Вы находитесь на странице: 1из 21

1

Produo do cimento: Atuao do engenheiro e processos de fabricao.

SILVA, Amanda Fernanda das Merces1 RIBEIRO, Carlos Eduardo Silva CAMINHA, Deborah de Oliveira CORREA, Luana Batista Magalhes MIRANDA, Willian Douglas

Resumo

Este trabalho tem como intuito definir o que o cimento, demonstrando toda a sua cadeia produtiva, desde a obteno da matria prima at a concepo do produto acabado. Identificar todos os danos ambientais e sociais causados por esta produo e demonstrar quais as medidas tomadas pelas empresas para amenizar estes impactos, visto que os danos causados pela indstria cimenteira so irreversveis em curto prazo. Para amenizar estes danos as empresas desenvolvem projetos sociais com o apoio da populao situada nas proximidades das indstrias, que so os mais prejudicados pelos danos. Temos como objetivo identificar e definir a atuao dos engenheiros qumicos e engenheiros de produo ao longo de todo o processo produtivo e at mesmo o papel dos mesmos na minimizao dos impactos ambientais provenientes da produo.

Palavra Chave: cimento; produo; engenharia; impactos ambientais; qumica.

Alunos do curso de Engenharia Qumica e de Produo, da Faculdade de Cincias Exatas e Tecnolgicas, do Centro Universitrio Newton Paiva Orientadora: Juliana Sales

Introduo

A utilizao dos cimentos bem antiga e, ao longo do tempo, este produto foi aperfeioado. Os antigos egpcios usavam gesso impuro e calcinado, os gregos e romanos usavam calcrio calcinado, e posteriormente aprenderam a misturar cal, gua, areia e pedra britada, tijolos ou telhas. Este foi o primeiro concreto da histria. Outras culturas, por necessidades especiais, aprenderam a utilizar outras matrias para melhorar a qualidade e a eficincia do concreto, como por exemplo, cinzas vulcnicas e telhas de argila queimadas combinadas com o calcrio. Com este cimento, foram construdos diversos monumentos que duraram durante milnios. A tecnologia na composio do cimento continuou avanando durante anos, at que em 1845, por Isaac Johnson, o clnquer (principal componente do cimento atual) foi formado. O cimento ento passou a ser obtido pela mistura apropriada de materiais calcrios e argilosos, ou outros materiais contendo slica, alumina ou xidos de ferro, aquecendo tudo a uma temperatura necessria para a clinquerizao e moendo-se o clnquer resultante. Como definio, o cimento um p fino com propriedades aglomerantes, aglutinantes ou ligantes, que endurece sob ao da gua. Depois de endurecido, mesmo que seja novamente submetido ao da gua, o cimento no se decompe mais. Este, misturado com gua e outros materiais de construo, tais como a areia, a pedra britada, o p-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e argamassas usadas na construo civil (CAPURUCO, anos diversos). Hoje, a fabricao de cimentos est espalhada por todo o mundo, sendo o Brasil responsvel por uma produo de 51.479 mil toneladas apenas no ano de 2009, garantindo seu lugar entre os dez maiores produtores de cimento do mundo (SNIC, 2010)2. A larga escala de produo gera altos nveis de impactos scio-ambientais. Por isso torna-se indispensvel a atuao de engenheiros qumicos e de produo para garantirem alm da qualidade do produto e otimizao da produo, uma reduo dos impactos nocivos e aperfeioamento de programas sociais.

http://www.snic.org.br/pdf/presskit_SNIC_2010.pdf

Caractersticas do Cimento

O cimento est presente em todo tipo de construo civil, e considerado uma commodity de baixa substitutibilidade. um produto homogneo, com variedade limitada de tipos e com especificaes e processo de fabricao semelhante em todo o mundo (SNIC, 2010)3.

Composio O cimento composto de clnquer e de adies finamente modas. O clnquer o principal componente e est presente em todos os tipos de cimento. J as adies variam de um tipo para outro, e so elas que definem as propriedades dos diferentes cimentos existentes.

1. Clnquer: tem como matrias-primas o calcrio e a argila. A mistura do calcrio modo juntamente com a argila, chamada de farinha ou cru, passa por um forno cuja temperatura chega a 1450C, e transforma-se neste material denominado clnquer (CAPURUCO, anos diversos).

