Вы находитесь на странице: 1из 6

ROSEMAR ARRAIS ALENCAR MENDES - rosimaralencar@hotmail.com SECADI - Curso de Educao Ambiental - CEA - Maranguape Fortaleza, Junho de 2012.

DESAFIO DOS RECURSOS HDRICOS NO CEAR


1. INTRODUO Mais do que uma necessidade a gua, um direito vida; os rios da regio nordeste, em destaque, o Estado do Cear, apresentam um nvel pluviomtrico inferior ao esperado, dificultando a situao do povo sertanejo, que sofre com a economia de subsistncia. Neste trabalho acadmico, trataremos dos diversos desafios da gesto hdrica, onde o governo federal, estadual, empresas privadas, e sociedade so convocados para um despertar coletivo. Ser mencionado, alguns rios e audes da regio, bem como, a polmica gerada pela transposio do rio So Francisco, de modo, suprir as necessidades da populao, que acabam privando ao uso da gua. O impacto ambiental foi analisado, como uma constante em nosso contexto histrico, levando em considerao que a escassez da gua algo vivenciado desde o perodo imperial, quando Pedro II, ordena a criao do primeiro aude na regio, outras iniciativas foram tomadas, por diversos governantes, com a finalidade de minimizar ou dizimar, essa terrvel situao da seca, mas as mesmas medidas interferem, em nossos ecossistemas, provocando srios problemas de ordem socioeconmica, ambiental e cultural. Espera-se despertar o leitor para um processo de conscientizao, reconhecendo os principais desafios da gesto integrada de recursos hdricos, bem como, analisar as condies do nosso semirido brasileiro, inserido na Regio Nordeste, criando mecanismos eficientes, que suplantem a escassez da gua, viabilizando uma melhor qualidade de vida para o povo, nos aspectos: socioeconmico, ambiental e cultural; e trazendo a tona, para uma viso crtica e participativa, sobre questes inerentes ao meio ambiente e o desenvolvimento sustentvel, estimulando modificaes em hbitos e costumes, gerando uma mentalidade, onde o direito de um, seja o privilgio de todos.

2.

A HIDROLOGIA DO ESTADO DO CEAR

Com um clima predominantemente semirido, marcado por secas peridicas, teve o primeiro grande impacto social ocorrido em nosso estado em 1877- 1879, com

uma grande seca, que assolou o povo nordestino. Para minimizar essa situao, Pedro ll, ordenou a construo do AUDE DE CEDRO, localizado a 175 km, da cidade de Fortaleza no municpio de Quixad, esse projeto teve incio em 1882, e o perodo entre o primeiro projeto e a inaugurao foi 25 anos aps. Podem ser destacados, alguns rios significativos de nosso Estado, tais como; JAGUARIBE, PACOTI, COREA, CHOR, PIRANGI, dentre outros. Alguns desses, considerados como rios intermitentes, levando em considerao sua baixa densidade, nos perodos de estiagens, e mesmos os rios perenes, incluindo o famoso So Francisco, tm se mostrado incapazes de atender quantitativamente a todos os usurios, ao longo de seu curso, durante ciclos hidrogrficos mais secos. Os problemas socioeconmicos e ambientais so constantes, devido ao crescimento populacional, atrelada a m distribuio de renda em nosso contexto histrico. Em 1987, foi criada a SECRETRIA DOS RECURSOS HDRICOS (SRH), com a finalidade de contribuir para que o governo atuasse ativamente no estabelecimento dos instrumentos tcnicos, jurdicos e institucionais, com a finalidade, da implementao de uma nova poltica de recursos hdricos, sendo elaborado, o PLANO ESTADUAL DE RECURSOS HDRICOS (PLANERH), entre os anos de 1988 e 1991. O primeiro grande PROGRAMA DE RECURSOS HDRICOS DE CEAR foi criado em 1993, em parceria com o Banco Mundial, para viabilizar a estruturao do sistema estadual de recursos hdricos, ampliando a infraestrutura, dando suporte ao abastecimento humano, com a criao de diversos audes, dos quais podemos citar o de CEDRO, ORS, CASTANHO, sendo esse ltimo, construdo sobre o leito do rio Jaguaribe, e sua barragem est localizada em JAGUARIBARA, embora atinja outros municpios, sua obra teve incio em 1995, durante o governo de Tasso Jereissati, sendo concluda em 23 de dezembro de 2002. importante salientar que vrias medidas foram tomadas em paralelo, tais como; perfuraes de poos, construes de cisternas, audes, e transposio do Rio So Francisco, que desviar o curso de gua do rio em Pernambuco para a Bahia, Rio Grande do Norte, e Cear, beneficiando aproximadamente doze milhes de pessoas com abastecimento de gua, aps a concluso de sua obra. Essa transposio teve incio em 2007, sendo avaliada em sete bilhes de Reais, uma verdadeira obra faranica.

