Вы находитесь на странице: 1из 152

Proteo de redes eltricas

Sepam srie 80
Instalao e operao
Manual de utilizao 2009

Instrues de segurana

Mensagens e smbolos de segurana


Leia atentamente estas instrues e examine o equipamento para familiarizar-se com o dispositivo antes de instalar, operar ou realizar servios de manuteno. As mensagens especiais abaixo podem aparecer na documentao ou no produto. Elas advertem de perigos potenciais ou chamam sua ateno sobre informaes que possam esclarecer ou simplificar um procedimento.

Risco de choques eltricos


A presena de um destes smbolos em uma etiqueta de segurana Danger (Perigo) ou Warning (Aviso) colada em um equipamento, indica que a existncia de risco de choques eltricos, podendo ocasionar morte ou leses corporais, se as instrues no forem respeitadas.

Smbolo ANSI

Smbolo IEC

Alerta de segurana
Este smbolo o smbolo de alerta de segurana. E serve para alertar o usurio sobre riscos de ferimentos s pessoas e convid-lo a consultar a documentao. Todas as instrues de segurana da documentao que possui este smbolo devem ser respeitadas, para evitar situaes que possam levar a ferimentos ou a morte.

Mensagens de segurana

PERIGO
PERIGO indica uma situao perigosa que provoca morte, ferimentos graves ou danos materiais.

AVISO
AVISO indica uma situao que apresenta riscos, que podem provocar a morte, ferimentos graves ou danos materiais.

ATENO
ATENO indica uma situao potencialmente perigosa e que pode causar leses corporais ou danos materiais.

Notas importantes
Reserva de responsabilidade
A manuteno do equipamento eltrico somente deve ser efetuado por pessoal qualificado. A Schneider Electric no assume qualquer responsabilidade por eventuais conseqncias decorrentes da utilizao desta documentao. Este documento no tem o objetivo de servir de guia para as pessoas sem formao.

Funcionamento do equipamento
O usurio tem a responsabilidade de verificar se as caractersticas nominais do equipamento convm sua aplicao. O usurio tem a responsabilidade de conhecer as instrues de operao e as instrues de instalao antes de colocar em operao ou realizar manuteno. O no respeito a estas exigncias pode afetar o bom funcionamento do equipamento e constituir em perigo s pessoas e aos bens.

Aterramento de proteo
O usurio responsvel pela conformidade de todas as normas e de todos os cdigos eltricos internacionais e nacionais em vigor relativos ao aterramento de proteo de qualquer dispositivo.

Sumrio geral

Instalao

1 2 3 4

Utilizao

Comissionamento

Manuteno

Instalao

Contedo

Instrues de segurana Antes de energizar Precaues Identificao do equipamento Lista de referncias Caractersticas tcnicas Caractersticas ambientais Unidade bsica Dimenses Montagem Conexo Conexo do Sepam B83 Conexo do Sepam C86 Conexo das entradas de corrente de fase Conexo das entradas de corrente residual Conexo das entradas de tenso dos canais principais Conexo das entradas de tenso dos canais adicionais para Sepam B83 Conexo da entrada de tenso de fase do canal adicional para Sepam B80 Funes disponveis segundo as entradas de tenso conectadas Transformadores de corrente 1 A / 5 A Sensores de corrente tipo LPCT Torides CSH120 e CSH200 Toride adaptador CSH30 Adaptador toroidal ACE990 Transformadores de tenso Mdulos de entradas/sadas MES120, MES120G, MES120H Apresentao Instalao Mdulos remotos 44 Mdulo sensores de temperatura MET148-2 Mdulo de sada analgica MSA141 Mdulo de IHM avanada remota DSM303 Mdulo de check de sincronismo MCS025 Guia de seleo dos acessrios de comunicao Ligao das interfaces de comunicao Interface de rede RS 485 de 2 fios ACE949-2 Servidor ECI850 para protocolo IEC 61850 Interface de rede RS 485 de 4 fios ACE959 Interface de fibra tica ACE937 Interfaces multiprotocolo ACE969TP-2 e ACE969FO-2 Conversor RS 232 / RS 485 ACE909-2 Conversor RS 485 / RS 485 ACE919CA e ACE919CC

4 4 5 6 8 11 12 13 13 14 15 17 18 19 21 23 24 25 26 27 30 33 35 37 39 41 41 42 45 47 49 51 55 56 57 58 62 63 64 69 71

Instalao

Instrues de segurana Antes de energizar

Esta pgina contm instrues de segurana importantes que devem ser rigorosamente seguidas antes de qualquer tentativa de instalao, reparos ou manuteno no equipamento eltrico. Leia atentamente as instrues de segurana descritas abaixo.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO, QUEIMADURAS OU EXPLOSO b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Antes de proceder s inspees visuais, testes ou intervenes de manuteno neste equipamento, desconecte todas as fontes de corrente e de tenso. Parta do princpio de que todos os circuitos esto energizados at que tenham sido completamente desenergizados, submetidos a testes e etiquetados. Tenha especial ateno ao projeto do circuito de alimentao. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Cuidado com perigos eventuais, utilize um equipamento protetor individual, inspecione cuidadosamente o local de trabalho para vericar a existncia de ferramentas e objetos esquecidos no interior do equipamento. b O bom funcionamento deste equipamento depende de manipulao, instalao e utilizao corretas. O no respeito s instrues bsicas de instalao pode ocasionar ferimentos, como tambm danos aos equipamentos eltricos ou qualquer outro bem. b A manipulao deste produto requer percia no campo da proteo de redes eltricas. Somente pessoas com estas competncias so autorizados a congurar e ajustar este produto. b Antes de proceder a teste de rigidez dieltrica ou a teste de isolamento na clula na qual ser instalado o Sepam, desconecte todos os os e cabos conectados ao Sepam. Os testes em tenso elevada podem danicar os componentes eletrnicos do Sepam. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

Instalao

Precaues

Recomendamos que sejam seguidas as instrues fornecidas neste documento para uma instalao rpida e correta de seu Sepam: b identificao do equipamento b montagem b conexes das entradas de corrente e tenso, sensores b conexo da alimentao b verificao antes da energizao.

Manuseio, transporte e armazenamento


Sepam em sua embalagem original Transporte: Sepam pode ser enviado para qualquer destino e por qualquer meio de transporte sem precaues adicionais. Manuseio: Sepam pode ser manipulado sem cuidado especial, podendo mesmo suportar uma queda da altura do peito de uma pessoa. Armazenamento: O Sepam pode ser armazenado em sua embalagem original em local apropriado durante muitos anos: b temperatura entre -25C e +70C b umidade y 90%. recomendado fazer uma verificao peridica anual do ambiente e do estado da embalagem do produto. Depois de retirar o Sepam de sua embalagem, deve ser energizado o mais rpido possvel. Sepam instalado em um cubculo Transporte: O Sepam pode ser transportado por todos os meios normais nas condies normais praticadas para os cubculos. Devem ser consideradas as condies de armazenamento para transporte de longa durao. Manuseio: Se o Sepam cair de um cubculo, verifique suas condies por inspeo visual e energize-o. Armazenamento: Manter a embalagem de proteo o maior tempo possvel. O Sepam, como qualquer componente eletrnico, no deve ser armazenado em local mido por um tempo superior a 1 ms. Deve ser energizado o mais rapidamente possvel. Se isto no for possvel, deve ser ativado sistema de aquecimento do cubculo.

Ambiente onde o Sepam est instalado


Funcionamento em atmosfera mida A temperatura e umidade relativa do ar devem ser compatveis com as caractersticas de suportabilidade ambiental da unidade. Se as condies de utilizao estiverem fora do normal, convm tomar as providncias necessrias, tais como a instalao de ar condicionado no local. Funcionamento em atmosfera poluda Uma atmosfera industrial contaminada pode provocar corroso de componentes eletrnicos (pela presena de cloro, cido fluordrico, enxofre, solventes...), neste caso, deve ser implementado algum tipo de controle ambiental (como instalar o produto em locais fechados e pressurizados com filtro de ar...). A influncia da corroso no Sepam foi testada segundo a norma IEC 60068-2-60. O Sepam possui certificao nvel C nas seguintes condies de teste: b teste 2 gs: 21 dias, 25C, 75% de umidade relativa, 0,5 ppm H2S, 1 ppm SO2 b teste 4 gs: 21 dias, 25C, 75% de umidade relativa, 0,01 ppm H2S, 0,2 ppm SO2, 0,2 ppm NO2, 0,01 ppm Cl2.

Instalao

Identificao do equipamento

Identificao da unidade bsica

Cada Sepam fornecido em embalagem que contm: b 1 unidade bsica Sepam srie 80, com um cartucho de memria e 2 conectores A e E parafusados b 1 bateria b 8 grampos de xao com mola b 1 etiqueta de identicao das borneiras b 2 chaves (somente para o Sepam com IHM mnemnica) b 1 encarte de Quick Start. Outros acessrios opcionais como mdulos, conectores de entrada de corrente e cabos so fornecidos em embalagens separadas. Para identificar um Sepam, necessrio verificar as 3 etiquetas visveis ao abrir a porta do painel frontal: b a etiqueta com a referncia da unidade bsica, colada atrs da porta do painel frontal:
N de srie N de referncia Descrio Referncia comercial Teste final: data e cdigo operador
59703

59703

b as 2 etiquetas coladas no cartucho:

b etiqueta com a referncia da aplicao do rel


Schneider Electric Brasil Ltda
Referncia comercial

59729HD24/250VCC
0725352

MODELO: TENSO:

S80 24/250 V CC
ADAPT. LOCAL: 0530 SEMANA: 6735 MONTADOR: 600369

Tipo de aplicao

891341

355668

Instalao

Identificao do equipamento

Identificao dos acessrios


Os acessrios como mdulos opcionais, conectores de corrente ou tenso e cabos de ligao so fornecidos em embalagens separadas, identificados por uma etiqueta. b Exemplo de etiqueta de identicao de um mdulo MSA141:

Instalao

Lista de referncias

Rels de Proteo digital Sepam 1000 Plus Srie 20 Bsico Avanado


Aplicao
Subestao Transformador Motor Barramento Srie 20 Avanado

Modelo
S20 S23 T20 T23 M20 B21 B22

Sem display
59620UX24/250VCC 59626UX24/250VCC 59621UX24/250VCC 59627UX24/250VCC 59622UX24/250VCC 59624UX24/250VCC 59625UX24/250VCC

Com display
59620UD24/250VCC 59626UD24/250VCC 59621UD24/250VCC 59627UD24/250VCC 59622UD24/250VCC 59624UD24/250VCC 59625UD24/250VCC

Srie 40
Aplicao
Subestao

Bsico
Modelo
S40 S41 S42 T40 T42 M41 G40

Avanado
Com display
59680MD24/250VCC 59681MD24/250VCC 59682MD24/250VCC 59683MD24/250VCC 59684MD24/250VCC 59685MD24/250VCC 59686MD24/250VCC

Sem display
59680MX24/250VCC 59681MX24/250VCC 59682MX24/250VCC 59683MX24/250VCC 59684MX24/250VCC 59685MX24/250VCC 59686MX24/250VCC

Transformador Motor Gerador Srie 40 Avanado

Srie 80
Aplicao
Subestao

Bsico
Model Sem display o

Avanado
Com display

Mnemnico
Com display

Srie 80 Avanado

S80 59729HX24/250VCC 59729HD24/250VCC 59729MM24/250VCC S81 59730HX24/250VCC 59730HD24/250VCC 59730MM24/250VCC S82 59731HX24/250VCC 59731HD24/250VCC 59731MM24/250VCC S84 59732HX24/250VCC 59732HD24/250VCC 59732MM24/250VCC Transformador T81 59733HX24/250VCC 59733HD24/250VCC 59733MM24/250VCC T82 59734HX24/250VCC 59734HD24/250VCC 59734MM24/250VCC T87 59735HX24/250VCC 59735HD24/250VCC 59735MM24/250VCC Motor M81 59736HX24/250VCC 59736HD24/250VCC 59736MM24/250VCC M87 59737HX24/250VCC 59737HD24/250VCC 59737MM24/250VCC M88 59738HX24/250VCC 59738HD24/250VCC 59738MM24/250VCC Gerador G82 59739HX24/250VCC 59739HD24/250VCC 59739MM24/250VCC G87 59741HX24/250VCC 59741HD24/250VCC 59741MM24/250VCC G88 59742HX24/250VCC 59742HD24/250VCC 59742MM24/250VCC Barramento B80 59743HX24/250VCC 59743HD24/250VCC 59743MM24/250VCC B83 59744HX24/250VCC 59744HD24/250VCC 59744MM24/250VCC Capacitor C86 59745HX24/250VCC 59745HD24/250VCC 59745MM24/250VCC Nota: As unidades Sepam 1000+ Srie 80 Bsica no possuem porta de comunicao frontal, devendo ser parametrizadas em sua primeira utilizao por uma IHM remota DSM303 (59608).

Srie 80 Mnemnico

Instalao

Lista de referncias

Mdulos de E/S
Para Sepam 1000 Plus Srie 20 e 40 Para Sepam 1000 Plus Srie 80

10 entradas, 4 sadas MES114 24-250 Vcc 10 entradas, 4 sadas MES114E 110-125 Vcc/Vca 10 entradas, 4 sadas MES114F 220-250 Vcc/Vca

59646 59651 59652

14 entradas, 6 sadas MES120 24-250 Vcc(1) 14 entradas, 6 sadas MES120G 220-250 Vcc(1) 14 entradas, 6 sadas MES120H 110-125 Vcc(1)

59715 59716 59722

Mdulos opcionais e cabos de ligaes


Mdulo de temperatura para Sepam Sries 20, 40 e 80 Mdulo de sada analgica para Sepam Sries 20, 40 e 80

8 sondas de temperatura

MET148-2

59641

1 sada analgica

MSA141

59647

Mdulo de Interface Homem-mquina Mdulos de sincronismo para para Sepam Sries 20, 40 e 80 Sepam Srie 80

IHM remota avanada DSM303

59608

Md. de sincronismo MCS025 (Ansi) com cabo CCA785 incluso(1)

59712

Cabo de ligao para Sepam Sries 20, 40 e 80

Acessrio para Sepam Sries 20 e 40

Para mdulo de sincronismo(1) Para mdulo remoto L = 0,6 m Para mdulo remoto L=2m Para mdulo remoto L=4m

CCA785 CCA770 CCA772 CCA774

59665 59660 59661 59662 Lacre de segurana(2) AMT852 59639

Trip capacitivo Sepam 20, 40, 80


Trip capacitivo

BRFRDC150 BRFRDC150

Acessrios de comunicao (Sries 20, 40 e 80)


Interfaces de comunicao Multiprotocolo (E-LAN - Modbus + S-LAN - Modbus, DNP3.0 ou IEC60870-5-103

Em par tranado RS485 Modbus a 2 fios

ACE969TP-2 59723

Em fibra tica

ACE969FO-2 59724

RS485 Modbus a 4 fios

Ligao a 2 fios ACE949-2 59642 Ligao a 4 fios ACE959 (1) Acessrios apenas para Srie 80. (2) No utilizar para Sepam Srie 80.

59643

Instalao

Lista das referncias

Acessrios de comunicao (Sries 20, 40 e 80)

Interfaces de comunicao RS485 Modbus de fibra tica

Cabo de ligao para mdulo de comunicao

Em fibra tica

ACE937

59644

L = 3 metros

CCA612

59663

Conversores de protocolos
Conversores de comunicao Conversor interface Gateways

RS485/RS232 Modbus

ACE909-2

59648

Ethernet (1 x RS485 -> TCP/IP) em IEC61850

ECI850

59653

Adaptador interface CA

RS485/RS485 Modbus CA

ACE919CA 59649

Ethernet (2 x RS485 -> TCP/IP) c/ servidor de webpage

EGX400

EGX400

Adaptador interface CC

RS485/RS485 Modbus CC

ACE919CC 59650

Torides homopolares
Sensores de corrente

Sensor de corrente residual 120 mm (1)

CSH120

59635-3

Sensor de corrente CSH200 residual 200 mm (1)

59636-3

Peas de reposio
Sensores
Conector de corrente CCA630 CT 1A/5A (sries 20, 40 e 80) Conector de corrente CCA634 CT com 4 entradas de 1A/5A (sries 20, 40 e 80) Conector de tenso CCT640 VT (sries 20, 40 e 80) 59630

Bornes de ligaes
Aliment./sadas, Sepam 1000+ sries 20, 40 e 80 Para entrada de tenso Sepam 1000+ srie 40 CCA620 59668

59629

CCA626

59656

59632

Sensores
Cabo de comunicao CCA783 c/ PC-> Sepam 1000+ (conexo serial) 59664

(1) Compatvel somente com o conector de corrente CC630.

10

Instalao

Caractersticas tcnicas

Peso
Unidade bsica
Peso mnimo (unidade bsica sem MES120) Peso mximo (unidade bsica com 3 MES120)

Unidade bsica com IHM avanada


2,4 kg 4,0 kg

Unidade bsica com IHM mnemnica


3,0 kg 4,6 kg

Entradas sensores
Entradas de corrente de fase
Impedncia de entrada Consumo Suportabilidade trmica permanente Sobrecarga 1 segundo

TC 1 A ou 5 A
< 0,02 < 0,02 VA (TC 1 A) < 0,5 VA (TC 5 A) 4 In 100 In

Entradas de tenso
Impedncia de entrada Consumo Suportabilidade trmica permanente Sobrecarga 1 segundo Isolao das entradas para outros grupos isolados

Fase
> 100 k < 0,015 VA (TP 100 V) 240 V 480 V Reforada

Residual
> 100 k < 0,015 VA (TP 100 V) 240 V 480 V Reforada

Sadas a rel
Sadas a rel de controle, contatos O1 a O4 e Ox01 (1)
Tenso CC CA (47,5 a 63 Hz) 24/48 V CC 127 V CC 8A 8A 8A/4A 0,7 A 6A/2A 0,5 A 4A/1A 0,2 A < 15 A durante 200 ms Reforada 220 V CC 8A 0,3 A 0,2 A 0,1 A 250 V CC 8A 0,2 A 100 a 240 V CA 8A 8A 5A

Corrente suportada continuamente Capacidade de interrupo Carga resistiva Carga L/R < 20 ms Carga L/R < 40 ms Carga resistiva Carga cos > 0,3 Capacidade de fechamento Isolao das sadas em relao aos outros grupos isolados

Sada a rel de sinalizao 05 e Ox02 a Ox06


Tenso CC CA (47,5 a 63 Hz) 24/48 V CC 2A 2A/1A 2A/1A Reforada 127 V CC 2A 0,6 A 0,5 A 220 V CC 2A 0,3 A 0,15 A 250 V CC 2A 0,2 A 100 a 240 V CA 2A 1A

Corrente suportada continuamente Capacidade de interrupo Carga resistiva Carga L/R < 20 ms Carga cos > 0,3 Isolao das entradas para outros grupos isolados

Alimentao
Tenso Consumo mximo Corrente de chamada Taxa de ondulao aceitvel Perda de tenso aceitvel 24 a 250 V CC < 16 W < 10 A 10 ms 12% 100 ms -20% / +10%

Bateria
Formato Garantia 1/2 AA de ltio 3,6 V 10 anos Sepam energizado 8 anos Sepam desenergizado (1) Sadas a rel conforme a norma C37.90 clusula 6.7, nvel 30 A, 200 ms, 2000 operaes.

11

Instalao

Caractersticas ambientais

Compatibilidade eletromagntica

Norma
IEC 60255-25 EN 55022 IEC 60255-25 EN 55022 IEC 60255-22-3 IEC 61000-4-3 ANSI C37.90.2 (1995) IEC 60255-22-2 ANSI C37.90.3 IEC 61000-4-8 IEC 60255-22-6 IEC 60255-22-4 IEC 61000-4-4 ANSI C37.90.1 IEC 60255-22-1 ANSI C37.90.1 IEC 61000-4-5 IEC 60255-11

Nvel / Classe
A A

Valor

Testes de emisso
Emisso de campos de distrbios Emisso de distrbios conduzidos

Testes de imunidade Distrbios irradiados


Imunidade aos campos irradiados III 10 V/m; 80 MHz - 1 GHz 10 V/m; 80 MHz - 2 GHz 35 V/m; 25 MHz - 1 GHz 8 kV ar; 6 kV contato 8 kV ar; 4 kV contato 30 A/m (permanente) - 300 A/m (1-3 s) 10 V 4 kV; 2,5 kHz / 2 kV; 5 kHz 4 kV; 2,5 kHz 4 kV; 2,5 kHz 2,5 kV MC; 1 kV MD 2,5 kV; 2,5 kV 2 kV MC; 1 kV MD 100% durante 100 ms

Descarga eletrosttica Imunidade aos campos magnticos na freqncia da rede

4 III AeB IV

Testes de imunidade Distrbios conduzidos


Imunidade aos distrbios de radiofreqncia conduzidos Transientes eltricos rpidos

Onda oscilatria amortecida a 1 MHz Ondas de impulso Interrupes de tenso

III

Robustez mecnica
Energizado
Vibraes Choques Abalos ssmicos

Norma
IEC 60255-21-1 IEC 60068-2-6 IEC 60255-21-2 IEC 60255-21-3

Nvel / Classe
2 Fc 2 2

Valor
1 Gn; 10 Hz - 150 Hz 2 Hz - 13,2 Hz; a = 1 mm 10 Gn / 11 ms 2 Gn horizontal 1 Gn vertical 2 Gn; 10 Hz - 150 Hz 27 Gn / 11 ms 20 Gn / 16 ms

Desenergizado
Vibraes Choques Trepidaes IEC 60255-21-1 IEC 60255-21-2 IEC 60255-21-2 2 2 2

Suportabilidade climtica
Em operao
Exposio ao frio Exposio ao calor seco Exposio contnua ao calor mido Nvoa salina Influncia da corroso/teste 2 gs Influncia da corroso/teste 4 gs

Norma
IEC 60068-2-1 IEC 60068-2-2 IEC 60068-2-78 IEC 60068-2-52 IEC 60068-2-60 IEC 60068-2-60

Nvel / Classe
Ad Bd Cab Kb/2

Valor
-25C +70C 10 dias; 93% UR; 40C 6 dias 21 dias; 75% UR; 25C; 0,5 ppm H2S; 1 ppm SO2 21 dias; 75% UR; 25C; 0,01 ppm H2S; 0,2 ppm SO2; 0,2 ppm NO2; 0,01 ppm Cl2 -25C a +70C; 5C/min -25C +70C 56 dias; 93% UR; 40C 6 dias; 95% UR; 55C

Na estocagem (3)
Variao de temperatura com taxa de variao especificada Exposio ao frio Exposio ao calor seco Exposio contnua ao calor mido IEC 60068-2-14 IEC 60068-2-1 IEC 60068-2-2 IEC 60068-2-78 IEC 60068-2-30 Nb Ab Bb Cab Db

Segurana
Testes de segurana do invlucro
Estanqueidade no painel frontal Suportabilidade ao fogo

Norma
IEC 60529 NEMA IEC 60695-2-11 IEC 60255-5 IEC 60255-5 ANSI C37.90

Nvel / Classe
IP52 Tipo 12

Valor
Outras faces IP20 650C com fio incandescente 5 kV (1) 2 kV 1 min (2) 1 kV 1 min (sada de sinalizao) 1,5 kV 1 min (sada de controle)

Testes de segurana eltrica


Onda de impulso 1,2/50 s Rigidez dieltrica na freqncia industrial

Certificao
Diretrizes europias: b 89/336/CEE Diretriz Compatibilidade Eletromagntica (CEM) v 92/31/CEE Emenda v 93/68/CEE Emenda b 73/23/CEE Diretriz Baixa Tenso v 93/68/CEE Emenda UL UL508 - CSA C22.2 n 14-95 Arquivo E212533 CSA CSA C22.2 n 14-95 / n 94-M91 / n 0.17-00 Arquivo 210625 (1) Exceto comunicao: 3 kV em modo comum e 1 kV em modo diferencial. (2) Exceto comunicao: 1 kVrms. (3) Sepam deve ser armazenado em sua embalagem original. e Norma harmonizada EN 50263

12

Instalao

Unidade bsica Dimenses

Dimenses

Sepam vista frontal.

Sepam com MES120 visto de perfil, embutido no painel frontal com grampos de fixao. Espessura da placa de montagem: entre 1,5 mm e 6 mm. Permetro livre para montagem e fiao Sepam.

Recorte.

Sepam com MES120 visto de cima, embutido no painel frontal com grampos de fixao. Espessura da placa de montagem: entre 1,5 mm e 6 mm.

ATENO
RISCO DE FERIMENTOS Apare as bordas do corte da placa para remover todas as rebarbas. O no respeito a esta instruo pode provocar ferimentos graves.

Montagem com placa de montagem AMT880

Sepam com MES120 visto de cima, montado com AMT880, com grampos de fixao. Espessura da placa de montagem: 3 mm.

Placa de montagem AMT880.

13

Instalao

Unidade bsica Montagem

Direo de montagem dos grampos de fixao


O sentido de montagem dos grampos depende da espessura da placa. Sentido de montagem a ser invertido entre os grampos superiores e os grampos inferiores.

Montagem embutida da unidade bsica


Sepam srie 80 fixado na placa atravs de 8 grampos. Para garantir a estanqueidade, a superfcie da placa de montagem deve ser plana e rgida.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

4x

CLIC !

5
4x

2 5 4

CLAC !

4x

4x

2
1 Pontos de fixao. 2 Grampos.

CLIC !

3 Acionamento. 4 Instalao. 5 Travamento. 6 Destravamento.

Colocao da etiqueta de identificao dos bornes


Para facilitar a instalao e a conexo do Sepam e dos mdulos de entradas / sadas MES120, fornecida com cada unidade bsica uma etiqueta autocolante que descreve a face traseira do Sepam e a atribuio dos bornes. Pode ser colada, por exemplo, na lateral do mdulo MES120 ou na lateral direita do Sepam.

Etiqueta de identificao dos bornes

14

Instalao

Unidade bsica Conexo

1 2 3 4 5

Unidade bsica. 8 pontos para 4 grampos de fixao. LED vermelho: Sepam indisponvel. LED verde: Sepam energizado. Junta de estanqueidade. b alimentao auxiliar 24 V CC a 250 V CC b 5 sadas a rel.

Descrio da face traseira

A Conector de 20 pontos de conexo de:

B1 Conector das 3 entradas de corrente de fase I1, I2,

I3.
B2 b Sepam T87, M87, M88, G87, G88:

conector das 3 entradas de corrente de fase I'1, I'2, I'3 b Sepam B83: conector de: v 3 entradas de tenso de fase V'1, V'2,V'3 v 1 entrada de tenso residual V0 b Sepam C86: conector das entradas de corrente de desbalano do capacitor.
C1 Porta de comunicao n 1. C2 Porta de comunicao n 2. D1 Porta de ligao n 1 com os mdulos remotos. D2 Porta de ligao n 2 com os mdulos remotos. E Conector de 20 pontos de conexo de:

b 3 entradas de tenso de fase V1, V2, V3 b 1 entrada de tenso residual V0 b 2 entradas de corrente residual I0, I'0.
F Porta de reserva.

H1 Conector do 1 mdulo de entradas/sadas MES120/MES120G/MES120H. H2 Conector do 2 mdulo de entradas/sadas MES120/MES120G/MES120H. H3 Conector do 3 mdulo de entradas/sadas MES120/MES120G/MES120H. t Terra funcional.

Caractersticas de conexo
Conector
A , E

Tipo
Agulha

Referncia
CCA620

Fiao
b sem terminal: v 1 o de seco 0,2 a 2,5 mm2 ou 2 os de seco de 0,2 a 1 mm2 v comprimento da parte desencapada: 8 a 10 mm b com terminal: v ao recomendada com terminal Schneider Electric: - DZ5CE015D para 1 fio de 1,5 mm2 - DZ5CE025D para 1 fio de 2,5 mm2 - AZ5DE010D para 2 fios de 1 mm2 v comprimento do tubo: 8,2 mm v comprimento da parte desencapada: 8 mm b conectores tipo olhal ou forquilha 6,35 mm b o de seco 0,2 a 2,5 mm2 b comprimento da parte desencapada: 6 mm b utilizar uma ferramenta adaptada para crimpar os conectores nos os b 2 conectores tipo olhal ou forquilha mx. por borne b torque de aperto: 0,7 a 1 Nm b o de seco de 1,5 a 6 mm2 b comprimento da parte desencapada: 6 mm b utilizar uma ferramenta adaptada para crimpar os conectores nos os b torque de aperto: 1,2 Nm Integrado ao sensor LPCT CCA612 CCA770: L = 0,6 m CCA772: L = 2 m CCA774: L = 4 m CCA785 para mdulo MCS025: L = 2 m Terminal de aterramento, conectar ao terra do cubculo b par tranado plano de cobre de seco u 9 mm2 b comprimento mx.: 300 mm

Olhal de 6,35 mm

CCA622

B1 , B2

Olhal de 4 mm

CCA630 ou CCA634, para conexo de TC 1 A ou 5 A

RJ45 C1 , C2 D1 , D2 RJ45 verde RJ45 preto

CCA671, para conexo de 3 sensores LPCT

Olhal Terra funcional

15

Instalao

Unidade bsica Conexo

1
CCA634

9 (1 A) 7 (5 A) 8

CCA634

9 (1 A) 7 (5 A) 8

I0 Terra funcional

Nota: Ver caractersticas de conexo na pgina 15.

ATENO
PERDA DE PROTEO OU RISCO DE DESLIGAMENTO INTEMPESTIVO Se o Sepam no estiver mais alimentado ou se estiver em posio de retaguarda, as funes de proteo no estaro mais ativas e todos os rels de sada do Sepam caro em repouso. Verique se o modo de operao e a ao do rel watchdog esto compatveis com sua instalao. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais e a desenergizao intempestiva da instalao eltrica.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento ao terra de proteo e ao terra funcional. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

16

Instalao

Unidade bsica Conexo do Sepam B83

1
CCA634

9 7 8

I0

Terra funcional

Conector
B1 B2

Tipo
Olhal de 4 mm Agulha Olhal

Referncia
CCA630 ou CCA634, para conexo de TC 1 A ou 5 A CCT640

Fiao
1,5 a 6 mm2 Fiao dos TPs: idntica fiao do CCA620 Fiao de aterramento: por terminal tipo olhal de 4 mm Terminal de aterramento, conectar ao terra do cubculo b par tranado plano de cobre de seco u 9 mm2 b comprimento mx.: 300 mm

Terra funcional Caractersticas de conexo dos conectores A , E , C1 , C2 , D1 , D2 : ver na pgina 15.

ATENO
PERDA DE PROTEO OU RISCO DE DESLIGAMENTO INTEMPESTIVO Se o Sepam no estiver mais alimentado ou se estiver em posio de retaguarda, as funes de proteo no estaro mais ativas e todos os rels de sada do Sepam caro em repouso. Verique se o modo de funcionamento e a ao do rel watchdog esto compatveis com sua instalao. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais e a desenergizao intempestiva da instalao eltrica.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento ao terra de proteo e ao terra funcional. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

17

Instalao

Unidade bsica Conexo do Sepam C86

Passo 1

Passo 2

Terra funcional Passo 3

CSH30 (Ligao Sepam - CSH30: 2 m mx.) TC 1 A: 2 voltas TC 2 A: 1 volta TC 5 A: 4 voltas

Passo 4

Conector
B1

Tipo
Olhal de 4 mm

Referncia

Fiao

CCA630 ou CCA634, para 1,5 a 6 mm2 conexo de TC 1 A ou 5 A RJ45 CCA671, para conexo Integrado ao sensor LPCT de 3 sensores LPCT Olhal de 4 mm CCA630 ou CCA634, para 1,5 a 6 mm2 B2 conexo de TC 1 A, 2 A ou 5 A Olhal Terminal de aterramento, conectar ao terra do cubculo b par tranado plano de cobre de seco u 9 mm2 Terra funcional b comprimento mx.: 300 mm Ligao dos conectores A , E , C1 , C2 , D1 , D2 : ver na pgina 15.

18

Instalao

Unidade bsica Conexo das entradas de corrente de fase

Alternativa n 1: medio das correntes de fase por 3 TCs 1 A ou 5 A (conexo padro)


CCA630/ CCA634

Descrio Conexo de 3 TCs 1 A ou 5 A no conector CCA630 ou CCA634. A medio das 3 correntes de fase permite calcular a corrente residual. Parmetros
Tipo de sensor Nmero de TCs Corrente nominal (In) TC 5 A ou TC 1 A I1, I2, I3 1 A a 6250 A

Alternativa n 2: medio das correntes de fase por 2 TCs 1 A ou 5 A


CCA630/ CCA634

Descrio Conexo de 2 TCs 1 A ou 5 A no conector CCA630 ou CCA634. A medio das correntes de fase 1 e 3 suficiente para assegurar todas as funes de proteo baseadas na corrente de fase. A corrente de fase I2 acessada somente pelas funes de medio, assumindo que I0 = 0. Esta montagem no permite calcular a corrente residual, nem a utilizao das protees diferenciais ANSI 87T e 87M nos Sepam T87, M87, M88, G87 e G88. Parmetros
Tipo de sensor Nmero de TCs Corrente nominal (In) TC 5 A ou TC 1 A I1, I3 1 A a 6250 A

19

Instalao

Unidade bsica Conexo das entradas de corrente de fase

Alternativa n 3: medio das correntes de fase por 3 sensores tipo LPCT

Descrio Conexo de 3 sensores tipo transdutor de corrente de baixa potncia (LPCT) no conector CCA671. A conexo de um ou dois sensores no permitida e coloca o Sepam em posio de falha. A medio das 3 correntes de fase permite calcular a corrente residual. No possvel utilizar sensores LPCT para as seguintes medies: b medio das correntes de fase para os Sepam T87, M88 e G88 com proteo diferencial transformador ANSI 87T (conectores B1 e B2 ) b medio das correntes de fase para o Sepam B83 (conector B1 ) b medio das correntes de desbalano para o Sepam C86 (conector B2 ). Parmetros
Tipo de sensor Nmero de TCs Corrente nominal (In) LPCT I1, I2, I3 25, 50, 100, 125, 133, 200, 250, 320, 400, 500, 630, 666, 1000, 1600, 2000 ou 3150 A Nota: o parmetro In deve ser ajustado 2 vezes: b parametrizao do software utilizando a IHM avanada ou o software SFT2841 b parametrizao do hardware utilizando microinterruptores no conector CCA671.

20

Instalao

Unidade bsica Conexo das entradas de corrente residual

Alternativa n 1: clculo da corrente residual por soma das 3 correntes de fase


Descrio A corrente residual obtida por soma vetorial das 3 correntes de fase I1, I2 e I3, medidas por 3 TCs 1 A ou 5 A ou por 3 sensores tipo LPCT. Ver esquemas de ligao das entradas de corrente. Parmetros
Corrente residual Soma 3 I Corrente residual nominal In0 = In, corrente primrio do TC Faixa de medio 0,01 a 40 In0 (mnimo 0,1 A)

Alternativa n 2: medio da corrente residual via toride CSH120 ou CSH200 (conexo padro)
Descrio Montagem recomendada para proteger redes com neutro isolado ou compensado, cujo objetivo detectar correntes de valores muito baixos. Parmetros
Corrente residual CSH nominal 2 A CSH nominal 20 A Corrente residual nominal In0 = 2 A In0 = 20 A Faixa de medio 0,1 a 40 A 0,2 a 400 A

Alternativa n 3: medio da corrente residual por TC 1 A ou 5 A e CCA634


Descrio Medio da corrente residual por TC 1 A ou 5 A. b Borne 7: TC 1 A b Borne 8: TC 5 A. Parmetros
Corrente residual TC 1 A TC 5 A Corrente residual nominal In0 = In, corrente primrio do TC In0 = In, corrente primrio do TC Faixa de medio 0,01 a 20 In0 (mnimo 0,1 A) 0,01 a 20 In0 (mnimo 0,1 A)

21

Instalao

Unidade bsica Conexo das entradas de corrente residual

Alternativa n 4: medio da corrente residual por TC 1 A ou 5 A e adaptador toroidal CSH30

Descrio O adaptador toroidal CSH30 permite conectar o Sepam ao TC 1 A ou 5 A utilizado para medir a corrente residual: b conexo do adaptador toroidal CSH30 no TC 1 A: dar 2 voltas no primrio do CSH conexo do adaptador toroidal CSH30 no TC 5 A : dar 4 voltas no primrio do CSH. Parmetros
Corrente residual TC 1 A TC 5 A TC 1 A: 2 voltas TC 4 A: 4 voltas Corrente residual nominal In0 = In, corrente primrio do TC In0 = In, corrente primrio do TC Faixa de medio 0,01 a 20 In0 (mnimo 0,1 A) 0,01 a 20 In0 (mnimo 0,1 A)

TC 1 A: 2 voltas TC 4 A: 4 voltas

Alternativa n 5: medio da corrente residual via toride com relao 1/n (n entre 50 e 1500)
Descrio O ACE990 serve de adaptador entre o toride de MT com relao 1/n (50 y n y 1500) e a entrada de corrente residual do Sepam. Esta montagem permite conservar os torides existentes na instalao.