2. Adies:

(a) Gesso: tem como funo bsica reduzir a velocidade de endurecimento

do cimento modo, por isso o gesso uma adio presente em todos os tipos de cimento. Em geral a quantidade adicionada pequena, apenas 3%. (CAPURUCO, anos diversos)

(b) Escria: um resduo silicoso que se forma juntamente com a fuso dos

metais (Dicionrio Silveira Bueno, 2001). Adicionado moagem do clnquer com gesso, guardado em certas propores, permite ao produto maior durabilidade e maior resistncia final.
3

http://www.snic.org.br/pdf/presskit_SNIC_2010.pdf

(c)

Pozolana: so materiais slico-aluminosos que tm pouca ou nenhuma atividade aglomerante, mas que, finamente pulverizadas e na presena de umidade, reagem com o hidrxido de clcio temperatura ambiente, formando produtos com capacidade cimentante (Oliveira, 2010)4. Adicionado ao cru oferece a vantagem de conferir maior impermeabilidade ao cimento.

(d) Slica ativa: um produto obtido nos filtros do processo de fabricao do

silcio metlico. A sua adio na fabricao de cimentos, proporciona boa resistncia a ataques qumicos, aumento das resistncias mecnicas (abraso, eroso, compresso, trao), maior aderncia, coeso, impermeabilidade e inibio da reao lcali-agregado (CAPURUCO, anos diversos).

(e) Carbonatos: so minerais modos, tais como o prprio calcrio. Tal

adio serve para tornar o cimento mais trabalhvel, porque os gros desses minerais modos tm dimenses adequadas para se alojar entre os gros dos demais componentes do cimento, funcionando como um lubrificante (CAPURUCO, anos diversos).

Processos de fabricao O processo de fabricao do cimento passou por sucessivos aprimoramentos, sendo hoje uma tecnologia conhecida e consagrada no mundo inteiro. Nas duas ltimas dcadas, o aumento de conscientizao ecolgica e a escassez de recursos naturais foraram o desenvolvimento a de tecnologias industrial, altamente o que eficazes, empregando principalmente automao transformou

sobremaneira o processo produtivo (FARENZENA apud SELLITO, 1999, p. 71)5.


4

http://notedi2.files.wordpress.com/2010/06/aula-mc-04_-pozolana_escoria.pdf

A figura 1 (em anexo) e as descries a seguir, detalham as etapas do processo de fabricao do cimento Etapa 1 Minerao: extrao, britagem, transporte e pr-homogeneizao

o processo de desmonte, extrao e remoo dos minerais. Devido a dureza da rocha, utiliza-se explosivo para o desmonte, e a extrao realizada por processos mecnicos utilizando a p carregadeira. Depois de extrado, o material separado em parte til e parte estril, e fragmentado em duas etapas de britagem, para que facilite o transporte. Aps as britagens, forma-se uma pilha de material chamada de pr-homogeneizao. Esta tem como funo definir e pr-adequar os parmetros ou mdulos qumicos do material empilhado. Quanto mais homogneo for o material, mais simples ser a correo na fase seguinte.

Etapa 2 Moagem de cru: moagem, homogeneizao, clinquerizao.

O material extrado da pilha de homogeneizao chamado de matria cru. A moagem de cru, feita em moinhos tubulares de bolas ou moinhos verticais de rolos, executa a secagem e moagem de materiais in natura, transformando-os em uma mistura finamente moda, chamada de farinha. Os ajustes dos parmetros fsicoqumicos da farinha so feitos atravs da alimentao e dosagem dos dois tipos de calcrio calcrio principal (carbonato alto) e calcrio aditivo (carbonato baixo). Aps o ajuste, a farinha armazenada em silos onde passa por um novo processo de homogeneizao. Homogeneidade e estabilidade dos mdulos qumicos da farinha so fundamentais para a prxima etapa. A clinquerizao um processo de aquecimento e tratamento trmico controlado, a temperatura de at 1450C, que provoca um conjunto de reaes qumicas na farinha, transformando-a em clnquer. As principais reaes ocorridas na formao do clnquer so:

http://www.producao.ufrgs.br/arquivos/publicacoes/Miguel_Afonso_Sellitto.pdf

Descarbonatao dos carbonatos de clcio e de magnsio, transformando-os em xidos e gs carbnico: CaCO3 CaO + CO2

MgCO3 MgO + CO2

Combinao com xidos de silcio, alumnio e ferro e cinzas dos combustveis, formando o C4AF, C3A, C2S, C3S.