TRANSPOSIO NO RIO SO FRANCISCO PARA O CEAR

Diante essa polmica social, criaram-se argumentos contrrios ou favorveis ao projeto, de um lado, o governo afirma que a Integrao do So Francisco a nica obra vivel, econmica e geograficamente, garantindo segurana hdrica da populao semirido, de outro, pesquisadores garantem que o montante investido pelo governo desperdcio de dinheiro pblico, segundo os mesmo, a soluo para o semirido, no estaria em obras caras, devido a esse tipo de iniciativa governamental, foi assinado por dezenas de entidades civis um manifesto ao Pas contra a transposio do Rio So Francisco, divulgado em novembro de 2004. Pesquisadores argumentam que o problema do nordeste no carncia de gua, mas a m gesto na distribuio e alegam que: so possveis diversas alternativas transposio, como integrao de reservatrios, gua represadas com adutoras, por meio de canalizao, assim como o reuso da mesma, construo de cisternas, utilizao das guas do subsolo, ou ainda, dessalinizao. Segundo informaes retiradas do site CONCINCIA, o Nordeste tem potencial de recursos hdricos para se abastecer, garante o engenheiro e estudioso de recursos hdricos, JOO SUASSUNA, da FUNDAO JOAQUIM NABUCO, no Recife (PE), a gua em audes atende o dobro da demanda atual. Atualmente, existem cerca de setenta mil reservatrios e quatrocentos audes pblicos que acumulam trinta e sete milhes de metros cbicos de gua, o maior volume de gua represado em regies semiridas do mundo; a maior represa do Nordeste tambm est localizada no Cear, o AUDE DE CASTANHO, com seis

milhes e setecentos mil metros cbicos de gua, que seria capaz de abastecer a grande Fortaleza, por vrias geraes.

AUDE DE CASTANHO

Outro aspecto a ser levado em considerao a questo cultural, pois, para todas as regies, seja das tradies Judaicas crists, seja das africanas ou orientais; a gua um fator de unificao da divindade; todas as regies pelas quais o rio passa, desde a nascente em Minas Gerais at a foz em Alagoas, so cercadas de celebraes, rituais e procisses. O que importante ressaltar nessa pesquisa que situaes que levaram a ocorrncias to impactantes, como as grandes obras na regio sejam no combate a secam ou de construo de hidroeltricas, sempre privilegiaram os interesses de grandes grupos econmicos e latifundirios, onde um dos caminhos para conter a deteorizao do rio explorar turisticamente a diversidade cultural da regio. Deve ser salientado, que preciso que as populaes das cidades, tomem conscincia de seu papel de cidadania, com uma viso mais crtica e participativa, no contexto social que estar inserida.