Parmetros
Corrente residual Corrente residual nominal Faixa de medio 0,01 a 20 In0 (mnimo 0,1 A) ACE990 - faixa 1 In0 = Ik.n(1) (0,00578 y k y 0,04) 0,01 a 20 In0 (mnimo 0,1 A) ACE990 - faixa 2 In0 = Ik.n(1) (0,0578 y k y 0,26316) (1) n = nmero de espiras do toride k = coeficiente a determinar em funo da fiao do ACE990 e da faixa de configurao utilizada pelo Sepam.

22

Instalao

Unidade bsica Conexo das entradas de tenso dos canais principais


Outros esquemas de conexo das entradas de tenso de fase

Alternativa n 1: medio das 3 tenses fase-neutro (3 V, conexo padro)

Alternativa n 2: medio das 2 tenses fase-fase (2 U)

A medio das 3 tenses fase-neutro permite o clculo da tenso residual, V0.

Esta alternativa no permite o clculo da tenso residual.

Alternativa n 3: medio de 1 tenso fase-fase (1 U)

Alternativa n 4: medio de 1 tenso fase-neutro (1 V)

Esta alternativa no permite o clculo da tenso residual.

Esta alternativa no permite o clculo da tenso residual.

Outros esquemas de conexo da entrada de tenso residual


Alternativa n 5: medio da tenso residual V0 Alternativa n 6: medio da tenso residual Vnt no ponto neutro de um gerador

23

Instalao

Unidade bsica Conexo das entradas de tenso dos canais adicionais para Sepam B83
Outros esquemas de conexo das entradas de tenso de fase adicionais

Alternativa n 1: medio de 3 tenses fase-neutro (3 V, conexo padro)

Alternativa n 2: medio de 2 tenses fase-fase (2 U)

A medio das 3 tenses fase-neutro permite o clculo da tenso residual, V0.

Esta alternativa no permite o clculo da tenso residual.

Alternativa n 3: medio de 1 tenso fase-fase (1 U)

Alternativa n 4: medio de 1 tenso fase-neutro (1 V)

Esta alternativa no permite o clculo da tenso residual.

Esta alternativa no permite o clculo da tenso residual.

Conexo da entrada de tenso residual adicional


Alternativa n 5: medio da tenso residual V0

24

Instalao

Unidade bsica Conexo da entrada de tenso de fase do canal adicional para Sepam B80
Conexes para medir uma tenso adicional

Conexo a ser utilizada para medir: b 3 tenses fase-neutro V1, V2, V3 no barramento n 1 b 1 tenso fase-neutro adicional V1 (ou ento 1 tenso fase-fase adicional U21) no barramento n 2.

Conexo a ser utilizada para medir: b 2 tenses fase-fase U21, U32 e 1 tenso residual V0 no barramento n 1 b 1 tenso fase-fase adicional U21 (ou ento 1 tenso fase-neutro adicional V1) no barramento n 2.

25

Instalao

Unidade bsica Funes disponveis segundo as entradas de tenso conectadas


A disponibilidade de certas funes de proteo e medio depende das tenses de fase e residual medidas pelo Sepam. A tabela abaixo indica para cada funo de proteo e medio dependente das tenses medidas, as variantes de conexo das entradas de tenso para as quais so disponveis. Exemplo: A funo direcional de fuga a terra (ANSI 67N/67NC) utiliza a tenso residual V0 como grandeza de polarizao. Tornando-se assim operacional nos seguintes casos: b medio das 3 tenses fase-neutro e clculo V0 (3 V + V0, alternativa n 1) b medio da tenso residual V0 (alternativa n 5). As funes de proteo e medio que no aparecem na tabela abaixo so disponveis independentemente das tenses medidas.

Tenses de fase medidas (variante de conexo) Tenso residual medida (variante de conexo)
Protees dependentes das tenses medidas Direcional de sobrecorrente de fase 67 Direcional de fuga a terra 67N/67NC Direcional de sobrepotncia ativa 32P Direcional de sobrepotncia reativa 32Q Direcional de subpotncia ativa 37P Perda de excitao (subimpedncia) 40 Perda de sincronismo 78PS Sobrecorrente com restrio de tenso 50V/51V Subimpedncia 21B Energizao acidental 50/27 100% de fuga terra do estator 64G2/27TN Sobreexcitao (V/Hz) 24 Subtenso de seqncia positiva 27D Subtenso remanente 27R Subtenso (fase-fase ou fase-neutro) 27 Sobretenso (fase-fase ou fase-neutro) 59 Deslocamento de tenso de neutro 59N Sobretenso de seqncia negativa 47 Sobrefreqncia 81H Subfreqncia 81L Taxa de variao da freqncia 81R Medies dependentes das tenses medidas Tenso fase-fase U21, U32, U13 ou U21, U32, U13 Tenso fase-neutro V1, V2, V3 ou V1, V2, V3 b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b

3 V + V0 (var. 1) V0 Vnt (v. 5) (v. 6)


b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b

2U (var. 2) V0 Vnt (v. 5) (v. 6)


b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b

1U (var. 3) V0 Vnt (v. 5) (v. 6)

1V (var. 4) V0 Vnt (v. 5) (v. 6)

b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b v

b v v v v

b b b b b b b b

b v v v v v v v

b b b b b b b b

v v v v v v v v

v v v v v v v v

v v v v

b b v b v b b v

v v v v v v v v

b v U b b v U b b v U b b

b v U b v b v U b v

b v U b b v U b b v U b b b b v U b b v U b

b v b v

b v b v

b v b

U21, U21

U21

U21 V1, V1 V1, V1 b v V1

Tenso residual V0 ou V0 b v b v b b v Tenso no ponto neutro Vnt b b Tenso da 3 harmnica no ponto neutro ou residual b b Tenso seq. positiva Vd ou Vd / tenso seq. negativa Vi ou Vi b v b v b b v b v b Freqncia b v b v b v b v b v b v Potncia ativa / reativa / aparente: P, Q, S b b b b b b Demanda de potncia PM, QM b b b b b b b (1) b (1) b (1) Potncia ativa / reativa / aparente por fase: b (1) P1/P2/P3, Q1/Q2/Q3, S1/S2/S3 Fator de potncia b b b b b b Energia ativa e reativa calculada (W.h, var.h) b b b b b b Taxa de distoro harmnica total, tenso Uthd b b b b b b Defasagem angular 0, 0 b b b b Defasagem angular 1, 2, 3 b b b b b b Impedncia aparente de seqncia positiva Zd b b b b b b Impedncias aparentes entre fases Z21, Z32, Z13 b b b b b b b Funo disponvel nos canais de tenso principais. v Funo disponvel nos canais de tenso adicionais do Sepam B83. U Funo disponvel no canal de tenso adicional do Sepam B80, segundo a natureza da tenso medida. (1) Se medio das 3 correntes de fase.

b v b b b v U b v b b b b b v b b

b b b v U b v b v

P1/ P1/ P1/ Q1/S1 Q1/S1 Q1/S1 b b b b b b b b b b b

26

Instalao

Transformadores de corrente 1A/5A

Funo
O Sepam pode ser conectado em todos os transformadores de corrente 1 A ou 5 A padres.

Dimensionamento dos transformadores de corrente


Os transformadores de corrente devem ser dimensionados de maneira a no serem saturados para os valores de corrente para os quais a preciso necessria (com um mnimo de 5 In).

Para as protees de sobrecorrente


b com tempo denido: a corrente de saturao deve ser superior a 1,5 vezes o valor de ajuste b com tempo inverso: a corrente de saturao deve ser superior a 1,5 vezes o maior valor til da curva. Soluo prtica na ausncia de informao sobre os ajustes
Corrente nominal secundrio in 1A 5A Potncia de preciso 2,5 VA 7,5 VA Classe de preciso 5P 20 5P 20 Resistncia secundrio TC RCT <3 < 0,2 Resistncia de fiao Rf < 0,075 < 0,075

Para as protees diferenciais


Proteo diferencial transformador e moto-transformador (ANSI 87T) As correntes primrias dos transformadores de corrente de fase devem respeitar a seguinte regra: S S b para o enrolamento 1: 0,1 x -------------------------- y In y 2,5 x -------------------------Un1 x 3 Un1 x 3 S S b para o enrolamento 2: 0,1 x -------------------------- y I n y 2,5 x -------------------------Un2 x 3 Un2 x 3 S a potncia nominal do transformador. In e In so respectivamente as correntes primrias dos transformadores de corrente de fase dos enrolamentos 1 e 2. Un1 e Un2 so respectivamente as tenses dos enrolamentos 1 e 2. Iinr Se a corrente de pico de ativao do transformador ( ^ ) for inferior a 6,7 x 2 x In, os transformadores de corrente devem ser: b do tipo 5P20, com potncia de preciso VACT u Rw.in2 b ou denidos por uma tenso de arco Vk u (RCT + Rw).20.in. Iinr Se a corrente de pico de ativao do transformador ( ^ ) for superior a 6,7 x 2 x In, os transformadores de corrente devem ser: Iinr b do tipo 5P, com fator limite de preciso FLP u 3. --------------- e potncia de preciso 2.In VACT u Rw.in2 Iinr b denidos por uma tenso de arco Vk u ( R CT + Rw ).3. --------------- .in. 2.In As frmulas so aplicadas aos transformadores de corrente de fase dos enrolamentos 1 e 2. In e in so respectivamente as correntes nominais primria e secundria do transformador de corrente (TC). RCT a resistncia interna do TC. Rw a resistncia da fiao e da carga do TC. Diferencial da mquina (ANSI 87M) Os transformadores de corrente devem ser: b do tipo 5P20, com uma potncia de preciso VACT u Rw.in2 b ou denidos por uma tenso de arco Vk u (RCT + Rw).20.in. As frmulas so aplicadas aos transformadores de corrente de fase colocados de um lado e outro da mquina. in a corrente nominal secundria do transformador de corrente (TC). RCT a resistncia interna do TC. Rw a resistncia da fiao e da carga do TC.

27

Instalao

Transformadores de corrente 1A/5A

Proteo diferencial de fuga a terra restrita (ANSI 64REF) b a corrente primria do transformador de corrente com ponto neutro utilizada deve respeitar a seguinte regra: 0,1 In y corrente primria do TC com ponto neutro y 2 In com In = corrente primria dos TC de fase do mesmo enrolamento. Os transformadores de corrente devem ser: I3P I1P b do tipo 5P, com um fator limite de preciso FLP u max 20 ;1,6 ------- ;2, 4 ------- e uma In In 2 potncia de preciso VACT u Rw.in I3P I1P b ou denidos por uma tenso de arco Vk u (RCT + Rw).max 20 ;1,6 ------- ;2, 4 ------- .in. In In As frmulas so aplicada aos transformadores de corrente de fase e ao transformador de corrente com ponto neutro. in a corrente nominal secundria do transformador de corrente (TC). RCT a resistncia interna do TC. Rw a resistncia da fiao e da carga do TC. I3P o valor mximo da corrente de curto-circuito trifsica. I1P o valor mximo da corrente de curto-circuito a terra.

Conector CCA630/CCA634
Funo
A conexo de transformadores de corrente 1 A ou 5 A feita no conector CCA630 ou CCA634 montado no painel traseiro do Sepam: b o conector CCA630 permite a conexo de 3 transformadores de corrente de fase ao Sepam b o conector CCA634 permite a conexo de 3 transformadores de corrente de fase e de um transformador de corrente residual ao Sepam. Os conectores CCA630 e CCA634 contm adaptadores toroidais com primrio passante, que realizam a adaptao e a isolao entre os circuitos 1 A ou 5 A e o Sepam para a medio das correntes de fase e residual. Estes conectores podem ser desconectados energizados, pois sua desconexo no abre o circuito do secundrio dos TCs.

CCA634

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Para desconectar as entradas de corrente do Sepam, retire o conector CCA630 ou CCA634 sem desconectar seus os. Os conectores CCA630 e CCA634 asseguram a continuidade dos circuitos secundrios dos transformadores de corrente. b Antes de desconectar os os ligados ao conector CCA630 ou CCA634, faa um bypass dos circuitos secundrios dos transformadores de corrente. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves.

28

Instalao

Transformadores de corrente 1A/5A

Conexo e montagem do conector CCA630


1. Abra as 2 protees laterais para acessar os terminais de conexo. Estas protees podem ser retiradas, se necessrio, para facilitar a ao. Se forem removidas, recoloc-las no lugar aps a ao. 2. Retire o jumper, se necessrio. Este jumper liga os terminais 1, 2 e 3. Este jumper fornecido com o CCA630. 3. Conecte os cabos utilizando os conectores tipo olhal de 4 mm e verique o aperto dos 6 parafusos para assegurar o fechamento dos circuitos secundrios dos TCs. O conector admite cabos de seco 1,5 a 6 mm2. 4. Feche as protees laterais. 5. Posicione o conector no plugue SUB-D 9 pinos do painel traseiro (Item B ). 6. Aperte os 2 parafusos de xao do conector no painel traseiro do Sepam.

Conexo e montagem do conector CCA634


1. Abra as 2 protees laterais para acessar os terminais de conexo. Estas protees podem ser retiradas, se necessrio, para facilitar a ao. Se for o caso, recoloque-as no lugar aps a ao. 2. Em funo da ao desejada, retire ou inverta o jumper. Este jumper permite ligar os terminais 1, 2 e 3 ou os terminais 1, 2, 3 e 9 (ver gura ao lado). 3. Utilize os terminais 7 (1 A) ou 8 (5 A) para a medio da corrente residual em funo do secundrio do TC. 4. Conecte os cabos utilizando os conectores tipo olhal de 4 mm e verique o aperto dos 6 parafusos para assegurar o fechamento dos circuitos secundrios dos TCs. O conector admite cabos de seco 1,5 a 6 mm2. A sada dos cabos feita somente pela parte inferior. 5. Feche as protees laterais. 6. Insira os pinos do conector nos slots da unidade bsica. 7. Encoste o conector para encaix-lo no conector SUB-D 9 pinos (princpio similar ao dos mdulos MES). 8. Aperte os parafusos de xao.
Ponte dos terminais 1, 2, 3 e 9 Ponte dos terminais 1, 2 e 3

ATENO
RISCO DE MAU FUNCIONAMENTO b No utilize simultaneamente um CCA634 em um conector B1 e a entrada de corrente residual I0 do conector E (terminais 14 e 15). Um CCA634 no conector B1, mesmo no conectado a um sensor, provoca distrbios na entrada I0 do conector E. b No utilize simultaneamente um CCA634 em um conector B2 e a entrada de corrente residual I0 do conector E (terminais 17 e 18). Um CCA634 no conector B2, mesmo no conectado a um sensor, provoca distrbios na entrada I'0 do conector E. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais.

29

Instalao

Sensores de corrente tipo LPCT

Funo

Os sensores tipo transdutor de corrente de baixa potncia (LPCT) so sensores de corrente com sada em tenso, conforme a norma IEC 60044-8.

Sensor LPCT CLP1.

Conector CCA670/CCA671
Funo
A conexo dos 3 transformadores de corrente LPCT feita no conector CCA670 ou CCA671 montado no painel traseiro do Sepam. A conexo de um ou dois sensores LPCT no permitida e coloca o Sepam em posio de falha. Os 2 conectores CCA670 e CCA671 garantem as mesmas funes e distinguem-se pela posio dos conectores de ligao dos sensores LPCT: b CCA670: conectores laterais, para Sepam srie 20 e srie 40 b CCA671: conectores radiais, para Sepam srie 80.

Descrio
1 Trs conectores RJ45 para conexo dos sensores LPCT. 2 Trs blocos de microinterruptores para ajustar o CCA670/CCA671 para o valor de corrente de fase nominal. 3 Tabela de correspondncia entre a posio dos microinterruptores e a corrente nominal In selecionada (2 valores de In por posio). 4 Conector sub-D 9 pinos para a conexo dos equipamentos de teste (diretamente pelo ACE917 ou por CCA613).

Configurao dos conectores CCA670/CCA671


Os conectores CCA670/CCA671 devem ser configurados em funo do valor da corrente nominal primria In medida pelos sensores LPCT. In o valor da corrente que corresponde tenso nominal secundria de 22,5 mV. Os valores de ajuste de In possveis so os seguintes, em A: 25, 50, 100, 125, 133, 200, 250, 320, 400, 500, 630, 666, 1000, 1600, 2000, 3150. O valor de In selecionado deve ser: b inserido como parmetro geral de Sepam b congurado por microinterruptores no conector CCA670/CCA671. Instrues: 1. Com uma chave de fenda, retire a proteo situada na rea ajuste de LPCT; este dispositivo protege 3 blocos de 8 microinterruptores, referncias L1, L2, L3 2. No bloco L1, posicione em 1 o microinterruptor correspondente corrente nominal selecionada (2 valores de In por microinterruptor) b a tabela de correspondncia entre a posio dos microinterruptores e a corrente nominal In selecionada est impressa no conector b deixe os outros 7 interruptores posicionados em 0 3. Coloque os outros 2 blocos de interruptores L2 e L3 na mesma posio que o bloco L1 e feche a proteo.

ATENO
RISCO DE NO FUNCIONAMENTO b Posicione os microinterruptores do conector CCA670/CCA671 antes do comissinamento do equipamento. b Verique que somente um microinterruptor esteja na posio 1 para cada bloco L1, L2, L3 e que nenhum microinterruptor esteja na posio intermediria. b Verique que o ajuste dos microinterruptores dos 3 blocos seja idntica. O no respeito a estas instrues pode causar mau funcionamento do Sepam.

30

Instalao

Sensores de corrente tipo LPCT Acessrios de teste

Princpio de conexo dos acessrios PERIGO


RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves. 1 O sensor LPCT, equipado com um cabo blindado e conector RJ 45 amarelo, que ligado diretamente no conector CCA670/CCA671. 2 Unidade de proteo Sepam. 3 Conector CCA670/CCA671, interface de adaptao da tenso fornecida pelos sensores LPCT, com parametrizao da corrente nominal por microinterruptores: b CCA670: conectores laterais, para Sepam srie 20 e srie 40 b CCA671: conectores radiais, para Sepam srie 80. 4 Plugue de teste remoto CCA613, embutido no painal frontal do cubculo e equipado com cabo de 3 m, utilizado para ligar o plugue de teste do conector/ interface CCA670/CCA671 (sub D 9 pinos). 5 Adaptador de injeo ACE917, para testar a cadeia de proteo LPCT com uma caixa de injeo padro. 6 Caixa de injeo padro.

31

Instalao

Sensores de corrente tipo LPCT Acessrios de teste

Adaptador de injeo ACE917

Funo
O adaptador de injeo ACE917 permite testar a cadeia de proteo com uma caixa de injeo padro, quando o Sepam estiver conectado a sensores LPCT. O adaptador ACE917 deve ser intercalado entre: b a caixa de injeo padro b o plugue de teste LPCT: v integrado ao conector CCA670/CCA671 do Sepam v ou transferido, utilizando o acessrio CCA613. Fornecidos com o adaptador de injeo ACE917: b cabo de alimentao b cabo de ligao ACE917 / plugue de teste LPCT no CCA670/CCA671 ou CCA613, comprimento L = 3 m.

Caractersticas
Alimentao Proteo por fusvel temporizado 5 mm x 20 mm 115 / 230 V CA Ajuste 0,25 A

Plugue de teste remoto CCA613


Funo
O plugue de teste CCA613, embutido no painel frontal do cubculo e equipado com cabo de 3 m de comprimento, utilizado para transferir dados do plugue de teste integrado ao conector/interface CCA670/CCA671 no painel traseiro do Sepam.

Descrio e dimenses
1 2 Parafuso de fixao Cabo

ATENO
RISCO DE CORTES Apare as bordas do corte da placa para remover todas as rebarbas. O no respeito a esta instruo pode provocar ferimentos graves.

Vista frontal da tampa levantada

Vista lado direito

Recorte

32

Instalao

Torides CSH120 e CSH200

Funo
Os torides especficos CSH120, CSH200 permitem medir diretamente a corrente residual. Eles diferem somente por seu dimetro. Seu isolamento de baixa tenso somente permite seu emprego em cabos.
Nota: O toride CSH280, disponvel no Motorpact, compatvel com o Sepam.

Caractersticas
CSH120
Dimetro interno Peso Preciso Relao de transformao Corrente mxima admissvel Temperatura de funcionamento Temperatura de armazenamento

CSH200

Torides CSH120 e CSH200.

120 mm 200 mm 0,6 kg 1,4 kg 5% a 20C 6% mx. de -25C a 70C 1/470 20 kA - 1 s -25C a +70C -40C a +85C

Dimenses
4 furos de fixao horizontal 5 4 furos de fixao vertical 5

Dimenses (mm) A
CSH120 CSH200 120 200

B
164 256

D
44 46

E
190 274

F
76 120

H
40 60

J
166 257

K
62 104

L
35 37

33

Instalao

Torides CSH120 e CSH200

PERIGO

Montagem
Agrupar o(s) cabo(s) de MT no centro do toride. Manter o cabo com ajuda de argolas em material no condutor. No esquea de repassar no interior do toride, o cabo de aterramento da proteo dos 3 cabos de mdia tenso.

RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Somente utilizar os torides CSH120, CSH200 e CSH280 para medio de corrente residual direta. Para outras correntes residuais que necessitem de um sensor intermedirio, utilize CSH30, ACE990 ou CCA634. b Instale os torides em cabos com isolao. b Cabos com tenso nominal superior a 1000 V, devem ter shield e ser aterrados. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

Montagem nos cabos MT.

Montagem na placa.

ATENO
RISCO DE NO FUNCIONAMENTO No conectar o circuito secundrio dos torides CSH terra. Esta conexo realizada no Sepam. O no respeito a estas instrues pode causar mau funcionamento do Sepam.

Conexo
Conexo em Sepam srie 20 e srie 40 Na entrada de corrente residual I0, no conector A , terminais 19 e 18 (blindagem). Conexo em Sepam srie 80 b na entrada de corrente residual I0, no conector E , terminais 15 e 14 (blindagem) b na entrada de corrente residual I'0, no conector E , terminais 18 e 17 (blindagem). Cabo recomendado b cabo blindado tranado de cobre estanhado com revestimento de borracha b seco do cabo mn. 0,93 mm2 b resistncia por comprimento de unidade < 100 m/m b rigidez dieltrica mnima: 1000 V (700 Vrms). essencial que a blindagem do cabo de ligao seja instalada o mais prximo possvel do Sepam. b Encostar o cabo de conexo na estrutura metlica do cubculo. A blindagem do cabo de conexo aterrada no Sepam. No aterrar o cabo de nenhuma outra maneira. A resistncia mxima da fiao de conexo do Sepam no deve ultrapassar 4 (isto , 20 m mximo para 100 m/m).

Conectando 2 TCs CSH200 em paralelo Se os cabos no couberem atravs de um nico TC, possvel conectar 2 TCs CSH200 em paralelo seguindo as instrues abaixo: b Instale um TC por conjunto de cabos. b Certique-se que a polaridade dos cabos esteja correta. b A corrente mxima admissvel no primrio limitada a 6 kA - 1 s para todos os cabos.

34

Instalao

Toride adaptador CSH30

Funo
O toride CSH30 utilizado como adaptador quando a medio da corrente residual for efetuada por transformadores de corrente 1 A ou 5 A.

Caractersticas
Toride adaptador CSH30 montado verticalmente. Toride adaptador CSH30 montado horizontalmente. Peso Montagem 0,12 kg Em trilho DIN simtrico Na posio vertical ou horizontal

Dimenses

35

Instalao

Toride adaptador CSH30

Conexo

A adaptao ao tipo de transformador de corrente 1 A ou 5 A feita pelas espiras da fiao secundria no toride CSH30: b ajuste 5 A - 4 voltas b ajuste 1 A - 2 voltas. Conexo no secundrio 5 A Conexo no secundrio 1 A

1. Ligar no conector 2. Passar o fio do secundrio do transformador 4 vezes no toride CSH30.

1. Ligar no conector 2. Passar o fio do secundrio do transformador 2 vezes no toride CSH30.

Conexo em Sepam srie 20 e srie 40 Para entrada de corrente residual I0, no conector A , terminais 19 e 18 (blindagem). Conexo em Sepam srie 80 b para entrada de corrente residual I0, no conector E , terminais 15 e 14 (blindagem) b para entrada de corrente residual I'0, no conector E , terminais 18 e 17 (blindagem). Cabo recomendado b cabo blindado tranado de cobre estanhado com revestimento de borracha b seco do cabo de 0,93 mm2 a 2,5 mm2 b resistncia por comprimento de unidade < 100 m/m b rigidez dieltrica mnima: 1000 V (700 Vrms) b comprimento mximo: 2 m. O toride CSH30 deve obrigatoriamente ser instalado prximo do Sepam (ligao Sepam - CSH30 inferior a 2 m). Encostar o cabo de conexo na estrutura metlica do cubculo. A blindagem do cabo de conexo aterrada no Sepam. No aterrar o cabo de nenhuma outra maneira.

voltas voltas

voltas voltas

36

Instalao

Adaptador toroidal ACE990

Funo
O ACE990 permite adaptar a medio entre um toride de MT com relao 1/n (50 y n y 1500) e a entrada de corrente residual do Sepam.

Caractersticas
Peso Montagem Preciso em amplitude Preciso em fase Corrente mxima admissvel 0,64 kg Fixao em trilho DIN simtrico 1% < 2 20 kA - 1 s (no primrio de um toride MT com relao 1/50 sem saturar) -5C a +55C -25C a +70C

Adaptador toroidal ACE990

Temperatura de funcionamento Temperatura de armazenamento

Descrio e dimenses
E Borneira de entrada do ACE990, para conexo do toride. S Borneira de sada do ACE990, para conexo da entrada de corrente residual

do Sepam.

37

Instalao

Adaptador toroidal ACE990

Conexo

Conexo do toride Somente um toride pode ser conectado ao adaptador ACE990. O secundrio do toride de MT conectado em 2 dos 5 terminais de entrada do adaptador ACE990. Para definir estes 2 terminais, necessrio conhecer: b a relao do toride (1/n) b a potncia do toride b a corrente nominal In0 aproximada (In0 um parmetro geral do Sepam, cujo valor fixa a faixa de ajuste das protees contra fuga a terra entre 0,1 In0 e 15 In0). A tabela abaixo pode ser utilizada para determinar: b os 2 terminais de entrada do ACE990 a serem conectados no secundrio do toride MT b o tipo de sensor de corrente residual a ser congurado b o valor exato do ajuste da corrente nominal residual In0, fornecido pela seguinte frmula: In0 = k x nmero de espiras do toride com k coeciente denido na tabela abaixo. O toride deve ser conectado interface no sentido correto para uma operao adequada: o terminal secundrio S1 do toride TC de MT deve ser conectado ao terminal ACE990 com o ndice menor (Ex). Valor de K
Exemplo: Considerando um toride com relao 1/400 e de 2 VA, utilizado em uma faixa de medio de 0,5 A a 60 A. Como conect-lo ao Sepam atravs do ACE990? 1. Escolher uma corrente nominal In0 aproximada, isto , 5 A. 2. Calcular a relao: In0 aproximado/nmero de espiras = 5/400 = 0,0125. 3. Encontrar na tabela ao lado o valor de k mais prximo: k = 0,01136. 4. Verificar a potncia mnima requerida para o toride: toride de 2 VA > 0,1 VA V OK. 5. Conectar o secundrio do toride nos terminais E2 e E4 do ACE990. 6. Configurar o Sepam com: In0 = 0,0136 x 400 = 4,5 A. Este valor de In0 permite supervisionar uma corrente entre 0,45 A e 67,5 A. Fiao do secundrio do toride MT: b S1 do toride MT no terminal E2 do ACE990 b S2 do toride MT no terminal E4 do ACE990. 0,00578 0,00676 0,00885 0,00909 0,01136 0,01587 0,01667 0,02000 0,02632 0,04000 0,05780 0,06757 0,08850 0,09091 0,11364 0,15873 0,16667 0,20000 0,26316

Terminais de entrada Parmetro do sensor Potncia mn. ACE990 a conectar de corrente residual toride MT
E1 - E5 E2 - E5 E1 - E4 E3 - E5 E2 - E4 E1 - E3 E4 - E5 E3 - E4 E2 - E3 E1 - E2 E1 - E5 E2 - E5 E1 - E4 E3 - E5 E2 - E4 E1 - E3 E4 - E5 E3 - E4 E2 - E3 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 1 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 ACE990 - faixa 2 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,1 VA 0,2 VA 2,5 VA 2,5 VA 3,0 VA 3,0 VA 3,0 VA 4,5 VA 4,5 VA 5,5 VA 7,5 VA

Conexo em Sepam srie 20 e srie 40 Para entrada de corrente residual I0, no conector A , terminais 19 e 18 (blindagem). Conexo em Sepam srie 80 b para entrada de corrente residual I0, no conector E , terminais 15 e 14 (blindagem) b para entrada de corrente residual I'0, no conector E , terminais 18 e 17 (blindagem). Cabos recomendados b cabo entre o toride e o ACE990: comprimento inferior a 50 m b cabo blindado tranado de cobre estanhado com revestimento de borracha entre o ACE990 e o Sepam, comprimento mximo 2 m b seco do cabo entre 0,93 mm2 e 2,5 mm2 b resistncia por comprimento de unidade inferior a 100 m/m b rigidez dieltrica mn.: 100 Vrms. Conectar a blindagem do cabo de conexo do ACE990 o mais prximo possvel (2 cm mximo) do terminal de blindagem no conector Sepam. Encostar o cabo de conexo na estrutura metlica do cubculo. A blindagem do cabo de conexo aterrada no Sepam. No aterrar o cabo de nenhuma outra maneira.

38

Instalao

Transformadores de tenso

Funo
O Sepam pode ser conectado em todos os transformadores de tenso padres, de tenso secundria nominal 100 V a 220 V. A Schneider Electric dispe de uma gama de transformadores de tenso: b para medio das tenses fase e neutro: transformadores de tenso com um terminal com isolao de mdia tenso b para medio das tenses fase-fase: transformadores de tenso com dois terminais com isolao de mdia tenso b com ou sem fusveis de proteo integrados.
VRQ3 sem fusveis. VRQ3 com fusveis.

Conexo
Entradas de tenso principais
Todos os Sepam srie 80 dispem de 4 entradas de tenso principais para medir quatro tenses, as 3 tenses de fase e a tenso residual. b Os TPs de medio das tenses principais so ligados no conector E do Sepam. b 4 transformadores integrados na unidade bsica Sepam realizam o fechamento e a isolao necessrias entre os TPs e os circuitos de entrada do Sepam.

Entradas de tenso adicionais


Os Sepam B83 dispem tambm de 4 entradas de tenso adicionais para medir as tenses em um segundo barramento. b Os TPs de medio das tenses adicionais so ligados no conector intermedirio CCT640, que montado na porta B2 do Sepam. b O conector CCT640 contm os 4 transformadores que realizam o fechamento e a isolao necessrias entre os TPs e os circuitos de entrada do Sepam (porta B2 ).

39

Instalao

Transformadores de tenso

Conector CCT640

1
PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento ao terra de proteo e ao terra funcional. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves.

Funo
O conector CCT640 permite a ligao das 4 tenses adicionais disponveis no Sepam B83. Ele contm os 4 transformadores que realizam o fechamento e a isolao necessrias entre os TPs e os circuitos de entrada do Sepam (porta B2 ).

Montagem
b Inserir os 3 pinos do conector nos slots 1 da unidade bsica. b Encostar o conector para ligar ao conector SUB-D 9 pinos. b Apertar os parafusos de xao 2 .

Conexo
As conexes so feitas nos conectores tipo agulha acessveis no painel traseiro do CCT640 (referncia 3 ). Fiao sem terminais b 1 o de seco de 0,2 a 2,5 mm2 ou 2 os de seco de 0,2 a 1 mm2 b comprimento da parte desencapada: 8 a 10 mm. Fiao com terminais b ao recomendada com terminal Schneider Electric: v DZ5CE015D para 1 o 1,5 mm2 v DZ5CE025D para 1 o 2,5 mm2 v AZ5DE010D para 2 os 1 mm2 b comprimento do tubo: 8,2 mm b comprimento da parte desencapada: 8 mm. Aterramento O aterramento do CCT640 deve ser realizado por conexo (por fio verde/amarelo + conector tipo olhal) ao parafuso 4 (medida de segurana em caso de desconexo do CCT640).

40

Instalao

Mdulos de 14 entradas / 6 sadas MES120, MES120G, MES120H Apresentao


Funo
A 5 sadas a rel inclusas na unidade bsica dos Sepam srie 80 podem ser estendidas pela adio de 1, 2 ou 3 mdulos MES120 de 14 entradas lgicas CC e 6 sadas a rel (1 sada a rel de controle e 5 sadas a rel de sinalizao). Trs tipos de mdulos so disponveis para serem adaptados s diferentes gamas de tenso de alimentao das entradas e oferecem nveis de comutao diferentes: b MES120, 14 entradas 24 V CC a 250 V CC com nvel de comutao tpico de 14 V CC b MES120G, 14 entradas 220 V CC a 250 V CC com nvel de comutao tpico de 155 V CC. b MES120H, 14 entradas 110 V CC a 125 V CC com nvel de comutao tpico de 82 V CC.