O clnquer j formado abandona a zona mais quente e passa por dois resfriamentos sucessivos. Depois de refrigerado transportado e armazenado em silos para emprego subseqente na moagem de cimentos. (FARENZENA apud SELLITO, 1999, p. 77).

Etapa 3 Moagem de cimento: finalizando o produto e distribuio.

Aps a estocagem do clnquer, este modo finamente em moinhos de bolas, ou rolos, sendo adicionado um pequeno percentual de gesso. Para cimentos compostos, neste momento, tambm so inseridas suas adies respectivas (escria, pozolana, slica ativa, etc.) nas quantidades adequadas (CAPURUCO, anos diversos). O cimento produzido conduzido atravs de transporte mecnico ou pneumtico a um conjunto de silos, onde so armazenados e protegidos de umidade ambiente. A ensacagem depende do tipo de veculo que ser empregado para retirar o produto da fbrica. As embalagens disponveis so de 25 e 50 kg, existindo ainda a possibilidade de transporte a granel, no qual o veculo a embalagem.

Nos processos de fabricao, os maiores custos so referentes ao uso de combustvel para o forno e energia eltrica. Para reduo destes custos, as empresas utilizam algumas alternativas. Segundo a engenheira rica Avelar (2011):
[...] as empresas tem usado resduos orgnicos misturados a seus combustveis. Esta medida reduz o custo com o combustvel, como tambm d crditos de carbono para a cimenteira. O controle de energia eltrica feito atravs da negociao com a concessionria de energia e tambm pelo

desligamento de alguns equipamentos (como moinhos) no horrio de pico (entre as 17 e 21 horas).[...] Algumas empresas tem investido em novos separadores para a classificao do produto da moagem. O aumento de eficincia destes equipamentos, evita altas cargas de recirculao neste circuito, o que reduz os custos de operao da moagem.

Perfil da indstria cimenteira no Brasil

Atualmente o Brasil est plenamente capacitado a suprir a demanda interna (figura 2, em anexo), pois 70 fbricas de cimento, mostradas na figura 3 (em anexo), pertencentes a 12 grupos industriais nacionais e estrangeiros, esto em operao e produzem em mdia 67 milhes t/ano (SINC, 2010). Definindo alguns nmeros de uma empresa padro, que produz anualmente 1 milho de tonelada, temos: Extrao de aproximadamente 1,4 milhes de toneladas por ano. Custo de implantao de US$ 280 milhes.

Consumo de 100 GWh (Gigawatt/hora) de energia eltrica por ano. (relativo ao consumo anual de uma cidade de 200 mil habitantes).

Consumo de 65 mil toneladas equivalentes de petrleo por ano. (equivalente a 10% do consumo residencial anual de Minas Gerais). Despacho, em mdia, de 300 caminhes por dia (apenas para o escoamento de produo) (CARVALHO, 2010)6 Desde a implantao da empresa, at a um ritmo de produo, ela trabalha com altos valores, tanto em consumo quanto em produo, o que implica, conseqentemente, na gerao de impactos ambientais significativos. Porm, no
6

http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/ci/ap/AP20090511_joseotaviocarvalho.pdf

so apenas impactos nocivos que uma empresa de cimento causa. Ela tambm tem responsabilidade social e por isso desenvolve programas sociais e tcnicas para minimizao dos impactos ambientais.

Impactos Ambientais e Sociais

Desde a extrao da matria at a ultima etapa do processo produtivo so muitos os ndices de poluio causados pela indstria cimenteira. Os nveis e as caractersticas dos poluentes dependem de uma srie de fatores como a composio qumica dos combustveis e da matria-prima utilizada, as tecnologias empregadas no processo industrial principalmente nos fornos rotativos de clnquer e dos sistemas de controle de emisso de gases poluentes (SANTI apud FILHO, 2004). Sobre a questo de impactos positivos e negativos, Willian Wills diz que:
[..] Do lado positivo, podemos citar os empregos gerados pela indstria e novas oportunidades de negcios para a populao local, particularmente em regies mais remotas, onde existem poucas opes de desenvolvimento econmico. Os impactos negativos incluem danos a paisagem, poeira e rudos, e emisses de gases poluentes. O modo como as companhias valoram e gerenciam os aspectos sociais e ambientais afeta diretamente a qualidade de vida das comunidades envolvidas, e tambm a reputao da indstria cimenteira.

