem um bem personalssimo, emanao de uma pessoa, atravs da qual projeta-se, identifica-se e individualiza-se no meio social. o sinal sensvel da sua personalidade, destacvel do corpo e suscetvel de representao atravs de mltiplos processos, tais como pinturas, esculturas, desenhos, cartazes, fotografias, filmes.

Neste contexto, de acordo com Maria Helena Diniz (2008, p. 130) o direito de imagem a proteo estatal para que ningum veja sua efgie exposta em pblico ou mercantilizada sem seu consenso e o de no ter sua personalidade alterada material ou intelectualmente, causando dano sua reputao Portanto este direito, o qual se analisa neste trabalho, visa proteger a prpria imagem e a imagem das coisas prprias, alem do uso difuso da imagem2, em coisas, publicaes por qualquer meio tecnolgico de captao ou ainda, nos casos de haver excesso no uso da captao de imagem quando houver consentimento do seu titular. (DINIZ, 2008, p. 130). Sendo este direito subdivido em

Espalhar ou divulgar a imagem.

duas categorias, quais sejam, imagem-atributo3 ou imagem-retrato4, ambos protegidos pelo ordenamento jurdico brasileiro. O doutrinador COELHO (2003, p. 208) traz outra subdiviso, alm da fornecida acima, qual seja, o direito da imagem patrimonial, neste caso o titular do direito a pessoa famosa que usa sua imagem para sobreviver, ou seja, sua imagem agrega valor comercial. Entretanto, h que ressaltar que no existe o direito, de acordo com COELHO (2003, p. 207) quando as imagens forem usadas no atendimento s necessidades da administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, na divulgao de fatos de interesse jornalstico e nos eventos sociais tornados pblico pelo organizador. Para confirmar tal posicionamento doutrinrio, a jurisprudncia5 do Tribunal de Justia de Santa Catarina traz seu entendimento acerca do direito de imagem quando contraposto com o direito de informao, se manifestando neste caso em tela que dever prevalecer o direito pblico em prol do privado:

AGRAVO DE INSTRUMENTO. CONSTITUCIONAL E PROCESSUAL CIVIL. AO DE INDENIZAO POR DANOS MORAIS. PLEITO DE NO PUBLICAO. TUTELA ANTECIPADA INDEFERIDA NA ORIGEM. MATRIAS IMPRESSAS. ACIDENTE AREO. SUMIO DE JOIAS. AFASTAMENTO DE POLICIAL CIVIL. MERA NARRATIVA DE FATOS. APARENTE CONFLITO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS. LIVRE MANIFESTAO DO PENSAMENTO VERSUS DIREITO HONRA E IMAGEM. PONDERAO NO CASO CONCRETO. PREPONDERNCIA DAQUELE. PRESSUPOSTOS DO ART. 273 NO VERIFICADOS. DECISO MANTIDA. RECURSO DESPROVIDO. - Se o contedo das matrias jornalsticas veiculadas privilegia a narrao dos fatos, trazendo verses de todas as partes envolvidas, sem imputao de responsabilidade ou inteno difamatria ou injuriosa, verifica-se legtimo exerccio de direito constitucional. - Nesse cenrio, deve prevalecer a liberdade da empresa jornalstica de informar e o da sociedade de ser informada (em detrimento dos direitos individuais invocados), no se constatando, no caso especfico, ao menos com base nos elementos at o momento colacionados, a existncia de abuso que justifique o deferimento da tutela pretendida. (Agravo de Instrumento n. 2012.002818-4, de Laguna, rel. Des. Henry Petry Junior)

De acordo com FIUZA (2008, p. 29) o conjunto de caracteres ou qualidade cultivadas pela pessoa reconhecidos socialmente. 4 De acordo com FIUZA (2008, p. 29) a representao fsica da pessoa com um todo ou em partes separadas do corpo, desde que identificveis, implicando o reconhecimento de seu titular por meio de fotografia, escultura, desenho, pintura, interpretao, dramtica cinematogrfica, televiso, sites, etc., requer autorizao do retratado. 5 Julgados que demonstram o posicionamento de algum Tribunal de Justia ou Cortes Superiores.

