Вы находитесь на странице: 1из 2

TRABALHO DO MENOR - O QUE PODE E O QUE NO PODE? http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/trabalhomenor.

htm Equipe Guia Trabalhista Os artigos 402 ao 441 da CLT trata do Trabalho do Menor, estabelecendo as normas a serem seguidas por ambos os sexos no desempenho do trabalho. A Constituio Federal, em seu artigo 7, inciso XXXIII considera menor o trabalhador de 16 (dezesseis) a 18 (dezoito) anos de idade. Segundo a legislao trabalhista brasileira proibido o trabalho do menor de 18 anos em condies perigosas ou insalubres. Os trabalhos tcnicos ou administrativos sero permitidos, desde que realizados fora das reas de risco sade e segurana. Ao menor de 16 anos de idade vedado qualquer trabalho, salvo na condio de aprendiz a partir de 14 anos. A partir dos 14 anos admissvel o Contrato de Aprendizagem, o qual deve ser feito por escrito e por prazo determinado conforme artigo 428 da CLT. Ao menor devido, no mnimo, o salrio mnimo federal, inclusive ao menor aprendiz garantido o salrio mnimo hora, uma vez que sua jornada de trabalho ser de no mximo 6 horas dirias, ficando vedado prorrogao e compensao de jornada, podendo chegar ao limite de 8 horas dirias desde que o aprendiz tenha completado o ensino fundamental, e se nelas forem computadas as horas destinadas aprendizagem terica. Outra funo que pode ser exercida por menores o Estgio. Alunos que estiverem frequentando cursos de nvel superior, profissionalizante de 2 grau, ou escolas de educao especial podem ser contratados como estagirios. O estgio no cria vnculo empregatcio de qualquer natureza e o estagirio poder receber bolsa, ou outra forma de contraprestao que venha a ser acordada, devendo o estudante, em qualquer hiptese, estar segurado contra acidentes pessoais. O atleta no profissional em formao, maior de quatorze anos de idade, poder receber auxlio financeiro da entidade de prtica desportiva formadora, sob a forma de bolsa de aprendizagem livremente pactuada mediante contrato formal, sem que seja gerado vnculo empregatcio entre as partes. O artigo 427 da CLT determina que todo empregador que empregar menor ser obrigado a conceder-lhe o tempo que for necessrio para a frequncia s aulas. A prestao de servio extraordinrio pelo empregado menor somente permitida em caso excepcional, por motivo de fora maior e desde que o trabalho do menor seja imprescindvel ao funcionamento do estabelecimento. O empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, ter direito a fazer coincidir suas frias com as frias escolares.

proibido ao empregador fracionar o perodo de frias dos empregados menores de 18 (dezoito) anos. Outras caractersticas no contrato de trabalho com menores:

So proibidos de trabalhar no horrio das 22:00 as 05:00 (considerado como horrio noturno); licito ao menor firmar recibos de pagamentos, mas a resciso dever ter a representao dos pais ou responsveis legais; Mesmo que o menor fique afastado para cumprimento de servio militar e no receba nenhum vencimento da empresa, dever ter seu FGTS depositado ms a ms.

Вам также может понравиться