Вы находитесь на странице: 1из 2

Pr V Frum no Estado do Rio de Janeiro Centro de Convenes do Hotel Glria 17/09/2004.

GT Polticas Pblicas Propostas dos participantes:


Que sejam identificados no FNMA recursos especficos para a Educao Ambiental (EA) Educao Ambiental Formal: deve fazer parte do Projeto Poltico Pedaggico (PPP) de cada escola, para que possa se transformar em ferramenta para desenvolver a EA nas escolas baseada na Agenda 21 e PCNs. (Foi dado o exemplo de Paty do Alferes, onde a Secretaria Municipal de Meio Ambiente envolveu as escolas com a Agenda 21 e o PPP absorveu a EA, repercutindo em todas as escolas.) Em virtude das dificuldades das Secretarias Municipais de Educao e Meio Ambiente no saberem como conduzir a EA, recomenda-se que devem buscar as Universidades ou Faculdades Locais para instituir parcerias para apoiar as aes de EA. Os PCNs e a Agenda 21 devem ser (retomados) e considerados enquanto referncias para a EA. Promover a articulao da Secretaria de Estado de Educao e Secretarias Municipais de Educao para favorecer aes integradas em EA no mbito municipal. Considerando que as aes no mbito da EA promovidas pelas SMEs so desestruturadas, no implantam aes desta natureza, onde so confundidas campanhas com ao processual, recomenda-se que sejam envolvidas, em mbito estadual, a ANDIME e ANAMA, de modo a propiciar uma ao estruturada entre as Secretarias Municipais de Educao e Meio Ambiente, facilitando a instituio da EA na perspectiva da transversalidade. As listas de discusso das Redes de EA precisam oferecer mias dados e experincias para a realidade das cidades do interior. Que sejam retomadas as aes de EA Distncia oferecidas pelo MMA. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano deve reunir as Secretarias Municipais de Meio Ambiente, para a organizao de aes permanentes e de estmulo EA, proporcionando uma orientao articulada. Incluir nas recomendaes da REARJ as anlises feitas pela professora Vnia Morissy, representante da OAB-RJ (Comisso de Meio Ambiente)no CONEMA sobre o PRONEA e a Lei Estadual de EA. (A professora foi ouvida pela Mnica Arruda).

Em relao recomendaes dos participantes da 68 Reunio Ampliada do GIEA (08/09/04), os participantes foram divididos em 3 grupos para anlise e contribuies com o objetivo de encaminhamento de propostas do Estado do Rio de Janeiro. As principais contribuies so: (ateno: reproduzo o material digitado e distribudo aos participantes do GT por Rondon e Carmem Moura)

Observao: os Princpios, pgina 25 deveriam estar colocados antes das diretrizes -pgina 23

DIRETRIZES: Pgina 23: itens do 1 pargrafo. 3 Item: substituir todo o item, por Implementar efetivamente as polticas de formao inicial e continuada, em carter formal e no formal. 2 pargrafo: 4 linha. Acrescentar: ... setores sade e cultura ... Pgina 24 1 pargrafo 1 linha: retirar elementos e substituir por instrumentos. 4 pargrafo: retirar os nomes dos programas do Governo (como Fome Zero, Florestais) PRINCPIOS Pgina 25: Os princpios 3, 7, 9, 10 E 12 que esto na relao so diretrizes (pgina 23). Pgina 25: dos princpios que ficaram so sugeridas as correes: Do antigo 14, atual 9: retirar a expresso internas e externas. Do antigo 16, atual 11: acrescentar no incio o termo honestidade MISSO Pgina 27: substituir todo o texto por Estimular a internalizao, ampliao e aprofundamento da EA no pas, englobando todas as esferas de Governo, sistemas de ensino formal e no formal e todos os setores da sociedade, contribuindo para a construo de territrios sustentveis com pessoas conscientes e atuantes. Pgina 27: substituir o 5 objetivo por Contribuir para a internalizao da dimenso ambiental nos projetos de desenvolvimento e de melhoria da qualidade de vida, nas polticas e programas setoriais de todas as esferas de governo e, em todos os setores da sociedade. Incluir o 6 objetivo: Promover a interao das diferentes matrizes do conhecimento (saberes tradicionais/populares e tcnico-cientficos. Pgina 29 Pblicos: N. 2 substituir manejadores por gestores e manejadores de ... N. 3 substituir por educadores ambientais N. 5 separar: Tcnicos extensionistas (5) Agentes comunitrios (novo 6) Aps a ltima (10 antiga) acrescentar: profissionais de educao (que ser um novo, portanto 12) Pgina 29 Linhas de Ao 1 inverter a ordem: planejamento e gesto 2 substituir o arroba de educadores e colocar a letra e 3 substituir o termo por: divulgao sobre educao ambiental Acrescentar 6 pesquisa em educao ambiental

Вам также может понравиться