No julgado analisado acima necessrio algumas concluses, o direito de informao, somente prevalecer sobre o direito individual de imagem quando a imagem for usada para noticiar algo, posto que nos casos em que a imagem de um determinado individuo utilizada para fins comerciais veemente o direito de indenizao. Concluindo o pensamento anterior, o direito de imagem pertence ao direito personalssimo por este motivo vedada a sua utilizao de maneira indevida, ou seja, sem que haja o consentimento do seu titular. (MAZUCO, 2009, p. 21 apud, RIBEIRO, 2004, p. 95). Pode se destacar acerca do consentimento de imagem uma

jurisprudncia do Tribunal de Justia de Santa Catarina, quando este rgo se manifestou entendendo que o uso do material fotogrfico com intuito econmico gera, sem prvia autorizao, o dever de indenizar, por isso conclui-se que o direito de imagem direito relativo pessoa 6, ou seja, sem autorizao do titular no dever haver a publicao de qualquer material que veicule sua imagem.

DIREITO CIVIL - OBRIGAES - RESPONSABILIDADE CIVIL VEICULAO DE FOTOGRAFIA EM PERIDICO - DANO IMAGEM PROCEDNCIA EM 1 GRAU - RECURSO PRINCIPAL DA R AUSNCIA DE DANO MORAL - AFASTAMENTO - INDEVIDA UTILIZAO DE IMAGEM - EXPLORAO ECONMICA DA FOTOGRAFIA - DEVER DE INDENIZAR MANTIDO - QUANTUM INDENIZATRIO EXCESSIVO ACOLHIMENTO - ADEQUAO AOS PRINCPIOS DA RAZOABILIDADE E DA PROPORCIONALIDADE - RECURSO PRINCIPAL PARCIALMENTE PROVIDO - APELO ADESIVO DO AUTOR - MAJORAO DO QUANTUM - INACOLHIMENTO - RECURSO ADESIVO DESPROVIDO - SENTENA REFORMADA NO QUANTUM. A utilizao de fotografia com intuito econmico e inserida em matria de contedo jornalstico, sem autorizao da pessoa fotografada, gera obrigao de indenizar. Reduz-se o valor fixado a ttulo de danos morais, quando inobservados os princpios da razoabilidade e da proporcionalidade, consubstanciados no fato de que o quantum no deve desvalorizar o bem jurdico protegido e no pode ensejar lucro vtima. (Apelao Cvel n. 2011.058052-6, de Blumenau, rel. Des. Monteiro Rocha)

Assim, como se pode perceber o direito de imagem inerente a toda pessoa, direito autnomo, pois no depende de sua vinculao a nenhum outro, e por este motivo dever ser velado pelo direito.

Pertencente ao Direito relativo

3.

FORMAS DE PROTEO FORNECIDA

O direito a imagem protegido pelo ordenamento jurdico brasileiro pois possui definio legal bem como proteo jurdica destinada. Contudo esta proteo encontra limites impostos, como mencionado anteriormente, nos casos em que h confronto do direito de imagem como o direito pblico. O Autor Coelho (2003, p. 206) se posiciona da seguinte maneira:

Como todo direito da personalidade, encontra limites na primazia de interesses de maior envergadura (difusos, coletivos ou pblicos). Desse modo, no h proteo imagem quando a exposio do retrato em qualquer suporte for necessria administrao da justia ou manuteno da ordem pblica. (COELHO, 2003, p. 206)

Na Constituio Federal/88 pode-se perceber que o direito imagem protegido atravs do art. 5, V e X:
Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes: [...] V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem; [...] X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao; (BRASIL, 1988).

O prprio texto constitucional traz a possibilidade de responsabilizao atravs de indenizao para danos causados imagem, da mesma forma que a legislao infraconstitucional, analisada atravs do Cdigo Civil em seu art. 20:
Art. 20. Salvo se autorizadas, ou se necessrias administrao da justia ou manuteno da ordem pblica, a divulgao de escritos, a transmisso da palavra, ou a publicao, a exposio ou a utilizao da imagem de uma pessoa podero ser proibidas, a seu requerimento e sem prejuzo da indenizao que couber, se lhe atingirem a honra, a boa fama ou a respeitabilidade, ou se se destinarem a fins comerciais. Pargrafo nico. Em se tratando de morto ou de ausente, so partes legtimas para requerer essa proteo o cnjuge, os ascendentes ou os descendentes. (BRASIL, 2002).