Mdulo 14 entradas / 6 sadas MES120

Caractersticas
Mdulos MES120 / MES120G / MES120H
Peso Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais 0,38 kg -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam

Entradas lgicas
Tenso Faixa Consumo tpico Nvel de comutao tpico Tenso limite de entrada

MES120
24 a 250 V CC 19,2 a 275 V CC 3 mA 14 V CC < 6 V CC > 19 V CC Reforada 24/48 V CC 127 V CC 8A 8A 8/4A 0,7 A 6/2A 0,5 A 4/1A 0,2 A < 15 A durante 200 ms Reforada 24/48 V CC 2A 2/1A Reforada 127 V CC 2A 0,5 A -

MES120G
220 a 250 V CC 170 a 275 V CC 3 mA 155 V CC < 144 V CC > 170 V CC Reforada 220 V CC 8A 0,3 A 0,2 A 0,1 A -

MES120H
110 a 125 V CC 88 a 150 V CC 3 mA 82 V CC < 75 V CC > 88 V CC Reforada 250 V CC 8A 0,2 A 100 a 240 V CA 8A 8A 5A

No estado 0 No estado 1 Isolao das entradas de outros grupos isolados

Sada a rel de controle Ox01


Tenso CC CA (47,5 a 63 Hz) Corrente suportada continuamente Capacidade de interrupo Carga resistiva Carga L/R < 20 ms Carga L/R < 40 ms Carga cos > 0,3 Capacidade de fechamento Isolao das sadas de outros grupos isolados

Sada a rel de sinalizao


Tenso CC CA (47,5 a 63 Hz) Corrente suportada continuamente Capacidade de interrupo Carga L/R < 20 ms Carga cos > 0,3 Isolao das sadas de outros grupos isolados 220 V CC 2A 0,15 A 250 V CC 0,2 A 100 a 240 V CA 2A 1A

41

Instalao

Mdulos de 14 entradas / 6 sadas MES120, MES120G, MES120H Instalao


Descrio

mm

Trs conectores tipo agulha, removveis e podem ser travados por parafuso. 1 Conector tipo agulha 20 pinos para 9 entradas lgicas: b Ix01 a Ix04: 4 entradas lgicas independentes b Ix05 a Ix09: 5 entradas lgicas de ponto comum. 2 Conector 7 pinos para 5 entradas lgicas de ponto comum Ix10 a Ix14. 3 Conector 17 pinos para 6 sadas a rel: b Ox01: 1 sada a rel de controle b Ox02 a Ox06: 5 sadas a rel de sinalizao. Endereamento das entradas / sadas de um mdulo MES120: b x = 1 para o mdulo ligado no conector H1 b x = 2 para o mdulo ligado no conector H2 b x = 3 para o mdulo ligado no conector H3. 4 Etiqueta de identificao dos MES120G, MES120H (os MES120 no possuem etiqueta).

Montagem
Instalao de um mdulo MES120 na unidade bsica b Inserir os 2 pinos do mdulo nos slots 1 da unidade bsica b Encostar o conector para ligar ao conector H2 b Parafusar parcialmente os 2 parafusos de xao 2 antes de apert-lo. Os mdulos MES120 devem ser montados na seguinte ordem: b se for requerido um nico mdulo, este deve ser ligado no conector H1 b se forem requeridos 2 mdulos, estes devem ser ligados nos conectores H1 e H2 b se forem requeridos 3 mdulos (congurao mxima), so utilizados os 3 conectores H1, H2 e H3.

Instalao do 2 mdulo MES120, ligado no conector H2 da unidade bsica.

42

Instalao

Mdulos de 14 entradas / 6 sadas MES120, MES120G, MES120H Instalao


Conexo
As entradas no tm potencial, a fonte de alimentao CC externa.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves. Fiao dos conectores b sem terminais: v 1 o de seco 0,2 a 2,5 mm2 ou 2 os de seco 0,2 a 1 mm2 v comprimento da parte desencapada: 8 a 10 mm b com terminais: v borne 5, ao recomendada com terminal Schneider Electric: - DZ5CE015D para 1 fio 1,5 mm2 - DZ5CE025D para 1 fio 2,5 mm2 - AZ5DE010D para 2 fios 1 mm2 v comprimento do tubo: 8,2 mm v comprimento da parte desencapada: 8 mm.

43

Instalao

Mdulos remotos

Guia de escolha

Quatro mdulos remotos so propostos como opcionais para aumentar as funes da unidade bsica Sepam: b o nmero e o tipo de mdulos remotos compatveis com uma unidade bsica depende da aplicao do Sepam b o mdulo de IHM avanada remota DSM303 somente compatvel com uma unidade bsica sem IHM avanada integrada.

Sepam srie 20 Sepam srie 40 Sepam srie 80


S2x, B2x T2x, M2x S4x
MET148-2 Mdulo sensores de temperatura Ver pgina 45 MSA141 Mdulo de sada analgica Ver pgina 47 DSM303 Mdulo de IHM avanada remota Ver pgina 49 MCS025 Mdulo de check de sincronismo Ver pgina 51 Nmero de mdulos interligados / mdulos remotos mx. 0 1 1 1 1 1 0 0 1 cadeia de 3 mdulos

T4x, M4x, G4x S8x, B8x

T8x, G8x

M8x, C8x

0 2 1 1 1 1 0 0 1 cadeia de 3 mdulos

0 2 2 1 1 1 1 1 1 1 1 0 5 mdulos divididos em 2 cadeias

Conexo ATENO
RISCO DE NO FUNCIONAMENTO O mdulo MCS025 deve obrigatoriamente ser conectado com o cabo pr-fabricado especial CCA785, fornecido com o mdulo e equipado com um plugue RJ45 laranja e um plugue RJ45 preto. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais.

Cabos de conexo
Diferentes combinaes de mdulos podem ser conectadas, utilizando cabos prfabricados com terminais RJ45 na cor preta, disponveis em 3 comprimentos: b CCA770: comprimento = 0,6 m b CCA772: comprimento = 2 m b CCA774: comprimento = 4 m. Os mdulos so ligados por cabos que fornecem alimentao e atuam como ligao funcional com a unidade Sepam (conector D para conector Da , Dd para Da , ).

Regras de interligao dos mdulos


b interligao de 3 mdulos no mximo b os mdulos DSM303 e MCS025 somente podem ser conectados no nal da interligao.

Configuraes mximas possveis


Sepam srie 20 e srie 40: 1 nico conjunto de mdulos interligados
Base Cabo 1 mdulo Cabo 2 mdulo Cabo 3 mdulo

Srie 20 Srie 40 Srie 40 Srie 40

CCA772 CCA772 CCA772 CCA772

MSA141 MSA141 MSA141 MET148-2

CCA770 CCA770 CCA770 CCA770

MET148-2 MET148-2 MET148-2 MET148-2

CCA774 CCA774 CCA772 CCA774

DSM303 DSM303 MET148-2 DSM303

Sepam srie 80: 2 conjuntos de mdulos interligados O Sepam srie 80 dispe de 2 portas de ligao que permitem a ligao dos mdulos remotos, D1 e D2 . Um mdulo pode ser conectado a qualquer uma destas portas.
Base Ligao 1 D1 Cabo CCA772 1 mdulo MET148-2 Cabo CCA770 2 mdulo MET148-2 Cabo CCA774 3 mdulo DSM303

Exemplo de interligao dos mdulos para Sepam srie 20. CCA772 MSA141 CCA785 MCS025 -

Ligao 2 D2

44

Instalao

Mdulo sensores de temperatura MET148-2

Funo
O mdulo MET148-2 pode ser utilizado para conectar 8 sensores de temperatura de mesmo tipo: b sensores de temperatura tipo Pt100, Ni100 ou Ni120 segundo a congurao b sensores de 3 os b 1 nico mdulo por unidade bsica Sepam srie 20, a ser conectado por um dos cabos pr-fabricados CCA770, CCA772 ou CCA774 (0,6, 2 ou 4 metros) b 2 mdulos por unidade bsica Sepam srie 40 ou srie 80, a serem conectados por cabos pr-fabricados CCA770, CCA772 ou CCA774 (0,6, 2 ou 4 metros). A medio da temperatura (nos enrolamentos de um transformador ou de um motor, por exemplo) utilizada pelas seguintes funes de proteo: b sobrecarga trmica (para considerao da temperatura ambiente) b monitoramento de temperatura.
Mdulo sensores de temperatura MET148-2.

Caractersticas
Mdulo MET148-2
Peso Montagem Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais Isolao em relao ao terra Corrente injetada no sensor 0,2 kg Em trilho DIN simtrico -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam

Sensores de temperatura Pt100


Sem 4 mA

Ni100 / Ni120
Sem 4 mA

Descrio e dimenses
A Borneira dos sensores 1 a 4. B Borneira dos sensores 5 a 8. Da Conector RJ45 para ligao do mdulo lado unidade bsica com cabo CCA77x. Dd Conector RJ45 para interligao do mdulo remoto seguinte com um cabo

CCA77x (segundo a aplicao).


t Terminal de aterramento / blindagem.

Jumper para adaptao de fim de linha com resistncia de carga (Rc), posicionar em: b Rc , se o mdulo no for o ltimo da cadeia (posio de fbrica) b Rc, se o mdulo for o ltimo da cadeia. Jumper utilizado para selecionar o nmero do mdulo, a ser posicionado em: b MET1: 1 mdulo MET148-2, para a medio das temperaturas T1 a T8 (posio de fbrica) b MET2: 2 mdulo MET148-2, para a medio das temperaturas T9 a T16 (somente parar Sepam srie 40 e srie 80).

(1) 70 mm com cabo CCA77x conectado.

45

Instalao

Mdulo sensores de temperatura MET148-2

Conexo

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Verique se os sensores de temperatura esto isolados das tenses perigosas. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves. Conexo do terminal de aterramento Por par tranado de cobre estanhado seco u 6 mm2 ou cabo seco u 2,5 mm2 e comprimento y 200 mm equipado com terminal tipo olhal de 4 mm. Verificar o aperto das conexes (torque de aperto mximo 2,2 Nm). Conexo dos sensores por conector tipo agulha b 1 o de seco 0,2 a 2,5 mm2 b ou 2 os de seco 0,2 a 1 mm2. Seces recomendadas segundo a distncia: b at 100 m u 1 mm2 b at 300 m u 1,5 mm2 b at 1 km u 2,5 mm2 Distncia mxima entre sensor e mdulo: 1 km Precaues de fiao b utilizar de preferncia cabo blindado A utilizao de cabo no blindado pode provocar erros de medio cuja importncia depende do nvel dos distrbios eletromagnticos circundantes. b somente conectar a blindagem no lado MET148-2, o mais prximo possvel dos terminais correspondentes dos conectores A e B b no conectar a blindagem no lado dos sensores de temperatura. Reduo da preciso em funo da fiao O erro t proporcional ao comprimento do cabo e inversamente proporcional sua seco: L ( km ) t ( C ) = 2 --------------------2 S ( mm ) b 2,1C/km para seco de 0,93 mm2 b 1C/km para seco de 1,92 mm2.

46

Instalao

Mdulo de sada analgica MSA141

Funo
O mdulo MSA141 converte uma das medies do Sepam em sinal analgico: b seleo da medio a ser convertida por congurao b sinal analgico 0-10 mA, 4-20 mA, 0-20 mA segundo a congurao b colocao em escala do sinal analgico por congurao dos valores mnimo e mximo da medio convertida. Exemplo: para dispor da corrente de fase 1 na sada analgica 0-10 mA com uma dinmica de 0 a 300 A, necessrio congurar: v valor mnimo = 0 v valor mximo = 3000 b 1 nico mdulo por unidade bsica Sepam, a ser conectado por um dos cabos pr-fabricados CCA770, CCA772 ou CCA774 (0,6, 2 ou 4 metros). A sada analgica pode tambm ser controlada a distncia pela rede de comunicao.
Mdulo de sada analgica MSA141.

Caractersticas
Mdulo MSA141
Peso Montagem Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais 0,2 kg Em trilho DIN simtrico -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam 4-20 mA, 0-20 mA, 0-10 mA Valor mnimo Valor mximo < 600 (fiao inclusa) 0,5%

Sada analgica
Corrente Colocao em escala (sem controle de insero) Impedncia de carga Preciso

Medies disponveis
Correntes de fase e residual Tenses fase-neutro / fase-fase Freqncia Aquecimento Temperaturas Potncia ativa Potncia reativa Potncia aparente Fator de potncia Ajuste remoto via ligao de comunicao

Unidade Srie 20 Srie 40 Srie 80


0,1 A 1V 0,01 Hz 1% 1C 0,1 kW 0,1 kvar 0,1 kVA 0,01 b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b

47

Instalao

Mdulo de sada analgica MSA141

Descrio e dimenses
A Borneira para sada analgica. Da Conector RJ45 para ligao do mdulo lado unidade bsica com cabo CCA77x. Dd Conector RJ45 para interligao do mdulo remoto seguinte com um cabo

CCA77x (segundo a aplicao).


t Terminal de aterramento.

Jumper para adaptao de fim de linha com resistncia de carga (Rc), posicionar em: b Rc , se o mdulo no for o ltimo da cadeia (posio de fbrica) b Rc, se o mdulo for o ltimo da cadeia.

(1) 70 mm com cabo CCA77x conectado.

Conexo
Conexo do terminal de aterramento Por par tranado de cobre estanhado de seco u 6 mm2 ou cabo seco u 2,5 mm2 e comprimento y 200 mm equipado com terminal tipo olhal de 4 mm. Verificar o aperto das conexes (torque de aperto mximo 2,2 Nm). Conexo da sada analgica por conector tipo agulha b 1 o de seco 0,2 a 2,5 mm2 b ou 2 os de seco 0,2 a 1 mm2 Precaues de fiao b utilizar de preferncia cabo blindado b conectar a blindagem ao menos do lado MSA141 por par tranado de cobre estanhado.

48

Instalao

Mdulo de IHM avanada remota DSM303

Funo
Associado a um Sepam sem Interface Homem-mquina avanada, o mdulo DSM303 oferece todas as funes disponveis na IHM avanada integrada de um Sepam. Pode ser instalado no painel frontal do cubculo em local mais propcio para a operao: b profundidade reduzida (< 30 mm) b 1 nico mdulo por Sepam, a ser conectado por um dos cabos pr-fabricados CCA772 ou CCA774 (2 ou 4 metros). Este mdulo no pode ser conectado em unidades Sepam com IHM avanadas integradas.

Caractersticas
Mdulo DSM303
Mdulo de IHM avanada remota DSM303. Peso Montagem Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais 0,3 kg Embutida -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam

49

Instalao

Mdulo de IHM avanada remota DSM303

Descrio e dimenses

O mdulo fixado simplesmente por encaixe e presso nos grampos, sem requerer qualquer dispositivo de fixao por parafuso adicional. Vista frontal
mm 16 mm 17

Vista lateral

1 2

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

LED verde: Sepam energizado. LED vermelho: - fixo: mdulo indisponvel - piscando: ligao Sepam indisponvel. 9 LEDs amarelos de sinalizao. Etiqueta de atribuio dos LEDs de sinalizao. Display LCD grfica. Visualizao das medies. Visualizao dos dados de diagnstico do equipamento, rede e mquina. Visualizao das mensagens de alarme. Reset do Sepam (ou validao de insero). Reconhecimento e apagamento dos alarmes (ou deslocamento do cursor para cima). Teste LEDs (ou deslocamento do cursor para cima). Acesso aos ajustes das protees. Acesso aos parmetros do Sepam. Insero das 2 senhas de acesso. Porta de ligao do PC Grampo de fixao Junta para assegurar a estanqueidade segundo a norma NEMA 12 (junta fornecida com o mdulo DSM303, a ser instalada se necessrio)

Da Conector RJ45 com sada lateral para conexo do mdulo lado unidade bsica

por cabo CCA77x

ATENO
RISCO DE CORTES Apare as bordas do corte da placa para remover todas as rebarbas. O no respeito a esta instruo pode provocar ferimentos graves.

Corte para montagem embutida (espessura da placa < 3 mm)


mm

98,5 0,5

Conexo
Da Conector RJ45 para ligao do mdulo lado unidade bsica com cabo CCA77x. O mdulo DSM303 sempre conectado por ltimo na cadeia de mdulos remotos e assegura sistematicamente a adaptao de fim de linha por resistncia de carga (Rc).

50

Instalao

Mdulo de check de sincronismo MCS025

Funo
O mdulo MCS025 monitora as tenses a jusante e a montante de um disjuntor para autorizar o fechamento com total segurana (ANSI 25). Ele verifica as diferenas de amplitude, de freqncia e de fase entre as 2 tenses medidas e considera os casos de ausncia de tenso. Trs sadas podem ser utilizadas para envio da ordem de fechamento para vrios Sepam srie 80. A funo controle do disjuntor de cada Sepam srie 80 considera o comando de fechamento. As regulagens da funo check de sincronismo e as medies realizadas pelo mdulo podem ser acessadas utilizando o software SFT2841 de parametrizao e de operao, similar s outras regulagens e medies do Sepam srie 80. O mdulo MCS025 fornecido pronto para operao com: b o conector CCA620 para conectar as sadas a rel e a alimentao b o conector CCT640 para conectar as tenses b o cabo CCA785 de ligao entre o mdulo e a unidade bsica Sepam srie 80.

Mdulo de check de sincronismo MCS025

Caractersticas
Mdulo MCS025
Peso Montagem Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais 1,35 kg Com acessrio AMT840 -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam > 100 k < 0,015 VA (TP 100 V) 240 V 480 V

Entradas de tenso
Impedncia de entrada Consumo Suportabilidade trmica permanente Sobrecarga 1 segundo

Sadas a rel
Sadas a rel O1 e O2
Tenso Corrente suportada continuamente Capacidade de interrupo CC CA (47,5 a 63 Hz) 24/48 V CC 8A Carga resistiva Carga L/R < 20 ms Carga L/R < 40 ms Carga resistiva Carga cos > 0,3 8A/4A 6A/2A 4A/1A 127 V CC 8A 0,7 A 0,5 A 0,2 A 220 V CC 8A 0,3 A 0,2 A 0,1 A 8A 5A < 15 A durante 200 ms Reforada 24/48 V CC 2A 2A/1A Reforada 24 a 250 V CC, -20% / +10% 6W < 10 A durante 10 ms 10 ms 110 a 240 V CA, -20% / +0% 47,5 a 63 Hz 9 VA < 15 A durante o 1 meio perodo 10 ms 127 V CC 2A 0,5 A 220 V CC 2A 0,15 A 5A 100 a 240 V CA 2A 100 a 240 V CA 8A

Capacidade de fechamento Isolao das sadas em relao aos outros grupos isolados

Sadas a rel O3 e O4 (O4 no utilizada)


Tenso Corrente suportada continuamente Capacidade de interrupo CC CA (47,5 a 63 Hz)

Carga L/R < 20 ms Carga cos > 0,3 Isolao das sadas em relao aos outros grupos isolados

Alimentao
Tenso Consumo mximo Corrente de chamada Microrruptura aceitvel

51

Instalao

Mdulo de check de sincronismo MCS025

Descrio

Mdulo MCS025 b b v v alimentao auxiliar 4 sadas a rel: O1, O2, O3: autorizao de fechamento. O4: no utilizada

A Conector 20 pinos CCA620 para:

B Conector CCT640 (fase-neutro ou fase-fase) para

as 2 entradas de tenses a serem sincronizadas


C Conector RJ45 no utilizado D Conector RJ45 para ligao do mdulo unidade

bsica Sepam srie 80, diretamente ou atravs de um outro mdulo remoto. 2 3 4 2 grampos de fixao 2 pinos de sustentao para montagem embutida Cabo de ligao CCA785

52

Instalao

Mdulo de check de sincronismo MCS025

Dimenses
Junta de estanqueidade para assegurar as exigncias NEMA 12 Grampo de fixao

MCS025

Instalao com placa de montagem AMT840


O mdulo MCS025 deve ser montado no fundo do compartimento utilizando a placa de montagem AMT840.

Placa de montagem AMT840

Caractersticas da conexo
Conector
A

Tipo
Agulha

Referncia
CCA620

Fiao
b sem terminais: v 1 o de seco 0,2 a 2,5 mm2 ou 2 os de seco de 0,2 a 1 mm2 v comprimento da parte desencapada: 8 a 10 mm b com terminais: v ao recomendada com terminal Schneider Electric: - DZ5CE015D para 1 o 1,5 mm2 - DZ5CE025D para 1 o 2,5 mm2 - AZ5DE010D para 2 fios 1 mm2 v comprimento do tubo: 8,2 mm v comprimento da parte desencapada: 8 mm Fiao dos TPs: idntica fiao do CCA620 Conexo de aterramento: por conector tipo olhal de 4 mm CCA785, cabo pr-fabricado especial fornecido com o mdulo MCS025: b conector RJ45 laranja a conectar na porta D do mdulo MCS025 b conector RJ45 preto a conectar unidade bsica Sepam srie 80, diretamente ou por um outro mdulo remoto.

B D

Agulha RJ45 laranja

CCT640

53

Instalao

Mdulo de check de sincronismo MCS025

Diagrama de conexo

(1) Ligao possvel em tenso fase-neutro ou fase-fase.

ATENO
RISCO DE NO FUNCIONAMENTO O mdulo MCS025 deve obrigatoriamente ser conectado com o cabo pr-fabricado especial CCA785, fornecido com o mdulo e equipado com um plugue RJ45 laranja e um plugue RJ45 preto. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Verique se os sensores de temperatura esto isolados das tenses perigosas. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento ao terra de proteo e ao terra funcional. b O terminal 17 (PE) do conector (A) de MSCS025 e o terra funcional do Sepam srie 80 devem ser conectados localmente carcaa do cubculo. Os 2 pontos de conexo devem estar o mais prximo possvel um do outro. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves.

54

Instalao

Guia de seleo dos acessrios de comunicao

Os acessrios de comunicao Sepam so de 2 tipos: b as interfaces de comunicao, indispensveis para conectar o Sepam a uma rede de comunicao b os conversores, servidores e outros acessrios, propostos como opcionais, teis para a colocao em operao completa de uma rede de comunicao.

Guia de escolha das interfaces de comunicao


ACE949-2
Tipo de rede
S-LAN ou E-LAN (1) S-LAN ou E-LAN (1) b S-LAN ou E-LAN (1) b S-LAN E-LAN S-LAN E-LAN S-LAN e E-LAN S-LAN e E-LAN

ACE959

ACE937

ACE969TP-2 ACE969FO-2 ACE850TP ACE850FO

Protocolo
Modbus RTU DNP3 IEC 60870-5-103 Modbus TCP/IP IEC 61850 b b (3) b (3) b (3) b b (3) b (3) b (3) b b b

b (3) b (3) 2 fios b 4 fios Estrela Anel 1 porta 1 porta Fornecida pelo Sepam b b b b b (2) b b b

b (3) b (3)

Interface fsica
RS 485 Fibra tica ST 10/100 base T 100 base FX

b Fornecida pelo Sepam Fornecida pelo Sepam 24 a 250 V 110 a 240 V 24 a 250 V 110 a 240 V 24 a 250 V 110 a 240 V
(4)

Alimentao
CC CA 24 a 250 V 110 a 240 V
(4)

Ver detalhes pgina 57

62

63

64

64

(1) Possvel somente uma conexo S-LAN ou E-LAN. (2) Exceto com o protocolo Modbus. (3) No simultaneamente (1 protocolo por aplicao). (4) Disponvel brevemente para os Sepam srie 40 e srie 80.

Guia de escolha dos conversores e servidores


ACE909-2
Conversor
Interface fsica 1 porta RS 232 1 porta RS 485 porta 2 fios b (1) b (1) b (1) 1 porta RS 485 porta 2 fios b (1) b (1) b (1) b b b 1 porta RS 485 2 fios b b (1) b (1) b (1) 1 porta RS 485 2 fios b b (1) b (1) b (1) 1 porta RS 485 2 fios b b (1) b (1) b (1) 24 a 48 V 110 a 220 V CA 110 a 220 V CA b b b 1 porta RS 485 2 fios ou 4 fios 2 portas RS 485 2 fios ou 4 fios 1 porta RS 485 2 fios ou 4 fios 1 porta Ethernet 10/100 base T 2 portas Ethernet 10/100 base T 100 base F 1 porta Ethernet 10/100 base T

ACE919CA

ACE919CC

EGX100

EGX400

ECI850

Modbus RTU IEC 60870-5-103 DNP3 Modbus TCP/IP IEC 61850

b (1) b (1) b (1)

Para Sepam
Interface fsica

Fonte de alimentao distribuda RS 485 Modbus RTU IEC 60870-5-103 DNP3

Alimentao
CC CA 24 V 24 V 100 a 240 V CA (com adaptador) 24 V

Ver detalhes pgina

69

71

71

Ver manual EGX100

Ver manual EGX400

58

(1) O protocolo do supervisrio o mesmo do Sepam. Nota: Todas estas interfaces aceitam o protocolo da rede E-LAN.

55

Instalao

Ligao das interfaces de comunicao

Cabo de ligao CCA612

1
Sepam srie 20 e srie 40

Conexo ao Sepam
Cabo pr-fabricado para conectar uma interface de comunicao a uma unidade bsica Sepam: b comprimento = 3 m b equipado com 2 conectores RJ45 verdes.

Sepam srie 80

Sepam srie 20 e srie 40: 1 porta de comunicao.

Sepam srie 80: 2 portas de comunicao.

Conexo rede de comunicao


Cabo de rede RS 485 2 fios 4 fios
Meio RS 485 1 par tranado blindado 2 pares tranados blindados 1 par tranado blindado 1 par tranado blindado Alimentao remota (1) Blindagem Cobre estanhado, cobertura > 65% Impedncia caracterstica 120 Bitola 0,2 mm2 Resistncia por unidade de < 100 /km comprimento Capacitncia entre condutores < 60 pF/m Capacitncia entre condutor < 100 pF/m e blindagem Comprimento mximo 1300 m (1) No necessria fonte de alimentao remota quando forem utilizados os mdulos ACE969TP-2 ou ACE969FO-2.

Fibra tica
Tipo de fibra Comprimento de onda Tipo de conector Multimodo 820 nm (infravermelho no visvel) ST (conector de fibra tica tipo baioneta BFOC)

Dimetro da fibra tica (m)


50/125 62,5/125 100/140 200 (HCS)

Abertura numrica (NA)


0,2 0,275 0,3 0,37

Atenuao mxima (dBm/km)


2,7 3,2 4 6

Potncia tica Comprimento disponvel mnima mximo da fibra (dBm)


5,6 9,4 14,9 19,2 700 m 1800 m 2800 m 2600 m

56

Instalao

Interface de rede RS 485 de 2 fios ACE949-2

Funo
A interface ACE949-2 possui 2 funes: b interface eltrica entre o Sepam e uma rede de comunicao de camada fsica RS 485 de 2 os b caixa de derivao do cabo da rede principal para conexo de um Sepam com um cabo pr-fabricado CCA612.

Caractersticas
Mdulo ACE949-2
Interface de conexo da rede RS 485 de 2 fios ACE949-2. Peso Montagem Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais Padro Alimentao remota Consumo 0,1 kg Em trilho DIN simtrico -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam EIA RS 485 diferencial de 2 fios Externa, 12 V CC ou 24 V CC 10% 16 mA na recepo 40 mA mximo na emisso

Interface eltrica RS 485 de 2 fios

Comprimento mximo da rede RS 485 de 2 fios com cabo padro


Nmero de Sepam
5 10 20 25

Comprimento mximo Comprimento mximo com alimentao 12 V CC com alimentao 24 V CC


320 m 180 m 160 m 125 m 1000 m 750 m 450 m 375 m

Descrio e dimenses
A e B Borneira de conexo do cabo da rede. C Conector RJ45 para conexo da interface unidade bsica com cabo CCA612. dimenses em mm (1) 70 mm com cabo CCA612 conectado. t Terminal de aterramento / blindagem.

1 2

LED Atividade linha, pisca quando a comunicao estiver ativa (emisso ou recepo em andamento). Jumper para adaptao de fim de linha da rede RS 485 com resistncia de carga (Rc = 150 ), posicionar em: b Rc , se o mdulo no for o ltimo da cadeia (posio de fbrica) b Rc, se o mdulo for o ltimo da cadeia. Parafusos de fixao dos cabos de rede (dimetro interno do parafuso = 6 mm).

Conexo
b conexo do cabo de rede nos terminais tipo agulha A e B b conexo do terminal de aterramento por par tranado de cobre estanhado de seco u 6 mm2 ou por cabo de seco u 2,5 mm2 e comprimento y 200 mm equipado com terminal tipo olhal de 4 mm. Verificar o aperto das conexes (torque de aperto mximo 2,2 Nm). b as interfaces so equipadas com parafusos de xao do cabo de rede e capa de blindagem nos pontos de entrada e sada do cabo de rede: v o cabo da rede deve ser desencapado v a trana da blindagem do cabo deve envolv-lo e estar em contato com o parafuso de xao b a interface deve ser ligada ao conector C da unidade bsica utilizando um cabo pr-fabricado CCA612 (comprimento = 3 m, terminais verdes) b as interfaces devem ser alimentadas em 12 V CC ou 24 V CC.

57

Instalao

Servidor ECI850 para protocolo IEC 61850

Funo

O servidor ECI850 conecta as unidades Sepam srie 20, Sepam srie 40 e Sepam srie 80 a uma rede Ethernet utilizando o protocolo IEC 61850. Ele efetua a interface entre a rede Ethernet/IEC 61850 e uma rede Sepam RS485/ Modbus. Com o ECI850 so fornecidos dois dispositivos de proteo contra surtos DPS (n de catlogo 16595) para proteger sua fonte de alimentao.

Caractersticas
Mdulo ECI850
Caractersticas mecnicas
Servidor Sepam ECI850 para IEC 61850. Peso Montagem 0,17 kg Em trilho DIN simtrico 24 V CA (10 %) alimentado por uma fonte classe 2 4W 1,5 kV

Alimentao
Tenso Consumo mximo Rigidez dieltrica

Caractersticas ambientais
Temperatura de funcionamento Temperatura de armazenamento Umidade relativa Grau de poluio Grau de proteo -25 C a +70 C -40 C a +85 C 5 a 95 % (sem condensao) a +55 C Classe 2 IP30

Compatibilidade eletromagntica
Testes de emisso
Emisso (irradiada e conduzida) Descargas eletrostticas Radiofreqncias irradiadas Campo magntico de freqncia da rede Fenmenos eltricos transitrios rpidos Surtos Perturbaes conduzidas, induzidas por campos de radiofreqncia EN 55022/EN 55011/FCC Classe A EN 61000-4-2 EN 61000-4-3 EN 61000-4-8 EN 61000-4-4 EN 61000-4-5 EN 61000-4-6

Testes de imunidade Distrbios irradiados

Testes de imunidade Distrbios conduzidos

Segurana
Internacional Estados Unidos Canad Austrlia / Nova Zelndia CEI 60950 UL 508/UL 60950 cUL (conforme a CSA C22.2, n 60950) AS/NZS 60950

Certicao
Europa e

Portas de comunicao RS485 de 2 os/4 os


Interface eltrica
Padro Nmero mximo de unidades Sepam Nmero de unidades Sepam 5 8 EIA RS485 diferencial de 2 os/4 os 8 Comprimento mximo 1000 m 750 m

Comprimento mximo de rede RS485 de 2 os/4 os

Porta Ethernet
Nmero de portas Tipos de portas Protocolos Velocidade de transmisso 1 10/100 Base Tx HTTP, FTP, SNMP, SNTP, ARP, SFT, IEC 61850 TCP/IP 10/100 Mbits/s

58

Instalao

Servidor ECI850 para protocolo IEC 61850

Caractersticas (cont.)
Dispositivo de proteo contra surtos DPS
Caractersticas
Tenso de operao Corrente de descarga mxima Corrente de descarga nominal Nvel de proteo Tempo de resposta 12 a 48 V 10 kA (onda de 8/20 s) 5 kA (onda de 8/20 s) 70 V < 25 ms Operao normal DPS deve ser substitudo Fios com seco mxima de 0,5 a 2,5 mm

Indicador de operao mecnico


Branco Vermelho

Conexo
Terminais de tnel

Descrio
1 / LED: Alimentao e manuteno 2 LEDs de conexo serial: b LED RS485: conexo rede ativa v Aceso: modo RS485 v Apagado: modo RS232 b LED TX piscando: ECI850 emitindo b LED RX piscando: ECI850 recebendo 3 LEDS Ethernet: b LED LK verde aceso: conexo rede ativa b LED Tx verde piscando: ECI850 enviando b LED Rx verde piscando: ECI850 recebendo b LED 100 verde: v Aceso: taxa de transmisso = 100 Mbit/s v Apagado: taxa de transmisso = 10 Mbit/s 4 Porta 10/100 Base Tx para conexo Ethernet por conector RJ45 5 Conexo 24 V CC 6 Boto de reset 7 Conexo RS485 8 Comutadores para congurao da RS485 9 Conexo RS232

Congurao de rede RS485


A polarizao, a resistncia de terminao da linha e o tipo da rede RS 485 2 os / 4 os so selecionados atravs dos microinterruptores de parametrizao/ajustes da porta RS 485. Estes microinterruptores so congurados por default para uma rede RS 485 2 os com polarizao da rede e resistncia de terminao da linha. Combinao de impednciaslinha utilizando resistores
2 os RS485 4 os RS485

SW1
OFF ON

SW2
ON ON

SW3

SW4

SW5

SW6

Polarizao (bias)
a0V a5V Congurao de rede RS485.

SW1

SW2

SW3
ON

SW4
ON

SW5

SW6

Tipo de rede RS485


2 os 4 os

SW1

SW2

SW3

SW4

SW5
ON OFF

SW6
ON OFF

Congurao da conexo Ethernet


O kit de congurao TCSEAK0100 pode ser utilizado para conectar um PC ao servidor ECI850 para congurar a conexo Ethernet.

59

Instalao

Servidor ECI850 para protocolo IEC 61850

Dimenses

mm

65,8

57,9 35

80,8 90,7 45,2

2,5 72 49,5 68,3

ATENO
PARA EVITAR DANOS AO ECI850 b Conectar os dois dispositivos de proteo contra surtos DPS conforme indicado nos diagramas abaixo. b Vericar a qualidade dos condutores de terra conectados aos protetores contra surtos. O equipamento poder ser danicado se estas instrues no forem seguidas.

b Conectar a alimentao e a RS485 utilizando o cabo de pares tranados y 2,5 mm . b Conectar a fonte de alimentao de 24 V CC e o terra s entradas 1, 5 e 3 dos protetores contra surtos DPS fornecidos com o ECI850. b Conectar as sadas 2 e 6 dos protetores contra surtos DPS (n de catlogo 16595) aos terminais - e + do bloco de terminais com os parafusos pretos. b Conectar os pares tranados da RS485 (2 ou 4 os) aos terminais (RX+ RX- ou RX+ RX- TX+ TX-) do bloco de terminais com os parafusos pretos. no bloco de b Conectar a blindagem dos pares tranados da RS485 ao terminal terminais com parafusos pretos. b Conecte o cabo Ethernet ao conector RJ45 verde. Rede RS485 a 2 os

Conexo

Rede RS485 a 4 os

60

Instalao

Servidor ECI850 para protocolo IEC 61850

Exemplo de arquitetura
O diagrama abaixo mostra um exemplo de uma arquitetura de comunicao utilizando o ECI850.

Nota: Rc = resistor de casamento de impedncias da linha.

61

Instalao

Interface de rede RS 485 de 4 fios ACE959

Funo

A interface ACE959 possui 2 funes: b interface eltrica entre o Sepam e uma rede de comunicao de camada fsica RS 485 de 4 os b caixa de derivao do cabo da rede principal para conexo de um Sepam com um cabo pr-fabricado CCA612.

Caractersticas
Mdulo ACE959
Peso Montagem Interface de conexo rede RS 485 de 4 fios ACE959. Temperatura de funcionamento Caractersticas ambiental 0,2 kg Em trilho DIN simtrico -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam EIA RS 485 diferencial de 4 fios Externa, 12 V CC ou 24 V CC 10% 16 mA na recepo 40 mA mximo na emisso

Interface eltrica RS 485 de 4 fios


Padro Alimentao remota Consumo

Comprimento mximo da rede RS 485 de 4 fios com cabo padro


Nmero de Sepam
5 10 20 25

Comprimento mximo com alimentao 12 V CC


320 m 180 m 160 m 125 m

Comprimento mximo com alimentao 24 V CC


1000 m 750 m 450 m 375 m

Descrio e dimenses
A e B Borneiras de conexo do cabo da rede. C Conector RJ45 para ligao da interface unidade bsica com cabo CCA612. D Borneira de conexo da alimentao auxiliar (12 V CC ou 24 V CC) separada. t Terminal de aterramento / blindagem. (1) 70 mm com cabo CCA612 conectado.
Rede RS 485 4 fios Alimentao 12 ou 24 V CC

1 2

LED Atividade linha, pisca quando a comunicao estiver ativa (emisso ou recepo em andamento) Jumper para adaptao de fim de linha da rede RS 485 4 fios com resistncia de carga (Rc = 150 ), posicionar em: b Rc , se o mdulo no for o ltimo da cadeia (posio de fbrica) b Rc, se o mdulo for o ltimo da cadeia. Parafusos de fixao dos cabos de rede (dimetro interno do parafuso = 6 mm).

