Вы находитесь на странице: 1из 2

CLASSIFICAO DOS DONS UM ESTUDO EM I CORNTIOS 12:1-11.

O profeta Joel fala sobre a descida do Esprito Santo e a manifestao dos dons espirituais sobre a Igreja.
E h de ser que, depois, derramarei o meu Esprito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizaro, os vossos velhos tero sonhos, os vossos mancebos tero vises. E tambm sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Esprito. Joel 2:28-29.

Esta palavra proftica cumpriu-se no dia de pentecostes e citada, literalmente, pelo apstolo Pedro, em seu discurso logo aps o cumprimento dessa profecia.
E de repente veio do cu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles lnguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Esprito Santo.... Atos 2:1-4a e Atos 2:16-18

Em I Corntios 12:1-11, encontramos nove dons distribudos em trs categorias, com trs dons cada uma: I - DONS DE REVELAO: Sabedoria, Cincia e Discernimento de espritos. II - DONS DE PODER: F, Cura e Operao de maravilhas. III - DONS DE INSPIRAO: Profecia, Lnguas e Interpretao. I - DONS DE REVELAO As revelaes vm diretamente do Esprito Santo ao esprito do homem, vivificado pelo Novo Nascimento. Estar em Cristo uma expresso muito usada nas Cartas Paulinas e significa nossa identificao com Deus pela comunho. A comunho o elo de ligao entre o Esprito de Deus e o nosso esprito. a certeza da nossa integrao com Deus.
Frutificando em toda a boa obra e crescendo no conhecimento de Deus e Crescei na graa e conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Efsios 1:17; Colossenses 1:9-10 e II Pedro 3:18.

A falta de sabedoria, de conhecimento e discernimento, pode levar uma pessoa e at uma Igreja inteira ao caos, confuso, quebra de confiana, entre as pessoas, criao de grupos independentes, ao desrespeito aos pastores e lderes, diviso.
... no cessamos de orar por vs, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da Sua vontade em toda a sabedoria e inteligncia espiritual. Colossenses 1:9.

O crente deve buscar o esprito de sabedoria e de revelao e tambm apurar sua inteligncia espiritual, a fim de conhecer a vontade de Deus e discernir entre o santo e o profano. Os dons de revelao so os mais silenciosos, de menos aparncia externa e requerem uma participao maior do homem. So tambm os mais fceis de serem manipulados, porque sua manifestao externa depende da honestidade e sinceridade da pessoa que os possui.

Os dons de poder operam o sobrenatural e no dependem da interferncia humana. Os dons de poder e inspirao, so os mais visveis, mas na prtica, todos possuem o mesmo valor. A revelao a descoberta do que est oculto, a manifestao de um mistrio e o esclarecimento daquilo que humanamente incompreensvel.
Como me foi este mistrio manifestado pela revelao como acima em pouco vos escrevi... e demonstrar a todos qual seja a dispensao do mistrio, que desde os sculos esteve oculto em Deus.... Efsios 3:3, 8 e 9.

O propsito das revelaes de Deus para a Igreja fazer notria Sua soberania, Seu governo e domnio, para que a Igreja cumpra a sua vontade e se submeta com temor. Joo 17:23 e Efsios 3:10. Os demnios imitam os dons do Esprito e tambm revelam coisas ocultas. As revelaes de fontes pags, funcionam somente a nvel mental, no podem atingir o esprito. Tais conhecimentos, descobertas, vises, profecias..., so temporais, limitados e direcionados s pessoas, tanto para o bem quanto para o mal.
Essa no a sabedoria que vem do alto, mas terrena, animal e diablica. Tiago 3:15. Ler I Corntios 3:18-23.

A maioria dos profetas pagos, desconhece a fonte de suas revelaes; outros sabem que no procedem de Deus, mas preferem escolher e receber o mal como se fosse o bem. Os profetas seculares so exaltados pelo cumprimento de muitas de suas profecias e, por mais honestos que sejam, sempre haver erros em suas previses.
... E, se disseres no teu corao: Como conheceremos a palavra que o Senhor no falou? Quando o tal profeta falar em nome do Senhor, e tal palavra no se cumprir, nem suceder assim, esta palavra que o Senhor no falou; com soberba a falou o tal profeta, no tenhas temor dele. Deuteronmio 18:20-22. Ler o confronto entre o profeta Jeremias com um falso profeta. Jeremias 28:1-17.

Os profetas bblicos conhecem a procedncia de suas revelaes, esto convictos da veracidade das palavras que proferem e no h erros em suas profecias. Geralmente, comeam a profecia designando a origem de suas revelaes, falando com firmeza e convico: E veio a mim a Palavra do Senhor; Assim diz o Senhor Jeov; E disse-me o Senhor; O Esprito do Senhor Jeov est sobre mim.
Deus de meus pais, eu te louvo e celebro porque me deste sabedoria e fora; e agora me fizeste saber o que te pedimos, porque nos fizeste saber este assunto do rei. Daniel 2:23.

Os dons de Revelao so os mais necessrios para a sobrevivncia da Igreja. Atravs desses dons que a Igreja descobre e proclama a Verdade dos tesouros da Palavra.

Вам также может понравиться