Para que haja a efetiva proteo atravs dos textos legais trazidos acima necessrio que seja possvel a identificao do titular do direito de forma imediata. (COELHO, 2003, p. 206). O ordenamento jurdico brasileiro, como demonstrado acima, prev proteo imagem, conforme foi extrado da Carta Magna e do Cdigo Civil Brasileiro, entretanto, este direito tambm est previsto em outros subsdios legais como a Smula 403, do STJ e tambm alvo de algumas Jornadas de Direito Civil.

4.

USO INDEVIDO DA IMAGEM

A veiculao da imagem de pessoas depender nica e exclusivamente do consentimento de seu titular, sendo que sem esse requisito estar-se- diante do uso indevido da imagem, salvo dos casos em que foi visto acima em que o direito de imagem fica contraposto com o direito de informao. H limites tambm para que o direito de informao no seja extrapolado, conforme se extrai do julgado em tela:

APELAES CVEIS. INDENIZAO POR DANOS MORAIS. LIBERDADE DE IMPRENSA. NOTCIA LANADA EM PERIDICO REGIONAL, A QUAL TRAZ AS INICIAIS DO AUTOR E NARRA FATO ACERCA DE INADIMPLNCIA DE CONDOMNIO E TENTATIVA DE RELIGAMENTO DE GS. INDENIZAO DEVIDA. POSSIBILIDADE DE IDENTIFICAO DO AUTOR DIANTE DA QUALIFICAO ESTAMPADA NO NOTICIOSO. FATO QUE CHEGOU AO SEU AMBIENTE DE TRABALHO. ALEGAO DE TER SIDO ALVO DE ESCRNIO E STIRA POR SEUS COLEGAS DE PROFISSO. ABUSO DE INFORMAO PERPETRADO PELA NOTA JORNALSTICA EM VIRTUDE DA IDENTIFICAO EXPLCITA DO AUTOR. DANO MORAL QUE NO SE ESTENDE SUA ESPOSA. QUANTUM MINORADO. DECISUM DESCONSTITUDO EM PARTE. RECURSO DOS AUTORES PUGNANDO PELA MAJORAO DA INDENIZAO FIXADA IMPROVIDO. RECLAMO DOS RUS CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO. "So devidos danos morais quando ocorre a veiculao de notcia grave envolvendo o nome de uma pessoa". (TJMG Ap. Civ. 3888475-11.2000.8.13.0000. Relator: Des.(a) FRANCISCO KUPIDLOWSKI. Data da Publicao: 16/04/2003) "A atividade jornalstica deve ser livre para informar a sociedade acerca de fatos cotidianos de interesse pblico, em observncia ao princpio constitucional do estado democrtico de direito; contudo, o direito de informao no absoluto, vedando-se a divulgao de notcias falaciosas, que exponham indevidamente a intimidade ou acarretem danos honra e imagem dos indivduos, em ofensa ao fundamento constitucional da dignidade da pessoa humana". (RESP n 818.764/ES, Rel. Ministro Jorge Scartezzini). (Apelao Cvel n. 2012.022543-4, de Tubaro, rel. Des. Saul Steil)