Conexo
Alimentao 12 ou 24 V CC

Alimentao Rede 12 ou RS 485 24 V CC 4 fios (1) Alimentao remota na fiao separada ou inclusa no cabo blindado (3 pares). (2) Borneira para conexo do mdulo que fornece a alimentao remota.

b conexo do cabo da rede nos terminais tipo agulha A e B b conexo do terminal de aterramento por par tranado de cobre estanhado de seco u 6 mm2 ou por cabo de seco u 2,5 mm2 e comprimento y 200 mm equipado com terminal tipo olhal de 4 mm. Verificar o aperto das conexes (torque de aperto mximo 2,2 Nm). b as interfaces so equipadas com parafusos de xao do cabo de rede e capa de blindagem nos pontos de entrada e sada do cabo de rede: v o cabo da rede deve ser desencapado v a trana da blindagem do cabo deve envolv-lo e estar em contato com o parafuso de xao b a interface deve ser ligada ao conector C da unidade bsica utilizando um cabo pr-fabricado CCA612 (comprimento = 3 m, terminais verdes) b as interfaces devem ser alimentadas em 12 V CC ou 24 V CC b o ACE959 pode ser conectado na alimentao remota separada (no inclusa no cabo blindado). A borneira D utilizada para conectar a alimentao remota.

62

Instalao

Interface de fibra tica ACE937

Funo
A interface ACE937 utilizada para conectar um Sepam a uma rede de comunicao de fibra tica em estrela. Este mdulo remoto conectado unidade bsica Sepam por um cabo pr-fabricado CCA612.

Caractersticas
Mdulo ACE937
Peso Montagem Alimentao Temperatura de funcionamento Caractersticas ambientais 0,1 kg Em trilho DIN simtrico Fornecida pelo Sepam -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam Multimodo 820 nm (infravermelho no visvel) ST (conector de fibra tica tipo baioneta BFOC)

Interface de conexo rede de fibra tica ACE937.

Interface de fibra tica


Tipo de fibra Comprimento da onda Tipo de conector

ATENO
RISCO DE CEGUEIRA Nunca olhe diretamente a extremidade da bra tica. O no respeito a esta instruo pode provocar ferimentos graves.

Dimetro da fibra tica (m)


50/125 62,5/125 100/140 200 (HCS)

Abertura numrica (NA)


0,2 0,275 0,3 0,37

Atenuao mxima (dBm/km)


2,7 3,2 4 6

Potncia tica disponvel mnima (dBm)


5,6 9,4 14,9 19,2

Comprimento mximo da fibra (m)


700 1800 2800 2600

Comprimento mximo calculado com: b potncia tica disponvel mnima b atenuao mxima da bra b perda nos 2 conectores ST: 0,6 dBm b margem de potncia tica: 3 dBm (segundo a norma IEC 60870). Exemplo para uma fibra 62,5/125 m Lmx. = (9,4 - 3 -0,6) / 3,2 = 1,8 km

Descrio e dimenses
C Conector RJ45 para ligao da interface unidade bsica com cabo CCA612.

1 2 3

LED Atividade linha, pisca quando a comunicao estiver ativa (emisso ou recepo em andamento). Rx, conector tipo ST fmea (recepo Sepam). Tx, conector tipo ST fmea (emisso Sepam).

(1) 70 mm com cabo CCA612 conectado.

Conexo
b as bras ticas de emisso e recepo devem ser equipadas com conectores tipo ST macho b conexo das bras ticas por parafuso nos conectores Rx e Tx b a interface deve ser ligada ao conector C da unidade bsica utilizando o cabo pr-fabricado CCA612 (comprimento = 3 m, terminais verdes).

63

Instalao

Interfaces multiprotocolo ACE969TP-2 e ACE969FO-2

Funo

As interfaces de comunicao multiprotocolo ACE969 foram desenvolvidas para o Sepam srie 20, Sepam srie 40 e Sepam srie 80. Dispem de 2 portas de comunicao para conectar um Sepam a duas redes de comunicao independentes: b a porta S-LAN (Supervisory Local Area Network), para conectar o Sepam a uma rede de comunicao de superviso, utilizando um dos trs protocolos seguintes: v IEC 60870-5-103 v DNP3 v Modbus RTU. A seleo do protocolo de comunicao feita na congurao do Sepam. b a porta E-LAN (Engineering Local Area Network) reservada para a congurao e a operao remotas do Sepam, utilizando o software SFT2841.
Interface de comunicao ACE969TP-2.

As interfaces ACE969 so disponveis em duas verses, que diferem somente pelo tipo de porta S-LAN: b ACE969TP-2 (par tranado), para conexo a uma rede S-LAN utilizando uma ligao serial RS 485 de 2 os b ACE969FO-2 (bra tica), para conexo a uma rede S-LAN utilizando uma conexo de bra tica em estrela ou anel. A porta E-LAN sempre do tipo RS 485 de 2 os.

Interface de comunicao ACE969FO-2.

64

Instalao

Interfaces multiprotocolo ACE969TP-2 e ACE969FO-2

Caractersticas
Mdulos ACE969TP-2 e ACE969FO-2
Caractersticas tcnicas
Peso Montagem Temperatura de operao Caractersticas ambientais 0,285 kg Em trilho DIN simtrico -25C a +70C Idnticas s caractersticas das unidades bsicas Sepam 24 a 250 V CC -20%/+10% 2W < 10 A 100 ms 12% 20 ms 110 a 240 V CA -20%/+10% 3 VA

Alimentao
Tenso Faixa Consumo mximo Corrente de chamada Taxa de ondulao aceitvel Microrruptura aceitvel

Portas de comunicao RS 485 de 2 os


Interface eltrica
Padro Alimentao remota EIA RS 485 diferencial de 2 os No requer ACE969-2 (embutida)

Porta de comunicao de bra tica


Interface de bra tica
Tipo de bra Comprimento de onda Tipo de conector Dimetro da bra (m) Abertura numrica (NA) 0,2 0,275 0,3 0,37 Multimodo 820 nm (infravermelho no visvel) ST (conector de bra tica tipo baioneta BFOC) Atenuao (dBm/km) Potncia tica mnima disponvel (dBm) 5,6 9,4 14,9 19,2 Comprimento mximo da bra (m) 700 1800 2800 2600

Comprimento mximo da rede de bra tica

50/125 62,5/125 100/140 200 (HCS)

2,7 3,2 4 6

Comprimento mximo calculado com: b potncia tica mnima disponvel b atenuao de bra mxima b perdas em 2 conectores ST: 0,6 dBm b reserva de potncia tica: 3 dBm (segundo a norma IEC 60870). Exemplo para uma bra 62,5/125 m Lmx = (9,4 - 3 - 0,6)/3,2 = 1,8 km.

Dimenses

65

Instalao

Interfaces multiprotocolo ACE969TP-2 e ACE969FO-2 Descrio


Interfaces de comunicao ACE969-2

ACE969TP-2 1 2 3 4 5 Terminal de aterramento/blindagem por trana fornecida Terminal de conexo da alimentao Conector RJ45 para ligao da interface unidade bsica com cabo CCA612 LED verde: ACE969 energizada LED vermelho: status da interface ACE969-2 b LED apagado = ACE969-2 congurada e comunicao operacional b LED piscando = ACE969-2 no congurada ou a congurao est incorreta b LED aceso xo = ACE969-2 em falha Conector de servio: reservado para atualizaes de software Porta de comunicao E-LAN RS485 de 2 os (ACE969TP-2 e ACE969FO-2) Porta de comunicao S-LAN RS485 de 2 os (ACE969TP-2) Porta de comunicao por bra tica S-LAN (ACE969FO-2).

ACE969FO-2

6 7 8 9

Portas de comunicao RS485 de 2 os


1 Bloco de terminal, com dois conjuntos de conexes para a rede RS485 de 2 os: b 2 terminais pretos: conexo de par tranado de RS485 (2 os) b 2 terminais verdes: conexo de par tranado para alimentao distribuda LEDs de sinalizao: b LED Tx piscando: Sepam enviando b LED Rx piscando: Sepam recebendo. Jumper para impedncia de m de linha da rede RS485 coincidindo com resistor de carga (Rc = 150 ), a ser posicionado em: b Rc, se a interface no estiver em uma das extremidades da rede (posio de fbrica) b Rc, se a interface estiver em uma das extremidades da rede. Porta S-LAN (ACE969TP-2) Porta E-LAN (ACE969TP-2 ou ACE969FO-2)

Porta de comunicao por bra tica


1 2 3 LEDs de sinalizao: b LED Tx piscando: Sepam enviando b LED Rx piscando: Sepam recebendo. Rx, conector tipo ST fmea (Sepam recebendo) Tx, conector tipo ST fmea (Sepam enviando). Porta S-LAN (ACE969FO-2)

66

Instalao

Interfaces multiprotocolo ACE969TP-2 e ACE969FO-2 Conexo


Alimentao e Sepam
b A interface ACE969-2 liga-se ao conector C na unidade bsica do Sepam utilizando o cabo CCA612 (comprimento = 3 m, conexes RJ45 brancas) b A interface ACE969-2 deve ser alimentada em 24 a 250 V CC ou 110 a 240 V CA.

PERIGO

RISCOS DE CHOQUES ELTRICOS, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento terra de proteo e terra funcional. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles no utilizados. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves. Terminais
e1-e2 - alimentao

Tipo
Agulha

Fiao
b Fiao sem terminais: v 1 o com seo transversal mxima de 0,2 a 2,5 mm2 ou 2 os com seo transversal mxima de 0,2 a 1 mm2 v comprimento da parte desencapada: 8 a 10 mm b Fiao com terminais: v ao recomendada com terminais Schneider Electric: - DZ5CE015D para 1 o 1,5 mm - DZ5CE025D para 1 o 2,5 mm - AZ5DE010D para 2 os 1 mm v comprimento do tubo: 8,2 mm v comprimento da parte desencapada: 8 mm. 1 o verde/amarelo, comprimento mx. de 3 m e seo transversal mx. de 2,5 mm2

Terra de proteo Terra funcional

Agulha

Terminal tipo olhal Trana de aterramento, fornecida para 4 mm conexo estrutura do cubculo

67

Instalao

Interfaces multiprotocolo ACE969TP-2 e ACE969FO-2 Conexo


Portas de comunicao RS 485 de 2 os (S-LAN ou E-LAN)

b conexo do par tranado RS 485 (S-LAN ou E-LAN) aos terminais A e B. b no caso em que a ACE969TP estiver conectada com ACE969TP-2: v conexo do par tranado para a fonte de alimentao distribuda aos terminais 5(V+) e 4(V-). b no caso de somente ACE969TP-2: v conexo somente no terminal 4(V-) (continuidade de terra) v no h necessidade de fonte de alimentao externa. b os cabos blindados devem estar conectados aos terminais marcados 3(.) nos blocos de terminais de conexo. b terminais marcados 3(.) esto ligados por uma conexo interna aos terminais de aterramento da interface ACE969TP-2 (terra funcional e terra de proteo): ou seja, a blindagem dos cabos de RS 485 tambm est aterrada. b Na interface ACE969TP-2, os prensa-cabos para as redes S-LAN e E-LAN RS 485 so aterrados pelo terminal 3

Se ACE969TP e ACE969TP-2 forem utilizadas em conjunto, necessria a fonte de alimentao externa.

Se ACE969TP-2 for utilizada sozinha, a fonte de alimentao externa no necessria, os conectores V dos mdulos devem ser interconectados.

Porta de comunicao por bra tica (S-LAN) ATENO


RISCO DE CEGUEIRA Nunca olhe diretamente a extremidade da bra tica. O no respeito a esta instruo pode provocar ferimentos graves. A conexo de bra tica pode ser realizada: b ponto a ponto para um sistema de estrela tica b em anel (eco ativo). As bras ticas de emisso e recepo devem ser equipadas com conectores tipo ST macho. As bras pticas so xadas por parafusos aos conectores Tx e Rx.

68

Instalao

Conversor RS 232 / RS 485 ACE909-2

Funo
O conversor ACE909-2 permite a ligao de um supervisrio/computador central equipado de fbrica com uma porta serial tipo V24/RS 232 s estaes conectadas a uma rede RS 485 de 2 fios. Sem requerer qualquer sinal de controle de fluxo, aps a configurao, o conversor ACE909-2 assegura a converso, a polarizao da rede e o envio automtico dos frames entre o mestre e as estaes por transmisso bidirecional (half-duplex, par singelo). O conversor ACE909-2 fornece tambm uma alimentao 12 V CC ou 24 V CC para alimentao remota das interfaces ACE949-2, ACE959 ou ACE969 do Sepam. O ajuste dos parmetros de comunicao deve ser idntico ao ajuste dos Sepam e ao ajuste da comunicao do mestre.

Conversor RS 232 / RS 485 ACE909-2.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento ao terra de proteo e ao terra funcional. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves.

Caractersticas
Caractersticas mecnicas
Peso Montagem 0,280 kg Em trilho DIN simtrico ou assimtrico 110 a 220 V CA 10%, 47 a 63 Hz 2000 Vrms, 50 Hz, 1 min

Caractersticas eltricas
Alimentao Isolao galvnica entre alimentao ACE e massa, e entre alimentao ACE e alimentao das interfaces Isolao galvnica entre interfaces RS 232 e RS 485 Proteo por fusvel temporizado 5 mm x 20 mm Formato dos dados Retardo de transmisso Alimentao fornecida remotamente para as interfaces Sepam Nmero mximo de interfaces Sepam alimentadas remotamente

1000 Vrms, 50 Hz, 1 min 1A 11 bits: 1 start, 8 dados, 1 paridade, 1 stop < 100 ns 12 V CC ou 24 V CC 12

Comunicao e alimentao remota das interfaces Sepam

Caractersticas ambientais
Temperatura de funcionamento -5C a +55C

Compatibilidade eletromagntica
Transitrios eltricos rpidos, 5 ns

Norma IEC Valor


60255-22-4 4 kV acoplamento capacitivo em modo comum 2 kV acoplamento direto em modo comum 1 kV acoplamento direto em modo diferencial 1 kV em modo comum 0,5 kV em modo diferencial 3 kV em modo comum 1 kV em modo diferencial

Onda oscilatria amortecida 1 MHz Ondas de impulso 1,2 / 50 s

60255-22-1 60255-5

69

Instalao

Conversor RS 232 / RS 485 ACE909-2

Descrio e dimenses

A Borneira de conexo da ligao RS 232 limitada a 10 m.


B Conector sub-D 9 pinos fmea para conectar rede RS 485 de 2 fios, com

alimentao remota. 1 conector sub-D 9 fornecido com o conversor.


C Borneira de conexo da alimentao.

1 2 3

Comutador para selecionar a tenso de alimentao remota, 12 V CC ou 24 V CC. Fusvel de proteo, acessvel com destravamento por 1/4 de volta. LEDs de sinalizao: b ON/OFF aceso: ACE909-2 energizado b Tx aceso: emisso RS 232 por ACE909-2 ativa b Rx aceso: recepo RS 232 por ACE909-2 ativa 4 SW1, configurao das resistncias de polarizao e de adaptao de fim de linha da rede RS 485 de 2 fios Funo SW1/1 SW1/2 SW1/3
ON ON ON

Polarizao em 0 V via Rp -470 Polarizao em 5 V via Rp +470 Adaptao de fim de linha da rede RS 485 2 fios por resistncia de 150

5 SW2, configurao da velocidade e do formato das transmisses assncronas (parmetros idnticos para ligao RS 232 e rede RS 485 de 2 fios). Velocidade (bauds) SW2/1 SW2/2 SW2/3
1200 2400 4800 9600 Conector sub-D 9 pinos macho fornecido com o ACE909-2. 19200 38400 1 0 1 0 1 0 1 1 0 0 1 1 1 1 1 1 0 0

Formato
Com controle de paridade Sem controle de paridade 1 bit de stop (imposto para Sepam) 2 bits de stop

SW2/4
0 1

SW2/5

0 1

Configurao do conversor no fornecimento b alimentao remota 12 V CC b formato 11 bits com controle de paridade b resistncias de polarizao e de adaptao de m de linha da rede RS 485 de 2 os em servio.

Conexo
Ligao RS 232 b em terminal tipo agulha A de 2,5 mm2 b comprimento mximo 10 m b Rx/Tx: recepo/emisso RS 232 por ACE909-2 b 0V: comum Rx/Tx, no aterrar. Ligao RS 485 de 2 fios alimentada remotamente b em conector B sub-D 9 pinos fmea b sinais RS 485 de 2 os: L+, Lb alimentao remota: V+ = 12 V CC ou 24 V CC, V- = 0 V. Alimentao b terminal tipo agulha C de 2,5 mm2 b fase e neutro reversveis b aterramento da borneira e invlucro metlico (conector na parte traseira do invlucro).

70

Instalao

Conversor RS 485 / RS 485 ACE919CA e ACE919CC

Funo
Os conversores ACE919 so utilizados para conectar um supervisrio/computador central equipado de fbrica com uma porta serial tipo RS 485 s estaes conectadas em uma rede RS 485 de 2 fios. Sem requerer qualquer sinal de controle de fluxo, os conversores ACE919 asseguram a polarizao da rede e a adaptao de fim de linha. Os conversores ACE919 fornecem tambm uma alimentao 12 V CC ou 24 V CC para alimentao remota das interfaces ACE949-2, ACE959 ou ACE969 do Sepam. H 2 tipos de conversores ACE919: b ACE919CC, alimentado em CC b ACE919CA, alimentado em CA.

Conversor RS 485 / RS 485 ACE919CC.

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A instalao deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao, e devem ser vericadas as caractersticas tcnicas do equipamento. b NUNCA trabalhe sozinho. b Desconecte todas as fontes de alimentao antes de trabalhar neste equipamento. Considere todas as fontes de alimentao e especialmente a possibilidade de alimentao externa clula onde est instalado o equipamento. b Utilize sempre um dispositivo de deteco de tenso adequado para vericar se a alimentao foi realmente interrompida. b Comece por conectar o equipamento ao terra de proteo e ao terra funcional. b Parafuse rmemente todos os terminais, mesmo aqueles que no esto sendo utilizados. O no respeito a estas instrues pode provocar a morte ou ferimentos graves.

Caractersticas
Caractersticas mecnicas
Peso Montagem 0,280 kg Em trilho DIN simtrico ou assimtrico

Caractersticas eltricas
Alimentao Proteo por fusvel temporizado 5 mm x 20 mm Isolao galvnica entre alimentao ACE e massa, e entre alimentao ACE e alimentao das interfaces Formato dos dados Retardo de transmisso Alimentao fornecida remotamente para as interfaces Sepam Nmero mximo de interfaces Sepam alimentadas remotamente

ACE919CA
110 a 220 V CA 10%, 47 a 63 Hz 1A

ACE919CC
24 a 48 V CC 20% 1A 2000 Vrms, 50 Hz, 1 min

Comunicao e alimentao remota das interfaces Sepam


11 bits: 1 start, 8 dados, 1 paridade, 1 stop < 100 ns 12 V CC ou 24 V CC 12

Caractersticas ambientais
Temperatura de funcionamento -5C a +55C

Compatibilidade eletromagntica
Transitrios eltricos rpidos, 5 ns

Norma IEC
60255-22-4

Valor
4 kV acoplamento capacitivo em modo comum 2 kV acoplamento direto em modo comum 1 kV acoplamento direto em modo diferencial 1 kV em modo comum 0,5 kV em modo diferencial 3 kV em modo comum 1 kV em modo diferencial

Onda oscilatria amortecida 1 MHz

60255-22-1

Ondas de impulso 1,2 / 50 s

60255-5

71

Instalao

Conversor RS 485 / RS 485 ACE919CA e ACE919CC

Descrio e dimenses

A Borneira de conexo da ligao RS 485 de 2 fios sem alimentao remota.


B Conector sub-D 9 pinos fmea de conexo rede RS 485 de 2 fios, com

alimentao remota. 1 conector de parafuso sub-D 9 pinos macho fornecido com o conversor.
C Borneira de conexo da alimentao.

Comutador para selecionar a tenso de alimentao remota, 12 V CC ou 24 V CC. 2 Fusvel de proteo, acessvel com destravamento por 1/4 de volta. 3 LED de sinalizao ON/OFF: aceso se estiver ACE919 energizado. 4 SW1, configurao das resistncias de polarizao e de adaptao de fim de linha da rede RS 485 de 2 fios. Funo SW1/1 SW1/2 SW1/3
Polarizao em 0 V via Rp -470 Polarizao em 5 V via Rp +470 Adaptao de fim de linha da rede RS 485 2 fios por resistncia de 150 ON ON ON

Configurao do conversor no fornecimento b alimentao remota 12 V CC b resistncias de polarizao e de adaptao de m de linha da rede RS 485 de 2 os em servio.

Conector sub-D 9 pinos macho fornecido com o ACE919.

Conexo
Ligao RS 485 de 2 fios sem alimentao remota b em terminal tipo agulha A de 2,5 mm2 b L+, L-: sinais RS 485 de 2 os b
t Blindagem.

Ligao RS 485 de 2 fios alimentada remotamente b em conector B sub-D 9 pinos fmea b sinais RS 485 2 os: L+, Lb alimentao remota: V+ = 12 V CC ou 24 V CC, V- = 0 V. Alimentao b em terminal tipo agulha C de 2,5 mm2 b fase e neutro reversveis (ACE919CA) v aterramento da borneira e invlucro metlico (conector na parte traseira do invlucro).

72

Utilizao

Contedo

Interfaces Homem-mquina Apresentao Guia de escolha Descrio da IHM avanada Descrio da IHM mnemnica Operao local na IHM Tipos de operaes e senhas Visualizao dos dados de operao Funes de operao sem senha Funes de operao com senha Configurao de parmetros e ajustes de proteo Comando local pela IHM mnemnica Software SFT2841 de configurao e operao Tela de abertura Apresentao Organizao geral da tela Utilizao do software Criao de mensagens personalizadas Oscilografia Editor de equaes lgicas Configurao e operao do programa Logipam Parmetros de fbrica Configurao de uma rede Sepam Software SFT2841 - Editor de sinticos Apresentao Organizao geral da tela Utilizao do editor

74 74 75 76 77 78 78 79 81 82 83 85 86 86 87 88 90 91 92 93 94 96 98 103 103 105 107

73

Utilizao

Interfaces Homem-mquina Apresentao

Dois tipos de Interfaces Homem-mquina (IHM) diferentes so disponveis para as unidades bsicas Sepam srie 80: b Interface Homem-mquina mnemnica b ou a Interface Homem-mquina avanada. A Interface Homem-mquina avanada pode ser integrada unidade bsica ou instalada remotamente no cubculo. As funes propostas pela IHM avanada integrada ou remota so idnticas.

Um Sepam srie 80 com IHM avanada remota compoto de: b uma unidade bsica sem IHM, para montagem no compartimento de BT b um mdulo de IHM avanada remota DSM303 v para montagem no painel frontal do cubculo, no local mais adequado para o operador v para conexo na unidade bsica por um cabo pr-fabricado CCA77x. As caractersticas do mdulo de IHM avanada remota DSM303 so apresentadas na pgina 49.

Dados completos para o operador na IHM avanada


Todos os dados requeridos para operao local do equipamento podem ser visualizadas pelo operador: b visualizao de todas as medies e informaes de diagnstico em formato numrico com unidades e/ou em grco de barras b visualizao das mensagens de operao e das mensagens de alarme, com reconhecimento dos alarmes e reset do Sepam b visualizao da lista de funes de proteo ativadas e dos ajustes principais das funes de proteo prioritrias b adaptao dos pontos de ajuste ou da temporizao da funo de proteo ativada para atender a novas restries de operao b visualizao da verso do Sepam e dos mdulos remotos b teste das sadas e visualizao dos estados das entradas lgicas b visualizao de dados do Logipam: estado das variveis, temporizadores b insero de 2 senhas para proteger os ajustes de proteo e parmetros.
Unidade bsica Sepam srie 80 com IHM avanada integrada.

Controle local de dispositivos utilizando a IHM mnemnica


A IHM mnemnica fornece as mesmas funes que a IHM avanada, assim como o controle local dos dispositivos: b escolha do modo de controle do Sepam b visualizao do estado dos dispositivos em sintico animado b controle local da abertura e do fechamento de todos os dispositivos controlados pelo Sepam.

Apresentao ergonmica dos dados


b teclas identicadas por cones para navegao intuitiva b acesso aos dados guiado por menus b display LCD grco que permite a visualizao de qualquer caractere ou smbolo b excelente qualidade do display em todas as condies de iluminao: ajuste automtico do contraste e display retroiluminado ativado pelo usurio.
Unidade bsica Sepam srie 80 com IHM mnemnica.

Idioma de operao
Todos os textos e mensagens visualizados na IHM avanada ou na IHM mnemnica so disponveis em 2 idiomas: b em ingls, idioma de operao de fbrica b e em um segundo idioma v portugus Contacte-nos caso necessitar de adaptao do idioma local.

IHM avanada personalizada em portugus.

Conexo do Sepam a uma ferramenta de configurao


O software de configurao SFT2841 necessrio para os ajustes das funes de proteo e a configurao dos Sepam srie 80. A configurao do Sepam realizada pelo software SFT2841 instalado no PC, que conectado porta de comunicao RS 232 no frontal do rel.

74

Utilizao

Interfaces Homem-mquina Guia de escolha

Unidade bsica

Com IHM avanada remota

Com IHM avanada integrada

Com IHM mnemnica

2
Funes
Sinalizao local Dados de medio e de diagnstico Mensagens de operao e alarmes Lista das funes de proteo ativadas Ajustes principais das funes de proteo prioritrias Verso do Sepam e dos mdulos remotos Estado das entradas lgicas Dados do Logipam Estado dos dispositivos em sintico animado Diagrama vetorial de correntes ou tenses Controle local Reconhecimento dos alarmes Reset do Sepam Teste das sadas Escolha do modo de controle do Sepam Comando de abertura / fechamento dos dispositivos b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b b

b b b

b b b

b b b b b

Caractersticas
Tela Tamanho Ajuste de contraste automtico Retroiluminao Teclado Nmero de teclas Ajuste do modo de controle LEDs Estado de operao do Sepam 128 x 64 pixels b b 9 128 x 64 pixels b b 9 128 x 240 pixels b b 14 Remoto / Local / Teste 2 LEDs, visveis nos painis frontal e traseiro

LEDs de sinalizao

b unidade bsica: 2 LEDs visveis no painel traseiro b IHM avanada remota: 2 LEDs visveis no painel frontal 9 LEDs na IHM avanada remota b unidade bsica sem a porta de comunicao frontal, montada no fundo do compartimento, utilizando a placa de montagem AMT880 b mdulo de IHM avanada remota DSM303, embutida no painel frontal do cubculo, conectado unidade bsica por cabo pr-fabricado CCA77x

2 LEDs, visveis nos painis frontal e traseiro

9 LEDs no painel frontal Embutida no painel frontal do cubculo

9 LEDs no painel frontal Embutida no painel frontal do cubculo

Montagem

75

Utilizao

Descrio da IHM avanada

IHM avanada integrada


Referncia cone Descrio 1 LED verde Sepam energizado. 2 LED vermelho Sepam indisponvel. 3 9 LEDs amarelos de sinalizao (L1 a L9 da esquerda para a direita). 4 Etiqueta de atribuio dos LEDs de sinalizao. 5 Display LCD grfico. 6 Visualizao das medies.
7 8 9 Visualizao dos dados de diagnstico dos dispositivos, da rede e da mquina. Visualizao do histrico dos alarmes. Tecla com 2 funes, dependendo da tela visualizada: b funo Reset para resetar os dados bloqueados do Sepam. b funo Validao das escolhas e valores inseridos. Tecla com 2 funes, dependendo da tela visualizada: b funo Clear, utilizada para: v o reconhecimento do alarme ativo v o reset do pico de demanda e dos dados de diagnstico v a eliminao das mensagens de alarmes. b funo Deslocamento do cursor para cima. Tecla com 2 funes: b tecla mantida pressionada por 5 segundos: teste de LEDs e display b funo Deslocamento do cursor para baixo. Visualizao dos dados do Sepam e Logipam. Visualizao e adaptao dos ajustes das funes de proteo durante a operao. Visualizao da tela de insero das 2 senhas. Porta RS 232 de conexo do PC. Bateria de back-up. Proteo para a bateria. Cartucho de memria. Porta.

10

11

19

12 13 14 15 16 17 18 19

ATENO
DETERIORAO DO CARTUCHO No instalar ou remover o cartucho de memria energizado. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais.

Mdulo IHM avanada remota DSM303

76

Utilizao

Descrio da IHM mnemnica

Referncia cone 1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17

Descrio Display LCD grfico. LED verde Sepam energizado. LED vermelho Sepam indisponvel. Etiqueta de atribuio dos LEDs de sinalizao. 9 LEDs amarelos de sinalizao (L1 a L9 de baixo para cima). Comando local de fechamento dos dispositivos selecionados no sintico. Comando local de abertura dos dispositivos selecionados no sintico. Deslocamento do cursor para cima. Validao da insero. Deslocamento do cursor para baixo. Porta de ligao do PC. Porta transparente. Visualizao da tela de insero das 2 senhas. Visualizao do sintico. Reset dos dados bloqueados. Visualizao do histrico dos alarmes. Tecla utilizada para: b o reconhecimento do alarme ativo v o reset do pico de demanda e dos dados de diagnstico v a eliminao das mensagens de alarmes. Tecla com 2 funes: b funo: visualizao dos dados de diagnstico dos dispositivos, da rede e da mquina b tecla mantida pressionada por 5 segundos: teste de LEDs e display. Visualizao e adaptao dos ajustes das protees durante a operao. Visualizao das medies e do diagrama vetorial. Visualizao dos dados do Sepam e Logipam. Comutador a chave de 3 posies para escolha do modo de controle do Sepam: Remoto, Local ou Teste. Bateria de back-up. Proteo para a bateria. Cartucho de memria. Porta.

26

18

ATENO
DETERIORAO DO CARTUCHO No instalar ou remover o cartucho de memria energizado. O no respeito a esta instruo pode causar danos materiais.

19 20 21 22

23 24 25 26

77

Utilizao

Operao local na IHM Tipos de operaes e senhas

Tipos de operaes
Trs tipos de operaes podem ser realizados pela IHM do Sepam: b operaes normais: por exemplo, consultar dados de operao, resetar o Sepam e reconhecer os alarmes ativos b o ajuste das protees: por exemplo, modicar o valor do nvel de trip de uma funo de proteo ativa b a modicao de dados do Sepam: por exemplo, a escolha do idioma de operao e atualizao da hora do relgio interno.

As operaes de ajuste e de configurao somente so permitidos aps a insero de uma senha.

Senhas
As operaes de ajuste e de configurao so protegidas por 2 senhas diferentes: b senha para ajustes da proteo b senha para parametrizao Cada senha composta de 4 dgitos. As senhas de fbrica so: 0000. A tabela abaixo indica as operaes autorizadas em funo da senha inserida: Operaes Sem senha Aps insero da senha Ajuste
b b

Aps insero da senha Parametrizao


b b b

Operao normal Ajuste das protees durante a operao Modificao dos dados do Sepam

Insero das senhas

Senha de acesso

b Pressionar a tecla

mostra a tela de insero das senhas.

Aplicar

Cancelar

b Pressione a tecla para posicionar o cursor no primeiro dgito. b Desloque os dgitos utilizando as teclas de cursor e b Conrmar para passar para o dgito seguinte pressionando a tecla (utilizar somente os nmeros de 0 a 9 para cada um dos 4 dgitos) b Quando os 4 dgitos da senha desejada forem inseridos, pressionar a tecla para posicionar o cursor em [Aplicar]. b Pressionar novamente a tecla para conrmar.

Validade das senhas


Tela de insero das senhas.

Trip Curva = inversa Ajuste = 110 A Temporiz = 100 ms

Indicao da validade de uma senha b Depois de inserir e conrmar a senha de Ajuste de proteo, aparece o cone no alto da tela b Depois de inserir e conrmar a senha de Parametrizao, aparece o cone no alto da tela. O cone permanece na tela enquanto a senha for vlida e as operaes relacionadas forem permitidas. Fim da validade Um senha desativada: b ao pressionar a tecla b automaticamente, se nenhuma tecla for pressionada por mais que 5 minutos.

Aplicar

Cancelar

Perda das senhas


Consultar nosso Departamento Comercial.

Indicao da validade de uma senha na tela: = senha de Ajuste vlida. = senha de Parametrizao vlida.

78

Utilizao

Operao local na IHM Visualizao dos dados de operao

Categorias de dados de operao


As informaes de operao do Sepam so agrupadas em 5 categorias: b medies, acessveis pela tecla b dados de diagnstico, acessveis pela tecla b histrico dos alarmes, acessveis pela tecla b dados do Sepam e Logipam, acessveis pela tecla b ajustes das funes de proteo ativas, acessveis pela tecla .

Estas 5 categorias de dados de operao so divididos em subcategorias para facilitar o acesso ao dado procurado. Tecla Categorias de dados
Medies

Subcategorias
b Corrente b Tenso b Freqncia b Potncia b Energia b Fasor (somente na IHM mnemnica) b Diagnstico b Contexto de trip 0 (ltimo contexto de trip registrado) b Contexto de trip -1 (penltimo contexto de trip registrado) b Contexto de trip -2 b Contexto de trip -3 b Contexto de trip -4 b Contexto de no sincronismo b Lista dos alarmes 4 por 4 b Detalhes dos alarmes 1 por 1 b Dados gerais: v identicao da unidade bsica v parmetros iniciais v relgio interno Sepam b Mdulos remotos: v identicao dos mdulos b Entradas / sadas: v estado e teste das sadas lgicas v estado das entradas lgicas b Logipam (se disponvel a opo Logipam): v identicao do programa Logipam v bits de congurao v contadores Acesso a cada funo de proteo separadamente, aps a escolha do cdigo ANSI

Medies Corrente Tenso

Freqncia Potncia Energia

Diagnstico dos dispositivos, da rede e da mquina

Tela de escolha das medies. Histrico dos alarmes (16 ltimos alarmes registrados) Dados do Sepam e Logipam

Proteo

Ajustes das funes de proteo ativas Tela de escolha das funes de proteo ativas.

79

Utilizao

Operao local na IHM Visualizao dos dados de operao

Exemplo: loop de medies

Acesso aos dados de operao


b Aps a escolha de uma categoria ao pressionar a tecla correspondente, uma tela de escolha com a lista das subcategorias associadas aparece na tela do Sepam b A escolha da subcategoria feita por rolamento do cursor com as teclas

Sepam energizado

Menu medio escolha Corrente

Medies dos valores digitais Irms

e (a subcategoria apontada pelo cursor aparece em vdeo reverso no display) b Quando a escolha validada pela tecla o sistema mostra a 1 tela de apresentao dos dados de operao da subcategoria selecionada b Pressione outra vez a tecla da categoria mostrada para ir para a tela seguinte b O princpio de progresso das telas de uma subcategoria mostrada no esquema ao lado b Quando uma tela no pode ser visualizada completamente na tela, necessrio utilizar as teclas de rolamento e .

Medies dos grfico de barras

Sobrecorrente

Demanda de corrente

grfico de barras

grfico de barras

80

Utilizao

Operao local na IHM Funes de operao sem senha

Reset dos dados bloqueados


A tecla permite fazer um reset de todos os dados bloqueados. O reset do Sepam deve ser confirmado. As mensagens de alarme no so apagadas.

Reconhecimento do alarme ativo


Quando um alarme estiver presente no display do Sepam, a tecla utilizada para retornar tela anterior ao aparecimento do alarme ou a um alarme menos recente no reconhecido. Pressionar a tecla no reseta dados bloqueados.