CONCLUSO

Devido aos fenmenos naturais, a questo climtica, e a falta de conscientizao na utilizao e preservao da gua, este trabalho exps medidas que interferiram de forma impactante na vida do povo Nordestino, com destaque, ao estado do Cear, ocasionando mudanas socioeconmica e cultural. Cabe ressaltar que durante todo nosso contexto histrico, o Cear tem passando por situaes adversas, referente ao processo de estiagem, onde os rios so intermitentes e as chuvas espordicas, ou seja, essa regio, sempre sofreu com a seca, precisando da interferncia de polticas pblicas, atravs de iniciativas, como: perfuraes de poos, construes de cisternas e audes, dentre outras. Tambm pode se destacar a inacabada transposio do Rio So Francisco, com bacias hidrogrficas do Nordeste Setentrional, esse projeto permeia de longas datas, pois, a seca uma questo que aflige o governo e a sociedade, por isso, esse debate sobre a transposio to antigo quanto polmico. De um lado o governo afirma que essa integrao seria favorvel as populaes atingidas com a escassez de gua, gerando emprego e renda, abastecendo mais de doze milhes de pessoas, sendo a nica obra vivel, econmica e geograficamente, garantindo a segurana hdrica da populao do semirido. Pesquisadores e estudiosos afirmam que, essa iniciativa seria um desperdcio do dinheiro pblico, onde, a sada no est em obras faranicas, mas sim, na conscientizao e multiplicao de pequenas obras, onde o sertanejo conhece melhor do que ningum. De que adianta mais um megaprojeto, se amanh essas guas, iro beneficiar basicamente grupos empresariais que recebem uma infraestrutura, totalmente preparada, pelo Estado custo zero. importante salientar, que haveria um maior xito social, se fosse investido parte desse dinheiro em pequenas propriedades e cooperativas, dando a comunidade simples do serto cearense, o direito a uma participao crtica, onde os mesmos pudessem trabalhar em algo, que sabem e gostam de fazer, garantindo uma economia favorvel, que no precisassem sair de suas terras, para superlotar as cidades, respeitando questes culturais, gerando emprego e renda, e contribuindo de forma significativa para uma economia de subsistncia, onde a preocupao maior fosse um desenvolvimento sustentvel.

Concluo essa pesquisa compartilhando a emisso de um vdeo, que foi sugerido como uma das referncias desse trabalho, com a bela msica do saudoso Luiz Gonzaga, (RIACHO DO NAVIO), onde o mesmo, retrata a vida pacata, saudvel e prazerosa do homem do campo, mostrando com certa saudade, que o progresso, e o desenvolvimento, voltado para um sistema capitalista, invadiu e transformou, atravs dessa mensagem potica de Luiz Gonzaga, existe um desabafo social, clamando para que a degradao no acontea desnecessariamente, que haja uma maior ateno a nossa me natureza, com seus lugares belssimos, encantadores, onde haja preservao e respeito ao curso natural dos rios e da vida, valorizando nossos ecossistemas. H uma discrio minuciosa de cada detalhe e originalidade das paisagens, em sua memria, de um tempo que com certeza ficou para trs. Preservar, utilizar de forma consciente, crtica e participativa, uma forma de educar para vida, em prol de um mundo mais equilibrado, onde haja direito de escolhas, onde o papel de cidadania seja mais, que um mito social, tendo uma viso crtica e participativa, no aceitando decises impostas, mas analisadas, debatidas, refletidas, sendo o homem protagonista de sua prpria histria.

BIBIOGRAFIA

CAMPOS, J. D. Desafios do Gerenciamento dos Recursos Hdricos nas Transferncias Naturais e Artificiais Envolvendo Mudana de Domnio Hdrico. Tese Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2005. (p. 188 217) Acessado em 09 de junho de 2012. [Link] CBHSF COMITE DA BAIA HIDROGRFICA DE SO FRANCISCO. Acessado em 11 de junho de 2012. [Link] CONCINCIA. Reportagem: Quais os impactos socioambientais da transposio do rio So Francisco?. Acessado em 10 de junho de 2012. [Link] CONCINCIA. Reportagem: Risco da Transposio. Acessado em 10 de junho de 2012. [Link] CPRM SERVIO GEOLGICO DO BRASIL. Atlas Digital dos Recursos Hdricos Subterrneos do Estado do Cear. Acessado em 09 de junho de 2012. [Link] GONZAGA, L. Letra da Msica Riacho do Navio. 1955 Acessado em 05 de junho de 2012. [Link] MORAIS, R. SUDENE: servio das oligarquias. Acessado em 10 de junho de 2012. [Link]

Вам также может понравиться