A tabela 1, em anexo, descreve os impactos gerados em cada processo da fabricao de cimento e define as principais alternativas para minimizao destes impactos, e a tabela 2 indica quais os impactos sociais causados pela implantao da indstria de cimento.

Atuao do Engenheiro Qumico e de Produo

Diante de uma produo em grande escala como a maioria das industrias cimenteiras do Brasil, e os inmeros impactos causados por sua implantao, a

atuao de Engenheiros Qumicos e de Produo torna-se imprescindvel para a gesto desse processo. Os dois profissionais, embora participem juntos de todo o processo industrial do cimento, possuem funes distintas mais especficas em sua rea. Segundo a Engenheira Qumica rica Avelar (2011), em uma entrevista concedida aos alunos autores deste artigo,
os engenheiros qumicos podem atuar como engenheiros de processo, atuando na otimizao da produo e fazendo auditorias de processo (que so inspees em equipamentos que checam a performance de um circuito. Estas inspees incluem balanos de massa e energia do circuito). Ou como supervisores de rea (moagem, ou forno). Nesta funo, o engenheiro responsvel pela produo, qualidade do processo e manuteno em sua rea. Ele conta com apoio de um engenheiro de processos.

J um Engenheiro de Produo pode atuar como supervisor de rea e s vezes como gerente de produo, supervisionando os trabalhos dos supervisores de rea e do engenheiro de processo (Avelar, 2011). Implantao da Fbrica Quando h alguma modificao ou construo de uma nova unidade, o engenheiro qumico responsvel pelo projeto da rota de processo daquela unidade e tambm pela estimativa dos custos de capital (custo da unidade em s, equipamentos e etc) e operacional desta. J o engenheiro de produo pode auxiliar nos custos dos passivos e tambm na anlise de mercado e financeira da unidade. Otimizao de custos e qualidade do produto Para avalizarem um bom desenvolvimento de todo os procedimentos, um engenheiro deve estar atento as novas tecnologias a serem implantas na empresa. Recursos como o uso de combustveis alternativos como coque ou um blend de leo e pet coque, garantem uma grande diminuio de custos na produo, j que o uso de combustveis para o forno e a energia eltrica consumida so os maiores gastos deste tipo de indstria. Porm, ainda segundo a Eng. rica Avelar (2011), os altos teores de enxofre desse combustvel so responsveis pelo entupimento na torre de

10

ciclones, o que diminui a disponibilidade da fabricao devido s paradas de produo. Para resolver este problema, algumas cimenteiras tm usado, recentemente, resduos orgnicos misturados a seus combustveis. Esta medida reduz o custo com o combustvel, como tambm d crditos de carbono para a cimenteira.

Reduo dos impactos ambientais

O engenheiro de processo inclui em seu cronograma de inspees o monitoramento dos gases da chamin, alm de atuar na implementao do co-processamento de resduos. Projetos sociais O engenheiro muitas vezes entra como um agente que esclarece dvidas da sociedade quando h algum processo de licenciamento ambiental para uma nova atividade na planta. (Avelar, 2011)

Consideraes Finais

Na forma de concreto, o cimento torna-se uma pedra artificial, que pode ganhar vrias formas e volumes de acordo com as necessidades de cada obra. Graas a estas caractersticas, o concreto o segundo material mais consumido no mundo, superado apenas pela gua. Sua importncia estende-se s reas econmica, social e ambiental, e por isso uma boa gesto de processo necessria para implantao de uma indstria cimenteira, seja no Brasil ou em qualquer lugar do mundo. A funo de um engenheiro Qumico e de Produo garantir alm da qualidade do produto, um avano tecnolgico que garanta reduo dos gastos e consumo de energia, sustentabilidade para a empresa, e aes sociais para conscientizao

11

ambiental e esclarecimento de duvidas. Ambos tm importncia fundamental nesse processo, pois atuam juntos, em suas reas especificas desde o recebimento de matria prima das minas at a entrega do produto final ao cliente.