Reset da demanda de pico


Os dados de medio e de diagnstico abaixo podem ser resetados pela IHM do Sepam: b as demandas de corrente b as demandas de corrente de pico b as demandas de potncia de pico. Proceda como segue para resetar estes dados: b visualizar a tela de apresentao dos dados a serem resetados b pressionar a tecla .

Apagamento do histrico dos alarmes


O histrico dos 16 ltimos alarmes conservados no Sepam pode ser apagado da seguinte maneira: b pressionar a tecla para visualizar o histrico dos alarmes b pressionar a tecla .

Teste dos LEDs e do display


O teste dos LEDs e do display permite verificar o bom funcionamento de cada LED de sinalizao e cada pixel do display. O teste realizado da seguinte maneira: b pressionar a tecla durante 5 segundos b os 9 LEDs de sinalizao acendem-se sucessivamente em uma seqncia predenida b depois os pixels do display acendem-se sucessivamente em uma seqncia predenida.

81

Utilizao

Operao local na IHM Funes de operao com senha

Reset dos dados de diagnstico


Os dados de diagnstico associados a certas funes de proteo podem ser resetados pela IHM do Sepam, aps a insero da senha para Parametrizao. Os dados so os seguintes: b o nmero de partidas antes da inibio, associado funo Partidas por hora (ANSI 66) b o aquecimento calculado pela funo Sobrecarga trmica (ANSI 49RMS).

2
Sadas lgicas

Proceda como segue para resetar os dados: b inserir a senha Parametrizao b visualizar a tela de apresentao dos dados a serem resetados b pressionar a tecla .

Teste das sadas lgicas


possvel mudar o estado de cada sada lgica do Sepam durante 5 segundos. A verificao nas conexes das sadas lgicas e na operao dos dispositivos conectados conseqentemente simplificada. As telas Sadas lgicas podem ser acessadas na categoria Informaes do Sepam, subcategoria Entradas / Sadas. A primeira tela apresenta as sadas lgicas da unidade bsica e de uma a trs telas adicionais apresentam as sadas lgicas dos mdulos MES120 adicionais. Uma tela Sadas lgicas apresenta o estado de todas as sadas lgicas de um mdulo e permite, aps a insero da senha para Parametrizao, modificar o estado de cada uma das sadas para test-las em funcionamento. Proceda como segue para testar uma sada lgica: b inserir a senha Parametrizao b visualizar a tela de apresentao da sada lgica a ser testada b selecionar o campo de escolha da sada a testar com a tecla b deslocar pelos endereos das sadas lgicas do mdulo utilizando as teclas de cursor e para selecionar a sada lgica a ser testada b conrmar a sada escolhida pressionando a tecla b pressionar a tecla ou para ir para [Teste] b pressionar a tecla para inverter o estado da sada lgica durante 5 segundos.

Teste

Teste

Tela de apresentao das sadas lgicas da unidade bsica, com o estado de cada sada e a possibilidade de testar cada sada.

82

Utilizao

Operao local na IHM Configurao de parmetros e ajustes de proteo


Princpios de insero de dados

Parmetros iniciais
Idioma Ingls Portugus Grupo ativo Modo ajuste

Os princpios de configurao de parmetros e ajustes de proteo so idnticos. A modificao dos parmetros ou ajustes pela Interface Homem-mquina do Sepam realizada em 4 etapas: b insero da senha apropriada, senha para Ajuste ou Parametrizao (ver Insero das senhas, pgina 78) b visualizao da tela onde indicado o valor a ser modicado (ver Visualizao dos dados de operao, pgina 79) b modicao dos valores segundo um dos trs princpios de insero propostos em funo da natureza do parmetro ou do ajuste: v insero de um valor tipo booleano v seleo de um valor entre diversas escolhas possveis v insero de um valor numrico b conrmao nal de todos os novos parmetros ou ajustes de proteo para uso pelo Sepam.

Aplicar
Tela parmetros gerais.

Cancelar

Insero de valor tipo booleano


Os parmetros e os ajustes booleanos so representados do display do Sepam sob a forma de 2 botes, que simbolizam os 2 estados de uma informao booleana. Por exemplo, o idioma dos textos de operao na IHM do Sepam um parmetro tipo booleano, cujos 2 estados so: b Ingls b ou Local (por exemplo, Portugus). Para modificar o valor de um parmetro ou ajuste tipo booleano, proceda como segue: b posicione o cursor no boto a ser ativado com as teclas e b conrme a escolha com a tecla .

Trip Curva Ajuste Tempo

= definida = 120 A = 100 ms

Aplicar

Cancelar

Tela de ajuste da funo de proteo Sobrecorrente de fase (ANSI 50/51). 1. Ajuste tipo booleano. 2. Ajuste a ser selecionado entre diversas escolhas possveis. 3. Valor numrico. 4. Campo para confirmao (Aplicar) ou anulao (Cancelar) dos ajustes modificados. 5. cone que indica a autorizao de modificao dos parmetros e ajustes, depois de inserir a senha Parametrizao.

Escolha de um valor entre diversas escolhas possveis


Certos parmetros e ajustes devem ser selecionados entre um nmero finito de escolhas possveis. Por exemplo, o tipo de curva de trip da funo de proteo Sobrecorrente de fase pode ser escolhido entre 16 tipos de curvas predefinidas (definida, SIT, VIT, EIT). Para escolher o parmetro ou ajuste desejado, proceda como segue: b posicione o cursor no valor a ser modicado com as teclas b conrme a escolha com a tecla b desloque pelas opes propostas com as teclas e b para conrmar o novo valor escolhido, pressione a tecla .

Insero de um valor numrico


Os parmetros e ajustes tipo numrico so representados no display do Sepam com 3 dgitos significativos, com ou sem ponto decimal e o smbolo da unidade associada. Para modificar o valor numrico de um parmetro ou ajuste, proceda como segue: b posicione o cursor no valor numrico a ser modicado com as teclas e b conrme a escolha com a tecla para posicionar o cursor no primeiro caractere b desloque pelas opes propostas com as teclas e : os caracteres propostos so os dgitos de 0 a 9, o ponto decimal e o espao b para conrmar o caractere escolhido e passar para o caractere seguinte, pressione a tecla b depois da conrmao do terceiro dgito signicativo, o cursor posicionado no smbolo da unidade. b desloque pelas unidades propostas com as teclas de rolamento e e conrme a unidade escolhida pressionando a tecla .

83

Utilizao

Operao local na IHM Configurao de parmetros e ajustes de proteo


Confirmao final das modificaes
Aps a modificao de um ou diversos parmetros ou ajustes em uma tela, necessrio valid-la para que seja considerada pelo Sepam. Para confirmar o conjunto dos parmetros ou ajustes modificados em uma tela, deve-se proceder como segue: b posicione o cursor na aba [Aplicar] na parte inferior da tela com a tecla b valide a conrmao com a tecla Os novos parmetros ou ajustes so agora considerados pelo Sepam.

2
Modificar

Modificao dos bits de configurao Logipam


Os bits de configurao Logipam so parmetros do tipo booleano cujo estado pode ser visualizado e modificado pela IHM do Sepam. As telas Logipam bits MP so acessveis na categoria das Dados do Sepam, subcategoria Logipam. Os 64 bits de configurao MP01 a MP64 so apresentados em grupos de 16, em 4 telas diferentes. Uma tela Logipam bits MP apresenta o estado de 16 bits de configurao e permite, aps a insero da senha de Parametrizao, modificar o estado de cada uma destes bits. Proceda como segue para modificar o estado de um bit de configurao Logipam: 1. Insira a senha de Parametrizao 2. Visualize a tela de apresentao do bit de configurao a ser modificado 3. Selecione o campo de escolha do bit a ser modificado com a tecla 4. Desloque pelos endereos dos bits de configurao com as teclas de cursor e para selecionar o bit de configurao que ser modificado 5. Para validar o bit escolhido, pressione o tecla 6. Pressione na tecla ou para passar para a aba [Modificar] 7. Pressione a tecla para modificar o estado do bit de configurao.

Modificar
Tela de modificao dos bits de configurao Logipam.

84

Utilizao

Operao local na IHM Comando local pela IHM mnemnica

Modo de controle do Sepam


Um comutador com chave no painel frontal da IHM mnemnica utilizada para selecionar o modo de controle do Sepam. Trs modos so disponveis: Remoto, Local ou Teste. Em modo Remoto: b os comandos a distncia so considerados b os comandos locais so desabilitados, exceto o comando de abertura do disjuntor. Em modo Local: b os comandos a distncia so desabilitados, exceto o comando de abertura do disjuntor b os comandos locais so operacionais. O modo Teste pode ser selecionado quando testes so realizados no equipamento, por exemplo, nas operaes de manuteno preventiva: b todas as funes habilitadas em modo Local so disponveis em modo Teste b nenhuma sinalizao remota (TS) transmitida pela comunicao.
Controle local pela IHM mnemnica.

O software de programao Logipam pode ser utilizado para personalizar o processo dos modos de controle.

Visualizao do estado dos dispositivos na IHM mnemnica


Para permitir o controle local dos dispositivos com total segurana, todos os dados requeridos pelo operador podem ser visualizados simultaneamente na IHM mnemnica: b o diagrama unilar do equipamento controlado pelo Sepam, com representao grca animada do estado dos dispositivos em tempo real b as medies desejadas de corrente, tenso ou potncia. O diagrama mnemnico de controle local personalizvel pela adaptao de um diagrama predefinido fornecido ou pela criao de um diagrama a partir do zero.

Controle local dos dispositivos


Todos os dispositivos com abertura e fechamento controlados pelo Sepam podem ser controlados localmente utilizando a IHM mnemnica. As condies de intertravamento mais comuns podem ser definidas por equaes lgicas ou pelo Logipam. O procedimento de operao simples e seguro o seguinte: b escolha o modo de controle Local ou Teste b escolha o dispositivo a ser controlado por deslocamento do cursor de escolha utilizando as teclas de rolamento ou . O Sepam verica se o controle local do dispositivo selecionado permitido e informa o operador (janela de escolha com uma linha contnua). b para conrmar a escolha do dispositivo a ser controlado, pressione a tecla (a janela de escolha pisca). b controle do dispositivo ao pressionar: v a tecla : comando de abertura v ou a tecla : comando de fechamento.

85

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Tela de abertura


Descrio
A tela de abertura do software SFT2841 abre-se quando o software executado. Ela permite escolher o idioma das telas do SFT2841 e acessar os arquivos de parmetros e ajustes do Sepam: b no modo desconectado, para abrir ou criar um arquivo de parmetros e ajustes para um Sepam srie 20, srie 40 ou srie 80 b no modo conectado a um nico Sepam, para acessar o arquivo de parmetros e ajustes do Sepam conectado ao PC b no modo conectado a uma rede Sepam, para acessar os arquivos de parmetros e ajustes de um conjunto de Sepam conectado ao PC atravs de uma rede de comunicao.

Idioma das telas do SFT2841


O SFT2841 pode ser utilizado em ingls, francs, espanhol ou portugus. A escolha feita ao selecionar o idioma no alto da janela.

Utilizao do SFT2841 em modo desconectado


O modo desconectado permite preparar os arquivos de parmetros e ajustes dos Sepam srie 20, srie 40 e srie 80 antes do comissionamento. Dever ser feito posteriormente um download nos Sepam em modo conectado dos arquivos de parmetros e ajustes que foram preparados no modo desconectado anteriormente. b Para criar um novo arquivo de parmetros e ajustes, clique no cone correspondente famlia de Sepam desejada, sries 20, 40 ou 80. b Para abrir um arquivo de parmetros e ajustes existente, clique no cone correspondente famlia de Sepam desejada, srie 20, srie 40 ou srie 80.

Tela de abertura

Utilizao do SFT2841 conectado a um Sepam


O modo conectado do Sepam utilizado no comissionamento: b para carregar, descarregar e modicar os parmetros e ajustes do Sepam b para dispor do conjunto das medies e informaes de ajuda no comissionamento. O PC com o software SFT2841 conectado por uma porta RS 232 porta de ligao no painel frontal do Sepam, utilizando o cabo CCA783. Para abrir o arquivo de parmetros e ajustes do Sepam conectado ao PC, clique no cone .

SFT2841 conectado a um Sepam.

Utilizao do SFT2841 conectado a uma rede do Sepam


O modo conectado a uma rede do Sepam utilizado durante a operao: b para administrar o sistema de proteo b para controlar o estado da rede eltrica b para diagnosticar qualquer incidente ocorrido na rede eltrica. O PC com o software SFT2841 conectado a um conjunto de Sepam atravs de uma rede de comunicao (conexo por ligao serial, por rede telefnica ou por Ethernet). Esta rede constitui a rede de operao E-LAN. A tela de conexo permite configurar a rede do Sepam e acessar os arquivos de parmetros e ajustes dos Sepam da rede. Para abrir a tela de conexo, clique no cone .

Para supervisor

A configurao da rede de operao E-LAN pela tela de conexo detalhada nas pginas Configurao de uma rede do Sepam.

SFT2841 conectado a uma rede Sepam.

86

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Apresentao

Todas as funes de configurao e operao so disponveis na tela do PC equipado com o software SFT2841 e conectado porta de ligao de PC no painel frontal do Sepam (operao em ambiente Windows 98, NT, 2000 ou XP). Todas as informaes teis a uma mesma tarefa so agrupadas em uma mesma tela para facilitar a operao. Menus e cones permitem o acesso direto e rpido s informaes desejadas.

Operao normal
b Visualizao de todas as informaes de medio e operao b Visualizao das mensagens de alarme com a hora de aparecimento (data, hora, min, s, ms) b Visualizao das informaes de diagnstico: corrente de trip, nmero de operaes do equipamento e corrente acumulada de curto b Visualizao de todos os valores de ajuste e congurao efetuados b Visualizao dos estados lgicos das entradas, sadas e dos LEDs. O software SFT2841 fornece a resposta adaptada a operaes locais ocasionais, todas as informaes desejadas esto acessveis ao usurio de forma rpida.

Exemplo de tela de visualizao das medies.

Configurao e ajuste (1)


b Visualizao e ajuste de todos os parmetros de cada funo de proteo em uma mesma pgina b Congurao da lgica de controle, congurao dos dados gerais da instalao e do Sepam b As informaes inseridas podem ser preparadas com antecedncia e transferidas em uma nica operao no Sepam (PC ===> Sepam). Principais funes realizadas pelo SFT2841 b Modicao das senhas b Insero dos parmetros iniciais (ajustes, perodo de integrao, ) b Ajuste da data e da hora do Sepam b Insero dos ajustes das protees b Modicao das atribuies da lgica de controle b Ativao/desativao das funes b Salvar os arquivos.

Memorizao
b Os dados de ajuste e congurao podem ser salvos b A impresso de relatrios tambm possvel. O software SFT2841 permite tambm a recuperao dos arquivos de registros de oscilografia e sua visualizao utilizando o software SFT2826.
Exemplo de tela de ajuste da proteo.

Ajuda na operao
Acesso por todas as telas com uma seo de ajuda, que contm as informaes tcnicas necessrias utilizao e ao comissionamento do Sepam.
(1) Modos acessveis via 2 senhas de acesso (nvel ajuste, nvel configurao).

87

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Organizao geral da tela

Um documento Sepam visualizado na tela atravs de uma interface grca que apresenta as caractersticas clssicas das janelas Windows. Todas as telas do software SFT2841 apresentam a mesma organizao: Esta inclui: 1 A barra de ttulo, com: b Nome da aplicao (SFT2841) b identicao do documento Sepam visualizado b ferramentas de manipulao da janela. 2 A barra de menu, para acessar a todas as funes do software SFT2841 (as funes no acessveis ficam cinza). 3 A barra de ferramentas, conjunto de cones contextuais para acesso rpido s funes principais (acessveis tambm pela barra de menu). 4 A rea de trabalho disposio do usurio, apresentada na forma de caixas de abas. 5 A barra de estado, com as seguintes indicaes, relativas ao documento ativo: b presena de alarme b identicao da janela de conexo b modo de operao do SFT2841, conectado ou desconectado b tipo do Sepam b identicao do Sepam em edio b nvel de identicao (nvel de acesso) b modo de operao do Sepam b data e hora do PC.

Exemplo de tela de configurao do Sepam.

Navegao guiada
Para facilitar a insero do conjunto de parmetros e ajustes de um Sepam, um modo de navegao guiada sugerido. Permite ao usurio percorrer por todas as telas de entrada de dados na ordem natural. O seqenciamento das telas em modo guiado controlado ao pressionar os 2 cones da barra de ferramentas 3: b : para voltar tela anterior b : para ir para a tela seguinte. As telas apresentam-se na seguinte ordem: 1 Configurao do hardware de Sepam 2 Caractersticas iniciais 3 Sensores TCs e TPs 4 Superviso dos circuitos de TCs e TPs 5 Caractersticas particulares 6 Lgica de controle 7 Atribuies das entradas/sadas 8 A telas de ajuste das protees disponveis, segundo o tipo de Sepam 9 Editor de equaes lgicas ou Logipam 10 As diferentes abas da matriz de controle 11 Configurao da funo registro de distrbio 12 Configurao da IHM mnemnica.

Exemplo de tela de configurao das caractersticas iniciais.

Ajuda on-line
A qualquer momento, o operador pode consultar a ajuda on-line a partir do comando ? da barra de menu. Para utilizar a ajuda on-line, necessrio o Acrobat Reader, que fornecido no CD.

88

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Organizao geral da tela

Detalhes das diferentes telas


b identicao: a insero da senha d direito de acesso ao modo parametrizao e ajuste (validado por 5 minutos) b escolha de uma nova aplicao a partir de uma lista de arquivos de aplicao com ajustes de fbrica. A extenso do arquivo corresponde aplicao. Ex.: "appli.G87" corresponde a uma aplicao Gerador 87 b abertura de uma aplicao existente, localizado em princpio no subdiretrio Sepam do diretrio SFT2841. possvel escolher um tipo de aplicao, ao selecionar o tipo do arquivo (ex.: tipo de arquivo *.S80, ou *. G87 ou *.* para obter a lista completa dos arquivos) b armazenamento de uma aplicao: posicionarse no subdiretrio Sepam do diretrio "SFT2841" e dar um nome ao arquivo, a extenso ligada aplicao automaticamente atualizada b congurao e impresso completa ou parcial do arquivo de congurao em curso b visualizao de impresso do arquivo de congurao b hard-copy da tela em curso
Exemplo de tela de contextos de trip.

b matriz de controle: permite atribuir as sadas, os LEDs e as mensagens para informaes produzidas pelas unidades de proteo, pelas entradas lgicas, pelas equaes lgicas e pelo Logipam. Esta funo tambm pode ser utilizada para criar mensagens. Ver Criao de mensagens personalizadas. b funes especiais: v aba REC: parametrizao da funo Oscilograa v aba IHM mnemnica: congurao da IHM mnemnica
(1) diagnstico Sepam: b v aba Diagnsticos: caractersticas gerais, verso do software, indicador de falha, ajuste da hora do Sepam v aba Estado LEDs, Entradas, Sadas: fornece o estado e prope um teste das sadas v aba Estado TS: estado das sinalizaes remotas (1) medies principais: b v aba UIF: valores das tenses, correntes e freqncia v aba Outros: valores de potncia, energia, velocidade de rotao v aba Temperaturas (1) diagnsticos: b v aba Rede: valores das taxas de desbalano, defasagens angulares V-I, nmeros de trips fase e terra, taxas de distoro de harmnicos v aba Mquina: valores do contador de horas de funcionamento, das correntes diferenciais e de falta, impedncias, defasagens angulares I-I, tenses H3, sobrecarga trmica v aba Contexto de trip: fornece os 5 ltimos contextos de trips (1) diagnsticos do disjuntor: corrente acumulada de curto, tenso auxilliar, b informaes do disjuntor

b parametrizao do Sepam: v aba Congurao do hardware: congurao dos mdulos a serem adicionados v aba Caractersticas Iniciais: congurao da rede, controle e superviso a distncia, administrao da senha, edio da etiqueta Sepam v aba Sensores TC-TP: ajustes das relaes de TC e TP v aba Superviso TC-TP: colocao em operao e congurao do comportamento da superviso dos sensores TC, TP v aba Caractersticas particulares: congurao do transformador, velocidade de rotao do motor/gerador v aba Lgica de controle: congurao das funes de controle do disjuntor, seletividade lgica, parada de grupo, desexcitao, rejeio de carga, religamento v aba E/S lgicas: administrao da atribuio das entradas e sadas lgicas b funes de proteo: v aba Aplicao: viso geral das funes de proteo disponveis na aplicao com vista grca do diagrama unilar. Com um duplo clic na etiqueta de proteo, possvel chegar rapidamente em sua aba de ajuste v 1 aba por funo de proteo: ajuste dos parmetros de cada proteo, com uma minimatriz para ajuste das sadas, dos LEDs e dos registros de distrbio b criao de equaes lgicas: ver descrio no captulo Funes de controle e monitoramento b Logipam: congurao e operao do programa Logipam utilizado. O programa deve primeiramente ser incorporado e conrmado utilizando o software SFT2885.

(1)

administrao dos alarmes com histrico e registro horodatados

(1) registros de distrbio: esta funo utilizada para registrar sinais b analgicos e estados lgicos. Ver Registros de distrbio".

b b

navegao guiada: ver pgina anterior ajuda on-line: ver pgina anterior

(1) Estes cones somente so acessveis em modo conectado ao Sepam.

89

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Utilizao do software


Modo conectado ao Sepam
Precauo No caso de utilizao de um laptop, dado os riscos inerentes ao acmulo de eletricidade esttica, a precauo habitual consiste em se descarregar por contato com uma estrutura metlica ligada ao terra antes da conexo fsica do cabo CCA783. Ligao ao Sepam b ligao do conector (tipo SUB-D) 9 pinos a uma das portas de comunicao do PC. Congurao da porta de comunicao PC a partir da funo Porta de comunicao no menu Opes. b ligao do conector (tipo miniDIN redondo) 6 pinos ao conector situado atrs do obturador no painel frontal do Sepam ou da DSM303. Conexo ao Sepam H 2 possibilidades para estabelecer a conexo entre SFT2841 e o Sepam: b funo Conexo do menu Arquivo b escolha conectar com o Sepam ao iniciar o SFT2841. Quando a conexo com o Sepam tiver sido estabelecida, a informao Connected (conectado) aparece na barra de estado e a janela de conexo do Sepam ca acessvel na rea de trabalho. Identificao do usurio A janela que permite a insero da senha de 4 dgitos ativada: b pela aba Caractersticas iniciais, boto Senhas b pela funo Identicao do menu Sepam. A funo Retorno ao modo operao da aba Senhas retira os direitos de acesso ao modo congurao e ajuste. Download dos parmetros e ajustes O download de um arquivo de parmetros e ajustes no Sepam conectado possvel somente em modo Parametrizao. Ao estabelecer a conexo, o procedimento de download de um arquivo de parmetros e ajustes ser o seguinte: b ative a funo PC ===> Sepam do menu Sepam b selecione o arquivo (*.S80, *.S81, *.S82, *.S84, *.T81, *.T82, *.T87, *.M81, *.M87, *.M88, *.G82, *.G87, *.G88, *.B80, *.B83, *.C86 segundo o tipo de aplicao) que contm os dados a serem carregados. Retorno aos ajustes de fbrica Esta operao somente possvel em modo Parametrizao, pelo menu Sepam. O conjunto dos parmetros iniciais do Sepam, os ajustes das protees e a matriz de controle retornam a seus valores de fbrica. O retorno aos ajustes de fbrica no apaga as equaes lgicas. O editor de equaes lgicas deve ser utilizado para apag-las. Upload (descarregamento) dos parmetros e ajustes O upload (descarregamento) do arquivo de parmetros e ajustes do Sepam conectado possvel em modo Operao. Quando a conexo for estabelecida, o procedimento de descarregamento de um arquivo de parmetros e ajustes ser o seguinte: b ative a funo Sepam ===> PC do menu Sepam b selecione o arquivo (*.rpg) (1) que contm os dados descarregados b reconhea o m do relatrio da operao. Operao local do Sepam Conectado ao Sepam, o SFT2841 fornece todas as funes de operao local disponveis na tela da IHM avanada, complementadas pelas seguintes funes: b ajuste do relgio interno do Sepam, pela aba Diagnstico Sepam b ativao da funo registro de distrbio: validao/inibio da funo, recuperao dos arquivos Sepam, inicializao do SFT2826 b consulta do histrico dos 250 ltimos alarmes do Sepam, com registro de data e hora b acesso s informaes de diagnstico do Sepam, na caixa de dilogo Sepam, inclusa em Diagnstico do Sepam b em modo Parametrizao, os valores de diagnstico do equipamento podem ser modicados: contador de operaes, correntes acumuladas de curto para reinicializar estes valores aps uma mudana do dispositivo de interrupo. (1) Depende da aplicao e srie do Sepam.

Modo desconectado do Sepam


Configurao e ajuste de proteo do Sepam A congurao e ajuste de um Sepam com SFT2841 consiste em preparar o arquivo Sepam que contm todas as caractersticas prprias aplicao, arquivo que ser em seguida carregado no Sepam na hora do comissionamento.

ATENO
RISCO DE FUNCIONAMENTO IMPREVISTO b O equipamento somente deve ser configurado e ajustado por pessoas qualificadas, utilizando os resultados do estudo do sistema de proteo da instalao. b Durante o comissionamento da instalao e aps qualquer modificao, verifique se a configurao e os ajustes das funes de proteo do Sepam so coerentes com os resultados deste estudo. O no respeito a estas instrues pode causar danos materiais. Modo operacional: b criar um arquivo Sepam correspondente ao tipo de Sepam a ser congurado (o arquivo recentemente criado contm os parmetros e ajustes de fbrica do Sepam) b modicar os parmetros iniciais do Sepam e os ajustes das funes de proteo: v todas as informaes relativas a uma mesma funo so agrupadas em uma mesma tela v aconselhvel inserir o conjunto dos parmetros e ajustes seguindo a ordem natural das telas proposta pelo modo de navegao guiada. Entrada da parametrizao e ajustes de proteo b os campos de insero dos parmetros e ajustes so adaptados ao tipo de valor: v botes de escolha v campos para insero de valor numrico v caixa de dilogo (Combo box) b os novos valores devem ser conrmados ou no pelo usurio, utilizando Aplicar ou Cancelar antes de passar para a tela seguinte b a coerncia dos novos valores aplicados vericada: v uma mensagem clara identica o valor incoerente e especica os valores permitidos v os valores que se tornaram incoerentes aps a modicao de um parmetro sero ajustados ao valor coerente mais prximo.

90

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Criao de mensagens personalizadas

Esta operao realizada pela matriz de controle (cone ou menu Aplicao / Ajustes da matriz). Quando for visualizada a matriz, selecionar a aba Evento, depois fazer um duplo clique no box vazio da mensagem a ser criada ou em uma mensagem existente para modific-la. Uma nova tela pode ser utilizada para: b criar uma nova mensagem personalizada: v clique no botocriar mensagens b modicar a mensagem que acaba de criar ou uma mensagem personalizada existente: v selecione seu nmero na coluna No. v clique no boto modicar v uma janela de edio ou de bitmap permite criar um texto ou um desenho b atribuir esta mensagem linha na matriz de controle em curso: v clique na escolha mensagem se este no j tiver sido selecionado v selecione um nmero de mensagem predenido ou personalizado na coluna No. v clique em Assing (associar) v para conrmar sua escolha, pressione o boto OK.
Exemplo de tela de criao de mensagens.

91

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Oscilografia

A configurao do registro de distrbios realizada pelo cone . Ative a funo. Ajuste o seguintes: b nmero de registro b durao de cada registro b nmero de amostragens memorizadas por ciclo b nmero de ciclos de Pr-falta (nmero de ciclos memorizados antes do evento que disparou o registro de distrbio). Em seguida, faa a lista das E/S lgicas que devero aparecer no registro de distrbio. Se um dos parmetros for modificado: nmero de registros, durao do registro, nmero de ciclos de Pr-falta, o conjunto dos registros j memorizados ser apagado (uma mensagem de advertncia ser mostrada). Uma modificao na lista das E/S lgicas no afeta os registros existentes. Clique no boto Aplicar. Para visualizao do registro de distrbios, clique no cone . Cada registro identificado na lista pela data. Registro de distrbio manual: clique no boto Novo registro: isto provoca o aparecimento de um novo elemento datado na lista. Visualizao de um registro: selecionar um ou mais registros de distrbio e clique no boto Oscilografia. Inicialize o software SFT2826, que permite visualizar os arquivos de registro de distrbios pela escolha do menu arquivo / abrir (file / open).
Exemplo de tela de configurao do registro de distrbio.

Exemplo de tela de registro de distrbio.

92

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Editor de equaes lgicas


Apresentao
A edio de equaes lgicas consiste em: b inserir e vericar as equaes lgicas b ajustar os valores das temporizaes utilizados nas equaes lgicas b carregar as equaes lgicas no Sepam. O editor de equaes lgicas do software SFT2841 acessado pelo cone O acesso somente possvel na ausncia do programa Logipam associado configurao do Sepam. O editor de equaes lgicas inclui: 1 uma rea de insero e de visualizao das equaes lgicas 2 uma ferramenta integrada de ajuda na edio 3 uma ferramenta de ajuste das temporizaes. .

Tela do editor de equaes lgicas.

Insero das equaes lgicas


A sintaxe requerida na insero das equaes lgicas descrita no manual de utilizao das funes do Sepam srie 80, no captulo Funes de controle e monitoramento. As equaes lgicas so inseridas em texto: b diretamente na rea de insero das equaes b ou utilizando a ferramenta assistente de edio. A ferramenta assistente de edio permite o acesso guiado s variveis, aos operadores e s funes. Atravs das abas e dos diretrios sugeridos, o usurio pode selecionar elementos do programa e clicar no boto Adicionar. O elemento escolhido introduzido na rea de insero.

Verificao das equaes lgicas


A sintaxe das equaes lgicas pode ser verificada ao clicar: b no boto Vericar equao durante a insero das equaes lgicas b no boto Aplicar durante a conrmao nal das equaes lgicas inseridas. Uma mensagem de erro ser mostrada se for detectado um erro. A mensagem indica o tipo de erro e a linha onde ele se encontra.
Tela de assistente de edio.

Ajuste das temporizaes


As temporizaes podem ser inseridas diretamente em uma equao lgica. Exemplo: V1= TON(VL1, 100), temporizao na subida, ajustada para retardar a passagem a 1 da varivel VL1 de 100 ms. Para melhorar a legibilidade e facilitar os ajustes das temporizaes, prefervel utilizar o editor de temporizaes que permite: b criar uma temporizao, indicando sua durao e nome (utilizada na insero da temporizao em uma equao lgica) b eliminar uma temporizao b ajustar uma temporizao, modicando sua durao sem necessidade de intervir na rea de insero das equaes. b visualizar a lista das temporizaes utilizadas nas equaes lgicas, com seus nomes e duraes. Exemplo: Criar a temporizao Pulso com durao = 100 ms. Na rea de insero, utilizar a temporizao: V1=TON(VL1, Pulso)

Editor de temporizaes.

Carregamento das equaes lgicas no Sepam


As equaes lgicas so carregadas no Sepam em modo conectado: b diretamente, ao clicar no boto Aplicar b quando um arquivo de congurao contendo equaes lgicas inseridas em modo desconectado carregado. Em ambos os casos, o carregamento provoca a interrupo momentnea da operao do Sepam e o retorno automtico no fim do carregamento.

93

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao e operao do programa Logipam


Apresentao
A tela Logipam do software SFT2841 permite: b associar um programa Logipam congurao de um Sepam b ajustar os parmetros do programa b conhecer os valores das variveis internas do programa para ajudar no seu ajuste. O programa Logipam deve primeiramente ser incorporado e conrmado utilizando o software de programao SFT2885. O acesso tela Logipam do software SFT2841 feita pelo cone . A tela Logipam acessvel em modo conectado com um Sepam, se este ltimo tiver a opo Logipam SFT080. Em modo desconectado, a tela Logipam sempre acessvel, mas os arquivos de configurao criados em programa Logipam somente podero ser carregados em um Sepam com a opo SFT080.

2
Tela Logipam.

A tela Logipam possui cinco abas: b aba Logipam: escolha do programa e de seu modo de operao b aba Bits internos: visualizao dos bits internos e ajuste dos bits de congurao b aba Contadores: visualizao do valor atual e ajuste dos contadores b aba Temporizaes: ajuste das temporizaes b aba Relgios: ajuste dos relgios.

Associao de um programa Logipam configurao de um Sepam


A associao de um programa Logipam configurao de um Sepam realizada ao selecionar o arquivo do programa utilizando o boto Selecionar da aba Logipam. Os programas so armazenados no subdiretrio Logipam do diretrio de instalao do software SFT2841 (de fbrica: C:\ProgramFiles\Schneider\SFT2841\Logipam). Sua extenso .bin. Quando o programa for selecionado, suas propriedades sero indicadas (Nome, verso, autor, caractersticas da instalao). O boto Aplicar permite: b em modo desconectado, memoriza o nome do programa Logipam no arquivo de congurao do Sepam. O programa ser carregado no Sepam ao mesmo tempo que o arquivo de congurao. b em modo conectado, memoriza o nome do programa na congurao do Sepam e carrega o programa Logipam no Sepam. O boto Delete permite realizar a operao inversa suprimindo a ligao entre o programa Logipam e o arquivo de configurao. Em modo conectado, o nome do programa Logipam ser deletado do cartucho de memria do Sepam ao clicar o boto Aplicar. O modo de operao do programa Logipam deve ser escolhido: b On (ligado): o programa executado imediatamente aps seu carregamento b Off (desligado): o programa no executado e as sadas do programa so mantidas em 0. Isto permite inibir provisoriamente o processo do programa Logipam, isto , quando o programa no estiver completamente congurado, por exemplo.

94

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao e operao do programa Logipam


Configurao do programa Logipam
As seguintes informaes do Logipam podem ser configuradas utilizando o software SFT2841, nas abas da tela Logipam, para permitir a adaptao do programa s necessidades do usurio: b valor dos bits de congurao b durao das temporizaes b ajustes dos contadores b ajustes dos relgios. Os valores ajustados so memorizados como todos os outros parmetros do Sepam no arquivo de configurao em modo desconectado ou no Sepam em modo conectado.

Consulta dos dados internos do programa Logipam


Tela de ajuste dos relgios Logipam.

As seguintes informaes podem ser consultadas nas abas da tela do Logipam, para permitir o controle da boa execuo do programa: b valor dos bits de congurao b valor dos bits internos salvos b valor dos bits internos no salvos b valor atual dos contadores.

Atualizao do programa Logipam


O software SFT2841 verifica permanentemente se est disponvel uma verso mais recente do programa Logipam. Se for o caso, ele prope uma atualizao na aba Logipam com duas opes: b manter todos os ajustes modicados com o programa SFT2841 ou o display do Sepam b retornar aos ajustes de fbrica congurados no programa.

Download do programa Logipam


Para fazer o download do programa Logipam do Sepam, clicar no boto Download da aba Logipam. Quando descarregado, o programa pode ser importado pelo software SFT2885 para ser lido e modificado.