O advogado Nadruz (2012) traz ainda alguns aspectos relevantes acerca da limitao do direito de informao:
Essas limitaes fazem com que determinadas utilizaes da imagem no sejam ilcitas, mesmo que se realizem sem o consentimento do retratado, pois permitem a violao da imagem, colocando-a fora da proteo legal. Pode-se concluir, ento, que com exceo dessas possibilidades, qualquer outro uso da imagem alheia sem autorizao do titular constitui violao do direito imagem. Podemos classificar em violaes em trs tipos: 1) quanto ao consentimento: o indivduo tem a prpria imagem usada sem que tenha dado qualquer consentimento para tal; 2) quanto ao uso: o consentimento dado, mas o uso feito da imagem ultrapassa os limites da autorizao; 3) quanto ausncia de finalidades que justifiquem a exceo: o caso das fotografias de interesse pblico, ou de pessoas clebres, cujo uso leva inexistncia de finalidade que se exige para a limitao do direito da imagem. Acontece quando o uso dessas imagens no tem um carter cultural ou informativo. Todas essas formas de violao do direito prpria imagem importam em culpa indenizvel. Com a violao ao direito imagem, o corpo e as suas funes no sofrem alterao fsica, mas observa-se uma modificao de carter moral. A violao ainda mais agressiva, quando dentro de um contexto publicitrio, onde a fotografia identifica a pessoa ao produto, criando vnculo de associao de imediata e longa memria.

Para complementar FIUZA (2008, p. 32) acrescenta em sua obra:

A inviolabilidade da vida privada. O direito vida privada da pessoa contm interesses jurdicos, por isso seu titular pode impedir ou fazer cessar invaso em sua esfera intima, usando para sua defesa: mandado de injuno, habeas-data, habeas corpus, mandado de segurana, cautelares inominadas e ao de responsabilidade civil por dano moral e/ou patrimonial, variando caso a caso. (FIUZA, 2008, p. 32).

claro que neste artigo no h que se adentrar no mrito individual de cada ao citada acima, pois cada um dependeria de uma analise de caso concreto, mas vale ressaltar a importncia que a imagem tem para o Direito. E caso haja violao de um direito, desde que por uma ato que seja considerado ilcito, dever ser reparado o titular da imagem, por meio de reparao civil ou ainda pedido de indenizao por danos morais, desde que preenchidos os requisitos destas aes.

5.

CONCLUSO

Com este trabalho, pode se verificar algumas concluses preciosas sobre o direito de imagem, que entendido como a exteriorizao de uma proteo ao uso

da imagem, podendo esta ser a veiculao de algo ou alguma coisa, atravs de qualquer meio eletrnico, deste que haja seu prvio consentimento por parte do seu titular. Fez-se necessrio uma breve viagem aos textos constitucionais e infra constitucionais para poder entender at que ponto o ordenamento jurdico nos prev proteo e no que este falho. O que concluiu-se sobre este aspecto que a proteo acontece de forma ampla, ou seja, abrange todas as possibilidades de uso, sem deixar lacunas. Sobre a caracterizao do uso indevido da imagem percebeu-se no decorrer deste trabalho que este ato ilcito, ou seja, atos que o direito repudia e se previne fornecendo sano, devendo se ater ao fato da exceo que exercido por meio do direito de informao. Assim, o profissional que for divulgar a foto dever em todos os casos se precaver tendo sempre em mos o consentimento do titular do direito imagem, sem extrapolar os limites concedidos por este, para que assim, exera sua profisso sem incmodos.

REFERNCIAS

BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Braslia, DF: Senado Federal, 1988. ______. Lei n 10.406, de 10 de janeiro de 2002, Instituiu o Cdigo Civil. Braslia, DF, 2002. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/2002/ L10406.htm>. Acesso em: 29 mar. 2012. COELHO, Fbio Ulhoa. Curso de direito civil. So Paulo: Saraiva, 2003-2005 3 v. DINIZ, Maria Helena. Curso de direito civil brasileiro. 13. ed. rev. So Paulo: Saraiva, 2008. FIUZA, Ricardo Arnaldo Malheiros (Coord.). Novo cdigo civil comentado. So Paulo: Saraiva, 2008. MAZUCO, Marcello Pires; SOBIERAJSKI, Hernani Luiz UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA. Dano moral e a pessoa jurdica. 2009. Monografia (graduao em Direito) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Florianpolis, 2009. Disponvel em: <http://aplicacoes.unisul.br/pergamum/pdf/98252_Marcello.pdf>. Acesso em 28 jun. 2012.

NADRUZ, Aston Pereira. Direito imagem e suas limitaes. Disponvel em <http://depaulaenadruz.com.br/dpnz/?p=393>. Acesso em: 28 jun. 2012.

Вам также может понравиться