Referncia Bibliogrfica

GOBBO, Luciano de Andrade. Os compostos do clnquer Portland: sua caracterizao por difrao de raios-X e quantificao por refinamento de Rietveld. Dissertao (Mestrado em Recursos Minerais e Hidrogeologia). Universidade de So Paulo. So Paulo, 2003. SNIC - Sindicato Nacional da Indstria de Cimento. Disponivel em: http://www.snic.org.br/pdf/presskit_SNIC_2010.pdf. Acesso em 02 de abril de 2011.

SELLITO, Miguel Afonso. Sistema de produo sincronizado: Uma aplicao em processos produtivos de propriedade contnuos segundo a teoria das restries.

FARENZENA, Hlio. Fabricao do cimento Portland, Aspectos Gerais, Edio Cimentec, 1995

SANTI, Auxiliadora Maria Moura; FILHO, Arsnio Oswaldo Sev. Combustveis e riscos ambientais na fabricao de cimento: casos na regio do Calcrio ao Norte de Belo Horizonte e possveis generalizaes. Campinas, 2004. CAPURUCO, Flvio. Cimentos Portland. Apostila de fabricao de cimento Holcim. Anos diversos.

12

OLIVEIRA, Aline Fernandes de. Materiais de Construo. Disponvel em: http://notedi2.files.wordpress.com/2010/06/aula-mc-04_-pozolana_escoria.pdf Acesso em: 6 de abril de 2011. REN, Maria Luisa Grillo. Uso de Tcnicas de Otimizao Robusta Multi Objetivos na Produo de Cimento. 2007. 123f. Dissertao de Mestrado (mestrado em Engenharia Mecnica) Programa de Ps-Graduao em Engenharia Mecnica, Universidade federal de Itajub, Itajub, 2007. CARVALHO, Jos Otvio. A Indstria do Cimento e a Infraestrutura no Brasil. Disponvel em: http://www.senado.gov.br/sf/comissoes/ci/ap/AP20090511_joseotaviocarvalho.pdf Acesso em: 9 de abril de 2011

WILLS, William. Estudo 61: Indstria de cimento. Disponvel em: https://www.cedeplar.ufmg.br/pesquisas/pis/Estudo%2061.pdf Acesso em: 9 de abril de 2011) WBCSD, 2005a. Environmental and Social Impact Assessment Guidelines. Land and Communities. World Business Council for Sustainable Development. Disponvel em www.wbcsd.org

Avelar, rica. Atuao do engenheiro qumico e de produo nos processos de fabricao do cimento. Belo Horizonte: Centro Universitrio Newton Paiva, 2011. Entrevista concedida a Carlos Eduardo Silva Ribeiro.

13

Anexos

Figura 1 Etapas do processo de fabricao do cimento

Figura 1. Fonte: Lafarge. Disponvel em: http://www.lafarge.com.br/wps/portal/br/2_2_1-Manufacturing_process

14

Figura 2 Etapas do processo de fabricao do cimento

15

Fonte: SNIC, 2010

Figura 3 Consumo de cimento no Brasil

16

Tabela 1 Impactos Ambientais e suas solues

17

(WILLS, anos diversos) e (WBCSD apud WILLS, anos diversos)

Tabela 2 Impactos Sociais

18

Fase

Impactos Benficos

Impactos Nocivos

Soluo

Fase de projeto

Reduo da pobreza local. Aumento temporrio na atividade econmica e no nmero de empregos disponveis para a comunidade local, desenvolvimento de competncias locais e um possvel aumento de financiamento de obras de infra-estrutura por parte do governo para atender o aumento populacional, desenvolvimento de nova infra-estrutura, aumento do padro de vida local, implementao de medidas gerais de higiene e segurana

Deslocamento de pessoas Fluxo de pessoas estranhas nas comunidades locais, a ruptura dos sistemas sociais e nas estruturas da comunidade, afetando valores e religio, maior demanda de servios e infra-estrutura, aumento do nmero de crimes na regio. Perigos segurana devido ao aumento de trfego nos acessos ao local do empreendimento, potenciais impactos na sade devido a rudos, poeira, vibraes, etc. Presso adicional sobre a infraestrutura fsica e social existente; Impactos na sade da populao local; Rompimento das redes sociais devido ao fluxo de pessoas estranhas; Diminuio da coeso da comunidade; Aumento no nmero de crimes e de casos de conduta inadequada; Mudanas de percepes sociais (riqueza, pobreza, etc.), e Mudana de valores culturais.