95

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Parmetros de fbrica


Os parmetros de fbrica esto presentes no Sepam na primeira vez que utilizado. possvel retornar a qualquer momento aos ajustes de fbrica do Sepam, utilizando a funo Ajustes de fbrica do software SFT2841. Os arquivos de ajustes do software SFT2841 so tambm inicializados com estes parmetros. Parmetro
Configurao do hardware Modelo Identificao COM1, COM2 MET148-2 N 1, 2 MSA141 MES120 N 1, 2, 3 MCS025 Caractersticas iniciais Freqncia Entrada/alimentador

Valor de fbrica
IHM integrada Sepam xxx No utilizada No utilizada No utilizada No utilizada No utilizada 50 Hz Aplicaes S80, S81, S82, S84, M81, M87, M88, B80, B83, C86: alimentador Aplicaes G82, G87, G88, T81, T82, T87: entrada 1_2_3 Grupo A Desabilitado Desabilitado 5 min 0,1 kW.h 0,1 kvar.h C Portugus Nenhum Desabilitado 0000 0000 65535 kA2

Direo de rotao das fases Grupo de ajuste Ajuste remoto permitido Comando remoto (SBO) Perodo de integrao Incremento contador energia ativa Incremento contador energia reativa Temperatura Idiomas de utilizao Sepam Modo sincronismo horrio Superviso da tenso auxiliar Senha Ajuste Senha Parametrizao Nvel de alarme por corrente acumulada de curto Sensor TC-TP Unifilar tipo I - Ajuste TC I Relao do TC I Corrente nominal (In) I Corrente de base (Ib) I0 Corrente residual I'0 Corrente residual I' - Relao do TC I' Nmero de TCs I' Corrente nominal (I'n) I' Corrente de base (I'b) V Nmero de TPs V Tenso primria nominal (Unp) V Tenso secundria nominal (Uns) V0 Vnt V Nmero de TP V Tenso primria nominal (Unp) V Tenso secundria nominal (Uns) V0 Caractersticas particulares Presena transformador Tenso nominal Un1 Tenso nominal Un2 Potncia nominal Defasagem angular Velocidade nominal Limite de velocidade zero Pulsos por rotao Nmero de bancos de capacitores Tipo de conexo Relao do banco de capacitores

1 5A I1, I2, I3 630 A 630 A Nenhuma Nenhuma 5A I1, I2, I3 630 A (exceto C86: In = 5 A) 630 A V1, V2, V3 20 kV 100 V Soma 3V Nenhuma V1, V2, V3 (B83) U21 (B80) 20 kV 100 V Soma 3V T87, G88, M88: sim Outras aplicaes: no 20 kV 20 kV 30 MVA 0 3000 rpm 5% 1 1 Estrela 1, 1, 1, 1

96

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Parmetros de fbrica


Parmetro
Lgica de controle Controle contator/disjuntor Seletividade lgica Parada grupo gerador Desexcitao Rejeio de carga Restart Controle dos bancos de capacitores Transferncia automtica Atribuio das E/S lgicas O1, O3 O2, O5 O4 Proteo Ativa Bloqueio

Valor de fbrica
Ativo, disjuntor No utilizada No utilizada No utilizada No utilizada No utilizada No utilizada No utilizada Ativa, NA, permanente Ativa, NF, permanente No utilizada Todas as protees esto desabilitadas 21B, 27D, 32P, 32Q, 38/49T, 40, 46, 48/51LR, 49RMS, 50BF, 50/27, 50/51, 50N/51N, 50V/51V, 51C, 64REF, 67, 67N, 78PS, 87M, 87T 21B, 32P, 32Q, 37, 38/49T, 40, 46, 48/51LR, 49RMS, 50/27, 50/51, 50N/51N, 50V/51V, 64REF, 67, 67N, 78PS, 87M, 87T 12, 40, 50/51 (elementos 6, 7), 50N/51N (elementos 6, 7), 59N, 64REF, 67, 67N, 87M, 87T 12, 40, 50/51 (elementos 6, 7), 50N/51N (elementos 6, 7), 59, 59N, 64REF, 67, 67N, 87M, 87T Valores indicativos e coerentes com as caractersticas gerais de fbrica Segundo a marcao no painel frontal Pick-up Todas as protees exceto 14, 27R, 38/49T, 48/51LR, 49RMS, 50BF, 51C, 66 O1 : trip O2 : inibio do fechamento O3 : fechamento O5 : watchdog Ativo 6 3 12 36

Participao no controle do contator/disjuntor Parada grupo gerador Desexcitao Ajuste Matriz LED Registro de distrbios

Sadas lgicas

Registro de distrbios Atividade Nmero de registros Durao de um registro Nmero de amostragens por ciclo Nmero de ciclos de pr-falta

97

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao de uma rede Sepam


Janela de conexo
A janela de conexo do software SFT2841 permite: b selecionar uma rede de Sepam existente ou congurar uma nova rede b estabelecer a conexo com a rede do Sepam selecionado b escolher um dos Sepam da rede para acessar a seus parmetros, ajustes e informaes de operao e manuteno.

Configurao de uma rede Sepam

possvel denir diversas conguraes, correspondentes a diferentes instalaes do Sepam. A congurao de uma rede de Sepam identicada por um nome. Ela salva no PC SFT2841 em um arquivo no diretrio de instalao SFT2841 (de fbrica: C:\Program Files\Schneider\SFT2841\Net). A congurao de uma rede Sepam realizada em 2 partes: b congurao da rede de comunicao b congurao dos Sepam.

Configurao da rede de comunicao


Para congurar a rede de comunicao, necessrio denir: b a escolha do tipo de ligao entre o PC e a rede Sepam b a denio dos parmetros de comunicao em funo do tipo de ligao selecionada: v ligao serial direta v ligao via Ethernet TCP/IP v ligao via modem telefnico.

Janela de configurao da rede de comunicao em funo do tipo de ligao: ligao serial, ligao via modem (RTC) ou ligao via Ethernet (TCP).

98

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao de uma rede Sepam


Ligao serial direta
Os Sepam so conectados a uma rede multiponto RS 485 (ou bra tica). Dependendo das interfaces seriais disponveis no PC, o PC ser conectado diretamente na rede RS 485 (ou HUB de bra tica) ou atravs de um conversor RS 232 / RS 485 (ou conversor de bra tica). Os parmetros de comunicao a serem denidos so: b porta: porta de comunicao utilizada no PC b velocidade: 4800, 9600, 19200 ou 38400 bauds b paridade: Par ou mpar, Nenhuma b handshake: Sem, RTS ou RTS-CTS b time-out: de 100 a 3000 ms b nmero de tentativas: de 1 a 6.

Janela de configurao da rede de comunicao por ligao serial.

Ligao via Ethernet TCP/IP


Os Sepam so conectados a uma rede multiponto RS 485 em uma ou mais gateways Ethernet Modbus TCP/IP (por exemplo: gateways EGX ou servidores ECI850, que atuam como gateway Modbus TCP/IP para a ligao com o SFT2841). Utilizando uma rede IEC 61850 O SFT2841 pode ser utilizado em uma rede IEC 61850. Neste caso, ele pode ser utilizado para denir a congurao IEC 61850 dos Sepam conectados nesta rede. Veja o manual do usurio Comunicao IEC 61850 Sepam (referncia SEPED306024EN) para mais informaes. Configurao da gateway Modbus TCP/IP Consultar o manual de operao da gateway utilizada. Geralmente, convm atribuir um endereo IP para a gateway. Os parmetros de congurao da interface RS 485 da gateway devem ser denidos coerentemente com a congurao da interface de comunicao Sepam: b velocidade: 4800, 9600, 19200 ou 38400 bauds b formato do caractere: 8 bits de dados + 1 bit stop + paridade (nenhuma, par, mpar). Configurao da comunicao no SFT2841 Na congurao de uma rede Sepam em SFT2841, os parmetros de comunicao a serem denidos so: b endereo IP: endereo IP da gateway remota Modbus TCP/IP b time-out: de 100 a 3000 ms. Um time-out de 800 a 1000 ms convm para a maioria das aplicaes. No entanto, a velocidade de comunicao via gateway TCP/IP pode ser reduzida se outros acessos Modbus TCP/IP ou IEC 61850 forem realizados simultaneamente por outras aplicaes. Convm aumentar o valor do time-out (2 a 3 segundos). b nmero de tentativas: de 1 a 6.
Nota 1: O SFT2841 utiliza o protocolo de comunicao Modbus TCP/IP. Embora a comunicao seja baseada no protocolo IP, a utilizao de SFT2841 restrita a uma rede de instalao local baseada em uma Ethernet (LAN Local Area Network). A operao de SFT2841 em uma rede IP a grande distncia (WAN Wide Area Network) no garantida devido presena de alguns roteadores ou firewalls que podem rejeitar o protocolo Modbus e induzir a tempos de comunicao incompatveis com o Sepam. Nota 2: O SFT2841 permite a modificao dos ajustes das protees e a ativao direta das sadas do Sepam. Estas operaes, que poderiam induzir a operaes de dispositivos eltricos (abertura e fechamento) e colocar em risco a segurana das pessoas e das instalaes, so protegidas por senha de acesso do Sepam. Para complementar esta proteo, as redes E-LAN e S-LAN devem ser projetadas como redes privadas, protegidas de aes externas por todos os mtodos apropriados.

Janela de configurao da rede de comunicao via Ethernet TCP/IP.

99

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao de uma rede Sepam


Ligao via modem telefnico
Os Sepam so conectados em uma rede multiponto RS 485 em um modem PSTN industrial. Este modem o modem chamado. Ele deve ser congurado previamente, seja por comandos AT por um PC utilizando o HyperTerminal ou a ferramenta de congurao fornecida eventualmente com o modem, ou congurando os switches (consultar o manual do fabricante do modem).

2
Janela de configurao da rede de comunicao via modem telefnico.

O PC utiliza seja um modem interno, seja um modem externo. Este modem do lado PC sempre o modem chamador. Ele deve ser instalado e congurado segundo o procedimento de instalao Windows prprio aos modems.

Configurao do modem chamador no SFT2841


Na congurao de uma rede Sepam, o SFT2841 mostra a lista de todos os modems instalados no PC. Os parmetros de comunicao a serem denidos so: b modem: selecionar um dos modems listados pelo SFT2841 b n de telefone: n do modem remoto a ser chamado b velocidade: 4800, 9600, 19200 ou 38400 bauds b paridade: nenhuma (no ajustvel) b handshake: sem, RTS ou RTS-CTS b time-out: de 100 a 3000 ms. A velocidade de comunicao via modem e a rede telefnica so consideravelmente reduzidas devido comunicao de outros modems. Um time-out de 800 a 1000 ms convm para a maioria das instalaes a 38400 bauds. Em certos casos, a baixa qualidade da rede telefnica pode requerer uma velocidade mais lenta (9600 ou 4800 bauds). Convm ento aumentar o valor do time-out (2 a 3 segundos). b nmero de tentativas: de 1 a 6.
Nota: a velocidade e a paridade do modem chamador devem ser configuradas em Windows com os mesmos valores que os configurados para SFT2841.

100

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao de uma rede Sepam


Configurao do modem chamado
O modem do lado Sepam o modem chamado. Ele deve ser congurado previamente por comandos AT de um PC utilizando o HyperTerminal ou a ferramenta de congurao fornecida eventualmente com o modem, ou por posicionamento de "switches" (consultar o manual do fabricante do modem). Interface RS 485 do modem Geralmente os parmetros de congurao da interface RS 485 do modem devem ser denidos em coerncia com a congurao da interface de comunicao Sepam: b velocidade: 4800, 9600, 19200 ou 38400 bauds b formato do caractere: 8 bits de dados + 1 bit stop + paridade (sem, par, mpar).

Janela de configurao da rede de comunicao via modem telefnico.

Interface da rede telefnica Os modems modernos oferecem opes avanadas, tais como o controle da qualidade da ligao telefnica, a correo de erros e a compresso de dados. Estas opes no so apropriadas para a comunicao entre o SFT2841 e o Sepam, que baseia-se no protocolo Modbus RTU. Seu efeito nas performances da comunicao pode ser o oposto ao resultado esperado. Logo, altamente recomendado: b invalidar as opes de correo de erros, compresso de dados e superviso da qualidade da ligao telefnica b utilizar a mesma velocidade de comunicao extremidade-a-extremidade entre: v a rede Sepam e o modem chamado v o modem chamado (lado Sepam) e o modem chamador (lado PC) v o PC e o modem chamador (ver tabela das conguraes recomendadas).
Rede Sepam 38400 bauds 19200 bauds 9600 bauds Rede telefnica Modulao V34, 33600 bauds Modulao V34, 19200 bauds Modulao V32, 9600 bauds Interface modem PC 38400 bauds 19200 bauds 9600 bauds

Perfil de configurao industrial A tabela que segue fornece as caractersticas principais da congurao do modem lado Sepam. Estas caractersticas correspondem a um perl de congurao normalmente denominado perl industrial para diferenciar da congurao dos modems utilizados nos escritrios. Segundo o tipo de modem utilizado, a congurao ser realizada ou por comandos AT de um PC utilizando o HyperTerminal ou a ferramenta de congurao fornecida eventualmente com o modem, ou por posicionamento de "switches" (consultar o manual do fabricante do modem).
Caractersticas de configurao perfil industrial Transmisso em modo protegido, sem correo de erro Compresso dos dados desativada Superviso da qualidade da linha desativada Sinal DTR presumido como inativo permanentemente (permite que a conexo do modem seja estabelecida automaticamente em uma chamada entrante) Sinal CD inativo quando o portador estiver presente Bloqueio de todos os relatrio para o Sepam Supresso do eco dos caracteres Sem controle de fluxo Comando AT \N0 (fora &Q6) %C0 %E0 &D0

&C1 Q1 E0 &K0

101

Utilizao

Software SFT2841 de configurao e operao Configurao de uma rede Sepam


Identificao dos Sepam conectados rede de comunicao
Os Sepam conectados rede de comunicao so identicados tambm por: b seu endereo Modbus b seu endereo IP b o endereo IP para seu gateway e seu endereo Modbus Estes endereos podem ser congurados: b seja manualmente, um a um: v a tecla Adicionar permite denir um novo equipamento Sepam; um endereo Modbus lhe atribudo automaticamente v a tecla Editar permite modicar o endereo Modbus, se necessrio v a tecla Deletar permite remover um equipamento da congurao b seja automaticamente, iniciando uma pesquisa automtica dos Sepam conectados: v a tecla Procurar por / Parar permite partir ou interromper a pesquisa v quando um Sepam reconhecido pelo SFT2841, seu endereo Modbus e seu tipo mostrado na tela v quando um outro dispositivo Modbus diferente do Sepam responder a SFT2841, seu endereo Modbus mostrado. O texto ??? indica que o dispositivo no um Sepam. A congurao de uma rede Sepam salva em arquivo no fechamento da tela IHM ao pressionar a tecla OK.

2
Rede Sepam conectada ao SFT2841.

Acesso aos dados Sepam


Para estabelecer a comunicao entre SFT2841 e uma rede de Sepam, selecionar a congurao rede Sepam desejada e pressionar a tecla Conectar. A rede de Sepam visualizada na tela de conexo. SFT2841 interroga ciclicamente todos os dispositivos denidos na congurao selecionada. Cada Sepam interrogado representado por um cone: b b b b Sepam srie 20 ou Sepam srie 40 atualmente conectado na rede Sepam srie 80 atualmente conectado na rede Sepam congurado, mas desconectado da rede dispositivo conectado na rede diferente de Sepam.

Acesso aos parmetros e ajustes de um Sepam srie 80 conectado a uma rede de comunicao.

Um relatrio sumrio de cada Sepam detectado como presente tambm mostrado: b endereo Modbus Sepam b tipo de aplicao e referncia Sepam b presena eventual de alarmes b presena eventual de falha parcial/prioritria. Para acessar os parmetros, ajustes e informaes de operao e manuteno de um Sepam especial, basta clicar no cone que representa este Sepam. SFT2841 estabelece ento uma conexo ponto a ponto com o Sepam selecionado.

102

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Apresentao


Descrio
O software SFT2841 de configurao e operao dos Sepam possui um editor de sinticos que pode ser utilizado para personalizar o diagrama para controle local na IHM mnemnica dos Sepam srie 80. Um diagrama mmico ou unifilar uma representao esquemtica de uma instalao eltrica. composto de um fundo de tela fixo, no qual so posicionados smbolos e medies. O editor de sinticos permite: b a criao do fundo de tela xo tipo bitmap (128 x 240 pixels) utilizando um software padro de desenho b a criao de smbolos animados ou a utilizao de smbolos animados predenidos para representar os dispositivos eletrotcnicos ou outros b a atribuio das entradas lgicas ou estados internos que modicam a representao dos smbolos animados. Por exemplo, as entradas lgicas de posio do disjuntor devem ser atribudas ao smbolo disjuntor para permitir a representao dos estados fechado e aberto b a atribuio das sadas lgicas ou estados internos que sero ativados quando um comando de fechamento ou de abertura for emitido para o smbolo b a insero de medies de corrente, tenso ou potncia no diagrama mmico.

Diagrama mmico e smbolos


Os smbolos que compem o diagrama mmico realizam a interface entre a IHM mnemnica e as outras funes de controle do Sepam. H trs tipos de smbolos: b os smbolos xos: para representar os dispositivos eletrotcnicos sem animao nem comando, por exemplo, um transformador b os smbolos animados, com 1 ou 2 entradas: para os dispositivos eletrotcnicos cuja representao no diagrama mmico muda em funo das entradas do smbolo, mas no podem ser controlados pela IHM mnemnica do Sepam. Este tipo de smbolo utilizado para as chaves seccionadoras sem controle remoto, por exemplo. b os smbolos controlados, com 1 ou 2 entradas/sadas: para os dispositivos eletrotcnicos cuja representao no diagrama mmico muda em funo das entradas do smbolo e podem ser controlados pela IHM mnemnica do Sepam. Este tipo de smbolo utilizado para disjuntores, por exemplo. As sadas do smbolo servem para controlar o dispositivo eletrotcnico: v diretamente pelas sadas lgicas do Sepam v pela funo controle dos dispositivos v por equaes lgicas ou pelo programa Logipam.

Controle local utilizando um smbolo


Os smbolos Controlado - 1 entrada/sada e Controlado - 2 entradas/sadas so utilizados para controlar os dispositivos que correspondem a estes smbolos pela IHM mnemnica do Sepam. Smbolos de controle com 2 sadas Os smbolos Controlado - 2 entradas/sadas dispem de 2 sadas de controle para comandar a abertura e o fechamento do dispositivo simbolizado. Uma ordem pela IHM mnemnica gera um pulso de 300 ms na sada controlada. Smbolos de controle com 1 sada Os smbolos Controlado - 1 entrada/sada dispem de uma sada de controle. A sada permanece no ltimo estado comandado permanentemente. Uma nova ordem provoca a mudana de estado da sada. Inibio dos comandos Os smbolos Controlado - 1 entrada/sada e Controlado - 2 entradas/sadas dispem de 2 entradas de inibio que bloqueiam o comando de abertura ou de fechamento quando estiverem posicionado em 1. Este mecanismo permite realizar intertravamentos ou outras causas de desabilitao de comando, que sero consideradas pela IHM.

103

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Apresentao


Animao de um smbolo
Dependendo do valor de suas entradas, os smbolos mudam de estado. Uma representao grfica corresponde a cada estado. A animao realizada automaticamente pela mudana da representao quando estado muda. As entradas de um smbolo devem ser atribudas diretamente s entradas lgicas do Sepam indicando a posio dos dispositivos simbolizados. Smbolos animados com 2 entradas Os smbolos Animado - 2 entradas e Controlado - 2 entradas/sadas so smbolos animados com 2 entradas: uma entrada aberta e uma entrada fechada. o caso mais comum para representar as posies dos dispositivos. O smbolo possui trs estados, logo trs representaes: aberto, fechado, desconhecido. Este ltimo obtido quando as entradas no so complementares, neste caso impossvel determinar a posio dos dispositivos. Entradas do smbolo
Entrada 1 (aberto) = 1 Entrada 2 (fechado) = 0

Estado do smbolo
Aberto

Representao grfica (exemplo)

Entrada 1 (aberto) = 0 Entrada 2 (fechado) = 1

Fechado

Entrada 1 (aberto) = 0 Entrada 2 (fechado) = 0

Desconhecido

Entrada 1 (aberto) = 1 Entrada 2 (fechado) = 1

Desconhecido

Smbolos animados com 1 entrada Os smbolos Animado - 1 entrada e Controlado - 1 entrada/sada so smbolos animados com 1 entrada. o valor da entrada que determina o estado do smbolo: b entrada ajustada em 0 = inativa b entrada ajustada em 1 = ativa. Este tipo de smbolo utilizado para apresentao de informaes, por exemplo, a posio extrado de um disjuntor. Entradas do smbolo
Entrada = 0

Estado do smbolo
Inativa

Representao grfica (exemplo)

Entrada = 1

Ativa

Entradas / Sadas de um smbolo


Dependendo da operao desejada da IHM mnemnica, as variveis do Sepam devem ser atribudas s entradas dos smbolos animados e as entradas/sadas dos smbolos controlados. Variveis Sepam atribudas s entradas de um smbolo Nome Utilizao
Ixxx Controle dos dispositivos Posio da chave no painel frontal do Sepam Equaes lgicas ou programa Logipam V_CLOSE_INHIBITED V_MIMIC_LOCAL, V_MIMIC_REMOTE, V_MIMIC_TEST V_MIMIC_IN_1 a V_MIMIC_IN_16 Animao dos smbolos utilizando diretamente a posio dos dispositivos Desabilitao de operao do disjuntor b Representao da posio da chave. b Desabilitao de operao em funo do modo de controle b Representao de estados internos do Sepam b Casos onde a operao desabilitada

Variveis Sepam
Entradas lgicas Sadas de funes predefinidas

Variveis Sepam
Sadas lgicas Entradas de funes predefinidas Controle dos dispositivos Equaes lgicas ou programa Logipam

Variveis Sepam atribudas s sadas de um smbolo Nome Utilizao


Oxxx V_MIMIC_CLOSE_CB V_MIMIC_OPEN_CB V_MIMIC_OUT1 a V_MIMIC_OUT16 Controle direto dos dispositivos Controle do disjuntor pela funo controle dos dispositivos pela IHM mnemnica Processamento dos comandos pelas funes lgicas: intertravamento, seqncia de comando

104

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Organizao geral da tela

Tela principal do editor de sinticos


A tela principal do editor de sinticos , de fbrica, organizada da seguinte maneira: 1 A barra de ttulo, com: b nome da aplicao b identificao do documento b ferramentas de ajustes da janela A barra de menu, para acessar a todas as funes do editor A barra de ferramentas principal, conjunto de cones textuais para acesso rpido s funes principais. A pesquisa de sinticos, com a lista dos smbolos e medies presentes no sintico ativo. Uma ferramenta especfica para esta rea. O editor de sinticos mostra o desenho que ser visto na IHM mnemnica. a rea de trabalho onde o usurio coloca os smbolos e medies. A biblioteca de smbolos, com os cones dos smbolos utilizveis no sintico. Uma ferramenta especfica para esta rea.

2 3

cones da barra de ferramentas principal Seleciona um novo sintico nas bibliotecas de sinticos existentes. Abre um sintico existente. Abre uma biblioteca de smbolos. Salva um sintico Zooms de ampliao e de reduo. Visualizao do valor do zoom em %. O valor do zoom pode ser inserido diretamente. Ajuda on-line.

105

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Organizao geral da tela

Pesquisa de sinticos

Editor de sinticos

Biblioteca de smbolos
Descrio C1 Abas de seleo da biblioteca de smbolos C2 Smbolos da biblioteca

Descrio Descrio A1 Lista dos smbolos que compem o sintico B1 Desenho do sintico Fazer um duplo clique no desenho do sintico abre o software de desenho. A2 Lista das medies integradas no sintico B2 Smbolo que compe o sintico Fazer um duplo clique em um smbolo ou medio B3 Medies integradas no sintico abre a janela Propriedades do smbolo. Icones da barra de ferramentas Fazer um duplo clique em um smbolo ou Ler ou modificar as propriedades do sintico medio abre a janela Propriedades do smbolo. Clicar e manter a seleo permite deslocar o Copiar um smbolo da biblioteca smbolo ou a medio no sintico. Eliminar um smbolo B4 Coordenadas do smbolo ou da medio selecionada, em pixels Dimenses do smbolo ou da medio selecionada, em pixels

Fazer um duplo clique em um smbolo abre a janela Propriedades do smbolo. Icones da barra de ferramentas Criar uma nova biblioteca de smbolos Abrir uma biblioteca de smbolos Fechar uma biblioteca de smbolos Salvar a biblioteca de smbolos no mesmo arquivo ou em um arquivo diferente Ler ou modificar as propriedades da biblioteca de smbolos Criar um novo smbolo Eliminar um smbolo

B5

106

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Utilizao do editor


Princpios de utilizao
O editor de sinticos pode ser utilizado de trs maneiras diferentes, dependendo do grau de personalizao do diagrama mmico: b utilizao simples, para adaptar um sintico predenido b utilizao avanada, para completar um sintico predenido b utilizao expert, para criar um sintico novo.

Utilizao simples
Este modo de utilizao o mais simples e deve ser utilizado primeiramente. As operaes a serem realizadas para adaptar um sintico predenido so as seguintes: b selecionar um modelo de sintico predenido nas bibliotecas IEC ou ANSI b denir as propriedades do sintico: v completar o desenho do sintico v atribuir as entradas/sadas dos smbolos, se necessrio b salvar o sintico b sair do editor de sinticos.

Utilizao avanada
As operaes a serem realizadas para completar um sintico predenido so as seguintes: b selecionar um modelo de sintico predenido nas bibliotecas IEC ou ANSI b adicionar um smbolo existente ou uma medio ao sintico b denir as propriedades do sintico: v completar o desenho do sintico v escolher as novas medies a serem visualizadas v atribuir as entradas/sadas dos smbolos, se necessrio b salvar o sintico b sair do editor de sinticos.

Utilizao expert
A criao de um diagrama completamente novo requer conhecimento profundo de todas as funes oferecidas pelo editor de sinticos. As operaes a serem realizadas para criar um novo sintico so as seguintes: b criar novos smbolos na biblioteca de smbolos. b denir as propriedades dos novos smbolos b criar eventualmente de novo modelos de sinticos na janela principal b criar o novo sintico: v adicionar os smbolos v adicionar as medies v desenhar o fundo da tela do sintico b denir as propriedades do sintico: v selecionar as novas medies a serem mostradas v atribuir as entradas/sadas dos smbolos, se necessrio b salvar o sintico b sair do editor de sinticos.

107

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Utilizao do editor


Inicializao do editor de sinticos
O editor de sinticos somente poder ser acessado se o Sepam srie 80 tiver sido configurado com uma IHM mnemnica na tela Configurao do hardware do software SFT2841. O acesso ao editor de sinticos integrado no software SFT2841 feito pelo cone , na aba IHM mnemnica. O boto [Edit] permite abrir o editor de sinticos. Basta fechar ou reduzir o editor de sinticos para retornar s telas de configurao e operao do software SFT2841. Na abertura do editor de sinticos: b se um sintico j for associado ao Sepam, o editor de sinticos abrir este sintico b se nenhum sintico estiver associado ao Sepam, ser aberta uma janela de seleo de um modelo de sintico predenido em uma das 2 bibliotecas de sinticos fornecidas: v a biblioteca de sinticos segundo a norma IEC 60617 v a biblioteca de sinticos segundo a norma ANSI Y32.2-1975.

2
Acesso ao editor de sinticos.

Escolha de um modelo de sintico predefinido


A janela utilizada para selecionar um modelo de sintico predefinido visualizada: b na primeira abertura do editor sinticos b ao selecionar o menu Arquivo / Novo b ao clicar no cone . Duas bibliotecas de sinticos predefinidos so fornecidas: b a biblioteca de sinticos segundo a norma IEC 60617 b a biblioteca de sinticos segundo a norma ANSI Y32.2-1975. Para cada aplicao Sepam, cada biblioteca contm diversos modelos de sinticos predefinidos correspondentes aos diagramas unifilares mais freqentemente encontrados. Outros modelos de sinticos podem ser administrados pela tecla [Browse the templates] [Navegar pelos modelos].
Seleo de um modelo de sintico.

Para visualizar os sinticos disponveis, selecionar uma subcategoria (ex.: subestao). Diversos sinticos sero ento visualizados na janela Modelo de sintico. Para selecionar o modelo de sintico escolhido, clicar no desenho do sintico e confirmar imediatamente pelo boto [OK].

108

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Utilizao do editor


Definio das propriedades do sintico
A operao de um sintico pode ser completamente personalizada. O cone da barra de ferramentas do operador de sinticos permite acessar a janela Propriedades do sintico. A personalizao das propriedades do sintico composta de quatro operaes: b a indicao das propriedades gerais do sintico: nome, descrio, verso do sintico b a modicao do fundo de tela do sintico b o controle das medies a serem visualizadas nos campos predenidos pela lista dos valores medidos pelo Sepam b a atribuio das entradas/sadas aos smbolos animados/controlados que compem o sintico. Modificao do desenho do sintico O boto [Modificar] inicializa o software de desenho do PC (MS Paint, de fbrica). A imagem de fundo do sintico visualizada sem os smbolos nem os campos reservados para a visualizao das medies. O software de desenho permite retocar este desenho, por exemplo, para adicionar textos ou modificar o ttulo do sintico. Controle das medies do sintico Cada smbolo de Medio do sintico associado de fbrica medio correspondente do Sepam. Por exemplo, o smbolo "I1" associado ao valor da corrente I1, corrente de fase 1 medida pelo Sepam. possvel visualizar valores de medies adicionais, que podem ser selecionados na lista Visualizao das medies. Atribuio das entradas / sadas dos smbolos O boto [Modificar] para atribuio das entradas/sadas abre a janela Atribuio das E/S, utilizada para verificar e modificar as variveis do Sepam atribudas a cada entrada e a cada sada de cada smbolo. Proceda como segue para modificar a atribuio das entradas e sadas dos smbolos de um sintico: b selecione um smbolo b selecione uma entrada do smbolo a ser modicada, se aplicvel b selecione a varivel de entrada do Sepam desejada entre as entradas disponveis (no possvel atribuir uma varivel de sada do Sepam a uma entrada de smbolo) b o boto [Atribuir] associa a varivel do Sepam entrada do smbolo b o boto [Apagar] libera a entrada do smbolo de qualquer atribuio b proceda da mesma maneira para modicar a atribuio de uma sada do smbolo, se aplicvel b para conrmar as modicaes, clique no boto [OK] b selecione o smbolo seguinte e proceda da mesma maneira.

Personalizao das propriedades do sintico.

Atribuio das entradas/sadas de um smbolo.

Modificao do fundo de tela do sintico


O desenho do sintico a imagem de fundo do sintico, sem os smbolos nem os campos reservados para as medies. O desenho do sintico pode ser modificado com o software de desenhos (MS Paint, de fbrica): b para adicionar textos e completar o ttulo do sintico b para adicionar descries para novas medies b para completar o diagrama unilar do equipamento e integrar os novos smbolos do sintico O software de desenho pode ser inicializado: b pela janela Propriedades do sintico b ao fazer um duplo clique no sintico na janela principal do editor. necessrio salvar o novo desenho e quitar o software de desenho antes de retornar ao editor de sinticos.
Modificao do fundo de tela do sintico.

109

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Utilizao do editor


Adio de um smbolo existente ao sintico
Proceda como segue para adicionar um smbolo existente a um sintico: b selecione um smbolo existente em uma das bibliotecas de smbolos b para adicionar o smbolo selecionado aos smbolos do sintico, clique no cone do navegador de sinticos. O novo smbolo aparece no canto superior esquerda do sintico. b modique o desenho para acrescentar os elementos grcos requeridos para conectar o novo smbolo no sintico b posicione corretamente o novo smbolo no desenho do sintico: v para selecionar o novo smbolo, clique com o boto esquerdo do mouse v mantenha a seleo e desloque o novo smbolo para o local desejado no sintico. possvel indicar as coordenadas para posicionar precisamente o novo smbolo: v abra a janela Propriedades do smbolo v modique as coordenadas (X, Y) do smbolo, na rea Especca v para conrmar a nova posio, clique no boto [OK] b teste a animao do novo smbolo: v abra a janela Propriedades do smbolo v mude o estado do smbolo: modique o valor do campo "VALUE" na rea Especca v para conrmar o novo estado do smbolo, clique no boto [OK] e verique a nova representao grca no sintico.

Adio de uma medio a um sintico


As seguintes medies podem ser representadas no sintico: b corrente: I1,I2,I3, I'1,I'2,I'3, I0, I0, I'0, I'0 b tenso: V1,V2,V3, V0, U21, U32, U13, V'1,V'2,V'3, V'0, U'21, U'32, U'13 b potncia: P, Q, S, Cos . Proceda como segue para adicionar uma medio a um sintico: 1 para visualizar as propriedades do sintico, clique no cone do navegador de sinticos 2 selecione o box correspondente medio a ser adicionada na lista Visualizao das medies e confirme com o boto [OK]. A nova medio aparece no canto superior esquerda no sintico. 3 modifique o desenho do sintico para adicionar a descrio da nova medio, por exemplo, "I0 =" 4 posicione corretamente a nova medio no desenho do sintico: v para selecionar a nova medio, clique com o boto esquerdo do mouse v mantenha a seleo e desloque a nova medio para o local desejado no sintico. possvel indicar as coordenadas para posicionar precisamente a nova medio: v abra a janela Propriedades do smbolo v modifique as coordenadas (X, Y) do smbolo, na rea Especfica v para confirmar a nova posio, clique no boto [OK] 5 modifique o tamanho da nova medio: v abra a janela Propriedades do smbolo v para mudar o tamanho da medio, modifique o valor do campo Size (tamanho) na rea Especfica v para confirmar o novo tamanho, clique no boto [OK] e verifique a nova representao grfica no sintico.

Personalizao das propriedades do sintico.

Eliminao de um smbolo ou de uma medio do sintico


Para eliminar um smbolo ou uma medio do sintico, proceda como segue: 1 selecione o smbolo ou a medio a ser eliminada no navegador de sinticos 2 para eliminar o smbolo ou a medio selecionado, clique no cone do navegador de sinticos.

110

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Utilizao do editor


Criao de um novo smbolo
Duas bibliotecas de smbolos predefinidos so fornecidas na janela Biblioteca de smbolos": b uma biblioteca de smbolos segundo a norma IEC b uma biblioteca de smbolos segundo a norma ANSI. No possvel criar novos smbolos nas 2 bibliotecas. Cada smbolo representado por um cone. Para criar um novo smbolo, proceda da seguinte maneira: b para criar uma nova biblioteca, clique no cone ou selecione uma biblioteca anteriormente criada b para criar um smbolo nesta biblioteca, clique no cone b selecione o tipo de smbolo a ser criado na janela Novo smbolo entre os 5 tipos de smbolos sugeridos. Os cinco tipos de smbolos sugeridos so descritos no pargrafo abaixo. O smbolo visualizado na biblioteca com um cone de fbrica. b para denir as propriedades do smbolo, clique no smbolo: a janela Propriedades do smbolo permite personalizar a representao grca do smbolo e atribuir as entradas / sadas associadas. Ver o pargrafo Denio das propriedades de um smbolo.

Criao de um novo smbolo.

Cinco tipos de smbolos


Tipo de smbolo
Animado 1 entrada

cone de fbrica

Entradas
Ativa

Exemplo de smbolo IEC

Sadas

Animado 2 entradas

Aberta Fechada

Controlado 1 entrada/sada

Ativa Inibio ativa Inibio inativa Aberta Fechada Inibio abertura Inibio fechamento

Ativa

Controlado 2 entradas/sadas

Abertura

Fechamento

Fixo

111

Utilizao

Software SFT2841 Editor de sinticos Utilizao do editor


Definio das propriedades de um smbolo
As propriedades de um novo smbolo podem ser personalizadas na janela Propriedades do smbolo. A personalizao das propriedades de um smbolo fragmentada em 4 operaes: b a indicao das propriedades gerais do smbolo: nome e descrio b a modicao do cone do smbolo b a modicao das representaes grcas dos estados de um smbolo b a atribuiuo das entradas/sadas associadas ao smbolo. Modificao do cone do smbolo O cone de um smbolo o cone que representa o smbolo na biblioteca de smbolos. O boto [Modificar] "3" inicializa o software de desenho: o cone visualizado e pode ser modificado livremente, desde que seja mantido o formato de 32 x 32 pixels. necessrio salvar o novo cone e quitar o software de desenho antes de passar para a etapa seguinte.

Definio das propriedades do smbolo. 1 Nome do smbolo 2 Descrio do smbolo 3 Modificar o cone 4 Modificar a representao grfica dos estados do smbolo 5 Modificar a atribuio das entradas/sadas 6 Posicionar e testar o smbolo em um sintico.

Modificao das representaes grficas dos estados de um smbolo Os smbolos animados ou controlados so representados no sintico em 2 ou 3 estados diferentes. Uma representao grfica corresponde a cada estado. O boto [Modificar] "4" inicializa o software de desenho: a representao grfica de um estado do smbolo visualizada e pode ser modificada livremente. necessrio salvar a nova representao grfica do estado do smbolo e fechar o software de desenho antes de passar para a etapa seguinte. Atribuio das entradas/sadas associadas ao smbolo O boto [Modificar] "5" abre a janela Atribuio das entradas/sadas que permite associar uma varivel do Sepam a cada entrada e a cada sada do smbolo. Proceda como segue para atribuir uma entrada no smbolo: b selecione uma entrada do smbolo b selecione uma varivel de entrada de Sepam entre as entradas disponveis sugeridas (no possvel atribuir uma varivel de sada do Sepam a uma entrada de smbolo) b o boto [Atribuir] associa a varivel do Sepam entrada do smbolo. Proceda da mesma maneira para atribuir uma sada do smbolo.

Atribuio das entradas/sadas.

Criao de um novo modelo de sintico predefinido


Um sintico personalizado pode ser salvo como modelo de sintico para poder ser utilizado como os modelos de sintico predefinidos das bibliotecas de sinticos IEC ou ANSI. Proceda como segue para salvar um sintico personalizado como modelo de sintico: b selecione a funo Arquivo / Salvar como b abrir o diretrio ..\SDSMStudio\Template b se necessrio, criar um diretrio personalizado adicionalmente aos diretrios existentes \IEC e \ANSI b indique o nome do arquivo do sintico com a extenso .sst b dena o tipo de arquivo: Document template (*.sst) Modelo de documento (*.sst) b salve o sintico. Ao inicializar o editor de sinticos, os novos modelos de sinticos predefinidos sero propostos do diretrio personalizado ou no diretrio "Others" (Outros).

112

Comissionamento

Contedo

Princpios Mtodos Equipamentos de teste e medio requeridos Exame geral e aes preliminares Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso de fase Com gerador trifsico Com gerador monofsico e tenses fornecidas por 3 TPs Com gerador monofsico e tenses fornecidas por 2 TPs Verificao das conexes das entradas de corrente de fase Para aplicao diferencial Sensores de corrente tipo LPCT Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso residuais Verificao das conexes das entradas de corrente residual Verificao das conexes da entrada de tenso residual Com tenso fornecida por 3 TPs em tringulo aberto Com tenso fornecida por 1 TP de ponto neutro Verificao das conexes da entrada de tenso adicional do Sepam B80 Verificao das conexes das entradas de tenso de fase adicionais do Sepam B83 Verificao das conexes da entrada de tenso residual adicional do Sepam B83 Verificao das conexes da entrada de corrente de desbalano do Sepam C86 Verificao das conexes das entradas e sadas lgicas Verificao das conexes dos mdulos opcionais Validao completa da cadeia de proteo Ficha de testes Sepam srie 80

114 115 116 117 118 118 120 121 122 122 123 124 125 126 126 127 128 130 132 133 134 135 136 137 137

113

Comissionamento

Princpios

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b O comissionamento deste equipamento deve ser realizado somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Respeite todas as instrues de segurana em vigor para o comissionamento e a manuteno dos equipamentos de alta tenso. b Cuidado com perigos eventuais, utilize um equipamento de proteo individual. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

Testes dos rels de proteo


Os rels de proteo so testados antes do comissionamento, com o objetivo de aumentar a confiabilidade e reduzir o risco de mau funcionamento do conjunto a ser comissionado. O problema consiste em definir a consistncia dos testes adequados, tendo em mente que o rel sempre tido como o elo principal na cadeia de proteo. Portanto, os rels de proteo baseados nas tecnologias eletromecnica e esttica, com performances no totalmente reprodutveis, devem ser submetidos sistematicamente a testes detalhados para no somente qualificar seu comissionamento, mas tambm verificar a realidade de seu bom estado de operao e nvel de desempenho. O conceito do rel Sepam torna possvel dispensar tais testes, desde que: b o emprego da tecnologias digital garanta a reprodutibilidade dos desempenhos anunciados b cada uma das funes do Sepam tenha sido submetida a qualicao integral em fbrica b a presena de um sistema de auto-testes internos fornea permanentemente informaes do estado dos componentes eletrnicos e a integridade das funes (os testes automticos diagnosticam, por exemplo, o nvel das tenses de polarizao dos componentes, a continuidade da cadeia de aquisio das grandezas analgicas, a no alterao da memria RAM, a ausncia de ajuste fora da tolerncia), garantindo assim um alto nvel de confiabilidade. Conseqentemente, o Sepam est pronto para operar sem requerer quaisquer testes de qualificao adicionais concernentes a ele diretamente.

Testes de comissionamento do Sepam


Os testes preliminares colocao em operao do Sepam podem se limitar a uma verificao de comissionamento, isto : b vericar sua conformidade s normas, esquemas e regras de instalao do hardware durante o exame geral preliminar b vericar a conformidade dos parmetros iniciais e ajustes das protees inseridos com as chas de ajuste b vericar as conexes das entradas de corrente e/ou tenso por testes de injeo secundria b vericar as conexes das entradas e sadas lgicas por simulao dos dados de entrada e forando os estados das sadas b validar a cadeia de proteo completa (incluindo as adaptaes eventuais da lgica programvel) b vericar as conexes dos mdulos opcionais MET148-2, MSA141 e MSC025. Estas diferentes verificaes so descritas na pgina seguinte.

114

Comissionamento

Mtodos

Princpios gerais
b Todos os testes devero ser realizados com o cubculo de MT completamente isolado e o disjuntor MT extravel (desconectado e aberto) b Todos os testes sero realizados em situao de operao: no permitida nenhuma modicao de ao ou de ajuste, mesmo que provisria, para facilitar um teste. O software SFT2841 de configurao e operao a ferramenta bsica para todos os usurios do Sepam. Ele especialmente til durante os testes de comissionamento. Os testes descritos neste documento so baseados sistematicamente em sua utilizao. Os testes de comissionamento podem ser executados sem o software SFT2841 para unidades de Sepam com IHM avanada. Para cada Sepam: b realize somente as vericaes adaptadas congurao de hardware e s funes ativadas (uma descrio completa de todos os testes descrita adiante) b utilizar a cha proposta para anotar os resultados dos testes de colocao em operao.

Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso


Os testes por injeo secundria a serem realizados para controlar as conexes das entradas de corrente e tenso so definidos em funo: b da natureza dos sensores de corrente e de tenso conectados ao Sepam, especialmente para a medio da corrente e tenso residual b do tipo de gerador de injeo utilizado para os testes, gerador trifsico ou monofsico b do tipo de Sepam. Os diferentes testes possveis so descritos adiante por: b um procedimento de teste detalhado b diagrama de conexo do gerador de teste associado.

Determinao das verificaes a serem realizadas


A tabela abaixo indica em qual pgina so descritos: b os testes gerais a serem realizados em funo da natureza dos sensores de medio e do tipo de gerador utilizado b os testes adicionais a serem realizados para certos tipos de Sepam, com um gerador trifsico ou monofsico.

Testes gerais
Sensores de corrente
3 TCs ou 3 LPCTs 3 TCs ou 3 LPCTs 1 ou 2 Torides 3 TCs ou 3 LPCTs 3 TCs ou 3 LPCTs 1 ou 2 Torides 3 TCs ou 3 LPCTs 3 TCs ou 3 LPCTs 1 ou 2 Torides 3 TCs ou 3 LPCTs 3 TCs ou 3 LPCTs 1 ou 2 Torides 3 TCs ou 3 LPCTs 3 TCs ou 3 LPCTs 1 ou 2 Torides

Sensores de tenso
3 TPs 3 TPs 3 TPs 3 TPs V0 3 TPs 3 TPs V0 2 TPs fase 3 TPs V0 2 TPs fase 3 TPs V0 3 TPs 1 TP ponto neutro 3 TPs 1 TP ponto neutro 2 TPs fase 1 TP ponto neutro 2 TPs fase 1 TP ponto neutro

Gerador trifsico
pgina 118 pgina 118 pgina 125 pgina 118 pgina 126 pgina 118 pgina 124 pgina 119 pgina 126 pgina 119 pgina 124 pgina 118 pgina 127 pgina 118 pginas 125 e 127 pgina 119 pgina 127 pgina 119 pginas 125 e 127

Gerador monofsico
pgina 120 pgina 120 pgina 125 pgina 120 pgina 126 pgina 120 pgina 124 pgina 121 pgina 126 pgina 121 pgina 124 pgina 120 pgina 127 pgina 120 pginas 125 e 127 pgina 121 pgina 127 pgina 121 pginas 125 e 127

Testes adicionais
Tipo de Sepam
T87, M87, M88, G87, G88 B80 B83 B83 C86

Natureza do teste
Verificao das conexes das entradas de corrente de fase para aplicao diferencial Verificao das conexes da entrada de tenso de fase adicional Verificao das conexes das entradas de tenso de fase adicionais Verificao das conexes da entrada de tenso residual adicional Verificao das conexes das entradas de corrente de desbalano pgina 122

pgina 128 pgina 130 pgina 132 pgina 133

115

Comissionamento

Equipamentos de teste e medio requeridos

Geradores
b gerador de tenso e de corrente alternada senoidal CA: v freqncia 50 ou 60 Hz (segundo as normas do pas) v ajustvel em corrente at no mnimo 5 Arms v ajustvel em tenso at a tenso fase-fase secundria nominal dos TPs v ajustvel em defasagem angular relativa (V, I) v tipo trifsico ou monofsico b gerador de tenso CC: v ajustvel de 48 a 250 V CC, para adaptao ao nvel de tenso da entrada lgica testada.

Acessrios
b plugue com cabo correspondente caixa de terminais de teste de corrente instalada b plugue com cabo correspondente caixa de terminais de teste de tenso instalada b cabo eltrico com braadeiras, prensa-cabos ou ponta de teste.

Dispositivos de medio (integrados no gerador ou independentes)


b 1 ampermetro, 0 a 5 Arms b 1 voltmetro, 0 a 230 Vrms b 1 fasmetro (se houver defasagem angular (V, I) no for identicada no gerador de tenso e corrente). Compuatdor PC ou Notebook b PC com congurao mnima: v Microsoft Windows 98 / NT4.0 / 2000 / XP v processador Pentium 133 MHz v RAM 64 MB (32 MB para Windows 98) v 64 MB livres no disco rgido v leitor de CD-ROM b software SFT2841 b cabo CCA783 de ligao serial entre o PC e o Sepam.

Documentos
b esquema completo de conexo do Sepam e de seus mdulos adicionais, com: v conexo das entradas de corrente de fase nos TCs correspondentes via caixa de terminais de testes v conexo da entrada de corrente residual v conexo das entradas de tenso de fase nos TPs correspondentes via caixa de terminais de testes v conexo da entrada de tenso residual nos TPs correspondentes via caixa de terminais de testes v conexo das entradas e sadas lgicas v conexo dos sensores de temperatura v conexo da sada analgica v conexo do mdulo de check de sincronismo b nomenclaturas e regras de instalao do hardware b conjunto dos parmetros e ajustes do Sepam, em relatrio impresso em papel.

116

Comissionamento

Exame geral e aes preliminares

Verificaes a serem efetuadas antes da energizao


Alm do bom estado mecnico dos equipamentos, verificar pelos esquemas e nomenclaturas providas pelo usurio: b a identicao do Sepam e de seus acessrios determinados pelo usurio b o aterramento correto do Sepam (pelo terminal 13 do conector de 20 pontos E e o terminal de aterramento funcional que encontra-se na parte traseira do Sepam) b a conexo correta da tenso auxiliar (terminal 1: polaridade positiva; terminal 2: polaridade negativa) b a presena da ponte DPC (deteco da presena de conector), nos terminais 19-20 do conector de 20 pontos E . b a presena eventual de um toride de medio da corrente residual e/ou mdulos adicionais associados ao Sepam b a presena de caixas de terminais de testes a montante das entradas de corrente e das entradas de tenso b a conformidade das conexes entre os terminais do Sepam e as caixas de terminais de testes.

Determinao dos ajustes de parmetros e proteo


Todos os ajustes de parmetros e proteo do Sepam foram previamente determinados pelo departamento de projeto encarregado da aplicao e foram aprovados pelo cliente. Presume-se que este projeto tenha sido realizado com toda a ateno necessria, e at mesmo consolidado por um estudo da coordenao e seletividade. Todos ajustes de parmetros e proteo do Sepam devero estar disponveis no comissionamento: b em relatrio impresso em papel, o relatrio dos ajustes de parmetros e proteo de um Sepam pode ser impresso diretamente utilizando o software SFT2841 b e, eventualmente, em formato de arquivo a ser feito download no Sepam, utilizando o software SFT2841.

Verificao dos ajustes de parmetros e proteo


Verificao a ser realizada quando os ajustes de parmetros e proteo do Sepam no foram inseridos ou carregados durante os testes de comissionamento, para confirmar a conformidade dos ajustes de parmetros e proteo inseridos com os valores determinados durante o projeto. O objetivo desta verificao no validar a relevncia dos ajustes de parmetros e proteo. 1 percorrer o conjunto das telas de configurao e ajuste do software SFT2841 respeitando a ordem recomendada em modo guiado 2 para cada tela, comparar os valores inseridos no Sepam com os valores inscritos no relatrio dos ajustes de parmetros e proteo 3 corrigir os ajustes de parmetros e proteo que no foram corretamente inseridos; proceder como indicado no captulo Utilizao do software SFT2841 deste manual.

Conexes
Verificar o aperto das conexes (com equipamento desenergizado). Os conectores do Sepam devem ser corretamente encaixados e travados.

Concluso
Uma vez que a verificao foi efetuada e concluda, a partir desta fase, convm no fazer mais modificaes nos ajustes de parmetros e proteo que sero considerados como definitivos. Para que sejam conclusivos, os testes que sero realizados, devero ser realizados com os ajustes de parmetros e proteo definitivos; no ser admitida nenhuma modificao, mesmo que provisria, de qualquer um dos valores inseridos, mesmo com o objetivo de facilitar um teste.

Energizao
Energizar a alimentao auxiliar. Verificar se o Sepam realiza a seguinte seqncia de inicializao, que dura 6 segundos aproximadamente: b LEDs verde e vermelho acesos b desativao do LED vermelho b ativao do contato watchdog. A primeira tela visualizada a tela de medio de corrente de fase.

Execuo do software SFT2841 no PC


b inicialize o PC b conecte a porta serial RS 232 do PC porta de comunicao no painel frontal do Sepam utilizando o cabo CCA783 b inicialize o software SFT2841, clicando em seu cone b selecione o Sepam a conectar para vericao.

Identificao do Sepam
b anote o nmero de srie do Sepam da etiqueta colada na placa lateral direita da unidade bsica ou esquerda da porta no painel frontal b anote as referncias que denem o tipo de aplicao na etiqueta colada no cartucho do Sepam b anote o tipo e a verso do software do Sepam utilizando o software SFT2841, tela Diagnsticos Sepam b anote-os na cha de resultados de teste.

117

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso de fase Com gerador trifsico
Procedimento
1. Conectar o gerador trifsico de tenso e corrente nas caixas de terminal de teste correspondentes, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema apropriado em funo do nmero de TPs conectados no Sepam.

Esquema com 3 TPs conectados no Sepam

Caixa de teste corrente

Caixa de teste tenso

3
9 (1 A) 7 (5 A) 8 I0

Gerador de teste trifsico

2. Energizar o gerador. 3. Aplicar as 3 tenses V1-N, V2-N, V3-N do gerador, equilibradas e ajustadas iguais tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs (isto , Vns = Uns/3). 4. Injetar as 3 correntes I1, I2, I3 do gerador, equilibradas e ajustadas iguais corrente secundria nominal dos TCs (isto , 1 A ou 5 A) e em fase com as tenses aplicadas (isto , defasagens do gerador 1(V1-N, I1) = 2(V2-N, I2) = 3(V3-N, I3) = 0) 5. Utilize o software SFT2841 para verificar se: b o valor indicado de cada uma das correntes de fase I1, I2, I3 aproximadamente igual corrente primria nominal dos TCs b o valor indicado de cada uma das tenses fase-neutro V1, V2, V3 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3). Se a configurao utilizar 2 TPs sem V0, verificar ento se as tenses fase-fase U21, U32, U13 so iguais tenso fase-fase primria nominal do TP (Unp) b o valor indicado de cada defasagem angular 1(V1, I1), 2(V2, I2), 3(V3, I3) entre a corrente I1, I2 ou I3 e respectivamente a tenso V1, V2 ou V3 sensivelmente igual a 0 6. Desenergizar o gerador.

118

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso de fase Com gerador trifsico
Procedimento
1. Conectar o gerador monofsico de tenso e corrente nas caixas de terminal de teste correspondentes, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema abaixo.

Esquema com 2 TPs conectados no Sepam

Caixa de teste corrente

Caixa de teste tenso

3
9 (1 A) 7 (5 A) 8 I0

Gerador de teste trifsico

2. Energizar o gerador. 3. Aplicar as 3 tenses V1-N, V2-N, V3-N do gerador, equilibradas e ajustadas iguais tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs (isto , Vns = Uns/3). 4. Injetar as 3 correntes I1, I2, I3 do gerador, equilibradas e ajustadas iguais corrente secundria nominal dos TCs (isto , 1 A ou 5 A) e em fase com as tenses aplicadas (isto , defasagens do gerador 1(V1-N, I1) = 2(V2-N, I2) = 3(V3-N, I3) = 0) 5. Utilize o software SFT2841 para verificar se: b o valor indicado de cada uma das correntes de fase I1, I2, I3 aproximadamente igual corrente primria nominal dos TCs b o valor indicado de cada uma das tenses fase-neutro V1, V2, V3 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3). Se a configurao utilizar 2 TPs sem V0, verificar ento se as tenses fase-fase U21, U32, U13 so iguais tenso fase-fase primria nominal do TP (Unp) b o valor indicado de cada defasagem angular 1(V1, I1), 2(V2, I2), 3(V3, I3) entre a corrente I1, I2 ou I3 e respectivamente a tenso V1, V2 ou V3 sensivelmente igual a 0 b 6. Desenergizar o gerador.

119

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso de fase Com gerador monofsico e tenses fornecidas por 3 TPs
Procedimento
1. Conectar o gerador monofsico de tenso e corrente nas caixas de terminal de teste correspondentes, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema abaixo.

Esquema

Caixa de teste corrente

Caixa de teste tenso

3
9 (1 A) 7 (5 A) 8 I0

V fase-neutro

Gerador de teste monofsico

2. Energizar o gerador 3. Aplicar entre os terminais de entrada de tenso da fase 1 do Sepam (pela caixa de teste) a tenso V-N do gerador, ajustada igual tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs (isto , Vns = Uns/3). 4. Injetar nos terminais de entrada de corrente da fase 1 do Sepam (pela caixa de teste) a corrente I do gerador, ajustada igual corrente secundria nominal dos TCs (isto , 1 A ou 5 A) e em fase com a tenso V-N aplicada (isto , defasagem angular do gerador (V-N, I) = 0) 5. Utilize o software SFT2841 para verificar se: v o valor indicado da corrente de fase I1 aproximadamente igual corrente primria do TC v o valor indicado da tenso fase-neutro V1 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) v o valor indicado da defasagem angular 1(V1, I1) entre a corrente I1 e a tenso V1 sensivelmente igual a 0 6. Proceder da mesma forma por permutao circular com as tenses e correntes das fases 2 e 3, para controlar as grandezas I2, V2, 2(V2, I2) e I3, V3, 3(V3, I3) 7. Desenergizar o gerador.

120

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso de fase Com gerador monofsico e tenses fornecidas por 2 TPs
Procedimento:
1. Conectar o gerador monofsico de tenso e corrente nas caixas de terminal de testes correspondentes, utilizando os plugues fornecidos, segundo esquema abaixo

Descrio
Verificao a ser realizada quando as tenses forem fornecidas por montagem de 2 TPs conectados no primrio entre fases da tenso distribuda, fazendo com que a tenso residual seja obtida fora do Sepam (por 3 TPs conectados a seu secundrio em tringulo aberto) ou eventualmente no seja utilizado pela proteo.

Esquema

Caixa de teste corrente

Caixa de teste tenso

9 (1 A) 7 (5 A) 8

I0

U fase-fase

Gerador de teste monofsico

2. Energizar o gerador 3. Aplicar entre os terminais 1-2 das entradas de tenso do Sepam (pela caixa de teste) a tenso fornecida aos terminais V-N do gerador, ajustada em 3/2 vezes a tenso fase-fase secundria nominal dos TPs (isto , 3Uns/2) 4. Injetar na entrada de corrente de fase 1 do Sepam (pela caixa de teste) a corrente I do gerador, ajustada igual corrente secundria nominal dos TCs (isto , 1 A ou 5 A) e em fase com a tenso V-N aplicada (isto , defasagens do gerador (V-N, I) = 0) 5. Utilize o software SFT2841 para verificar se: v o valor indicado de I1 aproximadamente igual corrente primria nominal do TC (In) v o valor indicado da tenso fase-neutro V1 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3). No caso de uma congurao sem tenso residual, vericar a tenso fase-fase U21 = 3Unp/2 v o valor indicado de cada defasagem angular 1(V1, I1) entre a corrente I1 e a tenso V1 sensivelmente igual a 0

6. Proceder da mesma maneira para o controle das grandezas I2, V2, 2(V2, I2): v aplicar em paralelo entre os terminais 1-2 de um lado e 4-2 de outro das entradas de tenso do Sepam (pela caixa de teste) a tenso V-N do gerador ajustada igual a 3Uns/2 v injetar na entrada de corrente de fase 2 do Sepam (pela caixa de teste) uma corrente I ajustada igual a 1 A ou 5 A e em oposio de fase com a tenso V-N (isto , (V-N, I) = 180) v obter I2 In, V2 Vnp = Unp/3 e 2 0. Na ausncia de tenso residual, V2 = 0, U32 = 3Unp/2 7. Realizar tambm o controle das grandezas I3, V3, 3(V3, I3): v aplicar entre os terminais 4-2 das entradas de tenso do Sepam (pela caixa de teste) a tenso V-N do gerador ajustada igual 3Uns/2 v injetar na entrada de corrente de fase 3 do Sepam (pela caixa de teste) uma corrente ajustada igual a 1 A ou 5 A e em fase com a tenso V-N (isto , (V-N, I) = 0) v obter I3 Inp, V3 Vnp = Unp/3 e 3 0. Na ausncia de tenso residual, V3 = 0, U32 = 3Unp/2 8. Desenergizar o gerador.

121

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente de fase Para aplicao diferencial
Procedimento
1. Conectar os terminais de corrente do gerador nas caixas de terminal de testes correspondentes, utilizando os plugues fornecidos, segundo esquema abaixo.

Descrio
Verificao a ser efetuada no caso de uma aplicao diferencial (mquina, transformador ou unidade mquina-transformador). Este teste complementar aos testes de controle da fiao das entradas de corrente de fase e de tenso de fase. Seu objetivo controlar a fiao da segunda entrada de corrente do Sepam.

Esquema

Caixa de teste corrente

3
9 (1 A) 7 (5 A) 8 I0

Caixa de teste corrente

9 (1 A) 7 (5 A) 8

I0

Gerador de teste monofsico ou trifsico

No caso onde os circuitos do secundrio dos TCs conectados em cada uma das entradas de corrente do Sepam no teriam o mesmo valor (1 e 5 A ou 5 e 1 A), ajustar a injeo ao menor valor nominal do secundrio. O valor indicado para as correntes de fase (I1, I2, I3) ou (I1, I2, I3), segundo o caso, ser ento igual corrente nominal primria do TC dividida por 5 (In/5).

2. Energizar o gerador 3. Injetar em srie nos terminais de entrada de corrente de fase 1 de cada um dos conectores ( B1 , B2 ) do Sepam conectados em oposio (pelas caixas de teste, segundo o esquema acima) a corrente I do gerador, ajustada igual corrente secundria nominal dos TC (isto , 1 A ou 5 A) 4. Controlar utilizando o software SFT2841 se: v o valor indicado da corrente de fase I1 aproximadamente igual corrente primria nominal do TC (In) conectado ao conector B1 do Sepam v o valor indicado da corrente de fase I1 aproximadamente igual corrente primria nominal do TC (In) conectado ao conector B2 do Sepam v o valor indicado da defasagem angular (I, I) entre as correntes I1 e I1 igual a 0 5. Proceder da mesma maneira para o controle das grandezas I2 e I2, I3 e I3 e (I, I) entre as correntes I2-I2 e I3-I3, deslocando a injeo nos terminais de entrada de corrente de fase 2, depois fase 3 de cada um dos conectores do Sepam 6. Desenergizar o gerador.

122

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente de fase Sensores de corrente tipo LPCT
Procedimento
Os testes a serem realizados para controlar a conexo das entradas de corrente de fase so os mesmos, com as correntes de fase medidas por TC ou por sensor LPCT. Somente o procedimento de conexo da entrada de corrente do Sepam e os valores de injees de corrente sero mudados. Para testar a entrada de corrente conectada aos sensores LPCT com uma caixa de injeo padro, necessrio utilizar o adaptador de injeo ACE917. O adaptador ACE917 deve ser situado entre: b a caixa de injeo padro b o plugue de teste LPCT: v integrado ao conector CCA671 do Sepam v ou remoto, utilizando o acessrio CCA613. O adaptador de injeo ACE917 deve ser configurado em funo da escolha das correntes, feita no conector CCA671: a posio do conector de calibrao do ACE917 deve corresponder ao do microswitch posicionado em 1 no CCA671. O valor de injeo a ser efetuado depende da corrente nominal primria selecionada no conector CCA671 e inserida nos parmetros iniciais do Sepam, isto : b 1 A para os seguintes valores (em A): 25, 50, 100, 133, 200, 320, 400, 630 b 5 A para os seguintes valores (em A): 125, 250, 500, 666, 1000, 1600, 2000, 3150.

Medio das correntes de fase por sensores LPCT


b A conexo dos 3 sensores LPCT feita atravs de um plugue RJ45 no conector CCA671 a ser montado no painel traseiro do Sepam, identicado como B1 e/ou B2 b A conexo de um ou dois sensores LPCT no permitida, fazendo com que o Sepam que em posio de falha. b A corrente nominal primria In medida pelo sensor LPCT deve ser inserida como um ajuste geral do Sepam e congurado por microswitches no conector CCA671.

Restries de utilizao dos sensores LPCT


No possvel utilizar sensores LPCT para as seguintes medies: b medio das correntes de fase para os Sepam T87, M88 e G88 com proteo diferencial transformador ANSI 87T (conectores B1 e B2 ) b medio das correntes de fase para o Sepam B83 (conector B1 ) b medio das correntes de desbalano para o Sepam C86 (conector B2 ).

Esquema (sem acessrio CCA613)

Gerador de teste monofsico ou trifsico

123

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente e tenso residuais


Procedimento
1. Conectar segundo o esquema abaixo: v os terminais de tenso do gerador na caixa de terminais de testes de tenso utilizando o plugue fornecido, v um o entre os terminais de corrente do gerador para realizar uma injeo de corrente no primrio do toride ou do TC, o o passando atravs do toride ou do TC na direo P1-P2, com P1 lado barramento e P2 lado cabo.

Descrio
Verificao a ser feita quando a tenso residual for medida atravs de 3 TPs fechados em estrela aberta e a corrente residual for obtida atravs de um sensor especfico, sendo: b toride CSH120 ou CSH200 b adaptador toroidal CSH30 (isto , colocado no secundrio de um nico TC 1 A ou 5 A abrangendo as 3 fases, ou na ligao ao neutro dos 3 TCs de fase 1 A ou 5 A) b conector de corrente CCA634, medio da corrente residual pelos TCs 1 A (borne 7) e 5 A (borne 8) b outro toride conectado a um adaptador ACE990.

Esquema
Nota: o nmero de TC/TP conectados nas entradas de fase dos conectores de corrente/tenso Sepam dado a ttulo de exemplo e no considerado para o teste.

3
Caixa de teste corrente Caixa de teste tenso

9 7 8

I0

CSH 120/200

Gerador de teste monofsico ou trifsico

O Sepam srie 80 equipado com 2 entradas de corrente residual independentes, que podem ser conectadas a um toride instalado nos cabos, no cabo de aterramento do equipamento ou no ponto neutro de um transformador, ou no cabo de aterramento de um motor ou gerador. Em certos casos a leitura do ngulo 0 ou 0 impossvel devido posio do toride (ex.: cabo de aterramento do equipamento ou ponto neutro de um transformador) ou porque somente uma das 2 medies I0 ou V0 necessria ou possvel. Neste caso, limitar-se verificao do valor da corrente residual medida I0 ou I0.

2. Energizar o gerador 3. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso no secundrio nominal dos TPs conectados em tringulo aberto (isto , Uns/3 ou Uns/3) 4. Injetar uma corrente I ajustada em 5 A, e em fase com a tenso aplicada (isto , defasagem angular do gerador (V-N, I) = 0) 5. Verificar utilizando o software SFT2841 se: v o valor indicado da corrente residual medida I0 igual a aproximadamente 5 A v o valor indicado da tenso residual medida V0 igual aproximadamente tenso fase-neutro primria nominal dos TPs (isto , Vnp = Unp/3) v o valor indicado da defasagem angular 0(V0, I0) entre a corrente I0 e a tenso V0 sensivelmente igual a 0 6. Proceder da mesma maneira se a entrada I0 estiver conectada. Neste caso, o ngulo de defasagem a verificar 0(V0, I0), entre a corrente I0 e a tenso V0 7. Desenergizar o gerador.

124

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de corrente residual

Descrio
Verificao a ser efetuada onde a corrente residual obtida por um sensor especfico tal como: b toride CSH120 ou CSH200 b adaptador toroidal CSH30 (isto , colocado no secundrio de um nico TC 1 A ou 5 A abrangendo as 3 fases, ou na ligao ao neutro dos 3 TCs de fase 1 A ou 5 A) b conector de corrente CCA634, medio da corrente residual pelos TCs 1 A (borne 7) e 5 A (borne 8) b outro toride conectado a um adaptador ACE990 e quando a tenso residual calculada no Sepam ou eventualmente no calculvel (ex.: montagem com 2 TPs conectados a seu primrio), logo, no utilizada pela proteo.

Procedimento
1. Conectar segundo o esquema abaixo: v um o entre os terminais de corrente do gerador para realizar uma injeo de corrente no primrio do toride ou do TC, o o passando atravs do toride ou do TC na direo P1-P2, com P1 lado barramento e P2 lado cabo v eventualmente os terminais de tenso do gerador na caixa de terminais de testes de tenso, de forma a somente alimentar a entrada de tenso de fase 1 do Sepam e obter uma tenso residual V0 = V1.

Esquema
Nota: o nmero de TCs conectados nas entradas de fase do conector de corrente do Sepam dado a ttulo de exemplo e no considerado para o teste.

3
Caixa de teste corrente Caixa de teste tenso

9 7 8

I0

CSH 120/200

Gerador de teste monofsico ou trifsico

O Sepam srie 80 equipado com 2 entradas de corrente residual independentes, que podem ser conectadas a um toride instalado nos cabos, no cabo de aterramento do equipamento ou no ponto neutro de um transformador ou no cabo de aterramento de um motor ou gerador. Em certos casos a leitura do ngulo 0 ou 0 impossvel devido posio do toride (ex.: cabo de aterramento do equipamento ou ponto neutro de um transformador) ou porque somente uma das 2 medies I0 ou V0 necessria ou possvel. Neste caso, limitar-se verificao do valor da corrente residual medida I0 ou I0.

2. Energizar o gerador 3. Eventualmente aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso fase-neutro no secundrio nominal dos TPs (isto , Vns = Uns/3) 4. Injetar uma corrente I ajustada a 5 A, e eventualmente em fase com a tenso VN aplicada (isto , defasagem angular do gerador (V-N, I) = 0) 5. Verificar utilizando o software SFT2841 se: v o valor indicado da corrente residual medida I0 igual a aproximadamente 5 A eventualmente o valor indicado da tenso residual medida V0 igual aproximadamente tenso fase-neutro primria nominal dos TPs (isto , Vnp = Unp/3) v eventualmente o valor indicado da defasagem angular 0(V0, I0) entre a corrente I0 e a tenso V0 sensivelmente igual a 0 6. Proceder da mesma maneira se a entrada I0 estiver conectada. Neste caso, o ngulo de defasagem a verificar 0(V0, I0), entre a corrente I0 e a tenso V0 7. Desenergizar o gerador.

125

Comissionamento

Verificao das conexes da entrada de tenso residual Com tenso fornecida por 3 TPs em tringulo aberto
Procedimento
1. Conectar segundo o esquema abaixo: v os terminais de tenso do gerador na caixa de terminais de teste de tenso, de maneira a somente alimentar a entrada de tenso residual do Sepam v eventualmente os terminais de corrente do gerador na caixa de terminais de teste de corrente, de maneira a somente alimentar a entrada de corrente de fase 1 do Sepam e assim obter uma corrente residual I0 = I1.

Descrio
Verificao a ser efetuada quando a tenso residual for fornecida por 3 TPs aos secundrios conectados em tringulo aberto, e quando a corrente residual for calculada no Sepam ou eventualmente no for calculvel (ex.: montagem com 2 TCs), logo, no utilizada pela proteo.

Esquema
Nota: o nmero de TPs conectados nas entradas de fase do conector de tenso do Sepam dado a ttulo de exemplo e no considerado para o teste.

Caixa de teste corrente

Caixa de teste tenso

9 (1 A) 7 (5 A) 8

I0

Gerador de teste monofsico ou trifsico

2. Energizar o gerador 3. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso secundria nominal dos TPs montados em tringulo aberto (isto , segundo o caso, Uns/3 ou Uns/3) 4. Eventualmente injetar uma corrente I ajustada como na corrente secundria nominal dos TCs (isto , 1 A ou 5 A) e em fase com a tenso aplicada (isto , defasagem angular do gerador (V-N, I) = 0) 5. Verificar utilizando o software SFT2841 se: v o valor indicado da tenso residual medida V0 igual aproximadamente tenso fase-neutro primria nominal dos TPs (isto , Vnp Unp/3) v eventualmente o valor indicado da corrente residual calculado I0 igual aproximadamente a corrente primria nominal dos TCs v eventualmente o valor indicado da defasagem angular 0(V0, I0) entre a corrente I0 e a tenso V0 sensivelmente igual a 0 6. Desenergizar o gerador.

126

Comissionamento

Verificao das conexes da entrada de tenso residual Com tenso fornecida por 1 TP de ponto neutro
Procedimento
1. Conectar os terminais de tenso do gerador na caixa de terminais de teste de tenso, de maneira a somente alimentar a entrada de tenso residual do Sepam, segundo o esquema abaixo.

Descrio
Verificao a ser efetuada quando a entrada de tenso residual do Sepam estiver conectada a 1 TP instalado no ponto neutro de um motor ou de um gerador (neste caso, o transformador de tenso ser um TP de potncia).

Esquema
Nota: o nmero de TC/TP conectados nas entradas de fase dos conectores de corrente/tenso do Sepam dado a ttulo de exemplo e no considerado para o teste.