Confeco do plano de reassentamento

Fase de Construo

Responsabilidade do governo local.

Fase de Operao

Ajuda financeira para melhoria de bem-estar da comunidade local e de grupos desfavorecidos (melhoria no acesso da comunidade local a hospitais, etc.). Melhorias na infraestrutura j existente na comunidade, como em hospitais e postos de sade, escolas e etc.

Responsabilidade do governo local.

19

(WILLS, anos diversos) e (WBCSD apud WILLS, anos diversos)

Entrevista estruturada (via email) com a Engenheira Qumica rica Avelar: Atuao do engenheiro qumico e de produo nos processos de fabricao do cimento. 1. Qual a principal funo dos engenheiros qumicos na produo de cimento? Os engenheiros qumicos podem atuar como engenheiros de processo, atuando na otimizao da produo e fazendo auditorias de processo (que so inspees em equipamentos que checam a performance de um circuito. Estas inspees incluem balanos de massa e energia do circuito). Ou como supervisores de rea (moagem, ou forno). Nesta funo, o engenheiro responsvel pela produo, qualidade do processo e manuteno em sua rea, ele conta com apoio engenheiro de processos. 2. E do engenheiro de Produo? O engenheiros de produo atua como supervisor de rea e as vezes como gerente de produo, supervisionando os trabalhos dos supervisores de rea e do engenheiro de processo. Existe uma rea em que os dois trabalham em conjunto? Qual? Sim. Na verdade, as duas engenharias trabalham em conjunto em todas as reas do processo de produo, desde o recebimento de matria prima das minas at a entrega do produto final ao cliente. 3. Desde o inicio da produo de cimento, quais as novas tecnologias que foram implantadas para otimizarem os custos e a qualidade do produto? Os maiores custos da produo de cimento so combustveis para o forno e energia eltrica. Para reduo dos custos com combustvel, os engenheiros cimenteiros optam por combustveis mais baratos, como o coque ou um blend de leo e pet coque. Porm os altos teores de enxofre desse combustvel so

20

responsveis por entupimento na torre de ciclones, que diminuem a disponibilidade da produo devido s paradas de produo. Recentemente as cimenteiras tm usado resduos orgnicos misturados a seus combustveis. Esta medida reduz o custo com o combustvel, como tambm d crditos de carbono para a cimenteira. O controle de energia eltrica feito atravs da negociao com a concessionria de energia e tambm pelo desligamento de alguns equipamentos (como moinhos) no horrio de pico (entre as 17 e 21 horas). Muito tem se desenvolvido nos processos de classificao, assim, algumas empresas tem investido em novos separadores para a classificao do produto da moagem. O aumento de eficincia destes equipamentos, evita altas cargas de recirculao neste circuito, o que reduz os custos de operao da moagem.
4. Quais as principais medidas para diminuir os impactos ambientais da

produo? Qual tecnologia foi empregada para atingir essa meta? Como um engenheiro qumico e de produo atua especificamente nesta rea? Controle de emisso de CO2, dioxinas, furanoso e poeira. O teor de p e CO2 emitidos so monitorados. O processo de co-processamento de resduos em fornos de cimento reduz a quantidade de CO2 emitida pela planta. Alm disso, para reduzir a emisso de p na atmosfera, as indstrias usam eletro filtros em suas chamins. O engenheiro de processo inclui em seu cronograma de inspees o monitoramento dos gases da chamin, alm de atuar na implementao do co-processamento de resduos.
5. Geralmente

as empresas possuem programas sociais. Em que um

engenheiro pode ajudar nessa rea? O engenheiro muitas vezes entra como um agente que esclarece dvidas da sociedade quando h algum processo de licenciamento ambiental para uma nova atividade na planta.
6. Qual o custo beneficio da implantao de uma fabrica de cimento? Um

engenheiro qumico e de produo participa deste processo? Como?

21

Sim. Quando h alguma modificao ou construo de uma nova unidade, o engenheiro qumico responsvel pelo projeto da rota de processo daquela unidade e tambm pela estimativa dos custos de capital (custo da unidade em si, equipamentos e etc.) e operacional desta. O engenheiro de produo pode auxiliar nos custos dos passivos e tambm na anlise de mercado e financeira da unidade.

Вам также может понравиться