3
Caixa de teste tenso

9 (1 A) 7 (5 A) 8

I0

Gerador de teste monofsico ou trifsico

2. Energizar o gerador 3. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso secundria nominal do TP de ponto neutro (isto , Vnts) 4. Verificar utilizando o software SFT2841 se o valor indicado da tenso de ponto neutro medida Vnt igual aproximadamente tenso primria nominal dos TPs (isto , Vntp) 5. Desenergizar o gerador.

127

Comissionamento

Verificao das conexes da entrada de tenso adicional do Sepam B80


Descrio
Verificao a ser realizada nas unidades Sepam B80 com medio de uma tenso de fase adicional, independentemente das verificaes de conexo das entradas de tenso principais. A tenso de fase adicional medida pelo Sepam B80 a tenso fase-neutro V1 ou a tenso fase-fase U21, em funo do TP conectado e da configurao do Sepam. Como a tenso adicional medida no est associada s correntes medidas pelo Sepam B80, a injeo de corrente no necessria para vericar a conexo da entrada de tenso adicional do Sepam B80.

Procedimento
Conectar o gerador monofsico de tenso na caixa de terminais de teste correspondente, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema apropriado em funo das tenses medidas: b esquema n 1: Sepam B80 mede as 3 tenses de fase principais e uma tenso de fase adicional b esquema n 2: Sepam B80 mede as 2 tenses de fase e a tenso residual principais e uma tenso de fase adicional.

Esquema n 1

Caixa de teste tenso

V fase-neutro

Gerador de teste monofsico ou trifsico

1. Energizar o gerador 2. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso secundria nominal do TP adicional (isto , Vns = Uns/3) 3. Verificar utilizando o software SFT2841 se o valor indicado da tenso medida V1 ou U21 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) 4. Desenergizar o gerador.

128

Comissionamento

Verificao das conexes da entrada de tenso adicional do Sepam B80


Esquema n 2

Caixa de teste tenso

V fase-neutro

Gerador de teste monofsico ou trifsico

1. Energizar o gerador 2. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso secundria nominal do TP adicional (isto , Vns = Uns/3) 3. Verificar utilizando o software SFT2841 se o valor indicado da tenso medida V1 ou U21 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) 4. Desenergizar o gerador.

129

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de tenso de fase adicionais do Sepam B83
Descrio
Verificao a ser realizada nas unidades Sepam B83 com medio de tenses adicionais, independentemente das verificaes de conexo das entradas de tenso principais. Como as tenses adicionais medidas no so associadas s correntes medidas pelo Sepam B83, a injeo de corrente no necessria para vericar a conexo das entradas de tenso de fase adicionais do Sepam B83.

Procedimento
Conectar o gerador de tenso na caixa de terminais de teste correspondente, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema apropriado em funo do nmero de TPs conectados ao Sepam.

Esquema com 3 TPs adicionais

3
Caixa de teste tenses adicionais Caixa de teste tenses principais

Gerador de teste monofsico ou trifsico

Verificao com um gerador de tenso trifsico 1. Energizar o gerador 2. Aplicar as 3 tenses V1-N, V2-N, V3-N do gerador, equilibradas e ajustadas iguais tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs adicionais (isto , Vns = Uns/3) 3. Utilize o software SFT2841 para verificar se o valor indicado de cada uma das tenses fase-neutro V1, V2, V3 e da tenso direta Vd aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) 4. Desenergizar o gerador. Verificao com um gerador de tenso monofsico 1. Energizar o gerador 2. Aplicar entre os terminais de entrada de tenso de fase 1 do Sepam (pela caixa de teste) a tenso V-N do gerador ajustada igual tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs adicionais (isto , Vns = Uns/3) 3. Utilize o software SFT2841 para verificar se o valor indicado da tenso faseneutro V1 aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) 4. Proceder da mesma maneira por permutao circular com as tenses das fases 2 e 3, para verificar as grandezas V2 e V3 5. Desenergizar o gerador.

130

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas de tenso de fase adicionais do Sepam B83
Esquema com 2 TPs adicionais

Caixa de teste tenses adicionais

Caixa de teste tenses principais

Gerador de teste monofsico ou trifsico

Verificao com um gerador de tenso trifsico 1. Energizar o gerador 2. Aplicar as 3 tenses V1-N, V2-N, V3-N do gerador, equilibradas e ajustadas iguais tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs adicionais (isto Vns = Uns/3) 3. Utilize o software SFT2841 para verificar se: v o valor indicado de cada uma das tenses fase-neutro V1, V2, V3 e da tenso direta Vd aproximadamente igual tenso fase-neutro primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) v o valor de cada uma das tenses fase-fase U21, U32, U13 aproximadamente igual tenso fase-fase primria nominal do TP (Unp) 4. Desenergizar o gerador. Verificao com um gerador de tenso monofsico 1. Energizar o gerador 2. Aplicar entre os terminais de entrada de tenso 1 e 5 do Sepam (pela caixa de teste) a tenso V-N do gerador ajustada igual tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs adicionais (isto , Vns = Uns/3) 3. Utilize o software SFT2841 para verificar se o valor indicado da tenso fase-fase U21 aproximadamente igual tenso fase-fase primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) 4. Aplicar entre os terminais de entrada de tenso 3 e 5 do Sepam (pela caixa de teste) a tenso V-N do gerador ajustada igual tenso fase-neutro secundria nominal dos TPs adicionais (isto , Vns = Uns/3) 5. Utilize o software SFT2841 para verificar se o valor indicado da tenso fase-fase U32 aproximadamente igual tenso fase-fase primria nominal do TP (Vnp = Unp/3) 6. Desenergizar o gerador.

131

Comissionamento

Verificao das conexes da entrada de tenso residual adicional do Sepam B83


Descrio
Verificao a ser realizada nas unidades Sepam B83 com medio de tenses adicionais, independentemente das verificaes de conexo das entradas de tenso principais. Como a tenso residual adicional no associada s correntes medidas pelo Sepam B83, a injeo de corrente no necessria para controlar a conexo da entrada de tenso residual adicional do Sepam B83.

Procedimento
1. Conectar o gerador monofsico de tenso na caixa de terminais de teste correspondente, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema abaixo.

Esquema

3
Caixa de teste tenses adicionais Caixa de teste tenses principais

Gerador de teste monofsico ou trifsico

2. Energizar o gerador 3. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso secundria nominal dos TPs adicionais montados em tringulo aberto (isto , segundo o caso, Uns/3 ou Uns/3) 4. Verificar utilizando o software SFT2841 se o valor indicado da tenso residual medida V0 igual a aproximadamente tenso fase-neutro primria nominal dos TPs (isto , Vnp = Unp/3) 5. Desenergizar o gerador.

132

Comissionamento

Verificao das conexes da entrada de corrente de desbalano do Sepam C86


Descrio
Verificao a ser realizada nas unidades Sepam C86 com medio das correntes de desbalano do capacitor, independentemente das verificaes de conexo das entradas de corrente de fase. Como as correntes de desbalano do capacitor no so associadas s tenses medidas pelo Sepam C86, a injeo de tenso no necessria para controlar a conexo das entradas de corrente de desbalano do capacitor do Sepam C86.

Procedimento
1. Conectar o gerador monofsico de corrente na caixa de terminais de teste correspondente, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema abaixo.

Esquema

Caixa de teste corrente de fase

Passo 1

Caixa de teste corrente de desbalano Passo 2

Passo 3

CSH30 (Conexo Sepam - CSH30: 2 m mx.) TC 1 A: 2 voltas TC 2 A: 1 volta TC 5 A: 4 voltas

Passo 4

Gerador de teste monofsico ou trifsico

2. Energizar o gerador 3. Injetar nos terminais de entrada de corrente de desbalano do banco de capacitores 1 do Sepam (pela caixa de teste) uma corrente ajustada igual corrente secundria nominal dos TCs (isto , 1 A, 2 A ou 5 A) 4. Verificar utilizando o software SFT2841 se o valor indicado da corrente de desbalano I1 igual a aproximadamente corrente primria nominal dos TCs 5. Proceder da mesma maneira por permutao circular com as correntes de desbalano dos bancos de capacitores 2, 3 e 4, para controlar as grandezas I2, I3 e I0 6. Desenergizar o gerador. 133

Comissionamento

Verificao das conexes das entradas e sadas lgicas

Verificao das conexes das entradas lgicas


Procedimento
Proceder como segue para cada entrada : b se a tenso de alimentao da entrada estiver presente, abra o contato que fornece os dados lgicos entrada b se a tenso de alimentao da entrada no estiver presente, aplicar no terminal do contato ligado entrada escolhida, uma tenso fornecida pelo gerador de tenso CC respeitando a polaridade e o nvel apropriado b constatar a mudana de estado da entrada utilizando o software SFT2841, na tela Estado das entradas, sadas, LEDs b no nal do teste, se necessrio, pressione o boto de Reset no SFT2841 para apagar qualquer mensagem e desativar todas as sadas.

SFT2841: estado das entradas, sadas e LEDs.

Verificao das conexes das sadas lgicas


Procedimento
Verificar utilizando a funo Teste dos rels de sada ativada pelo software SFT2841, tela Estado das entradas, sadas, LEDs. Somente a sada O5, quando for utilizada como watchdog, no pode ser testada. Esta funo requer a insero prvia da senha de acesso Parametrizao. b ativar cada rel utilizando os botes do software SFT2841 b o rel de sada ativado muda de estado por um perodo de 5 segundos b constatar a mudana de estado de cada rel de sada pela operao do equipamento associado (se este estiver pronto para funcionar e alimentado), ou conectar um voltmetro nos terminais do contato de sada (a tenso anulada quando o contato fecha-se) b no nal do teste, se necessrio, pressionar o boto Reset no SFT2841 para apagar qualquer mensagem e desativar todas as sadas.

SFT2841: teste dos rels de sada.

134

Comissionamento

Verificao das conexes dos mdulos opcionais

Entradas sensores de temperatura do mdulo MET148-2


A funo de superviso de temperatura do Sepam T81, T82, T87, M81, M87, M88, G82, G87, G88 e C86 verifica a conexo de cada sensor configurado. Um alarme RTD FAULT (sensor com falta) gerado sempre que um dos sensores for detectado com falha por curto-circuito ou desconectado (ausente). Para identificar o(s) sensor(es) em falha: b visualizar os valores das temperaturas medidas pelo Sepam utilizando o software SFT2841 b vericar a coerncia das temperaturas medidas: v a temperatura visualizada "****" se o sensor estiver em curto-circuito (T < -35C) v a temperatura visualizada "- ****" se o sensor estiver desconectado (T > 205C).

Entradas de tenso do mdulo MCS025


Procedimento
1. Conectar o gerador monofsico de tenso na caixa de terminais de teste correspondente, utilizando os plugues fornecidos, segundo o esquema abaixo.

Esquema

Caixa de teste tenso

Sada analgica do mdulo MSA141


b identicar a medio associada por congurao sada analgica utilizando o software SFT2841 b se necessrio, simular a medio associada sada analgica por injeo b vericar a coerncia entre o valor medido pelo Sepam e a indicao fornecida pelo dispositivo conectado na sada analgica.

Gerador de teste monofsico ou trifsico

2. Energizar o gerador 3. Aplicar uma tenso V-N ajustada igual tenso secundria nominal Vns sync1 (Vns sync1= Uns sync1/3) em paralelo nos terminais de entrada das 2 tenses a sincronizar 4. Verificar utilizando o software SFT2841 se: v os valores medidos da diferena de tenso dU, da diferena de freqncia dF e da diferena de fase dPhi so iguais a 0 v a autorizao de fechamento fornecida pelo mdulo MCS025 bem recebida na entrada lgica do Sepam srie 80 atribuda a esta funo (entrada lgica no estado 1 na tela Estados das entradas, sadas, LEDs) 5. Utilize o software SFT2841 para verificar que, para as outras unidades Sepam srie 80 envolvidas pela funo Check de sincronismo, a autorizao de fechamento enviada pelo mdulo MCS025 seja bem recebida na entrada lgica atribuda para esta funo (entrada lgica no estado 1 na tela Estados das entradas, sadas, LEDs) 6. Desenergizar o gerador.

135

Comissionamento

Validao completa da cadeia de proteo

Princpio
A cadeia de proteo validada durante a simulao de uma falha que causa o trip do dispositivo de interrupo pelo Sepam.

Procedimento
b Selecionar uma das funes de proteo que dispara o trip do dispositivo de interrupo e, separadamente, segundo sua incidncia na cadeia, as funes relativas s partes programadas ou reprogramadas da lgica b Segundo as funes selecionadas, injetar uma corrente e/ou aplicar uma tenso correspondente a uma falha b Constatar o trip do dispositivo de interrupo e a operao das partes adaptadas da lgica do programa. No final da verificao por aplicao de tenso e de corrente, recolocar as tampas das caixas de terminais de testes..

136

Comissionamento

Ficha de testes Sepam srie 80

Projeto:......................................................... Painel: .......................................................... Cubculo:......................................................

Tipo de Sepam Nmero de srie Verso do software

Verificaes de conjunto
Marcar com um X o quadro v quando a verificaco tiver sido realizada e bem sucedida
Tipo de verificao Exame geral preliminar, antes da energizao Energizao Parmetros e ajustes das protees Conexo das entradas lgicas Conexo das sadas lgicas Validao completa da cadeia de proteo Validao das funes adaptadas (pelo editor de equaes lgicas ou pelo Logipam) Conexo da sada analgica do mdulo MSA141 Conexo das entradas dos sensores de temperatura no mdulo MET148-2 Conexo das entradas de tenso no mdulo MCS025

v v v v v v v v v v
Visualizao I1 = .................... I2 = .................... I3 = .................... V1 = ................... V2 = ................... V3 = ................... 1 = ................... 2 = ................... 3 = ...................

Verificao das entradas de corrente e tenso


Marcar com um X o quadro v quando a verificaco tiver sido realizada e bem sucedida
Tipo de verificao Conexo das entradas de corrente de fase e tenso de fase Teste realizado Injeo no secundrio da corrente nominal dos TCs em B1 , isto , 1 A ou 5 A Resultado Corrente nominal no primrio dos TCs conectados em B1

v v v v v v v v v v v v v v v v v v

Injeo no secundrio da tenso Tenso fase-neutro nominal de fase (o valor a ser injetado no primrio dos TPs Unp/3 depende do teste realizado) Defasagem angular (V, I) 0

Conexo das entradas de Injeo no secundrio da corrente In ou In/5 no primrio dos TCs nominal dos TCs em B1 / B2 , isto conectados em B1 corrente para aplicao diferencial , 1 A ou 5 A (1 A se secundrios (depende dos secundrios) forem diferentes) In ou In/5 no primrio dos TCs conectados em B2 (depende dos secundrios) Defasagem angular (I, I) 0

I1 = .................... I2 = .................... I3 = .................... I1 =.................... I2 =.................... I3 =.................... (I1, I1) = .......... (I2, I2) = .......... (I3, I3) = ..........

Testes realizados em: .................................................................. Assinatura Por:.................................................................................................. Observaes: ...................................................................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................................................................... ......................................................................................................................................................................................................

137

Comissionamento

Ficha de testes Sepam srie 80

Projeto:........................................................ Painel: ......................................................... Cubculo:.....................................................

Tipo de Sepam Nmero de srie Verso do software

Verificaes das entradas de corrente e tenso residuais


Marcar com um X o quadro v quando a verificaco tiver sido realizada e bem sucedida
Tipo de verificao Conexo das entradas de corrente residual Teste realizado Injeo de 5 A no primrio do(s) toride(s) Resultado Valor da corrente injetada I0 e/ou I0 Visualizao I0 = .................... I0 =.................... V0 = ...................

v v v v v v

3
Conexo da entrada de tenso residual Em 3 TPs em tringulo aberto

Eventualmente, injeo no secundrio da tenso fase-neutro nominal de um TP de fase Uns/3

Tenso fase-neutro primria nominal dos TP Unp/3 Defasagem angular 0(V0, I0) e/ou 0(V0, I0) 0

0 = ................... 0 = .................. V0 = ...................

Tenso fase-neutro primria Injeo no secundrio nominal dos TP Unp/3 da tenso nominal dos TPs em tringulo aberto (Uns/3ou Uns/3) Corrente primria nominal do TC Eventualmente, injeo no secundrio da corrente nominal Defasagem angular 0(I0, I0) de um TC, isto , 1 A ou 5 A

I0 = .................. 0 = .................

v v v

Em 1 TP de ponto neutro

Injeo no secundrio Tenso primria nominal da tenso nominal do TP Vntp do TP de ponto neutro (Vnts) Injeo de 5 A no primrio do(s) toride(s) Valor da corrente injetada I0 e/ou I0

Vnt = ..................

Conexo das entradas de corrente e tenso residuais

I0 = .................... I0 =.................... V0 = ...................

v v v v v

Tenso fase-neutro primria Injeo no secundrio nominal dos TPs Unp/3 da tenso nominal dos TPs em tringulo aberto (Uns/3ou Uns/3) Defasagem angular 0(V0, I0) e/ou 0(V0, I0) 0

0 = ................... 0 = ..................

Testes realizados em: ..................................................................

Assinatura

Por: ................................................................................................. Observaes: ..................................................................................................................................................................................................... ..................................................................................................................................................................................................... .....................................................................................................................................................................................................

138

Comissionamento

Ficha de teste Sepam srie 80

Projeto :....................................................... Painel : ........................................................ Cubculo:.....................................................

Tipo de Sepam Nmero de srie Verso do software

Verificaes especiais
Marcar com um X o quadro v quando a verificaco tiver sido realizada e bem sucedida
Tipo de verificao Sepam B80: conexo da entrada de tenso de fase adicional Teste realizado Injeo no secundrio da tenso fase-neutro nominal de um TP de fase adicional Unp/3 Injeo no secundrio da tenso fase-neutro nominal de um TP de fase adicional Unp/3 Resultado Tenso primria nominal dos TPs adicionais Unp/3 Visualizao V1 ou U21 = ....

Sepam B83: conexo das entradas de tenso de fase adicionais

Tenso de fase-neutro primria nominal dos TPs adicionais Unp/3

V1 =.................. V2 =.................. V3 =.................. Vd =..................

v v v v v

Sepam B83: conexo da entrada de tenso residual adicional

Tenso fase-neutro primria Injeo no secundrio da tenso fase-neutro nominal nominal dos TPs adicionais dos TPs em tringulo aberto Unp/3 (Unp/3ou Unp/3) Injeo no secundrio da corrente nominal dos TCs, isto , 1 A, 2 A ou 5 A Corrente primria nominal dos TCs

V1 =..................

Sepam C86: conexo das entradas de corrente de desbalano

I1 = ................... I2 = ................... I3 = ................... I0 = ...................

v v v v

Testes realizados em: .................................................................. Assinatura Por:.................................................................................................. Observaes: ...................................................................................................................................................................................................... ...................................................................................................................................................................................................... ......................................................................................................................................................................................................

139

140

Manuteno

Contedo

Ajuda na soluo de problemas Substituio da unidade bsica Substituio da bateria Testes de manuteno

142 146 147

141

Manuteno

Ajuda na soluo de problemas

No h reao na energizao:
b todos os LEDs esto apagados b sem visualizao na tela. Provvel falha da alimentao auxiliar
Possvel causa Conector A no conectado. Inverso entre conectores A e E. Sem alimentao auxiliar. Inverso de polaridade nos terminais 1 e 2 do conector A. Problema interno. Ao / soluo Ligue o conector A. Coloque na posio correta. Verifique o nvel da alimentao auxiliar situado na faixa 24 V CC a 250 V CC. Verifique a polaridade + no terminal 1 e no terminal borne 2. Corrija, se necessrio. Substitua a unidade bsica (ver pgina 146).

Sobre o SFT2841 SVP utilize SFT2841

Compatibilidade verso Sepam/verso SFT2841


A tela Sobre o SFT2841 indica a verso mnima do software SFT2841 compatvel com o Sepam utilizado. Para visualizar esta tela na IHM do Sepam: b Pressione a tecla . b Selecione o menu Geral. b A tela Sobre o SFT2841 situa-se logo aps a tela Sobre o Sepam. Verifique que a verso do software SFT2841 que est sendo utilizada seja realmente igual ou posterior quela indicada na tela do Sepam. Se a verso do software SFT2841 for inferior verso mnima compatvel com o Sepam utilizado, a conexo do software SFT2841 com o Sepam no ser possvel e o software SFT2841 ir mostrar a seguinte mensagem de erro: Verso do software do SFT2841 incompatvel com o dispositivo conectado.

10.0

Tela de verso compatvel SFT2841.

142

Manuteno

Ajuda na soluo de problemas

Falha PRIORITRIA: Sepam em posio de retaguarda


b LED ON aceso da IHM no painel frontal b LED aceso da IHM no painel frontal ou LED pisca do mdulo de IHM avanada remota DSM303 b LED verde aceso no painel traseiro b LED vermelho aceso no painel traseiro. A conexo com SFT2841 impossvel
Possvel causa Ausncia do cartucho de memria. Ao / soluo Desenergize o Sepam. Instale o cartucho de memria e fixe-o com os 2 parafusos integrados. Reenergize o Sepam. Substitua a unidade bsica (ver pgina 146).

O desaparecimento de uma falha prioritria somente ser sanada aps a eliminao da causa da falha e de uma reenergizao do Sepam.

1
Mensagem de falha no display: falha prioritria

Falha interna prioritria.

A conexo com SFT2841 possvel


Possvel causa SFT2841 indica falha prioritria, mas no falta mdulo: Falha interna na unidade bsica. Cartucho de memria no compatvel com a verso da unidade bsica (ver abaixo). A configurao do hardware est incorreta ou incompleta. Ao / soluo Substitua a unidade bsica. Anote as verses utilizando o software SFT2841, tela Diagnstico. Consulte nosso Departamento Comercial. Utilizando o software SFT2841, em modo conectado, para determinar a causa. A tela Diagnstico do SFT2841 mostra os itens ausentes em vermelho (ver tabela seguinte).

Verificao da configurao de hardware com SFT2841


Tela Diagnstico Possvel causa Conector CCA630, CCA634 Conector ausente. CCA671 ou CCT640 na posio B1 ou B2 indicadas em vermelho. Ao / soluo Instale um conector. Se o conector estiver presente, verifique se est corretamente encaixado e fixo pelos 2 parafusos. Conecte os sensores LPCT.

Conector na posio E indicada em vermelho. Mdulo MES120 nas posies H1, H2 ou H3 indicadas em vermelho.

Sensores LPCT no conectados. Conector E no encaixado ou Encaixe o conector E. sem jumper entre os terminais Ajuste o jumper. 19 e 20. Mdulo ausente MES120. Instale um mdulo MES120. Se mdulo MES120 estiver presente, verifique se est corretamente encaixado e fixo pelos 2 parafusos. Se a falha ainda persistir, substitua o mdulo.

Regras de compatibilidade carto / unidade bsica Verso incompatvel


Mensagem de falha no display em caso de incompatibilidade

O ndice principal da verso da unidade bsica deve ser maior ou igual ao ndice principal da verso da aplicao do carto. Exemplo: Uma unidade bsica V1.05 (ndice principal = 1) e uma aplicao V2.00 (ndice principal = 2) so incompatveis. Se esta regra no for respeitada, uma falha prioritria ocorrer e o Sepam mostrar uma mensagem como ilustrada ao lado.

143

Manuteno

Ajuda na soluo de problemas

Falha PARCIAL: o Sepam est operacional


b b b b LED ON aceso da IHM no painel frontal LED pisca da IHM no painel frontal LED verde aceso no painel traseiro LED vermelho pisca no painel traseiro.

2
Mensagem de falha no display: falha de ligao intermdulos

Falha da ligao intermdulos


Possvel causa Fiao defeituosa. Ao / soluo Verifique as conexes dos mdulos remotos: plugues RJ45 dos cabos CCA77x corretamente encaixados nos soquetes.

3
Mensagem de falha no display: MET148-2 indisponvel

Mdulo MET148-2 indisponvel


LEDs LEDs vermelho e verde MET148-2 apagados. Possvel causa Fiao defeituosa. Ao / soluo Verifique as conexes dos mdulos: plugues RJ45 dos cabos CCA77x corretamente encaixados. Verifique o posicionamento do jumper de seleo do nmero do mdulo: b MET1 para 1 mdulo MET148-2 ( temperaturas T1 a T8) b MET2 para 2 mdulo MET148-2 (temperaturas T9 a T16). b No caso de modicao da posio do jumper, desenergize e depois reenergize o mdulo MET148-2 (desconecte, reconecte o cabo de ligao). Verifique as conexes dos mdulos: plugues RJ45 dos cabos CCA77x corretamente encaixados. Se o mdulo MET148-2 o ltimo da cadeia, verifique se o jumper de adaptao de fim de linha est na posio Rc. Em todos os outros casos, o jumper deve estar na posio Rc . Distribua os mdulos remotos entre D1 e D2.

LED verde MET148-2 aceso. LED vermelho MET148-2 apagado.

Mdulo MET148-2 no responde.

LED vermelho MET148-2 pisca.

Fiao defeituosa, MET148-2 alimentado, mas h perda de dilogo com a base.

LED vermelho MET148-2 aceso.

Mais de 3 mdulos remotos conectados em um dos conectores D1 ou D2 da base. Falha interna do mdulo Substitua o mdulo MET148-2. MET148-2.

4
Mensagem de falha no display: MSA141 indisponvel

Mdulo MSA141 indisponvel


LEDs LEDs verde e vermelho MSA141 apagados. Ao / soluo Verifique as conexes dos mdulos: plugues RJ45 dos cabos CCA77x corretamente encaixados. LED verde MSA141 aceso. Fiao defeituosa, Verifique as conexes dos LED vermelho MSA141 pisca. MSA141 alimentado, mas h mdulos: plugues RJ45 dos perda de dilogo com a base. cabos CCA77x corretamente encaixados. Se o mdulo MSA141 o ltimo da cadeia, verifique se o jumper de adaptao de fim de linha est na posio Rc. Em todos os outros casos, o jumper deve estar na posio Rc . LED vermelho MSA141 aceso. Mais de 3 mdulos remotos Distribua os mdulos remotos conectados em um dos entre D1 e D2. conectores D1 ou D2 da base. Falha interna do mdulo Substitua o mdulo MSA141. MSA141. Possvel causa Fiao defeituosa, MSA141 no alimentado.

144

Manuteno

Ajuda na soluo de problemas

5
Mensagem de falha no display: MCS025 indisponvel

Mdulo MCS025 indisponvel


LEDs LED pisca em MCS025. Possvel causa Fiao defeituosa, MCS025 alimentado, mas h perda de dilogo com a base. Ao / soluo Verifique a utilizao de um cabo CCA785: plugue RJ45 laranja lado MCS025. Verifique a conexo dos mdulos: plugues RJ45 do cabo CCA785 corretamente encaixados. Verifique a conexo (funo DPC, deteco de presena de conector).

LED

fixo em MCS025.

Falha interna ou do mdulo MCS025.

Mdulo DSM303 indisponvel


LEDs LED fixo e display Possvel causa Falha interna do mdulo. Ao / soluo Substitua o mdulo DSM303.

apagado em DSM303.

IHM Sepam defeituosa


Display Display da IHM avanada ou IHM mnemnica apagado Possvel causa Falha interna do display. Ao / soluo Substitua a unidade bsica.

10
Mensagem de falha no display: sobrecarga na CPU

Deteco de sobrecarga na CPU Sepam


Possvel causa A aplicao configurada excede as capacidades da CPU do Sepam srie 80. Ao / soluo Reduza o tamanho do programa Logipam utilizado no Sepam srie 80 ou desabilite as protees. Para mais informaes, consulte nosso Departamento Comercial.

Alarmes
Mensagem METx FAULT. Falha do sensor de temperatura
Possvel causa Uma sonda de medio de um mdulo MET148-2 est em falha por curto-circuito ou desconectada. Ao / soluo Como o alarme comum para os 8 canais do mdulo, posicione na tela de visualizao das medies de temperatura para determinar o canal afetado. Medio visualizada: Tx.x = -**** = sonda desconectada (T > 205C) Tx.x = **** = sonda em curto-circuito (T < -35C)

Mensagem BATTERY LOW. Falha da bateria


Possvel causa Bateria descarregada ou incorretamente instalada ou sem bateria. Ao / soluo Substitua a bateria descarregada. Ver na pgina 146.

145

Manuteno

Substituio da unidade bsica Substituio da bateria

Substituio da unidade bsica


O carto de memria facilmente acessvel e pode ser removido do painel frontal do Sepam. Ele reduz a durao das operaes de manuteno. Quando ocorrer uma falha na unidade bsica, simplesmente: 1. Desenergize o Sepam e desencaixe seus conectores 2. Remova o cartucho de memria original 3. Substitua a unidade bsica defeituosa por uma unidade bsica de reposio (sem carto de memria) 4. Recoloque o cartucho de memria original na nova unidade bsica 5. Recoloque os conectores em seu lugar e reenergize o Sepam. Se no houver problema de compatibilidade (ver pgina 143), o Sepam opera com todas as suas funes padres e personalizadas, sem carregar novamente seus parmetros e ajustes.

Substituio da bateria
Caractersticas Bateria de Ltio formato 1/2AA tenso 3,6 V, 0,8 Ah Modelos sugeridos: b SAFT modelo LS14250 b SONNENSCHEIN modelo SL-350/S. Reciclagem da bateria A bateria a ser descartada dever ser enviada para reciclagem especfica conforme a diretriz europia 91/157/CEE JOCE L78 de 26.03.91 relativa s baterias e acumuladores contendo certas substncias perigosas, modificada pela diretriz 98/101/CEE JOCE L1 de 05.01.1999 Substituio 1. Retirar a tampa de proteo da bateria aps ter retirado os 2 parafusos de fixao. 2. Mudar a bateria respeitando o modelos e a polaridade. 3. Recolocar a tampa de proteo da bateria e os 2 parafusos de fixao. 4. Reciclar a bateria usada.
Nota: a bateria pode ser substituda com o Sepam energizado.

Carto de memria no painel frontal.

146

Manuteno

Testes de manuteno

PERIGO
RISCOS DE CHOQUE ELTRICO, ARCO ELTRICO OU QUEIMADURAS b A manuteno deste equipamento deve ser realizada somente por pessoas qualicadas, que tenham conhecimento de todas as instrues contidas nos manuais de instalao. b NUNCA trabalhe sozinho. b Respeite todas as instrues de segurana em vigor para o comissionamento e a manuteno dos equipamentos de alta tenso. b Cuidado com perigos eventuais, utilize um equipamento de proteo individual. O no respeito a estas instrues pode causar morte ou ferimentos graves.

Generalidades
As entradas e sadas lgicas e as entradas analgicas so as partes menos envolvidas do Sepam pelos auto-testes. (A lista dos auto-testes Sepam podem ser encontradas no Captulo Funes de controle e monitoramento do manual de utilizao das funes Sepam srie 80, referncia SEPED303001BR). Convm test-las durante uma operao de manuteno. A periodicidade recomendada da manuteno preventiva de 5 anos.

Testes de manuteno
Para efetuar a manuteno do Sepam, consulte o Captulo 3, Comissionamento na pgina 114. Realize todos os testes de comissionamento recomendados em funo do tipo de Sepam a testar, exceto o teste especfico para a funo diferencial, que no necessrio. Se estiver presente o mdulo de check de sincronismo MCS025, teste tambm suas entradas de tenso. Teste primeiramente as entradas e sadas lgicas que intervm no trip do disjuntor. Tambm recomendado um teste da cadeia completa que inclua o disjuntor.

147

Notas

148

Schneider Electric Brasil Ltda


MATRIZ SO PAULO/SP - Av. das Naes Unidas, 18.605 Santo Amaro - CEP 04753-100 CNPJ: 82.743.287/0027-43 - IE: 148.061.989.116 FBRICAS GUARAREMA/SP - Estrada Municipal Noriko Hamada, 180 Lambari - CEP 08900-000 CNPJ: 82.743.287/0012-67 - IE: 331.071.296.119 SUMAR/SP - Av. da Saudade, 1125 - Frutal - CEP 13171-320 CNPJ: 82.743.287/0008-80 - IE: 671.008.375.110 SO PAULO/SP - Av. Naes Unidas, 23.223 - Jurubatuba CEP 04795-907 CNPJ: 82.743.287/0001-04 - IE: 116.122.635.114 CURITIBA/PR - Rua Joo Bettega, 5.480 - CIC - CEP 81350-000 CNPJ: 05.389.801/0001-04 - IE: 90.272.772-81

contatos comerciais
SO PAULO - SP - Av. das Naes Unidas, 18.605 CEP 04795-100 Tel.: 0_ _11 2165-5400 - Fax: 0_ _11 2165-5391 RIBEIRO PRETO - SP - Rua Chile, 1711 - cj. 304 Millennium Work Tower - Jd. Iraj - CEP 14020-610 Tel.: 0_ _16 2132-3150 - Fax: 0_ _16 2132-3151 RIO DE JANEIRO - RJ - Rua da Glria, 344 - salas 602 e 604 Glria - CEP 20241-180 Tel.: 0_ _21 2111-8900 - Fax: 0_ _21 2111-8915 BELO HORIZONTE - MG - Rua Pernambuco, 353 - sala 1602 Edifcio Goeldi Center - Funcionrios - CEP 30130-150 Tel.: 0_ _31 4009-8300 - Fax: 0_ _31 4009-8320 CURITIBA - PR - Av. Joo Bettega, 5480 - CIC CEP 81350-000 Tel.: 0_ _41 2101-1299 - Fax: 0_ _41 2101-1276 FORTALEZA - CE - Av. Desembargador Moreira, 2120 - salas 807 e 808 - Aldeota - CEP 60170-002 - Equatorial Trade Center Tel.: 0_ _85 3244-3748 - Fax: 0_ _85 3244-3684 GOINIA - GO - Rua 84, 644 - sala 403 - Setor Sul CEP 74083-400 Tel.: 0__62 2764-6900 - Fax: 0_ _62 2764-6906 JOINVILLE - SC - Rua Marqus de Olinda, 1211 - 1 andar Bairro Santo Antnio - CEP 89218-250 Tels.: 0_ _47 3425-1200 / 3425-1201 / 3425-1221 PARNAMIRIM - RN - Av. Abel Cabral, 93 - Nova Parnamirim CEP 59151-250 Tel.: 0_ _84 4006-7000 - Fax: 0_ _84 4006-7002 PORTO ALEGRE - RS - Rua Ernesto da Fontoura, 1479 salas 706 a 708 - So Geraldo - CEP 90230-091 Tel.: 0_ _51 2104-2850 - Fax: 0_ _51 2104-2860 RECIFE - PE - Rua Ribeiro de Brito, 830 - salas 1603 e 1604 Edifcio Empresarial Iberbrs - Boa Viagem - CEP 51021-310 Tel.: 0_ _81 3366-7070 - Fax: 0_ _81 3366-7090 SALVADOR - BA - Av. Tancredo Neves, 1632 - salas 812, 813 e 814 - Edifcio Salvador Trade Center - Torre Sul - Caminho das rvores - CEP 41820-021 Tel.: 0_ _71 3183-4999 - Fax: 0_ _71 3183-4990 SO LUS - MA - Av. dos Holandeses, lotes 6 e 7 - quadra 33 Ed. Metropolitan Market Place - sala 601 - Ipem Calhau CEP 65071-380 Tel.: 0_ _98 3227-3691
Parceria com:

Conhea o calendrio de treinamentos tcnicos: www.schneider-electric.com.br Mais informaes: tel. (11) 2165-5350 ou treinamento.br@br.schneider-electric.com

Call Center: 0800 7289 110 call.center.br@br.schneider-electric.com www.schneider-electric.com.br wap.schneider.com.br

As informaes contidas neste documento esto sujeitas a alteraes tcnicas sem prvio aviso.

SEPED303003 BR.00-07/08

Вам также может понравиться